As forças russas lideradas pelo infame grupo militar privado Wagner estão constantemente desgastando os últimos redutos na cidade de Bakhmut, com os ucranianos quase cercados sofrendo pesadas baixas e ficando sem poder de fogo, após uma luta de meses.

Legionários britânicos e americanos da Legião Internacional da Ucrânia que acabaram de deixar Bakhmut disseram ao Military Times que as forças ucranianas carecem do básico – veículos mecanizados e munição de artilharia – para manter a luta, com os russos lentamente apertando a cidade em um movimento de pinça norte-sul. Mas o alto comando da Ucrânia se recusa a abandonar a cidade, contando com a guerra opressiva para sangrar a mão-de-obra e o material russos, impedindo qualquer ofensiva russa mais ampla na primavera.

De fato, o Institute for the Study of War, um think tank com sede em Washington, relata que as forças russas nem sequer conseguiram cruzar o rio que divide Bakhmut, e nem os russos parecem ter o poder de combate para se expandir mais para o oeste além do cidade sitiada.

“Bakhmut deve permanecer”, disse Sam, um ex-artilheiro da Marinha dos EUA de 37 anos com passagens pelo Iraque e Afeganistão, ecoando determinados oficiais ucranianos. Falando ao Military Times perto de Konstantinovka, fora de Bakhmut, o veterano reconheceu pesadas perdas defendendo a cidade, incluindo o tradutor de sua unidade e oficial sênior, mas disse que tem “significado simbólico”.

Para continuar segurando Bakhmut, as tropas ucranianas precisam ser reabastecidas rapidamente. As tropas reclamam que têm tão pouca munição que as unidades de artilharia são forçadas a escolher quais tropas sob fogo ajudar. Os soldados disseram que a liderança militar da Ucrânia pode estar acumulando projéteis para a próxima ofensiva maior, reclamando que mostra a queda do moral.

Essa frustração é o que levou as tropas a se manifestarem, a maioria apenas dando o primeiro nome ou pedindo para permanecer anônima, por medo de que seus comandantes os censurassem por suas críticas.

As autoridades de defesa ucranianas não responderam aos pedidos de comentários, enquanto suas tropas lutam, evitando uma derrota de Bakhmut, por enquanto.

Seis milhas da frente

Chasiv Yar, uma pequena cidade a cerca de dez quilômetros a oeste da cidade sitiada, abriga um número desconhecido de peças de artilharia ucraniana escondidas por toda a cidade, suas rajadas de fogo reverberando pelas ruas quase vazias, em apoio às forças ucranianas a quilômetros de distância.

Sergey Chaus, chefe da administração civil e militar de Chasiv Yar, descreveu sem rodeios a situação na cidade como “estavelmente fodida”. Falando francamente sobre a situação militar, ele refletiu sobre a importância da cidade para a operação em torno de Bakhmut.

A cidade é essencial “porque é praticamente a única estrada para Bakhmut” e seria uma importante tábua de salvação caso as forças ucranianas recuassem para o oeste.

Com os russos se concentrando em Bakhmut, Chasiv Yar é poupado do volume de bombardeios que Bakhmut suporta, embora a cidade esteja longe de ser segura. A chegada de russos acontece “o tempo todo”, disse Chaus, acrescentando que uma rajada de um lançador de foguetes russo Grad atingiu apartamentos em toda a cidade no início da semana passada.

Alexsandr, um médico de combate ucraniano perto de Konstantinovka, disse que a luta em torno de Bakhmut é “como em 2014”. Uma tatuagem em sua mão inclui o desenho de uma seringa e a palavra “HOPE”. (Caleb Larson/Especial para tempos militares)

Em Konstantinovka, no sudoeste, um médico de combate ucraniano chamado Alexsander disse que está tratando traumas causados ​​por balas e estilhaços, e um grande número de concussões, o tipo de ferimento causado por explosões próximas que são invisíveis, mas mesmo assim debilitantes.

A luta em torno de Bakhmut é “como em 2014”, disse Alexsander, uma referência aos primeiros anos desse conflito no leste depois que os russos tomaram a Crimeia e continuaram marchando em direção ao Donbass. As linhas de frente congelaram em uma batalha de desgaste no estilo da Primeira Guerra Mundial travada em posições estáticas e entrincheiradas.

