DUBAI, 21 de fevereiro (Reuters) – O Irã forneceu à Rússia um grande número de poderosos mísseis balísticos superfície-superfície, disseram seis fontes à Reuters, aprofundando a cooperação militar entre os dois países sancionados pelos EUA.

A entrega do Irã de cerca de 400 mísseis inclui muitos da família Fateh-110 de armas balísticas de curto alcance, como o Zolfaghar, disseram três fontes iranianas. Esse míssil móvel por estradas é capaz de atingir alvos a uma distância entre 300 e 700 km (186 e 435 milhas), segundo especialistas.

O ministério da defesa do Irã e os Guardas Revolucionários – uma força de elite que supervisiona o programa de mísseis balísticos do Irã – recusaram-se a comentar. O ministério da defesa da Rússia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Os envios começaram no início de janeiro após um acordo ser finalizado em reuniões no final do ano passado entre oficiais militares e de segurança iranianos e russos que ocorreram em Teerã e Moscou, disse uma das fontes iranianas.

Um oficial militar iraniano – que, como as outras fontes, pediu para não ser identificado devido à sensibilidade da informação – disse que houve pelo menos quatro remessas de mísseis e haverá mais nas próximas semanas. Ele recusou-se a fornecer mais detalhes.

Outro oficial iraniano sênior disse que alguns dos mísseis foram enviados à Rússia por navio através do Mar Cáspio, enquanto outros foram transportados por avião.

 

“Haverá mais remessas,” disse o segundo oficial iraniano. “Não há motivo para esconder. Temos permissão para exportar armas para qualquer país que desejarmos.”

As restrições do Conselho de Segurança da ONU sobre a exportação pelo Irã de alguns mísseis, drones e outras tecnologias expiraram em outubro. No entanto, os Estados Unidos e a União Europeia mantiveram sanções sobre o programa de mísseis balísticos do Irã devido a preocupações sobre exportações de armas para seus procuradores no Oriente Médio e para a Rússia.

Uma quarta fonte, familiarizada com o assunto, confirmou que a Rússia recebeu recentemente um grande número de mísseis do Irã, sem fornecer mais detalhes.

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse no início de janeiro que os Estados Unidos estavam preocupados que a Rússia estivesse perto de adquirir armas balísticas de curto alcance do Irã, além de mísseis já obtidos da Coreia do Norte.

Um oficial dos EUA disse à Reuters que Washington viu evidências de conversas avançando ativamente, mas sem indicação ainda de entregas terem ocorrido.

O Pentágono não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as entregas de mísseis.

O principal promotor da Ucrânia disse na sexta-feira que os mísseis balísticos fornecidos pela Coreia do Norte à Rússia provaram não ser confiáveis no campo de batalha, com apenas dois de 24 atingindo seus alvos. Moscou e Pyongyang negaram ambos que a Coreia do Norte tenha fornecido munições usadas na Ucrânia.

Em contraste, Jeffrey Lewis, um especialista do Instituto de Estudos Internacionais Middlebury em Monterey, disse que a família de mísseis Fateh-110 e o Zolfaghar são armas de precisão.

“Eles são usados para apontar para coisas que são de alto valor e necessitam de dano preciso,” disse Lewis, acrescentando que 400 munições poderiam infligir dano considerável se usadas na Ucrânia. Ele observou, no entanto, que os bombardeios russos já eram “bastante brutais”.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Samuel Asafe
Samuel Asafe
2 meses atrás

que que os EUA vai fazer, deixa eu chutar, sanções econômicas?

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Samuel Asafe
2 meses atrás

Soltar notinha de repúdio e inventar mais alguma forte de embargar ( tentar, pelo menos ) o Irã.
Quer dizer, não funcionou nos últimos 50 anos, mas agora funcionará, confia 🤣🤣

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

tanto não funcionou como desenvolveram o poderosíssimo Qaher-313 !!

E sua frota de aeronaves não são ocidentais ainda…!

e ao mesmo tempo que falam que sanções economicas não funcionam, falam que Cuba é pobre por causa das sanções! mas ué !?!?

eu si divirtu !

