EUA e Ucrânia firmam acordo histórico sobre minerais estratégicos após meses de negociações

Em 30 de abril de 2025, os Estados Unidos e a Ucrânia assinaram um acordo estratégico que estabelece o Fundo de Investimento para Reconstrução EUA-Ucrânia, visando o desenvolvimento conjunto de recursos naturais ucranianos, incluindo minerais críticos como lítio, titânio e terras raras. O pacto, resultado de meses de negociações complexas, busca fortalecer a recuperação econômica da Ucrânia e sinalizar o compromisso contínuo dos EUA com a soberania ucraniana.
O acordo concede aos EUA acesso preferencial a novas licenças de exploração de recursos minerais e naturais na Ucrânia. Em contrapartida, os EUA fornecerão assistência financeira e militar para apoiar a reconstrução do país pós-conflito.
O fundo será gerido de forma paritária por ambos os países, com os lucros reinvestidos na Ucrânia durante os primeiros dez anos. Importante destacar que a Ucrânia mantém a soberania sobre seus recursos, e o acordo não impõe obrigações de dívida retroativa pela ajuda militar anterior dos EUA.
A assinatura do acordo ocorre em um momento crítico, com a Ucrânia buscando estabilidade em meio ao conflito contínuo com a Rússia. Embora o pacto não ofereça garantias de segurança explícitas, ele reafirma o alinhamento estratégico de longo prazo entre os dois países e o apoio dos EUA à segurança e prosperidade da Ucrânia.
A ratificação do acordo pelo parlamento ucraniano é aguardada nos próximos dias, consolidando esta parceria econômica e estratégica entre os EUA e a Ucrânia.
Se os EUA estão falando isso então o acordo de paz não deve ester tão longe.
Foi conversado com os russos sobre o acordo de paz ? As áreas destes minerais objetos deste contrato estão sob controle Russos ? Ou apenas as áreas que estão livres sob controle ucranianos ?
Algumas coisas devem ser obrigatórias em um acordo de paz no caso Ucrânia/Rússia.
A primeira é que as áreas ocupadas pela Rússia permanecerão com a Rússia.
A segunda é que as garantias de segurança exigidas pela Rússia devem ser fornecidas. Incluindo aí a neutralidade ucraniana, o desarmamento e desmobilização ucrânia e o bloqueio a presença de forças militares de outras nações em território ucraniano. Possivelmente construirão um mecanismo de controle desses pontos pela Rússia com monitoramento dessas atividades formalmente.
A terceira é um acordo comercial que permita o comercio / integração comercial da Ucrânia tanto ao Ocidente quanto à Rússia, sem no entanto ser um membro formal da União Europeia.
Possivelmente os EUA construirão um segundo acordo comercial com os Russos sobre exploração de terras raras em áreas russas da mesma forma que estão fazendo com os Ucranianos. Esse acordo com a Rússia integrará a reabilitação russa e será o primeiro elemento-chave na tentativa americana de afastar Moscou de Pequim.
“Possivelmente os EUA construirão um segundo acordo comercial com os Russos sobre exploração de terras raras em áreas russas da mesma forma que estão fazendo com os Ucranianos. Esse acordo com a Rússia integrará a reabilitação russa e será o primeiro elemento-chave na tentativa americana de afastar Moscou de Pequim”
Eu disse, a algum tempo atrás, que se os EUA realmente querem botar o p@u na mesa e desafiar Pequim, eles seriam obrigados a falar manso com Putin e garantir que ele seja neutro nessa disputa.
Da mesma maneira que a China “aliada” a Rússia possibilitou que ela aguentasse as sanções, a Rússia garantindo commodities baratas seria a pedra-angular pra China aguentar as sanções dos EUA.
Se, pra isso, eles tiverem que rifar a Ucrânia e deixar a UE com o pires na mão, paciência, que seja.
” Se, pra isso, eles tiverem ….” Não tenha a menor dúvida.
E acrescentaria meus caros, * já rifou *, em resumo como disse anteriormente, a Rússia tem mais a oferecer a EUA ao Trump que a Ucrânia de Zelensky, uma Ucrânia que se ver ligada a Europa.
