Na África do Sul, um influenciador de mídia social que adicionou “Vladimir” ao seu nome no Twitter para transmitir sua reverência ao presidente russo transmite conteúdo gerado na Rússia pelo Twitter e Telegram para um público crescente que agora chega a 148.000 seguidores.

No Afrique Média, um canal de televisão com sede em Camarões que atinge milhões de pessoas na África e recentemente assinou uma parceria com a RT, a rede de televisão russa financiada pelo Estado, especialistas elogiam regularmente a invasão russa da Ucrânia, com um deles declarando recentemente: “Glória a Putin .”

Um vídeo animado que circula online – e causa de alarme em um documento de inteligência dos EUA recém-revelado – mostra um bravo comando russo do grupo Wagner, que está lutando pela Rússia na Ucrânia, juntando-se a soldados da África Ocidental para derrotar uma horda de invasores zumbis da França.

No ano passado, uma enxurrada de conteúdo pró-Rússia tem vindo cada vez mais à tona nos meios de comunicação e plataformas de mídia social na África. As mensagens visam angariar apoio para a invasão da Ucrânia e enquadrar a crescente presença da Rússia no continente africano como benéfica, enquanto difamam o envolvimento americano e europeu – especialmente francês – na África.

Entre os documentos de inteligência dos EUA vazados na semana passada está um relatório dizendo que a agência de inteligência militar da Rússia planejou em fevereiro uma campanha de propaganda usando a mídia africana para “realinhar” a opinião pública na África com a Rússia, longe do Ocidente.

Um amplo mix de mídia tem veiculado esse conteúdo, incluindo influenciadores em mídias sociais e sites de notícias e redes de televisão que assinaram parcerias com operações financiadas pelo Kremlin.

Alguns dos meios de comunicação, segundo especialistas, são afiliados ao grupo Wagner, a rede apoiada pelo Kremlin que opera em vários países africanos, semeando desinformação enquanto envia milhares de mercenários para apoiar governos amigos e minerar ouro e outros recursos naturais.

“As notícias falsas russas são produzidas em escala industrial aqui”, disse Abdoulaye Guindo, coordenador do Benbere, um site de verificação de fatos com sede no Mali, onde o grupo Wagner tem uma presença considerável. “A proeza das contas pró-Rússia é inegável.”

Ao mesmo tempo, o alcance dos meios de comunicação ocidentais tem diminuído em algumas partes do continente. A BBC está cortando dezenas de jornalistas na África e fechando pelo menos três canais que transmitem em idiomas africanos locais, parte de uma redução mais ampla.

A Radio France Internationale e a France 24, financiadas pelo governo francês, foram suspensas no Mali e em Burkina Faso, onde líderes alinhados com a Rússia expulsaram repórteres franceses. Tais proibições e expulsões “criaram espaço para a mídia favorável a uma narrativa pró-Rússia”, disse Repórteres Sem Fronteiras em um estudo recente .

Da República Centro-Africana a Madagascar , do Mali à África do Sul , a Rússia pretende se posicionar como um baluarte contra o Ocidente na África. Essa influência tornou-se ainda mais evidente para os governos ocidentais quando 26 dos 54 países do continente se recusaram a participar de uma votação da ONU condenando a invasão russa da Ucrânia.

Entrevistas com mais de duas dezenas de funcionários do governo, analistas e jornalistas mostram como a mídia e as operações de desinformação estão promovendo os interesses russos na África.

“Estamos enfrentando um rolo compressor”, disse o general Pascal Ianni, oficial militar francês encarregado de combater as operações de desinformação da Rússia na África Ocidental.

Ajuda da China
Logo após a invasão da Ucrânia, a União Europeia suspendeu a rede de televisão RT (abreviação de Russia Today), apoiada pelo Kremlin.

Desde então, a RT expandiu suas operações na África e tem desenvolvido um “centro de língua inglesa na África” em Joanesburgo para “cobrir a mais ampla gama possível de histórias que são de interesse do público local e também dos telespectadores internacionais da RT”, disse Anna Belkina, Vice-editor-chefe da RT, em resposta a perguntas.