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Rui Chapéu
2 meses atrás

Então, quer dizer que eles viram que algo não funcionava e, com isso, lançaram uma versão atualizada baseada em experiência real de combate?

Que estranho, poderia jurar que TODO país já fez isso….não entendí o demérito na coisa….

Sim, sanções funcionam sim….deve ser por isso que a Rússia já desistiu da guerra na 2° semana após as sanções, o Irã já “jogou a toalha” a décadas, e até hoje a CN ainda tá “batendo cabeça” pra tentar fazer sua primeira nuke….

fjuliano
fjuliano
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Outra citação, já que o rapaz falou de Cuba, o regime cubano e venezuelano caiu ? Sanções prejudicam sobretudo o povo do país e, claro, a realidade é diferente dos filmes que essa moçada vê.

Henrique
Henrique
Reply to  fjuliano
2 meses atrás

se não funciona pq essa choradeira com as sanções?

Nereu
Nereu
Reply to  Rui Chapéu
2 meses atrás

Cuba é uma ilhota mais pobre em recursos naturais que a Coreia do Norte

adriano Madureira
adriano Madureira
Reply to  Nereu
2 meses atrás

Sugiro você um pouco de estudo, de pesquisa meu caro… De acordo com o USGS( sempre eles…),os recursos naturais de Cuba incluem níquel, minério de ferro, cobalto, cromo, sílica, cobre, sal, madeira e petróleo.  Recursos eles tem, mas os embargos não dão brecha para serem comercializados… O sector mineiro também produz outros minerais, incluindo cimento, feldspato, gesso, minério de ferro, cal, calcário, asfalto, bentonite, cromite, zeólita, mármore, aço e ácido sulfúrico. Depósitos de ouro, cobre e zinco foram encontrados na província central de Villa Clara no século XX.  Os relatórios afirmam que a concessão Delita na Isla de la Juventud… Read more »

Ciclope
Ciclope
Reply to  Nereu
2 meses atrás

Bem observado amigo, Cuba e uma ilha, sem muito recursos naturais, aliás, nunca teve. Por isso, sua maior fonte de renda e o turismo devido a sua posição geográfica. Então fica difícil ela desenvolver turismo com as sanções americanas. Por isso Cuba reclama tanto das sanções.

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Rui Chapéu
2 meses atrás

Lembro do lançamento do Qaher-313 , ashuashuashuashuashua, uma maquete totalmente fake, mas o Irã disse que ia acabar com os EUA…vergonha alheia;)

Henrique
Henrique
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

‘Quer dizer, não funcionou nos últimos 50 anos, mas agora funcionará”

se as sanções não funcionam pq toda hora o sancionado ta chorando pra tirar a as sanções e pq quase a totalidade dos componentes é americano ou europeu.. se ele ta sancionado cadê a magica nacionalista que faria o sancionado desenvolver o componente nacional kkkkkk

Ciclope
Ciclope
Reply to  Henrique
2 meses atrás

Eles estão desenvvendo, mas isso leva tempo. E também tem aquela questão, se é bom,barato e rápido, usar componentes já prontos, vamos usar enquanto der.

Gerson Carvalho
Gerson Carvalho
Reply to  Samuel Asafe
2 meses atrás

O chanceler britânico, David Cameron, encontrou-se com o homólogo brasileiro, Mauro Vieira, nesta quinta-feira, 22, entre os assuntos, estava a abertura de linha de credito de 1 bilhão de Libras (6 bi de reais) em material de defesa. Ou seja, vamos as compras na Inglaterra.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 meses atrás

Eu tenho a impressão de que o Irã, China e CN estão sendo mais efetivos em manter a Rússia abastecida de munições, do que os Ocidentais com a Ucrânia….

E depois do Saher mostrar a que veio na guerra ( pergunte aos ucranianos ), quero ver alguem ainda dizer que esses mísseis não servem de nada….

Underground
Underground
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Com certeza estão.
É o resultado da direita woke que infestou o Mundo.

