Parte de Gaza destruída pelos ataques aéreos israelenses

Os militares israelenses intensificaram os ataques aéreos em Gaza, dizendo na terça-feira que atingiram centenas de alvos no território palestino sitiado, incluindo um campo de refugiados à beira-mar que hospedava dezenas de milhares de pessoas deslocadas. As autoridades de saúde de Gaza disseram que os ataques mataram mais de 700 pessoas nas últimas 24 horas, descrevendo “uma noite sangrenta” na Faixa de Gaza.

Em Telavive, uma refém israelita de 85 anos libertada pelo Hamas, Yocheved Lifshitz, contou o tempo que passou no cativeiro e disse que foi levada para uma “enorme rede de túneis”.

O Hamas libertou Lifshitz junto com outra mulher israelense, Nurit Cooper, de 79 anos, depois de libertar dois americanos na semana passada. As autoridades israelitas afirmaram que cerca de 200 reféns foram feitos pelo Hamas, à medida que os esforços diplomáticos internacionais ganham força para garantir a libertação dos reféns e evitar uma repercussão regional da guerra.

As autoridades palestinas disseram que os ataques israelenses mataram pelo menos 5.791 pessoas em Gaza e feriram mais de 16.297. As autoridades israelenses disseram que mais de 1.400 pessoas foram mortas em Israel e mais de 5.400 ficaram feridas desde o ataque do Hamas em 7 de outubro. Pelo menos 32 cidadãos dos EUA estavam entre os mortos.

A administração Biden está a preparar-se para a potencial evacuação de centenas de milhares de americanos que vivem no Oriente Médio – particularmente em Israel e no Líbano – se a guerra aumentar, informou o Washington Post, citando quatro funcionários familiarizados com o plano de contingência do governo dos EUA. Esse plano é o pior cenário possível, disseram as autoridades.

FONTE: Washington Post

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus
Matheus
6 meses atrás

O que o HAMAS fez foi um ato deplorável, mereçem mesmo todas as bombas que cairem sobre eles.
Mas ao mesmo tempo esses bombadeiros indiscriminados só fazem Israel parecer tão “sanguinários” quanto os próprios terroristas. É muita gente inocente morrendo e o pior ainda é ver as “democracias ocidentais” darem total apoio, quando a guerra na Ucrânia onde os Russos tambem bombadeiam indiscriminadamente e a posição dessas mesmas “democracias” foi de total repúdio jamais visto antes.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Mas tem um pessoal que não consegue separar as coisas, Israel está 100% coberto de razão em querer revidar o ataque terrorista covarde que recebeu, mas até agora Israel só lançou bombas em cidades, matando muita criança, e nesse quesito Israel está errado.
Logo já vai fazer vinte dias de ataque, e até agora nada das tropas israelenses invadirem gaza, o por que de tanta demora?

Ravengar
Ravengar
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

A demora é porque o incompetente exército israelense está esperando os seus janizaros ocidentais chegarem para ir lutar na linha de frente..

Maurício.
Maurício.
Reply to  Ravengar
6 meses atrás

O exército de Israel em tese tem total capacidade de vencer o Hamas no “x1”, só resta saber se tal “x1” vai ocorrer de fato.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Ola Maurício. Talvez o equívoco seja a ideia que Israel pode “revidar”. O ataque do Hamas foi um ato desprezível (nem precisava mais escrever isso) cujo objetivo era provocar uma reação violenta de Israel para prejudicar as negociações com os países árabes, colocar o problema palestino nas primeiras paginas dos jornais e forçar uma solução internacional para a instalação do Estado Palestino.

Até agora, parece, conseguiu todos os objetivos, ao custo de vidas de inocentes judeus e palestinos.

De quebra, colocou Biden em uma sinuca de bico.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Camargoer, mas Israel tinha que dar uma resposta, ou revide, como queira, não dava para deixar passar. Agora, na minha opinião a resposta/revide está sendo errada, matando várias crianças, e quem me garante que os homens mortos são do Hamas? Aí é que está, a resposta certa na minha opinião é só com tropas em terra, até lá é só mais civis e crianças mortas, não que não vão morrer com as tropas por terra, afinal é uma guerra, mas em tese morrerão menos.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Esse é um risco que a liderança palestina assumiu ao atacar. Cabe a Israel a proteger a sua população do modo que for possível.

adriano
adriano
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Entendi seu ponto de vista, porém não existe uma forma conhecida de evitar mortes de civis numa ação de bombardeio, principalmente quando o HAMAS não está nem aí para a população civil, inclusive seu principal objetivo é usar a própria população como escudo, não estão interessados em paz, o único objetivo desses terroristas sanguinários é a total destruição de Israel como nação, para o HAMAS o povo de Israel não é considerado humano, as imagens que talvez muitos não tenham vistos de pessoas comuns sendo metralhadas em seus veículos, mulheres estupradas sendo arrastadas nas ruas, uma jovem sendo queimada viva,… Read more »

soldado imperial
soldado imperial
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Concordo com o Camargoer, não comungo com as idéias dele mas neste caso eu concordo!

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  soldado imperial
6 meses atrás

Olá Soldado. Muita gente cai na armadilha retórica de “se a esquerda defende isso, vou defender aquilo” ou “se a direita defende aquilo outro, vou defender o contrário”. Cada situação é única, cada tema de debate tem que ser visto no seu próprio contexto. Nesta (nova velha) crise na Faixa de Gaza, o problema é complexo e demanda uma análise complexa. Nada justifica o ataque do Hamas, obviamente, assim como nada justifica a ação violente de Israel contra a população palestina. Se a gente for desembaraçando a linha da história, fica mais fácil entender o que está acontecendo. Há uma… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Essa tentativa de achar uma simetria nessas ações mostra que o senso de justiça e decência foi desaprendido pelo brasileiro médio.

