A Lógica – e as Consequências – do Apoio Militar Chinês à Rússia

Por Liana Fix e Michael Kimmage

No ano passado, a China tirou o melhor proveito da guerra da Rússia contra a Ucrânia, emergindo como um dos poucos beneficiários do conflito. Ela se autodenomina uma pacificadora medida, ao mesmo tempo em que ganha influência substancial sobre a Rússia. Pequim tem sido o apoiador mais visível e consequente de Moscou na guerra, prometendo uma parceria “sem limites” com a Rússia pouco antes da invasão de fevereiro de 2022 e ajudando a manter a economia da Rússia à tona durante a guerra. A crescente dependência de Moscou da China tem sido lucrativa e útil para Pequim – e essa dependência econômica provavelmente continuará e se aprofundará. O compromisso retórico da China com a “multipolaridade” na geopolítica encorajou muitos países ao sul do Equador a permanecerem distantes da guerra, sem vontade de se unir à causa da Ucrânia. Depois de cantar sobre a reconciliação do Irã e da Arábia Saudita, a China agora está promovendo seu “plano de paz” para a Ucrânia, uma proposta totalmente irrealista que atende quase exclusivamente aos interesses da Rússia. (Notavelmente, o plano não inclui nenhum requisito para a retirada das tropas russas da Ucrânia.) Quaisquer que sejam as falhas desse plano, ele ainda permitiu que o líder chinês Xi Jinping se apresentasse como um mediador diplomático e posicionasse a China para desempenhar um papel na guerra da Ucrânia. eventual reconstrução.

E, no entanto, apesar de tudo o que ganhou como um suposto espectador, a China pode não estar disposta a ficar à margem indefinidamente. Uma Rússia derrotada não é do interesse da China. O Kremlin é o parceiro mais importante de Pequim em sua oposição à ordem internacional liderada pelos Estados Unidos. Apesar de suas muitas diferenças, China e Rússia uniram forças para promover uma ordem alternativa com suas próprias regras de guerra e paz, seus próprios centros financeiros e suas próprias instituições multilaterais. “Está chegando uma mudança que não acontecia há 100 anos”, declarou Xi em abril, ao final de uma visita a Moscou. “E estamos conduzindo essa mudança juntos.” Uma humilhação russa na Ucrânia minaria essa narrativa, dando aos Estados Unidos maior latitude para concentrar suas energias e recursos na competição com a China.

Para evitar esse resultado, a China pode optar por dar à Rússia uma tábua de salvação além do apoio econômico e moral e fornecer ao seu parceiro ajuda militar letal. Poderia fazê-lo para prolongar a guerra, evitar uma derrota russa ou acelerar algum tipo de vitória russa. A ajuda chinesa pode ser encoberta, isto é, projetada para não ser descoberta pela inteligência dos EUA. De fato, a entrega de mercadorias pela China à Rússia, como os chamados rifles de caça, que têm usos civis e militares, já constitui tal apoio. Ou o envolvimento de Pequim pode ser aberto. O anúncio público da entrega de armas sinalizaria uma aliança formal com a Rússia, e a entrada da China na guerra abriria um novo capítulo nas relações internacionais, transformando o conflito na Ucrânia em um conflito verdadeiramente global e inaugurando uma relação muito mais conflituosa entre a China e o Oeste.

Os Estados Unidos , que estão acostumados a observar a China de perto, descreveram o fornecimento de ajuda letal à Rússia como uma linha vermelha. Washington ameaçou repercussões severas (provavelmente na forma de sanções econômicas significativas) caso Pequim cruze essa linha. As autoridades americanas devem ser firmes e consistentes ao alertar seus colegas chineses contra um curso de ação tão perigoso. Mas eles também devem reconhecer que a China não será facilmente intimidada por palavras ou pela ameaça de novas sanções dos EUA.

Além da resposta dos EUA, a Europa tem um papel importante a desempenhar para impedir uma intervenção chinesa mais concertada na guerra. Apesar da ótica da visita deferente do presidente francês Emmanuel Macron a Pequim em abril, o desejo da China de acesso à economia europeia continua sendo uma importante fonte de alavancagem para a UE. Mesmo que a China esteja convencida de que não pode reatar relações com os hostis Estados Unidos, ela sabe que tem muito a perder na Europa. Para ter sucesso, os europeus terão que deixar claro para a China que qualquer apoio militar à Rússia resultará em uma resposta severa e unida da Europa. Os Estados Unidos e a Europa devem lembrar à China que sua participação na guerra não diminuirá o apoio ocidental à Ucrânia. Longe disso, uma entrada chinesa apenas estimulará mais ajuda do Ocidente, aumentando os custos e as apostas para todos.

