Aliados ocidentais recebem atualizações cada vez mais ‘preocupantes’ sobre a contraofensiva da Ucrânia: ‘Este é o momento mais difícil da guerra’

130

Semanas após a tão esperada contraofensiva da Ucrânia, autoridades ocidentais descrevem avaliações cada vez mais “preocupantes” sobre a capacidade das forças ucranianas de retomar um território significativo, disseram à CNN quatro altos funcionários americanos e ocidentais informados sobre as últimas informações de inteligência.

“Eles ainda vão ver, nas próximas semanas, se há uma chance de fazer algum progresso. Mas, para eles realmente fazerem progressos que mudariam o equilíbrio desse conflito, acho extremamente, altamente improvável”, disse um diplomata ocidental sênior à CNN.

“Nossos briefings são preocupantes. Somos lembrados dos desafios que eles enfrentam”, disse o deputado Mike Quigley, um democrata de Illinois que voltou recentemente de reuniões na Europa com comandantes dos EUA treinando forças blindadas ucranianas. “Este é o momento mais difícil da guerra.”

O principal desafio para as forças ucranianas é a dificuldade contínua de romper as linhas defensivas de várias camadas da Rússia nas partes leste e sul do país, marcadas por dezenas de milhares de minas e vastas redes de trincheiras. As forças ucranianas sofreram perdas impressionantes lá, levando os comandantes ucranianos a reter algumas unidades para se reagrupar e reduzir as baixas.

“Os russos têm várias linhas defensivas e eles [as forças ucranianas] realmente não passaram pela primeira linha”, disse um diplomata ocidental sênior. “Mesmo que eles continuem lutando pelas próximas semanas, se não tiverem conseguido fazer mais avanços nas últimas sete, oito semanas, qual é a probabilidade de que de repente, com forças mais esgotadas, os façam? Porque as condições são muito difíceis.”

Um alto funcionário dos EUA disse que os EUA reconhecem as dificuldades que as forças ucranianas estão enfrentando, embora mantenham a esperança de um progresso renovado.

“Todos nós reconhecemos que isso está sendo mais difícil e lento do que qualquer um gostaria – incluindo os ucranianos – mas ainda acreditamos que há tempo e espaço para que eles possam progredir”, disse esse funcionário.

O coordenador do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca para comunicações estratégicas, John Kirby, abordou a velocidade da contraofensiva da Ucrânia na terça-feira, dizendo a Wolf Blitzer da CNN em “The Situation Room” que “mesmo os ucranianos … incluindo o presidente Zelensky, disseram que não estão indo tão longe quanto ou tão rápido quanto ele gostaria.

“Enquanto eles estão fazendo progresso, e eles estão, é incremental e lento e não é isento de dificuldades – mas eles continuam tentando, eles ainda estão nisso”, disse Kirby. “Há uma luta ativa nessa frente, eles definitivamente estão tentando avançar. Quão longe eles vão chegar, onde isso vai acontecer, que tipo de avanço eles podem alcançar, acho que ninguém pode dizer agora. Temos que garantir que estamos atrás deles e apoiá-los.”

Ganhos da contraofensiva ucraniana em azul, depois de dois meses

Várias autoridades disseram que a aproximação do outono, quando o clima e as condições de combate devem piorar, dá às forças ucranianas uma janela limitada para avançar.

Autoridades ocidentais também dizem que o progresso lento expôs a dificuldade de transformar as forças ucranianas em unidades de combate mecanizadas combinadas, às vezes com apenas oito semanas de treinamento em tanques fornecidos pelo Ocidente e outros novos sistemas de armas. A falta de progresso no terreno é uma das razões pelas quais as forças ucranianas têm atacado com mais frequência dentro do território russo “para tentar mostrar a vulnerabilidade russa”, disse um alto oficial militar dos EUA.

O chefe das forças armadas da Ucrânia, general Valerii Zaluzhnyi, disse ao presidente do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, general Mark Milley, que as forças ucranianas estão passo a passo criando condições para o avanço. Zaluzhnyi acrescentou que disse a Milley que as defesas da Ucrânia eram firmes.

“Nossos soldados estão fazendo o melhor que podem. O inimigo está realizando ações de assalto ativas em várias direções, mas não está conseguindo”, disse Zaluzhnyi a Milley, de acordo com uma leitura divulgada pelo governo ucraniano.

Falando sobre a situação no sul, onde as forças ucranianas têm lutado para ganhar terreno, Zaluzhnyi disse: “Os combates pesados continuam, as tropas ucranianas passo a passo continuam a criar condições para o avanço. A iniciativa está do nosso lado.”

Essas últimas avaliações representam uma mudança marcante em relação ao otimismo no início da contraofensiva. Essas autoridades dizem que essas expectativas eram “irrealistas” e agora estão contribuindo para pressionar a Ucrânia de alguns ocidentais para iniciar negociações de paz, inclusive considerando a possibilidade de concessões territoriais.

“Putin está esperando por isso. Ele pode sacrificar corpos e ganhar tempo”, disse Quigley.

Algumas autoridades temem que a crescente diferença entre as expectativas e os resultados desencadeie um “jogo de culpa” entre as autoridades ucranianas e seus apoiadores ocidentais, o que pode criar divisões dentro da aliança que permaneceu praticamente intacta quase dois anos após a guerra.

“O problema, é claro, aqui é a perspectiva do jogo de culpa de que os ucranianos nos culpariam”, disse um diplomata ocidental sênior.

No mês passado, no Fórum de Segurança de Aspen, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apontou a lenta chegada de sistemas de armas mais avançados do Ocidente como razão para o lento progresso das forças ucranianas até agora.

“Planejamos começar [a contraofensiva] na primavera, mas não o fizemos”, disse Zelensky. “Porque, francamente, não temos munições e armamentos suficientes, nem brigadas adequadamente treinadas. Quero dizer devidamente treinados nessas armas.”

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

130 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Filipe
Filipe
8 meses atrás

A munição russa tá acabando. Só aguardar que vai dá tudo certo, sem munições e Chips para geladeira, a Ucrânia vai conseguir alcançar a Criméia.

