‘O regime criminoso de Kiev cometeu um ataque bárbaro a objetos civis’, diz autoridade russa sobre ponte atacada na Crimeia

96

Marcas em restos de artefatos indicam que as pontes foram atacadas e danificadas por mísseis Storm Shadow / Scalp

Segundo notícias publicadas pela Sputnik News, Reuters e BBC, as Forças Armadas da Ucrânia atacaram pontes na divisa entre a região de Kherson e a península da Crimeia, próximo à vila de Chonhar.

A nota da Sputinik enfatizou as palavras do governador interino Vladimir Saldo, publicadas no Telegram nesta quinta-feira de manhã: “O regime criminoso de Kiev cometeu um ataque bárbaro a objetos civis – pontes na divisa administrativa entre a região de Kherson e a Crimeia, perto de Chonhar. O pavimento nas pontes foi danificado. Não houve perdas humanas”.

Ainda segundo a Sputinik News, Saldo disse que Kiev quer intimidar residentes da região e promover pânico na população, mas não terá sucesso porque há alternativas ao tráfego entre as partes ligadas pelas pontes. De acordo com investigações preliminares, mísseis britânicos Storm Shadow foram usados no ataque e especialistas em desarmar bombas estavam examinando os locais. O governador da Crimeia, Sergey Aksenov, afirmou que o tráfego poderia ser reestabelecido em uma hora.

A Reuters, por sua vez, noticiou que investigadores russos afirmaram que quatro mísseis foram disparados na ponte por forças ucranianas, a partir de informes divulgados pela agência russa RIA. Segundo esses informes, os investigadores disseram que as marcas encontradas em restos de um dos mísseis sugerem que tenha sido fabricado na França.

A matéria da Reuters traz também declaração feita por Yuriy Sobolevsky, autoridade ucraniana da região de Kherson mantida em poder da Ucrânia: “O impacto psicológico nos ocupantes e no poder de ocupação é ainda mais importante. Não há lugar no território da região de Kherson em que eles possam se sentir seguros”, disse Sobolevsky no Telegram.

Na BBC, o destaque foi para outra declaração do governador interino Vladimir Saldo, que publicou fotos dos danos, afirmando que as duas pontes, paralelas, foram danificadas. Segundo Saldo, os mísseis utilizados foram os britânicos Storm Shadow, num ataque “ordenado por Londres”.

As pontes são a rota mais curta entre a Crimeia e a linha de frente no sul, além de ligação importante entre a cidade ocupada de Melitopol. As fotos postadas por Saldo mostram um grande buraco numa das pontes. Porém, apesar do governador ter dito que os reparos seriam feitos logo e que veículos poderiam usar uma rota alternativa temporariamente, outra autoridade russa, Nikolai Lukashenko, disse que os reparos poderão levar semanas.

Segundo a empresa de mísseis europeia MBDA, o míssil Storm Shadow (chamado de SCALP nas forças francesas) é lançado por aeronaves, tem longo alcance, sendo armado com ogivas convencionais.

Trata-se de uma arma desenvolvida para requerimentos exigentes de ataques pré-planejados contra alvos de algo valor fixos ou estacionários. A arma entrou em serviço na Força Aérea Real (britânica) e no Exército do Ar (francês) em 2003, com emprego real no Golfo, Iraque e Líbia.

 

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground
Underground
10 meses atrás

Pelo jeito doeu mais em Moscou que na ponte.

Ademir
Ademir
Reply to  Underground
10 meses atrás

Esse ataque irritou a Russia porque demonstrou que a Ucrania recebeu a versão normal do Storm Shadow de 550km, não a de exportação limitada a 250 km. O missil foi lançado de uma distancia muito maior que 250 km, pois se fosse a 250 km, um Su-24 seria facilmente detectado e abatido bem antes de lançar o missil. Como o ocidente fala uma coisa, mas está escalando o conflito, haverá retaliação. Ainda nos destroços do missil, estava inscrições em francês, que indica que poder ser o Scalp ao invés do Storm Shadow.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Ademir
10 meses atrás

Scalp e Storm Shadow são nomes diferentes para um mesmo míssil. A diferença é um ter nome em inglês e outro ser uma sigla em francês.