O CÁLCULO CHINÊS

A China tem três grandes interesses em relação à guerra na Ucrânia. A primeira é impedir a queda do presidente russo, Vladimir Putin. A Rússia com Putin no comando é um ativo valioso para a China. Ele figura na rivalidade da China com os Estados Unidos, ao estilo da Guerra Fria. Fornece energia barata e mercados consideráveis ​​para a China. Pequim não quer que Putin seja substituído por um líder menos amigável, nem quer ver a instabilidade doméstica na Rússia induzida por uma guerra perdida na Ucrânia. O pior cenário, a fragmentação do estado russo, poderia trazer o caos às fronteiras da China, impedindo a capacidade da China de fazer comércio com a Ásia Central, o sul do Cáucaso e a Europa. Embora Putin e Xi provavelmente não concordem sobre como a guerra na Ucrânia deve terminar, eles concordam que uma clara derrota russa seria intolerável.

A China também entende que a guerra na Ucrânia tem ramificações para a ordem internacional. Se a guerra terminasse em termos ocidentais com uma clara vitória ucraniana, os Estados Unidos definiriam a guerra como um triunfo para sua ordem internacional., suas regras, seu poder e sua perspicácia diplomática. Isso representaria um golpe nas aspirações da China por uma nova ordem global com características chinesas (ou sino-russas). Mas se, por outro lado, a guerra se arrastasse e continuasse a contribuir para a inflação e a insegurança alimentar em todo o mundo, a China poderia enquadrar o conflito como evidência das falhas da ordem internacional preexistente liderada pelos EUA. Trinta anos de hegemonia americana nos levaram a esse impasse, a China poderia argumentar, ao mesmo tempo em que se apresenta como uma parte interessada responsável em sua própria ordem internacional alternativa. Mais prosaicamente, a China está feliz com a continuação da guerra, na medida em que mantém a atenção e os recursos dos EUA presos à Europa, longe do Indo-Pacífico.

O terceiro interesse da China, que pode não ser totalmente compatível com seu segundo interesse, é ter uma participação significativa no rescaldo da guerra na Ucrânia. Pequim se contenta em deixar a Rússia, a Ucrânia e o Ocidente se exaurirem na luta, mas quer ter uma palavra a dizer no eventual processo de paz e no cenário econômico pós-guerra da Ucrânia. A China tinha um relacionamento econômico crescente com a Ucrânia antes da guerra e, sem dúvida, desempenhará um papel importante na reconstrução da Ucrânia no pós-guerra. Embora Kiev insista que seus apoiadores na guerra devem ser os principais beneficiários das oportunidades que virão com a revitalização do país, a Ucrânia pode eventualmente recorrer a Pequim para ajudar a arcar com a enormidade de suas necessidades de reconstrução. O plano de paz que Xi propôs recentemente a Putin em Moscou, por mais desigual que seja, é um sinal de que a China deseja ser um mediador e um ator econômico na Ucrânia; quer estar à mesa para que, quando a guerra acabar, possa agir de acordo com os seus interesses económicos. A China fará o que puder para conquistar a paz.

APOIANDO PUTIN

A magnitude desses interesses na guerra garante que a China não permitirá passivamente que os eventos na Ucrânia se desenrolem da maneira que quiserem. Colocado de forma negativa, a China fará de tudo para impedir que os Estados Unidos tenham sucesso na Ucrânia. Se a guerra continuar indo mal para a Rússia, a China apoiará Putin. Posto positivamente, a China tentará encaixar a guerra em sua visão de ordem regional e internacional. Procurará, por um lado, ampliar os laços comerciais com a Ucrânia e seus vizinhos e, por outro lado, ampliar o escopo de ação disponível para potências como a Rússia, que desobedeceram as regras escritas em Washington.

A China poderia se ancorar na guerra tomando a arriscada decisão de fornecer à Rússia assistência militar letal. Esse apoio pode ser fornecido secretamente. Se essa assistência não fosse detectada ou se não fosse detectada de forma conclusiva, a China ainda poderia usar o manto de pacificadora na Ucrânia. Assim vestido, poderia abrir uma brecha entre a Europa e os Estados Unidos – se Washington condenasse Pequim por equipar o esforço de guerra russo e tomasse medidas punitivas, mas a Europa se recusasse a seguir o exemplo. Os países europeus, temendo a retaliação econômica chinesa, podem acabar deixando Washington na mão, quebrando a aliança transatlântica no processo.