Henrique
Henrique
Reply to  Underground
2 meses atrás

“direita woke”

kkkkk que? kkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Henrique
2 meses atrás

kkkkkk

Macgaren
Macgaren
Reply to  Underground
2 meses atrás

kkkkkk direita woke kkk

acho que vc não sabe o que é woke kkk

Ricardo
Ricardo
Reply to  Underground
1 mês atrás

Fale mais sobre isso. Voce quer falar sobre “wokeísmo” democrata ou republicano?

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Os drones iranianos são abatidos em números cada vez maiores pelos Gepard…..

Alexandre
Alexandre
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

Fonte?

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Alexandre
2 meses atrás

Arial 12….

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

Aqueles Guepard que o Ocidente ainda tá batendo cabeça pra reabrir as linhas de produção de munições e peças de reposição, enquanto a produção desses drones é MUITO mais barato e fácil?

Ah sim, conte-me mais sobre isso…

Maurício.
Maurício.
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

“Os drones iranianos são abatidos em números cada vez maiores pelos Gepard…..”

O Gepard se mostrou bastante efetivo para abater o lento e barulhento Shahed, mas também não é assim, não existe munições de 35mm dando sopa por aí, aliás, os alemães sondaram até o Brasil, queriam munições para o Gepard e para os Leopard, para enviarem para a Ucrânia.

Last edited 2 meses atrás by Maurício.
Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

HMS Tireless,

Drones Geran baseados nos iranianos shahed são artefatos simples, baratos e descartáveis que são produzidos aos milhares em rápida cadência.
Podem ser lançados e perdidos às centenas que que o impacto das perdas é irrelevante, mas qualquer coisa que destruam custa o preço de milhares destes drones.

Muito diferentes são os verdadeiramente Phodastics Lancets, que já transformaram milhares de blindados e peças de artilharia ucranianas em obras de arte pós modernas retorcidas no campo de batalha, inclusive diversos Guepard e outros sistemas AA.

Nereu
Nereu
Reply to  Paulo Sollo
2 meses atrás

nos “milagrosos” switchblades de $60.000 a unidade ele não fala nada

Jagder
Jagder
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Nas ditaduras/autocracias não há espaço para o debate político.
Se o ditador/autocrata decidir enviar as armas, então, as enviará.

adriano Madureira
adriano Madureira
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Eles sabem que se não ajudarem a Rússia, os próximos na fila serão eles…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Que vergoha ne?… quando lemos os textos da “torcida” parece que a hyper russia irá dominar sozinha o Universo conhecido… na verdade esses russos são patéticos e incompetentes.

RODES
RODES
2 meses atrás

a potencinha militar tendo que raspar seus estoques dos fantoches do terceiro mundo

vergonha suprema

Vinicius Momesso
Vinicius Momesso
Reply to  RODES
2 meses atrás

Vocês vivem dizendo que Israel é uma potência militar, mas precisam ser abastecidos aos montes pelos EUA que são simplesmente a maior potencia bélica do mundo. Tudo isso para manter o conflito em Gaza contra o Hamas.
Pôr que a Rússia não pode fazer o mesmo com seus parceiros?

Rui Chapéu
Rui Chapéu
Reply to  Vinicius Momesso
2 meses atrás

vc está confundindo potência militar com potência de fabricação de material militar.

Vitor
Vitor
Reply to  Rui Chapéu
2 meses atrás

Não muda o jogo !

André Sávio Craveiro Bueno
André Sávio Craveiro Bueno
Reply to  Rui Chapéu
2 meses atrás

Uma coisa está atrelada a outra.

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Vinicius Momesso
2 meses atrás

Israel nunca se pintou como Superpotência ao contrário da propaganda que o Putinstão faz de si, só que na realidade precisa importar as cópias das cópias norte coreanas dos mísseis que a URSS desenvolveu nos anos 50

Alexandre
Alexandre
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

Você não é capaz de somar 1+1?

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Alexandre
2 meses atrás

Essa falta de capacidade cognitiva eu deixo p vc

Nereu
Nereu
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

a Rússia demorou 1 mês e 6 dias para anexar a Península da Crimeia que é mais de 80 vezes maior que a Faixa de Gaza

Santamariense
Santamariense
Reply to  Nereu
2 meses atrás

Situações diametralmente opostas. Não há meio de comparação alguma entre a Criméia e Gaza.