Slowz
Slowz
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Só mais 72h pro Wagner assumir o poder na Rússia relaxa .. 🤣🤡

Jonathan Pôrto
Jonathan Pôrto
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Estão afirmando que nesse ritmo intenso +30 mil disparos de artilharia por dia, que Rússia ficaria a qualquer momento sem munição desde Março de 2022 !!! 🤣🤣🤣

paulo lahr
paulo lahr
Reply to  Jonathan Pôrto
8 meses atrás

tinha munição para apenas 3 dias. Com o Fantasma de Kiev derrubando tudo que voava, velho da espingarda derrubando Su-25 e garoto nerd destruindo blindados com seu drone…o menos forçado foram as abelhas patrioticas ucranianas atacando um pelotão russo. Agora Harry Porter entrou em ação…os ucranianos estão é sentando na varinha mágica do ocidente. Infelizmente.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Bem temos que reconhecer que os ucras são otimista.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Filipe
8 meses atrás

Acredito que seja o contrário a Ucrânia comprava armas com o dinheiro da exportação de trigo, e agora sem as exportações fica difícil comprar mais armas, praticamente paramos de ver os carregamentos que chegavam diariamente na Ucrânia.

Inimigo público
Inimigo público
8 meses atrás

Sem o elemento surpresa ficou difícil para os ucranianos avançarem como em setembro do ano passado. Os russos montaram uma defesa formidável que está moendo as forças ucranianas. É questão de tempo para a logística ucraniana colapsar, pois não terão mais tantos equipamentos a disposição pela OTAN.

Marcos
Marcos
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Ao mesmo tempo a Rússia amplia sua capacidade produtiva industrial militar. Refina estratégias e doutrina militar. Adequa capacidades e demandas. Reorganiza o caos deixado pela contra ofensiva de um ano atrás e elenca alvos criveis de serem alcançados.
Será possível até um novo esforço por avanços maiores em território ucraniano. Talvez karkiv.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Marcos
8 meses atrás

Também acho, e penso que eles vai repetir a velha tática de recuar forçando o inimigo a avançar e se desgastar e depois avançar sobre um inimigo fragiizado. Acredito que a Rússia já absorveu por assim dizer a guerra, não estão aumentando os ataques, estão produzindo apenas o suficiente para manter a guerra do jeito que está é repor o material perdido, para um contra ataque.

Allan
Allan
Reply to  Ciclope
8 meses atrás

A famosa guerra com o tempo, de uma prespectiva russa quanto mais tempo a guerra durar maiores são as chances do Ocidente se cansar dela e sentar para negociar, vale lembrar que a Russia ficou anos na Siria em um combate morno e no final acabou “ganhando”.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Ciclope
8 meses atrás

É o que está acontecendo em Stramakoye e outros assentamentos e aldeias que os russos recuaram e não param de bombardear.

Adriano
Adriano
Reply to  Marcos
8 meses atrás

A Russia se vencer essa guerra, vai se tornar uma ameaça ainda maior pra a OTAN do já era

Marcos
Marcos
Reply to  Adriano
8 meses atrás

Uma coisa que poucas pessoas tem comentado é a natureza do conflito Otan X Rússia em vista às fronteiras de contato entre esses dois “mundos”. Durante a Guerra Fria a face de contato era basicamente a divisa interna na Alemanha e uma pequena área n norte da Noruega. Hoje com uma vitória Russa na Ucrânia ( se houver ) e a inclusão de novos países na aliança atlântica a fronteira comum possui alguns milhares de quilômetros. Desce da Noruega, Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, partes da Ucrânia, Eslováquia e Hungria ( se a Ucrânia toda cair ), Moldávia e Romênia.… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Não é por nada não, mas a culpa disso são dos próprios ucranianos. A ofensiva do ano passado deu certo justamente por causa do elemento surpresa, que pegou os russos de calças na mão. Depois disso a Ucrânia passava o dia no Twitter e redes sociais mostrando pra todo mundo quais equipamentos, quantidade e efetivos que estava recebendo de doação, anunciando todo dia que uma ofensiva está vindo´´, e demorando meses pra finalmente começarem, tempo suficiente pros russos botarem as barbas de molho e usarem tudo que tinham na defesa de onde estavam. Deve ser a 1º vez na história… Read more »

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Pois é, enquanto eles faziam xiuuu nas redes sociais os russos reuniam drones, mísseis e construíam trincheiras para moer os tiktokers.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Exatamente isso. E enquanto a Ucrânia manda seus soldados para o “moedor de carne” que virou a primeira linha de defesa russa, os russos vão fortalecendo a 2ª e a 3ª linhas de defesa. Fortalecendo trincheiras, criando bunkers e se armando cada vez mais. E ainda criando entre elas vários campos minados, fossos, barreiras com dentes de dragão e ouriços. Além de armadilhas onde a artilharia atinge a força atacante concentrada em um local “permitido” pelos defensores, de forma avassaladora. Como mostram aqueles vídeos de 10, 12 blindados ucranianos destruídos, quase todos lado a lado. Essa guerra está se encaminhando… Read more »

Ciclope
Ciclope
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Muito a analistas dizem que a primeira contra ofensiva da Ucrânia só foi rápida não por mérito deles mas por uma retirada Russa, controlada para posições mais favoráveis a defesa. Que no caso e onde eles estão agora. Vai desgastar o exército Ucraniano e depois avançar até o Rio dinipro, transformando ele numa nova fronteira e mais fácil de defender.

Allan
Allan
Reply to  Ciclope
8 meses atrás

Não só retirada, mas pelo fato do baixo efetivo russo no territorio conquistado, vale lembrar que desde da primeira ofensiva ucraniana a Russia adiconou mais de cem mil soldados em praticamente o mesmo territorio, ou seja, aprendeu com os erros algo muito importante em qualquer guerra, agr vamo ver se a Ucrania aprende com essa ofensiva.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Allan
8 meses atrás

O interessante é que a Russia sempre começa a guerra com grandes perdas etc, e depois aprende rapido e acaba ganhando, com essa guerra parece não ser diferente, a Ucrania vai acabar sendo abandonada pelo ocidente, com a ajuda a conta gotas, sem poder aéreo, e ainda com a pressão por algum resultado o resultado não vai ser bom para eles isso é certo, não se fala nas baixas ucranianas, é uma força que provavelmente pode colapsar derrepente

