Por quase duas semanas, a 128ª Brigada de Montanha do exército ucraniano tem testado as defesas russas dentro e ao redor da cidade de P’yatykhatky, a leste do drenado reservatório de Kakhovka, que esvaziou cinco bilhões de galões de água na bacia hidrográfica do rio Dnipro depois que alguém… os russos, aparentemente, explodirem a represa adjacente em 6 de junho.

O que a 128ª Brigada de Montanha encontrou perto de P’yatykhatky, ao que parece, são separatistas pró-Rússia, reservistas russos e alguns velhos tanques T-62 e T-54 que os russos estão usando como artilharia móvel de curto alcance.

A ordem de batalha russa é … inexpressiva. Mas a 128ª Brigada de Montanha ainda não rompeu as defesas – porque, ao que parece, a brigada está espalhada ao longo deste setor da frente sul.

As brigadas ucranianas lançaram sua tão esperada contra-ofensiva para 2023 na noite de 4 de junho. ao sul ao longo do rio Mokri Yaly, 60 milhas a leste de P’yatykhatky.

A borda oeste da frente é bastante silenciosa em comparação. A 128ª Brigada de Montanha segue investigando. Os separatistas e reservistas russos então abrem fogo com sua artilharia e armas móveis, incluindo os T-62 de 60 anos e os T-54 de 70 anos. Pouco território muda de mãos.

O próprio 128º possui mais do que algumas armas antigas, incluindo pelo menos um veículo de combate improvisado combinando o casco de um T-62 russo capturado com a torre de um veículo de combate russo BMP-2 capturado.

O equilíbrio de poder parece favorecer os ucranianos. Em 13 dias de combates, a 128ª Brigada e as tropas de reconhecimento de apoio aparentemente avançaram alguns quilômetros ao sul de suas posições originais.

Um ataque ucraniano, no sábado, envolveu apenas um punhado de tanques e veículos de combate. O fogo russo repeliu esses atacantes, de acordo com um blogueiro russo, mas os ucranianos, enquanto isso, garantiram uma rota para P’yatykhatky a partir do assentamento próximo de Lobkove. “Há uma briga”, relatou o blogueiro.

É principalmente uma batalha de artilharia, por enquanto. “As forças armadas da Ucrânia agora estão concentrando seus esforços no fogo de contrabateria, tentando suprimir nossas armas e, assim, permitir que suas unidades passem”, explicou o blogueiro. “Do nosso lado, os tanques T-62 e T-54 também estão trabalhando ativamente como canhões autopropulsados ​​improvisados.”

“Os combatentes em terra elogiam muito o esforço de suas tripulações.”

Mas esses tanques antigos, que podem disparar – imprecisamente – a apenas 10 milhas ou mais, quase certamente são superados pela 44ª Brigada de Artilharia Ucraniana, que fornece apoio de fogo à 128ª Brigada. Os melhores canhões da 44ª Brigada, seus M-777 de fabricação americana, podem disparar projéteis guiados por GPS a até 24 quilômetros. Seus velhos 2A36 de fabricação soviética disparam alguns quilômetros adiante, embora com menos precisão.

A distância e a rapidez com que a brigada de montanha ucraniana pode avançar depende em grande parte do resultado do duelo de artilharia em torno de P’yatykhatky. Se você vir uma enxurrada de relatórios sobre T-62 e T-54 capturados, provavelmente significa que a 128ª Brigada invadiu.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Godo
Godo
10 meses atrás

Quem diria que esses velhos leões de guera ainda teriam utilidade nos dias de hj. Interessante

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Reply to  Godo
10 meses atrás

Qualquer arma tem… até as antigas espadas samurais… rsrs
A questão é… onde e quando usar.
É nesse sentido que faz com que uma Foça Aérea possua aviões feito os F-22 e Super Tucanos.

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

C G
C G
10 meses atrás

Eu só trocaria “o que tem de melhor” para “o que tem de menos pior” afinal muita coisa teoricamente(!) boa foi destruída ou seja, mandar coisa velha para preservar coisa boa não pode ser entendido como uma doutrina ou modus operandi!

