COPENHAGUE, Dinamarca e FALLS CHURCH, Virgínia – 22 de março de 2024 – A BAE Systems firmou contrato com o Ministério da Defesa da Dinamarca para a modernização da frota dinamarquesa de CV90, assegurando o alto desempenho dos veículos pelos próximos anos. Esse contrato de upgrade é consequência de um acordo comercial anterior relacionado a serviços de reparo e manutenção.

De acordo com o contrato, os veículos de combate de infantaria CV90 dinamarqueses serão integrados com a nova torre da série D, apresentando avanços no design e funcionalidade que proporcionam melhorias significativas no equilíbrio do veículo e novas possibilidades para a integração de diversos armamentos, aumentando assim o seu poder de fogo. Além disso, o novo veículo proporciona melhorias ergonômicas substanciais para a tripulação, baseadas em anos de experiência em combate, aprimoramentos contínuos no veículo e análises de dados do Clube de Usuários do CV90, composto por todas as nações usuárias do veículo.

“É com grande satisfação que assino este contrato para upgrade da frota dinamarquesa de CV90. Trata-se de uma importante atualização de um dos sistemas de armas mais essenciais do Exército. Como fabricante dos veículos, a BAE Systems Hägglunds possui um grande conhecimento da capacidade e esse upgrade garantirá que os veículos estejam prontos para futuras operações”, afirmou o tenente-general Kim Jesper Jørgensen, diretor da Organização Dinamarquesa de Aquisição e Logística da Defesa (DALO).

“Essas atualizações proporcionarão às tripulações dinamarquesas do CV90 maior proteção e eficiência em combate, ao mesmo tempo em que asseguram a funcionalidade da atual frota de CV90 do Exército Real Dinamarquês”, acrescentou Tommy Gustafsson-Rask, diretor-geral da BAE Systems Hägglunds, responsável pelo projeto e produção da família de veículos CV90.

As modernizações incluem a instalação de esteiras de borracha nos CV90, reduzindo o peso do veículo e permitindo a adição de novos sistemas, além de diminuir o ruído e as vibrações para minimizar o impacto biomecânico de longo prazo na tripulação e reduzir a fadiga. Os veículos modernizados serão equipados com um míssil guiado antitanque (ATGM) e um sistema de sensores Defence Aid Suite (DAS), aumentando o poder de fogo e a proteção das tropas dinamarquesas. A entrega do programa tem previsão para ocorrer entre 2026 e 2029, em estreita colaboração com a indústria e os parceiros dinamarqueses.

O veículo de combate de infantaria CV90 da BAE Systems Hägglunds é líder mundial na classe de 20 a 38 toneladas, sendo reconhecido pela sua capacidade de combate. Integrando uma ampla variedade de sistemas de armas, o CV90 oferece capacidade para todos os alvos às forças terrestres em todo o mundo. Com um total de 1.700 veículos encomendados em 17 variações distintas, o CV90 já percorreu mais de oito milhões de quilômetros. Selecionado por 10 nações europeias, sendo oito delas membros da OTAN, o CV90 já foi operado na Libéria e participou em combates no Afeganistão e na Ucrânia.

Sobre a BAE Systems

Na BAE Systems, fornecemos algumas das soluções tecnologicamente mais avançadas do mundo para o setor de defesa, aeroespacial e de segurança. Empregamos uma força de trabalho qualificada de mais de 93.000 pessoas em cerca de 40 países. Trabalhando com clientes e parceiros locais, desenvolvemos, projetamos, fabricamos e damos suporte a produtos e sistemas para fornecer capacidade militar, proteger a segurança nacional e as pessoas e manter seguras as informações e infraestruturas críticas.

DIVULGAÇÃO: BAE Systems / AND, ALL

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Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
1 mês atrás

O contrato tem o valor de US$ 400 milhões e prevê a modernização e manutenção de 44 CV90 por 15 anos.
US$ 9 milhões a unidade só para isso.
Por aí temos uma vaga ideia de que quão caro custaria para o EB adquirir e manter o CV90.

Bernardo
Bernardo
Reply to  Rafael Oliveira
1 mês atrás

em que pese que valor desse tipo de armamento subiu muito desde 2022 por conta da guerra na Ucrânia. hj qualquer MBT (que não é o caso aí) tá 25-30 milhoes a unidade novo (de dolares). antes de 2022 era a metade disso e dava pra barganhar muito mais ainda em cima pq ngm tava comprando novo, então qualquer venda era negócio. os ifvs e veículos leves foram no mesmo caminho. o poder de barganha hj em dia é praticamente zero e pro brasil que compra meia dúzia e ainda demora 10-15 anos pra decidir, pior ainda. talvez seja hora… Read more »

Carlos Crispim
Carlos Crispim
Reply to  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Para o Brasil tudo é caro, só não é caro manter o GTE levando ministros e funças do governo para passearem em todo país, pra isso não falta dinheiro.