Por Sergio Miller*

Quando o tanque T-14 Armata foi sensacionalmente revelado no desfile do Dia da Vitória de 9 de maio, em 2015, ele quebrou de forma constrangedora na frente de milhares de espectadores durante os ensaios. Isso provou ser um augúrio. Sete anos depois, pode-se afirmar com confiança que a história de Armata acabou. Este artigo explica seu desaparecimento e implicações mais amplas.

Um motor à procura de um tanque

As origens do T-14 Armata estão no T-95 cancelado (objet 148). Este tanque, uma vítima da conturbada década de 1990, foi finalmente abandonado em 2010. Veículos conceituais com torres não tripuladas existiam desde a década de 1980 (CIA Top Secret ‘Soviet Tank Programs’, NI IIM 84-10016, 1 de dezembro de 84 oferece perspectivas históricas interessantes sobre esses desenhos). No entanto, no caso do T-14 Armata, a ideia não partiu do T-95 cancelado, ou mesmo de um projeto de tanque, mas de um motor.

Algum contexto é necessário. Todos os motores de tanques russos, notavelmente, são descendentes do altamente bem-sucedido motor diesel V-2 projetado em 1931 na Usina de Locomotivas de Kharkiv (agora destruída pelas forças russas). O V-84 (T-72s), V-92S2F (T-72B3s, T-90s ), o UTD-20 (BMP-1s e BMP-2s) e o UTD-29 (BMP-3s) são outras atualizações deste motor. O V-2 é o Kalashnikov dos motores de tanque. A exceção a esta abordagem soviética prática é o T-64. Este último foi equipado com o motor 5TDF , uma tentativa fracassada de copiar um motor de bombardeiro alemão de guerra. É por esta razão que de 2 a 3 mil T-64 armazenados nunca retornarão ao serviço.

O T-14 Armata também começou com um novo motor: uma cópia russa do motor alemão Simmering SLA 16 (também conhecido como Porsche Tour 212). O motor russo foi designado A-85-3. No entanto, o Transdiesel Design Bureau não projetou o motor para um tanque, mas sim como uma unidade compressora em estações de bombeamento de óleo e gás. Ele provou ser um fracasso e não conseguiu fazer nenhuma venda, apesar das repetidas demonstrações em exposições.

Projetado em torno do motor

Por uma rota indireta e pouco clara, a Uralvagonzavod (UVZ) – principal fabricante de tanques da Rússia – decidiu usar o motor como base de um novo tanque: o T-14 Armata. O tanque foi projetado em torno do motor e não o contrário. Parecia uma boa ideia: o A-85-3 era menor e mais potente, embora mais pesado, do que o V-92S2F agora instalado nos modernos T-72B3s e T-90s. No entanto, esta decisão teve duas consequências importantes e deletérias. O A-85-3 não vendeu porque era complexo, apresentava muitos problemas e era difícil de manter. O motor precisava de muito mais horas de funcionamento para refinar o design.

Supõe-se que a UVZ estava confiante de que os problemas seriam corrigidos com o tempo. Eles não foram e o A-85-3 continua sendo um motor problemático. A segunda consequência decorre do tamanho do motor. Uma solução rápida poderia ter sido abandonar o A-85-3 e reequipar o T-14 Armata com o comprovado V-92S2F – exceto que o último não cabe, é maior. A única solução realista de engenharia agora é começar de novo. Atualmente, nenhuma autoridade parece disposta a aceitar essa realidade.

Um tanque AliExpress

Em julho de 2021, o canal de televisão russo MOD TV Zvezda transmitiu um documentário sobre o T-14 Armata sob sua vertente ‘Aceitação militar’. O programa foi filmado no normalmente secreto 38º NII BTVT, que comemorou seu 90º aniversário no ano passado e continua sendo a principal instalação de testes de veículos blindados da Rússia. O espectador do programa de 30 minutos foi presenteado com um mundo futurista, incluindo imagens raras do interior da cápsula da tripulação do T-14 Armata.

O problema com todos os aparelhos é a microeletrônica. A indústria russa em geral tem sido extremamente dependente de microeletrônica estrangeira e tecnologias associadas. Estes não estão mais disponíveis devido a sanções (daí a piada que o principal fornecedor da defesa russa se tornou o AliExpress). Equipamentos russos capturados, como drones, revelam que os componentes estão sendo adquiridos de onde quer que possam ser encontrados (incluindo câmeras de tráfego suecas roubadas no caso do UAV Orlan-10).

O perene problema russo de corrupção só piorou os desafios impostos pelas sanções. A fábrica de Volgograd Krasny Oktyabr (‘Outubro Vermelho’), que fabrica placas de blindagem para tanques russos, foi declarada falida em 2018. O proprietário milionário Dmitry Gerasimenko está na lista internacional de procurados por supostamente desviar um empréstimo de US$ 65 milhões e transferir 6,2 bilhões de rublos para o exterior. Essas histórias sujam a indústria russa. Desde 2011, um número impressionante de 72.000 funcionários compareceram aos tribunais por acusações de corrupção. Somente em 2022 (tanto para o patriotismo), 60 funcionários da indústria de defesa e 250 funcionários de compras públicas foram processados, 27 dos quais foram condenados por violações na implementação da ordem de defesa do estado.