Além dos primeiros socorros básicos de emergência, como aplicação de torniquetes, transfusões de sangue, há pouco mais que ele possa fazer em campo para salvar os feridos da Ucrânia. Em sua mão, uma tatuagem de uma seringa diz “HOPE” em negrito. Ele gostaria de ter opções de tratamento médico mais avançadas para dar mais esperança aos feridos.

As reservas de sodados russas são grandes. Armados com pouco mais do que rifles de assalto e munição, ondas de russos recentemente mobilizados rastejam de suas linhas através da terra de ninguém cheia de crateras em direção às forças ucranianas dispostas dentro e ao redor da cidade sitiada.

Alexsander acrescentou que as forças russas e ucranianas às vezes disparam umas contra as outras à queima-roupa, diretamente “atirando de trincheiras”, o que é uma batalha muito diferente do verão passado, quando as tropas frequentemente lutavam entre si a uma distância maior. Disparar tão perto produz ferimentos ainda mais brutais.

Combatentes novos em todos os lados

Essa luta acirrada também significa que ambos os lados estão perdendo oficiais superiores e tropas com treinamento e experiência avançados. Embora o grupo Wagner da Rússia já tenha sido uma presença poderosa no campo de batalha, a recente injeção de novos recrutas e condenados de prisões em toda a Rússia diluiu a potência da força de combate. Os russos enviados para o front geralmente são mal treinados e muitas vezes precisam comprar seu próprio equipamento.

E os ucranianos enviados para substituir seus mortos e feridos geralmente têm apenas duas semanas de treinamento básico , uma falta de preparação que ajuda em parte a explicar as pesadas perdas da Ucrânia em Donbass.

As iniciativas de treinamento lideradas pela OTAN na Alemanha, no Reino Unido e em outros lugares da Europa visam formar várias brigadas de soldados ucranianos treinados, mas podem levar até meados do verão para produzir resultados. O programa do Ministério da Defesa britânico levará cerca de quatro meses para formar 10.000 soldados.

Mas mesmo com o aumento do oleoduto, as autoridades ucranianas temem que, quanto mais a guerra durar, eles podem ser forçados a lançar tropas cada vez mais destreinadas na brecha, dispostas contra um país com uma população significativamente maior do que a Ucrânia. A capacidade de Moscou de recrutar e enviar rapidamente centenas de milhares de homens supera as reservas de mão de obra da Ucrânia.

Equipamentos de alta tecnologia para ajudar a compensar essa disparidade de pessoal estão chegando à Ucrânia em um ritmo nunca visto desde o início da invasão em grande escala. Falando a repórteres em 15 de março, o secretário de Defesa Lloyd J. Austin III afirmou que a OTAN deve fornecer à Ucrânia o “treinamento, peças sobressalentes e suporte de manutenção” de que os soldados ucranianos precisam “para usar esses novos sistemas o mais rápido possível”.

Isso vai ajudar, mas o veterano do Corpo de Fuzileiros Navais Sam diz que os tanques ocidentais e outros equipamentos avançados “não são uma bala de prata”. Ele e os outros expatriados disseram que as forças ucranianas também precisam de quase tudo, desde equipamentos especializados, como equipamentos de limpeza de minas, até mais caminhões blindados, em vez dos jipes e vans de passageiros que eles colocaram em serviço depois de perder tantos veículos blindados para os russos.

Caso em questão: Eugene, um virginiano alto, passa seus dias trabalhando para manter um Nissan SUV rodando em uma zona de guerra. Nos arredores de Konstantinovka, ele puxa um Marlboro e coça um pouco de sangue seco endurecido em seu rosto enquanto verifica os níveis de fluido, lamentando que “algo está esfregando um dos pneus”.

Sam tentou terminar de forma positiva, insistindo que a Ucrânia está lenta mas seguramente se transformando em uma força profissionalizada equipada com armamento padrão da OTAN, com tempo suficiente para integrar essas armas, expandir o treinamento e alavancar peças sobressalentes para os sistemas da OTAN. Mas para segurar os russos na luta apertada de Bakhmut, eles precisam do básico: munição, projéteis de artilharia e veículos blindados para lutar ou sair.

Em Donbass, Sam explicou, “cada trincheira é sua própria batalha”.

FONTE: C4isrnet