Compra de obuseiros israelenses pelo Exército Brasileiro é suspensa temporariamente após pressões políticas e sociais

107

O Exército Brasileiro decidiu suspender temporariamente a assinatura de um protocolo para a compra de 36 obuseiros israelenses do modelo Atmos 2000, oferecidos pela empresa Elbit Systems. A licitação, que pode chegar a um valor de R$ 750 milhões, foi temporariamente pausada para reavaliação jurídica por parte do Ministério da Defesa, devido a alterações no final do processo de seleção. O contrato permitiria inicialmente a entrega de dois obuseiros para testes durante dois anos antes da compra final das demais unidades.

A suspensão ocorre em um contexto de pressão política e social, após críticas de figuras políticas e entidades de direitos humanos. Personalidades como o ex-ministro José Dirceu, o cantor Chico Buarque, e organizações como a Anistia Internacional manifestaram-se contra a aquisição, devido ao envolvimento de Israel no conflito com o grupo Hamas em Gaza. Essas partes assinaram uma carta pedindo ao presidente Lula o fim das transações de armamento com empresas israelenses, alegando violações de Israel a resoluções do Conselho de Segurança da ONU.

A decisão de adiar a assinatura do protocolo também parece ter sido influenciada pela conjuntura política externa, com esperanças de um possível cessar-fogo em Gaza que poderia aliviar a pressão sobre o governo brasileiro. Internamente, a situação era ainda mais delicada devido à necessidade do governo de concentrar esforços no socorro às vítimas de enchentes no Sul do país, buscando evitar explorações políticas do tema.

A escolha da Elbit Systems pelo Exército Brasileiro foi justificada pela superioridade técnica da proposta, que incluía a transferência de tecnologia e a produção de munições no Brasil, com promessas de geração de empregos diretos e indiretos. A Elbit planeja realizar a integração e montagem final dos equipamentos no Brasil, colaborando com empresas nacionais como Embraer e Agrale, o que é visto como um impulso para a indústria de defesa brasileira.

Apesar do adiamento, não há, por enquanto, alterações nos planos de finalizar o contrato dentro dos próximos 60 dias, segundo fontes militares. A empresa Elbit Systems destacou a importância da parceria com o Brasil, que já dura décadas, e espera que o acordo final traga benefícios significativos para a indústria de defesa nacional e para a economia local.

Para acessar a matéria completa no Estadão, clique aqui.

Subscribe
Notify of
guest

107 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nativo
Nativo
16 dias atrás

E um momento complicado mas pelo desastre enorme no RGS, do que porque chororó de personalidades,as como diz a reportagem é só aguardar que a compra vai sair.

EParro
EParro
Reply to  Nativo
16 dias atrás

Pois é! 2036 está logo aí!

joao
joao
Reply to  Nativo
16 dias atrás

Comecem a perceber, porque certas decisões não são tomadas…… elas morrem por influências de quem nada se importa, ou pior… quer prejudicar….

Rafael Coimbra
Rafael Coimbra
16 dias atrás

….Não podemos comprar de Israel por conta de GAZA… EUA por conta de todos os países que eles bombardearam…. França por conta de suas ações na África.. . Rússia pois está em guerra com a Ucrânia… China por conta de Taiwan… E vendemos nossas empresas para grupos do exterior… O as vezes o pior do Brasil é o brasileiro mesmo… será que um dia seremos pragmáticos em relação a nossa defesa????

FERNANDO
FERNANDO
Reply to  Rafael Coimbra
16 dias atrás

risos,risos,risos
É isso ai, amigão.
Brasil!!

Jorge Silva
Jorge Silva
Reply to  FERNANDO
15 dias atrás

Não sei se ria ou se chorava com as personalidades “revoltadas com a compra”.

Gabriel
Gabriel
Reply to  Rafael Coimbra
16 dias atrás

“…as vezes o pior do Brasil é o brasileiro mesmo…”

perfeita colocação!

Kommander
Kommander
Reply to  Rafael Coimbra
16 dias atrás

Com a tragédia do RS, nossas forças armadas já estão mostrando o quanto estão defasadas, despreparadas, não tem plano A, plano B, a única coisa que existe é o improviso.

Na verdade, só está se concretizando o que tantos foristas falavam aqui: FAs do Brasil são apenas cabide de empregos, funcionários públicos.

