Exercícios de experimentação doutrinária testam desempenho de viaturas adotadas por unidades mecanizadas

10

Brasília (DF) – O Destacamento Avançado do Departamento de Ciência e Tecnologia (DA-DCT) participou de exercícios militares visando avaliar o desempenho das novas viaturas adotadas recentemente pelas unidades mecanizadas do Exército Brasileiro.

Os Pelotões de Exploradores, responsáveis pelo uso das viaturas VBMT LSR 4X4 Guaicurus, participaram do exercício, que incluiu missões de reconhecimento, transposição de cursos d’água, observação e localização de alvos, além de outras atividades típicas das tropas mecanizadas.

O adestramento foi medido a partir da execução em conjunto com a Viatura Leve de Reconhecimento – ½ Ton Agrale Marruá, que já faz parte do arsenal do Exército. Com os resultados obtidos, serão feitas atualizações nos manuais de instrução e operação das viaturas e serão propostas melhorias na doutrina de emprego dos Pelotões de Exploradores.

O uso eficaz dessas viaturas por unidades especializadas, juntamente com a análise de especialistas, contribui para aprimorar a capacidade operacional da Força Terrestre.

As atividades, no contexto da Experimentação Doutrinária, ocorreram no período de 16 a 27 de outubro, na área do Campo de Instrução de Santa Maria (CISM) e nas dependências do 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29º BIB), em Santa Maria.

Militares da Seção de Fabricação do DA-DCT acompanharam de perto o exercício de experimentação doutrinária da VBMT LSR 4X4 Guaicurus. Essa iniciativa envolveu equipes do Pelotão de Exploradores dos 30°, 33° e 34° Batalhões de Infantaria Mecanizada, o 29º Batalhão de Infantaria Blindada, e uma equipe de manutenção do 4° Batalhão Logístico.

Além disso, participaram do evento o Centro de Instrução de Blindados, o Centro de Adestramento Sul, o 9° Regimento de Cavalaria Blindada e unidades de transporte. Além das organizações militares, também estiveram presentes líderes de Assistência Técnica da Iveco Defense Vehicles e especialistas da ZF do Brasil Ltda, juntamente com militares do Comando Militar do Sul, da Diretoria de Fabricação e do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
paulop
paulop
5 meses atrás

Espero que essa experimentação doutrinária reverbere em uma atualização doutrinária, revendo a atual estrutura da CavMec, propiciando melhor e otimizado uso em seus meios…
Abraço

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
5 meses atrás

É um baita conquista sair do Marruá rec, para melhorar ainda mais o pelotão de exploradores penso que seria bacana reforçar esse pelotão com duas equipes de vigilância terrestre, sendo uma equipada com SARP e outra equipada com radar de vigilância terrestre em mastro telescópico, dessa forma poderia levantar informações sem se expor tanto….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
5 meses atrás
Alessandro Machado
Alessandro Machado
5 meses atrás

Qual será o grau de elevação dessas armas? Será que podem fazer fogo antiaéreo de curto alcance ? Ou será que ainda se poderia caber na parte de trás um RBS 70 adaptado à viatura ?

MMerlin
MMerlin
Reply to  Alessandro Machado
5 meses atrás

comment image

Guacamole
Guacamole
5 meses atrás

Meio fora do tópico, mas quem cria o nome dos veículos brasileiros devia ser demitido depois de nomear esse veículo.

De qualquer modo, que façam bom uso dos novos Cururus.

Jose
Jose
5 meses atrás

Iveco / equipamento militar, não tem como dar certo.

Carlos Gonzaga
Carlos Gonzaga
Reply to  Jose
5 meses atrás

Você precisa informar-se melhor. Esse LMV é viatura padrão OTAN adotado por pelo menos 20 países. Suas qualificações veem dos excelente desempenho em combate no Iraque e Afeganistão. A Iveco também produz outros excelentes veículos militares incluindo o melhor caça tanques atual que é o Centauro. Leia um pouco antes de falar bobagens.

Samuca cobre
Reply to  Jose
5 meses atrás

Vai pesquisar meu amigo!!!
Deu pra ver que você ñ entende nada de equipamento militar!!!

Adiposo do Bitcoin
Adiposo do Bitcoin
5 meses atrás

Esse tipo de veículo deveria ser adquirido pelas polícias estaduais, com menos armamento, claro. São blindados de dimensões abaixo das dos caveirões, então possuem mais manobrabilidade e capacidade de entrar em vias mais estreitas.

Seria excelente pra manter viva a linha de produção nacional e aumentar a escala, reduzindo custo final pra todas as forças.