Aproximadamente às 03:00 EST, relatórios iniciais começaram a indicar que as Forças Especiais Ucranianas cruzaram o rio Dnieper em Kozachi Laheri. Blogueiros militares pró-Ucrânia e pró-Rússia imediatamente reivindicaram e rebateram o sucesso da operação.

Relatórios russos iniciais afirmavam que pelo menos 25 soldados ucranianos e artilharia desembarcaram e assumiram o controle de uma pequena área. Vários blogueiros militares russos publicaram coordenadas e imagens geolocalizadas do local de pouso onde um feroz bombeiro se seguiu.

De acordo com fontes pró-ucranianas, a operação foi um ataque e não pretendia deixar uma cabeça de ponte do outro lado do rio. Imagens correspondentes no TikTok parecem corroborar essa afirmação, pois o vídeo mostra tropas ucranianas fugindo da costa enquanto atiravam em uma linha de árvores onde as tropas russas estavam respondendo ao fogo. No vídeo, pode-se ver claramente a queima de equipamentos militares, mas não está claro se foi uma posição russa destruída ou uma das peças de artilharia ucraniana reivindicadas.

O governador de Kherson Oblast, nomeado pela Rússia, Saldo disse à imprensa que o desembarque foi rechaçado pelo Grupo Dnepr russo. Sua declaração é a seguinte:

”À noite, as formações armadas ucranianas tentaram desembarcar a partir de dois barcos na margem esquerda do Dnieper, perto da aldeia dos acampamentos cossacos.

Os militares do grupo de tropas do Dnepr destruíram os barcos enquanto tentavam atracar, os militantes neles acabaram na água. Alguns tentaram nadar de volta para a margem direita, mas ninguém nadou sob artilharia pesada e fogo de armas pequenas.

A tentativa foi frustrada, não há caça aos inimigos na área dos acampamentos cossacos. A margem esquerda está sob a proteção confiável das tropas russas. Qualquer um que tentar desembarcar será destruído.”

Atualmente não está claro se as tropas ucranianas ainda estão no lado russo do rio. No entanto, o fato de as tropas ucranianas terem conseguido desembarcar sem interdição do apoio aéreo russo mostra que os alvos russos foram superados pelas técnicas de dissimulação ucranianas. As operações anteriores de pequenos barcos ucranianos contra Ernhodar terminaram em desastre quando a Aviação Tática do Exército Russo atacou os barcos.

FONTE: Atlas

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Quirino
Quirino
10 meses atrás

A chamada da matéria; “Kozachi Laheri: mais uma frente de combate aberta pela Ucrânia”

Conclusão da matéria; “Atualmente não está claro se as tropas ucranianas ainda estão no lado russo do rio

Os caras nem tentam apurar os fatos, os caras nem esperam para ver o que de fato aconteceu, já saem fazendo reportagem de qualquer jeito, por isso que a mídia passa tanta vergonha hoje em dia.
Jornalismo esta morto.

Profyler
Profyler
10 meses atrás

O governador de Kherson Oblast, nomeado pela Rússia, Saldo disse à imprensa que o desembarque foi rechaçado pelo Grupo Dnepr russo”

Sim claro, sempre devemos confiar nos porta vozes russos.

ALISON
ALISON
Reply to  Profyler
10 meses atrás

Não… devemos confiar em vc por certo…

Felipe
Felipe
10 meses atrás

Frente aberta irrisória perto do que acabaram de perder. A própria Ucrânia acaba de anunciar grande avanço Russo e ordena evacuação total nas regiões de Kupiansk (Kharkiv): https://liveuamap.com/en/2023/10-august-mandatory-evacuation-declared-in-kupiansk-district
Vamos ver a atualização do mapa em breve