Vcs verão uma Europa daqui para frente forçadamente buscando outro rumo rsrsrs. Vejam que estamos falando da Europa, fico imaginando a postura do Brasil na sua pretensão de relevância mundial ou menos, a nível de liderança da América do Sul, com uma indústria tecnológica e uma Forças Armadas incipiente. Ao menos o momento nos é propricio, uma China e EUA com relações conflitantes, se soubermos negociar com determinação visando nossa independência e soberania, bem esse é o momento da escolha, mais bolsa ou mais trabalho rsrsr
O Trump vai fazer tudo para afastar a Russia da China. A Inglaterra, França e Alemanha querem as mesmas coisas que os americanos. Não sei como este acordo vai contemplar estes países. Claro que o cacife americano é muito maior. Vamos aguardar mais. Que jogo de cachorro grande se neste tabuleiro.
E você acha mesmo que os Russos vão se afastar da China? Só pode ser uma piada, Putin não é tão otário assim, ele vai jogar com os EUA, mas JAMAIS ele se afastará dos chineses, isso é utopia.
A Rússia tem poucos notivos pra confiar na China, e NENHUM motivo pra confiar no Ocidente + EUA.
A Rússia fará igual Vargas na véspera da WWII: vai jogar dos dois lados, extraindo o melhor de ambos.
Como você disse, a Rússia nunca vai se afastar completamente da China. O máximo que os EUA talvez consigam, é a neutralidade russa na questão chinesa.
Verdade!
Lavrov deu uma entrevista há 5 dias atrás, afirmando que a Rússia não se afastará e nem trairá seus aliados pra alcançar um acordo com os EUA.
Isso aí já é um recado direto.
Eu impossível afastar Rússia da China, pois os dois tem uma aliança bem firme.
Além disso, Rússia não confia no tio sam e na Europa, já traiam a Rússia várias vezes.
Acordo para o tio sam é mesa coisa que nada. Eles rompem acordos quando não é mais favorável para o interesse deles.
Exato, Palhares, este artigo é um ponto de vista americano que tenta vender a extorsão que está realizando, como eu tinha dito, Zé iria trair três vezes a Ucrânia essa é uma delas, ele simplesmente não tem nenhuma garantia de segurança por parte de EUA, nada acontece de importante antes que o conflito acabe, é apenas uma esperança do Zé no intuito que Trump consiga o quanto antes a paz por que em campo de batalha a derrota é certa. Trump tirou Europa do circuito, a preferência é americana, acordos anteriores com Europeus perdeu sua finalidade, certamente é o pá de cal sobre ajuda dos ingleses, alemães e franceses, esse perderam. Este acordo seu potencial, é tudo sobre sobre o futuro, sobre e pós assinatura de um acordo definitivo de paz, combinou os Ucranianos com os russos rsrsrs.
Zé Lascado ensinado ao mundo como destruir um país.
Rapaz o acordo lá no início da guerra era uma autonomia das repúblicas do Dombass ainda sob controle do gv ucraniano e eles não aceitaram pois a Crimeia não entrava no acordo. Agora vão perder no mínimo 30% do país e suas riquezas na mão dos EUA e da Rússia. Esse primeiro acordo evitaria a guerra e pouparia milhares de vidas militares e civis.
Isso ai Nilo. Americano é muito mais pragmático, mais forte, e mais decisivo que europeu. Os europeus cresceram demais os olhos nas riquezas ucranianas e não os deixaram assinar o tratado de paz com os Russos em 2022. Que seria para Ucranianos melhor que este. Enfim..
Agora vem o segundo plano de Trump, para o primeiro funcionar, um acordo, como fez com os Ucranianos, # forçado # sobre os russo🤣😂🤣😂🤣😂🤣 a fase ” enroleixan ” explica bem o que está acontecendo em campo de batalha.
Ah, claro… Como aquela promessa do laranjão de acabar com a guerra na primeira semana de seu desastroso mandato né? rsrs
“Se os EUA estão falando isso então o acordo de paz não deve ester tão longe.”
Ou;
Os EUA querendo “garantir o dele”, independente do resultado da guerra e independente se haverá mesmo “paz” ou mais anos de conflito, deixando a UE chupando o dedo.
acordo de ”livre” saqueamento…
Com certeza. O problema foi o Zelensk achar que estava no mesmo nível dos outros. Como pobre e fraco pretencioso em festa de rico poderoso .
Por fim a Ucrânia perderá parte do território, um percentual grande de sua mão de obra produtiva, morta/ferida na guerra, e suas riquezas minerais. Vai sair menor e bem mais pobre.