A junta do Níger revogou com efeito imediato um acordo militar que permite aos EUA organizar operações de contraterrorismo no Sahel a partir da sua base militar no Níger.

O anúncio seguiu-se a uma visita à capital, Niamey, da Secretária de Estado Adjunta dos EUA, Molly Phee, a principal autoridade do Departamento de Estado para assuntos africanos, e do General Michael E. Langley, que dirige as operações militares dos EUA em África.

A declaração lida na televisão “denunciou com força a atitude condescendente” do chefe da delegação dos EUA, que disse ter prejudicado a longa relação entre os dois países. O porta-voz da junta, Amadou Abdramane, disse que o Níger estava “denunciando com efeito imediato” o acordo com os militares dos EUA.

Os Estados Unidos operam uma base de drones no norte do Níger com cerca de 1.100 militares.

O Pentágono construiu a Base Aérea 201 há seis anos em Agadez por 110 milhões de dólares. Tem sido vital para monitorizar grupos extremistas ligados à Al Qaeda e ao Estado Islâmico.

O general Langley alertou no início deste ano que se os EUA fechassem a base de drones, a medida seria “impactante” no Níger e na região e para a estratégia mais ampla de contraterrorismo dos Estados Unidos.

“Se não podemos ver, não podemos sentir”, disse ele. “Se perdermos a nossa presença no Sahel, isso irá degradar a nossa capacidade de vigilância e alerta ativos, inclusive para a defesa interna.”

FONTE: AP/ Reuters

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo
Nilo
1 mês atrás

Uma posição geografia privilegiada para se ter uma base de coleta de informações, fazendo fronteira com 7 países.
A questão que fica vai sair ou não?
Todos os países do continente africano estão de olho nas ações que tomarão os EUA.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Olá Camarada Nilo,

Um questionamento válido! Se insistirem pode ser que Washington tenha mais um lugar para combater e ver os “guys” sofrendo ataques assimétricos.

Sgt Moreno

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Aquela região ali não tem conserto, ali e cada um por si, por mais que tenha boa vontade, investimentos e boas intenções não haverá governo que vá resolver os palomas dessa região durante esse século.

Digo isso baseado no simples motivo de que o povo da região prefere a violência ao trabalho e educação, eles não fazem a mínima questão é esforço pra mudar.
Pior os que imigram para a Europa e outros países querem impor seus costumes, crença e filosofias como “leis” aos que os abrigaram!

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  BLACKRIVER
1 mês atrás

E quando foi que os colonizadores europeus levaram trabalho digno e educação para eles ? Somente os roubaram.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Olha melhor sair, problema é a Al Qaeda ativa na região, sem os EUA o governo local vai sucumbir.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
1 mês atrás

Psiu! Ei…General Langley não se preocupe não! Logo o grupo Wagner inicia as operações no lugar de vocês, assim como tem feito aonde a presença francesa era sentida.

Novos tempos…

Ahhhhh isso se a China não se interessar, pois é outra nação muito interessada no TO Africano.

Sgt Moreno

Nilo
Nilo
Reply to  Claudio Moreno
1 mês atrás

Saíram o Franceses agora os americanos, a miséria e guerrilha, ainda estão lá presentes, a Rússia e China são uma opção real, dou como certo Níger seguir o caminho da B. Faso e Mali. A sinais visíveis da cansaço com o apoio americano e europeu, o bloco econômico de países ocidentais africanos deram última a junta do Níger para retorno, com data, para volta do antigo regime de governo, até agora não deram resposta e não estão preocupados em fazê-lo, certamente o envolvimento ucraniano na África acionou uma rebeldia nestes países que tanto Franceses como americanos não esperavam.