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Podiam escrever em árabe, só para confundir os russos! 😀

Bosco
Bosco
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
10 meses atrás

Acho que o pessoal tá enganando a Storm Shadow com o Apache. Esse sim era um míssil diferente com função exclusiva de atacar pistas de pouso e o Storm Shadow/SCALP vem dele.

gari
gari
Reply to  Ademir
10 meses atrás

https://pt.wikipedia.org/wiki/Regime_de_Controle_de_Tecnologia_de_M%C3%ADsseis
Tanto o reino Unido como a França são signatárias, não estão simplesmente rasgando o acordo? se não tiver nenhuma punição a isso, esse acordo deveria ser anulado logo.

Alecs
Alecs
Reply to  gari
10 meses atrás

Então vamos começar punindo a Rússia por vários tratados que ela assinou e não cumpriu. Começando pelo de devolução das armas nucleares da Ucrânia.

Bosco
Bosco
Reply to  gari
10 meses atrás

Gari, O MTCR não chega a ser um tratado e não prevê punições a quem não o cumpra. É apenas um “acordo de cavalheiros” , com validade em estado de paz, onde os membros se comprometem a não transferir mísseis ou tecnologia de mísseis com mais de 300 km de alcance / 500 kg de carga útil para países que não tenham essa capacidade tecnológica. A rigor a Ucrânia é um país que detém tecnologia capaz se construir mísseis com essas características e portanto os países que estão cedendo esses mísseis não estariam descumprindo o acordo. Sem falar que num… Read more »

João
João
10 meses atrás

As crianças do teatro mandam lembranças, do além

Ademir
Ademir
Reply to  João
10 meses atrás

acreditou nessa que foram os russos mesmo? até aquela da estação de trem que encontram restos de misseis que são usados pela ucrania?

Adenat
Adenat
Reply to  João
10 meses atrás

Aquelas que o pessoal de Azov trancou nós porões para fazer de reféns e depois dinamitou o prédio?

Hank Voight
Reply to  Adenat
10 meses atrás

Parabéns por vir aqui repetir as mentiras do Putinstão

Jose
Jose
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Ele não muda. É doutrinado pra isso.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Jose
10 meses atrás

Doutrinado? TB, mas acho que tem mais coi$$$as por trá$ do apoio cego.

Victor F
Victor F
10 meses atrás

Hum… atacar pontes que servem como via logística do inimigo é crime de guerra e coisa de “regime bárbaro” porem atacar instalações civis em cidades a centenas de km de distancia da linha de frente com misseis de cruzeiro e drones suicidas é tranquilo e tudo certo né Rússia? Pontes são alvos militares validos, isso é normal, os Russos destruíram algumas quando estavam se retirando de Kherson para poder atrasar os Ucranianos, os Ucranianos destruíram algumas no começo da invasão para atrasar os Russos todas elas são alvos validos e ataque/destruição não deve ser considerado crime de guerra nem nada… Read more »

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Victor F
10 meses atrás

Ainda para mais vindo de quem destruiu uma barragem, ocupa e faz chantagem com central nuclear e ataca todos os dias, com mísseis, prédios civis, hospitais, escolas e teatros.

JClaudio
JClaudio
10 meses atrás

Nunca imaginei que o Putin e os generais russos fossem tão bundões. Todo dia traçam uma linha vermelha que a Ucrânia e OTAN ultrapassam sem acontecer nada. Ainda bem que a Rússia nunca entrou em guerra com os Estados Unidos. Tomariam uma surra que nunca sem precedentes. Em seis meses de guerra o comandante americano teria o Kremlin como quartel general. A impressão que temos é que o exército russo que perder a guerra. Por que o palácio presidencial não foi atacado, por que o Zelensky voa para cima e pra baixo sem ser incomodado, por que milhares de equipamentos… Read more »

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Nilo
Nilo
Reply to  JClaudio
10 meses atrás

Decisões de guerra não se toma usando os Bundões.
Quatro Storms caríssimos que deveriam ser utilizado em alvos militares como armazéns ou base na Criméia senão tomado decisões com Bundões.

