Biden deixa escapar em entrevista que EUA estão com pouca munição de 155 mm, provocando reação

66

O presidente Biden sentou-se para uma entrevista recente na qual disse que os Estados Unidos estão com pouca munição de artilharia de 155 mm, gerando indignação e questões de competência dos conservadores nas redes sociais.

Durante a entrevista, que foi ao ar na manhã de domingo (9/7), Biden defendeu seu governo por enviar munições cluster à Ucrânia como um “período de transição” até que mais munições sejam produzidas.

“Esta é uma guerra relacionada a munições. E eles estão ficando sem munição e estamos com pouca”, disse Biden a Fareed Zakaria da CNN. “E então, o que finalmente fiz, aceitei a recomendação do Departamento de Defesa para – não permanentemente – mas para permitir esse período de transição enquanto obtemos mais munição de 155, esses projéteis (cluster), para os ucranianos.”

As reações nas mídias sociais variaram de confusas a indignadas, já que especialistas e especialistas conservadores se perguntaram por que Biden estava anunciando a escassez nos EUA durante uma entrevista transmitida pela televisão nacional que seria vista pelos adversários.

“Adoro quando o presidente da América vai à CNN para dizer a todos que estamos com pouca munição”, comentou o agente político Logan Dobson.

“Joe Biden transmitindo ao mundo que os EUA estão com poucos projéteis de 155 mm”, twittou o comunicador conservador Steve Guest. “Idiota. Biden não se importa que nossos adversários na China estejam ouvindo?”

“Na entrevista à CNN, o presidente Biden não foi particularmente claro, mas parece estar dizendo que os EUA estão enviando munições cluster para a Ucrânia porque estamos ficando sem munição de artilharia de 155 mm para enviá-las”, escreveu Byron York, do Washington Examiner. “Parece óbvio que isso está afetando a prontidão dos EUA para se defender.”

Um funcionário da Casa Branca pareceu recuar no comentário de Biden de que os Estados Unidos estão ficando sem munição quando solicitado a comentar as críticas em resposta à entrevista de Biden na CNN.

“Os militares têm requisitos específicos para o número de sistemas de armas e munições que mantemos em nossas reservas em caso de contingências ou conflitos militares”, disse um funcionário da Casa Branca em um e-mail à Fox News Digital. “Tudo o que enviamos para a Ucrânia excede isso. Portanto, os EUA não estão ficando sem munição.”

“Joe Biden não deveria dizer a parte silenciosa em voz alta: ‘Ficamos sem munição.’ continua”, comentou o comentarista político Ian Miles Cheong.

“O objetivo da guerra por procuração era enfraquecer a Rússia”, twittou o empresário de tecnologia David Sacks. “Mas os EUA ficaram sem munição primeiro. Então, quem está enfraquecendo quem?”

O oponente de Biden na corrida presidencial democrata, Robert Kennedy Jr., criticou Biden no Twitter no sábado, depois que ele deu sinal verde ao seu governo para enviar munições cluster à Ucrânia.

“No ano passado, a secretária de imprensa da WH, Jen Psaki, chamou o uso de bombas coletivas de ‘crime de guerra’. Agora o presidente Biden planeja enviá-los para a Ucrânia. Pare com a escalada incessante! É hora da paz”, escreveu Kennedy em um tweet.

“Biden também se opôs às bombas de fragmentação em 1982, quando se opôs à sua venda a Israel”, acrescentou Kennedy, que entrou na corrida pela Casa Branca em abril, em um tweet separado. “O que aconteceu com a consciência dele?”

O funcionário da Casa Branca também defendeu que o governo deu luz verde às munições cluster para a Ucrânia, dizendo que eles queriam garantir que a Ucrânia não fosse “deixada indefesa”.

“Estamos autorizando munições cluster para garantir que a Ucrânia não fique indefesa enquanto esperamos que nossa própria produção doméstica de munição aumente substancialmente, o que estamos fazendo assim como nossos aliados e parceiros”, acrescentou o funcionário. “Essas munições cluster são uma ponte, pois aumentamos significativamente a produção de munição nos próximos meses – e teremos níveis de produção muito mais altos em breve”.

FONTE: Fox News, via Yahoo News

NOTA DA REDAÇÃO: Os EUA já forneceram à Ucrânia mais de um milhão de projéteis de munição de 155 mm desde que começou a enviar armas para ajudar em sua luta contra a Rússia, de acordo com números do Departamento de Defesa em outubro de 2022.