BLACKRIVER
BLACKRIVER
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Ninguém, nenhum país do mundo vai resolver os problemas dessas nações que vc citou…
Pode juntar Europa, Estados Unidos, Rússia, China, Brasil… e construir mapará eles toda a infraestrutura, escola, hospitais, estradas, ferrovias, aeroportos, híspidas para geração de eletricidade, refinarias, universidades, fazendas tanto de agricultura quanto de pecuária…. Prover todo o treinamento e a formação necessária… em vinte anos estaria tudo igual está hoje ou pior…

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
Reply to  Claudio Moreno
1 mês atrás

E já está n a hora da China mostrar trabalho… até agora é só vídeo de internet…

Joanderson
Joanderson
1 mês atrás

Ninguém vai falar sobre a reeleição de Putin ?

Alexandre Galante
Reply to  Joanderson
1 mês atrás
Carlos
Carlos
Reply to  Joanderson
1 mês atrás

Mas quilo era uma reeleição? Mais parecia uma farsa

Paulo Sollo
Paulo Sollo
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Porque?
Pesquisas independentes de outros países apontaram o favoritismo absoluto dele.
Porque é tão difícil para alguns entenderem que o povo da, Rússia em sua maioria gosta do Putin?

A farsa está justamente no que a mídia ocidental na qual você acredita divulga sobre a Rússia.

Carlos
Carlos
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Deves estar a brincar. Porque será que todos aqueles que poderiam fazer frente foram impedidos de ser candidatos e um deles foi morto quando já tinha sido negociada a sua troca por prisioneiros russos fora da Rússia? Porque será que Putin sendo “popular” entre os russos teve que impedir oponentes de participar nas eleições, ainda para mais ganhando por 88%? Porque será? Gostava de ter uma resposta sabendo que vencendo com 88% dos votos o porquê de impedir os opositores? Vi imagens de soldados armados a guardarem funcionários russos que levam as urnas para que os que estão em casa… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Carlos
Adriano madureira
Adriano madureira
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Eles não entendem o seu povo e tentam entender os russos😆😆‼️

Boa parte dos russos, gostam de líderes fortes,muitos preferem ele no poder do que o vácuo deixado com sua saída e a entrada de um desconhecido ou de alguém que eles julgam fraco…

Exemplo de democracia é a maioria de um povo votar em seu candidato preferido e tudo ser decidido pelo voto dos delegados, acho que isso se chama eleição indireta ou farsa mesmo.

BraZil
BraZil
Reply to  Adriano madureira
1 mês atrás

Oi Adriano, me permita entrar em seu comentário. Os adoradores dos EEUU não entendem algo muito simples de se entender: Os Russos lutam tanto contra a dominação ocidental de seu país, por várias razões muito fortes. Sem um líder como Putim, a Rússia viraria uma sucursal dos EEUU, o que várias ex potências são hoje e se encontram em situação lastimável. Pq a Rússia consegue manter essa guerra por exemplo?, mostrando impressionantes níveis de independência tecnológica e auto suficiência bélica? pq se recusa a se dobrar ao jugo da casa branca. É por isso que a Guerra é vista como… Read more »

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Adriano madureira
1 mês atrás

Os delegados votam em quem venceu no seu estado (nunca, nos mais de 200 anos de história dos EUA, o resultado de uma eleição foi alterado por infidelidade dos delegados). Concordo que o colégio eleitoral é um conceito antiquado, mas daí para insinuar que ele desrespeita o desejo dos eleitores é desonesto.

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
Bernardo
Bernardo
Reply to  Adriano madureira
1 mês atrás

Se ele é forte msm, era só deixar os opositores concorrerem e não sair matando, prendendo etc. Isso é medo, não força. Mesma coisa de ameaça nuclear pra qualquer bobagem. Medo. Comportamento de animal encurralado.

Você que não conhece a história da Rússia. Se força por força fosse o que os russos valorizassem, os Romanov não teriam morrido com golpe de baioneta (inclusive as crianças).

E os EUA não são o único exemplo de eleições livres no mundo, isso é “whataboutism”.

Makarov
Makarov
1 mês atrás

O ocidente sendo expulso da África… O mundo desperta.