Santamariense
Santamariense
Reply to  Santamariense
2 meses atrás

Meio de comparação algum*

Henrique
Henrique
Reply to  Vinicius Momesso
2 meses atrás

ué… mas não é a Rússia que fala todo dia que vai bater a OTAN… ai agora ta mendigando munição pro pais mais aleatório do planeta. 

caras tem sorte da guerra ser contra Ucrânia. se estourasse a guerra contr a ao tan Russia estava ferrada (Kinzhal ja se mostrou um faça, tanto que já prenderam ou mataram os projetistas) kkkkk

Realista
Realista
Reply to  Henrique
2 meses atrás

Você compara a Rússia com uma aliança militar de 32 países só mostra o quanto eles temem a Rússia .

Parece o Corinthians comemorando o empate o Palmeiras como se fosse final de campeonato .

Henrique
Henrique
Reply to  Realista
2 meses atrás

e pq não temer… país de maluco de mafiosos que querem anexar todo mundo e se acham no direito de exterminar as culturas locais russificando a população

é um país em 2024 com a mentalidade de 1500

precisa explicar pq a OTAN foi criada?

Last edited 2 meses atrás by Henrique
Ciclope
Ciclope
Reply to  Henrique
2 meses atrás

Essa tática e pensamento que você fala da Rússia também serve para os EUA. Invade países para impor seu sistema de governo e sociedade mesmo que o povo desse pa8s não aceite. O Oriente médio está cheio de exemplos e por aqui também.
No Rio, tem um bairro que você fica na dúvida se está no Brasil ou em Miami.
A diferença é que cada um usa dos meios que pode, a Rússia usa armas, os EUA dinheiro promeiro e armas depois.

Ciclope
Ciclope
Reply to  Henrique
2 meses atrás

A Rússia bate na OTAN com armas nucleares e vice e versa.
E não era a OTAN e suas armas e treinamento superior que expulsaria a Rússia da Ucrânia em dias?

Nereu
Nereu
Reply to  Vinicius Momesso
2 meses atrás

detalhe que TODA a Faixa de Gaza é menor que o município de São Sebastião no litoral paulista

Ciclope
Ciclope
Reply to  Vinicius Momesso
2 meses atrás

O quê determina uma potência militar não é a quantidade e qualidade do material militar que possua. E sim a sua capacidade industrial, para repor o material militar que precisa.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Vinicius Momesso
1 mês atrás

Simplesmente porque eles são uma hyper potencia (pelo menos para a torcida deles) com armas hipersonicas putinianas (lembram disso em 2019 a 20210) e com tudo de melhor no exercito, na aviação e na marinha (sic… os Ucranianos com 5 caiaques acabaram com a frota russa). Na boa… vamos lá torcidda… pensem em tudo o que aconteceu nos ultimos dois anos… cada movimento RUSSO… cada ação RUSSA… cada combate RUSSO (não pode pensar no Grupo Wagner)… pense na aviação RUSSA… analise e pense (kkk) nas ações da Marinha RUSSA… pense nisso tudo… faça um esforço de concentração… pronto… agora substitua… Read more »

Lopes
Lopes
Reply to  RODES
2 meses atrás

Ué, os 30 países que sustentam a Ucrânia são ricos e estão perdendo pra 3 países pobres ?

MATHEUS AUGUSTO
MATHEUS AUGUSTO
Reply to  Lopes
2 meses atrás

Verdade

ODST
ODST
Reply to  Lopes
2 meses atrás

Diferença básica: A Rússia já tinha MUUUITO mais equipamento militar do que a ucrânia antes mesmo da guerra.

Felipe
Felipe
Reply to  RODES
2 meses atrás

Kkk sonha…. Russia tá dando a oportunidade do Irã testar seus mísseis contra a poderosa defesa aérea da otan

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Felipe
2 meses atrás

Falando em mísseis iranianos um deles foi interceptado hoje por um Arrow 3 israelense.

https://www.instagram.com/p/C3qI3WwO_D3/?igsh=dHJ1Y3YyODR3MGZ3

Bispo
Bispo
Reply to  RODES
2 meses atrás

Sabe nada inocente…

Na guerra do golfo soldados americanos precisavam comprar colete à prova de balas com o próprio dinheiro… muitos eram comprados pelos familiares nos EUA e enviados aos soldados….😏

Pesquise no Google …sobre…para ver até aonde vai a eficiência do pentágono 🙃

Ricardo
Ricardo
Reply to  RODES
1 mês atrás

Também acho, a torcida fica louca, mas a realidade esta para ser vista…”tomaremos Kiev em tres dias… Paris em tres semanas”… que vergonha… são patéticos esses generais russos, imbativeis em paradas militares.