Se não der para contra atacar sem que civis morram então Israel não pode fazer nada e então concederia ao Hamas essa vitória. Tal vitória só aumentaria o prestígio dos terroristas, que iriam lançar ainda mais ataques contra civis de Israel.

Excelente defesa a ações terroristas, partindo de gente cujo livro sagrado justifica que nós – infieis – sejamos escravizados e mortos.

Inacreditável a bigodagem. Gado demais.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Caerthal
6 meses atrás

Infelizmente o Hamas já saiu vitorioso. O acordo de Paz com a A.Saudita travou. A possibilidade de um estado Palestino esta descartada a longo prazo (O Hamas não quer isto) O fornecimento de combatentes terroristas esta garantido. Haverá um aumento nos preços do petróleo, portando o dinheiro para financiamento das atividades terroristas esta garantido. Quando falamos em que Israel esta exagerando, não estamos defendendo o Hamas, mas vendo que Israel caiu na armadilha. Obvio, é fácil falarmos aqui do outro lado do Atlântico, atrás do teclado, Eu não sei como Israel deve responder, mas que aquele ataque foi uma armadilha,… Read more »

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Não existe a menor possibilidade da criação de um Estado da Palestina.
Um Estado bloqueado por outro; um Estado controlando outro; é inimaginável uma situação dessa, por conta da disparidade de tratamento dispensado à Israel e à Palestina. É impensável um Estado Palestino desmilitarizado e colocado sob a órbita direta de influência de Israel quanto à diplomacia, comércio exterior, etc.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
6 meses atrás

Caro. O problema colocado tem três soluções. 1. destruir a Palestina, remover toda a população local e ocupar a região com judeus. 2. destruir Israel, remover toda a população israelense e ocupar o território com palestinos. ou 3. Consolidar os Estado da Palestina independente e soberano, sob a garantia da ONU para que Israel e a Palestina existam em seus respectivos territórios.

Underground
Underground
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

E garantir que o Hamas não fique atacando Israel.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Camargoer, se considerarmos a Palestina livre e soberana, nesse caso a Cisjordânia se juntaria ao território de Gaza? Na minha opinião Gaza e Cisjordânia deveriam ser uma coisa só, em um único pedaço de terra, e não com essa divisão que existe hoje, mas duvido que os palestinos da Cisjordânia queiram sair de lá. Emfim, é muita confusão e muita disputa em um país tão pequeno como Israel.

WSilva
WSilva
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Somente uma coalização de países importantes poderia executar a Resolução 181 da ONU pois a essa altura do campeonato nenhum lado deixará o outro em paz. Israel teme que um Estado Palestino soberano represente uma ameaça ainda maior do que o Hamas, ou seja, Israel precisa de garantias que esse Estado da Palestina não se torne uma ameaça. Já os palestinos querem um Estado Palestino soberano para que assim possam controlar seu próprio destino, ou seja, os palestinos precisam de garantias que Israel não interfira nos assuntos internos de seu futuro país. Só será possível garantir os interesses de ambos os… Read more »

Marcos
Marcos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

sempre se pode instaurar um estado único, multiétnico, multicultural, laico, democrático…
21% da população de Israel são árabes israelitas ( não palestinos) e convivem em razoável paz com os israelitas.

Werner
Werner
Reply to  Comte. Nogueira
6 meses atrás

É possível sim,basta a boa vontade,responsabilidade,o respeito e o reconhecimento de Israel ,deixar o fanatismo e o radicalismo de lado dos palestinos ,e do lado israelense a saída total e incondicional da Cisjordânia e o reconhecimento da faixa de gaza e da Cisjordânia como estado palestino,já a questão de Jerusalém poderia ser redolvida em 3 zonas uma judia,uma muçulmana e uma cristã. Mas será que vão querer isso?

Caerthal
Caerthal
Reply to  Comte. Nogueira
6 meses atrás

O estado palestino é inviável com essa cabeça de culpar os outros pelas próprias dificuldades. Se Gaza usasse o $ recebido para viver em paz eles estariam muito melhor. Decidiram se comportar como animais e irão viver batendo as cabeças nas grades.

Foram dominados pelos turcos e ingleses mas agora viraram os valentes.

gordo
gordo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Essa história toda cheira a tais armas químicas lá da invasão do Iraque. Pasmem, o Mossad que é digno de aparecer até em filme da uma bobeira dessas, e o pior com o aviso do Egito sobre movimentos atípicos em Gaza. E agora essa mesma inteligência falha israelense está dando as coordenadas para a força aérea bombardear depósitos de munição do Hamas. A conta não fecha, ainda mais sabendo que até pouco tempo atrás Netanyahu conseguiu até uma greve de pilotos da força aérea em protesto contra as reformas no judiciário. Essa ação hedionda do Hamas foi facilitada e agora… Read more »

glasquis7
Reply to  gordo
6 meses atrás

Essa ação hedionda do Hamas foi facilitada e agora vemos uma reação sem precedentes que irá refletir inclusive no futuro ético do estado judeu.”

Exato. Entre os próprios israelenses já cresce o desejo de punir o governo por ter permitido um ataque desses.

Com certeza, Netanyahu mandou fazer vista grossa pra tirar proveito político da situação.

