Saab fecha contrato de SEK 1,5 bilhão para defesa aérea móvel na Suécia

Estocolmo, 2 de julho de 2025 — A empresa sueca Saab anunciou nesta quarta-feira que recebeu um pedido da Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para fornecer seu sistema móvel de defesa aérea de curto alcance RBS 70 NG, incluindo mísseis, para as Forças Armadas da Suécia. O valor do contrato é de aproximadamente 1,5 bilhão de coroas suecas (cerca de R$ 700 milhões), com entregas previstas entre 2027 e 2028. O pedido foi registrado no segundo trimestre deste ano.
Além do fornecimento do sistema RBS 70 NG, o contrato também inclui equipamentos que permitirão às Forças Armadas suecas integrar o sistema a futuras soluções móveis de defesa aérea de curto alcance, conhecidas como MSHORAD (Mobile Short-Range Air Defence).
“Estamos continuamente contribuindo para fortalecer as capacidades das Forças Armadas da Suécia, e os sistemas de defesa aérea da Saab desempenham um papel fundamental na proteção do espaço aéreo sueco”, afirmou Görgen Johansson, chefe da área de negócios Dynamics da Saab.
O sistema MSHORAD da Saab, equipado com o RBS 70 NG, possui rastreamento automático de alvos, visor noturno integrado e é capaz de neutralizar ameaças como aeronaves, drones e mísseis a distâncias de até nove quilômetros.
Com sede na Suécia, a Saab é líder global no setor de defesa e segurança, contando com cerca de 25 mil colaboradores em todo o mundo. A empresa desenvolve, fabrica e mantém sistemas avançados em áreas como aeronáutica, armamentos, comando e controle, sensores e sistemas submarinos, sendo peça fundamental na capacidade de defesa de diversos países.
Por aqui parece que teremos AA Indiano mesmo…
Akash, da Índia, e armas Garuda atraem interesse do Brasil (thedefensepost.com)