Os países ocidentais, disse ela, há muito procuram “reduzir nosso trabalho jornalístico e sufocar as perspectivas que trazemos à atenção do público”.

O canal francófono da RT, RT France, também tentou se mudar da Europa para um país francófono na África Ocidental, de acordo com Séga Diarrah, um jornalista do Mali que disse ter sido contratado pelo presidente da RT France para trabalhar na mudança.

Esses planos ainda não se concretizaram, então a Rússia também está distribuindo seu material por meio de meios de comunicação e influenciadores africanos amigáveis. A RT e a Sputnik, uma agência de notícias financiada pelo Kremlin, assinaram parcerias com pelo menos uma dúzia de agências de notícias africanas, disse Maxime Audinet, que estuda as operações de mídia da Rússia na África no IRSEM, um instituto de pesquisa afiliado ao Ministério da Defesa francês.

Afrique Média, que transmite da nação centro-africana de Camarões, anunciou uma parceria com a RT em dezembro. “O fim da propaganda enganosa do Ocidente”, dizia um banner de notícias .

O Sputnik renomeou seu serviço francófono, antes destinado principalmente a atingir um público na França, para Sputnik Afrique . Agora, a maior parte de seu tráfego, embora reduzido, vem de países africanos. No Mali, uma estação de rádio com sede em Bamako agora transmite um podcast de notícias do Sputnik todas as noites.

“Esta é a maneira de Moscou se expandir pela África”, disse Diarrah, o jornalista do Mali. “Com mercenários e meios de comunicação.”

Os influenciadores de mídia social também desempenham um papel importante.

De sua casa nos arredores de Joanesburgo, Modibe “Vladimir” Modiba republica conteúdo de vídeo do RT no Twitter e de seu próprio blog de notícias no Telegram. Em uma entrevista, ele afirmou que é pago por familiares e amigos – não pela Rússia. Ele disse que suas atitudes refletem a crescente “irritação” entre os jovens sul-africanos negros em relação ao Ocidente e à grande mídia sul-africana.

Os países ocidentais, disse ele, “sempre querem interferir nas questões africanas, ou vocês estão aqui para roubar nossos recursos”.

Também há evidências de empresas chinesas ajudando a espalhar conteúdo russo na África. A StarTimes, uma provedora de mídia e televisão por satélite com sede em Pequim, continuou a disponibilizar o RT para os clientes, mesmo quando outras empresas abandonaram o canal após a guerra.

Como parte de um acordo de compartilhamento de conteúdo, a Xinhua, a agência de notícias estatal chinesa, traduziu itens do serviço de notícias estatal russo, Interfax, que foram captados por veículos na República Democrática do Congo e em outros países. Alguns artigos promoveram a falsa alegação de que os Estados Unidos estavam armazenando armas químicas dentro da Ucrânia, segundo Dani Madrid-Morales, especialista em desinformação da Universidade de Sheffield.

Heróis russos e zumbis franceses

De 2019 a 2022, a Meta derrubou pelo menos oito redes diferentes de contas que visavam o público africano no Facebook e no Instagram, diz a empresa. Muitos estavam ligados a Yevgeny Prigozhin, o fundador da rede Wagner, de acordo com a Meta. As páginas do Facebook no Mali também enviaram mensagens pró-Wagner , assim como os mercenários de Wagner estavam chegando ao país no ano passado.

Desde então, as campanhas de mídia se tornaram mais sofisticadas e visíveis, disse o general Ianni, oficial militar francês.

Em um vídeo animado que circulou nas redes sociais este ano, um comando vestindo um uniforme com a bandeira russa e a insígnia do grupo Wagner pula de um helicóptero para resgatar dois soldados africanos sitiados, do Mali e de Burkina Faso.

