Foto divulgada pelo governo russo mostrando a explosão da chamada bomba de vácuo

A Rússia diz ter matado um grande número de soldados ucranianos com uma destrutiva chamada “bomba de vácuo”, uma afirmação que a Ucrânia rapidamente chamou de absurdo.

O vice-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Russas disse ao Ministro da Defesa Russo, Sergei Shoigu, durante uma reunião que até 300 soldados foram mortos “como resultado de um ataque preciso por uma munição aérea”, disse o Ministério da Defesa da Rússia no sábado.

O porta-voz da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Andriy Yusov, disse à CNN que as afirmações eram “absolutamente absurdas e propaganda, bem como a informação russa sobre a morte de 1.500 soldados ucranianos nas regiões de Kursk e Belgorod ontem”.

O porta-voz da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Andriy Yusov, disse à CNN que as afirmações eram “absolutamente absurdas e propaganda.”

A CNN não pode verificar independentemente o incidente.

O Coronel-General Alexei Kim não indicou onde o ataque ocorreu, mas descreveu o local do ataque como o “ponto de implantação da formação nacionalista ‘Kraken'”, de acordo com o ministério, referindo-se a uma unidade especial da Inteligência de Defesa Ucraniana.

Kim disse que uma “bomba de detonação volumétrica” foi usada no ataque aéreo, relatou a RIA Novosti no sábado.

As armas volumétricas também são conhecidas como bombas de vácuo, armas termobáricas ou explosivos de ar-combustível.

A destruição causada por uma arma termobárica é causada pela onda de choque que ela cria e também pelo vácuo resultante da mistura de ar-combustível sugando oxigênio para sustentar a detonação, de acordo com o Lieber Institute for Law & Warfare na Academia Militar dos EUA em West Point, Nova York.

A força de tal explosão é suficiente para derrubar prédios e romper órgãos. Paredes ou até mesmo cavernas não oferecem proteção, de acordo com o Centro para Controle de Armas e Não Proliferação.

Detalhes do ataque aéreo russo surgiram durante uma reunião na sede do Grupo Conjunto de Forças, onde Shoigu ouviu relatórios dos comandantes sobre a situação atual na “zona da operação militar especial”, disse o ministério, frase da Rússia para sua guerra na Ucrânia.

Kim também não mencionou quando o ataque foi realizado, mas observou que “apenas na última semana, como resultado do trabalho eficaz dos sistemas de reconhecimento e ataque, três complexos American Patriot, um lançador múltiplo de foguetes Vampire, mais de 10 sistemas de artilharia de fabricação estrangeira e depósitos de combustível e munição foram destruídos”, de acordo com o ministério.

Kim também disse a Shoigu durante a reunião que a Ucrânia está “sofrendo perdas significativas tanto em equipamentos quanto em pessoal como resultado do uso de armas de alta precisão e drones de ataque”, disse o ministério.

FONTE: CNN, via Yahoo

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DanielJr
DanielJr
1 mês atrás

Vamos esperar as discussões infinitas sobre bomba termobárica, bomba trocano e afins.

Vai ser mais ou menos quando alguma marinha aposenta algum navio com meia vida ou algum lote de MBT usado fica disponível por aí.

Guacamole
Guacamole
Reply to  DanielJr
1 mês atrás

Pra ser sincero não sei se a Trocano é mesmo uma bomba de vácuo.
Até onde sei, para ser uma bomba dessas, precisa usar material liquido/gelatinoso para que se espalhe pela área um segundo antes de da ignição.

Acho que a Trocano foi utilizado material sólido (RDX e afins) e nesse caso, assim como o MOAB, era apenas uma bomba grande, mas sem o efeito de dispersão.

Até porque o piloto do avião tem que ser corajoso de levar uma bomba com filamento liquido dentro do cargueiro.

Henrique
Henrique
Reply to  DanielJr
1 mês atrás

bomba trocano da corveta vuadora osorio kkkkk

Charle
1 mês atrás

Verdade ou mentira. Fato ou fantasia. Mas parece que as armas utilizadas nesse conflito estão cada vez mais destrutivas. Mas… quem estaria a falar (nesse caso desmentir a utilização da tal arma pelos russos) em nome da Ucrânia? Só pode ser os governos estrangeiros que a sustentam de forma que o conflito se prolongue indefinidamente. Ocorre que como a situação não dá sinais de término e o Ocidente, em vez de fazer algo para extinguir o incêndio, despeja mais e mais “gasolina na fogueira”, a situação pode se tornar insustentável. Ainda mais agora com essas declarações recentes de envio de… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Charle
Vitor
Vitor
Reply to  Charle
1 mês atrás