O medo é um grande dissuasor.

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  glasquis7
6 meses atrás

Rapaz, o cara fez isto de caso pensado, tem que ir para a cadeia!!!

Marcelo Baptista
Marcelo Baptista
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Camargoer, quase tudo o que vc colocou procede, menos a parte “…forçar uma solução internacional para a instalação do Estado Palestino“.
O que o Hamas fez foi queimar qualquer possibilidade de um estado Palestino, pelos próximos 20 anos.
Na minha opinião, o Hamas quer que tudo fique como está, assim eles mantem o controle sobre povo.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Minimização de perdas, óbvio. Quem teria pressa em entrar em um armadilha?

C G
C G
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Está claro que se Israel aceitar o cessar fogo isso vai ser combustível para um futuro ataque, talvez ainda pior o que ainda em conjecturas pode jogar a região em uma guerra ampla.
Só existe uma saída que garante a existência de Israel diante de uma ameaça deste nível que vimos dia 07, ser implacável.

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

“Só existe uma saída que garante a existência de Israel diante de uma ameaça deste nível que vimos dia 07, ser implacável.”

E qual seria essa saída? Até porque, esses atos terroristas sempre existiram, Israel revida e continua a mesma coisa, sempre foi assim e sempre será, infelizmente.

C G
C G
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

E Israel continua vivo… a outra opção é a morte, para quem está em Israel, cercado de inimigos o debate não é sobre paz, é sobre garantir continuar existindo!

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

CG, tu não respondeu qual seria a saída. Vou perguntar de novo, qual seria a saída?

C G
C G
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Eu já respondi, vc que não leu direito:

“Só existe uma saída que garante a existência de Israel diante de uma ameaça deste nível que vimos dia 07, ser implacável.”

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

Ser implacável, na vigilância das fronteiras, no treinamento dos soldados, no treinamento da inteligência, na política de armas para o cidadão de bem, na política de sempre ter uma industria de defesa forte, ou implacável em atacar prédios no meio de cidades cheias de crianças? Eu fico com as primeiras sugestões.

C G
C G
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Fique com as sugestões que mais te agradar, o fato é que 5 mil foguetes foram lançados em 20 minutos contra Israel, que barbaros entraram matando civis igual porcos na rua, mais 150 civis sequestrados mas me poupe do seu moralismo de botequim, Israel vai ser, precisa ser implacável e agora o momento é exterminar o Hamas da face da terra, esse sim o verdadeiro culpado por qualquer morte do momento em diante que defendeu o terrorismo do pior tipo amplo e indiscriminado.

Charle
Reply to  C G
6 meses atrás

Você é implacável mesmo. Não importa se toda a Palestina for trucidada (como está sendo) desde que israel alcance seus objetivos. Deveria ir até lá dá uma força para o exércioto judeu. Oxalá seja aceito entre eles.

C G
C G
Reply to  Charle
6 meses atrás

Claro que importa se a palestina for trucidada, cada única vida civil palestina perdida é uma tragédia, vc não está entendendo o que eu estou querendo dizer, o Hamas colocou Israel contra a parede, contra a parede Israel colocará o Hamas, não tem outra saída para Israel fora uma ataque amplo para exterminar seu declarado inimigo, o Hamas não prega coexistência se vc não percebeu, arregar depois de um ataque destes é um convite para os próximos!

Caerthal
Caerthal
Reply to  Charle
6 meses atrás

Eles podem se render com fizeram a Alemanha e o Japão, que depois se desenvolveram em paz.

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

Se tu pegar meus comentários desde o início do atentado, tu vai ver que eu condeno os ataques e digo inclusive que Israel deve revidar, mas tentar debater com alguém que possuí apenas um tipo de visão e só aceita o que quer ouvir é complicado. Enfim, Israel deve saber o que está fazendo, embora das outras vezes não tenha adiantado nada.

wilhelm
wilhelm
Reply to  C G
6 meses atrás

Se exterminar o Hamas, na outra semana surge outro grupo ainda pior pra preencher o vácuo deixado. Um povo que vive em um campo de concentração e é trucidado dia sim e dia também há décadas não tem absolutamente nada a perder. Os judeus de Varsóvia aprenderam isso na prática, tomadas as devidas proporções.

Então, lamento, mas “exterminar” o Hamas não vai adiantar.

Se a ONU fosse algo sério, aquele lugar inteiro já teria sido colocado sob tutela internacional e ambos os lados seriam forçados a um cessar fogo.

Tuacha
Tuacha
Reply to  C G
6 meses atrás

Os bombardeios matou menos de 10 terroristas e mais de 5000 civis. Muito implacável e pouco eficiente.

Charle
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Prezado, o que são “cidadãos de bem”? Não vale dizer que são os mesmos que têm autorização para portar armas fornecidas pelo Estado e que em situação comum (fora de serviço) também possuem esse direito. Um caso para ilustrar o meu argumento. Lembra daquele campeão internacional de jiu-jitsu que, durante uma festa em uma boate, ao vencer no corpo a corpo um pm de S.P. e imobilizá-lo, ao perguntar se tudo pararia por ali pois não queria machucar o “cidadão de bem”, recebeu uma resposta positiva? Pois bem, logo após soltar o “cidadão de bem”, que aliás havia começado a… Read more »

