Usa,Brazil,Trade,War,And,American,Tariffs,As,Two,Opposing

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa deverá entrar em vigor em 1º de agosto.

Veja a carta na íntegra:

9 de julho de 2025

Sua Excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília

Prezado Sr. Presidente:

Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!

Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta.

Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco.

Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.

Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!

Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.

Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.

Muito obrigado por sua atenção a este assunto!

Com os melhores votos, sou,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Inscrever-se
Notificar de
guest

240 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
marcos terra
marcos terra
8 horas atrás

vira-latismo em 10,9,8……..

amarante
amarante
Responder para  marcos terra
8 horas atrás

É só esperar, ele taxou até as colônias dele na Ásia (Japão e Coreia do Sul) mas os patriotas de miami acharam que ele não ia taxar o Brasil. Agora todo mundo vai virar acionista da Embraer e dos barões do agronegócio.

Nilo
Nilo
Responder para  amarante
8 horas atrás

Os patriotas nos EUA que votaram nele, assim como o Deputado EAD Bananinha, são pessoas que agem contra sua própria gente, devem estar felizes ao ver brasileiros sendo deportados algemados e com perdas financeiras, para isso dão todas justificativas as ações trumpismo, o que esperar dessa gente? nada de bom.

Palpiteiro
Palpiteiro
Responder para  amarante
4 horas atrás

A China agradece

Felipe
Felipe
Responder para  Palpiteiro
2 horas atrás

Sonha se acha que a China vai segurar nossa economia. Estamos ferrados.

José 001
José 001
Responder para  marcos terra
7 horas atrás

A turma dos Bosquetes vai dizer que é culpa do Brasil.

Deadeye
Deadeye
8 horas atrás

Agora já sabemos quem o nosso inimigo é. E cadê aquele Italo que disse que a Reunião do BRICS é irrelevante?

Eromaster
Eromaster
Responder para  Deadeye
8 horas atrás

O objetivo principal é os Brics. Usou o caso de Bolsanro apenas como desculpa pra camuflar suas intenções.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Eromaster
8 horas atrás

Exatamente. Isso tudo começou no mesmo dia.

Nilo
Nilo
Responder para  Eromaster
8 horas atrás

Não Sr. ao Brics a ameaça foi de 10 por cento, ao BRICS + Bolsonaro acrescente 40 por cento = 50 por cento, a intenção é interferir na próxima eleição a presidente do Brasil, junta a taxa a interferência no STF. Como estão cansados de dizer em suas redes nacionais de TVs, Brasil nosso Quintal.

Nilo
Nilo
Responder para  Deadeye
8 horas atrás

O quinta coluna? Deve estar adorando, rindo.
Tenho assisto especialista em diversas redes nacionais, todos dizem que se o BRICS fosse irrelevante Trump não estaria taxado os países que estão aderindo a organização, ou seja, como disse o Sr. Italo só panfletista só disse muita asneira.

Felipe
Felipe
Responder para  Nilo
1 hora atrás

Ué ele está defendendo os interesses do país dele. O povo é estranho pra não dizer hipócrita. Só Brasil mesmo perdoa dívidas bilionárias de países como Venezuela, deixa o exército da Bolívia invadir suas refinarias e por aí vai. Com os EUA o papo é outro, por isto são uma super potência, enquanto o Brasil é só um fazendão.

FERNANDO
FERNANDO
8 horas atrás

Só 50%, mane!!!

Angus
Angus
Responder para  FERNANDO
7 horas atrás

Sinceramente, espero que tenhamos um Governo e classe política que faça uma leitura correta da situação e vá para mesa de negociações (não acredito, mas torço para isso).

A economia brasileira atual não pode se dar ao luxo de entrar em guerra comercial com EUA ou com a China, sob pena da conta estourar (como é comum aqui) na ponta da linha/consumidor.

Essa guerra de bandeiras e frases de efeito são lindos nas redes sociais (cheio de heróis corajosos).