Falta de uma linha de montagem

A razão final, prática e mundana pela qual o T-14 Armata não se tornará um tanque de produção é porque não há linha de montagem. Todos os modelos até hoje foram montados à mão (como carros de luxo). Uma quantia de 64 milhões de rublos foi supostamente alocada para construir a linha de montagem. A estrutura da fábrica e as oficinas foram construídas, mas estão vazias. Contratos foram assinados, mas o ferramental ocidental e outras tecnologias nunca foram fornecidas devido a sanções (a mesma história agora se desenrolou com a moribunda indústria automotiva da Rússia enfrentando um futuro incerto com a saída dos fabricantes de automóveis ocidentais e do Extremo Oriente). Até 200 fornecedores precisariam ser redefinidos. Isso não vai acontecer agora.

Da mesma forma, a UVZ está totalmente empenhada em sustentar as linhas de montagem T-72B3 e T-90M, desesperadamente necessárias para substituir as perdas de guerra (Omsktransmash, a outra fábrica de tanques, está reformando T-62Ms). Até o momento, pelo menos 1.594 tanques foram perdidos, incluindo 448 tanques da série T-72B3 e 37 tanques da série T-90 que permanecem raros na Ucrânia. O Exército Russo começou a guerra com 2.600 tanques operacionais, dos quais cerca de 1.000 eram ‘modernos’. A UVZ levou cerca de uma década para produzir ou atualizar a frota ‘moderna’. Levará um tempo igualmente longo e provavelmente mais longo para recuperar os dizimados regimentos de tanques da Rússia.

O T-14 Armata, no final, provou ser uma história de superação da tecnologia. “O fato é que o T-14 continuará sendo um protótipo de brinquedo sem chance de produção em massa”, sentenciou o jornalista de defesa russo Roman Skomorokhov . A raiz do problema com o motor significa que ‘o tanque se move satisfatoriamente apenas sob a proteção de um grupo de técnicos e engenheiros’. De qualquer forma, apenas uma companhia experimental foi formada no Distrito Militar Central (CVO) e as chances de aparecer na linha de frente, exceto para fins de propaganda, são pequenas.

Mais do que um novo tanque é perdido. Em junho de 2015, o Instituto Royal United Services (RUSI) organizou um evento em Armata, apresentado pelo experiente ucraniano Igor Sutyagin. As conversas destacaram que o programa era sobre uma família de veículos ‘Armata’ (T-15 IFV pesado, T-16 BREM-T ARRV, K-25 Kurganets e outros). É altamente improvável que qualquer um desses projetos continue no curto/médio prazo ou de todo. O futuro se parece muito com o ultrapassado passado soviético. Como golpe final, o canhão aprimorado 2A82-IM de 125 mm do T-14 Armata – uma atualização inegável em tanques russos comparativamente com menos armas – não servirá no T-90M. O bloco da culatra não cabe.

Sergio Miller é um oficial da reserva do Corpo de Inteligência do Exército Britânico. Ele era um colaborador regular e revisor de livros da British Army Review . Ele é o autor de uma história em duas partes da Guerra do Vietnã (Osprey/Bloomsbury) e atualmente está esboçando uma história da invasão russa da Ucrânia.

FONTE: Waverellroom

Subscribe
Notify of
guest

128 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
C G
C G
1 ano atrás

Ninguém duvida, junto com SU-57, Checkmate, terminator, poseidon, uma seleta de mísseis suspeitosamente incríveis… ahhhh tinha um drone stealth tbm no estilo B-2 e quando se olha pra realidade eles estão importando drones do Irã!!! O exército Russo mente na quantidade, na qualidade de seus produtos e no momento da guerra viram piada como temos visto, em vez de Armata temos BTR-50 que parece ter saído de um ferro velho de Tatooine, sem contar aquela bizarrice com torreta naval digna da criatividade de guerrilha somaliana. Frequentemente a gente descasca o F-35 ou Gerald Ford pelos seus inúmeros problemas mas eles… Read more »

Last edited 1 ano atrás by C G
Andre
Andre
Reply to  C G
1 ano atrás

Dessa vez, provavelmente, algum putinzete aparecerá para escrever algo como “inteligência britânica, sei…., Pode aguardar que um dia o armaria entre em operação, junto com o su57”.

Nei
Nei
Reply to  Andre
1 ano atrás

Verdade.

https://www.cavok.com.br/escassez-de-pecas-esta-deixando-jatos-regionais-ssj100s-sem-voar-na-russia

Aqui também vão dizer que é falso, mesmo sendo dito por imprensa Russa.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

https://www.forte.jor.br/2022/05/29/coronel-richard-black-eua-esta-conduzindo-o-mundo-para-a-guerra-nuclear/

Um coronel americano disse tudo isso, e mesmo assim teve um pessoal dizendo que ele estava sendo pago pelos russos, chamaram o sujeito até de gagá, entre outras coisas, cada um acredita na verdade que mais lhe convém, simples assim.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

A matéria é mais uma sobre a triste realidade da industria de defesa russa.

Já que não da para defender o indefensável, só sobra buscar a opinião que seja favorável a alguma fantasia.