Maurício.
Maurício.
Reply to  Charle
6 meses atrás

Charle, mas aí também é complicado, as nossas leis são um lixo e na grande maioria das vezes pende para o lado que possuí mais influência, ou seja, quem tem as costas quentes. Mas na minha opinião todo cidadão que estivesse em dia com a justiça poderia ter uma arma, sem as inúmeras burocracias que existem no Brasil e só beneficiam os bandidos. Eu vi um vídeo de uns terroristas do Hamas matando civis como ovelhas, eles chegaram em uma casa de dois pisos, desconfiaram que o morador estava armado, tu acha que eles tiveram coragem de subir para conferir?… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Charle
6 meses atrás

A esquerda tem um grande problema com o conceito de cidadão de bem. Trabalhador, justo e responsável. Nunca serão capazes de entender.

deadeye
deadeye
Reply to  Matheus
6 meses atrás

O próprio lider do Hamas diz que matar civis é justificável. Olho por olho, dente por dente

Maurício.
Maurício.
Reply to  deadeye
6 meses atrás

E na sua opinião? Você concorda com o líder do Hamas? Ou matar crianças é errado, independentemente do lado?

Realista
Realista
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Matar crianças pode desde que seja Israel ou o tio Sam.

Terrorismo pra combater terrorismo também, só não pode se for a Rússia ou China.

Last edited 6 meses atrás by Realista
Charle
Reply to  Realista
6 meses atrás

Perfeito! É esse o núcleo de pensamento da maior parte dos que aqui comentam.

André G.
André G.
Reply to  deadeye
6 meses atrás

Então se vc revida da mesma forma está agindo diferente deles ou exatamente igual?

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  deadeye
6 meses atrás

até que todos estejam cegos e banguelas.

C G
C G
Reply to  deadeye
6 meses atrás

O Hamas é um grupo Terrorista que transformou a Faixa de Gaza em um estado terrorista, Israel é um país pleno e constituído, por mais que eu ache que Israel deve responde implacavelmente esse ataque eu não coloco em pé de igualdade, o Hamas matou civis pq quis barbárie contra civis!

WSilva
WSilva
Reply to  deadeye
6 meses atrás

Amigo, se é olho por olho e dente por dente então Israel está errado pois já foi além do olho e dente.

Aliás, essa expressão(ou lei de Talião) aparece no Velho Testamento porém sua origem está na Babilonia, os judeus apenas a copiaram.

Charle
Reply to  WSilva
6 meses atrás

Assim como vários outros trechos de inúmeros textos do mundo antigo.

glasquis7
Reply to  deadeye
6 meses atrás

O próprio lider do Hamas diz que matar civis é justificável.”

Quando disse isso?

Por gentileza, poste as fontes de onde vc pegou isso pois gostaria muito de ler.

RSmith
RSmith
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Matheus, a verdade verdadeira é que ambos os lados são sanguinários, ou você acha que essa historia começou a duas semanas? Essas atrocidades vem desde antes da segunda guerra mundial, melhor desde sempre… o povo judeu, os árabes e palestino, são na realidade o mesmo povo da época de Jesus… eles não se entende desde aquela época… essa eterna rivalidade só vai acabar quando só resta um deles no oriente médio….

Charle
Reply to  RSmith
6 meses atrás

Sabe o aconteceria se israel “reinasse” sozinho na região? Logo logo eles arrumariam um inimigo (terrorista, é claro) em algum outro lugar e começariam tudo novamente. E novamente receberiam total apoio do parente milionário deles…

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Israel sempre avisa antes onde vai bombardear, já faz tempo que avisaram que era para os civis saírem do norte, jogaram milhares de papéis dando instruções e monitoram até os celulares para ver quantas pessoas ainda está na região. É bem diferente da Rússia onde o objetivo deles é matar o maior número de civis mesmo sem objetivo militar nenhum.

O hamas deve ter colocado muitas armadilhas pela cidade, mas tirando os civis e bombardeando antes de entrar por terra, vai tudo por água abaixo. Já estão ficando desesperados libertando civis americanos e israelenses sem terem negociado nada.

JHF
JHF
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

“Israel sempre avisa antes onde vai bombardear, já faz tempo que avisaram que era para os civis saírem do norte, jogaram milhares de papéis dando instruções e monitoram até os celulares para ver quantas pessoas ainda está na região. É bem diferente da Rússia onde o objetivo deles é matar o maior número de civis mesmo sem objetivo militar nenhum.” Lá.se vai a verdade como primeira baixa da guerra.

Werner
Werner
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

O Hamas joga muito sujo, e tem uma imprensa militante,uma ONU falida e progressista,países árabes e europeus que dão bilhões para a faixa de gaza,mas é o Hamas quem administra o dinheiro ,e o apoio incondicional de partidos de esquerda que usam o discurso de que Israel é genocida e opressor e o Hamas é oprimido e lutador do povo palestino, que os protege.
Só acho que Israel já deveria ter entrado logo,pois esses bombardeios por mais avisados que sejam,atingem quem não devia.
Porque os países árabes não se comprometem em retirar mulheres,idosos,crianças,doented e enfermos?

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Reply to  Werner
6 meses atrás

Está cheio de atores do hamas nos hospitais se fingindo de vítimas:

https://twitter.com/i/status/1715414447865410044
https://twitter.com/i/status/1717176447305941383

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  SmokingSnake 🐍
6 meses atrás

Tudo se mistura na guerra midiatica…apenas mais um front…..mas o pessoal é inocente….pois uma vez filmado….os algoritimos dos sistemas de segurança fazem o reconhecimento facial….

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Israel pretende claramente acabar com a faixa de Gaza…. não importa quantos civis vão morrer. Triste para um povo que se diz perseguido ao longo da história, esta exterminando mulheres e crianças.

