Quatro meses depois de as forças ucranianas terem lançado a sua tão esperada contra-ofensiva no sul e no leste da Ucrânia, as forças russas tentaram reverter o ímpeto da guerra a seu favor.

Em 10 de outubro, o 2º Exército de Armas Combinadas russo e forças anexas da República Separatista Popular de Donetsk – totalizando pelo menos três brigadas, cada uma com alguns milhares de soldados – atacaram o torno de Avdiivka, um reduto ucraniano a noroeste de Donetsk, em região de Donbass, no leste da Ucrânia.

Eles avançaram diretamente para zonas de matança bem preparadas ao norte e ao sul de Avdiivka. Durante duas semanas seguidas, os russos montaram ataque após ataque. Durante duas semanas seguidas, minas, drones e artilharia ucranianas levaram as colunas de assalto ao esquecimento.

As perdas russas ultrapassam agora uma centena de veículos blindados, juntamente com centenas, potencialmente milhares, de homens mortos e feridos. A intensidade das perdas – isto é, baixas de veículos e vítimas humanas por dia, divididas por área – corresponde agora ao que os russos experimentaram durante a falhada travessia do rio Siversky Donets em Maio de 2022 e a tentativa de ataque à guarnição ucraniana em Vuhledar seis meses depois.

“No espaço de uma semana e meia, a Rússia sofreu a perda de aproximadamente uma força do tamanho de uma brigada”, informou a equipe de análise ucraniana Frontelligence Insight . Isso representa um terço das pessoas e equipamentos que a 2ª CAA inicialmente comprometeu no ataque.

A guarnição ucraniana, pelo contrário, perdeu apenas alguns veículos – mas as perdas entre a infantaria ucraniana podem ser relativamente maiores. O cineasta ucraniano que virou soldado Oleg Sentsov descreveu uma luta acirrada. “Os orcs estavam empurrando onda após onda de grupos de infantaria e blindados, que foram em grande parte destruídos por nossa artilharia, drones e um tanque.”

“Tivemos sorte”, acrescentou Sentsov. “Tivemos sorte muitas vezes naquele dia. Inclusive quando escapamos daquele cerco sob a cobertura de dois [M-2] Bradleys que vieram atrás de nós. Mas nem todos os que participaram nesta operação tiveram tanta sorte.”

A operação Avdiivka tornou-se um desastre para os russos, mas não devido à escassez de recursos. Sim, a 2ª CAA comprometeu mais do que alguns veículos de combate de infantaria do tipo “faça você mesmo”, veículos blindados experimentais, bem como APCs antigos de museus que o Kremlin retirou do armazenamento de longo prazo.

Mas a maior parte do equipamento de assalto é moderno: tanques T-80, IFVs BMP-2 e APCs BTR-82. E os russos desfrutam de apoio aéreo aproximado significativo. A Equipe de Inteligência de Conflitos, um grupo de análise independente, observou ataques aéreos em supostas posições ucranianas em Avdiivka por aviões de guerra russos lançando bombas guiadas pelo Módulo de Planagem e Correção Universal.Estas poderosas bombas planadoras, algumas pesando mais de 3.000 libras, podem não ser tão elegantes e precisas como as bombas planadoras mais pequenas da Ucrânia. Mas com a sua carga explosiva mais pesada, são “um dos maiores medos” entre as tropas ucranianas, segundo o soldado ucraniano Olexandr Solon’ko.

Mas os ucranianos estão entrincheirados e bem equipados com drones de visão em primeira pessoa carregados de explosivos. Igualmente importante, eles exploraram os principais acessos a Avdiivka. E a sua artilharia de apoio recorreu ao fornecimento de munições de fragmentação fabricadas nos EUA e na Turquia.

Os ataques russos quase sempre terminam da mesma forma: os drones ucranianos vêem-nos aproximar-se, atacam as minas e caem em desordem – e depois os drones aproximam-se e chovem granadas.

A guarnição ucraniana em Avdiivka está retida. “As [forças armadas russas] continuam as suas ações ofensivas, mas sem sucesso significativo”, informou o CIT. “As [forças armadas da Ucrânia] mantêm posições defensivas como antes e não tentam as suas próprias contra-ofensivas.”

