Análise da rede defensiva russa e das fortificações de campo no setor Kopani-Robotyne-Tokmak da frente de Zaporizhzhia

36

A conta do Twitter Pasi Paroinen (@Inkvisiit) publicou um interessante resumo sobre a análise da rede defensiva russa e das fortificações de campo no setor Kopani-Robotyne-Tokmak da frente de Zaporizhzhia. A análise se baseou em grande parte no emprego imagens de satélites comerciais. Segue a tradução abaixo do que foi publicado.

1/ Tópico: Análise da rede defensiva russa e das fortificações de campo no setor Kopani-Robotyne-Tokmak da frente de Zaporizhzhia. Esta análise foi feita usando imagens Sentinel Hub EO e imagens de satélite de altíssima resolução disponíveis comercialmente pelo Airbus DS Pléiades Neo.

2/ As defesas russas foram construídas ao longo de alturas e cumeadas dominantes. As defesas foram estabelecidas a uma profundidade de 25 a 30 km da linha avançada russa de tropas amigas (FLOT) até a cidade de Tokmak.

3/ Existem várias camadas ou zonas defensivas distintas. Zona 1: os primeiros 3-4 km do RuFLOT são a zona de segurança avançada que consiste em esquadrões individuais ou postos avançados de pelotões e pontos fortes de unidades individuais.

4/ Zona 2: primeira linha defensiva, 2-3km de profundidade. Trincheiras e pontos fortes da companhia dispostos ao longo dos principais recursos do terreno em uma linha contínua. Esta zona teve adições recentes e está sendo constantemente aprimorada. As aldeias de Kopani e Robotyne formam os pilares desta posição.

5/ Zona 3: zona de profundidade de 4 a 5 km com posições de reserva e possíveis chamarizes. Esta zona também é onde a maioria da artilharia russa local e reservas mecanizadas estarão manobrando atrás da primeira linha de defesa. Múltiplas áreas de abrigo para veículos e equipamentos observados.

6/ Zona 4: Linha defensiva principal preparada. Enormes linhas de trincheiras multicamadas com fossos anti-tanque e obstáculos de dentes de dragão. Extensos campos minados são prováveis. Essas fortificações formam um cinturão defensivo quase uniformemente contínuo na frente. Construído 3-4 km de profundidade.

7/ Zona 5: Posições de reserva e recuo atrás da linha defensiva principal (zona 3). Zona 6: A cidade de Tokmak e a vala AT circundante e pontos fortes formam a última reserva e posição de reserva neste setor, preparada para defesa geral.

8/ Eu compilei uma coleção de amostras de diferentes tipos de fortificaões de campo e exemplos de todo este setor. Observe que as imagens de alta resolução do Pléiades Neo são de 13 de março de 23, portanto, são bastante antigas neste momento. Muitas fortificações estavam em construção.

9/1: Pelotão russo avançado (+) ponto forte com 600m de largura. 2: 1,20 km de linha de trincheiras da empresa (-). 3: Trincheira de 500m de largura na linha das árvores + trincheiras adicionais em construção. 4: Dois postos avançados de esquadrão ou seção guardando uma lacuna entre as posições.

10/ 5: Sistema de valas da empresa com 1600m de largura em construção. 6: Vala antitanque na extremidade norte de Robotyne + pequenos pontos fortes do esquadrão. 7: Trincheiras, abrigos e valas AT a oeste de Robotyne. 8: Trincheiras em construção, borda norte de Kopani.

11/9: Trincheira de reserva em construção ao sul de Robotyne. 10: Trincheiras e abrigos sendo construídos nas alturas com vista para Rivne. 11: Dois pontos fortes de pelotão de 300m de largura em construção. 12. Ponto forte de pelotão de 300m de largura entre Solodka Balka e Novoprokopivka.

12/13: Ao redor de Solodka Balka, 11 km atrás do RuFLOT, uma linha defensiva principal de múltiplas camadas está sendo construída. Consiste em valas AT, obstáculos de dentes de dragão, campos minados e várias linhas de trincheiras consecutivas a uma profundidade média de 2 a 3 km.