A verdade é que o Armata se arrasta há mais de 7 anos desde o fatídico desfile, e não há qualquer sinal de que entrará em operação, sendo ela conveniente ou não.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Ué, o “Nei” disse que tem um pessoal que não acredita nem quando a própria mídia russa diz, e colocou um link de outro site, e eu disse que tem um pessoal que não acredita nem no que um coronel americano diz, e também coloquei um link, se tu não gostou, paciência.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E sobre o fracasso do Armata, vc tem algo a dizer?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

O armata já está pronto e operacional? Eu não sei o que esse tanque tem, desde a primeira vez que apareceu ele causou um incômodo um alguns Mickey Boys, vai ver ele ainda não está pronto porque anda faltando geladeira na Rússia…

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Na primeira vez em que apareceu, ele realmente causou um incomodo mas foi em sua tripulação, já que quebrou em desfile.

No texto da matéria fala porque ele não está pronto. Talvez uma releitura deixe isso mais claro.

Sagaz
Sagaz
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E o que que isso tem a ver com o texto?

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Andre
1 ano atrás

Inteligência britânica. Gostou?

Andre
Andre
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

No dia em que o Armata entrar em operação você poderá dizer: ta vendo, a inteligência britânica estava errada.

Mas isso se estivermos vivos até lá, não sei se vivo mais uns 50 anos…

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Andre
1 ano atrás

Aguarde e confie, senhor André. Veremos!

Andre
Andre
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Estou aguardando desde 2015….

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Verá o que? Essa joça aí JÁ FRACASSOU! Acorde.

Aeb30
Aeb30
Reply to  Andre
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Aeb30
Aeb30
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Andrey
Andrey
Reply to  Andre
1 ano atrás

Fica difícil ,pois a panfletagem existe dos dois lados.
Essa mesma inteligência junto com a imprensa queca Rússia iria quebrar com as sanções,que não tinha munição nos 6 meses de guerra e por ai vai,assim a credibilidade fica baixa.
Só o tempo dirá se o T 14 sai ou some.

Andre
Andre
Reply to  Andrey
1 ano atrás

Que a Europa iria congelar no inverno, que a industria alemã iria quebrar sem o gás russo e que Kiev cairia em 2 semanas, se o Putin quisesse, não precisa nem esperar para vermos que eram apenas panfletagem.

Marcos
Marcos
Reply to  C G
1 ano atrás

Parece que a corrupção corroeu todos os pilares do governo Russo, a guerra fez aflorar todas as consequenciais desses atos praticados por seus dirigentes, em governo de corruptos, mais cedo ou mais tarde a educação, saúde ou segurança, sofrem com as consequências e a prestação de serviços fica seriamente comprometida.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Marcos
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Aeb30
Aeb30
Reply to  Marcos
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Marcos
1 ano atrás

Ajoelha e agradeça aos céus por tanta corrupção Russa, pois se com isso tudo, eles estão numa guerra de um ano que a OTAN já está com dificuldade de dar munição para a Ucrânia, imagina se eles não fossem tão corruptos!

Marcos Silva
Marcos Silva
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

EDITADO

Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas

Serg
Serg
Reply to  C G
1 ano atrás

Sabe como ganhar a guerra ? Fazer a Ucrânia lançar 3-4 mísseis am-120 de 500 mil dólares contra um drone iraniano de 20 mil …e mesmo assim acertar o alvo…Ja em questão de armas hipersonicas,o kinzhal levado pelos mig-31 já foram usadas 14 vezes …rs…4 deles acertaram QG da Ucrânia matando dezenas de generais da Otan e ucrania rs…nenhum dos 14 mísseis foram abatidos …lembrando que usaram mais de 100 mísseis antiareo contra eles.Misseis bons com buk,Thor e s-300 e o naasam e iris t…então e questão de só esperar e assistir…vamos ver daqui 4-6 meses

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Serg
1 ano atrás

Esperar esses 4 -6 meses, como esperamos os 2-4 meses pós invasão?

Tomcat4,4
Tomcat4,4
Reply to  Serg
1 ano atrás

Simples assim meu caro !!!

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Serg
1 ano atrás

Continua sonhando Serg
Mas cuidado que a hora que você acordar os ucranianos já estarão entrando no Kremlin.

Luiz
Luiz
Reply to  C G
1 ano atrás

Exato. Parabéns pela análise, simples e cabal.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  C G
1 ano atrás

Texto de um analista britânico, os mesmo que diziam que a munição da Rússia estava acabando, e isso tem nove meses!

Daniel
Daniel
1 ano atrás

Decepcionante. Apesar de toda propaganda da avançada indústria de defesa russa, tudo o que é “avançado” é importado do ocidente. 😂

Luiz
Luiz
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Kkkkkk..se não me engano já foram encontrados até câmeras Go Pro

Realista
Realista
Reply to  Daniel
1 ano atrás

Sim tudo que vem do ocidente é avançado vimos em 20 anos no Afeganistão sem contar as 10 mil aeronaves perdidas no vietnã .

Andre
Andre
1 ano atrás

Será que os iranianos não conseguem fazer um motor para os russos?

O tanto que a indústria aeronáutica chinesa dependeu de motores russos, até pouco tempo e agora essa. Que fase…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Se a China está tão na frente da Rússia como tu diz, por que a China comprou recentemente um lote de Su-35 da Rússia? 🤔

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Recentemente?