O facto de os ucranianos não estarem a contra-atacar é significativo. É possível que, ao atacar Avdiivka, a 2ª CAA esteja a tentar afastar as brigadas ucranianas da frente sul, o locus da contra-ofensiva de Kiev.

Até agora, porém, os ucranianos não estão mordendo a isca. Embora pareça que o exército ucraniano reforçou Avdiivka com elementos da 47ª Brigada Mecanizada baseada no sul, o exército não está a suspender a sua contra-ofensiva para dedicar mais recursos à luta de Avdiivka. Eles contam com drones, minas e artilharia para vencer a luta.

“A resistência e as habilidades demonstradas pelos defensores ucranianos provaram ser muito mais formidáveis ​​do que os russos tinham previsto nos seus planos”, explicou o Frontelligence Insight.

Mas a batalha não acabou. A 2ª CAA recebeu reforços e avança nos ataques. Para os ucranianos, segundo o CIT, “a situação na direção de Avdiivka continua bastante desafiadora”.

FONTE: Forbes

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz
Luiz
6 meses atrás

Milhões de russos mortos, zilhares de veículos destruídos.. e nenhuma foto? Vídeo . Ah tah..

George
George
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Será que essa imagem de abertura do texto é computação gráfica, propaganda?

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  George
6 meses atrás

Computação gráfica na guerra da Ucrânia é sério isso? Se tem um lugar que não precisa de criar imagens é nessa guerra. Tem a rodo, tanto de um lado tanto de de outro. Muitos combates intensos, definitivamente ninguém mais perde tempo criando imagens com o tanto de material real que está disponível todos os dias.

Helio
Helio
Reply to  George
6 meses atrás

Mas essa imagem é de que? Qual é a veracidade? Onde foi feita? Sim, é propaganda.

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Um monte no telegram, vc não quer que o site poste aqui né? Tontinho

Last edited 6 meses atrás by JapaSp Jantador
C G
C G
Reply to  Luiz
6 meses atrás

EDITADO

C G
C G
Reply to  C G
6 meses atrás

Oi moderação, respeitosamente, pq o comentário foi editado?

Nota da moderação:
Você precisa parar com essa mania de chamar quem não te agrada de “Tonho”.

C G
C G
Reply to  C G
6 meses atrás

Mas um dos fakes conhecidos dele é “Luiz”… tudo bem que tem muito “Luiz” no mundo mas a velocidade do comentário e o estilo… hahahahahahahhaahhaha
Não faço mais, vcs que mandam! 😉

Nota dos moderadores:
Sim, muita gente com o estilo parecido, mas acredite, isso não quer dizer que a pessoa seja o folclórico “Anthony Kings”.

Heinz
Heinz
Reply to  Luiz
6 meses atrás

nenhuma? entra no telegram ai que eu te mando no minímo, minímo 50 vídeos só de avdviika desta semana. Hoje já postaram outro de 3 BTR indo pro saco e a guarnição sendo dizimada por cluster e drones FPV.

Vinicius
Vinicius
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Poderia me passar o link desses grupos do Telegram.

Vitor
Vitor
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Texto com intuito de vender esperança e lá se vão 500 mil soldados abatidos , fica a lição melhor ser inimigo do que ser amigo dos traíras a Geórgia aprendeu a lição e não caiu na isca novamente, enquanto a Armênia fez o jogo do Ocidente e entregou até as cuecas .

Naamã dos Santos Silva
Naamã dos Santos Silva
Reply to  Vitor
6 meses atrás

A Armênia é aliada russa.E a Geórgia também era.De qual universo paralelo você veio?

Vitor
Vitor
Reply to  Naamã dos Santos Silva
6 meses atrás

Primeiro você deve conhecer o contexto do conflito e suas implicâncias, esses negócio de aliado está na sua cabeça tem muita matéria de 2008 sobre a Geórgia e sobre a Armênia em 2023 fica atualizado para não passar vergonha.

Munhoz
Munhoz
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Algumas perdas ocorreram com certeza, porem o problema é acreditar nos ucranianos !
É a fonte suprema de toda verdade junto com o ocidente .
Só um detalhe ? os fabricantes de armas ocidentais são loucos pela propaganda, então esta é uma medição para a real situação no campo de batalha, por exemplo nos ataques com drones e misseis russos a referencia sobre a eficiência da AA ucraniana pelos fabricantes é zero, então é provável que a maioria dos drones e misseis russos passem fácil pela AA.