13/ Observe o grande número de abrigos e posições de tiro de veículos sendo construídos. Essas posições foram concluídas desde então. As trincheiras nas fotos de amostra 13a e 13b têm aproximadamente 3 km de largura e podem servir como um ponto forte do batalhão.

14/14-15: como pode ser visto nesta imagem de sentinela, as linhas de trincheiras e fortificações russas continuam em ambos os lados do ponto forte de Solodka Balka com múltiplas posições de recuo e trincheiras de reserva. Os russos podem implantar vários batalhões de infantaria ao longo deste cinturão defensivo.

15/ Finalmente, antes de Tokmak, há uma segunda linha de reserva robusta 6-7 km atrás de Solodka Balka. Tokmak também é cercada por uma vala AT circular e vários pontos fortes separados. A vila de Ocheretuvate também está sendo fortificada para defesa geral.

16/ Mas chega por hoje. Você pode encontrar mais informações sobre as fortificações russas em nosso mapa em: https://scribblemaps.com/maps/view/The-War-in-Ukraine/091194

Este segmento será seguido por uma análise tático-operacional em data posterior.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Yuribfranca
Yuribfranca
11 meses atrás

Seria uma maneira eficiente de infligir perdas aos Ucranianos contra a superioridade tecnológica oferecida pela OTAN ? Já que torna todo o trabalho de avanço mais “manual” e homem a homem. Ou isso foi um trabalho inútil ? Curioso aí para os amigos entendidos poderem explicar melhor a situação.

C G
C G
Reply to  Yuribfranca
11 meses atrás

Por alguns videos vistos nos últimos tempos é bastante razoável dizer que o exército Russo está estafado e com moral baixo, concordando contigo digo que de certa forma não é um trabalho de “força bruta” a princípio!

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
11 meses atrás

Não dá para se basear apenas por vídeos, nos últimos dias eu vi vários Lancet destruindo equipamento ucrâniano, desde o M777 até o britânico Stormer, que era para combater justamente esses Lancet, sem contar a enorme explosão em um depósito de armas e munições da Ucrânia, dizem que tinha armazenado munições para os Leopard, mas independente disso, se era munições para os Leopard ou não, pelas explosões, pouca coisa é que não foi, e quase ninguém está falando sobre isso.

Last edited 11 meses atrás by Maurício.
Heinz
Heinz
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Não era depósito de munições pro Leopard. Era de combustível de aviação e foguetes.

Edu
Edu
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

E a glória do exército russo é destruir meia dúzia de obuseiros.

Underground
Underground
Reply to  Edu
11 meses atrás

Isso se não eram as bonecas infláveis, digo, armamento inflável.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Edu
11 meses atrás

Isso é tu que está dizendo, mas vem cá, deu um tempo no nick “Gladius Pompéu” e resolveu comentar como “Edu” novamente?

Underground
Underground
Reply to  Maurício.
11 meses atrás

Kkkkk
Russos sendo enganados por eles próprios. Vídeo que aparece a explosão é no Irã a alguns anos atrás.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Underground
11 meses atrás

Claro… Confia! 👍🏻

Flavius Belissarius
Flavius Belissarius
Reply to  Yuribfranca
11 meses atrás

A Ucrânia já recebeu atcm? Acredito que a Ucrânia vai ter muito mais trabalho do que na última ofensiva que expulsaram os russos da margem ocidental de Kerson, já que as linhas de suprimentos neste setor estão muito bem estabelecidas em comparacão com a situação anterior.

Heinz
Heinz
Reply to  Flavius Belissarius
11 meses atrás

Se eu fosse a Ucrânia, tentaria colocar a pique toda a frota baseada em Sevastopol

Cassini
Cassini
Reply to  Heinz
11 meses atrás

Sonhar é bom.

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Flavius Belissarius
11 meses atrás

E vão lançar de onde, catapultas?