Last edited 16 dias atrás by Kommander
Fernando Ferreras
Fernando Ferreras
Reply to  Kommander
16 dias atrás

Exatamente, essa é a doença, a questão dos obuseiros é só um dos sintomas.

joao
joao
Reply to  Kommander
16 dias atrás

A Op no RS tem mais militares em operação do que a força de prontidão da maioria dos países da OTAN… fazendo tarefas que não são específicas dos militares. Não se vai pra um local como está o RS “a culha”, pra não atrapalhar mais do que ajudar… Ao mesmo tempo, só o EB tem operação em toda a fronteira, com mais brigadas que o Exército francês… e o tráfico de drogas e armas não diminuem, porque tem outra missão pro EB… Se o GOA-R (ex-FARC) sabe que He saíram de lá, diminuindo a resposta de nossas forças, aumentam as… Read more »

Ricardo
Ricardo
Reply to  Kommander
14 dias atrás

Amigo, não precisava ser improsivo. Existe uma lei federal que cria o SISMOB – SISTEMA DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL – que serve para a guerra, mas também para grandes catástrofes. Como os políticos não confiam nos militares,, até agora não foi decretado.

FLÁVIO HMCO
FLÁVIO HMCO
Reply to  Kommander
14 dias atrás

O plano A deveria ser a defesa civil…e não os militares o plano A deve ser baseado em prevenção e treinamento para caso de catástrofes…Os militares deve ser o plano B ou integrar em parte o plano A (algum dispositivo automático/automatizado que permita já deixar as unidades em prontidão).

Atirador 33
Atirador 33
Reply to  Rafael Coimbra
16 dias atrás

Muito bem colocado “O problema do Brasil é o brasileiro mesmos…”, sempre tive essa convicção, em especial quando alguns foristas comentam que nosso atraso educacional, comercial, econômico, industrial, tecnológico dentre outros, acontece por boicote das nações desenvolvidas, em especial aos EUA e Europa. Sempre entendi que essas nações fizeram o dever de casa, e produz conhecimento e tecnologia. Nós não fazemos a nossa parte, sempre adquirindo conhecimentos através de TOT, que nunca tem seguimento.

Senhor Maskarado
Senhor Maskarado
Reply to  Rafael Coimbra
12 dias atrás

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Carlos I
Carlos I
16 dias atrás

Esse governo é pautado por cartinhas e redes sociais, tudo é um vai e volta de decisões, vide impostos dos sites Chineses. Por isso também que deve ter levado 10 dias para enviar o Atlântico para socorrer os gaúchos, esses mesmos aí da cartinha não falam nada sobre isso…

Lopes
Lopes
Reply to  Carlos I
16 dias atrás

Você acha que um navios voa ?

—— EDITADO ——

C G
C G
Reply to  Carlos I
16 dias atrás

So esse governo ou será que o Brasileiro é suscetível ao populismo em geral?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  C G
16 dias atrás

O mundo inteiro é suscetível ao populismo , especialmente o regime presidencialista.

Jose
Jose
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Que bom, então estamos livres desse problema, já que aqui nunca foi um regime “presidencialista”, ou alguém acredita que nesse país presidente, governadores e prefeitos tem algum poder de fato.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Jose
15 dias atrás

Não mandam pois são incompetentes para o cargo

Groosp
Groosp
16 dias atrás

Faz sentido. O antissemitismo do governo poderia gerar sanções por parte de Israel e os obuseiros poderiam ficar inoperantes por falta de assistência técnica. Deveríamos comprar equipamentos defesa da China, Rússia, Irã ou Coréia do Note, países os quais somos alinhados.

Tobyaps
Tobyaps
Reply to  Groosp
16 dias atrás

Os deslikes são do pessoal que não entendeu que você estava como o “modo ironico ON” @Groosp kkk

Macgaren
Macgaren
Reply to  Groosp
16 dias atrás

hahaha comprar munição da CN que nào dispara

Lopes
Lopes
Reply to  Macgaren
16 dias atrás

E porque tão reclamando que os Coreanos tão fornecendo munição pra Rússia ?

Orivaldo
Orivaldo
16 dias atrás

Citar José Dirceu só mostra como o Brasil está. Um corrupto condenado diversas vezes, dando pitaco em compras do Exército.

