Alemanha se prepara para mega encomenda de 4.500 blindados, incluindo Leopard 2 e Boxer, segundo a Bloomberg

93
leopard-2a8

Leopard 2A8

Berlim está prestes a dar um passo histórico no fortalecimento de suas Forças Armadas. Segundo reportagem da Bloomberg, a Alemanha deverá encomendar cerca de 4.500 novos veículos blindados, entre eles nada menos que 1.000 carros de combate Leopard 2, 2.500 veículos blindados Boxer em versões APC (transporte de tropas) e IFV (veículo de combate de infantaria), além de aproximadamente 1.000 blindados Patria CAVS APC. A Bloomberg chegou a mencionar erroneamente o modelo AMV, mas fontes especializadas confirmam que se trata, de fato, do CAVS.

O pedido envolvendo os Leopard 2 e os Boxer pode alcançar um valor de até 25 bilhões de euros, mas o montante definitivo ainda depende de negociações em curso entre o governo alemão e os fabricantes dos veículos. A expectativa é que os pedidos sejam formalizados nos próximos meses, com a inclusão dos recursos necessários no orçamento de defesa.

Boxer

Já o contrato previsto para os Patria CAVS visa substituir a atual frota de blindados Fuchs das Forças Armadas alemãs (Bundeswehr). Estima-se que essa aquisição gire em torno de 2 bilhões de euros. Um ponto de destaque é que a empresa FFG deverá localizar 90% da produção do Patria CAVS em território alemão, consolidando o compromisso com a indústria nacional e fortalecendo a base industrial de defesa do país.

Esse gigantesco pacote de compras se insere no contexto de modernização e reforço das capacidades militares da Alemanha, sobretudo diante do cenário geopolítico instável na Europa e do compromisso de Berlim com a segurança coletiva da OTAN. A movimentação também confirma o esforço alemão em renovar seus meios blindados, muitos dos quais já operam há décadas e exigem substituição urgente para manter a eficácia operacional do Exército.

Patria CAVS
Inscrever-se
Notificar de
guest

93 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
José 001
José 001
4 dias atrás

E como fica o projeto MARTE para o novo MBT europeu?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  José 001
4 dias atrás

Projeto Marte prevê um protótipo para o final da década.
Entrada em serviço por volta de 2035, isso se não atrasar.

Então continua firme e forte.

Augusto
Augusto
Responder para  José 001
4 dias atrás

Para o futuro. Essa aquisição é para o agora.

Thiago Santos
Thiago Santos
4 dias atrás

Quem pode, pode; quem não pode, se sacode
As fabricantes de defesa deveriam pagar um gordo bônus de venda para o Putin hein, tudo isso só está acontecendo graças a ele.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Thiago Santos
4 dias atrás

E Trump. Mas pra ele que pro russo

comenteiro
comenteiro
Responder para  Colombelli
4 dias atrás

Devem dividir, como bons amigos. Arte da negociação.

Colombelli
Colombelli
Responder para  comenteiro
4 dias atrás

Mui amigos….o Putin tem o ” filme” dele no hotel com 2 catraias

Deadeye
Deadeye
Responder para  Thiago Santos
4 dias atrás

É como sempre disse aqui, dinheiro para os Europeus não faltam, faltava disposição politica.

JHF
JHF
Responder para  Deadeye
4 dias atrás

Os números estão exagerados. Estão inflando uma bola de encomendas para dar credibilidade ao renascimento da indústria bélica Europeia, mas até 2030 os números totais devem sofrer correções até alguma coisa real. Lembrando que além de comprar tem que manter depois.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  JHF
4 dias atrás

A Polônia comprou 1.000 K2 + 250 M1A2 SepV3 + 116 M1A1 que serão modernizados.

Acho que 1.000 Leo2A8 para a Alemanha é até menos do que a quantidade de MBT contratada pela Polonia.
A Alemanha é a maior economia da Europa, não acho exagerado acho que podia ser até 2.000 Leo2A8.

Acho que pegaram leve porque terão o Marte por volta de 2035.