Jose
Jose
Reply to  Munhoz
6 meses atrás

Legal é acredita em russo e no ditador né ?

Jose
Jose
Reply to  Luiz
6 meses atrás
Nei
Nei
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Rapaz, olhe no twiter dos bloguers russos que você verá! Tá uma choradeira.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Luiz
6 meses atrás

As imagens de Gaza são bem melhores e realmente vemos muita destruição… As da guerra do Golfo também eram ótimas.

C G
C G
6 meses atrás

Imaginem se fosse o segundo maior exército do mundo, que vergonha!

Marcelo
Marcelo
6 meses atrás

Fotos e vídeos do fracasso russo em Aviidvka … que seja feita a vossa vontade.
https://www.thedrive.com/the-war-zone/ukraine-situation-report-multiple-russian-attacks-on-avdiivka-repulsed

Helio
Helio
Reply to  Marcelo
6 meses atrás

Só prova que é propaganda. Grande parte dos vídeos de combate não dá pra dizer que estão sendo atacados alvos russos ou ucranianos, aliás, nem inscrições russas tem nos veículos.
“Ah mas são btr” e a Ucrânia não opera também?

Jose
Jose
Reply to  Helio
6 meses atrás

“O pior cego é aquele que não quer ver”

Hélio
Hélio
Reply to  Jose
6 meses atrás

Digo o contrário, o pior cego é aquele que ver o que quer. Vocês querem fazer panfletagem, problema de vocês.

Jose
Jose
Reply to  Hélio
6 meses atrás

Vemos o que temos divulgado nas mídias e não o que sonhamos ver. Simples assim. Diversas fontes falando as mesmas coisas. Diferenciando apenas algumas palavras.

Helio
Helio
Reply to  Jose
6 meses atrás

Diversas quais? Só estão alardeando aquilo que a propaganda da otan diz, mesmo quando obviamente não condiz com a realidade. A questão aqui é que você diz que essas fontes tem credibilidade porque você é outro propagandista.

Jose
Jose
Reply to  Helio
6 meses atrás

Quais fontes confiáveis meu senhor comprometido com a verdade do que acontece no campo de batalha ? Zap dos tiozao russos ? Das tioazonas ? Telegram russo ? Que mais ?

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  Jose
6 meses atrás

Vale pros dois lados.

Ramon
Ramon
Reply to  Helio
6 meses atrás

Claro que a Ucrânia opera BRT aos montes, mas dá para explicar que maioria dos blindados destruídos usando geografia, os russos ocupam o leste e é de onde os atacantes vem, os ucranianos ocupam o oeste é de onde os seus ataques vem, e maior parte dos vídeos onde mostram blindados russos sendo destruídos eles estavam vindo do leste, basta ver os rastos e que quando um blindado russo é atingido maioria recua para o Leste.

Helio
Helio
Reply to  Ramon
6 meses atrás

Meu senhor, olha o papo. E como você determina de que lugar esses blindados saíram? E de onde você tirou que eles vem do leste ou do oeste?

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Marcelo
6 meses atrás

Torce!
Perdas em Bakhmut igualmente tiveram.

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Marcelo
6 meses atrás

A guerra será decidida ou congelada pela logística. Até quando e onde irá a ajuda da OTAN. A capacidade do complexo industrial “ocidental”. O general da OTAN já alertou: o just in time, o se relegar a defesa em mãos privadas não deu certo. É o fracasso da velha narrativa do laissez faire (privatização da água em SP?).
Enquanto isso, na Rússia, a Uralvagonzavod para tudo e foca em tanques (haverá muitas perdas).
Att.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Pragmatismo
6 meses atrás

O ATACMS chegou na Ucrânia justamente para desmontar a já capenga logística russa, além de afastar das frentes de batalha os helicópteros e os sistemas defesa antiaérea russos. Depois virão os F-16 …

Last edited 6 meses atrás by Marcelo
Felipe
Felipe
Reply to  Marcelo
6 meses atrás

Fracasso? Falava o mesmo de Bakhmut até que foi tomado pelos russos…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Felipe
6 meses atrás