A Rússia fez um excelente trabalho combatendo o ISIS na Síria, o exército de Hollywood não fará falta.

A Rússia trata os povos Africanos como iguais, o ocidente trata como sub-humanos, assim como trata a América Latina.

Joao
Joao
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Hahahahahahahahah
Iguais kkkkkkkkk

Jagder
Jagder
Reply to  Makarov
1 mês atrás

heheheh
alguém conta pra ele…

Dagor Dagorath
Dagor Dagorath
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Nem você acredita no que escreveu. A Rússia é um dos países mais racistas do mundo. Teve gente graúda do Governo Russo, em por ocasião da Copa de 2018, “aconselhando” mulheres russas a não se envolverem com estrangeiros de pele escura para não darem a luz a elementos estranhos a raiz étnica russa.

bruto
bruto
Reply to  Makarov
1 mês atrás

russos? iguais? kkkkkk

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Cara, tem cada coisa que a gente lê por aqui

Carlos
Carlos
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Alepo que diga como é esse combate ao ISIS aliás nunca a Rússia combateu o ISIS, só combateu os opositores ao regime de Assad, usando os métodos que habitualmente vemos na Ucrânia ou seja bombardear as zonas residenciais como se isso fosse combates e não massacres.
Achei mesmo uma piada essa de a Rússia tratar os povos Africanos como iguais, mas não se vê imigrantes ilegais africanos a rumarem para a Rússia, ainda para mais quando o líder russo quer ser o deus na terra russa, logo estaria numa posição muito superior aos mortais africanos

soldado imperial
soldado imperial
Reply to  Makarov
1 mês atrás

O que vc andou fumando?? kkkk

Manus Ferrum
Manus Ferrum
1 mês atrás

Sem o urânio do Níger, a França fica às escuras.

Carlos
Carlos
Reply to  Manus Ferrum
1 mês atrás

A sério? E porque será que o Cazaquistão, o Canadá e a Austrália produzem mais urânio do que o Níger? E quem irá construir as estradas que a França construía, muito por interesse próprio, e para quem o Níger irá vender o urânio?
Desculpa-me mas fazer piada com ignorância não resulta.

Last edited 1 mês atrás by Carlos
Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Manus Ferrum
1 mês atrás

Não, porque já morreu de frio no inverno de 2022.
É só comédias, contam cada anedota.

Makarov
Makarov
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

E a Rússia já quebrou…ops, na verdade, está crescendo mais que o Ģ7 e superou a Alemanha em PIB PPC…. Sanções fracas essas….

Carlos
Carlos
Reply to  Makarov
1 mês atrás

Quem é que dá a informação dos dados económicos na Rússia? Ou seja são só mentiras. Existem gasodutos para a Índia e China? Não existem como tal não podem exportar o que exportavam para a UE. A China, a Índia e o Brasil pagam o combustível a preço de mercado? Não. Só com estas duas questões se conclui que a Rússia não recebe 900milhões de euros diários que recebia da UE, como tal só acredita nessa tua afirmação quem não tem neurónios para pensar.
Sanções fracas? Então porque falam sempre nas sanções fazendo querer que são fracas

Pedro Mariano
Pedro Mariano
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Sim existe, Power of Sibéria 1.

Last edited 1 mês atrás by Pedro Mariano
Carlos
Carlos
Reply to  Pedro Mariano
1 mês atrás

Muito recente e sabes quantos gasodutos existiam em direção á UE? “16/09/2022 — Na Europa, as exportações de gás russo em direção à UE “vão ser reduzidos em cerca de 50 bilhões de metros cúbicos” O Power of Sibéria 1 transporta 30 bilhões de metros cubicos ano. O Power os Sibéria foi inaugurado em 2019 e não transporta aquilo que foi reduzido no comércio com a UE, além disso a China não compra a preço de mercado, compra com descontos. Só por estes dado se vê que a Rússia está a perder dinheiro e muito dinheiro porque a UE comprava 900 milhões de euro… Read more »

Makarov
Makarov
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Não adianta negar a realidade, Carlos.