Juntos, os soldados africanos e seu aliado russo derrotam a França, a antiga potência colonial, retratada como um bando de esqueletos zumbis ameaçadores e uma cobra gigante. No final do vídeo, os três seguem para a Costa do Marfim — tradicionalmente aliada do Ocidente.

“Feliz em ajudar”, diz o soldado russo a seus colegas da África Ocidental.

Oficiais militares e de inteligência africanos e ocidentais disseram que ficaram alarmados tanto com a mensagem quanto com o formato: vídeos animados podem atingir até audiências que não sabem ler.

Segundo documento estadunidense que vazou esta semana, datado de fevereiro, o chefe de gabinete do presidente marfinense convocou o embaixador da Rússia na Costa do Marfim e Burkina Faso para manifestar “descontentamento” com o vídeo que mostra a Costa do Marfim como o “próximo alvo” do Rede Vagner.

A Rússia e o Ocidente há muito competem por influência na África, e o uso de operações de influência e mercenários não é uma invenção russa.

Mas com a Rússia rejeitada por grande parte do mundo ocidental por causa de sua invasão da Ucrânia, ela agora está tentando atrair mais países africanos para sua órbita. E a mídia gerada pela Rússia está tendo um impacto, disse Yurii Pyvovarov, embaixador da Ucrânia no Senegal e em outros quatro países da África Ocidental.

Ele disse que um ministro sênior do Senegal perguntou a ele por que a Ucrânia havia atacado a Rússia – uma falsidade frequentemente divulgada na mídia russa. E os jornalistas senegaleses perguntaram a ele por que a Ucrânia estava abrigando nazistas – citando um artigo de propaganda do Sputnik como prova.

“Se os estados africanos são tão apegados à neutralidade, que eu respeito plenamente, por que eles são tão apegados às narrativas russas?” Sr. Pyvovarov disse em uma entrevista.

O conteúdo pró-Rússia sobre a guerra na Ucrânia ainda domina a cobertura de redes de televisão como a Afrique Média, moldando potencialmente as opiniões de gerações de telespectadores.

Henri Doué Taï, 80 anos, administrador aposentado de uma empresa de petróleo, assiste ao canal de sua sala de estar em Abidjan, a maior cidade da Costa do Marfim. Uma fotografia emoldurada do presidente da Rússia, Vladimir V. Putin, estava aninhada entre fotos de família.

Ele foi acompanhado por seu sobrinho de 41 anos, Serge Bah, que estudou engenharia de petróleo em Moscou. Bah disse que prefere assistir Afrique Média, Russia Today ou um canal pouco conhecido do Telegram que traz atualizações sobre a guerra em francês.

Ao contrário dos meios de comunicação ocidentais que mostram uma cobertura tendenciosa da guerra na Ucrânia, essas fontes, Bah insistiu, são independentes.

“É material de primeira mão”, disse ele.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Elias Jabour
Elias Jabour
1 ano atrás

As notícias são muito interessantes.
O aumento da influência sino-russa é notável.
E isso, é óbvio, em detrimento de Europa e EUA.
Está havendo, inclusive, uma ‘desdolarização’ acelerada do comércio internacional.
E isso é excepcional para todos.

Underground
Underground
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

GF contratou a TV estatal chinesa para gerar marketing no Brasil para mostrar como os chineses são bons e amigos.

Ildo
Ildo
Reply to  Underground
1 ano atrás

O curioso é que aqui todo lixo possível da mídia dos EUA e sua indústria cultural comercial domina a grande mídia e setor de entretenimento no país mas isso não é um problema para alguns…

Apenas por pura coincidência os mesmos que se “informam” e consomem esse conteúdo para formar praticamente 100% de sua “visão de mundo”…

Rick
Rick
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Eu vou acreditar em ” desdolarização” quando ver os bancos centrais, inclusive o chinês, emitindo títulos de hedge, atrelados ao Renmibi (também conhecido por Yuan). Quem é o segundo detentor de dólar como reserva depois dos EUA. Sim os chineses, eles adoram bolares, montanhas de dólares. Somente a bagatela de TRÊS TRILHÕES de dôlares. Se amanhã o FED mandar imprimir mais 3 Tri os chineses vão estar no mesmo dia querendo pelos menos 25% disso. Como todo bom comunista, os chineses adora dólares. Muitos dólares.