O Grupo Wagner levou 10 meses e perdeu um colosso de combatentes e armamentos para tomar, parcialmente, Bakhmut, já que os ucranianos não só controlam as colinas perto de Bakhmut, impedindo o avanço russo em direção às cidades fortificadas de Chasiv Yar, Konstantinivka, Kramatorsk e Sloviansk, como avançaram sobre os flancos norte e sul de Bakhmut. Agora as tropas regulares russas já começaram a ceder terreno para os ucranianos. Prighozin rasgou a cueca de tanta raiva e morreu na queda de avião … abatido pelos russos. Segue a contra ofensiva ucraniana …

Last edited 6 meses atrás by Marcelo
KKce
KKce
6 meses atrás

3 patinhos foram passear…

RENAN
RENAN
6 meses atrás

Onde está aque sistema que dispara uma corda cheia de explosivo para destruir minas terrestre? Não vi uma imagem da Rússia limpando o caminho com ele

Jefferson B
Jefferson B
Reply to  RENAN
6 meses atrás

Seria facilmente destruido pela artilharia ucraniana.
Os russos estão sofrendo muito por causa da artilharia, o feitiço virou contra o feiticeiro.

Mauro
Mauro
6 meses atrás

É verdade esse bilhete

Rodrigo Frizoni
Rodrigo Frizoni
Reply to  Mauro
6 meses atrás

EDITADO

Underground
Underground
6 meses atrás

Entre tanques, veículos blindados, sistemas de artilharia e contra artilharia, estima-se em mais de mil equipamentos perdidos.
Já as perdas humanas, só nessa cidade, os russos perderam dez mil homens.

Anderson
Anderson
6 meses atrás

fotos, vídeos das colunas destruídas? Onde estão? Como pode mais de uma centena de equipamentos russos destruídos e não tem vídeos dessa destruição, sendo que, a UCRANIA, está desesperada por uma vitória para conseguir mais dinheiro do ocidente. Não seria os vídeos e as fotos desta que seria uma das maiores derrota militar RUSSA neste conflito um trunfo a ser apresentado para o todo o ocidente, para assim mostrar ao cidadão ocidental que os bilhões doados a UCRÂNIA está valendo apena? Bom, isso não faz sentido. Se realmente a Ucrânia, tivesse desferido este golpe na RÚSSIA, com toda a certeza… Read more »

Hcosta
Hcosta
Reply to  Anderson
6 meses atrás

Há mais de duas semanas que são divulgados vídeos destes ataques…
O tempo que perdeu a escrever este comentário seria bem melhor gasto a fazer uma simples pesquisa.

Mas se for assim tão preguiçoso…
https://www.youtube.com/results?search_query=avdiivka+attack

Mas desconfio que, mesmo assim, não vai acreditar no que aconteceu…

Kommander
Kommander
6 meses atrás

Matéria sobre “fracasso” russo, fonte: Forbes. Kkkkkkkk

É o mesmo que um jornal ou blog controlado pelo Hammas escrever sobre Israel.

Kkce
Kkce
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Verdade, tem que esperar sair no Tass e no Sputinik pra acreditar.

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Ou do Pravda, ou intelslava, ou Sputinik falar sobre a “guerra”…ups, Operação militar especial. Vai que eu caia da escada né, e experimente um pouco da “democracia russa”

Maurício.
Maurício.
Reply to  Kommander
6 meses atrás

Fonte Forbes com dados fornecidos pelos ucrânianos, aí fica difícil, mas eles estão fazendo o papel deles, compra a narrativa quem quer. Por falar em narrativas, eu estava vendo uns vídeos no YouTube sobre a guerra na Ucrânia, e meu Deus, tem um pessoal que se diz “professor” e “cientista político” que só faltam estar com a bandeira americana do lado, e pior que enganam muitos incautos, ainda mais no Brasil…

Kommander
Kommander
Reply to  Maurício.
6 meses atrás

Antes de criticar alguém ou alguma coisa eu procuro ver os dois lados. Cara, fui ver uns vídeos daquele tal de professor HOC, só pra rir… O cara vive passando informação errada, tanto em questão de equipamentos, quanto em geopolítica que é a especialização dele, não sei se ele faz isso de propósito ou é burrice mesmo.

Marcus Pedrinha Pádua
Marcus Pedrinha Pádua
Reply to  Kommander
6 meses atrás

As duas coisas: ele é burro… de propósito.

