Em 2014 postos de fronteira da Ucrânia foram atacados pela artilharia russa

6

Termos como guerra civil ou conflito interno são freqüentemente usados ​​para descrever a guerra no leste da Ucrânia. No entanto, as evidências disponíveis não suportam mais essa visão. Durante o verão de 2014, as autoridades ucranianas e também o governo dos EUA já declaravam publicamente que os militares russos estavam ativos na guerra. Vários relatórios subsequentes corroboraram essas afirmações, documentando a presença e a morte de militares russos no leste da Ucrânia, bem como a existência de equipamento militar russo dentro da Ucrânia.

O foco deste relatório está num aspecto pouco discutido: o envolvimento militar russo no conflito: ataques de artilharia contra a Ucrânia no verão de 2014. Em relatórios anteriores, foi comprovado que tais ataques ocorreram em várias ocasiões, mas esses relatórios não puderam descrever completamente o extensão real desses ataques. Usando evidências de código aberto, este relatório tenta documentar toda a escala dos ataques de artilharia russa contra a Ucrânia no verão de 2014.

Com base nos relatórios anteriores, a intenção deste relatório é documentar a escala total dos ataques de artilharia russa contra as forças ucranianas no verão de 2014. Toda a região fronteiriça na área de conflito foi revisada em busca de possíveis posições de tiro ou alvos de artilharia. No total, centenas de locais relevantes foram identificados. As principais conclusões podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Unidades de artilharia das Forças Armadas Russas dispararam pelo menos em 149 ocasiões diferentes em ataques contra a Ucrânia no verão de 2014. Outros 130 locais foram considerados prováveis ​​de terem sido usados ​​como posição de artilharia.
  • 408 locais de alvos de artilharia dentro da Ucrânia dentro do alcance dos sistemas de artilharia russos têm uma trajetória cruzando a fronteira ucraniana-russa, 127 deles estão dentro de 3 km da fronteira russa.
  • No total, conforme evidenciado pelo número de crateras de impacto, milhares de projéteis de artilharia foram disparados pelos militares russos contra alvos dentro da Ucrânia no verão de 2014.
  • Devido à atual falta de evidências de imagens de satélite publicamente disponíveis e aos rígidos critérios de classificação usados ​​aqui, esses números representam estimativas de limite inferior do número real de ataques de artilharia, ou seja, provavelmente houve consideravelmente mais de 149 ataques, conforme já indicado pelos 130 outros prováveis ​​posições de artilharia. Além disso, pode-se afirmar:
  • Os ataques de artilharia das Forças Armadas Russas a partir do território russo começaram no início de julho de 2014 e aumentaram em frequência e escala em agosto e setembro de 2014.
  • Ataques de artilharia transfronteiriços podem ser encontrados em toda a área de fronteira da zona de conflito nas regiões de Donets’k e Luhans’k.
  • Devido à frequência, distribuição espacial e escala dos ataques de artilharia considerados neste relatório, é impossível considerá-los apenas como acidentes ou como ações de unidades desonestas. Esses ataques só podem, portanto, ser considerados como atos de guerra da Federação Russa contra a Ucrânia.
  • Convidamos todos os leitores a acessar o mapa interativo para ver por si mesmos todos os dados utilizados para a elaboração deste relatório.
  • Os trechos a seguir fornecem uma breve visão geral dos métodos deste relatório e de uma das áreas de estudo de caso consideradas no relatório completo.

Método

Pesquisamos a área dentro da Ucrânia dentro de 22 km da fronteira ucraniana-russa na região de Donets’k, e a fronteira da região de Luhans’k até Nyzhnya Vil’khova. Dentro da Rússia, toda a área da região de Rostov adjacente à área de busca na Ucrânia foi pesquisada. A busca de locais de ataque ou posições de tiro foi feita manualmente, principalmente usando o Google Earth, e repetida para as diferentes datas de imagens de satélite. Dentro da área de pesquisa, 2.254 sites relevantes potenciais foram identificados e considerados. 518 das características identificadas são locais de ataques de crateras de artilharia dentro da Ucrânia, enquanto 305 foram classificados como posições de tiro em potencial na Rússia ou perto da fronteira dentro da Ucrânia. Observe que as 305 posições potenciais descrevem o número de golpes potenciais das posições.

