As forças terrestres podem contar com uma ampla gama de soluções da Saab para aumentar sua capacidade operativa, seja na hora de se proteger ou atacar

Por meio de uma parceria entre a unidade de negócios Saab Barracuda e a americana Oshkosh Defense, a Saab demonstra a possibilidade de integrar a Unidade de Tiro Móvel (Mobile Firing Unit – MFU) RBS 70 NG com o Sistema de Camuflagem Móvel (Mobile Camouflage System – MCS) em Viatura Tático Leve (Joint Light Tactical Vehicle – JLTV).

O Sistema de Camuflagem Móvel Multiespectral da Saab oculta a viatura, dificultando a detecção da tropa inclusive por sensores de observação aéreos, ao mesmo tempo em que permite o rápido emprego da viatura contra possíveis alvos aéreos.

Quando for o caso de prover camuflagem multiespectral para “objetos estáticos”, como instalações fixas, viaturas paradas ou mesmo tropas em reunião, a solução da Saab é a Rede de Camuflagem Ultraleve (ULCAS – Ultra Light Camouflage System).

A camuflagem é uma maneira extremamente eficaz de proteção em combate, dificultando ao inimigo o acesso a informações como localização e valor da tropa. Ela permite surpreender o inimigo e tomar a iniciativa das ações.

“Agora temos a mais moderna solução de defesa antiaérea móvel, que combina perfeitamente nossas capacidades de camuflagem multiespectral existentes em uma viatura de combate. Estamos prontos para fornece-la a clientes atuais, bem como a novos usuários”, afirmou Görgen Johansson, head da área de negócios Dynamics da Saab.

Além da camuflagem, a Saab oferece a solução MSHORAD para integração em viaturas, que utiliza a Unidade de Tiro RBS 70 NG. A Saab apresentou no Brasil no início do ano uma versão do MSHORAD integrado à VBC 6×6 MSR Guarani.

Assista abaixo ao novo vídeo com as soluções Barracuda apresentadas no veículo tático leve da Oshkosh.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 19.000 funcionários, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

No Brasil, a Saab mantém uma parceria de longo prazo e fornece diversas soluções avançadas, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional como um todo.

DIVULGAÇÃO: Saab / MSL Group

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Maurício.
Maurício.
7 meses atrás

Algum tempo atrás a Rússia apresentou algo semelhante, embora parecia mais simples, e tinha como objetivo a camuflagem nos espectros infravermelho e de radar, acho que essa Mobile Camouflage System (MCS) também levam em consideração esses espectros.
Muitos na época malharam, chamaram a MCS de cobertor, edredom, que em uma guerra não duraria muito, seria facilmente rasgada e coisas do tipo. Agora eu pergunto, por quanto tempo esse “cobertor” sueco resistiria a uma guerra de verdade?

Aqui um Challenger com um “cobertor” também…

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR5KD-gVvX9ZEB8ruamDxPtUMQrvYfG9SIhyQ&usqp=CAU

Heinz
Heinz
Reply to  Maurício.
7 meses atrás

Tá resistindo bem, os Ucranianos receberam algum Cv90 com a camuflagem barracuda, além de já ter visto a versão do Leopard sueco operado pelos Ucranianos com essa camuflagem

Maurício.
Maurício.
Reply to  Heinz
7 meses atrás

Então esse tipo de “cobertor” funciona mesmo? O ano passado tinha um pessoal malhando tanto a versão russa que eu achei que esse tipo de camuflagem era só colocar dinheiro fora…
Aqui um cv-90 com a barracuda, levou um disparo de RPG e foi abandonado.

https://pbs.twimg.com/media/F2Nn4nPXsAAOj6E?format=png&name=900×900

Heinz
Heinz
Reply to  Maurício.
7 meses atrás

Não entendi o ponto que você quis levantar, essa camuflagem é apenas para despistar câmeras infravermelho, termais, e talvez alguma drones. Não é uma blindagem. Sobre o vídeo eu já o vi, os russos capturaram esse blindado. Mas, segue o baile