Last edited 10 meses atrás by C G
Bento
Bento
Reply to  C G
10 meses atrás

Afinal, você é PRAEFECTUS ou sub urbano?
E uma coisa é queimar material velho, outra é queimar as pessoas que estão dentro dele

Nilo
Nilo
Reply to  Bento
10 meses atrás

Bento se vai morrer dentro ou fora de um blindado não faz diferença, os russo está tendo até o momento sucesso no objetivo, mesmo que o material utilizado não tenha a sofisticação dos sistemas da OTAN, de comunicação, visão noturna, pontaria, munição. Retardar, conter, ceder se necessário depois golpiar, triturando o máximo possível os Ucranianos, dito anteriormente, declarado a contra ofensiva de forma oficial o Zé estaria Lascado. Aos EUA pouco importa se a Ucrânia, perder território, sair da guerra endividada, da perda colossal da população, seu objetivo na manutenção de status de maior potencial mundial é prioridade tanto economica… Read more »

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Deixa eu ver se entendi sua colocação, os EUA usam a Ucrânia para se manterem como maior potência mundial?

A Ucrânia mostrou como é pequena a dita “segunda maior potência militar mundial”…

C G
C G
Reply to  Bento
10 meses atrás

Admito que tbm não entendi!

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  C G
10 meses atrás

“evidentemente que houve severas perdas de equipamentos. Não estou negando isso!” Não está negando agora, né? Negar isso, em uma matéria que trata do uso dos jurássicos T54 e T62, seria a certidão de insanidade. Mas você sabe muito bem que, sua postura, durante todo esse tempo, tem sido bem diferente disso. “Agora, obviamente houve perdas extremamente severas no lado ucraniano.” Isso é óbvio. Ao contrário de vocês, que surgem à profusão para negar o inegável, vejo aqui, 02 ou 03 que tem postura similar quando se trata de material ucraniano. O que não dá é para não refutar as… Read more »

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Felipe M.
10 meses atrás

 você não permanece extremamente exposto na primeira linha de contato com o inimigo. “

Fora do alcance da artilharia? Dos Drones? Imunes a Minas?
Hum, parece que tem alguém querendo dar lição sem muito embasamento hein?

o resto é uma mistura de futurologia com trechos não ligados à questão do emprego de blindados jurássicos.

Talisson
Talisson
Reply to  C G
10 meses atrás

A Russia esta fazendo isso até com o material humano. É o jeito deles de fazer guerra.

C G
C G
Reply to  Talisson
10 meses atrás

Meu comentário era resposta a aoutro que foi excluído pela moderação, algumas pontas ficaram soltas!

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

“Do nosso lado, os tanques T-62 e T-54 também estão trabalhando ativamente como canhões autopropulsados improvisados.”

Estão usando essas velharias como um obus Oto Melara M56 e L118, claro, provavelmente sem a precisão dos mesmos. Embora tenha um pessoal que está louco pra ver essas velharias contra Leopard, Abrams e Challenger, mas primeiro esses tem que passar pelas minas…

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

“Meus caros,

se puder os russos vão enviar até os T-26 para a linha de frente….A explicação é simples, APOIO DE FOGO!”

Vindo dos russos eu não duvido nada, basta olhar o passado como na segunda guerra e o presente, nessa guerra na Ucrânia, gambiarras russas é o que não faltam. Se eles tiverem uma garrucha .22 eles vão usar, isso ao mesmo tempo demonstra sua cultura, onde não possuem vergonha de usar tudo o que tem, mas também demonstra fraqueza, já que T-55 e T-62 não passam de sucatas.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Não é vergonha. É desespero mesmo.

A força russa, ao contrário do que os propagandi$tas alardeam, que russinha só usou 20% de sua força, cai por terra. Estão mandando o que tem para manter.

Agora imagina o estrago se pega a OTan, com suporte aéreo , tanques modernos…a russinha só vivia de propaganda. Besta é quem acredita

Ciclope
Ciclope
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Notar que a Rússia sem agiu assim e que como está escrito no texto, esses tanques não são operados pelo exército russo, e sim por voluntários separatistas e tropas se apoio aliadas.

Last edited 10 meses atrás by Ciclope
Maurício.
Maurício.
Reply to  Ciclope
10 meses atrás

Ciclope, a Rússia sempre operou assim, a tropa oficial também faz isso, basta olhar o seu passado e presente, se é efetivo ou não, é outra conversa, mas não adianta tentar explicar.

Jlf
Jlf
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Vdd os russos vivem de propaganda tá claro que numa guerra contra a Otan eles perderiam feio ….

