Clinton sabia que a Rússia invadiria a Ucrânia há mais de uma década

31

A escala de destruição na Ucrânia é uma cena que milhões de pessoas em todo o mundo nunca previram – mas um ex-presidente dos Estados Unidos disse temer que uma invasão russa um dia acontecesse.

Bill Clinton, o 42º presidente dos Estados Unidos, relembrou em uma conferência em Nova York esta semana o momento em que percebeu que o presidente russo, Vladimir Putin, tinha planos de dominar seu vizinho.

Aparecendo ao lado de sua esposa Hillary em um evento em Nova York, Clinton disse que Putin o confrontou sobre um acordo feito com o ex-presidente russo Boris Yeltsin .

O acordo mediado pelos EUA viu a Rússia prometer respeitar o território ucraniano em troca de Kiev renunciar à sua energia nuclear.

Clinton disse que Putin disse a ele em 2011 que não concordava com o acordo: “Ele disse… ‘Eu não concordo com isso. E eu não apoio isso. E eu não estou preso a isso.’ E eu soube daquele dia em diante que era apenas uma questão de tempo.”

Não é a primeira vez que Clinton reflete sobre o acordo feito em 1994. Em abril, ele revelou que tem uma “participação pessoal” na guerra da Ucrânia, pois se sentiu “terrível” por sua parte em persuadir o país a desistir de sua armas nucleares.

O acordo também preparou o terreno para a posterior inclusão da Ucrânia no Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (NPT) como um estado sem armas nucleares.

Clinton disse à emissora irlandesa RTE : “Nenhum deles [ucranianos] acreditava que a Rússia teria feito essa façanha se a Ucrânia ainda tivesse suas armas.”

A desconfiança de Clinton em Putin foi repetida por sua esposa Hillary, a candidata presidencial de 2016 que foi derrotada por Donald Trump.

“[Putin] está no que ele vê como uma luta justa para minar a democracia ocidental e reinstituir, tanto quanto puder, o império russo”, disse ela. “Portanto, ele não vai parar”.

Durante sua aparição, informou o Financial Times , a dupla instou as forças ocidentais a continuar a apoiar a Ucrânia.

É um argumento que Hillary Clinton fez no passado, dizendo à organização sem fins lucrativos Vital Voices : “Acho que precisamos ser muito claros ao enviar uma mensagem a Putin de que faremos tudo o que pudermos para garantir que ele não tenha sucesso na Ucrânia. .

“E, em algum momento, dadas as perdas em seus militares, dadas as perdas de sua liderança militar, dada a turbulência dentro de suas forças de inteligência e segurança, porque eles disseram a ele o que ele queria ouvir, e não deu certo, Acho que há mais a ser visto sobre o que acontece dentro do Kremlin conforme isso se desenrola.”

Hillary argumentou que, para encerrar a questão, a Ucrânia deve derrotar seus invasores ou pelo menos recuperar os territórios orientais que perdeu no ano passado.

“Eles precisam de influência. Eu não confiaria nele [Putin] em uma mesa de negociações sob nenhuma circunstância, a menos que os ucranianos – apoiados por nós – tenham influência suficiente”, disse ela.

Abrindo a porta para a China

Hillary também acredita que o apoio do Ocidente à Ucrânia dissuadiu um movimento semelhante do presidente chinês Xi Jinping : invadir Taiwan.

Se Putin tivesse invadido a Ucrânia sem consequências, isso teria encorajado Ji, disse ela. Em vez disso, ele testemunhou sanções à Rússia: “Acho que antes da invasão russa, havia uma boa chance de ele atacar Taiwan dentro de dois ou três anos. Acho que esse cronograma foi adiado.”

Foi um sentimento repetido esta semana por Robert O’Brien, ex-conselheiro de segurança nacional do governo Trump.

Ele disse ao jornal japonês Yomiuri Shimbun que acredita que a China pretende invadir Taiwan dentro de um ou dois anos e que os EUA e o Japão precisam ser proativos em oferecer apoio.

Se os EUA e seus aliados não “fornecerem a Taiwan as armas necessárias para se defender e lhe derem a força diplomática de que Taiwan precisa para evitar que os chineses acreditem que podem invadir Taiwan sem consequências, podemos estar em uma situação muito perigosa. situação em Taiwan”, alertou.

