À medida que a contraofensiva da Ucrânia ganha impulso, Rússia está mobilizando algumas das suas últimas boas reservas

80

Por David Axe

O Kremlin está enviando reforços para o Oblast de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia. É uma tentativa desesperada de impedir um grande avanço ucraniano ao longo de um eixo crítico.

Os reforços provêm da 76.ª Divisão de Assalto Aéreo de Guardas, que é “sem dúvida a melhor divisão da Rússia e relativamente recente”, segundo Rob Lee, analista do Instituto de Investigação de Política Externa, em Filadélfia. A divisão lançou recentemente o ataque no início deste ano em torno de Kreminna, onde os russos ainda mantêm uma ofensiva limitada.

O fato de os russos estarem redistribuindo a 76.ª GAAD demonstra o ímpeto crescente da contraofensiva dos ucranianos em 2023, que começou com ataques blindados simultâneos ao longo de vários eixos no sul e no leste da Ucrânia.

Apenas nas últimas semanas, o exército ucraniano e a força de assalto aéreo independente libertaram Robotyne em Zaporizhzhia, enquanto o corpo de fuzileiros navais ucraniano expulsou tropas russas de Urozhaine, 60 milhas a leste de Robotyne, no vale do rio Mokri Yaly.

As duas vitórias ucranianas aproximam as forças de Kiev alguns quilômetros dos seus dois principais objetivos no sul da Ucrânia. Os ucranianos pretendem libertar as cidades de Melitopol e Mariupol dos seus ocupantes russos. Os russos pretendem manter o seu domínio sobre as cidades, a fim de salvaguardar as rotas de abastecimento terrestre para a Crimeia ocupada pela Rússia.

O resultado poderá depender de qual lado faz melhor uso das suas reservas. Para alcançar o seu avanço em torno de Robotyne, o comando do sul ucraniano implantou uma das suas poucas formações na reserva: a 82ª Brigada de Assalto Aéreo. Agora o Kremlin está a implantar uma das suas poucas formações de reserva.

Um oficial da reserva ucraniano que tuita sob o nome @Tatarigami_UA foi um dos primeiros a notar a redistribuição da 76.ª GAAD do setor Kreminna, no nordeste da Ucrânia, para o eixo Robotyne-Tokmak-Melitopol.

“De acordo com a doutrina militar russa, pelo menos no papel, a 76ª Divisão faz parte das suas reservas estratégicas, sublinhando a seriedade da medida”, escreveu @Tatarigami_UA no sábado.

A razão pela qual o oficial enfatizou que a 76.ª GAAD é uma unidade de reserva no papel é que a divisão, que supervisiona três regimentos de infantaria, cada um com alguns milhares de soldados, esteve na linha de frente durante grande parte da guerra mais ampla de 19 meses da Rússia contra a Ucrânia.

A divisão lutou em torno de Kiev nas primeiras semanas da guerra e supostamente participou do massacre de civis ucranianos em Bucha na primavera de 2022. Depois de recuar do centro-norte da Ucrânia, a divisão foi realocada para o leste com seus T-90 e T- 72 tanques e veículos de combate BMP-2 e BMD.

Seis meses depois, em Agosto de 2022, a 76.ª GAAD transferiu temporariamente batalhões para o Oblast de Kherson, no sul da Ucrânia, num esforço frenético para travar a contra-ofensiva da Ucrânia em 2022.

A 76.ª GAAD não conseguiu impedir os ucranianos de libertarem grande parte do sul da Ucrânia, a norte do rio Dnipro, no outono passado. Mas fez com que os ucranianos pagassem por cada quilômetro que avançassem. No final de outubro, os artilheiros da 76ª Divisão devastaram uma coluna da 35ª Brigada de Fuzileiros Navais ucraniana nos arredores de Kostromka, 32 quilômetros ao norte do Dnipro.

Ao usar a 76.ª GAAD para travar um ataque ucraniano no sul da Ucrânia, pela segunda vez num ano, o Kremlin está apostando tudo. “Por um lado, isto fortalece as capacidades operacionais russas”, escreveu @Tatarigami_UA. “Por outro lado, o seu fracasso prejudicará criticamente… reservas prontas para o combate para um rápido desdobramento.”

Qualquer esforço futuro para reforçar as defesas russas num setor poderia ocorrer à custa das defesas russas noutro setor, de acordo com o Instituto para o Estudo da Guerra em Washington, D.C. “A falta de reservas operacionais consideráveis forçaria o comando russo a conduzir mais redistribuição lateral e tomar decisões sobre quais setores da frente priorizar.”