Na prática, quem tem o mínimo de sensatez, sabe que o país só tem a perder.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Angus
6 horas atrás

Na boa não tem.como brigar com eles. Lula tem que engolir orgulho e negociar. Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.

comenteiro
comenteiro
Responder para  Rodrigo
5 horas atrás

De onde menos se espera, é que não sai nada mesmo.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Rodrigo
5 horas atrás

“Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.”

Sonha.

Nilo
Nilo
Responder para  wilhelm
5 horas atrás

“Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.”
o próprio Bananinha diz que está trabalhado junto ao pessoal do Trump para taxação e os patriotas acham que o traidor do pai vai ajudar o Brasil? Isso é uma loucura.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Nilo
4 horas atrás

O maior problema envolvendo o Bolsonaro é que, devido a todas as circunstâncias, atribuiu-se a ele a imagem de alguém muito maior do que realmente é. Alguns o veem como uma espécie de divindade, enquanto outros o enxergam como a personificação do demônio. Na minha opinião, ambos estão errados.

O correto é enxergar Bolsonaro pelo que ele de fato é: um militar de baixa patente cuja maior conquista na carreira foi quase ser preso por planejar a explosão de bombas em quartéis devido ao fato de estar insatisfeito com o soldo ou alguém que virou político de subúrbio pra não precisar trabalhar.

Quem acredita que há algum plano, estratégia ou algo do tipo está se iludindo: o Bolsonaro de hoje é exatamente o mesmo que passou boa parte da vida lucrando com pequenos golpes. A única coisa que mudou de lá pra cá foram as posições que ele ocupou; de resto, continua com a mesma mentalidade de vereadorzinho com o rabo preso nos esquemas. Se ele precisar ferrar o país para salvar o próprio rabo, obviamente ele o fará.

wilhelm
wilhelm
Responder para  wilhelm
4 horas atrás

Dito isto, eu não acredito que isso tudo tenha a ver com o Bolsonaro.

O foco é a posição do Brasil em relação aos BRICS.

Felipe
Felipe
Responder para  Nilo
1 hora atrás

O culpado é o STF que rasgou o direito duas vezes: soltando o mula e agora perseguindo o bozo e censurando sempre a direita. Colhem o que plantam.

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  wilhelm
2 horas atrás

Eu considero ele um golpista, criminoso mas todo que quer ser estadista deve colocar o país a frente dos seus interesses. Esse é mometo de uniao. Senão todos iremos perder.

Nativo
Nativo
Responder para  Rodrigo
5 horas atrás

Desse segundo, nem quando servia ao exército, tinha senso patriótico, imagina nos dias de hoje.

Heli
Heli
Responder para  Rodrigo
3 horas atrás

Tomou Haldol hoje não? Reze pra um pneu de carreta e espere 72 horas que o Bolsonaro vai resolver

Rodrigo
Rodrigo
Responder para  Heli
2 horas atrás

Mas sr fosse Lula colocaria esse bode na mesa da direita tb.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Angus
6 horas atrás

Covarde.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Deadeye
6 horas atrás

Então, vai lá…toma as rédeas do negócio e mostra a independência do Brasil e sua total desnecessidade de negociar com os EUA.
O problema de vocês é achar que o Brasil tem uma relevância internacional e peso político que só existem no universo em que vocês vivem. Não temos como bater de frente com as maiores economias do mundo. Tu pode adjetivar quem quer que seja da maneira que quiser, mas a verdade é essa!!

Nilo
Nilo
Responder para  Santamariense
6 horas atrás

Outro patriota vendendo a cartilha “Qual a melhor maneira de ficar de quatro sem sentir dor” rrsrsrsr

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
5 horas atrás

De ficar de quatro, talvez tu entenda, cavalgadura….

Santamariense
Santamariense
Responder para  Angus
6 horas atrás

Exatamente isso. Aí pra cima tem um monte de esquerdista que daria o dedo e outras coisas mais para ir morar nos EUA, mas ficam dando piti. Eu fico me perguntando: se essa gente toda tem tanta aversão aos EUA, por que dão tanta importância para o que os EUA fazem ou deixam de fazer? Cortem o comércio com os EUA e negociem só com china, rússia, Índia, etc.