Camargoer.
Camargoer.
Reply to  Orivaldo
16 dias atrás

Caro. Todo mundo pode dar pitaco… Aqui na trilogia isso é bastante comum… Inclusive, dando pitaco sobre os pitacos dos outros.

soldado imperial
soldado imperial
Reply to  Camargoer.
16 dias atrás

Acompanho com bastante interesse suas opiniões, na hora que aparece Camargoer, eu paro e leio com atenção! Ponto pra você.
Agora defender ou tentar passar pano pra aquele Zé lá aí passou dos limites!
saudações

jairo
jairo
Reply to  soldado imperial
16 dias atrás

Justamente por não gostar dele e do partido dele que você deveria prestar atenção na opinião dele.

J L
J L
Reply to  soldado imperial
16 dias atrás

Concordo plenamente com tudo que você mencionou em seu comentário. Dar se quer oportunidade de um ZÉ desse nível se manifestar sobre assuntos do qual todos sabemos que ele é inimigo de carteirinha é demais.

bruto
bruto
Reply to  Camargoer.
16 dias atrás

é claro né , se nao fosse assim , do que seria democracia sem criticas

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  Orivaldo
16 dias atrás

Se a gente fosse dizer tudo que pensa né? Íamos ferir umas trocentas regras do blog…

Sergio
Sergio
Reply to  Orivaldo
16 dias atrás

Só o tempo pra nos livrar desses encostos, amigo.

Estão podres e logo logo terão seu encontro com a justiça divina.

Enquanto eles continuam aqui só nos resta um bom calmante.

J L
J L
Reply to  Sergio
16 dias atrás

Amem

Leandro
Leandro
16 dias atrás

É triste.. mas é Brasil.
FA sem autonomia… sociedade cria seus próprios problemas… mas não cria a solução.

No final.. tudo isso já era esperado.. foi o mesmo mi-mi-mi do centauro.

E quem perde tudo isso é o Brasil.

marcelo
marcelo
16 dias atrás

—— EDITADO —— Nossas forças armadas está em desmantelamento a anos , pois o dinheiro que entra e para pagar salários, de ativos e aposentados, que tem previlégios de ficar apenas 25 anos e depois pedir baixa .

Nativo
Nativo
Reply to  marcelo
16 dias atrás

“Nossas forças armadas está em desmantelamento a anos , pois o dinheiro que entra e para pagar salários, de ativos e aposentados, que tem previlégios de ficar apenas 25 anos e depois pedir baixa ”

Essa situação que você mesmo descreveu, foi criada por esses esquerdistas comunistas? Já que ela custou mais 100 bilhões de Reais no último ano. fiquei curioso pra saber sobre esse tipo de comunismo.

Tobyaps
Tobyaps
16 dias atrás

Como entusiasta do tema militar lembrei da vez em que a Sra Hoffmann reclamou da compra dos Centauros italianos, agora vejo essa mesma galera tentando dar um block em novas compras por pura ideologia e nada técnico, daqui a pouco vão falar que o exército não pode comprar Blackhawks dos americanos porque eles são bobos, feios e malvados…
.
Fala sério, sinceramente as vezes tenho vontade de simplesmente parar consumir notícias desse tema militar relacionado ao Brasil e consumir de potências que acho interessante. Apenas um desabafo de um rapaz latino americano sem …

Giovanni
Giovanni
16 dias atrás

José Dirceu e Chico Buarque mandando mais que oficiais.. cada um colhe o que planta!

Selva! rs

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Giovanni
16 dias atrás

Democracia.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

demagogia

Rafael Cordeiro
Rafael Cordeiro
Reply to  Gabriel BR
10 dias atrás

Não se esqueça do “relativa”.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Reply to  Giovanni
16 dias atrás

É o poste mijando no cachorro

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Marcos Bishop
16 dias atrás

é o poste e o cachorro se mijando

Foragido da KGB
Foragido da KGB
Reply to  Giovanni
16 dias atrás

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Heinz
Heinz
16 dias atrás

Esse país já acabou, um país que leva a sério opiniões como a de José Dirceu e Chico Buarque pode fechar as portas. Melhor devolvermos para os indígenas. Governo totalmente omisso e com rabo preso, vergonha!

Tobyaps
Tobyaps
Reply to  Heinz
16 dias atrás

Cara, para ser sincero, ao ver esses nomes a primeira coisa que fiz foi ver no calendário se não era 1° de Abril, surreal isso.

MMerlin
MMerlin
Reply to  Heinz
15 dias atrás

Um corrupto (comprovado pela justiça) e um machista (comprovado pelas suas músicas).
Cumpanheirismo e hipocrisia numa nota só. E o governo bate palma.