Carlos
Carlos
Reply to  Makarov
1 mês atrás

A realidade doí em Setembro de 2022 a redução foi de 50 bilhões de metros cúbicos agora.
A UE pagava 900 milhões de euros diários à Rússia e como ainda existem alguns membros da UE que importam gás da Rússia, o pagamento baixou para 135 milhões de euros ou seja uma queda de 85% e nem os BRICS todos juntos importam 765 milhões de euros diários da Rússia, são 279225 bilhões de euros que anualmente a Rússia não recebe da UE esse é que é a verdadeira e dura realidade e sem dinheiro…

Bernardo
Bernardo
Reply to  Makarov
1 mês atrás

poder paritário no caso da rússia quer dizer que…. a moeda perdeu força. mas apesar dos dados que vc lê no telegram, ainda não foi o caso. mesmo assim isso é um pouco de “cherry picking” como se diz em estatistica (se pega só um recorte de dado específico que beneficie o que vc quer dizer, muito embora o conjunto de dados diga o contrário). PIB PPC tb da a entender que a economia da índia é melhor que a do japao por ex. ou argentina melhor que a suiça. tem que estudar muito pra entender o que esses indicativos… Read more »

Carlos
Carlos
Reply to  Manus Ferrum
1 mês atrás

Como é que isso será possível, sabendo que os maiores produtores de Urânio são o Cazaquistão, o Canadá e a Austrália e só depois surgia o Níger? E claro que alguém se lembrou que a França já morreu de frio, mas ainda existem quem se preocupe

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
1 mês atrás

Os Africanos sendo africanos. Só peço um favor, os nigerianos que fiquem na Nigéria. Nada de vir para o covil que é a Europa colonizadora.

Pereira pereira
Pereira pereira
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Meus amigos, quando os europeus e americanos. Quando chegam nesta fase passam a aterrorizar, destruir, aplicar agitação, mudar o governo a força colocando um fantoche para continuar na submissão. Os sete com a barriga cheia, os demais

passam fome

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Então… Eles não querem presença europeia/americana, mas reclamam qdo os países desenvolvidos não aceitam a escória deles (sem educação, marginais, parasitas).

Nativo
Nativo
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Porque não?? A Europa só pode ficar com o bônus da exploração, do passado e de hoje em conjunto com os ditadores que apóiam.

Carlos
Carlos
Reply to  Nativo
1 mês atrás

Realmente surgiu-me uma questão? Quais são os países do BRICS que elegem democraticamente os seus dirigentes? Há quem fale que a Índia é a maior democracia do mundo e que para os dirigentes 250milhões de cidadãos, não são indianos porque são muçulmanos, ou será porque ao fazer alterações nas leis para se perpetuarem no poder são líderes muito democratas tais como o líder chinês, russo e Maduro, mas este ainda não faz parte do BRICS mas não deve faltar muito, mas continuando com o tema, será que a europa apoia o BRICS? Claro que sim são todos democratas e quanto… Read more »

Mig25
Mig25
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Brasil, Índia e Etiópia são democracias entre os Brics.

Carlos
Carlos
Reply to  Mig25
1 mês atrás

A sério e porque será que recentemente houve uma guerra civil na Etiópia? Porque será que para os dirigentes indianos os 250 milhões de indianos muçulmanos, não são indianos? O único país dos BRICS que é uma democracia plena é o Brasil, mas não se livrou de um susto que fez um ano em Janeiro passado

Jose
Jose
Reply to  Carlos
1 mês atrás

kkkkkkk muito boa essa, se não fosse bullying ia pedir para contar aquela do papagaio agora.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Nativo
1 mês atrás

Ditadores apoiam os Russos e Chineses. A Europa é também a casa dos Africanos, pela grande ligação do passado, das línguas oficiais, de gerações e gerações de Africanos, nascidos na Europa e vice-Versa. Quando as ditaduras em África derem lugar a democracias, como já as há em muitos lugares de África, como Moçambique, Angola, Cabo-Verde, Costa do Marfim, África do Sul, Namíbia e muitos outros, tudo voltará ao seu lugar, pois os Europeus e os Africanos tem uma ligação muito forte, nada a ver com Russos e Chineses, nem a gigante tentativa, que alguns tentam envenenar, todos os povos contra… Read more »

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

Não foram os russos que ajudaram Angola na luta de libertação contra os Portugueses ?