Foi em 2015 e foi um lotezinho menor que aquele que compramos de Gripen:

https://www.aereo.jor.br/2015/11/24/china-compra-24-cacas-su-35-da-russia/

De lá para cá, a China já colocou seu primeiro jato 5gen em operação, já os equipou com motores chineses e já caminha para lançar seu segundo jato 5gen.

Com cada vez menos argumentos para defender ao amor aos russos, sobra apenas as fantasias.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

“Recentemente?

Foi em 2015 e foi um lotezinho menor que aquele que compramos de Gripen:”

Engraçado como cada um vê o tempo de maneira diferente, quando alguns vão falar da Rússia, dizem que ela recentemente tomou a Criméia, e isso foi em 2014, o tempo e suas variáveis, claro, de acordo com o gosto do freguês…rsrsrs.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

E sobre a China já ter posto seu primeiro caça 5gen, com motor chinês, em operação e estar quase pondo seu segundo avião 5gen, enquanto a Russia sofre para tentar terminar seu primeiro, tem algo a dizer?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Andre
1 ano atrás

Tenho, claro que eu tenho algo a dizer, logo, logo os EUA vão comer poeira para os chineses, não que isso vá mudar alguma coisa, já que China e EUA nunca vão se enfrentar diretamente, potências só chutam cachorro morto.

Andre
Andre
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Sobre a incapacidade russa de por um avião 5gen e sobre o fato da Russia já comer poeira para os chineses é melhor não falar nada, né?

Esse seu “logo” você está usando da mesma maneira que usou o “recentemente”? Podemos considerar esse “logo” como uns 300 ou 400 anos, que do ponto de visto geológico é um piscar de olhos?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Claro, claro, usaram o Su-35 só como tampão, confia…

Bueno
Bueno
1 ano atrás

é… tá Russo!

Neir
Neir
1 ano atrás

E mesmo assim o Ocidente gasta trilhões de dólares em armas e munições e não conseguem mudar o destino ucraniano.

Last edited 1 ano atrás by Neir
Nei
Nei
Reply to  Neir
1 ano atrás

E quanto a Rússia está gastando?

Ou só um lado está rasgando dinheiro?

São enormes perdas todos os dias para ambos os lados.
Imagina os recursos e gastos somente para a manutenção normal de equipamentos, fora reposição de perdas, munição diária, combustível.

Radagast, o Castanho
Radagast, o Castanho
Reply to  Nei
1 ano atrás

Não esqueça do rancho da tropa, pois como diz o ditado “saco vazio não aguenta em pé”.

Recentemente vi o filme Nada de Novo no Front, uma das coisas que me chamou a atenção é justamente o fato das tropas alemães constantemente passarem fome, o que só piorou o moral das tropas.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

É claro que a Rússia está perdendo muito com essa guerra, tanto em dinheiro como equipamentos e soldados, mas a Ucrânia ainda continua como um país invadido, ainda está com soldados russos em seus territórios, e isso é um fato, uma coisa não anula a outra.

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Claro que não mudou o cenário da invasão, não existe grandes avanços para nenhum dos lados. Por isso EUA, Reino Unido, Alemanha, Polônia e outros, estão todos os dias mandando dinheiro e armas para lá, para desgastar ainda mais a Rússia e essa conta está ficando alta. Eles mandam dinheiro, armas munições e a Rússia sozinha tem que fazer isso ou comprar com seu dinheiro do Irã, China, Coreia do Norte. Impossível ficar muito tempo nesse gasto, principalmente para um país com PIB dela, no qual está em níveis baixos de vendas militares e as sanções fazem efeito nesse estágio.… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Esse papo do quanto a Rússia está gastando é bem interessante, quando o x i n g s, vivia dizendo que o F-35 estava gastando rios de dinheiro do contribuinte americano, tinha um pessoal que perguntava se ele era um desses contribuintes americanos para estar tão preocupado com o dinheiro americano. Agora esse mesmo pessoal que não se preocupava com o contribuinte americano e seus gastos, está preocupado com o contribuinte russo e seus gastos, para ver as voltas que o mundo dá.

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Existe um abismo entre a quantidade de dinheiro dos EUA e Russo.

Existe uma diferença crucial na forma política (regime governamental) entre EUA e Rússia.
Só ver no começo da Operação Especial, a quantidade de pessoas russas detidas e presas, somente por não apoiar a “operação”.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

“Existe um abismo entre a quantidade de dinheiro dos EUA e Russo.”

Pois é, e com todo esse abismo, o próprio pentágono estava preocupado com os altos custos do F-35. Dinheiro mal gasto é igual em qualquer lugar do mundo, mesmo tendo muito como no caso americano, mesmo tendo pouco, no caso russo. Mas, como não sou americano e nem russo, não estou nem um pouco preocupado com os gastos de taís países.