Isso inclui até 903.000 munições padrão de 155 mm, bem como 3.000 guiadas M982 Excalibur, 7.000 projéteis do Remote Anti-Armor Mine System (RAAMS) e 180.000 de 105 mm.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eud
Eud
9 meses atrás

A interpretação é subjetiva. Por exemplo eu entendi que estão ficando sem excedente e para evitar retirar munição de artilharia padrão nos estoques estratégicos, optaram em fornecer munição #cluster

Victor F
Victor F
Reply to  Eud
9 meses atrás

Alem de que ele não deu números.

Oque seria considerado “poucas” para eles? 6 milhões? 7 milhões? 2 milhões? ninguem sabe. mas quem com certeza vai gostar do que essa pequena histeria vai causar são os fornecedores de armas…

Mauricio Siqueira
Mauricio Siqueira
Reply to  Eud
9 meses atrás

Exatamente. Seria um erro os EUA retirar munição dos estoques estratégicos. Mas para ser sensacionalista, tem que vender que está tudo acabando, se não seria uma noticia normal.

Bosco
Reply to  Eud
9 meses atrás

Os EUA têm cerca de 2000 obuseiros de 155 mm.
Cada obuseiro dá uns 3000 a 4000 disparos antes de precisar trocar o cano.
O “pouco” dos EUA deve ser por volta de umas 8 a 10 milhões de projéteis.

deadeye
deadeye
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Além do fato público, que estão expandindo a produção de munição de 155m.

Zezão
Zezão
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Segundo a GAO (Government Accountability Office), órgão do Poder Legislativo dos EUA que faz avaliações e investigações das contas públicas do governo dos Estados Unidos, só o Exército possui mais de 20,8 milhões de projéteis de artilharia 105/155 mm de diversos tipos, armazenados em 32 depósitos no país e no exterior. PS: Detalhe, a munição que a US Army tem em maior quantidade é justamente o tipo cluster (155 mm/M483A1 DPICM), com mais de 3,9 milhões! Enquanto os Marines possuem no total mais de 3,4 milhões projéteis de artilharia 105/155mm estocados. Ou seja, se os EUA enviaram mais de 1… Read more »

Bosco
Reply to  Zezão
9 meses atrás

Valeu!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
9 meses atrás

Eles podem enviar pás comprados da China para Ucrania.

Leandro Costa
Leandro Costa
Reply to  Nilton L Junior
9 meses atrás

Rapaz… alguns anos atrás eu assisti o video promocional da fabricante de pás para o exército Chinês. O cara ganha uma pá e vira uma espécie de Rambo misturado com McGyver! Eu recomendo muito assistir heheheheheh

Se alguém fosse sério em fornecer armas para a Ucrânia, já teriam enviado um lote dela para lá, mas acho que a China embargaria. A coisa é poderosa demais!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Leandro Costa
9 meses atrás

Leandro

Sem dúvida, os interesses envolvidos nesse conflito vai além da retórica.

sub urbano
sub urbano
9 meses atrás

A fonte secou. Big Joe já ta fechando a torneira, ele sabe q os EUA estão em franca decadencia. O mundo é da China.

Alecs
Alecs
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Agora conta a do papagaio!

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

Voltou com o Nick de suburbano de novo?
Kkkkkkkkkkk
É bom alternar né kkkk

Jose
Jose
Reply to  Nuno Taboca
9 meses atrás

Pior que voltou com esse e outros.

Bosco
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

Mas o Hamilton chegou em terceiro e dizem qie está de caso com a Shakira.

pangloss
pangloss
Reply to  sub urbano
9 meses atrás

Mas a China precisa fazer comércio com os EUA, tá lembrado?

Alecs
Alecs
9 meses atrás

Os comentários parece que foram retirados dos torcedores do Putinstão aqui na Triologia kkkkkkk É Claro que a munição de 155 mm diminuiu, mas falar que os USA estão sem é absurdo. Claro que tem uma reserva estratégica estocada, podem chamar os americanos de tudo, mas eles fazem guerra não é de hoje e podem ser tudo menos estúpidos. A quantidade baixa que eles tem é suficiente para fazer guerra contra dois adversários, podem ter menos munição de 155mm, mas tem Helfire, Tomahawk, bombas e mísseis do mais variado tipo, tanques em estoque, etc. Sei que vai aparecer algum torcedor… Read more »

Magaren
Magaren
Reply to  Alecs
9 meses atrás

Meia hora do que a russia tem estocado hoje já devastaria a “rassia” inteira.