Qualquer que seja o apoio secreto que a China tenha fornecido à Rússia – incluindo drones, projéteis de artilharia e munição – não traria a vitória da Rússia pela simples razão de que a Rússia não tem um caminho coerente para a vitória na Ucrânia. A ajuda chinesa não pode consertar as falhas da liderança militar da Rússia, o baixo moral entre as tropas russas e o pensamento estratégico empobrecido do Kremlin. No entanto, a ajuda material da China poderia fazer muito para prolongar a guerra, dar à Rússia vantagens táticas no terreno e convencer uma nervosa elite russa de que a Rússia pode continuar lutando. A assistência chinesa aumentaria a disposição da Rússia para travar uma longa guerra, protegendo Putin das vulnerabilidades políticas produzidas por sua desastrosa invasão.

A China não permitirá passivamente que os eventos na Ucrânia se desenrolem, seja como for.
Suponha que a China desse um passo adiante e entrasse abertamente na guerra ao lado da Rússia, sem fazer nenhuma tentativa de esconder suas entregas de armas à Rússia. Um movimento tão drástico representaria a China jogando o desafio para os Estados Unidos e a Europa, descartando como insignificante qualquer ameaça ocidental de punição econômica. A participação chinesa na guerra aumentaria imensamente as apostas para os Estados Unidos e a Europa. Uma vitória russa ou uma vitória parcial com apoio chinês conhecido tornaria a China um participante no cenário mais amplo da segurança europeia. A união da China com a Rússia exigiria maiores compromissos militares com a Ucrânia dos Estados Unidos e dos países europeus que já lutam com as exigências de manter o esforço de guerra ucraniano.

O apoio aberto à Rússia iria contra as declarações públicas feitas pelos líderes chineses desde que Putin lançou sua invasão, mas pode haver uma lógica estratégica para um movimento tão ousado. A entrada da China na guerra faria mais sentido como uma distração preliminar antes de uma invasão planejada de Taiwan meses ou anos depois. Os recursos que as potências ocidentais são forçadas a gastar na Ucrânia são recursos que não podem direcionar imediatamente para a defesa de Taiwan.. A participação chinesa no esforço de guerra russo desviaria a atenção de Taiwan e do Indo-Pacífico. Nesse cenário, as configurações do campo de batalha na Ucrânia podem não importar muito para Pequim. A China simplesmente esperaria que seu envolvimento impusesse custos ao Ocidente. Não teria que enviar um único soldado à Ucrânia para fazê-lo. (O Ocidente já provou que o curso da guerra pode ser afetado sem ter que envolver seus soldados uniformizados.) O anúncio de Pequim de apoio militar direto e de longo prazo à Rússia seria transformador.

Mas também pode ser desastroso para a China. A Rússia ainda pode perder a guerra. Até agora, sua campanha militar foi de fracasso em fracasso e, a cada passo, a Ucrânia superou as expectativas. Com impressões digitais chinesas em toda a guerra, uma derrota para a Rússia se recuperaria em seu patrocinador. De fato, essa preocupação parece ter motivado a China a permanecer à margem, tendo as autoridades chegado à conclusão de que a loucura e a inaptidão de Putin podem não merecer mais do que apoio simbólico e situacional. O embaixador da China na UE, Fu Cong, explicou recentemente que a amizade “sem limites” da China com a Rússia era “nada além de retórica”.

A China também pode perder o que ganhou com a guerra, uma posição global privilegiada. Ao dar à Rússia seu apoio militar, a China se juntaria às fileiras de estados párias como o Irã e a Coreia do Norte. Isso pioraria sua relação já conflituosa com o Ocidente, pelo qual pagaria um preço econômico substancial. E a China seria menos capaz de se pintar como uma presença internacional benigna em um mundo fora de controle. A ajuda da China não apenas sinalizaria a aprovação tácita dos muitos ataques da Rússia contra civis, mas também permitiria tais crimes de guerra. Ao ajudar a travar uma guerra contra um país que não fez nada para provocar a China e com o qual a China já teve relações decentes, Xi estabeleceria um precedente feio e instilaria medo em países distantes da Ucrânia. Ao tentar minar o Ocidente, ele tornaria muito mais difícil construir uma ordem internacional liderada pela China.