Charle
Reply to  Matheus
6 meses atrás

“Faz parecer tão sanguinário”… pelo que estão fazendo e sempre fizeram eles são tão quanto.

Sergio Machado
Sergio Machado
Reply to  Matheus
6 meses atrás

A coisa já passou do limite do errado faz tempo. Adentrou no crime de guerra puro e simples.
É um ataque terrorista sanguinário como pretexto para uma limpeza étnica a fim de posterior anexação de territórios. E na cara dura, em meio a muita mentira e desfaçatez.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Matheus
6 meses atrás

Por que então eles não se rendem para poupar os seus civis?

Sabemos a resposta.

Ravengar
Ravengar
6 meses atrás

Ataque totalmente indiscriminado,com pouco/ nenhum objetivo militar a hospitais,mercados,mesquitas( até uma igreja ortodoxa foi atingida) ilustram bem o caráter excessivamente emocional e viés de vingança pelos ataques do Hamas.

Parece- me que a liderança israelita não viu/ não aprendeu as lições da guerra da Chechênia,lutando contra um inimigo entrincherado e altamente motivado,as possibilidades de uma acachapante derrota militar em caso de invasão terrestre tornam-se cada vez mais realistas.

Rafael Aires
Rafael Aires
6 meses atrás

Salve a Ucrânia mas não salvem a Palestina. Mais uma vez, dois pesos e duas medidas. Israel tem todo o direito em caçar o pessoal do Hamas mas jogar bomba e deixar milhões de crianças e idosos morrer de fome é deplorável. Europa e EUA que são os salvadores do mundo? Claro.

Junior Souza
Junior Souza
6 meses atrás

Sobre a possível invasão alguém arrisca dizer qual a melhor estratégia?
Entendo que entrar para lutar naqueles tuneis é loucura, mas a pergunta que eu deixo é o que pode ser feito?
Me recordo que na primeira guerra os Alemães e Britânicos travaram uma disputa acirrada em túneis.

JHF
JHF
Reply to  Junior Souza
6 meses atrás

Do jeito que estão usando bombas para destruir prédios completos na tentativa de matar algum insurgente, podem até usar gás neurótico nos túneis para matar indiscriminadamente todos os mamíferos lá dentro. No momento que o Israel entrar em Gaza, e vai entrar em algum momento, vai iniciar um vale-tudo sem acesso a imprensa, informação real e demais benezes do mundo atual. As histórias de quem sobreviver vão ser vergonhosas para quem manobra na ONU usando semântica protetiva.

JHF
JHF
Reply to  JHF
6 meses atrás

Gás Neurotoxico*……

Maurício.
Maurício.
Reply to  Junior Souza
6 meses atrás

Tem que ver também se o Hamas de fato confrontaria o exército de Israel, geralmente terroristas são valentes contra uma população desarmada, e em vídeos de propaganda, mas na hora do pega pra capar a história é outra.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
6 meses atrás

Ta lembrando a campanha de bombardeiros a civis na 2 guerra… lançam toneladas de bombas burras a esmo!

A intenção dos 2 lados é se aniquilarem!

FERNANDO
FERNANDO
6 meses atrás

Está virando um massacre! Sabem, eu sou medium, não vou entrar no mérito se alguns acreditam ou não. Sonhei certa vez que estava no ano de 2169, eu fazia parte de um grupo que eu interpreto como resistência, só não sabia resistência do que. Bem continuemos com o sonho, era noite, estava eu e uma moça de cabelos escuros, antes de continuar, quero fazer uma pausa, e explicar uma coisa, sou pardo, mas, o cara que eu vi e interpretei sendo eu, era branco e mais alto que eu. Pois bem, continuemos com a estória, me vi entrando num carro,… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  FERNANDO
6 meses atrás

Mestre Fernando, Se o amigo eh medium, sabe tambem que isto nao seja necessariamente uma videncia do futuro. Pelas caracteristicas,elas podem ser a leitura mental magnetica de uma terceira pessoa. Voce testemunha em primeira pessoa, porque vc esta extamente lendo os registros mentais dela, com todas as sensacao dos sentidos dele. Tambem podem ser suas proprias recordacoes, nao neste mundo hoje, mas noutro planeta. Nao se surpreenda, a humanida encarnada eh de 7 bilhoes e cita-se que a populacao total entre os planos do planeta Terra seja de 27 bilhoes. Como a humanidade terrestre somente atingiu 1 bilhao em 1900,depois… Read more »

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Carvalho2008
6 meses atrás

Boa tarde carvalho, obrigado pelas palavras.
Sim, pode ser leitura mental de uma terceira pessoa.
Mas, tem o problema do ano, 2169 que foi o que mais me lembrei.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  FERNANDO
6 meses atrás

poxa vida, mas ja pensou, daqui a 145 anos ainda teriamos isto? vamos torcer que nao….o ano calendario pode ser de outro lugar…ja tive algo similar a isto de estar noutro local e tentar me localizar pelo ano e livros que encontrei numa estante numa projecao assim…pode sim ser uma previsao, mas fuzil daqui 145 anos…sera? somente se um reset da Terra formuito profundo e demorarmais que isto para se levantar….existe umdepoimento do Chico e Geraldinho, de um momento em que ambos compartilhavam um instante traumatico…eram ambos militares, estavam em algo similar a um porta avioes e exasperados e preocupados,… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Carvalho2008
FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Carvalho2008
6 meses atrás

Bom dia, eu acredito que uma arma tende a evoluir com o futuro, mas, a humanidade da saltos para frente e para trás. E a tecnologia avança conforme as necessidades da sociedade. Eu acreditava que em 2023, já estaríamos com um base na Lua, pelo menos o filme 2001 Um Odisseia no Espaço nos passava isso, mas,… E ainda utilizamos o motor a combustão, quando já deveríamos estar utilizando outra fontes. Eu acredito que já existe tecnologia para avançar nossa sociedade uns 150 anos a frente, mas, que ainda não está operacional devido aos custos. Em relação ao sonho que… Read more »

Bispo
Bispo
6 meses atrás

Será que o Irã vai peitar os PA EUA e atacar Israel ?