Luis H
Luis H
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

sempre se pode pegar recortes de fatos e com eles fazer uma montagem q satisfaça uma narrativa, é direito de todos fazer isso. dito isso, dois fatos, russos vivem muito pior do q americanos em média, se isso não faz diferença pra vc, ótimo, segundo fato, a russia está sendo sancionada, o resto do mundo continua fazendo algum comércio. vc está vendo e comentando um filme de terror com base no q vc está vendo nos primeiros minutos, não em como ele vai terminar.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Luis H
1 ano atrás

“sempre se pode pegar recortes de fatos e com eles fazer uma montagem q satisfaça uma narrativa, é direito de todos fazer isso.” Não sei de que “cortes” você está falando, eu estou falando de fatos. Quanto a Rússia ser sancionada, ela sempre foi, em maior ou menor grau, diziam que ela ia falir e voltar para a idade da pedra, uns diziam que ela poderia até desaparecer como nação, até agora, nada disso aconteceu. “vc está vendo e comentando um filme de terror com base no q vc está vendo nos primeiros minutos, não em como ele vai terminar.”… Read more »

Luis H
Luis H
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

a despeito da diferença de qualidade de vida de cada povo, o $ gasto no f35 gera frutos p indústria americana e ffaa ocidentais, o $ gasto no armata aparentemente vai pro ralo. a derrocada financeira e social da russia pela guerra e sanções só vamos poder ver com distanciamento histórico, e, como sempre, vai ser possível interpretar do jeito q se quiser, alguém pode até dizer q foi positivo (desde q não esteja vivendo na russia) o final do filme, pelo menos na parte econômica é previsível, economia de verdade (austríaca) tem leis naturais. podemos marcar de voltar aqui… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Luis H
1 ano atrás

O que tu está dizendo é apenas um exercício de futeurologia, só achismos, tão dizendo que o Putin vai morrer desde o início dessa guerra, que ele está doente, que vai ser traído pelos oligarcas, que vai se suicidar com um tiro na nuca e mais um monte de fanfics, diziam o mesmo do Assad e do Maduro. Quanto a qualidade de vida, acho que tu nunca viu os zumbis da Filadélfia, baita qualidade de vida…

Luis H
Luis H
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

economia (austríaca) é ciência, vc quer comparar crackeiros com russos médios, ótima comparação

Henrique A
Henrique A
Reply to  Neir
1 ano atrás

Mas o Ocidente já mudou o destino da Ucrânia! Se não fosse a grande ajuda militar do Ocidente, a Ucrânia já teria perdido a guerra.

Luis H
Luis H
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

óbvio, e está moendo as forças armadas russas gastando a vida de zero soldados. controlando o ritmo de entrega de armas, treinamento e ajuda para a ucrânia. ao contrário da russia o ocidente não faz muito mais porque não quer e não porque não pode. só resta dar de ombros e rir de adultos com imaginação infantil como se desejo fizesse alguma diferença ou moldasse a realidade.

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Andre
Andre
Reply to  Luis H
1 ano atrás

Numa coisa concordamos: a Russia não faz mais porque não pode.

Realista
Realista
Reply to  Henrique A
1 ano atrás

Mentira!!

O Himars sozinho acaba com o exército russo. KLKKKKKKKKKKKKK

Sturmgewehrstgde
Sturmgewehrstgde
Reply to  Neir
1 ano atrás

E bom você se preocupar com o destino da Rússia.
Mais uns meses e a Rússia vai se desintegrar, muitos povos que hoje são oprimidos pelos russos vão aproveitar e virar repúblicas independentes.
Aguarde para ver.

Carlos
Carlos
1 ano atrás

É uma situação no mínimo estranha, pois tudo que sabemos até agora é que o tanque está sem linha de produção, uma vez que os Russos tem coisas mais urgentes no momento. Mas toda essa história de motorização e tecnologia do tanque, não passa de especulação. Como o próprio texto refere, há uma nebulosidade proposital em torno do projeto, então a pergunta séria, como o autor do artigo sabe tanto? No mais, podemos dizer que o projeto do T- 14 está em standby.

IvanF
IvanF
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Eu diria que são respostas plausíveis pra pergunta: Cadê o Armata?
O motor ser problemático e as fábricas não estarem prontas nem são coisas difíceis de descobrir. Se realmente não existe solução pra esses problemas são outros 500.

E quanto à deficiência russa no desenvolvimento de tecnologias de ponta na área de semicondutores, acho que precisa nem comentar.

gordo
gordo
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Nem céu nem inferno, e tem mais coisa aí nesse ensopado. Provavelmente muito do que se lê nesse artigo é verdade, mas o todo só quem opera o MBT sabe, inclusive o quanto de corrupção ronda a indústria de defesa Russa. Nem acho (achismo) que o T-14 esteja em standby por causa da guerra. Para mim, e já havia comentado isso logo quando apareceu, ele estava mais para um conceito que foi aproveitado para fazer propaganda. O T-14 tem tudo que a doutrina Russa/Soviética abomina, é complexo e portanto caro de se produzir e manter. É tudo que não se… Read more »

Tomcat4,4
Tomcat4,4
Reply to  Carlos
1 ano atrás

E mesmo em stand by o ocidente está cheio de projetos correndo pra ter um novo MBT a altura, imagine se estivéssemos vendo Armatas aos montes na Ucrânia .