A CARTA DA EUROPA

Quaisquer que sejam os riscos da entrada da China na guerra, Xi não será persuadido de nada que já não acredite sobre a Rússia e a Ucrânia. A retórica ocidental não desviará a China de seus três principais interesses na guerra, e Xi está bem ciente de que enfrentará sanções caso ultrapasse os limites ocidentais ao dar ajuda letal à Rússia. As autoridades dos EUA e da Europa ainda precisam conduzir esta mensagem em conjunto, enfatizando que os Estados Unidos e a Europa forjarão uma resposta ocidental abrangente a qualquer entrada chinesa na guerra. Juntamente com parceiros que pensam da mesma forma no Indo-Pacífico, eles apresentarão uma frente unida.

Os europeus, em particular, devem comunicar à China que sua rejeição a quaisquer entregas chinesas de armas letais à Rússia é uma posição fundamentalmente européia e não apenas a retórica de governos seguindo as sugestões dos Estados Unidos. Deve-se afirmar repetidamente que a guerra na Ucrânia é existencial para os europeus, e impedir a intervenção chinesa é um interesse europeu fundamental. Ao entrar no conflito, a China perderia a Europa. De sua parte, as autoridades americanas devem impressionar Pequim com a paciência e determinação de aço dos Estados Unidos em apoiar o esforço de guerra ucraniano. Demonstrar essa coragem e compromisso com a causa da Ucrânia deve ajudar Pequim a ver mais claramente os riscos de ampliar a guerra.

MICHAEL KIMMAGE é professor de História na Universidade Católica da América e associado sênior do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. De 2014 a 2016, ele atuou na Equipe de Planejamento de Políticas do Departamento de Estado dos EUA.

LIANA FIX é bolsista para a Europa no Council on Foreign Relations e autora de Germany’s Role in European Russia Policy: A New German Power?

FONTE: Foreing Affairs

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charle
11 meses atrás

O mundo se torna mais e mais complexo. Assemelhando-se cada vez mais ao sutil jogo GO do que ao nobre Xadrez. Dito isso, eu pergunto: e o Brasil? Em que posição se encontra a posição internacional do Brasil? Não estou me referindo às bravatas ou palavras vazias carregadas de sentimentalismo proferidas por governantes que vêm e vão num fluxo constante. Ou mesmo ao senso comum popular que apóia determinado lado do conflito por comoção, baseando esse apoio, muitas das vezes, em ideologia barata ditada e propagada por (mais uma vez) governantes geralmente mal-intencionados. Não,não é isso… Que espaço nessa complexidade… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Charle
Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Charle
11 meses atrás

O Brasil tá tão mal em termos geopolíticos, sociais e econômicos que, mesmo com o agronegócio representando 25% do PIB nacional, temos que importar 70% dos fertilizantes utilizados na produção agrícola. Em resumo, não somos nem autossuficientes para um negócio que representa 1/4 no PIB.

Pra piorar, o Brasil tem que torcer pela Russia nessa guerra, porque mais de 20% dos fertilizantes importados vem de lá.

Estamos em 2023 e ainda somos um pais colônia onde tudo que temos é voltado para o extrativismo e exportação. Uma vergonha!

Slowz
Slowz
Reply to  Sulamericano
11 meses atrás

https://veja.abril.com.br/politica/petrobras-fechou-tres-fabricas-de-fertilizantes-nos-ultimos-4-anos/amp/

É aquele discurso de tem que privatizar .. e teve um certo ex Pr ai que comemorou as vendas .

pragmatismo
pragmatismo
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Comemorou com jóias.

Ildo
Ildo
Reply to  pragmatismo
11 meses atrás

E isso é o que se sabe até o momento…

Fico imaginando Eletrobrás e outras “privatizações” (entreguismo).

Underground
Underground
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Lendo a matéria, diz que as fabricas foram fechadas/vendidas/arrendadas por conta de darem prejuízo. Das duas, as duas: ou há algo errado com esse país, e há, ou empresa estatal é ineficiente, e é!

Slowz
Slowz
Reply to  Underground
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Ildo
Ildo
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Mas esse era o único objetivo de seu governo… Privataria dos ativos nacionais.

