XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa na UFMG

3

XIII ENABED – UFMG

Será realizado nos dias 3, a 5 de setembro de 2024 o XIII ENABED – (Encontro Nacional da associação Brasileira de Estudos de Defesa) em Belo Horizonte – MG no campus da Pampulha da UFMG.

O evento será organizado pela ABED, em conjunto com o Departamento de Ciência Política da FAFICH da UFMG, com apoio dos Programas de Pós-Graduação em Direito da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG e a Pós-graduação em Ciência Política da UFMG.

A UFMG, a ABED e os organizadores convidam toda a comunidade de pesquisadores, cientistas, profissionais dos setores de defesa e militares para a participação no evento e engajamento nos debates. Serão realizados lançamentos de livros, apresentações de trabalhos, minicursos e palestras relevantes sobre o tema deste ano: Democracia e defesa face aos desafios da guerra contemporânea. O evento conta com o apoio do CNPq.

Tambem convidamos aos pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação a enviarem seus trabalhos, propostas de cursos, apresentação de iniciação cientifica e painéis temáticos até o dia 17/04/2024 conforme o edital do evento dentro dos seguintes temas:

  • Modernização das Forças Armadas: Explore as tecnologias disruptivas, doutrinas e estratégias que moldam o futuro da defesa.
  • Cibersegurança e defesa cibernética: Desvende os desafios e soluções para proteger as infraestruturas críticas e os sistemas digitais.
  • Segurança pública e inteligência: Analise as perspectivas para o futuro da segurança pública e o papel da inteligência nesse contexto.
  • Indústria de defesa e desenvolvimento tecnológico: Investigue as oportunidades e desafios do desenvolvimento tecnológico para a indústria de defesa.
  • Integração civil-militar: Promova o debate sobre a governança e accountability nas relações entre civis e militares.
  • Democracia e defesa: Reflita sobre os desafios para a segurança no século XXI e o papel das Forças Armadas em um contexto democrático.

Edital de chamada: https://www.enabed2024.abedef.org/conteudo/view?ID_CONTEUDO=754

Para mais informações acesse o site oficial ou as redes sociais do XIII ENABED:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa
Leandro Costa
20 dias atrás

Deve ser um evento interessante.

FNascimento
FNascimento
20 dias atrás

Os trabalhos enviados ficarão disponíveis na internet para leitura?

Luciano
Luciano
Reply to  FNascimento
18 dias atrás

É comum a publicação dos anais do evento, as vezes completos, as vezes os resumos dos trabalhos apresentados.