Fabio Alberto
Fabio Alberto
Reply to  Ciclope
8 meses atrás

Tem um livro muito interessante que fala sobre as fronteiras dos países:
Prisioneiros da Geografia.
Ele prega que sempre foi importante para os estados terem suas fronteiras delimitadas por vultuosos acidentes capitais, tais como grandes rios, cadeias de montanhas etc.
Nessa caso que você comentou, se a Rússia tiver isso como premissa, realmente o Dnipro seria o objetivo final da guerra.. Caso se concretize, será um grande obstáculo natural na fronteira Russa e se caracterizaria como uma importante linha de defesa para os avanços do ocidente.
Se vão atingir, não faço a mínima ideia.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
8 meses atrás

“Eles ainda vão ver, nas próximas semanas, se há uma chance de fazer algum progresso. Mas, para eles realmente fazerem progressos que mudariam o equilíbrio desse conflito, acho extremamente, altamente improvável”, disse um diplomata ocidental sênior à CNN.” Acresito que a prova se a OTAN e o Ocidente vão continuar “acresitando” na Ucrânia será o sinal verde dos tão esperados F-16. Se eles concordarem e doar essas aeronaves pra eles, significa que a OTAN continuará appiando os ucranianos, talvez até dobrando a aposta. Caso contrário, significa que os ucranianos terão que sentar e negociar com os russos em breve. Tudo… Read more »

Alexandre
Alexandre
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Resultado dessa contraofensiva: bilhões de dólares e euros transformados em destroços e pior, milhares de pessoas transformadas em cadáveres .Lamento muito pelo povo ucraniano que em última análise está sendo o mais sacrificado.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Alexandre
8 meses atrás

E milhares de amputados e familiares deles na Ucrânia recebendo aposentadoria e pensão do estado. O ocidente que vai bancar tudo isso. O ocidente tem que despejar todo mês milhões de dólares ou euros na Ucrânia pra manter a máquina pública e militar funcionando.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Alexandre
8 meses atrás

E os bilhões de rublos, vc tb lembra? Que 1/3 de TODO orçamento russo está sendo gasto na Ucrânia? Os milhares de mortos, os milhares que fugiram, enfraquecendo uma nação já abalada? Ou só o lado Ucrânianos que tá gastando?quem invadiu, foi a Rússia.

sergio
sergio
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Wilbber bom dia. Eu não acho que esses F-16 seriam um fator de ” aposta ” na ucrania pelo ocidente, veja quantos F-16 serão doados ???? Ao que se sebe 32 caças dinamarqueses das versões A e B modernizados, só de Migs 29 de versões semelhantes aos F-16 os Russos tem quase 100, fora e claro o sistema de defesa aérea russa os S-300, S-400 etc. Acredite cara, todos os que tem um minimo de conhecimento a respeito do assunto sabe que a conversa sobre esses aviões e balela, e só mais uma super arma magica como eram os leo… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  sergio
8 meses atrás

Acredito que esses F-16 sejam apenas elevar o moral ucraniano, ou pra “desencargo de consciência” pra, se a Ucrania for obrigada a jogar a toalha e negociar com os russos, a OTAN poder dizer que “fez tudo que pôde” pra ajudar os ucranianos, mas não deu.
Caso contrário, os ucranianos vão passar a eternidade culpando a OTAN, dizendo que só perderam porque os aliados não deram o que eles pediram.

sergio
sergio
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Tenho essa mesma impressão !!!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Willber Rodrigues
8 meses atrás

Se a conversa fosse séria, enviariam logo os F22…

Underground
Underground
8 meses atrás

15 de março de 2022
Ucrânia residente aos ataques russos, mas fontes Ocidentais dizem que suas forças não resistirão por muito mais tempo.
10 de outubro de 2022
Segundo fontes Ocidentais as FFAA da Ucrânia foram totalmente destruídas.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Underground
8 meses atrás

Realmente não resistiriam, se não tivessem sido ajudados esta guerra não teria durado 1 semana

Sulamericano
Sulamericano
Reply to  Demolidor
8 meses atrás

O interesse da OTAN era prolongar o máximo possível o conflito pra quebrar a Rússia económicamente.
Essa foi a razão principal para que as armas para a Ucrânia fossem mandadas apenas no mínimo necessário.

Agora (aparentemente) a Rússia não quebrou económicamente e a Ucrânia está destruída.

Demolidor
Demolidor
Reply to  Sulamericano
8 meses atrás

Concordo o interesse Europeu era quebrar a Rússia economicamente, a Ucrânia foi usada nesta guerra, mas a estratégia da Rússia sempre pesaram e se prepararam para guerras de longa duração, os Europeus subestimaram os Russos.

Underground
Underground
8 meses atrás

Enquanto isso, na Rússia….
Putin se prepara para declarar Lei Marcial e enviar todos os presidiários para a guerra.

sergio
sergio
Reply to  Underground
8 meses atrás

Vc viu essa balela no ” hoje no mundo da Otan né ” kkkk
Segundo ele Putin iria declarar guerra a Ucrânia desde o dia da vitoria, to esperando ate hoje, kkkkk

RDX
RDX
8 meses atrás

Nem a OTAN acreditava nessa contraofensiva. Basta analisar os principais meios fornecidos nos últimos meses. Um punhado de tanques e blindados antigos. Existe uma tese antiga que diz que a OTAN nunca quis vencer a Rússia, mas apenas enfraquecê-la política e economicamente. Faz sentido uma vez que impossível derrotar militarmente uma potência nuclear. Os desafortunados soldados ucranianos e russos são apenas peões nessa guerra aparentemente sem sentido. Uma coisa é certa se a intenção for essa está dando tudo errado.

LUIZ
LUIZ
Reply to  RDX
8 meses atrás

Se era pra enfraquecer a Rússia economicamente e política falharam mesmo. Hj mesmo ja vi vídeos de abertura um grande supermercado em Mariupol abarrotado de mercadorias fabricadas na Rússia e importadas.

Filipe Prestes
Filipe Prestes
Reply to  LUIZ
8 meses atrás

Poderia postar aqui onde viu esse vídeo, por favor?

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Filipe Prestes
8 meses atrás

Pesquisa por “NEW HYPERMARKET IN RUSSIAN MARIUPOL 2023” no site de vídeos com Y lá!!!! Desculpas pelo capslock mas o titulo estava assim só copiei e colei!