Jose
Jose
Reply to  Kommander
6 meses atrás

EDITADO

Kommander
Kommander
Reply to  Jose
6 meses atrás

EDITADO

JapaSp Jantador
JapaSp Jantador
6 meses atrás

Uma coisa que reparei, a Ucrania tem uma força aérea notável de drones(sim, a força aérea deles agora é de drones), é o que está fazendo a diferença, junto com a artilharia. Os russos como sempre tiveram caças, mísseis, confiaram nisso, demoraram abusar dos drones.

Last edited 6 meses atrás by JapaSp Jantador
Heinz
Heinz
6 meses atrás

os comandantes russos não possuem empatia nenhuma pelos seus soldados, eles os mandam para a morte certa, sem nenhum plano B, nenhum objetivo tático secundário, uma vergonha. Os próprios soldados ucranianos já estão cientes que eles não se importam (comandantes russos) quantos equipamentos vão perder ou quantos soldados vão sacrificar em operações suicidas.
O que os russos perderam em 2 semanas em avdivvka, a Ucrânia perdeu em 4/5 meses em zaporizia.

Fernando
Fernando
Reply to  Heinz
6 meses atrás

Kkkkkkkkkkkk e os comandantes Ucranianos e da OTAN não? kkkkkkkkkkkk

Neural
Neural
Reply to  Fernando
6 meses atrás

EDITADO

Infantaria_leve_BiABR
Infantaria_leve_BiABR
Reply to  Fernando
6 meses atrás

Tem tropas da Otan no T.O? Cadê os aviões da OTAN?

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Infantaria_leve_BiABR
6 meses atrás

Tem não??? E de onde saíram todos os equipamentos que a Ucrânia está usando??

Jose
Jose
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
6 meses atrás

O que tem de relação equipamento da OTAN com ser operando por tropas da OTAN ? Então se for assim quem deve operar os KC390 vendidos a paises da OTAN serão brasileiros né ?
Mais uma dessas piadas russas….

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Jose
6 meses atrás

Piada mesmo é passar pano pra verdade! Vc parece não saber (ou finge não saber) que estes sistemas não operam sozinhos, e que o treinamento para tal é demorado e oneroso. Óbvio que tem elementos da OTAN operando estes sistemas.

Jose
Jose
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
6 meses atrás

Tem ? Sabe dizer de onde são ? Pra imaginar assim prefiro imaignar os números da MegaSena.

Nuno Taboca
Nuno Taboca
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
6 meses atrás

EDITADO

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Nuno Taboca
6 meses atrás

EDITADO

Helio
Helio
6 meses atrás

“informou a equipe de análise ucraniana Frontelligence Insight”

Olha a panfletagem.

Parece que a trilogia não tem interesse em em fingir ter independência editorial.

JHF
JHF
Reply to  Helio
6 meses atrás

Independência deve ser difícil pois todos temos maior ou menor afinidade por algum lado. Mas está bastante claro queudar as notícias de “Avanço de 200 MT” para “A Rússia ainda não tomou Advinka” com duas semanas de silêncio pelo meio da uma ideia de como anda o teatro de operações na Ukrania. Pior parte 3 aguentar agora a torcida pelos F16 durante todo o inverno…. Até o último Ukraniano….

Luiz
Luiz
6 meses atrás

Fonte: Forbes?
Dispenso…..

Profyler
Profyler
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Seu comentário?
Dispensamos

Jose
Jose
Reply to  Luiz
6 meses atrás

Graças a Deus…leitor russo a Forbes não precisa.

Pragmatismo
Pragmatismo
6 meses atrás

Matéria padrão desta página.
Unilateral.
Material de museu, perdas e fracasso de Moscou.
Pelo Military Summary e até pelo ISW a situação é a seguinte:
Pesadas perdas russas e ucranianas.
Avanços russos no nordeste, com a tomada de uma posição elevada à duras penas.
Avanços no sudoeste.
Cruzamento da linha de ferro para um cerco operacional futuro.
Att.

Jefferson B
Jefferson B
Reply to  Pragmatismo
6 meses atrás

Então como você explica o fracasso militar russo? Tem um outra explicação?