Underground
Underground
16 dias atrás

É piada!
Não podemos comprar o obuseiro, que eventualmente será usado contra pessoas, porque o Hamas sequestrou israelenses, e outras coisas, e os israelenses estão tentando resgatar os sequestrados.

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Underground
16 dias atrás

pois é, pena dos Ucranianos esse povo não tem, Ucraniano nem é gente pra eles

Rodrigo LD
Rodrigo LD
16 dias atrás

Se depender das “personalidades” citadas no texto, vamos comprar flores no lugar de armamento e extinguir as Forças Armadas. Se o vencedor fosse produto chinês, eles não teriam se pronunciado. Se os R$ 750 milhões estivessem sendo enviados em ajuda humanitária para Gaza ou como doação para Cuba, eles festejariam.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
16 dias atrás

Suspenderam alguma compra da Rússia? Nem mesmo não falam nada e quando falam é para apoiar a Rússia o que é muito pior já que Israel foi atacado primeiro já a Rússia fez uma invasão surpresa.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  SmokingSnake 🐍
16 dias atrás

Brasil comprou armamento da Rússia?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Ucraniano merece morrer?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos Campos
16 dias atrás

não!
Até onde sei não estamos armando nenhum dos dois lados

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Mas pq comprar produtos da Rússia pode e de Israel não?

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos Campos
15 dias atrás

Pois combustível , insumos agricolas e fertilizantes a principio não são feitos para matar ninguém…

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
15 dias atrás

sem sentido, a gente não vai matar ninguém também com essas armas, a não ser em caso de guerra, se o problema for o produto ser uma arma, então não podemos comprar de Israel e nem de qualquer outra pessoa

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Carlos Campos
15 dias atrás

comprar essas armas é capitalizar a industria bélica israelense que existe em função da demanda da IDF…precisa desenhar?

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Gabriel BR
15 dias atrás

E se capitalizar Industria Bélica de Israel, qual o problema nisso? é lógico que vai capitalizar não vejo nada de mais aí, Israel tá em uma guerra justa

Santamariense
Santamariense
Reply to  Gabriel BR
14 dias atrás

E daí???

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Santamariense
13 dias atrás

E dai que o Presidente , em pleno exercício de seu direito, acha que a posição tomada pelo Estado de Israel não é justa e como comandante em Chefe das Forças Armadas e da diplomacia Brasileira tomou a decisão que achava cabível para pressionar por uma resolução do conflito. Concordo com você quanto ao mérito , mas discordo que a forma do ato esteja em desacordo com as regras do jogo.

BraZil
BraZil
Reply to  SmokingSnake 🐍
16 dias atrás

Surpresa transmitida pela tvs do mundo todo diariamente. Sé foi surpresa para vc, me admira, por que os Ucranianos, Soros, US AID, CIA, NSA,OTAN etc etc sabiam a anos que seriam atacados…

Lopes
Lopes
16 dias atrás

Os principais projetos das FA são desse governo ou tem algum que foi projeto do governo anterior ?

BraZil
BraZil
Reply to  Lopes
15 dias atrás

Lopes meu querido bom dia. Os nossos projetos militares em execução no momento, foram gestados em alguns casos a 20 ou 25 anos atrás, com alguns contratos assinados a 10 ou 05 anos.O do Centauro foi formalizado no governo anterior e quase era cancelado também, pois precisamos transportar pets em cabines de avióes, mas não precisamos de “tanques de guerra” (sic). Aprenda que aqui é tudo no ritmo do “empurra ladeira acima”. Do atual governo. por enquanto só temos os projetos não ao ATMOS e venda da Avibras, e por enquanto, por que outros bons assim devem estar sendo preparados…

Leo Costa
Leo Costa
16 dias atrás

Só observo o verdadeiro pardieiro q virou o Brasil.
Sem mais

Leo Costa
Leo Costa
Reply to  Leo Costa
16 dias atrás

Assino em baixo td o que vc disse.
E vai levar tempo pras coisas começarem a voltar aos eixos..
A nao ser que aconteça um milagre, na minha visão, esses obuseiros só começarão a chegar depois de 26…
Aguardemos!

Jagder
Jagder
16 dias atrás

O Chico Buarque poderia ser nosso atual comandante do EB.
Seria bacana.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  Jagder
16 dias atrás

Pior do que tá não fica

Heinz
Heinz
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Ahh fica sim, quando você pensar que estamos no fundo do poço, sempre dá pra cavar mais

Elintoor_--
Elintoor_--
Reply to  Heinz
16 dias atrás

kkkkkkkkk

J L
J L
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Não apostaria nisso não eim.

