FNSS apresenta conceito do novo blindado PARS ALPHA 6×6 com torre Cockerill 3030 na feira FEINDEF 2025

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PARS ALPHA 6x6 com torre Cockerill 3030 - 2

MADRI, 5 de maio de 2025 — A fabricante turca de defesa FNSS fará sua estreia na Feira Internacional de Defesa e Segurança (FEINDEF), que ocorre entre os dias 12 e 14 de maio em Madri, Espanha. Em destaque no estande da empresa estará o modelo conceitual do novo veículo blindado PARS ALPHA 6×6, integrado com a torre tripulada Cockerill® 3030, de 30 mm, além do consagrado PARS III 6×6.

Desenvolvido no âmbito do Programa de Veículos Blindados de Nova Geração das Forças Armadas da Turquia, o PARS ALPHA 6×6 é a mais recente adição à família de blindados da FNSS e surge como uma solução de combate e reconhecimento leve, altamente móvel e fortemente armado. O veículo é capaz de transportar seis tripulantes – incluindo comandante, motorista, atirador e três soldados embarcados – e incorpora tecnologias de ponta em proteção, mobilidade, consciência situacional e integração de armamentos.

Entre os principais atrativos do PARS ALPHA 6×6 estão seu sistema de suspensão hidropneumática ajustável, que garante excepcional mobilidade em qualquer terreno, e sua arquitetura modular, que permite a integração de armamentos de 20 mm a 90 mm. A torre Cockerill® 3030, fornecida pela John Cockerill Defense, está equipada com o canhão automático Bushmaster MK44S de 30 mm, amplamente utilizado por forças armadas internacionais.

A proteção da tripulação é outro diferencial do veículo, que oferece resistência avançada contra minas, IEDs e munições de energia cinética. O projeto do PARS ALPHA posiciona o motorista e o comandante atrás do compartimento do motor, garantindo maior segurança e visibilidade, inclusive com um sistema óptico de 180° e câmeras de consciência situacional em 360°, com visão diurna e noturna.

Projetado para ser aerotransportável por aeronaves como o A400M e o C-17 Globemaster, o PARS ALPHA 6×6 possui autonomia superior a 800 km e pode atingir velocidades acima de 115 km/h, estando preparado para missões rápidas e de longo alcance.

A FNSS já exportou veículos da família PARS 6×6 para o Exército Real de Omã e atualmente é fornecedora exclusiva do modelo às Forças Armadas da Turquia. Com o lançamento do PARS ALPHA, a empresa reafirma seu compromisso em oferecer soluções de combate modernas, modulares e adaptáveis aos desafios da guerra contemporânea. FNSS receberá os visitantes da feira no Hall 6, estande 8C21B.

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Carlos Campos
Carlos Campos
16 dias atrás

Um guarani Turco, qual é o mais barato, bem que o Brasil deveria se aliar à Itália pra vender mais os guaranis, até hj só Israel agiu para vender o Guarani

Dworkin
Dworkin
Responder para  Carlos Campos
16 dias atrás

E parece ser muito mais robusto do que o nosso guarani.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Dworkin
16 dias atrás

eu não achei

Alfredo Araujo
Alfredo Araujo
Responder para  Dworkin
15 dias atrás

Discorra sobre…
O que te faz pensar isso ?

Última edição 15 dias atrás por Alfredo Araujo
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carlos Campos
16 dias atrás

O Guarani é maior, tanto que leva 11 tripulantes, enquanto o turco leva 6.

A Itália ajudou na venda do Guarani para o Líbano.

Bardini
Bardini
Responder para  Rafael Oliveira
15 dias atrás

Em termos de dimensões, são semelhantes. Se colocar a mesma torre tripulada no Guarani, não vai caber muito mais que 6 integrantes na tripulação do blindado, dado o espaço interno que será ocupado…

Última edição 15 dias atrás por Bardini
Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Bardini
15 dias atrás

De fato as dimensões externas são semelhantes, mas a versão do turco sem torre leva 9 tripulantes. Ou seja, o Guarani tem um melhor aproveitamento do casco.