Ditado popular uma hora a corda estoura para o lado mais fraco e o resultado é imprevisível.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Reply to  Charle
1 mês atrás

Eles já estão usando esse tipo de bomba desde o começo da invasão… tem vários vídeos delas, inclusive no youtube…

Nilo
Nilo
1 mês atrás

Certamente que as bombas voadoras 1500 estão fazendo estrago nas linhas profundas da retaguarda ucraniana, nos sistemas de logísticas e fábricas, dado reconhecido pela Inteligência americana. A Forças Armadas Ucraniana estão em um processo de colapso, já é fato que nenhuma ajuda em termos de material é capaz de salva o desastre provocado por Zelensky ao seu povo. Material em o que não falta, por sinal, o que existe é uma narrativa de falta de recursos para encobrir a incompetente ação desastrosa para o povo ucraniano. Aos olhos americanos um sucesso total, agora incluindo recrutamento de mulheres, homens acima de… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Marcos
Marcos
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Pode ser que aos olhos americanos o sucesso seja visto por outro ângulo. Conseguiram despertar a Europa para o perigo russo. Conseguiram criar uma inimizade entre aqueles que antes conviviam em relativa paz. Conseguiram que uma Europa amedrontada se animasse a passar gastar mais em defesa e talvez se organize para defender o eixo euro Atlântico sozinha. Caso a Europa se mostre capaz de enfrentar ou se opor de forma eficaz aos russos os americanos ficam livres para se preocuparem com a China. Do ponto de vista americano uma Europa forte é a vitória nessa guerra. Perder a Ucrânia pros… Read more »

Jefferson B
Jefferson B
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Desastre provocado pleo zelensky? Tomou remédio?
O país do cara foi invadido sem sequer ter dado 1 tiro em direção a Rússia.
Logo vai ter gente culpando os judeus pelo holocausto kkkkk

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Jefferson B
1 mês atrás

Só dava tiros de artilharia nos russos do Dombas..

Bosco
Reply to  Antonio Palhares
1 mês atrás

Ainda bem que você foi sincero e disse “russos”. Sem dúvida eram russos ilegais e armados cujas intenções ficaram claras após 23 de fevereiro de 2022.
Claro, os ucranianos deviam ter mandado flores e cantado “Imagine” em vez de obuses mas eles são uns brutos .

LUIZ
LUIZ
Reply to  Jefferson B
1 mês atrás

E os constantes bombardeios em Donestk e Lugansk veio de Júpiter??

Vinicius Soares
Vinicius Soares
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Acima de 40 é totalmente normal. Eu até entenderia se vc falasse de pessoas com mais de 50, porém 40?? Zelensky teve a oportunidade de negociar um cessar fogo vantajoso na primeira ofensiva ucraniana, mas agora é bem tarde. Os russos estão avançando e só aceitariam o fim das hostilidades com termos bem vantajosos.

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Colapso!!!??
Esses Russos não prestam mesmo, então os Ucranianos em colapso e os Russos nem o Dombass todo conseguem ter??
Esquece propaganda, os Russos estão na ofensiva, estão por cima, certo, mas colapso???
Teriam, se não estivessem a ser ajudados, como os Russos quando tiveram na defesa e conseguiram se defender bem e ainda o acordo com a Coreia do Norte e já tinham com o Irão.

Last edited 1 mês atrás by Rui Mendes
Nilo
Nilo
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

Caro Rui não entre em colapso rsrsr
A intenção é desgastar, a intenção é eliminar o máximo, a intenção é desmoralizar, essa é a intenção, como disse, os russos a muito mudaram de tática, a intenção deles está dando resultados, sabe como se recruta um soldado na Ucrânia hoje, nas escolas secundaristas, nos salões de cabeleireiros e em asilos para velhinhos.
A Ucrânia já entrou em processo de colapso, neste caso o processo é lento, é o que os russos querem, preciso desenhar mais.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
MMerlin
MMerlin
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

Rui. Sinto lhe informar mas você está bastante desatualizado.
Fontes seguras que não podem ser aqui postadas informam que as forças terrestres da Rússia chegam em Kiev em três dias.
Agora vai!

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Uma visão deturpada, onde coloca o que foi agredido como causador do problema.
Batia muito nos amiguinhos na escola amigo?

Felipe M.
Felipe M.
Reply to  Leonardo Cardeal
1 mês atrás

Não, ele apanhava muito. E se culpava por isso. Por isso os efeitos tão graves no discernimento do garoto.