Maurício.
Maurício.
2 meses atrás

De acordo com um pessoal, a Ucrânia não precisa se preocupar, afinal, os mísseis do Irã são só para propaganda, não funcionam, e quando funcionam, não acertam nada, são exatamente isso aqui:

comment image

BraZil
BraZil
2 meses atrás

Caramba. Ser sancionado virou sinônimo de se desenvolver e fazer alianças muito proveitosas. Já tem muitos por aí sonhando em ser sancionados…

Henrique
Henrique
Reply to  BraZil
2 meses atrás

ai via ver o componentes são americanos…

capacidade das sanções deu pro país sancionado foi de criar 50 camadas de empresa fantasma pra pega o item do do outro pais… desenvolver nacional que bom fico só no imagináriokkkk

Giora Epstein
Giora Epstein
2 meses atrás

É aquele caso em que o poeta costumava cantar “as suas ideias não correspondem aos fatos…”

A propaganda do Putinstão adora destilar que o país é uma superpotência militar mas a realidade é que precisar importar as cópias iranianas das cópias norte coreanas dos mísseis desenvolvidos pela URSS lá nos anos 50…..

Ou seja, resta claro que o Putinstão é, se muito, uma potência de segunda categoria perigando para não ir para a terceira…..

Alexandre
Alexandre
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

Se é uma potência de segunda categoria ela já não deveria estar derrotada ?

Akhinos
Akhinos
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

Falta análise e sobra torcida. É tudo um negócio baseado em identidades ideológicas. O que eu acho mais engraçado é que hoje em dia se convencionou chamar os tais “wokes” de únicos identitários, mas o que mais se vê no mundo de hoje são pessoas de todos os matizes ideológicos sendo identitaristas. Agora surgiu essa moda aqui de se ficar torcendo pra OTAN ou pra Rússia, e as pessoas parecem ter vestido essa carapuça com tal esmero que eu penso estar diante de uma militante do feminismo ou lgbtqi+ qdo vejo esse tipo de paixão e viés na análise. É… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Akhinos
Hcosta
Hcosta
Reply to  Akhinos
2 meses atrás

Nenhuma país da OTAN está a gastar 1/3 do orçamento em defesa…

José Luís
José Luís
Reply to  Akhinos
2 meses atrás

Perfeito; é até cansativo ler certos tipos de comentários, que distorcem a realidade para apoiar lado A ou lado B, passam por cima de fatos, para defenderem seus próprios argumentos utópicos, usando dois pesos e duas medidas para analisar a situação. Percebe-se claramente o viés direcionado, abstendo da realidade e criando situações irreais, chega a ser jocoso.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

“propaganda do Putinstão.”

Tireless, tu está com essa ladainha de Putinstão desde o começo da guerra, e de lá para cá, a única que mudou foram os seus inúmeros Nicks…

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Maurício.
2 meses atrás

Não sei quem é esse comentarista aí mas pelas vezes que já vi ser citado deve ser muito bom pois vocês não o esquecem….

Quanto ao termo “Putinstão” é citado por um monte de gente, logo não entendo seu questionamento

Felipe
Felipe
Reply to  Giora Epstein
2 meses atrás

O mesmo vale pra Israel, que precisou de ajuda imediata e de até um porta aviões americano, pra se defender da faixa de Gaza…

Giora Epstein
Giora Epstein
Reply to  Felipe
2 meses atrás

O USS Gerald Ford não tomou parte em nenhum ataque ao Hamas ou ao Hezbolah, logo sua citação é absolutamente desarrazoada……

No mais reitero: Israel nunca se pintou como “superpotência”, ao contrário do Putinstão

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
2 meses atrás

Um ótimo campo de testes.Para os dois lados.