Gabriel BR
Gabriel BR
1 ano atrás

A África precisa se distanciar do Ocidente , Europa e EUA são verdadeiros predadores.

Underground
Underground
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Vão ver a China.

Ildo
Ildo
Reply to  Underground
1 ano atrás

Quem vai ver o que? Com base no que?

O que vemos diariamente é a influência absolutamente nefasta da mídia e indústria cultural comercail dos EUA no país…

Uma fabrica de americanófilos que defendem com unhas e dentes os interesses dos EUA em detrimento da Justição Social, Interesses e Soberania do Brasil…

Francisco
Francisco
Reply to  Underground
1 ano atrás

Até podem estar enganados amigo, mas se fosse você continuaria com relações comerciais com alguém que sempre te explorou/roubou/boicotou/etc. ou tentaria uma nova opção se ela aparecesse?

Ildo
Ildo
Reply to  Gabriel BR
1 ano atrás

Está absolutamente óbvio o papel deletério dos EUA e vassalos europeus da OTAN para o resto do mundo.

Não tem nada a oferecer a não ser neocolonização, sanções, ameaças, coação e chantagens.

Ildo
Ildo
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Comentário esperado…

Iranofobia, russofobia, sinofobia, etc, 100% advindas da narrativa da mídia satélite dos EUA…

Mas claro, são os outros que são “acéfalos”, que “não pensam”…

Antonio Cançado
Reply to  Ildo
1 ano atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas

M4|4v1t4
M4|4v1t4
1 ano atrás

Putin se tornou um herói nos países africanos porque o africano, digo, o africano da África negra, tem ódio do homem branco. E o homem branco, o rico, é o EUA.
O Putin, no caso, é o negro.

Pronto, falei.

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Joanderson
Joanderson
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

Putin de negro não tem nada,nem ele e nem os seus conterrâneos ja qui a maioria la na Rússia é branca.
Oque pesa a favor da Rússia em seu almento de influência na africa é o fato dos russos não terem participado da partilha da africa na era da escravidão.
E também por motivos não humanitário mas sim geopolíticos a URSS ajudou o continente africano a se libertar do julgo europeu, e como o país de putin é o maior herdeiro da ex superpotência ele colhe esses flutos.

Ildo
Ildo
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

História e geopolítica.

Que nunca vem ao caso para os defensores dos EUA/OTAN…

Todo os grandes blocos de países que estão fazendo movimentos para se afastarem das políticas absolutamente nefastas dos EUA e seus vassalos europeus devem estar “errados”…

Eles, os defensores dos EUA/OTAN no Sul Global que devem estar “certos”, via mídia 100% (incluindo indústria cultural) dos EUA…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Hoje, o Primeiro Ministro polonês disse que a derrota da Ucrânia significará o fim da era de ouro do Ocidente.
Eu vou mais além.
Na verdade, apenas acelerará o processo de decadência ocidental e ascensão oriental.
É irreversível.

Ildo
Ildo
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

A Polônia disputa ferrenhamente na Europa o lugar de maior capacho e bucha de canhão dos EUA…

Impressionante o nível da subserviência a Washington…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Subsirvientes sois vós filhinho, dos ditadores, pois por aqui, muitas vezes, Europeus defendem uma coisa e EUA outra, aqui não á vassalagem, mas defender os mesmos ideais de viver em paz e democracia, com respeito pelas leis internacionais, defender isto tudo de mentecaptos, que defendem ditaduras mas adoram viver nas democracias; de mentecaptos que diabolizão os Europeus por terem tido impérios e terem mandado no mundo, mas apoiam a invasão Russa da Ucrânia, Geórgia e afins, que aplaudem o apoio Russo aos ditadores Sírios, Bielo-Russos e Africanos, contra a oposição interna a esses ditadores, que são contra a democracia Norte-americana,… Read more »