“A economia brasileira atual não pode se dar ao luxo de entrar em guerra comercial com EUA ou com a China,”

Perfeito! Mas, esses “corajosos” vivem num mundo à parte.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Santamariense
6 horas atrás

Até a oposição está criticando as tarifas. Vocês são uns covardes que querem o Brasil dependente dos EUA isso sim.

Ressalta-se que exportamos 27bi para os EUA e 94bi para a China.

Falar que vamos quebrar é desconhecimento.

Nilo
Nilo
Responder para  Santamariense
5 horas atrás

Exagerado eu sou mesmo exagerado.
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado.
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
… Por você eu largo tudo
Vou trair, roubar, matar
Adoro um amor …..
rsrsrsrs depois não querem que eu ria

Última edição 5 horas atrás por Nilo
Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Vai rindo e esperando para ver o que o teu líder vai fazer. Faz assim, cheerleader, larga os pompons e diz como o Brasil poderia bater de frente com os EUA. Vamos lá, talvez seja difícil para ti, mas acho que você consegue.

Mig25
Mig25
Responder para  Santamariense
4 horas atrás

Fale por si mesmo, direitista. Quem deve ser doido pra morar nos USA é você, só que seria chutado de lá, algemado, e ainda ia parar num campo de concentração em El Salvador…Os EUA ganham muito mais dinheiro aqui do que nós lá. Qualquer cego, até o ideológico, consegue facilmente perceber. É só olhar ao redor e ver o quanto de produtos americanos nos cercam, diariamente. Eu mesmo estou digitando em um deles (logo irei me retificar desse erro), e bebendo uma coca cola que me veio de “brinde” numa pizza de uma junkie fiod americana que pedi. Nem de perto temos essa abertura no mercado estadunidense. Vou fazer de tudo para evitar qualquer produto que tenha origem lá, e é o que todos patriotas de verdade deveriam fazer depois dessas ameaças. Temos que meter tarifas recíprocas em TUDO que eles comercializam aqui. Veremos tb em quanto ficará o café diário que eles se entopem diariamente. Ou acha que a Colômbia e mais um ou 2 vão conseguir abastecer o mercado de lá? Esse psicopata tá achando que vai comprar briga com o mundo inteiro e vai dar certo pra eles? Impossível.

Última edição 4 horas atrás por Mig25
Felipe
Felipe
Responder para  Mig25
1 hora atrás

Vish. Tirando a China ninguém pode fazer frente aos EUA e mesmo a China afunda junto pq vende muito pra eles. Bora acordar pra vida. Tudo que está acontecendo é uma reação natural dos EUA frente aos seus rivais. Acharam que era um tigre morto e agora ficam chorando rs.

Eromaster
Eromaster
8 horas atrás

Brasil tem que ser duro e soberano sobre a intromissão na soberania do Brasil. O Tio Sam já deixou de ser uma democracia e se tornou uma ditadura faz tempo. Democracia é só na propaganda.
Brasil tem que taxar Apple e outros produtos dos tio sam em 50% como resposta.
Se o governo brasileiro acovardar e ficar com medo de responder, o Trump vai entender isso como fraqueza e vai montar em cima.

Última edição 8 horas atrás por Eromaster
Samuell
Samuell
Responder para  Eromaster
8 horas atrás

Se não arregou nem para china que é a segunda maior economia, tu acha que vai arregar para décima economia kkk piada né.
O governo só vai aceitar, baixar a cabeça e dizer sim senhor.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Samuell
8 horas atrás

Não arregou? Ele fez apenas um acordo parcial para a China. E ainda pediu para negociar antes.

Nilo
Nilo
Responder para  Samuell
7 horas atrás

Só vc que acha que Trump não arregou para a China.
Em abril2025 a China anunciou que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84% para 125%.
Em maio os EUA e a China concordaram, em reduzir temporariamente as tarifas recíprocas, marcando um significativo alívio nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. Negociação é o nome.
O superavit mastrodonte da China continua rsrsrs

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
6 horas atrás

E o Brasil é a china?? Em que mundo vocês vivem?