AVISO DOS EDITORES: MODERE O LINGUAJAR.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

George
George
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Mas e o Kinzal que acertou a quitanda do seu Joseph?

Adenat
Adenat
Reply to  George
10 meses atrás

E foi justamente na hora que o Zaluzhnyi estava comprando batata para a sopa.
Coitado.

Bosco
Bosco
Reply to  George
10 meses atrás

Pelo amor de Deus, o Kinzhal não acertou a quitanda do seu Joseph. Foi um Kalibr que fez isso. Isso é fake news.
O Kinzhal acertou foi o armazém do Seu Ruslan.

Adenat
Adenat
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Aí, quem foi atingido foi o Budanov.
Acho melhor esses ucranianos mudarem de ramo.
Kkkkkk

Ademir
Ademir
Reply to  JClaudio
10 meses atrás

Esses alvos estão sendo poupados (a pedido dos EUA para a Rússia), até que a Russia já indicou que se a Ucrania escalar e atacar alvos dentro da Russia ou usar F-16 operados de fora da Ucrania, poderá atacar estes alvos.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Ademir
10 meses atrás

“A pedido dos EUA” kkkkk, conta outra piada, muito boa essa última.

Pedro
Pedro
Reply to  JClaudio
10 meses atrás

Perfeito

Maurício.
Maurício.
10 meses atrás

Seu Vladimir Saldo, deixe de mimimi, no Japão um buraquinho desses seria consertado em no máximo uma hora!

Mcruel
Mcruel
Reply to  Maurício.
10 meses atrás

No Brasil em 3 anos…

Bernardo
Bernardo
Reply to  Mcruel
10 meses atrás

Ao custo de um Hospital.

Ademir
Ademir
10 meses atrás

Proximo alvo da Ucrania é atacar a usina nuclear de Zaporizhia, para culpar os Russos (já está sendo combinado com a midia)

Eromaster
Eromaster
Reply to  Ademir
10 meses atrás

As Forças da Ucrânia já atacaram essa usina várias vezes para tentar causar danos nuclear. Pior ainda, culpando a Rússia por esse ataques.

Hank Voight
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Mais um repetindo as mentiras do Putinstão

Eromaster
Eromaster
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Porque é mentira? Rússia está controlando a usina, eles mesmo iriam atacar a usina que eles mesmo controlam?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Sim. Obviamente que não quer ceder às pressões internacionais de entregar a central à agencia da energia nuclear.

E fizeram ataque de false flag, como o foguete que deu um volta de 180ª vindo das linhas Ucranianas…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Não, são os Ucranianos, que querem tornar, uma área gigante do seu próprio país inabitada por séculos, claro.

Last edited 10 meses atrás by Rui Mendes
Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Mas para acreditar no que dizem, ou têm muita ingenuidade ou falsidade.

Rogério
Rogério
Reply to  Rui Mendes
10 meses atrás

Recebem por isso.

Bosco
Bosco
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

Mas a culpa é da Rússia aconteça o que aconteça na usina nuclear. Ela invadiu a Ucrânia e essa é a causa primária do que está acontecendo. O resto é consequência.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Ah então os inocentes meninos ucranianos não sabem que uma ataque a uma Usina Nuclear pode matar milhares de pessoas ??

Bosco
Bosco
Reply to  LUIZ
10 meses atrás

Sabem tanto quanto o inocente Putin de atacar e matar milhares de pessoas atacando e invadindo um país.
Morrer de Kinzhal ou de contaminação radioativa da na mesma.

Hank Voight
Reply to  Ademir
10 meses atrás

Se você já está antecipando o próximo crime de guerra do Putinstão é porque a coisa está feia…rs!