JHF
JHF
Responder para  Luís Henrique
3 dias atrás

Poderiam ser 5000 MBTs e estacionar no shopping.

J L
J L
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

Bom, possa ser que esses números estejam relacionados com o número de pessoal para tripular esses equipamentos. Esses números podem subir ou descer dependendo do efetivo.

Luís Henrique
Responder para  J L
1 dia atrás

Quando a Alemanha foi reunificada em 1990, a Alemanha Ocidental tinha mais de 2.000 MBT e a Alemanha Oriental tinha cerca de 2.700 MBT.

Ou seja, ficaram com cerca de 5.000 MBT

Nos anos 2000 a Alemanha tinha cerca de 2.700 MBT

Hoje em dia a Alemanha tem cerca de 300 MBT

Por isso tem muitos políticos alemães falando do perigo que estão passando por causa de décadas de desarmamento.

Agora pretendem se reerguer.

Comprar 1.000 MBT parece muito para nós brasileiros, mas para a Alemanha não é tanto.

Como eu dei o exemplo, a Polônia que tem economia bem menor está comprando cerca de 1.500 MBTs novos, então 1.000 para a Alemanha é tranquilo.

Carlos Campos
Carlos Campos
4 dias atrás

Eles estão desenvolvendo novos MBT e vao comprar LEO2, eu acho estranho e até burro,

Alexandre Galante
Responder para  Carlos Campos
4 dias atrás

Enquanto o novo MBT não ficar pronto, seguirão comprando o Leo 2.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Carlos Campos
4 dias atrás

Vai longe ainda novo carro. Joga uns 8 a 10 anos pra desenvolver um do zero.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Carlos Campos
4 dias atrás

Nao tem nada de estranho se você olhar para o tempo que demora para desenvolver equipamentos de nova geração.

O Marte deverá ter um protótipo próximo de 2030 e entrar em serviço em 2035 ou depois.

A Alemanha não pode e não quer passar os próximos 10 anos do jeito que esta e esperar o Marte entrar em produção em massa e atingir maturidade para entrar em operação.

1.000 Leo2A8 para os próximos 10 anos e o MBT de nova geração para depois disso.

A Alemanha tambem esta no FCAS desde 2017.
Em 2020 encomendou 38 Eurofighter T4.
Em 2022 encomendou 35 F-35.
E em 2024 encomendou mais 20 Eurofighter.

É a mesma lógica. O FCAS vão demorar para ficar totalmente operacional.

J L
J L
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

E como nos números acima indicam, não é só no exército que eles estão investindo, tem a força aérea e ainda não sabemos nada dos números da marinha alemã.

Luís Henrique
Responder para  J L
1 dia atrás

A Alemanha se tornou o 4º maior orçamento militar do mundo no ano passado com cerca de U$ 88 bi.
Algumas projeções indicam que em 2025 este valor vai superar U$ 100 bi.

Antigamente tínhamos EUA (+de 600bi), China (+200bi), Rússia(~90bi), Arábia Saudita (~80bi), Índia (+70bi), Reino Unido (~60 bi), França (~60 bi), Japão (~40 bi) e Alemanha (~40 bi).

Agora depois da guerra a Alemanha aumentou muito seus gastos com defesa e passou quase todo mundo, ficando atrás somente das 3 super potências, EUA, China e Rússia.

THULIO Manhães
THULIO Manhães
4 dias atrás

Mais impressionante de tudo isso é que enquanto o PLANETA está se rearmando, o Brasil vem na contramão diminuindo cada vez mais o investimento em suas FA!

Wilson França
Wilson França
Responder para  THULIO Manhães
4 dias atrás

Não vai acontecer nada nesse fim de mundo.

Alexandre Galante
Responder para  Wilson França
4 dias atrás

“Mais fácil a cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.”

Sergio
Sergio
Responder para  THULIO Manhães
4 dias atrás

Para defender a ” democracia”, não são necessários mais que uns fuzis enferrujados ; Pra colocar essa escória, que atreve-se a questionar os iluminados em seu devido lugar.