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

15/04/23
Ex-secretário do Tesouro dos EUA alerta que país está ficando ‘solitário’ enquanto outras potências se unem
“Acho que há uma sensação crescente de que o nosso pode não ser o melhor fragmento para se associar”, disse Lawrence Summers

Ildo
Ildo
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Para os americanófilos do Sul Global de plantão a Eurásia e África está se integrando em torno de China e Rússia porque são “ditaduras” ou estão sendo “enganados” pelas 2 potências euroasiáticas…

Bom mesmo foram os 2 séculos de colonização, neocolonização e imperialismo europeu e estadunidense nesses países/regiões…

Ildo
Ildo
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Isso; os EUA e europeus são os defensores do “Mundo Livre”…

Da “liberdade, democracia, direitos humanos, etc” (determinada por eles, sempre de acordo com suas conveniências).

Só faltar falar que os EUA são “excepcionais” e tem “destino manifesto” para impor sua hegemonia ao mundo…

Comovente…

Antonio Cançado
Reply to  Ildo
1 ano atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas

Mengao
Mengao
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Last edited 1 ano atrás by Mengao
Mengao
Mengao
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.

Mengao
Mengao
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Os mulçumanos já mandaram em Portugal.
europeus do Norte não consideram ibéricos sendo europeus.
Portugal teve por um breve período um ascensão impressionante, acabou em 1578 quando o exército português foi destruído pelos mulçumanos no Marrocos.
Portugal nesse período de ascensão enriqueceu saqueando outros povos.
Europa foi o centro do mundo por 200 anos, agora o centro do mundo voltou novamente pra Ásia. E hj Portugal e boa parte da Europa, são colônias dos EUA. E Portugal sonharia em ter uma empresa como a Embraer, mas não tem.

Mengao
Mengao
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Os russos são miscigenados de eslavos com mongóis, o próprio Putin tem pele, cabelo e olhos claros, mas feições do rosto mongóis.

Mengao
Mengao
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Lembrando que Portugal quando lutava e massacrava africanos afim de manter os territórios na África sob sua exploração recebia ajuda militar dos EUA.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Mengao
1 ano atrás

Errado. Informe-se

Mengao
Mengao
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

A Rússia durante a era dos Czares a elite tentou sempre inserir o país no Ocidente ( Europa ), mas os europeus nunca aceitaram, sempre viram os russos como sendo asiáticos, hj a elite russa e Putin decidiram de vez se voltar pra Ásia. Tem também o fato que a Rússia pelo seu tamanho em si gera medo na Europa, por isso essa obsessão ocidental em destruir a Rússia, Napoleão, Hitler e os EUA após o fim da guerra fria.

Bento Ferreira Perrone
Bento Ferreira Perrone
Reply to  Joanderson
1 ano atrás

Acho que de “Putin Negro ” no caso é uma analogia mesmo e não literal. Por bons motivos ou não, justo ou não, o fato é que existe um histórico de Rússia, China, Cuba e outros apoiarem movimentos de independência e anticolonialistas em geral na África….e no final das contas eles souberam selecionar melhor a quem apoiar do que o ocidente na maioria dos casos nos conflitos no continente. Tanto por isso como pelo financiamento que aconteceu na última década, é natural que exista uma afinidade .

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

Nesse ponto, não adianta tampar o sol com a peneira.
Africanos odeiam e irão odiar europeus por muito tempo. E com muita razão.
Batalha perdida para europeus e terreno fértil para os antiocidentais.

Mengao
Mengao
Reply to  Felipe M.
1 ano atrás

China está instalando fábricas de vacinas e remédios na África, EUA e Europa até uns anos atrás mandavam remédios para serem testados na população africana antes de serem liberados para uso em seus países.

Vitor
Vitor
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

A sombra do silêncio e o desconhecimento gera desinformação.