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Eu nunca disse que a Rússia só usou 20% de sua força, isso é papo furado de quem defende a Rússia. O mesmo papo furado que você escreveu falando de OTAN! Coloca uma coisa na tua cabeça, em uma guerra não existe o “Se” ou o “Agora imagina”, a OTAN é exatamente iguail a Rússia, só chutam cachorro morto, e isso é um fato, vocês gostando ou não! Dá uma olhada nessa imagem, onde está esse pessoal todo que chutou a Líbia?🤔

comment image

Talisson
Talisson
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Os fan boys dos dois lados te negativam por falar uma verdade.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Talisson
10 meses atrás

Pois é!🤷🏻‍♂️

Monarquista
Monarquista
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Não entendi. Tu queria que entrassem em guerra contra a Rússia, é isso?

Maurício.
Maurício.
Reply to  Monarquista
10 meses atrás

Ué, não entraram contra a Líbia? Alguns membros da OTAN não atacaram a Síria e Iraque? Na realidade eu achei que a Ucrânia seria uma Síria 2.0, com a Rússia controlando uma parte e os EUA outra parte.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Os únicos países da Europa capazes de projetar força fora do seu território é a França e o Reino Unido. O resto dos países é pra encher linguiça.

Militarmente, tirando os EUA, a OTAN não tem capacidade de enfrentar a Rússia sozinha não.

Não é a toa que é 30 países contra 1.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

“Militarmente, tirando os EUA, a OTAN não tem capacidade de enfrentar a Rússia sozinha não.”

A Rússia lutando da mesma maneira que está lutando contra a Ucrânia, não sei se conseguiria manter uma guerra contra a Europa por muito tempo, a Rússia chegou na Síria tocando o terror, contra a Ucrânia é uma Rússia anêmica, totalmente diferente, que não cag* nem desocupa a moita! Claro que na Síria era uma guerra diferente, era uma guerra assimetria, mesmo assim, eu estou achando o desempenho da Rússia bem ruim.

Last edited 10 meses atrás by Maurício.
Eromaster
Eromaster
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

Maurício, na Ucrânia é uma operação especial, segundo os Russos. Não é uma guerra declarada, que é totalmente diferente.

De um ano pra cá, somente os Wagner e os voluntários (BAR) que estavam lutando contra Ucrânia na linha de frente com poucos efetivos, mesmo assim conseguiram segurar as Força da Ucrânia e fazendo estragos enormes.
O Exército principal da Rússia está na retaguarda .

Maurício.
Maurício.
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

“Não é uma guerra declarada, que é totalmente diferente.”

Tu realmente acredita nessa ladainha que não é uma guerra declarada e sim uma “operação especial”?

Magaren
Magaren
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Russia só se protege da Otan porque tem armamento nuclear resultante do esforço soviético, dependesse do que construiram depois seriam dizimados sem qualquer chance de defesa.

Desafio para a Otan hoje é China.

Eromaster
Eromaster
Reply to  Magaren
10 meses atrás

Hitler e Napoleão pensaram a mesma coisa e se deram mal..

Rússia sozinha derrotou OTAN + EUA na guerra da Síria. Se não fosse ela, a Síria nem existiria mais.

Felipe
Felipe
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Eles mandaram T-54 e T-62, porque é o suficiente para o objetivo que lhes impuseram, que é apenas defender área ocupada, que está fortemente protegida por vários outros meios tambem. E parece q esta funcionando pq essa contra-ofensiva fracassou totalmente até agora.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Pelo seu raciocínio, o flanco ocidental da OTAN está totalmente desguarnecido por falta de equipamento. Basta a OTAN avançar em cavalos né…
Menos….Moscou está usando o que tem disponível pro conflito com a Ucrânia de olho em não desguarnecer o flanco da OTAN. Se necessário vão usar paus e pedras.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

A matéria da forbes muito animadora para os ucras, nada como visitar um museu.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Nilton L Junior
10 meses atrás

Bem isso, ofensiva tabajara, vai que a nato garante.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
10 meses atrás

Agora sim. Ninguém segura a russinha, mega potência militar. Tremei , Otan. Só param agora em Berlim. A russinha do putin tá pra valer agora kkkkkkkk

Talisson
Talisson
Reply to  Nuno Taboca
10 meses atrás

Tua admiração ou respeito é baseada em quem tem o melhor equipamento?