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

É o mesmo paradoxo do que aquele provocado pelo MiG-25, que imaginava-se que seria o bicho papão soviético. Gerou a geração ‘teen’ dos EUA e o MiG-25 não era nem de perto tão bom quanto se imaginava, mas provocou caças como F-15, F-14, etc. E por sua vez o bombardeiro para o qual o MiG-25 foi desenvolvido para conter, o XB-70 Valkyrie, parou na fase dos protótipos. Pelo menos eventualmente o Foxbat gerou o MiG-31, que é um interceptador excelente.

Andre
Andre
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Na década de 1960, o T62 era o suprassumo dos MBTs: seu novo canhão de 115mm, o primeiro no mundo de alma lisa com a primeira munição APFSDS de sucesso, poderia facilmente perfurar qualquer coisa que o ocidente tinha disponível e seu sistema de mira noturno não tinha equivalentes no ocidende. Até chegarmos a 1973 e vermos as falhas do que, no papel, era formidável. O canhão era muito impreciso e tinha pouco angulo de operação. O sistema de mira e o conjunto ótico também não ajudavam em nada. A torre era lenta O motor era fraco e o câmbio… Read more »

Bennie
Bennie
Reply to  Tomcat4,4
1 ano atrás

Fiquei impressionado com o Panther KF51 da Rheinmetall…esse é “o” MBT da OTAN…nossa aliança contra os imperialistas russos!

Mauro Cambuquira
Mauro Cambuquira
Reply to  Carlos
1 ano atrás

Exato. Mais a torcida contra ou a favor ultrapassa a realidade devida a emoção. O tempo traz a razão do que é o certo, uma realidade pra cada lado.

Kovalski
Kovalski
1 ano atrás

Corrupção, apenas isso, parece que não é só no Brasil que existe corrupção, dinheiro destinado ao desenvolvimento militar Russo desviado para interesses particulares, agora que precisa de poderio militar, simplesmente não existe ou está sucateado.

Talisson
Talisson
Reply to  Kovalski
1 ano atrás

O exercito russo é mais corrupto que o americano sendo que os EUA invadiram dois paises (Siria e Iraque) para sacear a sede das petroliferas?

Williams
Williams
1 ano atrás

É como costumo dizer, a Rússia pode ganhar no campo de batalha, mas nos demais, já era!

Oliveira
Oliveira
1 ano atrás

É economia que quebrou, é fatasma de Kiev, é estoque de munição que chegou ao fim, é falta de mísseis, são equipamentos velhos que não prestam, é a incapacidade russa de produzir alguma coisa que preste, são combatentes russos usando pá… E mais uma

EDITADO

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Nei
Nei
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Não está fazendo nada ALÉM do que era esperado, mas não está em 7 dias!

Que os Russos são poderosos (antiga URSS), com muitos soldados, todos sabíamos, mas a realidade demonstra que se avança somente usando ondas de soldados.

oliveira
oliveira
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Sério mesmo que meu comentário foi censurado? Creio que tenha sido de forma automática, já que uma máquina dificilmente compreende o significado de expressões em sentido figurado. Em nenhum momento utilizei palavras de baixo calão ou foi desrespeitoso com algum colega aqui da seção de comentários.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  oliveira
1 ano atrás

Eu também não estou entendendo. Uma simples ironia (polida e sem agressões), e o censor tosa.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

Ótimo, Oliveira.Tu bem lembra que a guerra tem níveis distintos. Um deles é o informacional. É pressuposto mesmo à declaração de guerra. É preciso criar um inimigo. É preciso motivar as tropas e a população (é um democracia ou não). Um exemplo, os campos de concentração e a campanha de ridicularização dos japoneses levada a cabo pelos EUA durante a WW2.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Onde se lê: “É uma democracia”. Leia-se: “Em um democracia”

Andre
Andre
Reply to  Oliveira
1 ano atrás

O que falta mesmo são vitórias russas no campo de batalha. Depois da tomada de Lysychansk  em junho/2022, teve apenas a captura da pequena Soledar. Nesse período os russos perderam Kharkiv, Lyman, Sumy, Kherson,….

Se não faltam misseis ou munição, se os equipamentos são modernos e muito eficientes, se a Russia produz com imensa qualidade, o que tem impedido os russos de conquistarem vitórias significativas na Ucrânia há quase 9 meses?

Diego Henrique
Diego Henrique
1 ano atrás

Alguma está errada nessa história toda. Como uma força armada consegue sobreviver a tantos baques usando chip de máquina de lavar, chip de câmera fotográfica? Imagina só a situação, a Russia está em frangalhos, as pessoas estão revoltadas com o governo, Putin já morreu ou está quase morto, tem câncer, lepra, o exército russo não tem um armamento bom e conservado ao ponto de vencer uma batalha, já morreram centenas de milhares de soldados russos, já estão sem munição, sem artilharia, todos os dias desde o início, que os russos perdem batalhas uma atrás da outra, não há refeições suficientes… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Diego Henrique
Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Diego Henrique
1 ano atrás

O Major-General Agostinho Costa (Portugal) está a dizer exatamente isso. É a guerra de informação.

Hank Voight
Reply to  Pragmatismo
1 ano atrás

Ele é a versão lusa do b*f@0 Douglas McGregor ou seja, não dá uma dentro…..

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Hank Voight
1 ano atrás

Está a dizer não existe guerra no nível informacional?

