Operação Yanomami: Exército realiza maior operação de lançamento aéreo de suprimentos de sua história

21

Brasília (DF) – Os lançamentos aéreos realizados pelo Exército Brasileiro na Operação Conjunta Humanitária Yanomami fizeram a Força registrar números históricos. Ao ultrapassar o limite das 300 toneladas de cargas lançadas no 4º Pelotão Especial de Fronteira em Surucucu (RO), o Exército registrou a maior atividade de lançamento aéreo de suprimentos de toda a sua história. A ação foi realizada durante o período de 21 de maio a 8 de junho de 2023 pelo 8º Contingente do Batalhão de Dobragem Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (B DOMPSA), representando a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt).

Para alcançar esse feito, o B DOMPSA desdobra periodicamente uma equipe chefiada por um oficial especialista. Já as cargas são preparadas na Base Aérea de Boa Vista por uma equipe composta de fiscal de preparação de cargas e os montadores destas, nas quais são colocados os equipamentos e os paraquedas sob as cargas montadas no método CDS (do inglês Container Delivery System). Cada CDS pesa aproximadamente 560 kg e é montado para as aeronaves C-105 – Amazonas ou KC-390.

Trabalho coordenado

 

No entanto, o desafio continua: a distância da Zona de Lançamento em Surucucu até a cidade de Boa Vista é de mais de 300 km – e passa por densas florestas. No 4º PEF, a “Equipe Terra”, composta por um especialista DOMPSA, coordena trabalhos como a identificação do local do lançamento; a análise da velocidade do vento de solo para a tripulação da aeronave; a retirada dos indígenas da pista e das áreas de possível queda das cargas, entre outros. Todos esses procedimentos são adotados com a finalidade de aumentar a segurança nos locais de impacto das cargas e para garantir que estas sejam lançadas com precaução, sem colocar em risco a tripulação da aeronave, os indígenas ou a floresta.

Após o lançamento, a equipe de terra do B DOMPSA, com o apoio de funcionários da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) e dos militares do 4º PEF, recolhe os CDS com as cestas básicas e materiais lançados, e deslocam parte dos materiais para o PEF – outra parte embarca nos helicópteros do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAVEX), da Marinha do Brasil e da FAB, que já decolam para fazer as entregas nas seguintes aldeias indígenas: Paappiu, Auaris, Alomai, Onkioula, Palimiu, Halikatou, entre outras.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Robson Rocha
Robson Rocha
10 meses atrás

Para o sucesso desse tipo de missão, a sinergia entre EB e FAB é fundamental.
Nenhuma missão é mais nobre do que salvar vidas, e a nobreza se amplia ainda mais quando se trata de salvar vidas restantes dos primeiros habitantes de nosso país.
Um verdadeiro patriota e nacionalista apoia a causa indígena.

Júlio S
Júlio S
Reply to  Robson Rocha
10 meses atrás

Sem dúvidas. Vidas indígenas importam, e muito.

Kommander
Kommander
Reply to  Júlio S
10 meses atrás

Pra mim, a vida de todos importam, não só de pretos e indígenas como alguns fazem questão de exaltar.

AMX
AMX
Reply to  Kommander
10 meses atrás

Perfeito!

Bosco
10 meses atrás

Espero que nenhum justiceiro social de Iphone e ifood implique com essa ajuda qualificando-a de intromissão na vida natural do índio e usurpação cultural por parte deles alegando que tudo que eles precisam está na selva onde eles moram e que eles devem viver como neandertais pré-cabralinos.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Qm reclama de indio de hilux e iphone são os patriotas kkk

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Acho que você não sabe a diferença entre reclamar e suspeitar, meu amigo. De onde veio o dinheiro pra comprar aquilo? Garimpo ilegal? Tráfico de drogas? Contrabando? Como é possível que tenha tantos índios passando fome enquanto outros ficam andando de Hilux e usando iPhone? Você não acha nem um pouco estranho? Sério?

AMX
AMX
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

E com razão.

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Não te preocupes. Indio gosta de Hilux e Iphone, coisas que a FAB não jogou do avião.