Foi o governo mais entreguista da História; conseguiu superar FHC e Temer…

Underground
Underground
Reply to  Sulamericano
11 meses atrás

O país é dependente de fertilizantes, não de fertilizantes da Rússia, tanto que os fertilizantes acordados por B tiveram de ser revendidos, pois os estoques já haviam sido normalizados.

ZEITGEIST
ZEITGEIST
Reply to  Charle
11 meses atrás

O comentário mais lúcido que li neste blog, em toda a sua existência.

Francisco
Francisco
Reply to  Charle
11 meses atrás

Meu caro Charle, as perspectivas são sombrias amigo, em uma nação onde em 13 estados temos mais pessoas recebendo benefícios sociais do que pessoas trabalhando formalmente, e pior amigo muitos nem querem trabalhar mesmo que haja oferta de emprego, basta olhar os milhares de comentários daqueles que se julgam mais expertos do que aqueles que trabalham, estes se orgulham pois recebem mais de 1000 reais sem fazer nada, enquanto aqueles que trabalham segundo eles recebem só um pouco a mais ao mês mas tendo que trabalhar, ou seja, aquela velha máxima de se tirar vantagem em tudo que infelizmente boa… Read more »

Last edited 11 meses atrás by Francisco
Francisco
Francisco
Reply to  Francisco
11 meses atrás

Caro Gladius antes fossem os impostos, infelizmente o problema é muito pior e muito mais difícil de resolver, o problema está no brasileiro, e isso só se resolve formando cidadãos mais conscientes, mais responsáveis, o que só é possível em uma nova geração, algo entre 20 a 30 anos depois de iniciado o processo, e só para lembrar aqueles que acusam os políticos por todos os problemas de que estes não passam de cidadãos, ou seja, os nossos políticos nada mais são do que o reflexo de como pensa, de como age grande parte da sociedade brasileira.

Ildo
Ildo
Reply to  Francisco
11 meses atrás

Quem é tributado no Brasil são os probres e classe média…

Aqui é o paraíso dos rentistas e isenção fiscal de grandes empresas… Nem se fala de multi-nacionais…

O problema é quem se tributa no país…

Sagaz
Sagaz
Reply to  Charle
11 meses atrás

Falou muito bem até a parte da “aniquilação dos direitos trabalhistas e previdenciários..”. Como competirmos nesse mundo lindo que são os outros querendo ter um custo operacional tão elevado? Quem sobrevive se INSS? A quem interessa tanto defender previdência pública permissiva? E direitos trabalhistas que fecham casa vez mais e mais empresas… Enfim, pessoas qualificadas sabem redigir contratos e planejar a vida financeira visando a velhice, agora sustentar a ideia de povo eternamente apoiado sob a tutela de um governo salvador, provedor, sustentador é perseverar na ignorância.

Ildo
Ildo
Reply to  Sagaz
11 meses atrás

Essa estória de reduzir direitos trabalhistas e previdenciários para criar empregos é pura falácia. Alguém ainda acredita nisso depois de 2016?

A época de menor desemprego neste século no país foi antes dessa reforma trabalhista neoliberal.

Depois da Lava Jato e do Golpe de 2016 já é História.

E ainda impuseram o “Teto de Gastos”; apenas social, porque o gasto financeiro (>50%) ficou intocável… Só ano passado foram mais de R$ 800 bilhões (isso mesmo) para a banca nacional rentista…

leonidas
leonidas
Reply to  Charle
11 meses atrás

A falta de informação sobra quando o assunto é sobre esta guerra. Não votei no Lula e considero sua eleição uma afronta a moralidade pública, dito isto eu concordo com a posição dele em relação ao papel dos EUA , da Europa e da própria Ucrânia. Primeiro é importante deixar claro que a Criméia JAMAIS foi da Ucrânia. Ela teve sua administração cedida a Ucrânia em 1954 dentro do AMBITO da URSS, só para relembrar a URSS foi a mesma nação que esmagou a tentativa de independência da Ucrânia após a deposição do Czar Nicolau II. Então é mais do… Read more »

Ildo
Ildo
Reply to  Charle
11 meses atrás

Aliás, Guaidó, o fantoche patético dos EUA/Europa, foi “a pé” para a Colômbia e de lá levou um pé na * para os EUA…