RDX
RDX
10 meses atrás

Pois é. Mais uma evidência de que o clássico MBT está morto. O destino do tanque no campo de batalha moderno é acabar como um caríssimo e antiquado canhão autopropulsado para apoiar a infantaria e bater terreno. Registre-se que essa tarefa não é exclusiva de tanques obsoletos. O famoso Armata foi colocado em testes no TO ucraniano para cumprir exatamente a mesma tarefa.

Werner
Werner
Reply to  RDX
10 meses atrás

Acabou,vc viu o K3 sul coreano e acho que vai ter um Abrans X advinha em qual MBT eles se basearam?
E sei que aqui é terrestre,mas onde diabos está a força aérea russa? Acabou?

Alecs
Alecs
10 meses atrás

O presidente do Putinstão, Vladimir da Lua Putin e suas “super armas” kkkkkkkkk. Com esse novo Game Changer chegam em Lisboa em 15 dias desde que seja de ré kkkkkkkkkkk

Sergio
Sergio
10 meses atrás

Apenas 1 T-14 armata se sairia melhor do que 10 ou 20 T-54….tanto pela tecnologia (sensores, blindagem), armamento……..a questão que fica é, cadê????? cadê os imponentes T-14 dos desfiles? Não tem logica, colocar um monte de T-54 com armamento e proteção inútil, só para perder sua tripulação. Mesmo sendo minion ( fanboy russo) não da para negar que, uma carroça de 70 anos, não sobrevive em uma guerra como essa.

Pado
Pado
Reply to  Sergio
10 meses atrás

O grande problema do T-14 é seu terrível motor. Lógico que ele tem mais um monte de problemas já descobertos pelo ocidente. Se entrar em combate e precisar dar uma aceleradinha a mais, quebra fácil. Imagina ter que abandonar um e depois os ucranianos exibirem ele como troféu intacto?

Uma das coisas que ninguém está falando, como essa guerra tá sendo uma péssima propaganda das tecnologias militares russas. Só tem velharia e gambiarra.

Sergio
Sergio
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Caro _______ seu pensamento esta ultrapassado, esta preso em guerras passadas. Com a utilização de drones, qualquer coisa esta exposto ao inimigo ( tantos russos como ucranianos, estão destruindo blindados com drones bem atras da linha de frente, é só ver os vários vídeos. Agora te pergunto, quem tem maior grau de sobrevivência ao ataque de 1 drone….um t-14 armata ou um t-54?

COMENTÁRIO EDITADO

Last edited 10 meses atrás by Sergio
Sergio
Sergio
Reply to  Sergio
10 meses atrás

Pensando bem, acho que eu estava errado mesmo……é melhor o inimigo usar um drone ou um projetil guiado por GPS ( como esta escrito na matéria) em um cacareco, do que perder algo mais moderno……bjs

João
João
10 meses atrás

Fogo é gastar munição boa num T55.

Underground
Underground
10 meses atrás

Notícias de hoje:
“Rússia diz que precisa de mais tanques”,
“Tropas da Ucrânia seguem avançando no Sul do país “,
“Não há mais necessidade de tomar Kiev, diz Putin”,
” Rússia reconhece revés na guerra”,
“Eixo da ofensiva lesloca-se para Mariupol”,
“Russos admitem perdas”

Bento
Bento
10 meses atrás

Uma observação para os que afirmam que os T62 e T54 serão utilizados para apoio de fogo. A elevação máxima do canhão de 115 mm do T62 é de 16 graus (em alguns sites informa 18, mas considero mais provável os 16, devido à torre de silhueta baixa), enquanto a elevação máxima de um M109 é de 70 graus. Como se aprende nas aulas de física, o maior alcance é obtido a 45 graus. Então realmente ele deve ser utilizado como canhão antitanque, em tiro tenso, pois em tiro indireto ele não apresenta a angulação necessária. Para apoio de fogo,… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
10 meses atrás

Senhores “apoio de fogo” não é só artilharia, apoio de fogo também é fogo direto, esses carros de combate são utilizados como pelotões de apoio aos pelotões de infantaria, ou seja, faz o inimigo abaixar a cabeça atirando em ninhos de morteiro/metralhadoras, posições de caçadores, postos de observação de artilharia, etc….enquanto a infantaria avança no terreno…isso é o básico de combate. Quando a inteligência garante que não há ameaças no terreno para esses antigos carros eles viram um multiplicador de força. O leopard 1A5 está fazendo o mesmo trabalho ao lado dos ucranianos, ambos exercito sabem que são equipamentos obsoletos… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Rafaelvbv
Cleiton
Cleiton
10 meses atrás