FONTE: Fortune

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio Cançado
11 meses atrás

Melhor presidente que os EUA tiveram desde o assassinato de John Fitzgerald Kennedy…

Vitor
Vitor
Reply to  Antonio Cançado
11 meses atrás

Reflexão … foi nesse governo junto com seus satélites sem autorização da ONU esses países em nome da pseudo democracia e liberdade ” quando lhes convém e/ou interesse seus ” provocaram e desmantelaram através do instamento entre as etnias da antiga Iugoslávia com massacre de civis e bombardeiro na capital Belgrado .. usando munição com urânio empobrecido, hoje muitos dos sérvios por várias gerações sofrem mutação cancerígena por várias gerações , você não vai encontrar essas noticias em canais governamentais tais como CNN , BBC , NYT , etc.

ln(0)
ln(0)
Reply to  Vitor
11 meses atrás

Até onde sei, urânio empobrecido é urânio 238, que emite alfa, uma partícula que não atravessa a pele. Só se ingerido causa grandes danos a pessoa.

Fagundes
Fagundes
Reply to  ln(0)
11 meses atrás

Saudações.O urânio possui isótopos 238 e 235, este último é selecionado através de centrífugas de enriquecimento para aumentar a sua proporção, e ser usado em reatores nucleares ou outros artefatos.Com o tempo ocorre o decaimento radioativo de partículas alfa e beta(esta pode penetrar até 1 cm a pele) e essa proporção diminui, e assim é preciso trocar o combustível nuclear dos reatores.Esse resto pode ser reaproveitado em munição balística para perfurar blindagem de carros de combate e contaminar internamente esses veículos e tripulação. É uma arma que não é reconhecida como química e seu uso não é proibido, infelizmente, havendo… Read more »

ln(0)
ln(0)
Reply to  Fagundes
11 meses atrás

Bom dia, obrigado pela resposta, mas acho que não entendi direito. A munição de urânio empobrecido é feito do material utilizado de um reator nuclear? Após a fissão do U235? Utilizando os materias radioativos gerado dessa reação?

Fagundes
Fagundes
Reply to  ln(0)
11 meses atrás

Sim, uma boa parte nos EUA é reaproveitamento do lixo nuclear.Restos de Urânio não fissionado.Tem tanto o 238 quanto o 235 em um reator.Passar bem.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Fagundes
11 meses atrás

Ate que enfim um comentário cabeça aqui!

Humilde Observador
Humilde Observador
Reply to  Antonio Cançado
11 meses atrás

Com todos os seus problemas, porque melhor não quer dizer que seja perfeito, dá para dizer mesmo, que pelo menos foi o melhor pós-Guerra Fria de fato.

Francisco
Francisco
Reply to  Antonio Cançado
11 meses atrás

E assim previu o senhor showpeta.

Mictanos
Reply to  Antonio Cançado
11 meses atrás

Melhor presidente desde Kennedy se chama Ronald Reagan… De longe!
Mas eu gosto do Clinton também
Melhor da História, segundo listas especializadas chame-se Abraham Lincoln!

Augusto
Augusto
Reply to  Mictanos
11 meses atrás

Eu colocaria Roosevelt no topo da lista, tirou os americanos de sua maior crise econômica da historia, um dos responsáveis pela vitória aliada na segunda guerra mundial e ainda consolidou os EUA como a maior potencia econômica do planeta por mais de 70 anos.

Augusto
Augusto
Reply to  Augusto
11 meses atrás

Quanto a Clinton, o trabalho dele foi fácil, já que nos anos 90 os EUA era a única superpotência do planeta. Se é alguém quem deve levar o credito pela época de prosperidade sem igual da historia humana esse alguém e Reagan, ele pode não ter sido o responsável direto pelo fim da guerra fria, mas sua pressão contra os soviéticos ajudou bastante a acelerar esse processo (e claro que os próprios comunistas soviéticos ajudaram bastante também).

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Augusto
11 meses atrás

Eu também concordo com você Augusto!

Realista
Realista
11 meses atrás

Claro que sabia os EUA iriam colocar lenha até isso acontecer .

M.@.K
M.@.K
11 meses atrás

Minha humilde análise: Atualmente o conflito na Ucrânia ainda está contido neste país, mas se aumentar a escalada da guerra, com envolvimento ainda mais intenso da OTAN e EUA, penso que a China pode ver neste cenário a oportunidade de ataque a Ilha de Taiwan, caso contrário acho que uma invasão a curto prazo ainda possa não ser de tanta vantagem para a China. Até lá, a China deverá ampliar o seu domínio militar no mar do Sul, além do econômico enquanto o mundo se volta para o conflito na Ucrânia. Se ocorrer a invasão, o cenário não será o… Read more »

Magaren
Magaren
Reply to  M.@.K
11 meses atrás

Esse conflito só escala se a Russia entrar no tudo ou nada com armamento nuclear, porque atualmente estão se cagando para ucrania falida ajudada pela Otan e não possuiriam qualquer chance contra a Otan entrando com tudo.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  M.@.K
11 meses atrás

EUA é aquele amigo da escola, que bota lenha pra galera brigar “briguem, briguem, Briguem seus _________

EDITADO:

3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.