Satyricon
Satyricon
Reply to  Ademir
10 meses atrás

Mentira
Segundo a agência atômica internacional IAE Um único reator dessa usina é mantido em estado latente (hot shutdown), sendo todos os demais reatores desligados (cold shutdown). A diferença entre a primeira e a segunda condição é que essa ainda requer a atuação do sistema de resfriamento. Teme-se que a Rússia tenha colocado explosivos nesse sistema de resfriamento, aguardando a retomada pelas FAU, para detoná-los, causando uma (outra) catástrofe sem precedentes.
Qual o motivo da Rússia não ter colocado TODOS os reatores em cold shutdown, acho que todos nós sabemos…

ALISON
ALISON
Reply to  Satyricon
10 meses atrás

Pq ele gera energia necessária as áreas proximas… Dãããããããããããããããã!

Rogério
Rogério
Reply to  ALISON
10 meses atrás

Em hot shutdown nao fornece energia p/ lugar nenhum!

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Estuprar mulheres ucranianas é normal para Putin, destruir a ponte que abastece o inimigo é bárbaro.

Magaren
Magaren
Reply to  Diego Tarses Cardoso
10 meses atrás

Estou enojado!

Arthur
Arthur
10 meses atrás

Russo, acima de tudo, é fiasquento. Tanta firula por conta desse buraquinho. Porque não alardeia que a ponte caiu, ficou em pedaços, desabou, escafedeu… Ainda por cima é menor que as “panelas” nas estradas aqui do sul. De lambuja, façam um poster gigante desse “furúnculo” e tirem fotos ao lado. Pô meu, tudo bem que é guerra, mas tem que ter um certo “élan” de vez em quando…

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Esses Ucranianos possuem um poder de destruição fora do comum com esses misseis, vários deles atingiram a BR364 entre Rondonópolis e Cuiabá no Mato Grosso, porém por aqui, ao julgar pelos buracos, os misseis carregavam carga plena de explosivos.

Jose
Jose
Reply to  Atirador 33
10 meses atrás

Rapaz. Desculpem os moderadores pelo off topic, mas a situação da nossa malha rodoviária é triste.

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Jose
10 meses atrás

Triste não, depressiva seria a classificação correta. No MT os buracos são caminhos, que tem que passar por eles como se fossem uma lombada.
É lamentável, e essas rodovias são administradas por concessionarias, logo, são pedagiadas.

Jose
Jose
Reply to  Atirador 33
10 meses atrás

Verdade.

Ademir
Ademir
Reply to  Arthur
10 meses atrás

Pois é, também esperava mais do Storm Shadow…era pra derrubar a ponte, mas só fez esse buraquinho.

Bosco
Bosco
Reply to  Ademir
10 meses atrás

Eu esperava mais era do S400 que deixou ele passar. Em relação ao efeito explosivo, o Storm Shadow tem uma ogiva própria para penetrar bunker subterrâneos, explodindo dentro, denominada ogiva BROACH, composta por uma carga moldada que abre passagem para um petardo blindado explosivo que explode após parar. Pontes são alvos difíceis por serem “vasados”. Para derrubar uma tem que atingir os pilares em pontos críticos com vários mísseis. *Um ogiva HE integral de 1000 lb como a de um Tomahawk ou JASSM causaria mais danos à superestrutura que uma ogiva tipo BROACH. O ideal seria uma bela de uma… Read more »

Alecs
Alecs
Reply to  Bosco
10 meses atrás

Pensei a mesma coisa, Bosco. Se passou e o S400 tava dormindo imagina quando forem bombas lançadas de F-16s F-18s, o estrago vai ser maior e, provavelmente, em tropas russas. Em algum momento vai acontecer.

Adenat
Adenat
10 meses atrás

Ataque midiático que não ajuda em nada o massacre que a Ucrânia está sofrendo.
De mais, é só chamar a equipe Tapa Buraco da Prefeitura de lá.