Ildo
Ildo
Reply to  M4|4v1t4
1 ano atrás

Está acusando os africanos de “racismo reverso” (mais um pseudo conceito de extrema direita)?

Nenhuma surpresa…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Que Africanos??!!??
Alguns Africanos, não todos, pois muitos Africanos não ficaram parados lá atrás, no tempo, ressabiados com a colonização e dominio Europeu, e sabem ver, que foram outros tempos e contextos bem diferentes, que todos ou quase todos os Europeus actuais, gostam de África, de a ver independente e que seja cada vez mais importante no mundo e principalmente sabem ver, que Russos e Chineses, serão capazes de apoiar ditadores, contra a própria população, se isso for preciso, para terem beneficios.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Outros tempos, mas o gosto europeu e americano pelo dinheiro e boa vida continua o mesmo.
Só que agora terão de trabalhar mais e gastar muito mais para conseguir isso.
Se quiserem manter essa vidinha boa.
É claro.

Ildo
Ildo
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Está acabando a festa da colonialismo, neocolonialismo e imperialismo europeu e dos EUA…

Cada vez vai ter menos países para sabotarem, roubarem e saquearem… Bases de suas “prosperidades” nos últimos 2 séculos…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Ildo
Ildo
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Isso; acima um resumo da “geopolítica” da África atual 100% via mídia satélite dos EUA (com a mesma profundidade e conteúdo)…

Thiago
Thiago
1 ano atrás

“”Os países ocidentais, disse ele, “sempre querem interferir nas questões africanas, ou vocês estão aqui para roubar nossos recursos””.

Essa inocência é engraçada, como se a Rússia e a China não estão lá para fazer a mesmíssima coisa.

Last edited 1 ano atrás by Thiago
Realista
Realista
Reply to  Thiago
1 ano atrás

China está construindo mil escolar no Iraque sem falar em outras infraestruturas e estão roubando oque lá mesmo ?

Já os brancos americanos que a maioria é negro ‘ kKK ‘ estão fazendo oque na Síria ? è apenas um exemplo tem vários outros que não citar mas caso queira só falar .

Ildo
Ildo
Reply to  Realista
1 ano atrás

São realmente curiosos os “argumentos” dos defensores dos EUA/europeus ocidentais…

Os EUA, com absoluta conivência europeia, estão na Síria roubando e contrabandeando petróleo do país… Mais isso não vem ao caso…

Ildo
Ildo
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Os curdos são suas buchas de canhão e cúmplices no roubo, nada mais que isso.

E receberão futuramente o que se destina a esse tipo de “aliado” dos EUA, como já demonstrado algumas vezes na própria Síria…

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  Thiago
1 ano atrás

É o mesmo argumento dos americanos e europeus, que estão perdendo África, Ásia e A.L.
Só que não.
A presença chinesa é muito mais proveitosa para os africanos que a mera rapinagem ocidental.
São realizadas diversas obras de infraestrutura, escolas, hospitais e etc
Sem contar as possibilidades de intercâmbio educacional e científico.

Ildo
Ildo
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

A China e Rússia estão conquistando países africanos com uma agenda multipolar, comércio e investimento produtivos.

Europa e EUA? Neocolonização, chantagemm, coação e sanções…

Essa era ocidental nefasta está acabando finalmente em grande parte da África.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Pois é.
Na última visita de um enviado americano à Etiópia, eles doaram dois aviões Hércules de terceira mão.
Aí vai a China e constrói uma cidade industrial inteira nos arredores da Capital etíope.

Ildo
Ildo
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

Pois é.

EUA fazem sua política de sempre, não tem outra…

E aqui também tem muita gente que comemora quando recebemos equipamento obsoleto e inútil (tal a intrusão de suas claúsulas geopolíticas) dos EUA…

Ildo
Ildo
Reply to  Thiago
1 ano atrás

Típico argumento dos EUA/europeus e seus defensores…

Acusar China ou Rússia de suas práticas sem evidências verossímeis e/ou provas. Quanto mais quando a história e geopolítica desmentem na prática.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Desmentem!!!?????
Ahahahahah.