J L
J L
Responder para  THULIO Manhães
2 dias atrás

Nós aqui ao que parece, é um plano justamente para o desmonte das forças armadas para a criação de uma guarda igual a da Venezuela. Com controle sabe lá de quem.

Heinz
Heinz
4 dias atrás

alguns foristas: “Mas o custo benefício do MBT, não compensa”
“É só um dronezinho e já era”
Realidade: Rússia fabricando mais e mais tanques e ifvs, Ucrânia sempre solicitando mais blindados e construindo os seus.
Polônia, comprou mais de 1k de blindados.
Alemanha, idem.
E etc

natan
natan
Responder para  Heinz
4 dias atrás

Concordo, alguns vivem de super trunfo, enquanto existir infantaria sempre existirá cavalaria etc..

Colombelli
Colombelli
Responder para  natan
4 dias atrás

Os 4000 carros perdidos pela russia pra atgm e drones não são super trunfo. Se fossem carros de primeira e ocidentais estariamos falando de 120 bilhoes de dolares.

Alessandro
Alessandro
Responder para  Colombelli
4 dias atrás

A maioria dos MBT’s foram destruidos por MANPADS e pela artilharia e não por drones.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Alessandro
4 dias atrás

Manpads? Estavam voando?

75% de todas…de todas as baixas sao drones. Consulta os informes. Tem operador de drone sozinho com 400 mortos, 200 feridos e 150 veiculos no curriculo.

Última edição 4 dias atrás por Colombelli
Iran
Iran
Responder para  Alessandro
1 dia atrás

Os russos reviveram aquele projeto soviético do tanque leve planador?

Colombelli
Colombelli
Responder para  Heinz
4 dias atrás

O destino deles sera igual os 4000 carros que a russia perdeu. E no lugar outros serão repostos.

A questão não é ter ou nao CC. É quanto voce quer perder em cada um atingido.

Heinz
Heinz
Responder para  Colombelli
4 dias atrás

Caro Colombelli, no atual conflito da Ucrânia é imprescindível o uso de blindados, seja MBT, IFV, VBTP. Ações de assalto requerem proteção blindada, ou a infantaria fica vulnerável. De fato os drones vieram para trazer o caos as tripulações blindadas, entretanto, ruim com elas e pior sem elas. Acredito que no médio prazo soluções para abater e dificultar a vida dos drones mostrarão eficácia superior as atuais, com isto segue-se fundamental o papel dos blindados no campo de batalha moderno, claro, tudo é um conjunto. Infantaria, cavalaria, artilharia, guerra eletrônica e agora sistemas não tripulados

Colombelli
Colombelli
Responder para  Heinz
2 dias atrás

Eu nao disse que sao inuteis ou serão abandonados. O que estou dizendo é que não é economicamente viavel a uma nação que opere sozinha arcar com perdas de 30 milhoes por CC atingido.

Se os 4000 CC russos perdidos fossem de primeira linha o pais quebrava.

Iran
Iran
Responder para  Colombelli
1 dia atrás

Você está certo, porém a União Europeia, desconsiderando ainda o Reino Unido, tem o PIB 10x maior que o russo, se formos colocar EUA e Reino Unido na conta, eles chegam a 25-30x o dinheiro da Rússia. A OTAN tem bastante grana pra torrar com CCs, se eles não tivessem a Alemanha SOZINHA não teria encomendado 1000 CCs caros pra futuramente adquirir milhares de um que vai ser ainda mais caro.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Colombelli
3 dias atrás

Mas é por isso que a Otan anunciou que vai quadruplicar os investimentos em defesas antiaéreas.

Os MBTs e blindados continuam essenciais nos conflitos, mas precisam da proteção de sistemas antiaereos, nao podem operar de forma isolada.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Luís Henrique
2 dias atrás

Mais do que ja tem na ucrânia? E olhe o volume de perdas. Se é pra perder prefiro perder um barato.