Esses são os proxys de Washington na região…

Aqui não menos pior… Temos Moro, Dellagnol, etc…

Mengao
Mengao
11 meses atrás

China e Rússia são aliados. O sonho do Ocidente, principalmente EUA, é jogar um contra o outro, para então destruir um por vez. China e Rússia sabem disso. O Brasil está certo em não apoiar a Ucrânia. A maior ameaça para o Brasil é o Ocidente, que já começa a se movimentar para no futuro ficar com a Amazônia. Se preciso, num futuro os EUA invadem a Amazônia, criando algum factoide igual fizeram na invasão do Iraque. A sociedade norte-americana é obcecada pelo ideal racista do destino manifesto, eles realmente acreditam que a América Latina existe para ser um quintal… Read more »

WSilva
WSilva
Reply to  Mengao
11 meses atrás

”A sociedade norte-americana é obcecada pelo ideal racista do destino manifesto, eles realmente acreditam que a América Latina existe para ser um quintal dos EUA e ser usada para seus interesses, acham isso moralmente correto.” Não exatamente a sociedade, mas sim o governo e as elites. O povão americano na verdade é bem desprovido de inteligencia, não conseguem sequer apontar Taiwan num mapa ou dizer qual idioma é falado no Brasil(acham que é espanhol). Eles também acham que eles americanos inventaram o idioma inglês, aliás, acham que os EUA inventaram tudo. rs Os EUA(governo e elites) é uma mistura de… Read more »

Vitor
Vitor
11 meses atrás

Mesma conversa nefasta : são contra a multipolaridade , quem desobedece as regras ocidental está sujeito a penas econômicas e militares.

Slowz
Slowz
11 meses atrás

O ocidente nunca ganhou uma guerra em que a China apoio um país militarmente .

Alex
Alex
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Há controvérsias ! caro Slow.
Poderíamos formular este raciocínio de outra maneira:
A China nunca ganhou uma guerra…

Hcosta
Hcosta
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Deu para rir…

Slowz
Slowz
Reply to  Hcosta
11 meses atrás

To mentindo ? Me refuta ..

WSilva
WSilva
Reply to  Slowz
11 meses atrás

Está correto. Somente um povo derrotou os chineses no seu auge, os mongóis, mas também demoraram mais de 600 anos para conseguir tal feito e menos de 80 anos para quase chegar no coração da Europa. É importante lembrar que mais tarde os chineses devolveram a derrota para os mongóis e de quebra ainda tomaram parte da Mongolia que hoje é uma região chinesa chamada Mongolia Interior. A União Sovietica acabou salvando o que sobrou da Mongolia, se não toda a Mongolia hoje seria uma provincia chinesa como foi durante a China Imperial. Mas não pense que os chineses esqueceram… Read more »

Ildo
Ildo
Reply to  Hcosta
11 meses atrás

E as guerras dos EUA/OTAN?

Temos exemplos gráficos como Afeganistão, Líbia, Síria…

A “liberdade e democracia” by Washington/Bruxelas…

Oliveira Barros
Oliveira Barros
11 meses atrás

Eita!
Tem gente que vive no ‘Mundo do Faz-de-Conta’.
Salvar Putin…..
Do quê?
De quem?
Será que esses dois articulista estão acompanhando as notícias do Front e o massacre do Exército ucraniano?
Será que estão acompanhando o buraco que os EUA se meteram ?

Ildo
Ildo
Reply to  Oliveira Barros
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alex
Alex
11 meses atrás

“Pequim não quer que Putin seja substituído por um líder menos amigável, nem quer ver a instabilidade doméstica na Rússia induzida por uma guerra perdida na Ucrânia. O pior cenário, a fragmentação do estado russo, poderia trazer o caos às fronteiras da China, impedindo a capacidade da China de fazer comércio com a Ásia Central, o sul do Cáucaso e a Europa.”

Esse trecho é esclarecedor de como o mundo vê a Russia: Um estado fraco e instável, unificado por um poder totalitário.

E pior….sem outros países com quem compartilhar valores e interesses.

Ildo
Ildo
Reply to  Alex
11 meses atrás

“O mundo”? É, o mundo ocidental (EUA e seus satélites…).

Aquiles
Aquiles
11 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Alex
Alex
11 meses atrás

“A China está feliz com a continuação da guerra, na medida em que mantém a atenção e os recursos dos EUA presos à Europa, longe do Indo-Pacífico.”