Hank Voight
Reply to  Adenat
10 meses atrás

_________________, enquanto você vem bravatear aqui a Ucrânia vai paulatinamente apertando a logística russa seja atacando depósitos de munição, seja atacando alvos vitais para o transporte de homens e suprimentos tal como a referida ponte.

E enquanto isso você segue repetindo as mentiras do Putinstão.

COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTERIORMENTE.

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jose
Jose
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Enquanto ele escreve as pérolas do mundo da lua dele e do ídodo hitler russo, os combates vão acontecendo e os criminosos de guerra vão levando é chumbo.

Já romperam as linhas em Robotyne e segue….

https://twitter.com/NOELreports/status/1671934617480314898

Last edited 10 meses atrás by Jose
Ademir
Ademir
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Não é o que está aparecendo no noticiario…parece que uma tal contra-ofensiva fracassou

Hcosta
Hcosta
Reply to  Ademir
10 meses atrás

Diziam o mesmo antes das ofensivas Ucranianas…

A prudência é uma virtude.
Se há algo que esta guerra ensinou foi como as expectativas dos apoiantes de Putin são muito desfasadas da realidade.

Bosco
Bosco
Reply to  Ademir
10 meses atrás

O que sabemos de fato e sem nenhuma dúvida é que a Rússia não chegou a Kiev em 15 dias. O resto é especulação e achismo, sem falar que algo só acaba quando termina , e essa contraofensiva está longe de terminar.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Adenat
10 meses atrás

Tapa buraco???
E a estrutura interna de aço, que rebentou, pois é só tapar, claro.

Glasquis7
10 meses atrás

“O regime criminoso de Kiev…”
Disse o regime russo enquanto invadia CRIMINOSAMENTE um país soberano e assassinava a sua população.

Nilo
Nilo
Reply to  Glasquis7
10 meses atrás

Boa tarde.
Resumindo (sem mimimi): Alegando que Bolívia não cumpria contratos Chile toma território que dava saída a Bolívia para o mar e parte de território do Peru.
Chile não relativiza sua Soberania até hoje rsrsrsrs

Glasquis7
Reply to  Nilo
10 meses atrás

Para vc se localizar na história: O Chile nasce de forma emancipada nos territórios que comprendem a Capitania Geral do Chile que delimita ao norte com o Virreinato do Peru e ao Oeste com o Virreinato de la Plata. Esta emancipação ocorre em 1.810. A Bolívia, que não existia em nenhum mapa, foi criada por Sucre, em honor a Simon Bolívar (daí o seu nome Bolívia), em 6 de Agosto de 1825, (15 anos depois da declaração territorial do Chile) e toma pra si, territórios do Chile, do Virreinato del Peru e do Virreinato del la Plata numa região conhecida… Read more »

Glasquis7
Reply to  Glasquis7
10 meses atrás

Tudo isso sem mimimi.

fjuliano
fjuliano
10 meses atrás

Quantos não vieram sedentos de ânimo achando que era a ponte construída depois da libertação da Criméia em 2014 e se deparam com uma pontezinha entre Kherson e Criméia, e um buraco que mal passa o próprio boneco de prateleira. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Hank Voight
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

A julgar pela irritação do Putinstão e pela fila que foi observada com a interdição da ponte mais uma vez você está errado Lustosa

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

Claro que estruturas em betão armado reforçado com aço no interior, como as pontes ou os hangares de aviões, o buraco é assim mesmo, basta lembrar da primeira guerra do golfo, só que os hangares depois de atravessar a estrutura, rebentam no interior do hangar e rebenta com tudo no seu interior, uma ponte grande como essa, o estrago que faz, é esse buraco, que atravessa o tabuleiro da ponte, mas depois de atravessar, é um espaço totalmente ao ar livre, logo, não têm como fazer mais estragos.