A implicação é óbvia. Se os ucranianos conseguirem manter a sua dinâmica no sul, poderão forçar os russos a fazer uma escolha difícil: manter-se no sul ou manter-se no leste. Eles provavelmente não seriam capazes de fazer as duas coisas.

FONTE: forbes.com

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
8 meses atrás

Sempre vejo pessoas menosprezando tanto russo quantos os Ucraniano, mais cada um está dando melhor de si.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Gustavo
8 meses atrás

Não sei se a moral está ao mesmo nível nos dois exércitos…

Magaren
Magaren
8 meses atrás

Os recursos estão se esgotando e ainda expurgaram Wagner group.

Que fase! by Milton neves

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Magaren
8 meses atrás

Tá longe, bem longe dos recursos Russo se esgotarem. Se informe melhor, não qualquer coisa pró Ucrania que postam por aí

Talisson
Talisson
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Muitos canais do youtube triplicaram o numero de inscritos vendendo “câncer de Putin” ou “Russia sem munição”.

Jack
Jack
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Pois é Fábio…sempre a mesma ladainha da empresa ocidental…a Rússia já ficou sem misseis, sem tanques, sem soldados, sem logística…parece o Hoje no Munda da Ucrânia.

Magaren
Magaren
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Concordo, daqui a pouco chegam nos anos 40 os mbts kkkk

Satyricon
Satyricon
Reply to  Magaren
8 meses atrás

Muito em breve veremos mais um “Glorioso avanço para a retaguarda” russa.

QSL

Vitor
Vitor
8 meses atrás

Não sei não…a imprensa ocidental governamental esconde a sete chaves as perdas ucranianas é o segredo para não assustar o povão … até os políticos que fomentaram o conflito estão reticentes com o andamento da guerra.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Vitor
8 meses atrás

E as perdas Russas o Governo do enxadrista divulga suas perdas neh. Se divulgarem que morreu apena 1 soldado aposto que os Patriotas acreditam

Talisson
Talisson
Reply to  Orivaldo
8 meses atrás

Todos sabemos que a Russia jamais foi uma democracia e por óbvio mantém a mídia controlada.
Mas dizer que a midia ocidental é livre (inclusive a brasileira que nem faz parte do conflito) sendo que mascara os numeros ucranianos, fica dificil.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Rapaz, caso Kiev cair tu vai ficar assustado com o que?
No show do Alok neste final de semana foram presas por volta de 500 pessoas em flagrante, realmente o povão irá se assustar com as perdas ucranianas…
O povo americano irá se assustar com o que se não há uma única divisão blindada americana lutando…idem para os europeus…

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
8 meses atrás

Olhem a fonte. Já da pra ver que é mais uma mentira

Hcosta
Hcosta
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Certamente que a sua técnica de determinar se uma fonte é fiável ou não, baseando-se na origem da informação e com fatos verificáveis, e mesmo assim determina que não é verdade, deve estar ao alcance de poucos…

Mas certamente que a sua maior preocupação é a liberdade de imprensa e que a defende contra tudo e contra todos…

KKce
KKce
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

“mimimi se a fonte não diz o que eu quero ler ela automaticamente não serve”. Aguente firme camarada, mais 3 dias e a vitória da nossa querida mãe Rússia vem!

Cláudio Rodrigues
Cláudio Rodrigues
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

David Axe fanfarrão amigo. Ridicularizado até por analistas militares ocidentais mais sérios. Um jornalista que escreveu que o obus M-101 integrado a drones de reconhecimento faria o diferencial para a artilharia ucraniana….

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
8 meses atrás

Contra ofensiva já foi pro espaço faz tempo. Desespero é esse tipo de notícia mentirosa

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Se já foi pro espaço, porque os russos perderam em Robotyne?

Se estão fracassando, porque estão tomando verbove hoje?

Não são os russos que estão ganhando?

KKce
KKce
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Nuno, foi apenas um recuo de boa fé por parte dos russos. É mais uma jogada do xadrez 99D do maior estrategista militar do século.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Quem disse que os Russos estão fracassando? Já sei a CNN falou

Cláudio Rodrigues
Cláudio Rodrigues
Reply to  Nuno Taboca
8 meses atrás

Não perderam esse povoado minúsculo. E mensurar guerra por terreno ocupado é desconsiderar os fundamentos da teoria de guerra. De que adianta avançar em rolos com perdas absurdas em equipamentos e pessoal? Não é joguinho de vídeo game amigo…

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Cláudio Rodrigues
8 meses atrás

Arram. Só os Ucrânianos estão tendo baixas né. Essa desculpa de é So um povoadozinho. E pq os russos então minaram até a casinha de cachorro, se tentantaram 4 contra ataques falhados?