Maurício.
Maurício.
Reply to  Heinz
7 meses atrás

Eu sei que não é blindagem, isso é óbvio, só quis mostrar que por mais que a camuflagem seja boa, ela não faz milagres.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
7 meses atrás

Podemos ver que o sistema antiaéreo saab mshorad mostrado em viaturas JLTV antes foi mostrado tambem no LMV…o Brasil quer montar sobre uma viatura muito maior (Guarani)….eu ainda acredito que deveríamos considerar as plataformas já adaptadas que o fabricante demonstra (a integração já esta paga)….também acredito que uma viatura menor com essa camuflagem adequada garantiria uma melhor sobrevivência e mobilidade.

Bardini
Bardini
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
7 meses atrás

Tem uma questão muito mais básica nisto que você trás, que vem muito antes do custo de integração: hoje, 01 Guarani, mesmo sendo barato, deve estar custando praticamente o mesmo que uns 05 JLTV…

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Bardini
7 meses atrás

-Tem varias questões: apenas 3/4 kc-390 seriam capaz de deslocar uma bateria de LMV Mshorad completa….se montar no guarani precisaria do dobro….para falar a verdade não sabemos nem se a altura permitirá o embarque.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Reply to  Bardini
7 meses atrás

Quais valores você usou como referência:
US$ 400 mil no JLTV e US$ 2 milhões no Guarani?
US$ 300 mil no JLTV e US$ 1,5 milhão no Guarani?

No caso do Lince/Guaicurus a proporção ficou em 420/150 = 2,8 (quase a metade da sua estimativa). O Lince é tão mais caro que o JLTV?

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  Rafael Gustavo de Oliveira
7 meses atrás

Viaturas com sistema de mísseis para emboscadas (seja contra aeronaves ou anti-carro) precisam ser pequenas e ágeis no campo de batalha, entrar/sair de posição rápido.

737-800RJ
737-800RJ
7 meses atrás

[OFF]
A modernização dos Leopard 1A5 do EB está oficialmente postergada devido a “alta demanda de peças para blindados no mercado internacional”.

Em live realizada há poucos minutos, o Caiafa disse que uma oportunidade de mercado enorme se abriu diante do EB: a possibilidade de vendermos nossos 1A5 BR para a Ucrânia para que, com isso, fosse possível financiar a compra de carros de combate novos.
Será?

Heinz
Heinz
Reply to  737-800RJ
7 meses atrás

Estão perdendo tempo em não fazê-lo, negócios, negócios! Os russos que se explodam, ninguém mandou eles invadirem a Ucrânia. Eu venderia e ainda ganhava uns trocados ou um fms dos states. Ou pegava o dinheiro e ia as compras

Heinz
Heinz
Reply to  Heinz
7 meses atrás

Mas eu duvido muito que aconteça, nosso governo tá preocupado em comprar um avião de 80 Milhões de dólares com suite privativa pra viajar pra Cuba

Pedro
Pedro
Reply to  Heinz
7 meses atrás

vende pros russos então!

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
Reply to  737-800RJ
7 meses atrás

Adquirir equipamento novos será sempre a melhor opção, o problema são as condições desse acordo…existe sim uma possibilidade da guerra estender para Europa e o aumento de procura por equipamentos militares será inevitável e os pedidos feitos pelo Brasil não seriam priorizados…repassar Leopard a chance de ficarmos sem nada existe.

Luis Mota
Luis Mota
7 meses atrás

Sempre e só negócios de armamentos com os americanos kkkkkkkk povo sem nada na cabeça, tem tudo inventam e a seguir entregam aos americanos enfim

LucianoSR71
LucianoSR71
Reply to  Luis Mota
7 meses atrás

Origem dos principais e mais caros programas em andamento das forças armadas brasileiras:
– Gripen – Suécia
– KC-390 – nacional
– Prosub – França
– Fragatas Tamandaré – Alemanha
– Blindados 8×8 Centauro II – Itália