Luís Henrique
Responder para  Colombelli
1 dia atrás

Sim, muito mais.
Pelo que li será a prioridade número 1 no rearmamento da Europa e da Otan.
Em segundo lugar acho que ficarão os drones, em terceiro os MBTs e blindados e em quarto lugar os caças (poder aéreo).

O foco principal vai para defesas antiaéreas.

Guilherme Leite
Guilherme Leite
Responder para  Colombelli
3 dias atrás

Colombelli, se fossem Merkavas com Torphy os drones sequer chegariam perto!

Os terroristas conseguiram atingir alguns enquanto esses estavam estacionados ou em algo muito próximo…

Colombelli
Colombelli
Responder para  Guilherme Leite
2 dias atrás

E quantos ataques eles podem repelir numa mesma tentativa? 3? 4? E se vierem 10 ou 12 como ja vimos?

Nao sao eficazes contra ataques de saturação.

E quantos paises podem por sistemas ativos de defesa? Qual o custo?

Deadeye
Deadeye
Responder para  Heinz
4 dias atrás

Sem contar que os videos que vemos da Ucrânia, são equivocados. Geralmente os blindados precisam ser atingindos por diversos drones para serem destruídos.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Deadeye
4 dias atrás

E ainda assim o são. Com menos de 30.000 dolares cada. O resultado não muda.

Nao vale a pena ter carros carissimos se voce nao vai atuar num bloco ou coligação.

A russia so se sustentou porque tem modelos velhos e modernizados.

Iran
Iran
Responder para  Colombelli
1 dia atrás

Os futuros CCs padrão OTAN terão sistemas anti drones, EW, etc

Macgaren
Macgaren
Responder para  Heinz
4 dias atrás

kkk Soldados vão de patinete que vai ser mais seguro

Heinz
Heinz
Responder para  Macgaren
4 dias atrás

já vi, não deu muito bom.
Pode dar vez ou outra, numa assalto muito específico, o uso de patinetes, motos para ser mais furtivo e surpreender o inimigo, mas como eu afirmei, há situações e situações. Na maioria das vezes os infantes russos que atacam de patinetes e motos viram adubo

Bernardo
Bernardo
Responder para  Heinz
3 dias atrás

Como eu sempre disse, é gente que quando inventaram o escudo iam dizer “agora NUNCA MAIS vai precisar de espada”. Drones são uma realidade, mas mas essa predominância de ter muito pouca defesa é um momento muito singular no tempo que não deve acontecer em 5 ou 10 anos. Tudo que é empresa agora fabrica soluções C-UAS, tanto não cinéticas quando cinéticas, e ainda dentro desse universo, um sem número de alternativas. as melhores vão sobreviver e as coisas vão se equilibrar. drones vão continuar sendo importantes, mas pouca ou nenhuma defesa não vai mais existir pq as alternativas em defesa focam também em ser tão baratas quanto possíveis (depende do fabricante tb né).
Eu avisei muitas vezes que nenhuma guerra era igual à anterior. Ucrânia não foi como Nagorno-Karabakh, Gaza/Líbano não foi como a Ucrânia, Síria não foi como Gaza/Líbano, Irã não foi como nenhuma dessas outras (inclusive que Israel lutou). E Taiwan vai ser diferente de todas essas.
E sempre foi assim na história. Esperavam um tipo de guerra diferente e acabou nas trincheiras da primeira guerra, esperavam as trincheiras e veio a blitzkrieg, a Coréia foi diferente do que tinha acontecido no pacífico antes e o Vietnã MUITO diferente de todas essas.
Pra sorte de todos esses países (de todos os lados), os estrategistas, gestores etc levam isso em consideração. Até onde eu sei (e vejo), nenhum tem esse raciocínio que a gente vê o pessoal tendo por aí.