Militarmente é meio suicídio , mais e a longo ?

EUA atacando o Irã vira Israel 2.0 e perde sua capacidade de mediar acordos por lá.

C G
C G
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Os EUA não invadiriam o Irã, bastam os dois PA que estão por ali fazerem um carrocel de F-35 na cabeça dos aiatolas que o Irã sai da idade média plus de volta para a idade do ferro!

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

Tu viu como foi a saída dos EUA do Afeganistão depois de vinte anos, não viu?

C G
C G
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Vamos ler novamente que já percebi que o senhor tem alguma dificuldade em leitura:
“Os EUA não invadiriam o Irã…”

Jose
Jose
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Perderia a capacidade de mediar se não fosse a maior potência militar do mundo gostemos ou não, perderia se não fosse a maior economia do mundo gostemos ou não, perderia se não tivesse uma vaga permanente com direito a veto na onu gostemos ou não, enfim são tantos fatores a favor dos EUA gostemos ou não que não terá esse efeito que muitos imaginam ou desejam, é só a mesma história já conhecida que se repete com atores “diferentes”.

Tuacha
Tuacha
6 meses atrás

Israel perdeu a noção de tudo. O hamas cometeu atos terroristas, mas Israel já eclipsou todas as maldades praticada pelo hamas. O povo palestino esta sendo massacrado.
Israel controla tudo em Gaza, agora que Israel falhou em garantir sua segurança, estão querendo tirar o corpo fora e culpar o povo palestino. Tudo que entra ou sai de Gaza é controlado por Israel. Gaza não tem recursos para garantir a segurança de Israel.
Com tanta tecnologia e Israel não consegue diferenciar um bebê de um terrorista.

Zero77
Zero77
Reply to  Tuacha
6 meses atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

PACRF
PACRF
6 meses atrás

Terrorismo não se combate com força. Terrorismo se combate com inteligência. Cadê o Mossad?

Maurício.
Maurício.
Reply to  PACRF
6 meses atrás

Nesse caso o Mossad não passou de uma Abin, se bem que comparar o Mossad com a Abin já é demais, é só digitar Abin no Google, acho que o Mossad não se presta a isso.

Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  PACRF
6 meses atrás

Inteligência é para previnir, agora a resposta precisa ser fogo e fúria, do contrário demonstra fraqueza e falta de determinaçāo. A melhor tática é a de shock and awe.

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

O problema é que Israel transformou Gaza num Gueto. Está fazendo com os civis de Gaza o que os nazistas fizeram com eles. Isso é o absurdo.

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Rafael Aires
6 meses atrás

Mestrr, vc temum pais e territorio vizinho…ele eh do vizinho, mas o vizinho tem movimentos beligerantes e ataques frequentes, quer sejam foguetes e homens bomba, voce acha que ele esta100% errado de manter sua fronteira fechada?

tem uma historia anterior…nao digo quembta certo ou esta errado,mas por exemplo, sua pergunta tambem deve ser direcionada ao Egito que ha anos mantimha e tambemmantem sua fronteira fechada com a Gaza.

Porque o Egito mantinha e mantem sua fronteira fechada com Gaza? Qual era e qual eh o receio Egipcio em manter a fronteira deles aberta com Gaza?

Rafael Aires
Rafael Aires
Reply to  Carvalho2008
6 meses atrás

Usando analogia: magine que você tá na sua casa e colocam, à força, alguém pra dividir o seu terreno (o que fizeram com Palestina em 1948) que morou onde você mora há muitos anos. Aí esse que compartilha meu terreno (Israel) tem muitas armas e amigos poderosos. Sempre brigo com esse que compartilha o terreno comigo mas nada tão grave. Meu filho bate no filho dele e agora ele me ameaça de morte. Vou culpar meu vizinho (Egito) por não deixar eu morar na casa dele?

Last edited 6 meses atrás by Rafael Aires
Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Rafael Aires
6 meses atrás

Hoje, ja nao temmais o certo e o errado, foi feito assim…eu te entendo, mas vc precisa responder a si mesmo porque Egito que nao temnada a ver com isto, mantemnsua fronteira fechada para Gaza a anos… Vc vera que o medo nao eh dos Palestinos.. omedo eh do Hamas… nao existe mais ponto semvolta do passado… criaram.o Estado Judeu Ja haviamjudeus nao somente ali, mas nos paises vizinhos No dia seguinte, a coalizacao arabe atacou e deu no que deu e mais de uma vez Judeus tambforam expulsos de varios territorios arabes e fugirampara Israel…isto tb ocorreu Hoje, eu… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Rafael Aires
6 meses atrás

Nunca vi gheto com litoral.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Claro, é só olhar na história pra ver o quanto essa tática deu certo, confia.

C G
C G
6 meses atrás

Eu vejo esse discurso pra todo lado mas sobre as atrocidades que o Hamas cometeu se ignora… quando devolverem TODOS os reféns aí pode ser que a gente converse!