Allan
Allan
10 meses atrás

Não sei eu entendi direito, eles estão lançando suprimentos para ser distribuido por helicopteros para atender uma emergencia, da a entender a falta de senso dos governantes e da classe politica, principalmente do estado de Roraima, seria muito mais proveitoso pensar em uma integração de longo prazo, as FAs poderiam muito bem construir uma pista de pouso para apoio permanente, isso não só auxiliaria na situação atual como para uso futuro para integrar essa região, uma pequena pista com alguns helicopteros do estado para apoio continuo seria muito mais interessante, porem as coisas no Brasil se não der dinheiro para… Read more »

Kommander
Kommander
Reply to  Allan
10 meses atrás

Já existe uma pista ali.

William Duarte
William Duarte
10 meses atrás

Prezados editores: Não faz parte do conteúdo desta matéria mas, por favor, abra uma sobre o que a Guiné Equatorial está fazendo com o Brasil e principalmente com os comentários do vice-presidente da Guine (condenado na França por lavagem de dinheiro)acho que ela tem uma relevância muito importante para a questão de soberania, principalmente que anteriormente com este mesmo governo atual um país vizinho invadiu uma refinaria em seu território sendo a empresa era de capital brasileiro usou tropas do seu exercito com hasteamento de bandeira após a tomada, ou seja agora temos o MST dos países para invadir propriedades… Read more »

AMX
AMX
Reply to  William Duarte
10 meses atrás

Boa!

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

OFF-Ucrania:

Azovs estão se reagrupando desde de ontem e ensaiam um assalto nos arredores de Bakhumt, estão sofrendo barragem de artilharia russa severa. No setor kehrson Ucranianos teriam lançado um assalto anfíbio e foram repelidos, talvez apena uma infiltração de comandos. Ucranianos continuam avançando a passos de tartaruga em zhaporizia.

Em tempo, shahed 136 destrói uma estação de radar VHF ucraniana:

https://twitter.com/i/status/1669739918585745414

Quem diria um drone simples com motor de mobilete ser tao preciso.

Heinz
Heinz
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Todo dia os Ucranianos avançam nos flancos de Bakhmut, avançaram hoje em Zaporizia. Mas está tudo sobre controle, os russos destruíram 100, leopards e 60 himars.

Kommander
Kommander
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Mais um S-300 ucraniano foi destruído esses dias, acho que por artilharia. Tem v

eliton
eliton
10 meses atrás

off topic
Japão aprovou uma lei que permite exportar equipamentos militares.
Acho que seria uma boa o Brasil dar uma olhada no que eles tem a oferecer.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
Reply to  eliton
10 meses atrás

Aquele MBT deles cairia como uma luva no EB, hein? Mas duvido que exportem para cá. A OTAN e demais aliados dos americanos nos vêem como pró-russos/chineses.

Daniel Ricardo Alves
Daniel Ricardo Alves
10 meses atrás

O Brasil realmente precisa integrar aquela região e os povos indígenas ao resto do país. É imperdoável que em pleno 2023 aqueles brasileiros ainda vivam isolados desse jeito.

BLACKRIVER
BLACKRIVER
10 meses atrás

Deveriam ter vergonha de se vangloriar de uma operação que jamais deveria ter acontecido, afinal se as FAA e outros órgãos de fiscalização e combate de crimes em território nacional realmente operassem nos níveis de excelência como se vangloriam na matéria que trata desta operação vergonhosa, os crimes que resultaram nesta operação não teriam nem acontecido, esses crimes deveriam ter sido combatidos em seus princípios!!! Me poupem, estão queimando dinheiro suado do contribuinte pra corrigirem seus próprios erros, esse é o Brasil, pagador de impostos pagando triplicado pelos erros que ele não cometeu, e quem os cometeu se vangloriando por… Read more »

Rogerio Schneider
Rogerio Schneider
10 meses atrás

Índios mantidos dentro da garrafa do tempo. Intelectuais e burocratas decidiram manter algumas tribos presas do túnel do tempo para servirem de zoológico humano como um parque de diversões para o restante da sociedade. Justificam com verborragia e muitos textos lidos em seus cursos de PhD. Só índios são mantidos nesta cápsula do tempo, enquanto todos os demais povos podem evoluir com os avanços econômicos e sociais. Mantidos na era da pedra lascada, é natural que jamais acabe este ciclo de pobreza, fome e mortes. De qualquer maneira, estamos no Brazil e seria incomum que a incompetência que domina o… Read more »