Porque a linha principal está de desfazendo. Agora é a linha secundária. Mas pra vc se apegar com fé no “democrático putinzão”, ainda faltam duas linhas de defesa.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Sendo assim os russos estão se defendendo de quem? Do wagner?

Underground
Underground
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Depois de empurrados o ano passado, não eram um russos que iriam convocar 300 mil soldados para uma contra ofensiva? Era, né!? Faiô?

Satyricon
Satyricon
Reply to  Fabio Jeffer
8 meses atrás

Acho que vc se confundiu.

O que foi para o espaço foi a Luna 25 russa. E continua por lá, aos pedaços.

O mesmo destino do esforço de guerra russo na Ucrânia

Pedro
Pedro
8 meses atrás

A contraofensiva tomou impulso? Não estou sabendo disso.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Pedro
8 meses atrás

A velocidade do avanço ucraniano, teve uma pequena aumentada nas ultimas semanas.

Mas não é nada comparado a ofensiva Kupiansk Izium do ano passado, ok.

Para entender a gravidade da situação para os russos, alguns dias atrás os ucranianos conseguiram empurrar os soldados russos para trás da primeira linha surovikin a leste de Robotyne, já é real a ameaça de surgir uma brecha nessa linha.

Pedro
Pedro
Reply to  Wilson Look
8 meses atrás

Vc acredita que: mesmo que isto fosse verdade, a Russia vai ficar assistindo este avanço, sem criar nova linha de fortificações?

Mês que vem (outubro), começa a nevar. Até o inverno chegar de fato, aquilo vai virar um lamaçal

Não há gravidade para os russos.

Hcosta
Hcosta
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Será que consegue criar uma nova linha de fortificações? Estas fortificações têm o objetivo de afastar os Ucranianos das rotas de abastecimento e, consequentemente, das grandes cidades e nós logísticos. E onde se inclui a artilharia de obuses permitindo bombardeamentos em maior número e/ou eficácia. E as linhas não são simples trincheiras para a infantaria. 1-campos minados, obstáculos, etc… 2-infantaria, 3- artilharia ligeira e média, morteiros, etc.. 4 – Reservas de material e de homens, artilharia pesada, etc… Passando as primeiras fortificações a Rússia poderá não ter tempo ou recursos para construir novas linhas. E ser algo de inútil por… Read more »

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Olha, ao todo na área de Robotyne, tem 3 linhas defensivas, a primeira composta pelos campos minados e trincheiras, já foi rompida, a segunda é a primeira linha surovikin, que é aonde tem os tais dentes de dragão e mais trincheiras, é atrás dessa linha que as tropas russas estão em 1 ponto e tem ainda a segunda linha surovikin, depois dessa ficam apenas as defesas das cidades como Tokmak e Melitopol. Linhas defensivas se montam antes do ataque inimigo, não durante, se os russos não reforçarem as suas tropas na área de Robotyne, pelo ritmo atual é possível que… Read more »

Pedro
Pedro
Reply to  Wilson Look
8 meses atrás

E vc está digitando diretamente de lá, suponho.

Pra ter tanta certeza.

A Rússia deve está quietinha sem fazer nada. Confia

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Tem mapas na internet, com linhas demonstrando as linhas defensivas russas, e se a Rússia mover unidades, das melhores que eles ainda tem disponíveis para a região é ficar quieta então beleza. O objetivo das linhas defensivas russas é impedir que os ucranianos cheguem as cidades de Tokmak e principalmente Melitopol, a segunda é um hub ferroviário muito importante para a logística russa em toda a frente sul, montar uma linha defensiva muito perto dessa cidade, pode permitir a artilharia ucraniana castigar e comprometer severamente toda a logística de todo o frente sul, que é o que os russos querem… Read more »

Eromaster
Eromaster
Reply to  Wilson Look
8 meses atrás

EDTADO

2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas, nem o site ou seus editores;

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

RPiletti
RPiletti
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Deve ser bem fácil enviar escavadeiras e outros equipamentos pesados para perto da linha de frente e edificar estruturas comparáveis as que estão caindo… dinheiro cai do céu e mão de obra brota em árvores…

Pedro
Pedro
Reply to  RPiletti
8 meses atrás

Estamos falando de kilometros da linha de frente….