Cada posição de disparo potencial foi classificada por dois analistas; se não houvesse acordo entre os dois analistas, uma terceira opinião era obtida. Somente se dois analistas concordam com a classificação, um local é considerado uma posição de tiro ‘provável’. 279 das 305 posições potenciais identificadas foram classificadas como prováveis ​​posições de tiro. As posições de tiro prováveis ​​foram avaliadas de acordo com o tipo provável de artilharia usada, direção de ataque, data de aparecimento nas imagens de satélite e número de marcas visíveis. Se marcas visíveis implicam fortemente fogo de saída, as posições são classificadas de forma correspondente. Para cada posição, uma ‘trajetória de mira’ também foi estimada.

Os locais de ataque na Ucrânia foram avaliados em termos de tamanho do ataque (pequeno: 10 ou menos crateras visíveis, médio: 10 a 100 e grande: >100), data de aparecimento nas imagens de satélite e trajetória. A trajetória foi avaliada usando uma técnica baseada na análise militar dos EUA e foi semelhante à usada em relatórios anteriores do Bellingcat , um relatório científico e como evidência no julgamento de Nadiya Savchenko. Devido a limitações de tempo, foi impossível avaliar completamente as trajetórias de cada uma das muitas milhares de crateras de artilharia nos 518 locais de ataque. Portanto, para determinar uma trajetória geral neste relatório, cinco crateras foram selecionadas de cada local de ataque e a trajetória foi avaliada com base nesta subamostra.

Além disso, tentamos determinar quais dos locais de ataque na Ucrânia estavam ligados a posições de tiro de artilharia específicas na Rússia. Primeiro, determinamos a direção oposta das posições de tiro, conforme descrito anteriormente nesta seção. Em segundo lugar, determinamos a trajetória dos ataques. Para compensar a incerteza na trajetória, o rolamento derivado foi convertido em um buffer de cone com uma variação de rolamento de 6° em cada lado As trajetórias do local de ataque e da posição de tiro foram cruzadas sobre marcadores indicando o centróide do local de ataque e a posição de tiro . Apenas os sites de ataque com ‘correspondência dupla’ foram retidos.

Estudo de caso – Ataques de artilharia da área de Kuybyshevo

A região com maior densidade de prováveis ​​posições de tiro é a área ao redor de Kuybyshevo, na Rússia. Do outro lado da fronteira (dentro da Ucrânia), a área em torno da importante altura estratégica Savur-Mohyla e da passagem de fronteira Marynivka-Kuybyshevo foi contestada em julho e também em agosto de 2014. Em julho, a rota de abastecimento para as unidades avançadas do exército ucraniano com base na área de fronteira liderada por esta área contestada. A passagem de fronteira Marynivka-Kuybyshevo foi capturada pelos ‘separatistas’ em 14.08.2014.

Há evidências que sugerem que alguns ataques transfronteiriços já ocorreram nesta área antes de 17.07.2014. Também é possível identificar algumas posições de tiro prováveis ​​na Rússia ou dentro da Ucrânia a menos de 2 km da fronteira nas imagens de satélite disponíveis de 16.07.2014. Entre 16.07.2014 e 26.07.2014, novas posições de tiro prováveis, principalmente identificadas como posições de campo ou de obuses autopropulsados, tornam-se visíveis dentro da Rússia em imagens de satélite. No entanto, também foi possível identificar marcas de explosão do MLRS na área já em 20.07.2014. Após 26.07.2014, a cobertura de imagens de satélite de toda a área é menos completa. No entanto, as muitas posições de tiro visíveis nas imagens disponíveis para nós,

A figura acima apresenta quatro áreas selecionadas com prováveis ​​posições de tiro na área de Kuybyshevo. As imagens na primeira linha mostram duas posições de tiro prováveis, visíveis pela primeira vez nas imagens de satélite de 16.07.2014. Um deles está localizado dentro da Ucrânia, o outro está dentro da Rússia, mas ambos não mostram sinais de fogo de saída. As imagens na última coluna mostram a provável posição de tiro dentro da Ucrânia e o caminho que os veículos provavelmente usaram para cruzar a fronteira, que não é visível nas imagens de 02.07.2014, nesta área. Uma terceira posição provável dentro da Ucrânia está no final do caminho visível que leva mais ao norte.

A segunda linha mostra uma área com pelo menos três posições de tiro prováveis. As imagens de satélite de 23.07.2014 foram apresentadas no verão de 2014 pelo Quartel-General Supremo das Forças Aliadas da OTAN na Europa como evidência de ataques transfronteiriços russos. Já nas imagens de 20.07.2014, seis obuses autopropulsados ​​são visíveis em posição de tiro nesta área. Nas imagens de 23.07.2014, novamente seis obuses autopropulsados ​​são visíveis. No entanto, também duas linhas cruzadas com marcas indicando fogo de saída são visíveis ao sul dos obuses.