Nilo
Nilo
Reply to  Leonardo Cardeal
1 mês atrás

Bullying, hoje este termo foi aportuguesado, quando criança isso era motivo de piada. Foi aqui quando algumas comentaristas resolveram sair do PT e ir pra PN ou PA, tamanho o nível de agressividade, bateram até cansar, alguém até citou o fato da minha resiliência. Está errado meu caro quando criança apanhava por ser magricelo, em um tempo que ser gordo era sinônimo de saúde e magreza de fome, por usar roupas desgastadas, adivinha quem levava suspensão e advertência e ainda apanhava em casa rsrsrsrsrsr. Uma cordial saudação. Atente, somos um país que ama a cultura francesa e acha acha normal… Read more »

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Nilo, boa tarde, você não apanhava porque era magrelo, apanhava pois quem lhe batia era imbecil rs. abs

Nilo
Nilo
Reply to  Leonardo Cardeal
1 mês atrás

Uma criança qualquer que seja apanha por ser “imbecil”? Está é uma razão da sua natureza?
Vou citar um ser Benígno “Deixai vir os [pequeninos] a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus”.
Não se direcione mais a mim é perda de seu tempo.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Amigo, disse que quem te bateu era imbecil.
Vamos agora ao Aurélio. Imbecíl = pouco juízo.

Não me coloque como o demônio que é fascista e matador de crianças.. sem exageros ok?!

Nilo
Nilo
Reply to  Leonardo Cardeal
1 mês atrás

Nilo
Reply to
Bosco
18 horas atrás
Meu caro preciso ser mais paciente e menos ácidos neste momento com os comentários (devo desculpas ao Sr. Leonardo Cardeal), …

Nilo
Nilo
Reply to  Leonardo Cardeal
1 mês atrás

E acrescento…digo, crianças julgadas como “imbecis” por adultos se círculos próximo ou distantes, estão aí a lista das consequências a elas infligidas no autos da Polícia de todo o país. Preciso dar exemplos, não, chocante demais para descrever.

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Amigo, que tom exagerado, parece o Cid Moreira lendo a bíblia….

Primeiramente se informe acerca do significado de Imbecil. (no dicionário, que representa o que a palavra significa HOJE em nossa língua).

Miguel
Miguel
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Vivo na Europa e tenho a espada russa no pescoço. O russos precisão de ser travados já.

Nilo
Nilo
Reply to  Miguel
1 mês atrás

Boa tarde, vivo no Brasil, faço parte de um continente que sabe de fato o que é viver e ter vivido sob espada dos Europeus. Mesma que controverso, a questão das Malvinas. Podemos citar a presença europeia histórica da Ásia e na África, ainda.
Mas como disse “de fato”.

Bosco
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Você é de qual grupo étnico dos povos originários da América?

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Boa, eu ia perguntar o sobrenome dele….kkk

Nilo
Nilo
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Eu sou branco sou preto sou índio sou asiatico eu sou judeu sou católico eu sou protestante espírita umbandista sou mulçumano.
Eu Sou Brasil.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Bosco
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Passou no teste!
Você é um monte de coisas mas como não é europeu não ajuda a segurar a espada europeia na garganta dos indígenas.

Nilo
Nilo
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Meu caro preciso ser mais paciente e menos ácidos neste momento com os comentários (devo desculpas ao Sr. Leonardo Cardeal), então lembrando a querida Nuland a digníssima Secretaria do governo americano que disse: “quero que a Europa se F#*@&a”.
Vc é inteligente demais não preciso desenhar o que disse antes e agora.
Não mais Secretária rsrsr

Last edited 1 mês atrás by Nilo
Henrique
Henrique
Reply to  Nilo
1 mês atrás

vai pedir voto? eleição é só no meio do ano pra frente

BraZil
BraZil
Reply to  Miguel
1 mês atrás

Vive na Europa? então não virou picolé graças ao Gás Russo e não ficou a pé graças ao petróleo Russo, que aliás eram baratos e abundantes e deve ter bebido uma boa vodca também. Inocente, quem vive colocando a espada no pescoço dos Europeus é a potência estrangeira que há 70 anos ocupa a Europa, graças a muito suborno e à mediocridade dos líderes Europeus. A Rússia jamais foi ameaça para a Europa Ocidental. Isso é um factoide. E Churchill e De Gaulle sabiam disso. Foram os dois últimos líderes Europeus a tentar minar a interferência dos EEUU, nos assuntos… Read more »

SG Rodrigo Ramos
SG Rodrigo Ramos
Reply to  Nilo
1 mês atrás

Nesse caso, desde os sinais russos de uma possivel invasão, ou até msm depois da invasão, mas ainda no seu início o Zelensky deveria ter feito o que ?? Cedido às demandas de Putin ?