Cada linha desta tem kilometros de profundidade.

E isso já foi feito antes nas mesmas condições .

E não significa que a toda linha esteja sendo criada/reforçada agora. Pode ter começado a ser criada/reforçadas nos primeiros pequenos avanços.

Inocência demais achar que a Rússia vai assistir uma linha cair e não fazer nada.

Acorda!

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Pedro
8 meses atrás

Essas linhas começaram a serem feitas ano passado, e brechas são tapadas com unidades da reserva.

Leia a matéria e verá qual a medida adotada pela Rússia para manter as linhas.

RPiletti
RPiletti
Reply to  Pedro
7 meses atrás

Inocência demais achar que a Rússia vai assistir uma linha cair e não fazer nada.”
Estão enviando “reservas” para reforçarem as linhas.
Quanto ao “acordar”, eu entendo um pouco de estruturas e sei que se já é difícil trabalhar normalmente, imagine com a ameaça de um himars ou storm shadow sobre a cabeça… e como mencionei dinheiro e mão de obra não brotam do nada…

Cláudio Rodrigues
Cláudio Rodrigues
Reply to  Pedro
8 meses atrás

David Axe fanfarrão da Forbes meu amigo. Esperar o que? O Forte gosta de replicar sem filtro essas matérias sensacionalistas de torcedor da mídia ocidental

Orivaldo
Orivaldo
8 meses atrás

Calma ________

EDITADO. NÃO ROTULE OS OUTROS PARA NÃO SER ROTULADO. MANTENHA O RESPEITO. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

LUIZ
LUIZ
Reply to  Orivaldo
8 meses atrás

“Combates em Rabotino: Fuzileiros navais cobrem esconderijos de militantes

▪️Apesar das declarações da Ucrânia sobre assumir o controle do assentamento Rabotino, a luta continua aí.
▪️ Os fuzileiros navais do grupo “Hunter” monitoram o movimento dos militantes e destroem oportunamente os acúmulos de mão de obra inimiga.”
t.me/RVvoenkor

Vitor
Vitor
Reply to  LUIZ
8 meses atrás

Canais polacos comentam que a disputa está na zona cinzenta e os Ucras com perdas enormes de soldados e equipamentos ocidental.

José
José
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Calma que tem muito chumbo para esses “orcs”. Não chora não.

Orivaldo
Orivaldo
8 meses atrás

E Kiev já caiu ? Ou tem que aguardar mais 72 hrs

Victor F
Victor F
8 meses atrás

Os Russos já vem fazendo deslocamento lateral de tropas tem algum tempo, não é de hoje que eles retiram unidades no Dnipro para reposicionar em Zaporizhia

Oráculo
Oráculo
8 meses atrás

Mas que análise fraca. Feita para leigos consumirem. Se uma batalha está mais violenta em determinado ponto do Front, é óbvio que os dois exércitos vão mandar suas melhores reservas para o local! É preciso fazer um rodízio mínimo de combatentes,sob risco das tropas colapsarem fisicamente e emocionalmente. E os que vão os substituir precisam ser tão bons ou até melhores do que os que estão saindo. Queriam o quê? Que russos e ucranianos mandassem brigadas de conscritos pro lugar aonde a guerra está mais violenta? E quanto ao fato “vai ficar sem as melhores reservas”, as tropas que saem… Read more »

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Oráculo
8 meses atrás

As unidades que saem do front, saem desgastadas e com sua capacidade combativa comprometida, sendo necessário primeiro a reposição de pessoal e material, além de descanso, para só então a unidade poder ser alocada na reserva.

Colocar uma unidade que acaba de sair do front diretamente na reserva, pode ser interpretado como falta de unidades suficientes, o que inevitavelmente comprometerá as capacidades ofensivas e defensivas em todo o setor.