Ildo
Ildo
Reply to  Rui Mendes
1 ano atrás

Menos pra quem está preso totalmente na bolha da mídia satélite dos EUA… 100% de sua fontes para praticamente tudo…

Pedro
Pedro
1 ano atrás

Bom, o primeiro ato de toda guerra é a manipulação da opinião pública, normal no caráter geopolítico da coisa.

ORIVALDO
ORIVALDO
1 ano atrás

Serra Leoa, Zâmbia, Mali e quais mais ? Se até aqui tem os apoiadores pagos imagine no continente mais pobre do mundo ? Qualquer 10 Dólares já ajuda

Oliveira Barros
Oliveira Barros
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Acho que agora os africanos estão preferindo yuan.

ORIVALDO
ORIVALDO
Reply to  Oliveira Barros
1 ano atrás

Será? Tá valendo 70 centavos de real

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

É só dar 7.000 yuans ou mais.

Nativo
Nativo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Não vai longe. Por 50 reais se compra votos em nosso país.

Ildo
Ildo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Na falta de algum argumento plausível restou esse tipo de “comentário”…

ORIVALDO
ORIVALDO
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Digo o mesmo sobre o seu

Ildo
Ildo
Reply to  ORIVALDO
1 ano atrás

Quem está fazendo acusação rasa é vosmecê, na falta absoluta de argumentos.

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Ravengar
Ravengar
1 ano atrás

EDITADO

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

A África n7nca esqueceu duas coisas, a exploração e colonização ocodental/Europa e o apoio soviético/Russo nas lutas pela independência desses países. Também não esqueceram a recente ajuda Rússia com vacinas e suprimentos médicos no começo da pandemia de COVID, quando foram deixados a própria sorte pelos países desenvolvidos ocidentais.
Quem bate esquece mas quem apanha jamais.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

EDITADO

Hcosta
Hcosta
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

A Rússia ajudar os outros países e com vacinas eficazes contra a COVID…

Ponha aí as fontes e vamos comparar quem ajudou mais…

https://www.unicef.org/press-releases/first-covid-19-covax-vaccine-doses-administered-africa

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

07/04/2020
‘Após desviar máscaras, Trump ameaça Índia de retaliação se não enviar insumos aos EUA.’
‘Farinha pouca, meu pirão primeiro.’
Prezado.
Ninguém vai esquecer a pirataria americana desviando material hospitalar de outros países para tratar seus enfermos no início da pandemia.
E teve gente no Brasil defendo isso.
Valha-me !!!!!!

Hcosta
Hcosta
Reply to  Elias Jabour
1 ano atrás

E, mesmo assim, ajudam muito mais do que a Rússia e a China em particular onde eram produzidos esse material…

Não faça da Rússia o que não é. Alguns dizem que é mais democrática, economia mais forte, forças armadas, etc… Se há algo que esta guerra demonstrou foi a verdadeira face do regime Russo.

Continue a acreditar na propaganda e seja feliz… Não sei se os Russos terão essa hipótese…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Essa guerra demonstrou sim a verdade face da Europa:

Absolutos vassalos da Política de Estado dos EUA em detrimento de sua população, Interesses e Soberanias Nacionais. Um vexame mundial histórico.

Aliás, e o Nord Stream? Que os europeus vetaram uma investigação internacional sobre o ataque terrorista? (Que todo mundo sabe que foram os EUA e países da OTAN!)?

E os protestos só estão começando…

Mas a culpa será dos russos, sempre…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Não, pelo contrário.
Demonstrou os vassalos do regime Russo e das ditaduras ou a vontade de se transformarem em ditaduras.
Vexame é quem vende o seu país para se manter no poder como os aliados de Putin.