Gabriel BR
Gabriel BR
16 dias atrás

Estou plenamente de acordo.
A politica de defesa deve estar em sinergia e coerência com politica de relações exteriores e da presidência da república. A ditadura positivista de 64 acabou em 85 , contentes ou não na Democracia quem manda é quem tem voto e não quem tem bacharel em engenharia.

Jose
Jose
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Será??? “na Democracia quem manda é quem tem voto”

J L
J L
Reply to  Jose
16 dias atrás

Pelo que andamos vendo ultimamente…..

RDX
RDX
Reply to  Gabriel BR
16 dias atrás

Piada. Maduro e Putin também foram eleitos pelo voto.

jairo
jairo
Reply to  RDX
16 dias atrás

e eles não mandam????

Jose
Jose
Reply to  jairo
16 dias atrás

Mandar eles mandam, mas a questão é, eles tiveram votos mesmo ????

Santamariense
Santamariense
Reply to  Gabriel BR
14 dias atrás

Chiou Buarque e Zé Dirceu tiveram votos?? Não sabia…

Bispo
Bispo
16 dias atrás

Armas e direitos humanos são dicotômicos… mais uma demonstração do nível dos nossos gestores.

J L
J L
Reply to  Bispo
16 dias atrás

Segurança nacional, está acima de partidarismos e de governantes e governos que são provisórios, a menos que se maduro, Putin, Kim e mas alguns outros façam escola em outros cantos.

Gabriel BR
Gabriel BR
16 dias atrás

E desde quando pudemos contar ?
Quanto a defender o Brasil , não existe margem de discricionariedade nenhuma para comando das FAAs. Vão lutar com o que disponibilizarmos e ponto final

BraZil
BraZil
16 dias atrás

Agora imaginem um cenário, cada vez mais frequente (como estamos vendo) de catástrofes naturais em várias regiões do país. Temos furacões, inundações, tempestades de granizo, deslizamentos de encostas etc etc para um país despreparado como o nosso, Defesa civil incipiente, Bombeiros mal equipados, forças armadas com poucos meios e em alguns casos inadequados, governança ideológica (do pior tipo), ruas cheias de indivíduos que deveriam estar presos, imprensa em grande parte ativista, população mal educada e apática a sofrimento do outro, governantes mal preparados e mal intencionados em todas as esferas, enfim. Os bons exemplos (eles existem) mas estão constrangidos ou… Read more »

Mota
Mota
Reply to  BraZil
16 dias atrás

Perfeito Brasil…. Não existe mais sangue nas veias e nem brilho no olho.

J L
J L
Reply to  BraZil
16 dias atrás

Tá parecendo filme de terror !

MRabello
MRabello
16 dias atrás

Graças a Deus a medida foi tomada usando a opinião de gente que entende do assunto, galera do direitos humanos, Chico Buarque, José Dirceu, espero que a Anita também tenha contribuído para a discussão. (Contém ironia).

Enquanto isso as forças armadas estão cada vez mais ficando sem os meios necessários para o cenário de guerra moderna. Achei que com as aventuras Venezuelanas no Norte e o desastre no Sul, tanto a opinião pública quanto os políticos iriam olhar de modo diferente a aquisição de meios para as três forças, mas o Brasil não para de me surpreender.

Nemo
Nemo
16 dias atrás

Nem vou entrar no mérito da decisão, mas a falta de coordenação no governo é assustadora. O tema deveria ser discutido e decidido internamente e chegar ao final de maneira acertada entre o componente técnico e o político (seja Lula ou Bolsonaro)

Vinicius
Vinicius
16 dias atrás

José Dirceu e Chico Buarque vale mais que os oficiais……….. compras baseadas em ideologias……. por isso nunca seremos pragmáticos, é de dar pena ……

Ribeiro
Ribeiro
16 dias atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Bachini
Bachini
16 dias atrás

Em que ponto chegamos, alinhados com o eixo das ditaduras…

Cassiofrc
Cassiofrc
16 dias atrás

Espero que o Chico Buarque, o Dirceu e a Anistia Internacional não saibam que os principais aviões da FAB utilizam avionica israelense.

Ribeiro
Ribeiro
Reply to  Cassiofrc
15 dias atrás

EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Leonardo Cardeal
Leonardo Cardeal
16 dias atrás

Falei na outra matéria que comprariam no máximo 12. Errei. Vão comprar 0 mesmo. E ainda teve mta gente que negativou. Aprendam um pouco mais sobre o Brasil com essa notícia.