LUIZ
LUIZ
Reply to  Filipe Prestes
8 meses atrás
LUIZ
LUIZ
Reply to  Filipe Prestes
8 meses atrás

Procura esse canal no Youtube: Елизавета Червякова

Obs: Copia e cola esse nome do canal na lupa de pesquisa no Youtube.

Ciclope
Ciclope
Reply to  RDX
8 meses atrás

Não conseguiram dobrar Iran e coreia do Norte com as sanções mas com a Rússia iam conseguir. SEI…kkkkk

Allan
Allan
Reply to  RDX
8 meses atrás

O tiro saiu pela culatra, se fosse a uns 10/20 anos a OTAN até poderia ser bem sucedida em enfraquecer a Russia,porem hj eles mostraram ao mundo que existe uma outra vertente a ser seguida, pela primeira vez desde da guerra fria a OTAN não tem o dominio economico mundial.

Slowz
Slowz
8 meses atrás

Falta de aviso não foi ..

Maurício.
Maurício.
8 meses atrás

É o que eu disse esses dias, quando até aliados próximos começam a dizer que a contraofensiva não está alcançando os resultados esperados, é porque a coisa não anda muito boa, e isso é um fato. A tão alardeada contraofensiva, com direito a dancinhas, armas e treinamento padrão OTAN, até aqui, está muito, mas muito longe de seu objetivo, que seria expulsar os russos da Ucrânia, incluindo a Criméia, e quem acha que a contraofensiva está sendo um sucesso é porque vive em uma realidade paralela, simples assim.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Essa é a diferença entre o mundo livre, onde vc PODE opinar, discordar, escrever sobre se as coisas estão bem ou mal.

Agora vai fazer isso na ditadura do tio Putin…e vcs, puxadores de sardinha russa , acham a mídia russa confiável kkkkkkkk

Imagina se houvesse imprensa livre na ditadura russa…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

“Nuno Taboca”, se aqui, no mundo livre, tu já não tem coragem nem de comentar com o próprio nome, aliás, por que tu parou de usar os nicks “M4|4v1t4” e “Carlos Gallani”? Imagina só se o Brasil virar uma Rússia né, aí você estaria lascado…rsrsrs. Agora, me mostra um comentário meu no qual eu digo que a mídia russa é confiável, vou ficar esperando…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Hahaha, tá bom,suburbano, Nilo, Fabrício Lustosa tb mandam um oi.

Sobre eu poder comentar aqui, e falar mal de qualquer decisão do meu governo, isso é democracia.

Não é o que passam os russos que vcs “dizem” defender. Só defende ($$$) quem tem um bom motivo.
Se vc criticar, ou e morto ou é cana.
Esdrúxula sua argumentação. Típico .

Maurício.
Maurício.
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

“Hahaha, tá bom,suburbano, Nilo, Fabrício Lustosa tb mandam um oi.”

Bateu o desespero né? Eu posso provar (na verdade os editores) que eu não sou nenhum desses que você mencionou, já você, uma hora é “Nuno Taboca”, na outra é “Infantaria_leve_BiABR”, “M4|4v1t4” e “Carlos Gallani”, entre outros, quero ver se o tal novo sistema que proíbe múltiplos nicks vai realmente funcionar aqui na trilogia, até porque, tu tá passando direto…🤔

EDITADO:
NÃO ROTULE PARA NÃO SER ROTULADO TAMBÉM…..A PROPÓSITO; AS APARÊNCIAS ENGANAM 🙂

Maurício.
Maurício.
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

“A PROPÓSITO; AS APARÊNCIAS ENGANAM.”

Será mesmo? Acho que o tal filtro ainda não está funcionando 100%, ou se está, está pendendo para um lado…

Ainda não está funcionando como o desejado, estamos fazendo uns ajustes com o provedor do software, mas já está nos ajudando bastante nesta tarefa.
Acreditamos que uma taxa de 100% de acerto é impossível, mas já foi possível identificar e bloquear muita gente.

Marcos
Marcos
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Porque alguém se interessaria em ficar trocando de nome? Qual o objetivo disso?
Tem umas boiolage que ninguém entende…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Marcos
8 meses atrás

Marcos, eu acho muito engraçado um fato aqui na trilogia, a grande maioria reclama daquele sujeito que usa vários nicks, toda hora estão falando do sujeito, mas tem um pessoal do outro lado que faz exatamente a mesma coisa, ou seja, comentam com vários nicks, mas por um “estranho” motivo, quase ninguém reclama desse pessoal, ou seja, ou se fazem de cegos ou se fazem de desentendidos. A troca de nick é para gerar um engajamento artificial para um determinado tema/ideologia, ou seja, um sujeito pode escrever vários comentários como se fosse pessoas diferentes e até debatem consigo mesmo, tudo… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Maurício, só pra avisar no que compete aos editores dos três blogs: Sobre pessoal “do outro lado” fazer a mesma coisa quanto a usar mais de um nome de usuário e assim forjar conversas e concordâncias, aqui na adm da Trilogia a quantidade de comentaristas bloqueados e advertidos por esse motivo é praticamente igual dos “dois lados” A questão é que um sujeito de “um lado” ficou mais famoso que qualquer outro por fazer isso de forma sistemática e abusar além da conta da paciência de todos. Mas, de resto, isso ocorre dos “dois lados” e é punido igualmente. A… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
8 meses atrás

Nunão, eu sei que o tal sujeito exagerava, principalmente depois que a Rússia começou a passar vergonha na Ucrânia. Mas a questão é, a punição é por usar mais de um nick ou por exagerar na utilização? Fica claro nos debates que tem um pessoal que continua usando desses artifícios e o tal filtro não está pegando, e o pessoal não reclama. Ou seja, na minha opinião, se vão punir um, tem que punir todos, seja lá de qual lado for o sujeito.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Está pegando sim.

A lista é grande e, como já falei, tem punidos de “ambos os lados”.

O que vocês percebem é uma minoria que escapa aqui e acolá, do filtro eletrônico e do trabalho pessoal dos editores. Porque o que é bloqueado, por óbvio, vocês não veem.

E felizmente vocês são poupados disso, porque é um show de horror.