Satyricon
Satyricon
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Calma, a hora dela vai chegar (de novo)

Hcosta
Hcosta
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Sim, foi assim que começou na cidade de Kherson e todos sabem como acabou…

Quantas pontes existem a ligar a Crimeia a Kherson?
Já devia ter sido neutralizada há muito tempo…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  fjuliano
10 meses atrás

Rebentou com o aço interno, não me parece um buraquinho, tem aí trabalho para dias, e claro, Putin vai mandar tapar só com alcatrão, para a fotografia, mas a estrutura de aço interna, já era.

Marcello
Marcello
10 meses atrás

Além de canalhas são mentirosos. Só vou comentar somente isso aqui para não me exceder. Slava ukraina.

Eromaster
Eromaster
10 meses atrás

Ness tipo de ataque, a Ucrânia costuma culpar a Rússia , mas com os destroços do Storm Shadow visível é difícil esconder o crime.

Ucrânia atacava a usina nuclear de Zaporizhia direto e culpava os russos para confundir a opinião pública direto.

Explodiram a barragem de Nova Kakhovka e culparam os russo, pior que a mídia compra a narrativa do Zé Lascado.

Hank Voight
Reply to  Eromaster
10 meses atrás

E desde quando atacar uma ponte utilizada para movimentar soldados e suprimentos é crime de guerra?

Jose
Jose
Reply to  Hank Voight
10 meses atrás

No mundo deles é padrão isso. Nem adianta tentar explicar Hank.

Rodrigo
Rodrigo
10 meses atrás

Na verdade essa ponte nem deveria existir pois Criméia de acordo com a ONU é parte Ucrânia

deadeye
deadeye
10 meses atrás

Sujo falando do mal lavado

Last edited 10 meses atrás by deadeye
Jose
Jose
10 meses atrás

Que chororô. A Rússia crimonosa pode atacar o que quiser. Agora levar uns Storm Shadows na ponte pra dar problema na logística para continuação dos crimes não pode ?
Velho ditado : Chora na cama que é lugar quente.

Uma pena não ter destruído de vez a ponte…uma pena.

Last edited 10 meses atrás by Jose
Slowz
Slowz
Reply to  Jose
10 meses atrás

Não é que só a Rússia pode atacar oque quiser, a Ucrânia também pode basta aguentar as consequências .. e é por causa dessas consequências que a OTAN tem cautela no que vai enviar pra lá ..

Monarquista
Monarquista
Reply to  Slowz
10 meses atrás

Fora as armas nucleares, qual outra consequencia? Até agora a Rússia só se apoiou em armas nucleares.

Ah, e esse é o melhor lado de uma democracia: é desgastante atacar civis. Um presidente que manda atacar civis dá o primeiro passo para su fim ploitico. Mas um ditador pode e ai de quem falar contra isso.

Last edited 10 meses atrás by Monarquista
Realista
Realista
Reply to  Monarquista
10 meses atrás

Até agora a Rússia só se apoiou em armas nucleares. ”

Até agora ela não usou e está massacrando os equipamentos de 30 países.

Engraçado que a ” Democracia ” foi a única a usar bombas nucleares contra civis.

Bosco
Bosco
Reply to  Realista
10 meses atrás

EUA utilizando bombas atômicas como arma de guerra mataram 200 mil pessoas inocentes de um país inimigo em estado de guerra.
“Rússia” utilizando a fome como arma política matou 10 milhões de civis de um país aliado em estado de paz

José
José
Reply to  Realista
10 meses atrás

Esta massacrando sim. Confia.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Slowz
10 meses atrás

Está muito perto de F-16, para começar.

Profyler
Profyler
10 meses atrás

Os poderosos S400 e Pantsir, pra variar, dormindo….

Nilton L Junior
Nilton L Junior
10 meses atrás

Quem entra chuva sabe que pode se molhar, fora isso, uma ponte é um alvo estratégico se não quiser que seja atacada tem que proteger, para a ucrânia não acrescenta nada no quadro geral, para os russos a resposta deve ser proporcional segundo seus critérios de ego machucado.