Felipe
Reply to  Alecs
9 meses atrás

Mostra aí uma fonte que prove que os EUA ainda tem bastante estoque de munição 155mm então…ou é conversa de torcedor?

Talisson
Talisson
Reply to  Alecs
9 meses atrás

Os EUA dominam 100% do ciclo de produção dessas munições para haver uma reposição a contento?

Slowz
Slowz
9 meses atrás

Farinazzo falou isso faz um tempo e que inclusive mandaram as cluster por isso .

Além disso ele fala tem mais de 1 ano que as terras raras que os EUA precisa pra fabricar certo tipo de munição, está na China .

( Sem munição ) = não está sobrando e não vão tirar de estoque estratégico .

Alecs
Alecs
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Mais fácil os russos chegarem a Lisboa que os USA ficarem sem munição! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Slowz
Slowz
Reply to  Alecs
9 meses atrás

Vc leu tudo ? Não falei que estão sem .. quer que eu desenho da próxima ?

( Sem munição ) = não está sobrando e não vão tirar de estoque estratégico .

deadeye
deadeye
Reply to  Slowz
9 meses atrás

EUA está expandindo a produção, e além disso a Ucrânia começou a fabricar munição de 155mm e estão recebendo lotes da Coreia do Sul também (quando seu vizinho ao norte manda munição para o outro lado vc tem motivo)

Realista
Realista
Reply to  deadeye
9 meses atrás

Nossa agora vão produzir 24 mil munições por mês enquanto a Ucrânia dispara 10 mil por dia.

Allan
Allan
Reply to  deadeye
9 meses atrás

Estão recebendo da Coreia pq a OTAN não ta dando conta de manter o ritmo que a Ucrania ta gastando, não sei se vc lembra mas ja faz um bom tempo que os USA falaram publicamente pra a Ucrania diminuir o ritmo de uso das muniçoes e uma declaração como essa mostra que até agr o ritmo de produção de munições da OTAN nao esta suprindo a demanda.

Slowz
Slowz
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Fonte tem varias ele só antecipou e vem falando sobre isso tem meses .

Mas tem um fã clube americano ai que não gosta das verdade que ele fala .

Last edited 9 meses atrás by Slowz
Bosco
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Eu acho que o Farinazzo disse também que os “alemões” iam virar picolé no inverno.
Picolé de limões.
kkkkkk
Entendeu? Alemões… limões….limões… alemões… Viu a rima???
Tá! Concordo. Foi sem graça.
Mas ele não acertou sobre os picolés… quer dizer… sobre os alemões…opa , sobre os alemães.
Eu acho que ele erra também sobre essas terras raras.
*Qualquer coisa o Elon Musk busca essas terras raras nos asteróides. Mais rara, impossível!
Rsss

Realista
Realista
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Qualquer coisa o Elon Musk busca essas terras raras nos asteróides. Mais rara, impossível! ”

eu não acredito que você mandou essa KKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Ah então você assiste né ….

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Caramba melhor voltar pro teu catálogo de baladeiras, pq de piada vc não manja…

Magaren
Magaren
Reply to  Bosco
9 meses atrás

ahahhahahah boa boscão

Ivan
Ivan
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Mestre Bosco,
Como contador de piadas,
você é um ótimo médico.
Forte abraço, 😉
Ivan, o Antigo.

Allan
Allan
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Ué a inteligencia da austria deve ter muito tempo livre mesmo pra investigar um youtuber brasileiro que faz propaganda kkkkkk

Slowz
Slowz
Reply to  Allan
9 meses atrás

Pois é . 🤣🤣

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Serviço de inteligência da Austrália? A Austrália que vá se preocupar com os crimes de guerra que seus soldados cometeram no Afeganistão que eles ganham mais! Mas como isso é fake news sua, deixa os australianos cuidando dos cangurus que eles ganham mais.

Last edited 9 meses atrás by Maurício.
Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Putz! Eu faleu Austrália, mas o sujeito disse Áustria, um país que consegue ter menos influência que a Austrália… Rsrsrs.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Deve ser muita morfina…

Slowz
Slowz
Reply to  Slowz
9 meses atrás

Fala fala e não mostra a fonte da onde você tirou isso .. 🤣

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Observando o campo de batalha moderno entre Russia e Ucrania fico me perguntando se os tubos de artilharia 105mm se tornaram obsoletos, mesmo considerando algumas raras exceções específicas da infantaria leve (paraquedista, aeromóvel, etc…)

A distancia que a bateria precisa ficar para conseguir engajar o alvo a torna muito exposta a contrabateria, drones, etc….ainda bem que aposentamos os velhos M-108.

