Militar retorna como Aspirante a Oficial ao Batalhão onde serviu como soldado

4

Natal (RN) – O jovem militar Yuri Henrique de Souza Fagundes teve a oportunidade de se apresentar como Aspirante a Oficial no 7º Batalhão de Engenharia de Combate, onde se alistou e serviu como soldado 8 anos atrás. A trajetória do militar é um exemplo de dedicação ao autoaperfeiçoamento por meio dos estudos, o que permitiu ao ex-soldado formar-se oficial do Exército Brasileiro.

Em 2015, Fagundes incorporou como recruta na 1ª Companhia de Engenharia de Combate, aos 18 anos. Após a formação básica, foi designado para o Pelotão de Obras.

O jovem comentou que o serviço militar obrigatório foi um divisor de águas em sua trajetória profissional. “Antes de entrar no quartel, eu não queria estudar e não era muito dedicado às minhas tarefas. Mas quando entrei para a vida militar, comecei a me desenvolver mais, porque pude enxergar o valor da hierarquia e da disciplina, que são os pilares do Exército”.

Desde pequeno, Fagundes tinha vontade de ser militar, mas foi durante o período de formação como soldado que um monitor, o Sargento Max, o orientou a seguir a carreira por meio das escolas de formação militar. Foi então que ele pesquisou sobre as provas do concurso e começou a sua preparação. Licenciado em 2016, dedicou-se intensivamente aos estudos por dois anos.

Os seus esforços lhe renderam a aprovação no disputado concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de onde seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras.

Na Academia Militar, o cadete manteve viva sua memória como soldado no batalhão de Engenharia de Combate. Assim, terminado período de formação básica, o Cadete Fagundes fez a escolha pela Arma de Engenharia. “Eu sabia como era o trabalho da arma, de construção, de legado, de apoio à defesa civil e apoio ao DNIT. Também, eu via a coesão e a camaradagem entre os cadetes e tudo isso me fez escolher a arma de Engenharia”.

Por sua aplicação e disciplina, o Aspirante a Oficial Fagundes concluiu o Curso de Formação de Oficiais em uma colocação que lhe possibilitou escolher, por mérito intelectual, voltar a servir no Batalhão Visconde de Taunay, na cidade de Natal (RN).

Fagundes comentou com alegria o seu retorno como oficial de carreira à organização militar em que se alistou como recruta. “O sentimento é de estar em casa. Foi muito satisfatório reencontrar os antigos companheiros da minha turma de soldados e conduzi-los até o Portão de Armas em despedida simbólica por ocasião de seu licenciamento.”

Atualmente, o Aspirante a Oficial Fagundes atua como comandante de pelotão, envolvido na formação dos novos soldados da unidade. Para os soldados sob seu comando e para todo o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, a história de dedicação e superação do soldado que se tornou oficial serve de exemplo e inspiração. É uma motivação para cada um batalhar e alcançar os objetivos pessoais e coletivos.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio
Editor
11 meses atrás

Uma bela história de superação e conquista pessoal.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
11 meses atrás

Parabéns!!! Que siga de exemplo para outros jovens que sonham com a carreira militar.

Nativo
Nativo
11 meses atrás

Realmente ser aprovado no concurso para oficialato militar e uma grande conquista, um conhecido meu investiu 10.000 em preparação e hoje recebe muito bem , mas acho que deveria ser dado mais oportunidades aos militares de carreira do baixo escalão, mas de que passam 7,8,9 anos recebendo ótima preparação, mas acabam sendo desligados sem perspectiva pela frente.

Osvaldo Marcilio Junior
11 meses atrás

Parabéns a esse Combatente, um exemplo a ser seguido, que tenha muito sucesso na sua carreira!!