Ao afirmar estar no controle em um momento crucial, dizem os críticos, ele não pode mais passar para os outros qualquer fracasso militar.

O presidente da Rússia, Vladimir V. Putin, encerrou o que foi para ele uma semana extraordinária e às vezes desconexa de comentários otimistas sobre a guerra na Ucrânia afirmando na sexta-feira que a Rússia estava tão certa de prevalecer contra a contraofensiva ucraniana que descartou o uso de armas nucleares.

Deixando de lado o que havia sido uma estrita evasão de discutir a guerra em qualquer detalhe, Putin disse a uma platéia da elite empresarial da Rússia, reunida para o Fórum Econômico Internacional anual de São Petersburgo, que a Ucrânia “não tinha chance” contra as forças russas e indicou que seus apoiadores ocidentais se cansariam do conflito e parariam de fornecer armas, encerrando o esforço de guerra de Kiev.

No entanto, as declarações de sucesso de Putin diante de repetidos contratempos pareciam irritar um pequeno, mas cada vez mais alto, coro de críticos. Eles apontam para a contraofensiva, ataques de drones em Moscou, incursões de milícias pró-Ucrânia no sul da Rússia e bombardeios transfronteiriços de cidades russas como evidência de que as coisas podem estar saindo do controle.

Isso poderia explicar por que Putin teve o cuidado esta semana de se apresentar como um comandante-em-chefe experiente e prático, afirmando até mesmo em um ponto na sexta-feira que “agora” os ucranianos estavam atacando com dois tanques aqui e cinco tanques ali. Mas sua estratégia de proclamar o sucesso enquanto evita problemas com elementos militares importantes, como armas inteligentes ou proteção de fronteiras, é uma contradição, dizem seus críticos, que não pode durar indefinidamente.

“O exército russo ficou completamente na defensiva, e todas as suas conquistas são medidas apenas pelo fato de que ainda não recuou muito”, escreveu um crítico, Alfred Kokh, ex-vice-primeiro-ministro russo e político da oposição, em um comentário no Facebook. “O tempo todo ele está explicando a mesma coisa: não é culpa dele. Foram os próprios ucranianos, a OTAN, os americanos, ele foi apenas forçado, não foi ele quem atacou, foi necessário”.

Putin foi briguento e totalmente desagradável às vezes, especialmente ao difamar o presidente Volodymyr Zelensky da Ucrânia. “Tive muitos amigos judeus desde a infância”, disse Putin. “Dizem que Zelensky não é judeu. Ele é uma vergonha para o povo judeu”.

Ele então repetiu suas falsas afirmações sobre a Ucrânia como um ninho de simpatizantes nazistas. Putin muitas vezes tentou justificar sua invasão da Ucrânia descrevendo-a como uma extensão da derrota épica da União Soviética sobre os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Na sexta-feira, ele indicou que era uma espécie de preocupação emocional, observando que havia pedido provas de laços nazistas ali antes de dormir na noite anterior.

Ele então apresentou fotos horríveis em preto e branco de vítimas de guerra filmadas durante a Segunda Guerra Mundial, alegando que os nacionalistas ucranianos buscavam então criar uma nação etnicamente pura. Putin fez a ligação com esse período anterior ao afirmar novamente que os ucranianos ainda reverenciavam Stepan Bandera , um polêmico líder da Segunda Guerra Mundial acusado de colaborar com os nazistas para libertar o país do controle soviético.

Ao acusar os ucranianos de tentar induzi-lo a intensificar o conflito, Putin afirmou que a Rússia não precisava recorrer ao seu considerável arsenal nuclear porque a guerra não poderia ameaçar a própria existência de seu país.

“O uso de armas nucleares, é claro, é possível, para a Rússia, é possível se houver uma ameaça à nossa integridade territorial, independência e soberania, a existência do Estado russo”, disse ele antes de acrescentar: “Nós não temos essa necessidade.

Putin também confirmou que o primeiro lote de ogivas nucleares táticas russas foi implantado na vizinha Bielo-Rússia para servir como um impedimento contra ataques à Rússia, e que mais chegariam antes do final do ano.

Desde o início da invasão, Putin tem afirmado que o Ocidente forçou sua mão usando a Ucrânia como um predador para ameaçar a Rússia. Os críticos zombaram disso, dizendo que ele decidiu invadir porque suas repetidas tentativas de afirmar o controle político sobre Kiev falharam e que ele não podia tolerar ter uma alternativa democrática próspera à autocracia russa bem ao lado.