A terceira linha mostra uma área que foi usada duas vezes como posição de tiro para ataques do MLRS contra a Ucrânia. O primeiro ataque, deixando duas marcas de explosão distintas, ocorreu entre 16.07.2014 e 20.07.2014. As marcas de explosão indicam fogo saindo na direção noroeste. Em 15.08.2014, três novas marcas de explosão são visíveis na mesma área. O ataque disparado para o norte deve ter ocorrido entre 02.08.2014 e 15.08.2014.

A última linha mostra outro local com marcas de explosão indicando fogo de saída do MLRS. Essas marcas não são visíveis em 15.08.2014. Nas imagens de satélite de 04/09/2014, duas grandes marcas de explosão são claramente visíveis na área. Além disso, as imagens de 09/05/2014 mostram dois veículos em posição. Devido ao seu comprimento de aproximadamente 12 m, pode-se avaliar que os veículos visíveis são provavelmente lançadores BM-30 Smerch MLRS.

No total, mais de cem posições de tiro prováveis ​​podem ser identificadas na área ao redor de Kuybyshevo. O mapa abaixo mostra o desenvolvimento ao longo do tempo. À esquerda, são consideradas apenas as posições de tiro prováveis ​​que eram visíveis antes de 17.07.2014, no meio, todas as posições de tiro prováveis ​​visíveis nas imagens de satélite disponíveis até 03.08.2014 são apresentadas. Observe que, para grandes partes da área a leste de Ivanovo-Yasinovka, nenhuma outra imagem após 26.07.2014 está disponível para este período (até 03.08.2014). O mapa da direita mostra todas as posições de tiro identificadas na área no verão de 2014.

A imagem da esquerda mostrando a situação inicial (antes da queda do MH17) revela que apenas um número limitado de posições de tiro poderia ter sido identificado nas imagens de satélite. No entanto, já existem vários locais de alvos de artilharia dentro da Ucrânia nas proximidades do provável acampamento ucraniano perto da passagem de fronteira Marynivka-Kuybyshevo com trajetórias apontando para a fronteira ucraniana-russa. Isso sugere que vários ataques de artilharia transfronteiriços ocorreram nesse período.

Cerca de duas semanas depois (no final de 02 de agosto), é visível um número maior de posições de tiro adicionais prováveis, com e sem sinais de saída de fogo. Além disso, pode-se notar que o número de alvos de artilharia dentro da Ucrânia aumentou consideravelmente. Entre as novas posições de tiro e os locais de ataque, vários links potenciais podem ser estabelecidos (discutidos mais adiante no relatório completo).

O mapa final que mostra a situação no final do verão de 2014 revela que novos ataques foram lançados a partir desta área em agosto e setembro de 2014. Uma série de novas posições de tiro prováveis ​​e locais de ataque são visíveis nas imagens de satélite. Em comparação com a situação no início de agosto, várias dessas novas posições de tiro estão localizadas mais perto da fronteira russo-ucraniana, e também alguns desses locais de ataque são muito mais profundos na Ucrânia.

Clique aqui para ser direcionado para o relatório completo sobre o estudo (aquivo em PDF).

Link para o mapa interativo.

FONTE: Bellingcat

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kommander
Kommander
10 meses atrás

Meu Deus, quem não sabia que a Rússia forneceu e equipou os separatistas na tomada da Criméia?

George
George
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Quem disse que o texto é sobre separatistas? Acho que você não leu.

Geraldo Lessa
Geraldo Lessa
10 meses atrás

Ataques nas fronteiras são comuns em regiões de conflito e quase sempre não causam impacto algum no desenrolar das hostilidades.
Foi assim na Ucrânia, está sendo assim em Israel/Palestina, foi no Irã/Iraque e por aí vai.

Underground
Underground
10 meses atrás

Verão de 2014?
Mas, mas, mas…
Mas o Zé Leska, por essa época, ainda contava piadas no teatro. Até Putin dava risada das piadas dele. Ainda ri?
Mas aí, com o Zé Leska ainda contando piadas, onde ele se encaixa nessa guerra que começou em 2014?
🧐

Hcosta
Hcosta
10 meses atrás
Lucas
Lucas
10 meses atrás

Muito bom. É assim que se faz ciência.
Texto muito interessante.