Carlos
Carlos
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Só nigerianos? E os outros povos africanos estarão proibidos de imigrar ilegalmente para a Europa? E logo para uma Europa colonizadora? Meu Deus, que mau gosto e só do Brasil são pelo menos 4mil por mês.

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Para mim é tudo igual.

Carlos
Carlos
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Por serem negros podem ser todos explorados? Tem dó e vergonha com esse teu pensamento

Jose
Jose
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Quando falta argumento logo se usa a carta do racismo.

Nemo
Nemo
Reply to  Miguel Carvalho
1 mês atrás

Acredito que você queria sugerir que os nigerenses ou nigerinos fiquem no Níger, não?

Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Reply to  Nemo
1 mês atrás

Os africanos todos podem ficar na sua terra, já que lutaram por ela e a entregaram ao comunismo e a outros ” libertadores “.

Carlos
Carlos
Reply to  Nemo
1 mês atrás

O conhecimento dele é muito pequeno e como tal não sabe que existem dois países, o Níger e a Nigéria (que é o país mais populoso de África)

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

O interesse dos eua no Níger e em outros países africanos é exclusivamente em relação a posicionamento estratégico para manter vigilância e lançar ataques com drones, não especificamente contra a Al Qaeda, isto é papo furado, mas principalmente no O. Médio. Eu vou postar novamente o link do vídeo sobre a escravidão econômica que a França impõe sobre 14 países da África porque isto indica claramente qual é o tipo de consideração e relação que os eua e união europeia mantém com a África. A África continua sendo para eles um zoológico onde podem pilhar tudo o que quiserem enquanto… Read more »

Nilo
Nilo
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

👍

Carlos
Carlos
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

O teu conhecimento e saber é tal que nem sabes que no vídeo aparece a Guiné-Bissau como sendo uma ex-colónia francesa e nem te preocupaste com tal descuido mas quando vi tal descuido a minha crença no vídeo foi pelo ralo, mas lembrei-me de outro vídeo e questiono-te se serão os chineses melhores do que os europeus? https://www.youtube.com/watch?v=69VGSwsEvDM&ab_channel=CPCFILMES

Carlos
Carlos
Reply to  Carlos
1 mês atrás

Esse teu conhecimento é de fato espantoso e digno de ser falado. Com que então o Sahel virou Oriente Médio? Essa para mim virou o descobrimento do século.

Bruno Vinícius
Bruno Vinícius
Reply to  Paulo Sollo
1 mês atrás

Conduzir ataques de drone no Oriente Médio à partir do Níger?????? Os americanos tem pelo menos meia dúzia de bases mais próximas do OM para isso.

Gustavo
Gustavo
1 mês atrás

Ta certo, base não favorece o Níger em nada, pelo contrário e uma soberania é integridade territorial.

Gui
Gui
1 mês atrás

Destruam a base na saída, senão vai ficar de brinde pro time vermelho… hehehehe

fewoz
fewoz
1 mês atrás

Parabéns ao Níger. É assim que um país se torna soberano.

O Ocidente vê sua influência nos países daquela região (especialmente Mali e Burkina Faso) diminuindo a cada dia.

Adriano
Adriano
1 mês atrás

Entrei tarde na conversa….rs
O que sera que os Americanos falaram, que deixaram os Nigerenses tão fulos para logo após uma reunião denunciarem o acordo?