Iran
Iran
Responder para  Heinz
1 dia atrás

A Rússia quer atingir a meta de fabricar 300 T-90M por ano, isso do 0, porque querem atualizar todas células disponíveis do T-72, T-80 e T-90, juntamente com essaa atualização dos veículos antigos, mais de 1000 MBTs saem das fábricas russas por ano…

Maus
Maus
4 dias atrás

90% da geração Z não quer e não está apta para o serviço militar, porque ninguém comenta sobre isso? Mesmo que eles sejam sequestrados igual os Ucranianos, é mais fácil eles matarem os próprios companheiros e depois se matarem do que irem para o front

Deadeye
Deadeye
Responder para  Maus
4 dias atrás

Em 1939 falavam a mesma coisa da geração atual à epoca.

Maus
Maus
Responder para  Deadeye
4 dias atrás

E por que todo país membro da OTAN está com dificuldades para recrutar mesmo já tendo aberto as portas para mulheres?

ln(0)
ln(0)
Responder para  Maus
4 dias atrás

Talvez por ter opções melhores fora das forças armadas? Em países como o nosso, as FA servem, em tempos de paz, como um meio de mobilidade social. Em países desenvolvidos, talvez as pessoas consigam viver com outro tipo de trabaho.

Deadeye
Deadeye
Responder para  ln(0)
3 dias atrás

Exatamente. Para que um jovem alemão vai querer entrar nas forças armadas, se a Volkswagen paga para um metalúrgico o dobro das forças armadas??

JHF
JHF
Responder para  Deadeye
3 dias atrás

A Volks está retraindo por diminuição geral de vendas de carros. Daqui a pouco usa a capacidade industrial ociosa para construir carro de combate. Ahi vai (quase) dar elas por elas….

rui mendes
rui mendes
Responder para  Maus
3 dias atrás

Da Otan????
Os Russos não, por isso eles nem têm soldados Norte-Coreanos e prisioneiros Russos, obrigados a combater, não, isso é mito.

Iran
Iran
Responder para  Maus
1 dia atrás

Pq o homem jovem precisa de um ideal pra lutar, o jovem europeu vai entrar no exército pra defender o que? O bairro queer de paquistaneses da cidade dele?

sub urbano
sub urbano
Responder para  Maus
3 dias atrás

Geneticamente são identicos aos homens das cavernas. O espirito guerreiro ta lá guardado. Só botar a traca na mão dessa molecada q a chama acende de novo.

Seu cometario lembrou a “Expedição dos Poetas” durante a Guerra do Acre. Burocratas, estudantes, medicos, advogados, marginais, artistas, de Manaus, montaram uma expedição militar contra o Exercito Boliviano. Foram derrotados na primeira batalha kkk

Última edição 3 dias atrás por sub urbano
Iran
Iran
Responder para  Maus
1 dia atrás

A geração mais despreparada é sem dúvidas os millenials, geração Z é a geração mais reacionária e nacionalista dos últimos 70 anos, por isso esses movimentos estão voltando tão fortes pelo mundo, a base eleitoral de partidos como AfD, Likud, ala mais populista dos Repúblicanos etc são homens jovens entre 18-28 anos (gen Z), enquanto partidos pacifistas como partido verde, democratas etc são compostos em sua grande maioria por homens baby boomers, e mulheres millenials.

Santos
Santos
4 dias atrás

Ééé amigo… Os caras não sabem brincar!

Paulo Lahr
Paulo Lahr
4 dias atrás

Encomendas a lá IIGM. Prelúdio de um conflito.

Delfim
Delfim
4 dias atrás

Guderian e Rommel no túmulo abrindo um sorriso.

A idéia não é atacar os russos, e sim dissuadi-los.

Última edição 4 dias atrás por Delfim
Rafael Aires
Rafael Aires
Responder para  Delfim
4 dias atrás

No século passado, Alemanha com Forças Armadas fortes (desculpe a redundância rs), não “deu bom”!

rui mendes
rui mendes
Responder para  Rafael Aires
3 dias atrás

Se for preciso, e deus queira que não seja, esperemos que desta vez, a Alemanha esteja do lado certo e não sozinha, a lutar contra meio mundo, por isso não “deu bom”, mas mesmo assim, durou 5 anos, tinham que ser mesmo muito fortes, mas felizmente perderam.