Oráculo
Oráculo
Reply to  Wilson Look
8 meses atrás

Isso é o ideal. Mas estamos falando de uma guerra com 500 mil baixas dos dois lados, num front de mais de 1000km. Com mais de meio milhão de soldados envolvidos nos dois exércitos. Daí meu caro você é obrigado a colocar essas tropas na reserva quase que imediatamente! Os caras vão descansado e repondo material, enquanto esperam a hora em que serão enviados de volta ao front. Aqui mesmo no Forte já saiu matéria em que soldados falaram que ficaram 3 semana “de folga” durante o rodízio e logo depois já jogaram o caras na trincheira de novo. Três… Read more »

Heinz
Heinz
Reply to  Oráculo
8 meses atrás

Não sei se os Ucranianos já lançaram a brigada de propósito especial Azov no front da Zaporizia, caso não tenham feito é um erro bem grotesco, ou então estão segurando para usar num momento mais crítico. Essa é uma das brigadas mais experientes que a Ucrânia tem, com muitos dos seus soldados lutando desde 2014, agora que seu comandando voltou (Prokopenko) que participou da defesa de Mariupol, deve ter uma experiência singular.

Tomcat4,5
Tomcat4,5
8 meses atrás

Só o título já é uma comédia ,”impulso da contraofensiva”,” ultimas BOAS reservas russas”.Hauhauhauhauhauhauhauhauhau !!!!!

Magaren
Magaren
Reply to  Tomcat4,5
8 meses atrás

Caspita!Eu também não aguento esses textos que não elogiam a Russia e o Putin.

wilhelm
wilhelm
8 meses atrás

Esse texto é um panfleto ou uma análise?

Maurício.
Maurício.
8 meses atrás

Um detalhe interessante, já começam a aparecer blindados Stryker destruídos e abandonados, um marder também foi visto abandonado, mas até agora nada de Abrams e Challenger, talvez o efeito Leopard foi decisivo para manter esses tanques longe da frente de batalha, o Challenger eu acho que ainda pode dar as caras, mas o Abrams eu acho difícil, devem ficar só em Kiev mesmo.

Vitor
Vitor
Reply to  Maurício.
8 meses atrás

Challenger está escondido estão com medo do mesmo destino do Leopard.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Eu vi esses tempos um com uma espécie de gaiola de proteção, igual os russos fazem, mas provavelmente ele não está no front. Criticavam as gaiolas dos tanques russos, quero ver se vão criticar também a gaiola do challenger ou vão dar algum tipo de desculpa esfarrapada…

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Vitor
8 meses atrás

Os Leopardo 2 continuam a dar as caras, mas eles adoravam era encontrar lá os T-90 e os T-14 Armata, mas o primeiro não aparece para bater de frente e o segundo, o tal muito bom, até já está a ser retirado de volta para a Rússia, será medo de perder e lá vai a propaganda Russa, pois antes eles apareciam, eram colunas de dezenas de Km, mas assim que chegou na frente, primeiro o Leopardo 2, depois o Challenger 2 e o M1A2 Abrams também está a chegar, o T-90 e o T-14 desapareceram das batalhas, agora é só… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Rui Mendes
8 meses atrás

O Leopard nessa guerra só serve pra passar vergonha, ou é destruído ou é abandonado, assim como foi na Síria com os turcos, isso é um fato, querer negar isso é querer negar a realidade dos fatos. Isso é guerra, não são jogos onde o time azul enfrenta o time vermelho com regras pré-estabelecidas. Os tanques russos tão criticados, foram destruídos aos montes por ATGM, RPG, drones e artilharia, não foram destruídos por outros tanques, na sua opinião isso também não vale?

Vitor
Vitor
Reply to  Rui Mendes
8 meses atrás

Quanta ficção..essa conversa é de adolescente a realidade é bem diferente do imaginário.

Jose Silva
Jose Silva
8 meses atrás

Rússia e Ucrânia são irmãos.
Desejo a paz e felicidades para todos.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Jose Silva
8 meses atrás

Já foram, mas agora e durante várias gerações, no mínimo, os Ucranianos vão odiar os Russos.

Nilton L Junior
Nilton L Junior
8 meses atrás

Acredito que o sujeito ainda esta em 2022.

Kommander
Kommander
Reply to  Nilton L Junior
8 meses atrás

Boa kkkkkkkkkk

Felipe
8 meses atrás

dos mesmos criadores de “russos estão sem munição e lutando com pás”..

KKce
KKce
Reply to  Felipe
8 meses atrás

A parte da munição basicamente foi confirmada quando foram mendigar na Coreia do Norte. Mas nada se compara ao “tomaremos Kiev em 3 dias” e quase dois anos depois estão acuados lá longe rs

Gustavo
Gustavo
8 meses atrás

a contraofensiva não parece ganhar impulso… tá mais para patinando. Depois disso os ucranianos não vão começar a chamar idosos e crianças para formar o exército.