Temos que começar a aprender não zuar essas velharias dos outros pois se (queira deus que não ) acontecer aqui uma invasão nos vamos ter que lutar com coisa pior que isso. Somos bom de teclado e ruins de pressionar ou 13 ou 22 para melhorar . Enquanto isso políticos deitam e rolam na mordomia e com certeza vão ser os primeiros a cair fora para um país amigo com seus milhões,enquanto nós vamos dar tiro de pólvora preta nos invasores kk.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Cleiton
10 meses atrás

13 seria o primeiro a tomar cervejas infinitas com o inimigo para negociar a rendição em termos de boa para ele se fosse o caso.

sub urbano
sub urbano
Reply to  Renato de Mello Machado
10 meses atrás

foi ele q prestou continencia a uma bandeira estrangeira? Foi ministro dele q residiu em Miami durante o mandato (o astronauta)? Foi filho dele q fez reunião no pentagono fora da agenda? kkkk foi ele q falou i love you trump?

C G
C G
10 meses atrás

Pela sua lógica vamos mandar soldados en elefantes!

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  C G
10 meses atrás

Só que obviamente os elefantes pararam de ser usados como arma de guerra muitos séculos atrás, ao contrário dos T-54 e 62.

Treinar um elefante para guerra é muito mais difícil do que treinar uma tripulaçāo para operar um tanque desses.

Você está comparando maçās com laranjas.

C G
C G
Reply to  Allan Lemos
10 meses atrás

Bigas, vamos ficar parados na frente de bigas!
Como diria meu avô “desculpa de aleijado é muleta”!

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
10 meses atrás

Cuidado, o EB usa búfalos…😂 Eu sei, não na mesma função, mas usa!

Last edited 10 meses atrás by Maurício.
naval762
naval762
10 meses atrás

Será que veremos os T-34 ano que vem? Será que veremos a Rússia importando blindados da Coréia do Norte ou da China? Conjecturas pra os próximos anos da guerra.

Hcosta
Hcosta
Reply to  naval762
10 meses atrás

O gargalo deverá estar nas tripulações, em colocar essas velharias no ativo e na manutenção…

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

Pois é. Alguns canais estão pintando um cenário completamente fora da realidade. Todo dia vc vê videos de blindados ukies sendo destruidos por munição guiada krasnopol e lancets. Aí tem uma noticia de um T-55 pintado com um Z e escrito que o setor que é o mais ativo de todo front é “relativamente tranquilo” kkk

sub urbano
sub urbano
10 meses atrás

Off topic (espero que não seja moderado, o assunto tem a ver com a contra ofensiva ucraniana, oras) – Mais vítimas dos KA-52 na noite passada:

https://twitter.com/i/status/1670351823675314177

Um Humvee e um MaxPro.

RDX
RDX
Reply to  sub urbano
10 meses atrás

O KA-52 é um dos destaques da atual fase da guerra. Eis alguns fatores que estão contribuindo para esse sucesso: 1- O KA-52 está operando principalmente à noite e empregando ATGM Vikhr fora do alcance dos Manpads e dos raríssimos SHORADs ucranianos. Tal míssil possui até 10km de alcance; 2- O Gepard não está acompanhando os veículos ucranianos porque está protegendo pontos sensíveis nas grandes cidades ucranianas; 3- Existe carência de SHORADs (p. ex: Tunguska e Avenger); 4- Manpads possuem dificuldades para localizar alvos à noite, uma vez que não são orientados por radar; 5 -Guarnições de Manpads são muito… Read more »

Last edited 10 meses atrás by RDX
Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
10 meses atrás

Essa  A 128ª Brigada de Montanha parece mal se aguentar em pé também nesse front maluco.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
Reply to  Renato de Mello Machado
10 meses atrás

Ucras em idade de lutar saíram do país, foram mortos ou feitos prisioneiros.Devem ser mercenários da otan lutando.