Maurício.
Maurício.
Reply to  C G
6 meses atrás

Aí é que está, não é discurso, é um fato, e fatos são fatos, e fato é que Israel também está errando ao matar civis, principalmente as crianças. Israel tem que tentar destruir o Hamas, e não será bombardeando prédios que eles vão conseguir, o histórico mostra bem isso.

C G
C G
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Civis estão morrendo pq são utilizados de escudo por um grupo terrorista que tomou a faixa de Gaza… o ônus da culpa está sendo completamente invertido!

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Eh um impasse militar mestre Mauticio O Hamas ocupa estes predios propositadamente O Hamas possui uma rede vasta de tuneis em toda a cidade Na minha opiniao, Israel nao tem condicoes de adentrar a fronteira, no homem a homem ainda impera o fuzil e na regra 3×1….em vantagem a quem defende. Nao acho que israel ira invadir em profundidade pois yerao muitas perdas. O que nao estabsendo analisado, eh que isto eh exatamente o que o Hamas deseja. Vejam, qual foi o objetivo estrategico ou tatico conquistado? territorio? Nenhum…o objetivo do Hamas nao prtendia isto. Ele pretende provocar uma forca… Read more »

Last edited 6 meses atrás by Carvalho2008
Maurício.
Maurício.
Reply to  Carvalho2008
6 meses atrás

Carvalho, você disse que o Hamas ocupa os prédios. Tudo certo, eles devem ocupar mesmo, mas o que me garante que os prédios atacados são os que possuem terroristas? Dá onde vem a informação? E depois do completo fracasso do Mossad e da inteligência israelense em não prever o atentado, o que me garante que agora eles estejam certos? Ou seja, antes do dia 7 ninguém sabia de nada, depois do dia 7 todos sabem de tudo, inclusive os prédios que abrigam os terroristas? Confiar no Mossad e na inteligência israelense depois do que aconteceu é complicado. Quanto ao escudo… Read more »

Carvalho2008
Carvalho2008
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Mestte Mauricio, duvido wue entrem…nao com tanta enfase…se entrar vai morrer gente a rodo, culpados e inocentes, mas oprincipal eh wue Israel nao eh uma Russia com.milhoes de habitantes….se a Russia ja tem.problema de reposicao….imagina Israel….luta urbana , de rua, e ninguem duvida que o ataque do Hamas eh justamente para forca-los a isto…os caras devem ter centenas de tuneis..nao tem como…o Hamas ira oferecer ate oultopalestimo vivo…mas eleem si, acredita que valera a pena na logica louca deles…querem ir para o ceu e ja nao basta homem bomba…agora o preco deles eh a cidade bomba…sao malucos e os palestinos… Read more »

Faver
Faver
Reply to  C G
6 meses atrás

CG, na verdade alguns órfãos ou pessoas que perderam toda a família serão o próximo grupo extremista do futuro. Podem exterminar o hamas, mas as marcas causadas em milhares de famílias vai gerar muito ódio por muitas décadas. Resposta com força não significa esmagar tudo. Infelizmente há poucos santos por lá, nos dois lados. Tenho muita pena dos civis que foram engulidos por este furacão.

C G
C G
Reply to  Faver
6 meses atrás

Positivo mas uma mensagem está sendo deixada para esse possível próximo grupo do futuro:
Fck around and find out!

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
6 meses atrás

Vingança pura e simples, mas abençoada por Jeová.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Comte. Nogueira
6 meses atrás

Jeová abençoa a vingança dos judeus, Deus abençoa a vingança dos cristãos e Alé abençoa a vingança dos islâmicos…

Buda, Tupã e o resto da turma não tem nada a ver com isso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

“mas abençoada por Jeová.”

É por isso que o mundo está do jeito que está, afinal é fácil matar em nome de alguém ou entidade. Os terroristas palestinos pensam exatamente assim.
Camargoer, acabei marcando você no comentário, mas o comentário é para o Nogueira.

Last edited 6 meses atrás by Maurício.
Allan Lemos
Allan Lemos
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Deus nāo tem nada a ver com as atrocidades que o homem comete, apesar de usarem o nome dEle para justificá-las.

Jose
Jose
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Amigo se você conseguir explicar isso para um doutrinado… “tiro o chapéu para você”.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Allan Lemos
6 meses atrás

Eu também acho… explica lá para o Nogueira quem tem gente por ai usando o nome D’Ele, o D’Ela ou D’Eles acima da pátria, da família e da propriedade. Anauê.

Caerthal
Caerthal
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

A guerra não começou com ações abençoadas e tampouco irá terminar. Não existe perdão ou diálogo com essa aberração chamada Hamas.

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Comte. Nogueira
6 meses atrás

Deus não abençoa vingança nenhuma, para de blasfemar.

Manus Ferrum
Manus Ferrum
6 meses atrás

O Hamas começou como uma cria de Israel para enfraquecer a OLP laica. Blowback numa escala monumental.

JHF
JHF
6 meses atrás

O Israel aplica a antiga regra do olho por olho, dente por dentro, mas com um fator de x5 até agora, Os números de.mortos vão fechar nos 1400 contra 6000 até o final da semana. Espero que depois da invasão terrestre a gaza, o fator seja de 7x, podendo chegar a 11x no final das escaramuzas. Enquanto isso, os diplomatas perdem seu tempo tentando reescrever um texto que seja do agrado dos States na ONU. Perda de tempo pois os americanos estão dando cobertura aos seus amigos de percurso e bons pagadores da conta belica americana. Quaisquer outra análise pode… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  JHF
6 meses atrás

Eu acho é pouco.