Mas “certamente” que é a Europa que está a passar por um vexame histórico e não a Rússia…

E os protestos estão começando? O único problema são os menos informados que podem acreditar no que escreve e em pouco tempo temos de volta as ditaduras.

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Não, não é.

Fora dessa bolha que vive a Europa todo a América Latina, África e Ásia está vendo o seu papel infame e vexatório como vassalos absolutos da Política de Estado dos EUA.

E quem é Europa para falar em ditaduras? Quantas dezenas de governos democraticamente eleitos derrubaram ou ditaduras apoiaram desde a Segunda Guerra Mundial se fosse conveniente? Sempre, obviamente, com anuência dos EUA…

Ninguém fora dessa bolha cai nesse papo dos EUA/Europeus de “liberdade e democracia” (só quando lhes convêm)…

Last edited 1 ano atrás by Ildo
Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

Os EUA e Europa “ajudaram” a África apenas depois que garantiram a vacinação de suas populações…

E passaram adotar uma política de coação geopolítica de saúde e para preparar reserva de mercado para sua BiG Pharma…

No auge, em 2020, quando EUA e Europa desviavam material e insumos de todo o mundo para sí próprios, era China e Rússia que ajudam os países africanos mais pobres.

Os africanos não esquecem; por isso mesmo estão cada vez mais se integrado a China e Rússia.

Acabou a era de aceitarem migalhas da Europa e dos EUA por alinhamento geopolítico. Estão fartos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ildo
1 ano atrás

Não, os Africanos não têm qualquer voto na matéria sobre o seu futuro. O que acontece são grupos militares que tomam o poder e aí a Rússia e a China não trazem nada de diferente.
E, em muitos casos, derrubam governos eleitos democraticamente e ficam com a concessão de minas, como aconteceu com o grupo Wagner em alguns países (Mali, RCA, etc…).

Mas parece que aí já estão a “ajudar” os países Africanos e não a os explorar…

Coerência e valores e não torcida. Não faça da China e da Rússia algo que não são…

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
1 ano atrás

O comentário acima nada mais é do que de uma Europa colonialista/neocolonista acusando a China e Rússia de suas práticas.

Apenas ilação desesperada, sem fundamentos reais, ao tempo que os países africanos cada vez mas expulsos a Europa e suas pŕaticas nefastas e criminossas da África.

Acabou essa era (500 anos de exploração criminosa da África por Euroipeus).

Mengao
Mengao
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 ano atrás

Inclusive o apoio russo nas últimas décadas em treinamento militar e fornecimento de equipamentos militares para os países africanos, que fizeram o Ocidente parar de intervir continuamente na África. Por isso essa obsessão em pressionar os governos da África a se afastarem da Rússia.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

Deixa eles, quando a maioria dos países da África se transformaram em comunistas a vida deles não melhorou, pelo contrário a fome tomou conta, só vai piorar novamente.

Elias Jabour
Elias Jabour
Reply to  SmokingSnake 🐍
1 ano atrás

EDITADO

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
Maurício.
Maurício.
1 ano atrás

Aqui no Brasil, para alguns, sujeitos como Bill Clinton, Bush, Obama e Trump, também são heróis, tem um pessoal que até hoje sonha com a “Dama de Ferro”, cada um tem o “herói” que merece…rsrsrs.

Cansado
Cansado
1 ano atrás

EDITADO
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos

Last edited 1 ano atrás by Franz A. Neeracher
LeoRezende
LeoRezende
Reply to  Cansado
1 ano atrás

Comentário desonesto,esse seu,não?

Antonio Cançado
Reply to  Cansado
1 ano atrás

EDITADO

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos

Last edited 1 ano atrás by Guilherme Poggio
LeoRezende
LeoRezende
1 ano atrás

Churchill e MacCarthur se mostram cada vez mais acertados e a frente do seu tempo…Essa ideologia nefasta e danosa deveria ter sido extirpada quando houve a primeira chance,o monstro deveria ter sido morto no ninho.
Agora vemos o resultado de não ter sido feito isso.