Mafix
Mafix
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Artilharia 105mm ainda tem a mesma função da 155mm .

Creio que o calibre 105mm deve ser mais facil de fabricar e de menor custo e deve ser usado em curtas distancias esticando no maximo 12 km talvez.

Tomcat
Tomcat
Reply to  Mafix
9 meses atrás

Mafix, vi essa matéria aqui, que fala de um alcance na faixa dos 17 km:

https://www.forte.jor.br/artilharia/os-light-gun-do-cfn-a-pouco-mais-de-8-anos/

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

Caro Tomcat, acredito que esse alcance seja possível apenas com munições especiais a qual não fabricamos por aqui, até seria interessante comparar o custo beneficio dessas munições especiais 105mm importadas com a munição comum de calibre maior 155mm.

https://www.imbel.gov.br/index.php/municoes

Aqui consta os dados da munição 105 produzida aqui 11,2 km

Last edited 9 meses atrás by Rafaelvbv
Henrique A
Henrique A
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Obsoleta não, mas limitada à alguns terrenos/operações. Mesmo o obuseiro mais leve de 155mm, o M777, ainda pesa 4 toneladas e é bem volumoso, sendo desvantajoso para transporte aéreo.

Para apoiar infantaria paraquedista/aeromóvel os obuseiros de 105mm ainda são imbatíveis.

Outra vantagem da artilharia de 105mm é as dimensões das munições, muito menores do que as de 155mm, que é uma vantagem para logística em terrenos difíceis/áreas distantes ou/e limitações de transporte.

Last edited 9 meses atrás by Henrique A
Bosco
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
9 meses atrás

Eu acho que o obuseiro de 105 mm deverá ser totalmente substituído pelo morteiro de 120 mm nos principais exércitos.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Bosco
9 meses atrás

Caro Bosco

Eu tive essa impressão também, porem andei pesquisando a respeito e os americanos da Am General tem um programa chamado Hawkeye onde mostram um obuseiro 105mm sobre o chassi de um Humvee diminuindo um pouco essa “exposição” fazendo fogo e movimento.

“https://www.amgeneral.com/what-we-do/platforms-automotive-systems/vehicle-lineup/humvee-2ct-hawkeye-mhs/”

Há rumores que os ingleses estão adaptando esse mesmo sistema na viatura 6×6 Coyote deles….parece que o 105mm está bem vivo sim….abraço

Tomcat
Tomcat
9 meses atrás

Pergunta de leigo: a nossa MacJee aqui fabrica munição de 155mm, não? Será que a Imbel também? Qual seria a capacidade de produção delas, em caso de uma necessidade urgente do nosso Exército, por exemplo?:

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

Acredito que nenhum país falaria seus estoques de municao e menos ainda sua capacidade de produzi-las….o que tem na net são estimativas muito mentirosas…Mas acredito que em caso de necessidade exista um plano de esforço de guerra para cumprir a demanda.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

A MacJee, não sei.
Mas a Imbel? Vixi…tenho seríssimas dúvidas se eles conseguiriam aumentar sua produção de armas leves em caso de emergência, imagine algo mais complexo como essa munição…

Last edited 9 meses atrás by Willber Rodrigues
Allan
Allan
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

Ambos produzem a MacJee é uma grande exportadora desse calibre agr a Imbel ja não sei tanto a demanda dela mas creio que seja só para a demanda interna mesmo.
Agr a produção delas em um conflito é igual dinheiro nunca é de mais e sempre ta em falta.

Henrique A
Henrique A
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

Os contratos do EB com a Imbel são tipo 800 projéteis para serem entregues num período de 2 anos então você pode tirar suas conclusões…

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Tomcat
9 meses atrás

Tomcat, além da Imbel, o que sei é que, no Brasil, a munição de 155mm é produzida pela Fábrica de Munições da Marinha – e pelo que me lembro em parte isso se deve ao fato do ferramental e maquinário da fábrica (que em boa parte vem da iniciativa nos anos 40 para produzir canhões e munição de 127mm no Brasil) serem adequados para produzir munição desse calibre.

https://www.marinha.mil.br/emgepron/sites/www.marinha.mil.br.emgepron/files/fichatecnica/lt_155mmm107_0.pdf

Realista
Realista
9 meses atrás

Nem estão em guerra e tem que enviar cluster pra compensar.