Nilo
Nilo
Reply to  SG Rodrigo Ramos
1 mês atrás

Boa tarde Sargento, “sinais no início ou sinais depois…”, considere, se possível os sinais bem anteriores ao início.
O sal é a gosto do cozinheiro, antes das eleições o Chefe Master apresentou um cardápio, após as eleições com a visita de um determinado cliente o cardápio mudou. Agradou o cliente.
A questão é quem está pagando a conta e quem leva a sobremesa de graça.

Last edited 1 mês atrás by Nilo
BraZil
BraZil
Reply to  SG Rodrigo Ramos
1 mês atrás

Bom dia. Rodrigo, vamos fazer um breve resumo, para todos entendermos os fatos. Desde o golpe na Ucrânia, que colocou o Presidente favorável ao Ocidente, a OTAN sabia que a Rússia “poderia” invadir. A concentração de tropas Russas na fronteira da Ucrânia era um ultimato, um recado, A OTAN sabia que o Putim estava dando um prazo, para que O Ocidente lhe desse as garantias que ele queria, de que a Ucrânia, continua como “zona tampão”. A mídia toda é que tinha que passar para o público que era um “treinamento”, mas os bispos, reis e rainhas já sabiam do… Read more »

C G
C G
1 mês atrás

Propaganda de dois desesperados, um que não quer ter seu país tomado por um vizinho bem maior e outro que achou que iria passear e está tomando um verdadeiro sufoco!

Neural
Neural
Reply to  C G
1 mês atrás

Armas térmobaricas estão sendo usadas desde o começo da guerra , qual a novidade? Lançador Tos-1a pelos Russos e do lado Ucrâniano lançadores MLRS com esse tipo de munição

Last edited 1 mês atrás by Neural
Bosco
Reply to  Neural
1 mês atrás

MLRS/HIMARS não tem foguetes com esse tipo de carga não.
Mas não vejo problema em ser utilizada contra alvos militares.
Os americanos não adotam mais esse tipo de bomba. Só de emprego geral e penetrante.
*A MOAB é de explosão massiva e não do tipo termobárica (FAE).
O mais perto que os americanos têm disso é uma versão do Hellfire (N) com carga de “pó de metal” explosivo

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Emmanuel
Emmanuel
1 mês atrás

Se tá no jogo, pode usar.

Bispo
Bispo
1 mês atrás

Pelo que falam na gringa, esse ataque foi em Odessa em 03 lugares distintos.

Last edited 1 mês atrás by Bispo
LUIZ
LUIZ
Reply to  Bispo
1 mês atrás

Em Odessa o estrago foi grande. Agora não se tem certeza de quantos morreram nesse ataque russo.

Natan
Natan
1 mês atrás

Bem, imagino que um ataque dessa magnitude teria alguma filmagem captada por drone, até para fins de propaganda.

De qualquer forma se confirmado é um escalonamento no uso de artefatos explosivos.

Bosco
Reply to  Natan
1 mês atrás

Pelo visto ainda veremos o ressurgimento dos agentes químicos letais, do Napalm e do lança chama.
Todos esses são muito bons para a guerra de trincheiras que ora acompanhamos.

Bosco
Reply to  Bosco
1 mês atrás

Claro, sem menosprezar o impressionante e imparável avanço russo.

Orivaldo
Orivaldo
1 mês atrás

Não indicou onde o ataque ocorreu, mas soube o número de baixas

Rui Mendes
Rui Mendes
Reply to  Orivaldo
1 mês atrás

Nem gravaram, como fazem sempre.
Escapou…

Vitor
Vitor
Reply to  Rui Mendes
1 mês atrás

Pois é…a destruição dos Patriot…foi um abafa abafa chega uma hora que não tem como esconder.

Bosco
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Mas só de S300 os ucranianos têm uns 300 lançadores .
Que diferença faz um patriotinha indo pro vinagre?