Bardini
Bardini
Responder para  Rafael Oliveira
15 dias atrás

É por conta do arranjo que fizeram para o motorista do blindado. No Gurani, ele vai em tandem com o comandante, ao lado do powertrain.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Bardini
15 dias atrás

Achei apenas o diagrama da versão 8×8, mas deve seguir a mesma lógica.
Acredito que o motorista foi colocado ao lado do motor do Guarani para ganho de espaço, o que coloca o maior peso do lado direito do veículo.

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adriano Madureira
adriano Madureira
16 dias atrás

Os turcos tem uma BID com bastantes produtos interessantes…

adriano Madureira
adriano Madureira
16 dias atrás

Se os militares brasileiros e os Crânios do ministério da defesa usassem mais o cérebro poderiam adquirir produtos usando moeda nativa.

No contrato entre Turquia e Romênia na compra de 1.059 veículos em uma licitação realizada pela CN Romtehnica SA, uma empresa vinculada ao Ministério da Defesa Nacional da Romênia.
 A Otokar divulgou que o valor da licitação é de 4.263.286.655,66 RON, o que equivale a aproximadamente 32 bilhões de liras turcasUS$ 939.837.706,28, ou € 856.555.680,45, com base nas taxas de câmbio referentes ao contrato..

Este valor, sem IVA, representa cerca de 118% da receita bruta de vendas da Otokar, conforme relatado 
em suas demonstrações financeiras relativas ao ano encerrado em 31 de dezembro de 2023.

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Hoje(05) um real equivale a 6,78 Lira turca…

Mas vai lá saber por que até hoje nossos garbosos militares não pensam em usar tal ideia em suas aquisições, apesar que a FAB adquiriu o Gripen em uma negociação vinculada a coroa sueca…

Bardini
Bardini
Responder para  adriano Madureira
15 dias atrás

Se existisse R$ 5,0 bilhões de reais sobrando para fechar contratos, os militares brasileiros e crânios do MD poderiam então, comprar uma montanha de equipamentos produzidos no Brasil, incluindo aí os necessários LMV e Guarani, além de outros diversos produtos, estimulando e fortalecendo assim, a nossa BID, não a dos turcos…

Última edição 15 dias atrás por Bardini
Heinz
Heinz
Responder para  Bardini
15 dias atrás

Perfeito. Acredito que sistemas de defesa AA, valeria a pena da uma olhada no portfólio da Aselsan.

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Heinz
15 dias atrás

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Aselsan é uma das muitas empresas turcas que fabrica bons produtos…

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Marcelo Soares
Marcelo Soares
15 dias atrás

Um comentário de leigo, me parece que a indústria turca está evoluindo cada vez mais, com vários equipamentos diferentes, construídos no país, para atender às Forças Armadas nacionais e visando os mercados de exportação. Parabéns pra eles.

Última edição 15 dias atrás por Marcelo Soares
José 001
José 001
Responder para  Marcelo Soares
15 dias atrás

A Turquia tem alguns problemas com seus parceiros.

A França é mais alinhada com a Grécia, eterna adversária turca.

Alemanha sempre dá um jeito de barrar equipamentos para Turquia alegando que essa não respeita direitos humanos, recentemente vetou Typhoon.

EUA tem o caso do F-35 e até atrasos nos F-16 novos e kits de modernização.

Não são aceitos na União Europeia por terem a maioria da população muçulmana.

Tem inimigos de séculos de quase todos os lados.

Então ou eles desenvolvem e constroem seus próprios produtos ou…

Mas estão fazendo bem o dever de casa e ganhando fama internacional, e dinheiro,com seus produtos, principalmente nos últimos anos.

rui mendes
rui mendes
Responder para  José 001
15 dias atrás

“Não são aceites na UE, por terem a maioria da população Muçulmana.”
Conta outra piada.

José 001
José 001
Responder para  rui mendes
15 dias atrás

Tem a piada de um sujeito que sempre defende a União Europeia como se ninguém conhecesse a União Europeia.

Eu já disse aqui que sou brasileiro e tenho nacionalidade alemã também, e negócios com a minha família na Alemanha.

Mas isso é assunto para outro tópico.

Na oportunidade certa digo o que a população que trabalha, não os “políticos verdes”, pensam sobre Turquia, Grécia, Portugal, Ucrânia e outros pequenos na Alemanha hoje em dia, e como esses países dão despesas.

Um abraço direto do Brasil.