J L
J L
Responder para  rui mendes
2 dias atrás

Escreveu certo, pois eles na última guerra lutaram praticamente sozinhos contra o continente todo e mais alguns importados, e quase conseguiram, se não fosse o cemitério de todos os grandes exércitos (o inverno Russo) e a obsessão de um louco homicida em não reconhecer onde parar.

Santos
Santos
Responder para  Rafael Aires
2 dias atrás

As forças armadas nazistas que seus aliados soviéticos ajudaram a construir para jogá-las contra o oeste.

Fábio Mayer
Fábio Mayer
Responder para  Rafael Aires
2 dias atrás

No século passado, o que ameaçava a Europa era a Alemanha…

Heinz
Heinz
Responder para  Delfim
4 dias atrás

Guderian foi o precussor da Blitzkrieg, realmente um gênio!

Colombelli
Colombelli
Responder para  Heinz
2 dias atrás

A pratica sim. A teoria foi um ingles e De Gaulle entao capitão.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Colombelli
1 dia atrás

Foi Liddell Hart o teorico ingles que desenvolveu o conceito de guerra móvel no exercito inglês. O Marechal Tukhachevsky (soviético) também desenvolveu doutrina parecida em paralelo a esses, mas não conseguiu colocar plenamente em pratica pois acabou sendo executado nos expurgos de Stalin.

J L
J L
Responder para  Heinz
2 dias atrás

No exército alemão no século passado existiam vários comandantes excepcionais como por exemplo Rommel entre outros. Não acho que os tipos que hoje em dia formam as tropas tenha a capacidade de luta que existiu no século passado, bem longe disso.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  J L
1 dia atrás

Rommel era um ótimo comandante a nível de divisão, mas tinha serias deficiências no comandando de um corpo ou de um exercito inteiro. Um exemplo e que ele praticamente não se preocupava muito com a logística do seu exercito. Diversas vezes teve que parar seus avanços por falta de combustível de seus blindados. Acho que ele é um pouco superestimado justamente por ter combativo diretamente os aliados.

Eu colocaria Manteuffel e Maisnten (e o próprio Guderian) como os melhores comandantes alemães da guerra.

Macgaren
Macgaren
4 dias atrás

Nada como inimigo externo para estimular a economia de guerra.

Guacamole
Guacamole
4 dias atrás

Se for como o Brasil, anuncia 4500 e termina com apenas 30.

Cleiton
Cleiton
Responder para  Guacamole
4 dias atrás

E o gasto de grana em estudos,viagens jantares mais estudos mais viagens para as fábricas será de 5000 blindados

Digo
Digo
4 dias atrás

A russia está produzindo cerca de 300 T-90M, 450-500 BMP-3 e 600+ BTR-82 por ano, a tendência também é só crescer, não há outra alternativa para os paises a não ser revitalizarem sua industrias e se militarizarem, eu só me pergunto o potencial de produção chinesa se eles mobilizarem suas industrias.

Última edição 4 dias atrás por Digo
Dod
Dod
4 dias atrás

eguas!!!

Emmanuel
Emmanuel
4 dias atrás

E a França só de olho…

Heinz
Heinz
Responder para  Emmanuel
4 dias atrás

Eles têm o leclerc.

Cassini
Cassini
4 dias atrás

A encomenda virá em boa hora ante a recessão econômica alemã. Agora é hora de Keynesiano.

Rafael Gustavo de Oliveira
Rafael Gustavo de Oliveira
4 dias atrás

Sei não hein?!…pelas encomendas da Alemanha e Polonia, estou achando que de fato os EUA vão retirar suas bases de lá

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
4 dias atrás

As pessoas comentam sobre carros de combate perdidos em batalhas. Mas não falam o que eles tiveram de ganhos antes de serem destruídos.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Renato de Mello Machado
4 dias atrás

Te digo. Territorio da Ucrânia sob dominio russo em começo de maio de 2022= 25%.

Territorio ucraniano sob dominio russo em fim de maio de 2022= 18%.

Territorio ucranioano sob dominio russo em maio de 2025= 19%..

O que os 4000 carros perdidos ganharam? 1% de territorio.

