O ministro da Defesa chinês, Li Shangfu , não é visto há quase três semanas, especulando-se que esteja a ser investigado. Este é o mais recente caso de um alto funcionário do Partido Comunista a desaparecer da praça pública sem explicação aparente.

Li Shangfu foi visto pela última vez a 29 de agosto, quando protagonizou um discurso no fórum sobre a paz e segurança para a China-África.

Uma porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China recusou esta sexta-feira comentar as alegações de órgãos de comunicação estrangeiros sobre o afastamento do ministro.

A sua última viagem ao estrangeiro foi a Moscovo e Minsk, em meados de agosto, onde se encontrou com funcionários russos à margem de uma conferência sobre segurança e com o presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, recorda o The Guardian.

Rahm Emanuel, o embaixador dos Estados Unidos no Japão, tem-se manifestado particularmente preocupado com o mistério, comparando o gabinete de Xi Jinping ao romance de Agatha Christie ‘And Then There Were None’ [‘E não sobrou nenhum’].

Esta sexta-feira, partilhou nas redes sociais que o ministro não compareceu a uma reunião agendada com o chefe da marinha de Singapura porque tinha sido “colocado em prisão domiciliária”. Contudo, não forneceu qualquer fonte para as suas afirmações.

O desaparecimento de Li segue-se ao surpreendente afastamento do seu cargo, em julho, do Ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang, também após um desaparecimento de semanas.

FONTE: Mundo ao minuto

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
George
George
7 meses atrás

Acho que o Shangfu sifu.

Bosco
Bosco
Reply to  George
7 meses atrás

Não bateu palma do jeito certo para os seres iluminados e logo depois, coincidentemente, encontrou um parapeito baixo logo no instante que teve uma crise de labirintite.

Bosco
Bosco
7 meses atrás

Vamos nos acostumando.

L G1e
L G1e
7 meses atrás

Na China e assim. Se as forças armadas não demonstra eficiência e prontidão para o combate… sem aposentar meios militares antes da hora…. tipo assim vc tem o dinheiro x quero o resultado… mas tem pensão… tem aposentadoria… Quero o resultado se vira com o valor que as forças armadas tem…. já no Brasil….

Hcosta
Hcosta
Reply to  L G1e
7 meses atrás

Isto provavelmente não tem nada relacionado com eficiência mas sim com lutas de poder.

L G1e
L G1e
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

EDITADO

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão;

https://www.forte.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

L G1e
L G1e
Reply to  L G1e
7 meses atrás

O ministério da defesa, exercito, Marinha e força aérea deveria enviar para o congresso uma reforma militar… o Brasil tem um orçamento de defesa maior que a Itália más o Brasil não tem uma Marinha, caças, e MBT tanques e nem artilharia antiaérea melhor que a Itália. Então existe um problema aí… vamos propor 90% de temporários nas forças armadas.. no máximo 15 anos depois vai para o INSS… em pouco tempo o Brasil teria às melhores forças armadas do planeta… top 10… é só fazer…

António Rodrigues
António Rodrigues
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

Bingo…se as pessoas soubessem o que é a máquina do poder ligada a ditadores, sejam eles quais forem.

Hcosta
Hcosta
Reply to  António Rodrigues
7 meses atrás

Até acredito que a maior parte destes apoiantes de ditaduras seriam os segundos na linha a ir para a prisão. Normalmente estes senhores não gostam de partilhar o poder.

Era uma luta entre eles até só restar um ou dois… O mais prolífico, multi-nicks, seria o primeiro alvo a abater…

Bosco
Bosco
Reply to  Hcosta
7 meses atrás

É igual o famoso tira na nuca nos corruptos cujo cartucho é cobrado da família do “executado”.
Belo instrumento de controle e opressão do regime e do sistema.
Só os “corruptos” que são contra os iluminados é que são executados, os corruptos “do bem” ninguém fica sabendo o que fazem.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
7 meses atrás

Pode ser que na China exista um ramo das forças armadas querendo revolução.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
7 meses atrás

Caiu da janela?