Desempenho melhorado garante melhor proteção da plataforma e dos ocupantes

Paris (França)/Oberkochen (Alemanha), 17 de junho de 2024 – Na EUROSATORY 2024, a fornecedora de soluções de sensores HENSOLDT está apresentando o MUSS 2.0 (Sistema Multifuncional de Autoproteção), um desenvolvimento adicional no campo da autoproteção independente de veículos. O sistema representa a próxima geração do MUSS existente, que já foi integrado mais de 350 vezes no veículo de combate de infantaria PUMA. Com o MUSS 2.0, a HENSOLDT agora oferece a última geração de sistemas de proteção ativa (APS) para veículos blindados de peso médio, armas autopropulsadas, veículos de artilharia, veículos de combate de infantaria e tanques de batalha principais.

Comparado à versão anterior, o MUSS 2.0 é caracterizado por menor peso e uma silhueta menor, ao mesmo tempo em que aumenta suas capacidades. O sistema consiste em quatro cabeças de sensores passivos, cada uma com um sensor de aviso de míssil e laser, uma unidade central, um bloqueador infravermelho avançado baseado em laser e uma unidade de contramedidas para ejetar iscas pirotécnicas. A rede de sensores permite que o sistema detecte ameaças como mísseis guiados por fio e laser (mísseis guiados antitanque, ou ATGMs), bem como balas traçantes, mísseis antitanque, flashes de boca de canhão e disparos de projéteis explosivos (KE).

O MUSS 2.0 também é capaz de detectar e classificar com precisão lasers de baixa potência, como os usados em mísseis guiados por feixe e telemetros a laser de segunda geração. Os ATGMs, em particular, podem ser interferidos pelo bloqueador IR e assim repelidos. Os dados obtidos pelo sistema podem ser alimentados no sistema de gerenciamento de combate para melhor combater a ameaça. O MUSS 2.0 pode detectar várias ameaças ao mesmo tempo, priorizá-las de acordo com seu perigo e combatê-las de forma semi- ou totalmente autônoma. A capacidade de personalizar o banco de dados de ameaças garante um aumento contínuo na eficácia do combate para poder enfrentar ameaças futuras. Configurações de missão específicas do usuário e registro extensivo de dados permitem a personalização para o respectivo campo de batalha.

“O MUSS 2.0 oferece tecnologia de sensores melhorada e expandida, software significativamente melhorado e contramedidas modernas,” diz Jan Erbe, Chefe de Sistemas Baseados em Terra da HENSOLDT. “Além das contramedidas soft-kill contra ameaças de ATGM, o sistema multinível também oferece a opção de integrar efetores hard-kill. O MUSS 2.0, portanto, contribui de forma crítica para proteger a plataforma blindada e seus ocupantes.”

Sobre a HENSOLDT

A HENSOLDT é uma empresa líder na indústria de defesa europeia com alcance global. Com sede em Taufkirchen, perto de Munique, a empresa desenvolve soluções completas de sensores para aplicações de defesa e segurança. Como integradora de sistemas, a HENSOLDT oferece soluções conectadas e independentes de plataforma. Sendo uma líder em tecnologia, a empresa também está impulsionando o desenvolvimento de eletrônica de defesa e optrônica, e está continuamente expandindo seu portfólio com base em abordagens inovadoras de fusão de dados, inteligência artificial e cibersegurança. Em 2023, a HENSOLDT alcançou um faturamento de 1,85 bilhões de euros. Após a aquisição da ESG GmbH, a empresa emprega cerca de 8.000 pessoas. A HENSOLDT está listada na Bolsa de Valores de Frankfurt no MDAX.

DIVULGAÇÃO: HENSOLDT

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980
Antunes 1980
1 mês atrás

Será mesmo eficiente no campo de batalha? Drones Lancet e caseiros fazendo a festa.

Heinz
Heinz
Reply to  Antunes 1980
1 mês atrás

É questão de tempo até surgir contramedidas poderosas contra drones fpvs e kamikazes.

RDX
RDX
1 mês atrás

“O MUSS 2.0 também é capaz de detectar e classificar com precisão lasers de baixa potência, como os usados em mísseis guiados por feixe e telemetros a laser de segunda geração”

Destaque para essa capacidade. O MSS 1.2 AC, por exemplo, é um míssil guiado por feixe.

Heinz
Heinz
1 mês atrás

Acho que vou comprar umas ações da Hensoldt, ela tá vendendo que nem cerveja no carnaval.