Neste ritmo a russia consumira 320.000 carros de combate pra tomar a Ucrânia e 98 anos so pra chegar no rio.

Nao estou inventando estes numeros. Consulta os mapas.

Cassini
Cassini
Responder para  Colombelli
3 dias atrás

De onde tirou esses números? Jesus…

Colombelli
Colombelli
Responder para  Cassini
2 dias atrás

Olhe os mapas. Tem varios mapas dinãmicos da guerra com cronologia.

Pouco depois de um mês da invasao os russos se retiraram de Kiev e Karkiv. Sairam de 25% pra 18%.

Depois disso avançaram 1%. E os 18 que tinham maior parte foi tomada nos 5 primeiros dias e eram areas separatistas.

Duvida? Pesquise. Aproveite e pesquise o avanço por mes dos russos. Tem dados tambem e bem precisos.

Tu vai encontrar dezenas de fontes ilustradas e convergentes.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Colombelli
1 dia atrás

O pessoal te negativa, mas são bem pertinentes a suas observações Colombelli. A taxa de perdas de blindados na Ucrania e insustentável para qualquer pais, tanto é que ambos os lados estão se adaptando e evitando usa-los o máximo possível.

Um fato dessas perdas gigantescas do lado russo a ser considerado foi a forma que os russos utilizavam eles no começo (eles entravam nas cidades e vilas em colunas enormes, sem praticamente apoio nenhum), também não tinham uma doutrina eficiente contra drones (não fizeram o dever de casa de ter estudado o conflito anterior na Armênia) , talvez se a invasão fosse hoje, não tivessem produzido essas perdas tão grandes.

Talvez o caminho ao invés de investir em MTBs muito pesados e lentos o caminho seja focar na mobilidade em detrimento da blindagem. Dificilmente vemos nesse conflito confronto entre blindados.

RDX
RDX
4 dias atrás

O Patria CAVS é o Guarani finlandês.

Heinz
Heinz
Responder para  RDX
4 dias atrás

o nosso é mais bonito, hehe

Colombelli
Colombelli
4 dias atrás

O que é preciso entender é que paises que vão agir em bloco podem se dar ao luxo de ter o melhor e mais caro pois serão apenas uma fração de um todo bem maior. Caso da europa/ OTAN. As perdas nao pesam tanto individualmente.

Paises que atuam sozinhos precisam priorizar numeros. Nosso caso. Caso da Russia. Se ela não tivesse seus estoques de ate T64, T62 e T55 estaria em papos de aranha.

Por isso paradigmas decisórios de paises da OTAN não servem pra nós.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Colombelli
3 dias atrás

No caso da Alemanha, ela bate o Brasiil em qualidade e em quantidade de equipamentos.

Nada justifica o atraso material das nossas Forças Armadas.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Rafael Oliveira
2 dias atrás

Quantidade de CC ira bater. Hoje eles nao tem numero maior embora sejam muito melhores.

A justificativa do nosso atraso é o nosso povo. Nao os politicos. Eles so refletem o povo.

Sejam.candidatos numa eleição e voces conhecerão a verdadeira índole do brasileiro. É bem pior do que voces imaginam.

Destro
Destro
3 dias atrás

Mesmo diante da experiência catastrófica na guerra da Ucrânia ainda pensam em MBTs
Ou acharam uma fórmula para driblar os drones ou estão satisfazendo as empresas de defesa tradicional.

Lucas
Lucas
3 dias atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Nelson Junior
Nelson Junior
2 dias atrás

Rapaz, cadê o baixinho invocado ?
Mas uma vez queria dar os parabéns a ele…
Os Alemães estavam quietinhos no cantinho deles, quase em sono profundo…
Agora segura o rojão

Tomcat4,6
Tomcat4,6
2 dias atrás

O Leopard 2A8 é um monstro, coisa de patrão, mas o Abrams X ficou mais top. Agora sobre efetividade e capacidades, creio que vale uma comparação hein Galante !!!

Observador
Observador
2 dias atrás

Muita coisa.