Prigozhin critica decreto de Shoigu sobre obrigação de voluntários assinarem contratos com o MoD russo

15

O dono do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, caracterizou o plano do Ministério da Defesa da Rússia (MoD) de formalizar as formações de voluntários até 1º de julho como um ataque a ele e suas forças. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, anunciou em 10 de junho que todas as formações de voluntários devem assinar contratos militares com o MoD russo até 1º de julho. Prigozhin afirmou defensivamente que os integrantes da companhia militar privada Wagner não assinariam contratos com o MoD russo em sua resposta da mídia ao anúncio de Shoigu. Prigozhin passou a criticar Shoigu e a estrutura das Forças Armadas Russas e especificou que Wagner está totalmente subordinado aos interesses da Rússia e do presidente russo, Vladimir Putin. A menção de Prigozhin a Putin como o Comandante-em-Chefe Supremo reflete de perto a linguagem que o líder checheno Ramzan Kadyrov usou em sua acusação em 9 de junho de que Prigozhin está sendo insubordinado a Putin.

Alguns membros da comunidade de veteranos da Rússia indicaram que a declaração de Shoigu não visa o Grupo Wagner. Um membro do Comitê de Defesa da Duma Estatal Russa (e ex-comandante do 58º Exército de Armas Combinadas) Viktor Sobolev afirmou que a ordem de Shoigu exclui Wagner. Sobolev é um ávido crítico do Wagner e afirmou que o pessoal de Wagner é mercenário, não voluntário. O ex-oficial russo e fervoroso ultranacionalista Igor Girkin apoiou a ordem e afirmou que exércitos coesos vencem guerras em vez de destacamentos separados ou empresas militares privadas. Um milblogger afiliado a Wagner contrariamente (sem fundamento) alegou que Wagner não é um PMC e que um decreto secreto legalizou a existência de Wagner na Rússia.

FONTE: ISW

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO
FERNANDO
10 meses atrás

Bahhhhhh tchêeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeTo achando que a Ucrânia vai vencer está partida fácil, fácil!

Heinz
Heinz
10 meses atrás

Isso é um problemaço na Rùssia, uma facada nas costas do Prigozin, que foi literalmente usado como bucha de canhão e demorou meses pra conseguir o campo urbano de bakhmut a custas elevadíssimas de seu pessoal. Essa medida é muito mal vista entre os mercenários do Wagner, imagine que você ganha um salário muito bom, luta ao lado de camaradas que já possuem um certo entrosamento contigo, você pode usar táticas que no exército não seria empregadas facilmente. Num outro dia tu tem que se alistar no exército, receber um salário 5 vezes menor, e ter que obedecer uma intricada… Read more »

MFB
MFB
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Game of Thrones Rússia.

Slowz
Slowz
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Porque vc acha que o Prigozhin fala oque quer e não cai da janela ? ..

Lks9
Lks9
Reply to  Slowz
10 meses atrás

Marionete de Putin

Slowz
Slowz
Reply to  Lks9
10 meses atrás

Já deu pra ver que é ignorante e não tem argumentos .

Alire
Alire
Reply to  Heinz
10 meses atrás

Tem que tomar na macha de iodo….

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Qualquer hora dessas alguém será jogado da janela de algum hospital na Rússia. Possivelmente algum mequetrefe metido a sabido…

Hcosta
Hcosta
10 meses atrás

E Putin lá continua, imaculado…

Só demonstra a importância das manobras de desvio de atenções e de propaganda.
Se alguma vez admitirem a derrota, a culpa é dos militares e não do principal responsável…
Talvez seja mais um indício de que o verdadeiro inimigo da Rússia é o regime de Putin e que o seu maior medo é ser deposto por uma revolta popular…

Nunca foi a OTAN ou a Ucrânia.

Lks9
Lks9
Reply to  Hcosta
10 meses atrás

EDITADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Oráculo
Oráculo
10 meses atrás

As duas grandes vitórias russas em batalhas urbanas na Ucrânia – Mariupol e Bakhmut – tiveram participação quase que exclusiva de unidades não subordinadas ao comando militar russo. Em Mariupol os chechenos eram a ponta de lança que invadiu e depois lutou “porta a porta” na cidade. Já em Bakhmut as forças armadas russas só entraram depois que o Grupo Wagner literalmente pediu pra sair, com 20 mil mortes nas costas, após vencerem a maior batalha dessa guerra. O medíocre Shoigu – um general da escola soviética, sujo, corrupto e que não valoriza a vida de seus soldados – percebeu… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Oráculo
Hank Voight
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Amigo, Shoigu nem general e tampouco militar é

Oráculo
Oráculo
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Meu caro, Shoigu é General.
Inclusive carrega o título de Herói da Federação Russa.

Ele comandou durante anos uma espécie de Defesa Civil + Corpo de Bombeiros russo, que é uma força militar armada, que cuida das situações de emergência no país.

Inclusive essa é a bronca de Prigozhin, e outros generais, com ele.

É como se o comandante das Forças Armadas Brasileiras em tempos de guerra fosse um ex- Comandante do Corpo de Bombeiros que virou general “por decreto”.

Last edited 10 meses atrás by Oráculo
Lks9
Lks9
Reply to  Oráculo
10 meses atrás

Marinha em mariupol, marinha e Chechenos.

Carlos
Carlos
10 meses atrás

Achas que a Rússia é o Brasil onde não se tem mandatário. Não leu o pau comeu. É assim