Aeb30
Aeb30
Reply to  Diego Henrique
1 ano atrás

Exatamente.
É apenas a opinião do Sérgio Miller.

Diego Henrique
Diego Henrique
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Diego Henrique
Diego Henrique
Reply to  Diego Henrique
1 ano atrás

Errata

Onde se lê: “vários agentes informaçionais…”
Leia-se: “vários agentes informacionais…”

Onde se lê: ” É previso…”
Leia-se: “É preciso…”

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
1 ano atrás

Isso talvez mate o canhão Rheinmetall Rh-130 L/52 130mm…o que é bom para nós que estamos adotando o calibre 120mm só agora, nos colocaria no mesmo nível internacional padrão Otan durante um bom tempo.

Zorann
Zorann
1 ano atrás

Possivelmente estes problemas todos relatados sobre o Armata, devem ser reais mesmo.

Logicamente que as sanções trazem inúmeras dificuldades que deverão ser ultrapassadas.

Mas em alguns pontos, acho a matéria exagerada.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Zorann
1 ano atrás

O autor é um britânico, por isso que alguns pontos estão exagerados, simples assim.

IvanF
IvanF
1 ano atrás

Já procurei bastante mas não achei uma resposta definitiva, alguém sabe explicar de onde saiu o número 14 do T-14 Armata? Os demais tanques russos parecem tirar sua numeração de algum ano relevante, mas o Armata, esse 14 seria de 2014? E se afirmativo, que marco seria esse?

Utama
Utama
Reply to  IvanF
1 ano atrás

A primeira aparição dele foi em 2015,supor que ele tenha sido desenvolvido ou formalizado em 2014 é lógica básica.

IvanF
IvanF
Reply to  Utama
1 ano atrás

Sim, essa lógica básica foi a que usei pra sugerir que o 14 seria relativo à 2014, só queria uma fonte oficial indicando isso, e não apenas uma dedução.

Magaren
Magaren
1 ano atrás

Resumo, com essa guerra a industria russa vai virar um mero repositor de perdas para dar suporte a perda de velharias e os projetos experimentais/novos que até poderiam render algo, vão ser deixados de lado. Fora a fama que não está das melhores.

O veneno da Otan tem efeitos bem maiores do que eles esperavam.

Alex
Alex
1 ano atrás

Tijolada nos peitos !
Como se diz aqui no Sul:

EDITADO

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Jagderband#44
Jagderband#44
1 ano atrás

Coitado do tonho (e dos 68 apelidos diferentes dele).

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  Jagderband#44
1 ano atrás

Lembro quando ele falava desse T14 como a oitava maravilha do mundo kkkk.

IvanF
IvanF
Reply to  Jagderband#44
1 ano atrás

O conceito dele é muito interessante, primeiro tanque com a torre inabitada a entrar em produção (ou quase), uma célula de sobrevivência mais elaborada e protegida, visão sintética 360 graus, um sistema APS capaz de destruir até munição APFSDS… deve ter mais coisa que tô esquecendo.
E provocou a concorrência! Sete anos depois a GD demonstrou o AbramsX, praticamente um Armata americano.

Jagderband#44
Jagderband#44
Reply to  IvanF
1 ano atrás

Excelente comentário.
É disso que precisamos, menos ideologia, mais tecnologia.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

A Plataforma de Combate Universal Armat foi é um conceito, uma proposta que em não perde sua válidade em razão de um motor.

Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

“Sergio Miller é um oficial da reserva do Corpo de Inteligência do Exército Britânico.”

Que novidade, um britânico falando “bem” dos russos…rsrsrs.

Nei
Nei
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Não distorça o texto e autor, mostre onde está o Armata!

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nei
1 ano atrás

Se doeu pelo britânico…O armata já está pronto?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Eu disse isso? Quando? Coloque o link da matéria, vamos ver se é verdade ou apenas mais uma fake news.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Seis horas depois e nada de colocar o link para provar que eu disse isso sobre o armata, como sempre, um fake com um Nick novo, e depois ainda falam do x i n g s…

Nei
Nei
1 ano atrás
Thiago
Thiago
Reply to  Nei
1 ano atrás

O famoso “fura olho”.

Serg
Serg
1 ano atrás

Pessoal…já tem quase 300 arma tá fabricados + 200 derrivantes deles.Elas estão na reserva para enfrentar a Otan. Rússia começou a fabricar t-90 m em quantidades de 50-60 unidades por mês.Resumo,Rússia poderá entregar em dois anos e meio 2000 t-90 e mais 200 t-14 armata.Lembrando que estão modernizando t-72 e o t-80(estoques 9000 e 3000 respectivamente),mais a modernizacao de quase 800 t-62 .Sem contar que os exércitos da LNR e Dnr tinham quase 1000 tanques doados pelo exército da Ucrânia nos últimos anos.Antes da guerra tinham 3000 tanques Rússos e mais 1000 dos rebeldes.Russia perdeu sem volta em torno de… Read more »

GPlacido
GPlacido
Reply to  Serg
1 ano atrás

Nossa. Que incrível. Vc tá muito bem informado. E onde estão esses 9 mil maravilhosos tanques?
Porque não tomam uma cidadezinha como Bahkmut? 8 meses e a bendita cidade não cai?