Franz A. Neeracher
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Maurício Muitas vêzes acontece o seguinte: Várias pessoas diferentes escrevem metendo o pau no país A….com estilos semelhantes, o que causa a impressão errônea de que se trata de somente um ou dois comentaristas….. Vc vê a notificação “bloqueado devido ao uso….” e presupõe que são somente esses que são bloqueados….o que não é a realidade, a grande maioria é bloqueada antes do comentário aparecer…. Com frequência alguém é chamado de Kings, mas acredite, não é o dito cujo….só para dar um exemplo. Tb acontece com frequência alguém criticar o país A e logo em seguida usando outro nick, escreve… Read more »

Last edited 8 meses atrás by Franz A. Neeracher
Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Monark que o diga, ali sim foi um exemplo de liberdade de expressão. Todo estado é opressor.

leonidas
leonidas
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

O mundo é livre para quem tenha poder e um belo porrete na mão. Do contrário você não é livre, apenas tem autonomia para quem vender sua mão de obra a preço de banana e escolher o local onde irá querer passar privações. Aliás nem direito de expor opiniões contra o sistema temos mais, com prisões, busca e apreensão, multas tudo decorrentes de medidas cautelares que provêm de um processo que não tem participação do MP, que não tem objeto direto, que possui vicio insanável de origem e a cereja do bolo: Versa sobre um crime que sequer existe no… Read more »

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Não adianta tentar desviar o foco do assunto,a real é que vocês já perderam a guerra e pronto!

Marcos
Marcos
8 meses atrás

Ucrania será dividida como feito na década de 50 com a Coreia, podem esperar….

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Marcos
8 meses atrás

Sim, sempre foi o desfecho mais provável.

Vitória ucraniana nunca passou de wishful thinking.

Charles
Charles
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Exatamente!

Marcos
Marcos
Reply to  Marcos
8 meses atrás

Penso que a questão seria onde seria a linha de divisão. A Rússia certamente ainda trabalha com a hipótese de anexar toda a Ucrânia. Uma linha natural seria o curso do Dnipro. A linha atual em uma planície lisa não é o ideal…

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Marcos
8 meses atrás

Com a Polônia abocanhando territórios ao oeste,da época da segunda guerra

Wagner
Wagner
8 meses atrás

Zelaskado era para chamar um general Houthi ou Talibã para treinar seu exército, pediu a EUA/OTAN,taí o resultado.

Nativo
Nativo
Reply to  Wagner
8 meses atrás

Olha depois de botarem os EUA pra correrem de forma tão patética como no vietnam, concordo contigo kkkkkkkk

Magaren
Magaren
Reply to  Wagner
8 meses atrás

Aqueles que fizeram a Russia rebolar no afeganistão se dariam bem

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Wagner
8 meses atrás

O povo ucranianos, contaminado pelas ideologias e culturas ocidentais, tornou-se fraco. Sua proposta nāo daria certo.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Bom mesmo é a ideologia russa né, empurrando uma ditadura na goela de todos,e se não gostar, cai da escada, toma um chá de polônio….

Quem em sã consciência vai preferir morar numa economia decadente, onde só os oligarcas esbanjam seus iates.

No mínimo são umas 30 economias pujantes e mais desenvolvidas do que a tragédia russa

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Engraçado como alguns brasileiros se preocupam mais com a democracia russa do que os próprios russos.

O IDH da Rússia é melhor do que o do Brasil. Morar em Moscow é mil vezes melhor do que morar no Hell de Janeiro.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

E a comparação aqui é com o Brasil?
Tu que citou países ocidentais. Eu penso em EUA, UK, Suécia, Suíça. Brasil não é parâmetro.

E já que vc é tão fã da ideologia russa, em detrimento da visão ocidental, me responde, Se é tão melhor assim, pq os russos fogem do seu próprio país ??
Porque milhares fugiram da guerra?
Pq não há levas de imigrantes para lá?
Ngn cita a economia russa como exemplo no mundo, porque?

Sinal que o sistema russo é podre, e só atende os interesses da oligarquia do gás, petróleo e fertilizantes.

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Oligarcas russos são iguais ao bilionários do ocidente, nada muda, se utilizam de corrupção e influencia para ditar rumos dos governos dos países para os próprios interesses. São muito tolos os que acreditam que são diferentes!

Oráculo
Oráculo
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Sem querer defender os Russos, mas a Rússia recebe muito imigrantes sim. Aquele pessoal das ex-repúblicas soviéticas vai em peso buscar trabalho lá. Obviamente agora com a guerra ninguém tá indo, com medo de virar bucha de canhão.Mas assim que a guerra acabar, ou congelar, vai chover trabalhadores da Armênia, Cazaquistão, Quirguistão, etc por lá. Tá cheio de países muito piores do que a Rússia pra morar. e o povo vai sem pensar 2 vezes. Principalmente pelo fato de que a Russia pós guerra vai ser uma nação altamente militarizada, muito mais do que era antes da invasão, aposto em… Read more »

Nativo
Nativo
8 meses atrás

Corrupção, comodismo segurança nacional ou qualquer outra coisa séria realmente não combinam.

fjuliano
fjuliano
8 meses atrás

Mas que ducha de água fria hein??!! Aliás, ducha de água gélida da Sibéria kkkkkkk. E são vários os veículos da grande mídia que chutaram o balde e estão noticiando o desastre da “contraofensiva” do governo do boneco de prateleira. TheWallStreetJournal, CNBC, NYT, e por aí vai, não tem mais como esconder. Vídeos pululam no Telegram e até no youtube, de prisioneiros ucranianos relatando absurdos dos mais variados e coerentes com a realidade ou seja: não foram forçados a falar nada até porque o ex-conselheiro do gabinete da presidência ucraniana, Aleksei Arestovich, soltou um vídeo recente comentando acerca dos recrutamentos… Read more »

fjuliano
fjuliano
8 meses atrás

Logo logo vão lançar um filme sobre esse conflito e aí sim seus desejos vão ser atendidos. Melhor não olhar para a realidade meu jovem.

Jose
Jose
Reply to  fjuliano
8 meses atrás

MElhor olhar a realidade “russa”. Cômico!

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  fjuliano
8 meses atrás

Calma querido,logo os Yankees vão acionar Hollywood pra lançar um filme mostrando a bravura do soldado ucraniano botando os malvados russos pra correr!
Fica tranquilo que pelo menos nas telinhas(e quem sabe nas telonas também)a Ucrânia vence a guerra!