Realista
Realista
6 meses atrás

Enquanto isso na ONU ===

https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2023/10/24/em-resolucao-na-onu-mais-de-50-paises-pedem-cessar-fogo-imediato.htm?cmpid=copiaecola

Depois querem chamar o Brasil de anão diplomático só porque não agradou o tio ..

Orivaldo
Orivaldo
6 meses atrás

Obviamente está morrendo Civis, incluindo crianças. Mas aí você vai ver, e quase a metade das mortes totais, são de crianças. Esses Dados só podem ser feitos pelo Lula

Munhoz
Munhoz
6 meses atrás

Os EUA e Israel plantam terroristas, é como uma plantação, basta estudar o modelo operacional deles, Enquanto os ditadores da região prendem, matam e torturam os opositores e depois justificam inventando que são traidores, infiéis etc, geralmente eles não deixam efeitos colaterais, já os EUA e Israel prendem efetuam sessões de tortura baseado em humilhações religiosa, colocando o mulçumano numa posição de extrema humilhação diante de sua religião, como nas prisões do Iraque onde o sujeito sofria nú na mão de mulheres sádicas, só que depois eles libertam o sujeito ao contrário dos ditadores da região que matam e procuram… Read more »

naval762
naval762
6 meses atrás

É só os terroristas se entregarem e entregarem os reféns, mas como isso muito provavelmente não vai acontecer então mais pessoas vão morrer pelas ações criminosas do hamas.

Bispo
Bispo
6 meses atrás

Temos o terrorismo do Hamas.

Temos o “𝐧𝐚𝐳𝐢𝐬𝐦𝐨 𝐣𝐮𝐝𝐚𝐢𝐜𝐨” tratam a Faixa de Gaza como “gueto” matam mulheres, crianças indiscriminadamente, cortam água, energia, alimentos , remédios para 2 milhões de seres humanos.

E muitos se calam ou até acham justo.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Olá Bispo. Eu discordo de chamar o comportamento do Estado de Israel de nazista. O nazismo foi um tipo extremo de um regime fascista que aconteceu na Alemanha a partir da década de 30 do Sec.XX até a derrota na II Guerra. Então, o nazismo tem um registo espacial e temporal. Existe um movimento neonazista baseado na ideia de superioridade ariana ou superioridade branca. Não é possível (ainda) considerar o Estado de Israel como um regime fascista, mas ficou claro que o atual governo israelense é de extrema-direita e tem aplicado uma política que viola as leis internacionais. Israel está… Read more »

Bispo
Bispo
Reply to  Camargoer.
6 meses atrás

Faça uma pesquisa de como se originou a Faixa de Gaza.

Também pesquise sobre o 𝐌𝐚𝐬𝐬𝐚𝐜𝐫𝐞 𝐝𝐞 𝐒𝐚𝐛𝐫𝐚 𝐞 𝐒𝐡𝐚𝐭𝐢𝐥𝐚 em 1982. Israel em Beirute , lá formou-se Campos de refugiados 𝐆𝐮𝐞𝐭𝐨𝐬, controlados pelas forças israelenses , nos dias 16 a 18 de setembro do corrente ano, Israel deixou milícias matar centenas de milhares de civis..

𝐌𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐈𝐬𝐫𝐚𝐞𝐥 é 𝐮𝐦 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐦 𝐯𝐢é𝐬 𝐧𝐚𝐳𝐢𝐬𝐭𝐚.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Caro. Talvez precise deixar claro. O nazismo está relacionado ao regime fascista e criminoso que surgiu na Alemanha na década de 30 do Século XX. No começo de seu seu livro “Introdução ao fascismo”, Konder explica que existem inúmeros tipos de regimes fascistas. O Nazismo é um tipo de regime fascista, sem dúvida. Sem querer reduzir a gravidade dos crimes cometidos pelo Estado de Israel ao londo de décadas e, principalmente, neste episódio, é preciso cuidado para evitar tirar os crimes nazistas de seu contexto histórico ou mesmo, sugerir que exista uma falta equivalência entre Israel e a Alemanha Nazista.… Read more »

Caerthal
Caerthal
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Os palestinos refugiados tomaram o sul do Líbano após 1973 e massacraram a população cristão desse país. Não tinha inocente aí. Israel entrou porque tinha suas razões.

Jose
Jose
Reply to  Bispo
6 meses atrás

Nada como a boa e velha cartilha…

Charle
Reply to  Jose
6 meses atrás

Esse massacre cometido por israel em 1982 foi absurdo. Pesquise e veja as imagens. Mas o que você teria a falar da cartilha da extrema direita?

Last edited 6 meses atrás by Charle
JeffCoradin
JeffCoradin
6 meses atrás

Não vejo O Estado israelense usando a táctica de bombardeio concentrado, que no jargão militar seria “amolecer” as defesas do inimigo para atacar, mas “me parece” uma reação rápida para não deixar outros oponentes pensando em suas reais possibilidades, o comando político/militar israelense sofreu um duro golpe físico e psicológico, o terrorismo do Hamas/Irã infelizmente teve sucesso neste quesito, mais por falha de segurança israelense. O direito de defesa de Israel é inegável, a destruição do Hamas improvável (infelizmente) mudara de lideres e nome no máximo talvez no exilio, mas saberá o governo israelense manter a opinião pública a seu… Read more »