A humilhação da Russia foi um catalisador para o Ocidente…e para os países do Pacífico que compartilham os valores liberais (Japão e Austrália). Pequim precisará mais do que força militar para qualquer atitude no Pacífico, na medida em que Putin não terá mais nenhum papel relevante a desempenhar no mundo daqui para a frente….a não ser no papel de um peão descontrolado.

Emmanuel
Emmanuel
11 meses atrás

Quem diria…a Rússia, mãe da União Soviética, de player global a peão chinês.
Isso é o que acontece quando você é comunista e não “moderniza” sua ideia de socialismo.
A China fez bem a sua tarefa de casa. A Rússia foi aquele velho aluno repetente que não prende com os erros do passado.
E o Brasil o alfabetizado funcional. Sabe ler e assinar o próprio nome.

Vitor
Vitor
Reply to  Emmanuel
11 meses atrás

Cada um …faz de seus pensamento a verdade que somente ele compreende.

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
11 meses atrás

A China tem seus próprios problemas no front interno… Aquelas cidades exuberantes que estão localizadas no litoral, cheias de milionários andando de Ferrari, não representam o espectro social chinês. Tem uma parcela da população estimada em 1 bilhão de pessoas, que conhecem o estilo de vida pujante capitalista somente pela
TV, mas vivem na pobreza, nos campos do interior do país.
Ademais, lá não tem TCU, MPU, oposição e outros “órgãos” que possam contrapor à vontade do Sr. Xi…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Comte. Nogueira
11 meses atrás

1 bilhão de pessoas foi exagero da sua parte, visto que só a classe média Chinesa tem por volta de 500 milhões de pessoas. Pode ter certeza que esses 500 milhões sabem muito mais o que é o estilo pujante capitalista do que a maioria dos brasileiros.

cerberosph
cerberosph
11 meses atrás

Pau que dá em Chico dá em Francisco, o jogo virou, os EUA vislumbram quebrar a Rússia economicamente usando os ucranianos como bucha de canhão e agora a China vislumbra quebrar os EUA e aliados usando a Rússia. Os EUA e aliados já estão sem estoques de diversas armas e apesar do déficit impagável a máquina de imprimir dinheiro dos EUA está loucamente ativa acelerando a bancarrota econômica.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
11 meses atrás

A China só tem vantagens nessa guerra: Ganhando ou perdendo, a Rússia será, daqui pra frente, totalmente dependente economicamente da China. Putin, ou qualquer um que seja o governante russo, sabe que vai ter que pedir bênção´´ chinesa. Ela pode ver e aprender com os erros militares russos ( e se tem algo em que os chineses são bons, é em aprender com os erros dos outros ). Se fizer uma boa diplomacia ( e eles também são excelentes nisso ), conseguirá contratos pra reconstruir a Ucrânia pós-guerra, colocando um pé na Europa. Ficará com o mercado de armas que,… Read more »

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Willber Rodrigues
11 meses atrás

Como falei anteriormente, a Rússia inaugurou o seu processo de decadência por vontade própria ao entrar nessa aventura na Ucrânia, uma mera rapinagem.
No barato a Rússia rifou as duas próximas gerações e entregou a chave da casa para o regime chinês.
A Rússia nunca seguiu nenhuma orientação democrática, desde os czares aquilo é uma oligarquia militarizada e nunca vai sair disso. É a vocação deles, paciência!
A guerra da Ucrânia é uma guerra de observação, acima de tudo aprendizado e observação. A China observa e isso será de grande valia num futuro próximo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Dr. Mundico
11 meses atrás

Ganhando ou perdendo a guerra, a economia russa vai voltar pro mesmo patamar pós-dissolução da URSS, e isso no melhor dos cenários. Ganhou mais 2 membros da OTAN em suas fronteiras. Vai ter em suas portas uma OTAN ainda mais unida e armada até os dentes. Perdeu, provavelmente, 1 ou 2 gerações de russos maiores de idade, aptos pro mercado de trabalho. Suas FA´s tiveram sua imagem arruinada, talvez pra sempre. A China vai tomar dos russos todos os seus clientes no mercado de armas. Perdeu toda sua esfera de influência nos países ex-repúblias soviéticas pra China. Sua economia vai… Read more »

Zorann
Zorann
11 meses atrás

Texto muito pró ocidente!

Espero que a China ajude de fato a Russia com armamento letal, para igualar a disputa.

A Russia esta lutando sozinha contra toda a capacidade produtiva do ocidente. Uma tremenda covardia. Igualar as coisas, seria fazer justiça.