Por meio da arrogância e das alegações infundadas de sucesso, Putin deixou claro nesta semana que, aconteça o que acontecer no curto prazo, sua maior arma é o tempo.

“Sua própria esperança é que o Ocidente saia da Ucrânia”, disse Tatiana Stanovaya, chefe da empresa de análise política R.Politik. “Ele não quer falar com o Ocidente; é tarde demais e foi longe demais, e ele não parece estar disposto.

Se Putin tentou apresentar certa calma em relação à contraofensiva, na sexta-feira ele ameaçou os caças F-16 prometidos à Ucrânia que “queimariam” assim como alguns dos modernos tanques ocidentais que a Ucrânia está empregando em sua contra-ofensiva. Ele acrescentou que a Rússia pode ter que tomar medidas mais agressivas se os aviões de guerra estiverem baseados em aeródromos fora da Ucrânia.

Ele também repetiu que a Rússia pode ser forçada a criar uma zona tampão no leste da Ucrânia para colocar a artilharia ucraniana fora de alcance, uma observação que gerou comentários zombeteiros, dados os problemas que atormentam os militares russos.

Viktor I. Alksnis, ex-membro de direita do Parlamento da Rússia e coronel aposentado da Força Aérea Soviética, escreveu no Telegram que Putin parecia exagerar a quantidade de território que a Rússia controlava no sudeste da Ucrânia. Como Putin pode contemplar uma zona de exclusão, disse ele, “se não conseguimos expulsar o inimigo nem mesmo de Donetsk?”

Em seu discurso para os empresários reunidos – nenhum deles do Ocidente – Putin falou por mais de uma hora sobre como as sanções ocidentais e a retirada de muitas empresas estrangeiras não diminuíram as perspectivas da economia russa.

Às vezes, a justaposição pode ser chocante. No meio de uma guerra em que a Rússia frequentemente falha em suprir suas tropas com necessidades básicas, Putin sugeriu que a indústria do turismo invista em “glamping”.

A Rússia classificou muitos de seus dados econômicos, tornando quase impossível verificar os números oficiais. Embora o Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo tenha sido inicialmente concebido como uma forma de apresentar a tecnologia russa e as oportunidades de investimento aos líderes empresariais ocidentais, as sanções e a guerra significaram que praticamente nada aconteceria este ano.

Um economista russo escreveu no Twitter que ouviu maravilhado o discurso de Putin sobre o crescimento econômico do país, baixa inflação e desemprego, diminuição do número de pobres, sucesso na digitalização e outras inovações, segurança patrimonial e clima de investimento saudável em geral.

“Eu queria viver no país que Putin descreveu”, disse o economista Andrei Nechaev, ele próprio ex-ministro do desenvolvimento econômico.

FONTE: The New York Times

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
10 meses atrás

Putin é o Tonho, só pode, tal a coisa fora da realidade!!!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Underground
10 meses atrás

Pensei a mesma coisa. Putin tá fazendo escola.

Alecs
Alecs
Reply to  Underground
10 meses atrás

Pensei a mesma coisa! Kkkkkkkkk

Palpiteiro
Palpiteiro
Reply to  Underground
10 meses atrás

O embargo ao revotril já está surtindo efeito.

Bruno
Bruno
Reply to  Underground
10 meses atrás

Nada. De doido, ele não tem nada. Aliás, em ambos lados, não tem nenhum doido. Doidos seremos nós se não estudarmos esta guerra e aprender com os erros/ aceitos dos dois países.

Magaren
Magaren
Reply to  Underground
10 meses atrás

Será que justifica o Gings ser daquele jeito?

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

Essa ofensiva maluca foi ideia dos europeus, exigiram uma justificativa para o dinheiro e equipamento que enviaram para a Ucrania. Zelensky sacrificou o proprio povo por 15 minutos de fama. A russia é casca grossa, país gigantesco que tira reservas até do suvaco se necessário. As ultimas sete gerações russas presenciaram guerras grandes e fantásticas, essa também não passou batido.

sub urbano
sub urbano
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Russia irá prevalecer novamente.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

O cara esquece de trocar de Nick e comenta no próprio comentário. Kkkkkkkkkk

Alecs
Alecs
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

Esqueceu de trocar de nick? Kkkkkkkkk agora conta a do papagaio!