Sam
Sam
8 meses atrás

Os pesados “aliados” estão usando a Ucrânia com boi de piranha, bucha de canhão para tentar derrotar a Rússia e para justificar mais verbas para financiar o lobby da indústria bélica, com a justificativa de que necessitam repor o que foi transferido para o laboratório para armas chamada “Ucrânia”.
Dificilmente a Ucrânia logrará vitória, e os aliados sabem disso, porém, necessitam que os ucranianos testem as suas armas na prática.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Sam
8 meses atrás

Se objetivo for desgastar a Rússia,sinto lhe dizer, que o objetivo foi um sucesso. Nunca vi uma “potência” penar tanto, demonstrando suas fraquezas a olhos vistos pro mundo todo, passando vexame atrás de vexame.

Se o ocidente planejou isso, estão de parabéns. Com um vizinho menor, mais fraco, sem marinha de guerra, a Rússia não subjulgou..

Charles
Charles
Reply to  Sam
8 meses atrás

É bem isso mesmo!

MIGUEL
MIGUEL
8 meses atrás

A Rússia sempre foi assim desde a 2GM, nesse momento está combatendo contra o Ocidente em 3 frentes : Ucrania + Siria + Africa , não é uma logística fácil para a Rússia, ter tropas em 3 frontes , combatendo em 3 cenários : Europa (Ucrania) + Medio Oriente (Siria) + Africa… Esta faltando a Asia e a America Latina, mas na Asia é a China que manda, e na America Latina quem manda é o Brasil…

Inimigo público
Inimigo público
Reply to  MIGUEL
8 meses atrás

Aí tu viajou camarada, o Brasil não manda nem nele mesmo, quanto mais em seus vizinhos tão lascados quanto nós.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Inimigo público
8 meses atrás

Nossa sorte é que a América do Sul é um antro de subdesenvolvimento.

Se existisse ao menos uma nação realmente desenvolvida entre os trópicos, a gente perdia a “liderança natural” que possuímos aqui nesse subcontinente, devido exclusivamente ao nosso tamanho físico e populacional.

sub urbano
sub urbano
8 meses atrás

“Ganhos da contraofensiva ucraniana em azul, depois de dois meses”

kkkkkkkkkkkk

E olha q a Russia hj é apena suma sombra do que foi a URSS. Se a guerra fria tivesse esquentado, os soviéticos chegavam ao atlantico em poucas semanas. Do muro de Berlim ao atlantico é o dobro da distancia de Moscou a Kiev, territorio q o exercito russo percorreu no inicio da guerra em 1 semana.

Maurício.
Maurício.
Reply to  sub urbano
8 meses atrás

“Se a guerra fria tivesse esquentado, os soviéticos chegavam ao atlantico em poucas semanas.” Também não exagera, a Rússia está se mostrando bem incompetente nessa invasão da Ucrânia. A grande maioria, inclusive eu, achava que seria um passeio para os russos, mas a realidade se mostrou muito diferente, com a Rússia perdendo muito equipamento e muito pessoal, e praticamente não avançando muito. A Rússia que chegou na Ucrânia é muito, mas muito diferente da Rússia que chegou chutando a porta na Síria, tá certo que são conflitos diferentes, mesmo assim, na minha opinião, o desempenho da Rússia na Ucrânia está… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  sub urbano
8 meses atrás

Pouco provável. A linha de contato com a Otan era a fronteira entre as duas Alemanhas. As forças ocidentais tinham ali milhares de tropas e blindados, helicópteros e caças. Certamente retardariam o avanço soviético ao ponto de outras opções serem usadas, nuclear inclusa.

sub urbano
sub urbano
8 meses atrás

se um valente soldado ucraniano ler um comentario desses ele vira as costas e sai andando

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  sub urbano
8 meses atrás

Você apoia a Rússia, a invasão russa e tem coragem de chamar o soldado ucraniano de valente ?

Você dá pulo de alegria quando morre um ucraniano e quer chamar ele de valente ?

Allan Lemos
Allan Lemos
8 meses atrás

Nada que eu já nāo vinha falando desde o começo. Essa açāo foi mal preparada, mal planejada e que nāo daria certo.

Eu disse que os russos nāo seriam expulsos e que nāo deveriam ser subestimados.

Agora quero ver as desculpas da galera do FlaxFlu geopolítico.

Como é bom estar certo.

Charles
Charles
Reply to  Allan Lemos
8 meses atrás

Falando fo FlaxFlu geopolítico. Alguém tem visto a @Marcelo? Ta sumido aqui no forte hahaha

Nemo
Nemo
8 meses atrás

A boa notícia para a Ucrânia é que com a chegada do outono a nebulosidade aumenta muito, isto afetará a capacidade aérea da Rússia. A má notícia é que a neve começa a cair no outono dificultando o movimento sãs tropas.

Quirino
Quirino
Reply to  Nemo
8 meses atrás

Amigo, a rasputitsa esta virando a esquina, logo, o solo ucraniano vai ficar tão enlameado que os russos não vai precisar da força aérea para parar os blindados ucranianos, o próprio solo fara isso.

Sergio Machado
Sergio Machado
8 meses atrás

OTAN/EUA irão lutar até o último Ucraniano, ainda que com paus e pedras. Impossível o Alto Comando ucraniano não ter percebido isso.
Pros russos é uma guerra política a longo prazo e numa fase muito mais reativa do que ativa. Jogam com o tempo.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  Sergio Machado
8 meses atrás

Os generais russos também lutarão até o último russo vivo, menos eles.

A C
A C
8 meses atrás

O que os colegas dizem, um hipotetico apoio aereo aproximado faria a diferenca? Um esquadrao de Apaches fazendo ataques pontuais para limpeza de area? Ou A-10s fazendo o mesmo? Ou mesmo AC-130J Ghostride faria a diferenca? Ou ainda precisariam necessariamente de superioridade aerea? Lembre-se da palavra “hipotetico” acima.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  A C
8 meses atrás

Nenhum dos dois lados tem superioridade aérea pra isso, principalmente pro AC-130J, e ambos os lados tem boas defesas AA.