Carlos Campos
Carlos Campos
11 meses atrás

Em abril, ele revelou que tem uma “participação pessoal” na guerra da Ucrânia, pois se sentiu “terrível” por sua parte em persuadir o país a desistir de sua armas nucleares.”””” a culpa dói, todos sabem que ter desarmado a Ucrania foi o que tornou possível a sua invasão

leonidas
leonidas
11 meses atrás

A invasão Russa da Ucrânia é tão óbvia e “difícil de prever” quanto um bloqueio aeronaval de Washington se Cuba anunciar amanhã adesão a algum pacto de defesa com Pequim que permita manobras do PLA ou a presença de caças ou misseis chineses a menos de 300km da Flórida… rs

Underground
Underground
Reply to  leonidas
11 meses atrás

EUA e Rússia, no estreito de Beringer, estão distantes 83 km. Se considerarmos algumas iĺhas, coisa de três km. Então, essa sua argumentação não é válida.

leonidas
leonidas
Reply to  Underground
11 meses atrás

Entendi, foi por isso que Kennedy não fez nada em 1962.
Quando a gente pensa que já leu de tudo nesta vida, aparece isso… rs

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Underground
11 meses atrás

os EUA não podem fazer nada, ali, a não ser dar um chega pra lá quase todo dia nos russos, agora cuba perto do sul dos EUA já é bem diferente, se as Ilhas Salomão já sofreram pressão para não se aliarem à China imagina cuba perto da fronteira sul, iam ter que criar um escudo antimísseis caríssimo e a 4ª Frota ia ter que ser reforçada.

Augusto
Augusto
Reply to  Underground
11 meses atrás

Então Kennedy estava errado em 63?

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Underground
11 meses atrás

A diferença que lá é o Alaska né e não Miami, opinião publica em cima disso que manda!

Satyricon
Satyricon
11 meses atrás

“Eu não confiaria nele [Putin] em uma mesa de negociações sob nenhuma circunstância”

Que bom que falaram o que precisa ser dito. O enxadrista, hoje, não tem credibilidade nenhuma.

Além de criminoso internacional, virou um pária.

Vitor
Vitor
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

Você confia em quem ? No Papa esse que toma posição geopolítica e é pró Ocidente. Camarada o mundo não é para inocente.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
Reply to  Satyricon
11 meses atrás

Na geopolítica pode confiar é em ninguém tudo é questão de interesse, olha os Iranianos se Unindo as Turcos, ninguém nunca imaginava isso! e a casa com mais recursos e menos proteção e invadida e saqueada… isso acontece desde 2000 anos antes de Cristo!

Humilde Observador
Humilde Observador
11 meses atrás

Provavelmente, é o cargo mais bem informado do mundo. Fica a dúvida em saber quais informações são repassadas de um presidente para o outro (de forma compulsória) e quais ficam como segredos daquela gestão, visto que, a informações que podem ser escondidas até do próprio presidente, a depender da situação (e isso dentro da legalidade daquele país) e interesse nacional.

Eromaster
Eromaster
11 meses atrás

Esse cínico Clinton já sabia também que o Tio Sam invadiria Iraque, Afeganistão, Síria e que iria deixaria milhões de mortos para trás nessas invasões?

Se não fosse intervenção da Rússia na Síria pra frear o avanço do Tio Sam, eles já teriam invadido O Irã já. O Objetivo deles era destruir a Síria e o próximo alvo era o Irã.

Augusto
Augusto
Reply to  Eromaster
11 meses atrás

E logico que ele sabia, afinal tudo foi calculado perfeitamente para eles chegarem nessa situação. Biden já corria nos bastidores da politica americana a muito tempo.

Augusto
Augusto
Reply to  Augusto
11 meses atrás

Poucas coisas desse planeta são tão sujas quanto o partido democrata americano. Em sua agenda politica está a destruição e a desestabilização de vários países, tudo para atender sua agenda de “defesa da liberdade e dos povos livres”.