Magaren
Magaren
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

hahahahahah se respondendo

Filipe
Filipe
10 meses atrás

A chance da Ucrânia vencer a Rússia, é a mesma chance que o México tem de vencer os EUA em uma guerra.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Filipe
10 meses atrás

Oiaa que existe quase uns 8 trilhões de pib entre EUA e Rússinha. A Rússinha atacoue invadiu o vizinho, e agora tá num atoleiro gigante. Se fossem tão bons assim, teria sido um vareio. A Rússia é omaior flop da história. Pior que eles, só Iraque que invadiu um vizinho e foi escorraçado.

C G
C G
Reply to  Filipe
10 meses atrás

Quem vc quer trazer para o debate, Vietnam ou Afeganistão?
Sua lógica não se sustenta nem a nivel de piada!

pampapoker
pampapoker
Reply to  C G
10 meses atrás

Podemos trazer o Afeganistão dos russos,,já que naquela época eles eram mais supremo que hoje

Alecs
Alecs
Reply to  Filipe
10 meses atrás

Não precisa vencer, basta recuperar o território invadido.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Filipe
10 meses atrás

Tem pessoas que acreditam que a Ucrânia tem condição de impor a Rússia derrota no campo militar, não pelos fatos mas sim porque na sua cognição a vontade é maior que a realidade.

Jose
Jose
10 meses atrás

Uma das mais hilários e viajantes comentários que apareceram no mundo esses dias. Cômico esse ser desprezível, vulgo Hitler russo.

Last edited 10 meses atrás by Jose
M4|4v1t4
M4|4v1t4
10 meses atrás

não tem chance Putin provavelmente cometeu hoje um erro que custará seu futuro. No dia 9/05 ele esvaziou a parada do Dia da Vitória, temendo que a Ucrânia fizesse uma grande contraofensiva naquele dia, contrastando com as tradicionais imponentes propaganda dos desfiles militares dos russos naquele comemoração. Agora, com essa afirmação esdrúxula, os ucranianos têm o que precisam para desmoralizá-lo por toda a história. O simples fato dele voltar a citar armas nucleares, mesmo que dizendo que não precisam usar, é um sinal de insegurança que sugere que eles estão ensaiando o seu uso ao sentir a reação da comunidade… Read more »

C G
C G
10 meses atrás

“baixa inflação e desemprego, diminuição do número de pobres”
Isso se explica facilmente somando os mortos, inválidos e os que fugiram do país!

Jagdv#44
Jagdv#44
Reply to  C G
10 meses atrás

Onde moro, litoral de SC, tem 5 famílias russas completas, só no meu condomínio.
Já tantas outras nas ruas do bairro.

M4|4v1t4
M4|4v1t4
Reply to  Jagdv#44
10 meses atrás

Todos os russos que conheci e que migraram para o Brasil nos últimos meses estão dizendo que está cada vez mais difícil sair da Rússia.
É uma questão de tempo para estarem vivendo o que os alemães da Alemanha Oriental viveram nos últimos anos pré Muro de Berlin.

E ainda assim você continuará vendo os idiotas úteis dizendo que sanções não funcionam…

Wagner
Wagner
10 meses atrás

O pós guerra que é o problema maior, economia em cacos,mutilados,e infra demolida, mesmo com tomada de territorios que será quase impossivel,a sociedade rapidamente esquece seus “herois”. E isso esta diante de nossos olhos,EUA pós derrotas Iraque e Afeganistão, sociedade dividida,veteranos moradores de rua, infra em cacos devido idade de construção( cada 10 pontes estadunidense 8 tem que ser demolidas devido colapso da edificação) aumento amputação de pés por diabetes devido um estado falido sem capacidade de gerar riquezas para que sua sociedade tenha uma minima condiçoes de cuidar do basico,a saude. E nem passaram por destruição interna causadas por… Read more »

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
10 meses atrás

A verdade é que essa guerra entrou em um impasse… nem russia e ucrania conseguiram ganhos significativos…

Allan Lemos
Allan Lemos
10 meses atrás

Até o momento, do que eu vi dessa contraofensiva, a montanha pariu um rato.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

A principal coisa do discurso de Putin. Economia: Espera-se que o crescimento do PIB da Rússia fique em torno de 1,5-2% até o final do ano; Desemprego de 3,3% – nunca esteve tão baixo em nossa história; A inflação na Federação Russa é menor do que em muitos países ocidentais e está próxima do mínimo histórico de 2,9%. Em janeiro-maio, as receitas orçamentárias não petrolíferas e de gás cresceram 9,1% a/a, em maio o crescimento foi de 28%; A Rússia está saindo da agulha do petróleo, essa tendência está gradualmente ganhando força; 1,7 milhão de pessoas saíram da pobreza em… Read more »

bit_lascado
bit_lascado
Reply to  Nilton L Junior
10 meses atrás

E você acredita nessa estória pra boi dormir?