Orivaldo
Orivaldo
10 meses atrás

Tô dizendo, até o final desse ano é carga de cavalaria cossaca

kleber csernik
10 meses atrás

Bom dia , como os Ucranianos estao levando vantagem se nem na primeira linha defensiva Russa passaram .Muito pelo contrario estao perdendo muito rapido a capacidade mecanica e de pessoal .

Felipe
Felipe
Reply to  kleber csernik
10 meses atrás

A midia tem que dar um jeito de dar notícias positivas pra justificar os bilhões enviados para a Ucrânia e não desmoralizar os pobres soldados ucranianos. Mas a realidade é bem diferente.

Fernando Botelho
Fernando Botelho
Reply to  kleber csernik
10 meses atrás

Outro nick, Xings?

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  kleber csernik
10 meses atrás

Contra ataque? O senhor é um piadista né…contra atacar com o que? T55?
Kkkkkkkk

Neural
Neural
10 meses atrás

T-54: Blindagem torre frontal 200mm aço, laterais 100mm aço

M-113: Blindagem frontal 38mm alumínio, lateral 25mm alumínio

Leopard 1: Blindagem frontal 100 mm aço, lateral 50-60mm aço.

Quem que tá mal blindado mesmo?

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Neural
10 meses atrás

Qual fonte destas informações?

Neural
Neural
Reply to  Antunes 1980
10 meses atrás

Recomendo essa: https://tanks-encyclopedia.com/coldwar/ussr/soviet_t-54.php

T-62 a torre tem 250mm de aço e 130mm nas laterais

Felipe
Felipe
Reply to  Neural
10 meses atrás

Verdade, quero ver um grupo baseado em infantaria, apc, humvee, Bradley, topar com um T-54… vão sair correndo na hora.

Antunes 1980
Antunes 1980
Reply to  Felipe
10 meses atrás

Grande parte dos equipamentos que você mencionou tem a opção de mísseis anti tanque TOW e Javelin

Maurício.
Maurício.
Reply to  Neural
10 meses atrás

A blindagem de um Leopard 1 é pior que um T-54? 🤔

Felipe
Felipe
10 meses atrás

Aguardando reportagem dos montes de Roshel APC e Bushmaster que não estão aguentando nem o terreno…
https://bulgarianmilitary.com/2023/06/16/shells-not-needed-ukrainian-terrain-breaks-canadian-roshel-apc/

Last edited 10 meses atrás by Felipe
Heitor
Heitor
10 meses atrás

Agora virou um World of Tanks

deadeye
deadeye
10 meses atrás

É, os Leopard 1A5 são mais que suficientes

paulof
paulof
10 meses atrás

Bem, mais me parece a antiga tática russa , sugam e ao final eles não serão problemas, tanto que essa uma das reclamações do grupo wagner, o alto comando envia-los sem uma linha de logística e ainda armas “piores” que o exército, portanto não é estranho ver esses ucranianos que lutam por Putina receberem armamento defasado.

Last edited 10 meses atrás by paulof
Rick
Rick
10 meses atrás

Minha pergunta é: Quando chegarão os T-34?

Felipe
Felipe
10 meses atrás

Verdade.

Felipe
Felipe
10 meses atrás

Tem viatura da Otan já destruída bem antes de chegar a Ucrânia (na Letônia nesse caso). O que está acontecendo? https://youtu.be/TjE2XsZAqIc

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Vindo da Forbes: “O equilíbrio de poder parece favorecer os ucranianos…” Pois é, vindo da Forbes. Depois de quatorze dias de contraofensiva, ainda ter que ler isso! Quem sabe daqui uns três ou quatro meses, a Forbes anuncie a tomada da 1ª linha de defesa russa pelo exército ucraniano. Que falta fazem as brigadas ucranianas destruídas em Bakhmut…

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Definitivamente, a Rússia não precisa se preocupar com o envio de dardos penetrantes de tungstênio, porque essa munição é indicada para uso contra tanques de guerra modernos e veículos fortemente blindados. Diante do que tem acontecido no campo de batalha da Ucrânia, as forças russas estão ficando sem sistemas de armas modernas e é cada vez mais provável que os novos tanques ucranianos tenham que lidar com tanques T-62 e T-55 ou com veículos blindados da época soviética. Dessa forma, os ucranianos podem usar munições mais simples e guardar os dardos penetrantes feitos de tungstênio na estante. Pelo visto, o… Read more »