Walsh
Walsh
Reply to  Serg
1 ano atrás

Hahahaha… só pode ser drogas…

Augusto
Augusto
Reply to  Serg
1 ano atrás

Sinto lhe informar Serg, mas os russos já perderam pelo menos dois SU-35, inclusive um dos perdidos foi noticiado aqui na trilogia. Essas 600mil baixas ucranianas, você não acha que esteja inflada não?

Utama
Utama
Reply to  Serg
1 ano atrás

Serg, cuidado com as drogas. Isso faz mal meu filho.

Pragmatismo
Pragmatismo
1 ano atrás

Especulação. Guerra de informação.

Humilde Observador
Humilde Observador
1 ano atrás

Motores de tanques de guerra são incríveis, claro que ficam abaixo dos de navios e locomotivas, ainda sim, são blocos mecânicos fantásticos, principalmente se você compra com automóveis de rua.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
1 ano atrás

Sobre o T-14: ou não passa de (mais uma) propaganda falsa dos russos, ou simplesmente não existem em quantidades minimamente suficientes pelos motivos expostos no texto.
Se o texto está incorreto, me mostrem os magníficos números do T-14 armata no maior conflito da Rússia pós URSS.

Nilo
Nilo
1 ano atrás

O Armata é um projeto dentre muitos projetos como os dos EUA que também podem não ter sucesso como inicialmente projetado.
A pergunta a ser feita é se a Rússia com o que tem e produz é capaz de infligir perdas ao ocidente capaz de alterar, estancar a projeção da OTAN sobre a Rússia? Até momento sim. A Rússia mantém em pé contra Otan.

Last edited 1 ano atrás by Nilo
Aeb30
Aeb30
1 ano atrás

Pô!.Sergio Miller?
Quem é?

Hank Voight
Reply to  Aeb30
1 ano atrás

Nick novo Qings!?

sub urbano
sub urbano
1 ano atrás

Os caras sao cheios de trololo kkk Conseguiram achar inumeros defeitos em um tanque que nem é produzido em série ainda. Esses “analistas” são os bichões mesmo

Nilton L Junior
Nilton L Junior
1 ano atrás

Não precisa de T-14 para o serviço que os Russos desenvolve nos novos territórios, o portfólio existente da conta sem esse MBT.

Inimigo público
Inimigo público
1 ano atrás

Essas previsões acerca do T-14 estão iguais as do finado Bosco, não se concretizaram nenhuma. Os russos empreenderam uma ampla modernização de vários armamentos de seu arsenal, desde submarinos, aeronaves e até ICBMs, com o orçamento que eles tem é óbvio que nem tudo será produzido na escala que EUA e China produzem, ainda mais com tantas sanções, mas é fato notório que o T-14 fez uma galerinha aí se mexer quanto aos seus mbts, a exemplo de Alemanha, França, EUA e Polônia.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

Pois é, desde que esse armata surgiu, tem um monte de Mickey Boy incomodado, e isso que é um tanque do Aliexpress, como esse britânico disse, o pessoal anda muito João Bidu, tudo prevendo o futuro…rsrsrs.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Maurício.
1 ano atrás

Imagine se fosse um tanque da Rodeo Drive, o Panther KF51 e o Abrams X iriam ter até asa e voar…

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Inimigo público
1 ano atrás

Finado?

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Humilde Observador
1 ano atrás

Sim, ele sepultou sua reputação neste site, boa parte das previsões dele simplesmente caíram por terra.

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás

EDITADO

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Felipe
1 ano atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

cansado
cansado
1 ano atrás

Tudo que é feito pela Rússia é “cópia de alguma coisa de alguém”, desde a Alemanha nazista, passando pelos EUA e chegando à Europa e China. Tudo o que a Rússia faz é de má qualidade e não se sustenta. Mesmo os programas mais modernos (ex: Armata e Su-57) são fruto de bravatas e tecnologia pobre camuflada por ufanismo e propaganda. Tudo são “protótipos de brinquedo”. Daqui do Brasil, se decreta o fracasso deles. Nada dá certo para os pobres russinhos. Já aquilo que os EUA produzem, sempre é altamente tecnológico, nunca dá problema e é “muito barato” de usar,… Read more »

José
José
Reply to  cansado
1 ano atrás

Perfeito seu comentário, há muita torcida e pouco conhecimento sobre os assuntos explanados, é time A ou time B, o “lado bom” e o “lado mal”, por isso bons comentaristas aqui da trilogia já não vem mais, cansa, coisas até óbvias muitos não percebem ou fingem que não.

The Aviator
The Aviator
1 ano atrás

Quando a burocracia estatal é demasiada, mais fracassos são acumulados na extensa lista de promessas… Alguma burocracia é necessária ao controle e a fiscalização de projetos, principalmente em se tratando de compras estatais, mas quando ocorre a falta de transparência e, sobretudo, a ingerência de muitas pessoas que estão em cargos importantes mas que não possuem o devido conhecimento técnico-operacional, o resultado é a falha em se colocar em serviço um equipamento realmente efetivo. É o legado de décadas de planejamento estatal ineficiente herdados da antiga URSS que permeia toda a administração russa.