Rodrigo G C Frizoni
Rodrigo G C Frizoni
2 meses atrás

Mas o discurso n era que a russia tava lutando sozinha e que ela n precisa de ajuda?

Hcosta
Hcosta
Reply to  Rodrigo G C Frizoni
2 meses atrás

E mais uma vez, onde estão os ataques aéreos em grande escala dos Russos? Fazem um, de 3 em 3 meses?

Só conseguem avançar num vetor e depois disso precisam de meses para recuperar, em homens e munições…

Realista
Realista
Reply to  Hcosta
2 meses atrás

E mais uma vez, onde estão os ataques aéreos em grande escala dos Russos? Fazem um, de 3 em 3 meses? ”

E oque importa ? Atualiza o front ai pra gente ?

BraZil
BraZil
Reply to  Realista
2 meses atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Hcosta
Hcosta
Reply to  Realista
2 meses atrás

Obviamente que enviar soldados em vagas é mais barato do que enviar bombas e mísseis…
Ou será um sinal de que a produção Russa não acompanha o gasto?

E qual é o objetivo da Rússia? Responda e eu digo se está mais perto ou não de o atingir…
Se for avançar km’s por ano e necessitar de ajuda de outros países para munições então não me parece que estejam a ter grande sucesso…

Carlos Campos
Carlos Campos
2 meses atrás

Eita, que os PAC3 vão ter mais alvo pra acertar, ao custo de algumas centenas de milhões de doláres.

Geraldo Magela de Souza Marques
Geraldo Magela de Souza Marques
2 meses atrás

Chega a ser patético…proibiram o Irã de ter armas nucleares….más permitiram ter usinas nucleares …Pergunte a eles o que sobra no reator após o decaimento do urânio….Plutônio irmão…Basta um kg para fazer muota Merda…Qualquer um país que tenha usina nuclear estão armados até os dentes. Simples assim.

Hamom
Hamom
Reply to  Geraldo Magela de Souza Marques
2 meses atrás

Permitiram? Tá mais pra não conseguiram impedir…

Santamariense
Santamariense
2 meses atrás

Comentários apenas de torcidas…todos falam as mesmas coisas em todos os tópicos. Que Putin é um lixo, todos com dois neurônios funcionais sabem. Então, não adianta discutir com torcida. O que deve-se fazer é deixá-los falando sozinhos.

sergio 02
sergio 02
2 meses atrás

Isso e facil de confirmar, se nos proximos dias os russos soltarem uma saraivada de misses contra os Ucranianos a noticia e verdadeira.

Matheus
Matheus
2 meses atrás

Tem que pagar pelos Su-35 né.

Maurício.
Maurício.
Reply to  Matheus
2 meses atrás

Esses Su-35 para o Irã, também é outra novela mexicana.

Arariboia
Arariboia
2 meses atrás

E essa historia outra vez?!!!! Em 2022 lá pros meados ja tinham inventado essa lorota… Agora outra vez!!! E tem gente que compra tudo que a OTAN, Ucrania e USA falam como argumento. Já falaram em milhares de sírios…. paz…. geladeiras…. fora os cola recorta

Heinz
Heinz
2 meses atrás

Parece que a Rússia ganhou um bom UP com as munições de artilharia da Coreia do Norte/China. E drones e mísseis Iranianos

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 meses atrás

Boa noite Senhores camaradas do Forte! Como é que é?! ” Irã forneceu centenas de poderosos mísseis…” É isso mesmo Reuters? Então quando é enviado para a Rússia os mísseis do Irã são poderosos, mas quando é o regime de Teerã que os apresenta em desfiles nacionais aí os mesmos mísseis poderosos são de papelão, madeira, maquetes de acrílico e outras bizarrices que a empresa marrom ocidental diz e muitos internautas aceitam como verdade absoluta!? E agora são ou não são poderosos? O que é de fato notícia verdadeira? O mesmo se aplica para o armamento norte coreano e russo…… Read more »

Ricardo
Ricardo
1 mês atrás

Mas os russos não são uma hyper potencia militar??? Esses russos são pateticos…