Glasquis7
Reply to  Nilton L Junior
10 meses atrás

Quem entra chuva sabe que pode se molhar”

O Putin está precisando de um guarda-chuvas maior… Bem maior.

Bernardo
Bernardo
10 meses atrás

Só eu acho que esses misseis estão sendo controlado externamente fora da Ucrânia? Pois pra mim seria uma loucura deixar na mãos dos ucranianos no atual momento imagina quantos milhoes ou bilhao talvez seria o preço de uma única unidade desviada tipo rumo ao Oriente! Estou ficando maluco?

RDX
RDX
10 meses atrás

Off:
O tal país europeu que está negociando com Israel a compra de tanques Merkava seria o Chipre.
Curiosamente, o Chipre opera 82 T-80 ex-Ucrânia.
Eu acho que em breve esses tanques retornarão ao arsenal ucraniano.

Silent Eagle
Silent Eagle
10 meses atrás

Vejam o Storm shadow passando suave pela bateria Pantsir ainda erraram dois míssil kkkk https://twitter.com/ukraine_map/status/1671970984214011910

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Com esse ataque os ucranianos cortaram uma das poucas ligações entre a Crimeia e o resto da Ucrânia. Essa era uma rota de abastecimento importante para as tropas russas que lutam no sul. Há indicação de que quatro mísseis Storm Shadow fizeram o trabalho. Mais uma demonstração da capacidade dos ucranianos de atacar profundamente o território controlado pela Rússia. Os russos não tem boas recordações do que aconteceu depois da destruição de pontes importantes. Segue a contra ofensiva …
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-strikes-key-bridge-to-crimea-hints-at-more-long-range-attacks

Marcelo
Marcelo
10 meses atrás

Em 27/05/2023, o site The War Zone relatava que a contra-ofensiva ucraniana não começaria com ataques súbitos e simultâneos, mas que iria crescer ao ritmo das operações de modelagem. O preparo do campo de batalha poderia levar vários dias ou até mesmo semanas, buscando destruir linhas de abastecimento ou explodir depósitos de munições e/ou de combustíveis. Cada ataque atrás das linhas vai ajudar dificultar o abastecimento das forças russas na frente de batalha. A modelagem também funcionaria como uma peça da guerra psicológica e representaria mais um passo para que a artilharia ucraniana e as unidades mecanizadas iniciassem seus ataques.… Read more »

Alecs
Alecs
10 meses atrás

Sputnik News? Fonte de m…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Alecs
10 meses atrás

A matéria também tem como fontes a Reuters e a BBC. Escolha a que preferir.

Alecs
Alecs
10 meses atrás

A diferença entre as fontes da postagem é gritante. Enquanto a Sputnik News parece o Tonho da Lua falando abobrinha as demais passam informação.

Curioso
Curioso
10 meses atrás

O su-57 armado com o R-37 não deveria ser capaz de destruir os Mig-29, que estão lançando os Storm Shadow, a 400km? Imagino que deve ser muito perigoso para a Russia usar o Su-35 + R-37 perto dos SAMs fornecidos pela Otan, mas a capacidade furtiva do Felon deveria ser capaz de traze-lo para a área quente e cobrir quase todo o céu ucraniano, não?

Como os ucranianos ainda conseguem operar uma força aérea depois de mais de 1 ano de guerra?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Curioso
10 meses atrás

O Mig-29 não consegue transportar o Storm Shadow. Esse míssil é muito pesado para ele. O Su-24M Fencer é o vetor do Storm Shadow. Tem foto desse avião de ataque transportando dois Storm Shadow sob as asas. Diferente do que os russos supostamente alegam, os mísseis de cruzeiro Storm Shadow, fornecidos pelos britânicos, estão atingindo os alvos russos na Ucrânia. Nenhum designer da Sukhoi OKB imaginaria que sua criação um dia carregaria mísseis de cruzeiro britânicos usados ​​para fazer ataques de precisão contra alvos russos.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-su-24-spotted-carrying-two-storm-shadows