Mas e a Rússia que não tem munição DASUHDAS

Antunes 1980
Antunes 1980
9 meses atrás

Aos poucos o ocidente vai tirando o pé do acelerador.

Sem essa ajuda, dificilmente a Ucrânia conseguirá manter o ímpeto ofensivo.

Chance de um acordo de paz se aproxima cada vez mais.

Segundo algumas fontes russas e ocidentais, Putin e Biden negociam um acordo sem a presença do Zelensky. Estilo acordo de Paris na guerra do Vietnã.

Felipe
Reply to  Antunes 1980
9 meses atrás

CIA e FSB já informaram que estão negociando a situação entre si. Prevejo acordo em breve (e sem a participação do governo ucraniano).

Sergio
Sergio
9 meses atrás

Uma duvida que tenho ate hoje…..putin fez essa “operação especial” com interesses russos ou com interesses na indústria bélica americana? será que ele tem comprou secretamente ações dessas empresas???? Vou te falar hein, as industrias bélicas dos USA receberam belos e grandes contratos por muito tempo……

Arthur
Arthur
9 meses atrás

Eu tô falando: o veio tá caduco! Mas não me dão ouvidos! Com o que a América já enviou de munição para a Ucrania, agora sobrou só para o consumo interno. Já imaginou se os caras vão pro pau com os chineses sem munição? Vão ter que lutar com pás!!!

Sergio
Sergio
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Por isso estou dizendo, as indústrias bélicas americanas irão ter gordos, grandes e pesados investimentos e pedidos. Tem gente festejando……se alguém aqui gosta de investir na bolsa, o momento é esse.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Arthur
9 meses atrás

Por mais que ele estivesse certo da invasão russa, eu ainda não acredito no que o Biden diz, principalmente sobre a falta de munição 155mm. Quanto aos caras “irem para o pau” com a China, só no dia de são nunca, não foram nem contra a “falida” Rússia, volto a repetir, os grandes não se enfrentam diretamente.

Maurício.
Maurício.
9 meses atrás

Quando o Putin disse esses tempos que estava ficando sem munições, teve um pessoal que fez festa…rsrsrs. Agora é o Biden que está dizendo o mesmo, aí o mesmo pessoal que fez festa antes, agora estão no modo contenção de danos, negando a notícia e fazendo um malabarismo 4D para passar panos…rsrsrs. Ou seja, acreditam apenas no que querem…rsrsrs.

Zezão
Zezão
Reply to  Maurício.
9 meses atrás

Maurício, o exército americano possui mais de 20,8 milhões de projéteis 105/155mm estocados em 32 depósitos no país/exterior, sem falar nos estoques dos Marines, com mais de 3,4 milhões.
É só pesquisar na internet o relatório da GAO nos arquivos do Congresso, ok.
É claro, os EUA usaram muita munição em suas últimas guerras, os números podem mudar, mas você sabe que no Iraque/Afeganistão não foi uma guerra de artilharia, não é?

Last edited 9 meses atrás by Zezão
Maurício.
Maurício.
Reply to  Zezão
9 meses atrás

Eu estou falando de quem fez festa quando o Putin disse que não tinha munição o suficiente, esse pessoal não fez nenhum comentário mais técnico, como por exemplo levar em conta o enorme estoque de munições ainda do tempo da URSS e as fábricas russas. Só focaram na zoação, agora que o mesmo está acontecendo com os EUA pelas falas do Biden, aí esse mesmo pessoal ativa o modo contenção de danos e do xadrez 4D, e saem em defesa dos EUA. A matéria com as falas do Putin passou dos 130 comentários, essa com as falas do Biden não… Read more »

Matheus
Matheus
9 meses atrás

Ae Bidê… tem uma fabrica novinha novinha no Brasil, pronta pra produzir em grande escala….

Sagaz
Sagaz
9 meses atrás

Imaginando o que é “pouco” para os EUA, 20 milhões de projéteis?

Rodrigo
Rodrigo
9 meses atrás

Pergunta boba, nossa indústria nacional não poderia produzir esse tipo de municao para ajudar a repor estoque?.

Mirão
9 meses atrás

Apenas um pequeno lembrete.

A Rússia segundo “fontes confiáveis” está sem munição desde março do ano passado.