Nickless
Nickless
11 meses atrás

A linha de defesa russa está realmente excelente, só ontem abateram dois helicópteros e 2 aviões deles mesmo kkk

Kira
Kira
Reply to  Nickless
11 meses atrás

Achei estranho não ter post de acontecimento no poder aérea.

Magaren
Magaren
Reply to  Nickless
11 meses atrás

É a lendária guerra ao contrário da russia.

Augusto
Augusto
Reply to  Nickless
11 meses atrás

Puts ai e osso, kkkkkk.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
11 meses atrás

Se enterrados em suas trincheiras os ucranianos estão sofrendo baixas catastróficas, imagine quando saírem dos buracos.
Prevejo dias interessantes.

Heinz
Heinz
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Mesmo papo de 1 ano atrás, seguimos

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Heinz
11 meses atrás

O que diziam ser moedor agora parece ser pipoqueira

Edu
Edu
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Mais de seis meses e vcs não conseguem conquistar uma cidade…

Vitor
Vitor
Reply to  Geraldo Lessa
11 meses atrás

Artilharia x trincheira é carne moída coitado dos ucras

Flavius Belissarius
Flavius Belissarius
11 meses atrás

A Rússia tem tradição em construir esses sistemas de defesa em profundidade ao longo da história. O que me deixa intrigado é como estão as defesas russas ao longo da fronteira oriental com a Ucrânia? Séria possível a Ucrânia empreender uma incursão em território russo aos moldes de Cipião Africano, e então ocupalos para depois ter mais força na mesa de negociações com a Rússia?

Victor F
Victor F
11 meses atrás

Uma posição defensiva desse nível não vai ser transpassada com o simples uso de infantaria e blindados. Axiste apenas algumas opções para lidar com isso 1° Massacrar a linha defensiva com suporte aéreo Essa opção pode ser desconsiderada, a Ucrânia não tem força aérea suficiente pra isso e apesar do desempenho questionável nos últimos dias (vide 4 abates por fogo amigo) a Defesa Anti-Aerea Russa é um problema 2° Massacrar a linha defensiva com Artilharia. Essa opção é difícil, Uma linha defensiva bem construída pode resistir a uma barragem de artilharia e permanecer efetiva o gasto da artilharia com ela… Read more »

Emmanuel
Emmanuel
11 meses atrás

Virou primeira guerra mundial. Os atacantes não conseguem avançar. Os atacados não vão recuperar o terreno perdido. Se não acontecer com a Ucrânia de 2023 o que aconteceu com a França de 1917-18, uma invasão maciça de um exército aliado poderoso, vide Estados Unidos, a coisa não vai mudar por anos a fio. A Rússia não é a Alemanha czarista. Não adianta tentar sufocar a sua economia, isso não deu muito certo. Se tivesse dado, os russos já teriam jogado a toalha. Quando a Alemanha do Kaiser começou a deixar de receber os preciosos recursos da Holanda, principalmente alimentos, não… Read more »

asdasd
asdasd
Reply to  Emmanuel
10 meses atrás

A guerra não acabou kkk

Fernando
Fernando
11 meses atrás

Aí eu me pergunto;
Porque ainda insistir em recruta bizonho todo ano? Só para dizer que as FAs tem “inserção na sociedade” ou para criar contingente de reserva? Isso não resolve.
Porque não profissionalizar logo o EB e investir em equipamentos modernos tbm?

https://oantagonista.uol.com.br/mundo/soldados-inexperientes-e-equipamentos-precarios/

Marc
Marc
11 meses atrás

Problemas de defesas fixas é que são fixas… Numa guerra de manobras e mais rápida podem ser bypassadas e cortadas rapidamente resultando numa perda de esforços e isolando guarnições. Já vimos isso com os alemâes ignorando a linha Maginot na WWII. Considerando o tamanho do front, tenho minhas dúvidas que essas defesas estejam equipadas e com recursos suficientes. Veremos…

C G
C G
Reply to  Marc
11 meses atrás

Eu tbm acho que se houver um “furo” vai ser um vazamento que vai pegar os russos pelas costas fazendo sucessivos movimentos de pinça!