deadeye
deadeye
10 meses atrás

Ouço isso desde 2020 rsrs

Realista
Realista
10 meses atrás

A Ofensiva tem chance sim já começaram a cercar Moscou e Putin está no seu bunker prestes a cometer sui…

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Os ucranianos sabem que estão engajados em uma luta muito dura contra as forças russas na contra ofensiva e que a retomada de território terá um alto custo. Porém, isso não impede que as forças ucranianas avancem ao longo da linha de frente em vários locais. Quinta feira (15/06/2023), Oleksii Hromov, brigadeiro-general da Ucrânia, informou que as tropas ucranianas capturaram pelo menos sete assentamentos e retomaram 100 quilômetros quadrado de território em duas grandes investidas no sul. Oficiais militares ucranianos relataram que o exército da Ucrânia na frente sul avançou até 7 km, na área ao longo do Mokry Yali,… Read more »

Charles
Charles
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

Irrelevante! Eles estão sendo empurrados no ponto de contato! E só para lembrar que o objetivo da contra ofensiva não é ganhar território e sim cortar as linhas de suprimentos entre o Rússia e a Criméia, isso parece quase impossível com o atual cenário. Esses 100 quilômetros quadrados não significam nada mais que tentar mostrar algum resultado.
Infelizmente essa guerra vai durar anos e quem sofre é o povo.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Charles
10 meses atrás

Desculpa, mas irrelevante foi o anúncio da tomada de Bakhmut, por mercenários do Grupo Wagner, após 10 meses de combates e enormes perdas russas de combatentes e de equipamentos, sendo que os ucranianos controlam as colinas perto de Bakhmut, impedindo o avanço russo em direção às cidades fortificadas de Chasiv Yar, Konstantinivka, Kramatorsk e Sloviansk, e também continuam avançaram avançando sobre os flancos norte e sul de Bakhmut.

Charles
Charles
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

O fato é que Bakhmut caiu! Concordo que foi uma vitória simbólica, mas caiu, e se me lembro bem, vc aqui nesse canal jurou que não aconteceria, agora é Irrelevante? Por semanas já não há mais avanço nos flancos.
Essa contraifensiva já era, a Ukrainian vai ter que mudar de tática.

Rafael
Rafael
Reply to  Marcelo
10 meses atrás

A Rússia tá fazendo recuo tático pra aumentar o dano da artilharia e a mídia fala que é avanço da Ucrânia. Sem aviação pesada pra auxiliar o avanço das tropas terrestres, sem chance. Se tem uma coosa que a história mostrou é que a Rússia sabe se defender. Dois dos maiores exércitos se ferraram atacando a Rússia, França e Alemanha. A doutrina militar da Rússia é de defesa. Sem contar que enquanto o ocidente tá perdendo tempo com redes sociais e Netflix a Rússia tá fazendo armas 24 horas por dia. A Rússia tá usando, em sua maioria, armamento da… Read more »

Alex
Alex
10 meses atrás

A verdade é que a Ucrânia só teria capacidade de romper as linhas russas, depois de ter superioridade aérea.

Enquanto não tiver isso e enquanto a Rússia nao sobrepor as defesas anti area da Ucrânia, a guerra vai se tornar uma guerra de trincheira e atrito.

Leonardo
Leonardo
10 meses atrás

Para a _______________ o Putin está louco? Ok Agora, segundo o ex senador e coronel Marine Richard Black, a ofensiva ucraniana perdeu mais de 7000 soldados, 160 tanques e 360 veículos blindados em pouco mais de 1 semana, isso sem sequer atingir a primeira linha de defesa montada pelos russos. Realmente a ofensiva está sendo um sucesso avassalador, segundo a mídia mainstream ocidental, a qual os ucranianos já chegaram a Moscou e o Putin já fugiu e para os Montes Urais. É isso, toca o barco!!!!!!!! COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ROTULAR OS DEMAIS. LEIA AS REGRAS DO BLOG:… Read more »

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Putin deve estar dando gargalhadas dessa contraofensiva fajuta, que mal conseguem avançar mais que alguns quilômetros ou metros, sem sair da terra de ninguém. Daí fica fácil contar lorotas da pujante economia russa. Enquanto isso Zelensky disse hoje que nenhum Patriot foi destruído, com certeza refere- se aos lançadores, mas não adianta: no fim é tudo eslavo contando vantagem…