Sergio
Sergio
16 dias atrás

Pressão de Chico Buarque…

Meu Deus! Com todo o respeito, até porque tenho idosos em casa. Meu filho, vai tomar sol na praia, jogar seu futebol que ainda aguenta, Mas nos deixe em paz!

Tenho a desconfortável sensação de que os anos 70 e 80 jamais passarão.

Marcelo Soares
Marcelo Soares
16 dias atrás

Ex ministro José Dirceu, Chico Buarque….meu Deus.

Last edited 16 dias atrás by Marcelo Soares
Homero
Homero
Reply to  Marcelo Soares
15 dias atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Elintoor_--
Elintoor_--
16 dias atrás

José Dirceu já dizia a muito tempo:
Vamos “tomar” o poder!
Ou seja, “tomar” o poder, é diferente de ganhar eleições.
E agora, quem aparece “de novo” para afundar de vez as forças armadas?
Mais uma vez, as lápides se racham e os cadáveres saem das covas!
Isso aqui não tem solução meus amigos !!!
O Brasil já acabou faz tempo !!!
E ninguém percebeu…

Plinio Jr
Plinio Jr
16 dias atrás

Nenhuma novidade….até que demorou ….e vendo as figuras que pressionaram o governo a tomar tal atitude , mostra o quanto o mesmo é fraco em todos os sentidos …

naval762
naval762
16 dias atrás

Começamos “comprando” equipamentos israelenses e vamos terminar operando obuseiros chineses. Se, por caso, viermos a operar algum. (Se tal notícia for verdade, claro!) Parabéns aos envolvidos.

J L
J L
Reply to  naval762
16 dias atrás

Não é por menos que o comandante do exército fez visita a China. A ordem já foi dada e os instrumentos estão cumprindo.

GeneralSofá
GeneralSofá
16 dias atrás

Isso demonstra uma coisa: fraqueza institucional. Exército é instituição de estado, não de governo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Reply to  GeneralSofá
15 dias atrás

Justo o contrario…

Gilson
Gilson
16 dias atrás

Poize né, eu já tinha comentado aqui que isso poderia acontecer, e nué que tá acontecendo. Eu pra min, o exército, já sabendo que isso, poderia acontecer e atrasar todo o processo de entrega, será mesmo que os outros obuseiros, era inferior ao Esraelense, a ponto de não escolher outro e evitar tudo isso.? Será mesmo que o exército, tinha que seguir tudo ao pé da letra, já que partes desse obuseiro, iria ser preparado ou até mesmo construído no Brasil.? Estou com dúvidas se o exército não pensou nessas optiçes?

willhorv
willhorv
16 dias atrás

Brincadeira de governo fraco…

Rodrigo Maçolla
15 dias atrás

Quem fala a verdade neste pais quando não é editado é cancelado… Porque realmente é lamentável ver que pressões de um sujeito condenado, um compositor aposentado e uma organização que ninguem se lembra que exite podem interferir na compra de materiais para o Exército Nacional, que aleas tá colhendo o que plantou.

Last edited 15 dias atrás by Rodrigo Maçolla
Ianiv Wainberg
Ianiv Wainberg
15 dias atrás

Este caso revela um claro alinhamento do Brasil ao eixo das ditaduras: Venezuela, Russia, China, Ira, etc. Se a briga de Israel fosse em barrar a intencao Palestina de obter um estado pacifico para coexistir ao lado de Israel, eu entenderia sancoes, mas nao e o caso. Alem disso, quando comparado a demais exemplos historicos de combates urbanos, a taxa civis/combatentes mortos e provavelmente recorde. Vide Mosul, Stalingrado, Hue, Manila. E quanto a qualidade do equipamento, nao tenho razoes para acreditar que a avaliacao do exercito nao foi pautada por qualidade tecnica.

Santamariense
Santamariense
14 dias atrás

José Dirceu e Chico Buarque?? O que essas criaturas fizeram de relevante pelo país para se arvorar o direito de criticar compras de material bélico, sendo que são avessos e contrários a tudo que for de cunho militar? Proselitismo e papagaiada ideológica, nada mais …

Alois
Alois
13 dias atrás

Na realidade essa posição é apenas temporária, iria ser difícil o governo ficar explicando a compra agora, com a situação no RGS, prioridades!!!