Bento
Bento
11 meses atrás

Boa noite!
Uma curiosidade que gostaria que alguém mais conhecedor me esclarecesse:
Qual o efetivo necessário para todo esse sistema defensivo?
Porque na tomada do Forte Eben-Emael uma infantaria bem posicionada e motivada superou uma guarnição numericamente superior (493×1200).

Marcelo
Marcelo
11 meses atrás

A informação mais importante desse texto não está no posicionamento das defesas e da artilharia, mas na qualidade dos dados captadas e transmitidas por satélites de uso comercial, ou seja, de uso civil. Agora imaginem a capacidade de levantamento de dados dos satélites militares, dados esses que devem estar sendo compartilhada com os ucranianos. Todos os pontos fortes, mas principalmente os pontos fracos das defesas russas estão sendo geolocalizados. E ninguém treina 10 mil operadorea de drones por acaso. Enxames de drones e fogo de artilharia guiada vão chover sobre os russos. Depois será limpar, dinamitar, soterrar e avançar …… Read more »

Torama
Torama
11 meses atrás

Como superar isso sem um forte apoio aéreo?
Me deu até um frio na barriga ao pensar nas perdas que os Ucranianos sofreriam ao avançar sobre essas estruturas sem aviões ou helicópteros de ataque abrindo buracos nas defesas.
Como esse tipo de apoio parece inviável agora, será que a Ucrania conseguiria dar a volta e atacar pelos flancos, sem serem eles mesmo flanqueados pelos russos?
O nível de tensão que os estrategistas estão tendo que suportar nesse momento, sabendo que uma quantidade considerável dos soldados sendo enviados para o combate não retornarão, é sem dúvida algo inumano.

Rick
Rick
11 meses atrás

Os russos ou desistiram de avançar ou são incapazes de fazê-lo. As linhas de trincheiras parecem ser muito bem feitas. Mas a questão é quanto os russos são capazes de manter estas linhas. Se os ucranianos conseguirem furar, o que não será nada fácil, são várias linhas de defesa, poderão cercar unidades russas inteiras e deixar Moscou numa situação muito ruim. Agora me parece oficial, uma guerra de desgaste. Acho que os EUA e a Otan não querem apenas que a Rússia saia da Ucrânia, mas se retire o mais desgastada econômica e militarmente possível. Moscou pode até sair do… Read more »

sub urbano
sub urbano
11 meses atrás

Esse setor é o ponto fraco russo no front. A poucos quilometros da linha de contato estão os canais que abastecem toda a península da Crimeia com recursos do rio dinipro. A ucrania rompendo essa linha e avançando, poderá cortar o abastecimento de água da peninsula inteira. Como a OTAN joga sujo, a Russia reforçou esse setor com Defesas em Profundidade ao estilo russo-soviético: varias linhas de defesa paralelas, apoiadas com artilharia e aviação na reserva. Esse tipo de linha defensiva vc não verá em um exercito ocidental (to falando de primeiro mundo, brasil usaria buchas tbm), pois sacrifica aqueles… Read more »

sub urbano
sub urbano
11 meses atrás

Em tempo, a “Defesa em Profundidade” é uma tática que vem sendo aprimorada desde, pelo menos, a segunda guerra mundial. Ela tem um ponto fraco que são as linhas de suprimento que precisam abastecer as varias camadas paralelas de linhas defensivas. O Iraque usou defesa em profundidade contra os americanos em 1991, que usaram a USAF contra as linhas suprimento do Saddam. Isso levou ao colapso do front iraquiano, daí as imagens de milhares de soldados iraquianos se rendendo no meio do deserto em troco de garrafas de agua mineral entregues por soldados americanos. A ucrania usa a mesma tatica… Read more »

Henrique Cirino
Henrique Cirino
11 meses atrás

Versão russa da linha Maginot.