‘Le Monde’ apresenta indícios da conexão entre o conflito no Oriente Médio e a Guerra na Ucrânia

TOPSHOT - A man enters a building whose facade is covered with Stars of David painted during the night, in the Alesia district of Paris, on October 31, 2023. (Photo by Geoffroy Van der Hasselt / AFP)

De acordo com uma reportagem do jornal francês Le Monde, os serviços de inteligência franceses acreditam que os dois casais responsáveis ​​pelo pichação da estrela de David em Paris estiveram todos em contato com a mesma pessoa, o empresário moldavo Anatoli Prizenko, e estavam ligados a uma rede de desinformação russa.

A operação foi explorada por uma rede chamada Doppelgänger “RRN” (Reliable Recent News) no Twitter e no Facebook, que distribuiu e cobriu amplamente os graffitis. A rede já foi exposta como uma operação de desinformação russa, inclusive numa declaração oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês em junho.

Em conjunto, a rede Doppelgänger também publicou artigos enfatizando o aumento do anti-semitismo em França desde os ataques do Hamas, acusando as autoridades francesas de nada fazerem para proteger os seus cidadãos. Prizenko é um empresário moldavo pró-Rússia, ex-candidato do Partido Eurocético e pró-Moscou dos Socialistas da República da Moldávia. O primeiro casal é suspeito de já ter executado operação idêntica noutros países europeus – não relacionados com o Meio Oriente – mas ligados a questões de debate social.