Fernando Rodrigues Martins
Fernando Rodrigues Martins
Reply to  Jefferson B
6 meses atrás

Kkkkkkkk fracasso militar russo, com quase 20% da Ucrânia ocupada kkkkkkkkk

Marcelo
Marcelo
Reply to  Fernando Rodrigues Martins
6 meses atrás

Vou repetir um raciocínio bem simples. Em fevereiro de 2022 a Rússia invadiu ilegalmente 25% do território da Ucrânia. Certo? Certo. De lá para cá esse território ocupado vem diminuindo igual a uma contagem regressiva: 25%, 24%, 23%, 22%, 21%, 20%, 19%, 18% e agora está em 17%. O PIB da Rússia é mais ou menos do tamanho do PIB do Brasil. A contra ofensiva ucraniana foi planejada para ser lenta e consistente. E o treinamento dos pilotos ucranianos nos F-16 segue firme. Enquanto a Ucrânia vai empurrando os Russos para trás no campo militar, a economia da Rússia vai… Read more »

Fernando
Fernando
Reply to  Marcelo
6 meses atrás

Voce acha? Vou usar um raciocinio bem simples tambem. O territorio ocupado pela Russia nao baixa de 17% a quase um ano (e o que baixou antes, foi o que a Russia nao quis defender). A economia da Russia vem se mantendo estavel ao longo de toda a guerra, apesar de todos os esforços dos EUA, UE, OTAN, etc…, que até dinheiro da Russia vem roubando ilegalmente. O fluxo de ajuda militar e dinheiro que o ocidente vem fornecendo está longe de ser continuo, pelo contrario, vem diminuindo a cada mes, assim como a paciencia das potencias ocidentais com esta… Read more »

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Jefferson B
6 meses atrás

Caso acredite na narrativa aluada de “kiev em 3 dias” e blá blá blá e fracasso.

Se se acredita em um objetivo de desmilitarização ou afastamento da OTAN no lesta de ucrânia não é fracasso.

Não vou entrar em desnazificação porque isso é propaganda (não que não haja).

Kommander
Kommander
Reply to  Pragmatismo
6 meses atrás

Pois é, ainda tem morador querendo que a gente acredite que o blog é imparcial. Kkk

Pragmatismo
Pragmatismo
Reply to  Kommander
6 meses atrás

ATACMS e seus sucessos (postagem quase em tempo real).

R37-M e seus sucessos (cadê).

PS:
Mimimi mesmo rs

Neural
Neural
Reply to  Pragmatismo
6 meses atrás

EDITADO

José
José
Reply to  Neural
6 meses atrás

Acusando os editores é? Que coisa ridícula. Vcs não valem nada ! O editor é imparcial em todos os comentários até hoje.
Vocês desse grupelho pro Putin são uma piada.

Fernando
Fernando
Reply to  José
6 meses atrás

E voces desse grupelho pro USA são o que?

Felipe
Felipe
6 meses atrás

O duro é que nenhum ucraniano voltou

Carlos 07
Carlos 07
6 meses atrás

Fonte muito “confiável”. Tá difícil fazer uma discussão seria aqui.

Last edited 6 meses atrás by Carlos 07
André Luís
André Luís
6 meses atrás

Força na propaganda, pq esta arma ainda tem munição…

SlavaKatervina…rs!

Manus Ferrum
Manus Ferrum
Reply to  André Luís
6 meses atrás

EDITADO

naval762
naval762
6 meses atrás

Calma torcedor, só mais 72 horas e Kiev cai!

Nilton L Junior
Nilton L Junior
6 meses atrás

A Forbes sabe tudo de perdas russas

José
José
Reply to  Nilton L Junior
6 meses atrás

Lenço? Precisa ?

alexandre
alexandre
6 meses atrás

Os uCRA estão defendendo sua terra, suas familias, os russos os devaneios de um ditador…

Jose
Jose
6 meses atrás

Em um campo aberto assim… https://www.youtube.com/watch?v=tHqW5Iz0svM

willhorv
willhorv
6 meses atrás

Sem torcida e livre de qualquer consideração..só se baseando no que se resumia os adversários principais, Ucrania e Russia (potência nuclear). Posto isto…cada vez mais me convenço que o uso de um a dois artefatos taticos nucleares no início dos tempos teria resolvido a parada logo de cara…me arrisco a dizer que teria um custo humanitário, bélico, político e econômico muito menor do que aos níveis já alcançados com este tempo de guerra.