Paulo Sollo
Paulo Sollo
1 mês atrás

No inicio da guerra a Ucrânia acusava a Rússia de usar justamente este tipo de arma. E agora que negam que a Rússia use isto para esconder o masacre que estão sofrendo. Eu mesmo compartilhei alguns vídeos de explosões termobáricas no início da guerra disponibilizados não só por canais russos mas principalmente por canais ucranianos que os divulgaram com o objetivo de incriminar os russos pelo uso de arma tão devastadora. Inclusive a mídia ocidental também divulgou matérias com fotos de explosões termobáricas. Os russos vão jogar muito mais pesado a partir de agora com armamentos devastadores como termobáricas e… Read more »

Coringa Makalaba
Coringa Makalaba
1 mês atrás

Desde quando arma e potência, vence guerra?
A guerra é ganha pela infantaria, após inspiração militar.
Os EUA, no Afeganistão, até lançaram a Mãe de Todas as Bombas.
Um ano depois, e vimos a operação fuga sem querer saber.
A Rússia soma e segue, recuperando a Crimeia e as regiões do Donbass.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

FAB1500, bomba de vácuo, TOS com foguetes termobáricos, mas não conseguem expulsar uma companhia de fuzileiros navais de krynky em Kherson.

Vitor
Vitor
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Último levantamento 3 mil ucras é simpatizantes tombaram em Krynky essa
é a tática enquanto vemos o reflexos do esgotamento do recrutamento exemplo de homens pego a laços nas ruas das cidades Ucrânianas é uma sombra que está minando o seu exército.

Orivaldo
Orivaldo
Reply to  Vitor
1 mês atrás

O levantamento foi feito por você quando estava escrevendo seu comentário?

Heinz
Heinz
Reply to  Vitor
1 mês atrás

Cara, não sei de onde tu tirou esses números, mas os ucranianos nunca conseguiram despejar essa força de 3 mil homens lá, até porque o perímetro que eles sustentam não é grande. Outra coisa, acompanho canais no telegram dos dois lados, e claramente nesse setor os russos perderam muito mais homens e material do que os ucranianos, posso falar pelo que vejo, não porque alguém fez um levantamento e me contou.

Bosco
Reply to  Heinz
1 mês atrás

Heinz,
Os apoiadores do “Barão Harkonem” são muito virtuosos por se sentirem parte ativa de uma cruzada a favor de um mundo multipolar mais justo e igualitário sem a opressão imperialista ocidental mas tanto virtuosismo não vem sem sequelas mentais severas e uma delas é criarem um desprezo pela verdade.
A verdade é só um fator incômodo absolutamente dispensável na imensa maioria das vezes já o que conta é a nobre causa.

Bosco
Reply to  Vitor
1 mês atrás

E há informações que dão conta que o Mike Baguncinha estava do lado russo e só ele matou 1000 só com uma machadinha Sioux

Bosco
Reply to  Bosco
1 mês atrás
Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
1 mês atrás

Os EUA com todo apoio tecnológico em questão de tamanho orçamento e total superioridade tecnológica e apoio por que os EUA nunca nunca vão numa guerra sozinhos sempre vão com seus vassalos ficaram 20 anos atolados no Afeganistão e saíram de lá tomando tiro e correndo no desespero por um bando de aldeões com fuzis e sandálias daí este conflito que tem cerca de 2 anos e ridicularizado pelos EUA e pessoas pro OTAN eu não compreendo isso e óbvio que era esperado que a Rússia dominasse facilmente a Ucrânia mas não foi o caso assim como não foi o… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Senhor Maskarado
Fagundes
Fagundes
1 mês atrás

É por isso que parei de puxar assunto nos storys das moças…

BraZil
BraZil
1 mês atrás

Boa tarde. É interessante observar como as narrativas dos defensores do “virtuoso” império ocidental vão se adaptando à realidade de cada mês, semana e dia. A Rússia de derrotada, desmanchando geladeiras para montar mísseis e sem munição, deserções em massa, passou a ser incompetente. faz, mas é lenta e agora é o império do mal (já virou império? nem uniformes tinha). basicamente alguns acham que sabem duas coisas impossíveis: o que se passa por debaixo do véu de segredos estatais de uma superpotência e como pensa e sente um cidadão dessa Superpotência…Tentar entender algo com um viés preconcebido já é… Read more »

Bosco
Reply to  BraZil
1 mês atrás

Haja virtudes.

Last edited 1 mês atrás by Bosco Jr
Henrique
Henrique
Reply to  BraZil
1 mês atrás

se não concorda com a Russia invadindo a troco de nada o vizinho é arrogância, preconceito, ignorância do “Ocidente”,  xenofobia e ódio kkkkkk

Neural
Neural
Reply to  Henrique
1 mês atrás

Não foi a troco de nada, já foi falado aqui mil vezes

LUIZ
LUIZ
1 mês atrás

“Shoigu, na região de Nizhny Novgorod, verificou a implementação da ordem de defesa em empresas produtoras de armas e projéteis de aviação, onde começou a produção em massa de bombas aéreas FAB-3000 de três toneladas”