Magaren
Magaren
Reply to  Gustavo
8 meses atrás

Russia chamou cozinheiros e mandou presidiarios.

LUIZ
LUIZ
Reply to  Gustavo
7 meses atrás

Quando começar a temporada das chuvas os ucranianos não vão ter pra onde correr. Estão intensificando a contra ofensiva agora pois sabem que daqui a alguns meses vão ficar atolados na lama.

Bryan
Bryan
8 meses atrás

Este site me parece um patrocinador da Ucrânia. Não vejo uma notícia isenta aqui!

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Bryan
8 meses atrás

Você pelo menos olhou mais de uma notícia?
Sobre a guerra na Ucrânia, tem mais de 1000 notícias. Fique à vontade para olhar com um pouquinho mais de atenção tanto a primeira página e os últimos dias, quanto os mais de 500 dias desde o início da guerra.

Bryan
Bryan
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
7 meses atrás

Não li todas as notícias, mas um considerável volume. Além da isenção, existem erros de redação que são horripilantes para um portal de notícias.

Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Bryan
7 meses atrás

Você pode contribuir apontando os erros quando ler. Sempre que fazem isso de maneira educada, nós agradecemos.

Mas fico feliz que, no “considerável volume” de matérias que afirma ter lido, tenha enfim comprovado que existe isenção, conforme escreveu agora.

Last edited 7 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
José
José
Reply to  Bryan
8 meses atrás

Simples. Não leia. Não entre aqui. Mais russo tupiniquim ninguém aguenta.
E outra. É uma falta de respeito com o moderador.
Vocês pro ditador são vergonha internacional em todos os sentidos.

Bryan
Bryan
Reply to  José
7 meses atrás

Falou o ucraniano tupiniquim.

Cláudio Rodrigues
Cláudio Rodrigues
8 meses atrás

Que análise absurda e desprovida de base real. Dizer que Melitopol está a apenas alguns quilômetros da primeira linha de defesa, que Rabotino foi completamente tomada e que a Rússia está mobilizando suas últimas reservas quando está concentrando mais de 110 mil soldados na retaguarda de Kupyansk é pior que bancar o torcedor. É contrariar toda uma análise séria da própria mídia ocidental que recebe tem exposto com mais clareza o impasse da Ucrânia nessa ofensiva e as pesadas perdas.

Não à toa, no próprio segmento especializado, David Axe da Forbes é tido como um fanfarrão desqualificado..

Ricardo
Ricardo
8 meses atrás

Notícia obviamente mentirosa. A Ucrânia não existe mais desde julho de 2022, data que o Coronel McGregor , o Pepê Escobar e o pessoal da NR definiram como o momento em que o exército russo ocuparia todo o país.

Como a Ucrânia não existe mais, não pode se defender. Quem discorda disso é titere do globalismo.

Allan Balbi
Allan Balbi
8 meses atrás

Eu torço muito pelos ucranianos, pena que não pode ir pra la ajudar eles a recuperar seu lar…

Cassini
Cassini
8 meses atrás

A Forbes é boa em listar bilionários, nada a ver com conflitos militares.

leonidas
leonidas
8 meses atrás

Interessante..rs
A Rússia que é uma nação bem maior com demografia maior e em condições anos luz melhor do que a Ucrânia esta hoje, estaria mobilizando suas últimas boas reservas.
Enquanto a Ucrânia ganharia impulso na sua ofensiva.
Algo de errado não pode estar certo nesta brilhante frase…

LUIZ
LUIZ
Reply to  leonidas
7 meses atrás

O gv ucraniano já ta com um projeto de uma nova mobilização agora em setembro. O negócio também não está lá essas coisas. A imprensa ocidental não conta tudo que ta acontecendo nas tropas ucranianas.

Tiago
Tiago
7 meses atrás

” É uma tentativa desesperada de impedir um grande avanço ucraniano ao longo de um eixo crítico”, achei meio exagerado, mas ok, situação não esta boa para os Russos mesmo.

rfeng
rfeng
7 meses atrás

Como sempre um exagero fala como se a linha defensiva Russa tivesse colapsado, pela quantidade de equipamentos já destruídos em Robotine, a Ucrânia vai ficar sem nada antes de conseguir alguma coisa, tem um vídeo de ontem no lost armour em que só nessa tomada existem 8 carros blindados sendo destruídos em uma fila.