Allan
Allan
Reply to  A C
8 meses atrás

Faria muito pouca, vale lembrar das grandes perdas desses tipos de meios por parte da Russia e mesmo pelas partes ucranianas, os MANPEDS são uma grande ameaças a esses tipos de aeronaves e nessa guerra ambas as partes tem muitos desses sistemas em campo,então sem uma superioridade aerea mesmo que limitada sería necessario, e vale lembrar ainda das defesas AA.

Recruta Zero
Recruta Zero
8 meses atrás

O pessoal pessoal pensa que ensinar um tripulante de T72 ou BMP1/2 a operar um M1 e M2 e igual auto escola ,existe uma curva de aprendizado que leva a proficiência da massa da tropa ,esperar que uma tropa assimi-le toda uma doutrina e experiência de equipamento em meses e muito ingênuo,existem degraus de cadeia de comando,logística e uso tático que as vezes levam anos para formar um regimento ou brigada mas para o pessoal que acha que é tudo na base do plug-and-play.

Carlos Mendes
Carlos Mendes
Reply to  Recruta Zero
8 meses atrás

Penso que a qualidade do treinamento não faria diferença neste caso especifico, a maior parte das perdas está sendo para drones e minas, mesmo uma ótima equipe pode sucumbir a esses meios.

Nacionalista
Nacionalista
8 meses atrás

kkk a xapelada pira, tira isso do ar

Humilde Brasileiro
Humilde Brasileiro
8 meses atrás

Eu realmente acho que a ofensiva está aquém do planejado e acho que seu resultado por ser decisivo para o desfecho futuro da guerra, mas, como eu disse antes, provavelmente, EUA, Reino Unido, Alemanha e França já estão elaborando um Plano B, e nem mesmo Zelensky deve saber, a Ucrânia será a última a ser comunicada, já quando ficar claro que os resultados almejados não foram alcançados, e eu acho que esse plano passa por prolongar a guerra para exaurir a Rússia, só que para a Ucrânia aguentar isso, os invadidos terão que se sacrificarem ainda mais e seus aliados… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Humilde Brasileiro
8 meses atrás

Plano B foi o acordo de paz para dar tempo a Ucrania para se armar e preparar pra guerra.
Plano C foi fornecer armas ocidentais.
Plano D foi treinar as tropas ucranianas
Plano E foi a Contra ofensiva
Agora é plano F…

Oleg
Oleg
8 meses atrás

EDITADO

Ciclope
Ciclope
8 meses atrás

Concordo, acho que em 72 horas eles conseguem.kkkk

mago
mago
8 meses atrás

Eua/otan e imprensa do ocidente coletivo preparando o terreno para abandonarem os ucranianos. As coisas deram “ruím”. Eu falei desde o início que não daria certo. Os eua/otan não venceriam. A Ucrânia deveria tentar um acordo antes de perder mais vastas extensões de seu território. A primeira fase da IIIGM, na europa, o BRICS venceu. Agora teremos a segunda fase dessa IIIGM que pelo que tudo indica será no continente africano. A Europa e principalmente a França perderam a sua rapinagem de urânio no Niger, negociado na Europa a U$ 280 e no paupérrimo Níger a U$ 11. Parece que… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
8 meses atrás

A Rússia vai sair dessa guerra militarmente fortalecida. Gostem ou não. O porcentagem do PIB investido nas forças armadas foi aumentada consideravelmente. O efetivo total das forças russas foi ampliado e agora a meta é atingir 1,5 mi de homens. As fábricas de armas estão trabalhando em 4 turnos, 24/7, modernizando instalações e aumentando a produção. Foi divulgado recentemente que a produção de helicópteros de ataque foi duplicada. Foi divulgado que a Uralvagonzavod irá produzir 1.500 T-90 MBT ainda em 2023. Mesmo que algumas notícias sejam exageradas ou que as fábricas não consigam cumprir os planos 100%, os números de… Read more »

Luís Henrique
Luís Henrique
8 meses atrás

A Rostec divulgou em Março de 2023 que conseguiram atrair mais de 30 mil funcionários novos.

A Rostec também divulgou em Julho de 2023 que Dobrou a produção de Su-30, Su-34 e Su-35 e que podem aumentar ainda mais, dependendo das ordens do governo.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
8 meses atrás

Eu acho que os Russo pensam que a ofensiva esta indo bem, já a inteligência britania diz que o capim cresceu muito e isso impediu dos ucras verem a pás, quero dizer o campo minado o que tem atrasado o avanço. Ja a NATO afirma que os a desorganização do Russos é tanta que já é possível teorizar que é improvável que a Ucrânia perca mais território. Já os thik thanks do complexo militar mamateiro ja recuperam á expressão exaustão mútua de oponentes de força igual. E os brasileiros que tem simpatia pela nato/usa/ucra estão esperando a entrega dos F-16… Read more »

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
8 meses atrás

Essa guerra não saiu como nenhum dos envolvidos queriam.. a rússia não conseguiu conseguiu derrubar o governo da ucrania mas conseguiu anexar quase 30% do território, a ucrania não conseguiu reaver os territórios perdidos, EUA + Europa viu que a influência econômica e militar está diminuindo e existe outros atores importantes de peso global (China, Índia, Turquia…) e que sem a ajuda deles seu campo de influência é reduzido… O pior de tudo é levarem quase 2 anos de perdas de vida e bilhões em gastos para perceberem que terão que negociar! A Ucrânia agora que vai ver quem de… Read more »

Humilde Brasileiro
Humilde Brasileiro
Reply to  Jefferson Ferreira
8 meses atrás

Nessa história toda quem vai sofrer de fato, mesmo depois que a guerra acabar serão os cidadãos civis ucranianos, toda uma geração marcada fortemente pela guerra, muitos exilados, muito dinheiro necessário para reconstruir o país, muitas vidas ceifadas e sendo bem ”otimista”, no mínimo entre 15 e 20 anos para reerguer o país.

mago
mago
Reply to  Jefferson Ferreira
8 meses atrás

Não sei porquê e nem me interessa saber mas você esqueceu de mencionar aí nesses seus “atores de peso”, o Brasil, que está desempenhando uma parte importante no esquema montado em favor dos países do Sul global.

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  mago
8 meses atrás

O Brasil está desempenhando um papel importante no plano de encher os bolsos de nossos políticos e escravizar a sua população, só nisso.

MGNVS
MGNVS
Reply to  Jefferson Ferreira
8 meses atrás

Jefferson… essa foi uma questão que eu já levantei aqui: como a Ukrayna vai pagar toda essa dívida que ela está fazendo? A Ukrayna esta recebendo bilhões e bilhões de dólares e euros em ajuda econômica e mais outros bilhões em equipamentos e armas. No caso do dinheiro, para onde esses bilhões estão indo? Quem está fazendo essa prestação de contas no governo ukrayniano? A Rússia está sob pesadas sanções econômicas, mas ela mesma produz as próprias armas, e em rublo, mas e a Ukrayna? Será que o Ocidente (EUA/UE/OTAN) é tão “bonzinho” assim, que está dando todo esse dinheiro… Read more »

Paulo Roberto
Paulo Roberto
Reply to  Jefferson Ferreira
8 meses atrás

Lembrando a você que o objetivo da Rússia NUNCA foi tomar o país inteiro,na minha opinião foram até onde queriam depois recuaram pras forças armadas ucranianas se mostrarem e mostrarem o que o ocidente enviou para elas,e lembre-se que para isso acontecer,invasão total, teriam que contar com a simpatia de toda população ucraniana,o que obviamente não ocorreria pois,independente dos motivos da operação militar russa,eles invadiram o território internacionalmente reconhecido como ucraniano,mesmo aqui no Brazil,se um dia americanos cogitassem invadir haveria grande resistência da população com o tempo, mesmo com tantos apoiadores e fanáticos pelos EUA como tem por aqui

Demolidor
Demolidor
8 meses atrás

Sem chances para a Ucrânia, sem o dinheiro da exportação de trigo ela não tem como comprar mais armamento moderno não estão mandando nada de graça para a Ucrânia.

BraZil
BraZil
8 meses atrás

“Putin pode sacrificar corpos e ganhar tempo” pelo menos são corpos de Russos. E os EEUU que sacrificam corpos de vassalos iludidos? Manda mais tanques Biden. Aliás, acho que nem tiraram as maravilhas deles da garagem…

Diego Tarses Cardoso
Diego Tarses Cardoso
Reply to  BraZil
8 meses atrás

Russos, ucranianos e americanos são pessoas, sacrificar russos tem o mesmo peso que sacrificar ucranianos, brasileiros e etc.

Tenha mais sensibilidade com quem está morrendo de verdade,

Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

A noticia é importante mais não vejo muita Novidade nessa noticia , E aí alguém achou que ia ser fácil ?

Demolidor
Demolidor
Reply to  Rodrigo Maçolla
8 meses atrás

Várias pessoas que eu conversei nos comentários achavam que a contra-ofensiva da Ucrânia com armamento moderno ocidental derrotaria os Russos rapidamente, a Ucrânia sempre teve chance zero de derrotar a Rússia a diferença entre os dois é gigante.

casa nova
casa nova
8 meses atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Felipe
Felipe
8 meses atrás

Em tempo: Ucrania acaba de anunciar grande avanço Russo e ordena evacuação total nas regiões de Kupiansk (Kharkiv): https://liveuamap.com/en/2023/10-august-mandatory-evacuation-declared-in-kupiansk-district

soldado imperial
soldado imperial
8 meses atrás

O problema da Russia é que o estoque de velharias da época soviética está chegando ao fim, pelo menos das armas obsoletas mas que ainda podem fazer alguma coisa. Enquanto isso no Tio Sam o Armac tá abarrotado de armas, tanques e aviões, diga-se de passagem bem preservados no deserto. A coisa pra Russia tá ficando feia. Outro ponto o tio Sam e aliados tem capacidade de produzir aramas em grande quantidade, a Russia produz a conta gotas, outro fator importante. A Russia vai ter que cair no colo da China, além de virar um estado Vassalo, terá que usar… Read more »

Nacionalista
Nacionalista
Reply to  soldado imperial
8 meses atrás

Em 72h eles vão resolver

Felipe
Felipe
Reply to  soldado imperial
8 meses atrás

Se atualiza, produção da Russia de novos armamentos está a todo vapor, vão entregar mais 1500 T-90M ainda esse ano por exemplo. Está bem maior que o fornecimento Ocidental à Ucrania…

sergio
sergio
8 meses atrás

E quais Seriam essas brigadas modernas ?????
Que armamento moderno elas possuem ainda que não foi usado ?????
esclareça por favor.

Ivan
Ivan
8 meses atrás

Quando jogava basquetebol, nos idos do século passado, a partida mais difícil era a próxima partida, até o término do campeonato. Claro que avaliávamos nosso desempenho a cada partida jogada, mas apenas após o resultado final do campeonato, é que discutíamos qual tinha sido a mais difícil ou mais dura. . Na guerra não deve ser diferente. A batalha ou campanha mais difícil será sempre a mais próxima, seja aquela que estão lutando ou aquela que estão se preparando para lutar. Isso, é óbvio, sem deixar de manter uma avaliação contínua das batalhas passadas e em curso. Porém, a definição… Read more »

Marcos
Marcos
8 meses atrás

Provavelmente estão guardando forças para se oporem a um possivel novo avanço russo em alguns meses… Devem em segredo estar trabalhando com a possiblidade de perder toda a margem leste do Dnipro caso o apoio da Otan diminua…

sergio
sergio
8 meses atrás

OFF : Tem uma noticia circulando em blogues russos desde ontem de um grande avanço das Forcas Russas na região de kharkiv, inclusive agora mesmo o o governador miliar ucraniano da região ordenou a evacuação obrigatória do distrito de kupiansk, esta e a mesma região onde os russos estavam avançando a algumas semanas, parece que tem uma contra ofensiva funcionando só não e a ucraniana !!!!!

Felipe
Felipe
Reply to  sergio
8 meses atrás

Sim, está até no Liveuamap. Avanço aparentemente bem maior de tudo a ucrânia conseguiu na “contra-ofensiva” ate agora. https://liveuamap.com/en/2023/10-august-mandatory-evacuation-declared-in-kupiansk-district

Charles
Charles
8 meses atrás

Seja realista, não tem há nada a ver com adorar a Rússia. Quem mais sofre com a falta de realidade nesse conflito é o povo ucraniano!