Nilo
Nilo
Responder para  Santamariense
5 horas atrás

deixei uma musiquinha para vc lá em cima tchau

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Quantos anos tu tens? 12…10..? Além de escrever de forma incongruente, assassinando a língua portuguesa, agora virou pré-adolescente de 5ª série?

Felipe
Felipe
Responder para  Nilo
1 hora atrás

A ditadura chinesa de mão de obra quase escrava segue de vento em poupa. Mas o Brasil não é a China. Acorda.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Samuell
5 horas atrás

pois é hahaha Doidos pensando que brasil é china

Mig25
Mig25
Responder para  Samuell
4 horas atrás

Arregou pra china e arregou bonito. Vá se informar!

Nilo
Nilo
Responder para  Mig25
3 horas atrás

A China entrou bonito, rasgando, a única coisa que se houviu do Trump: ” Xi, Xi, Xi, Xi…. “gosto, sempre gostei e sempre vou gostar” . O cawboy do Brokeback Montain Rsrsrsrs

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Responder para  Eromaster
8 horas atrás

Tu jura que a solução para o atual estado de coisas é o Brasil comprar briga tarifária com os EUA?

Eromaster
Eromaster
Responder para  Guilherme Lins
7 horas atrás

Porque não? Nem Canadá aceitou isso, você acha que Brasil tem que baixar a cabeça e aceitar? È assim que você foi educado a baixar a cabeça quando é pisado?
Brasil nunca deve aceitar ser pisado por nenhum país, nem por os Estados Unidos.

Guilherme Lins
Guilherme Lins
Responder para  Eromaster
7 horas atrás

É negociar! Praticamente todos os países que foram taxados no início entraram em negociação e muitas das taxas caíram e novos acordos comerciais foram realizados. Isso também é um claro avanço de Trump atacando o BRICS, aí, nesse caso, temos que ver se esse alinhamento ideológico (sim, não há como negar) e comercial com alguns países do bloco realmente traz bons frutos ao país. Me responda, por exemplo, o que o Brasil ganha se aliando ao Irã do jeito que está fazendo?
A Argentina, um exemplo aqui na América do Sul, está em em crescimento com os novos acordos com os EUA.

Mig25
Mig25
Responder para  Guilherme Lins
4 horas atrás

É uma falácia que Argentina tá em crescimento. Uma mentira que espalham por aí. Eu estive por lá e o custo de vida tá impraticável! Um almoço em qualquer restaurante simples em BA tá custando o equivalente a 150 reais. Papas e uma carne qualquer. Qualquer lanche na esquina não sai menos de 50 reais. O povo lá tá cada vez mais na pobreza e na miséria! O país tá no fundo do poço e não serve de parâmetro pra país nenhum, só os que queiram se afundar na lama…

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Eromaster
7 horas atrás

Canadá arregou.

Joao
Joao
Responder para  Eromaster
5 horas atrás

Mesmo ignorando Camões…..

Nilo
Nilo
Responder para  Guilherme Lins
7 horas atrás

Não é virar quintal, é deixar que Trump diga o que deve o STF fazer, e quem é bom para Prresidente do Brasil. Assim como o Sr. tem o quinta coluna do Italo com cartilha para ensinar como abaixar a calças rsrsrs

Nilo
Nilo
Responder para  Nilo
7 horas atrás

Não, é ….(modo ironico rsrrsr)

Macgaren
Macgaren
Responder para  Guilherme Lins
5 horas atrás

Foda que vão embarcando no ufanismo do governo e não entenderam o que está acontecendo kkk

Achando que brasil vai pressionar os EUA kkk

Última edição 5 horas atrás por Macgaren
Mig25
Mig25
Responder para  Guilherme Lins
4 horas atrás

O Brasil? Você não viu que é o Trampi ameaçando impor 50% de tarifas no Brasil? Um país em que eles tem superávit comercial há 16 anos seguidos? Você não viu que é o Trampi que tá metendo tarifa a torto e a direita em tudo que é país, de aliado a aliadissimo? Tá por dentro mesmo hein …

Última edição 4 horas atrás por Mig25
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Eromaster
7 horas atrás

Brasil tem que taxar Apple e outros produtos dos tio sam em 50% como resposta.”
kkkkkkkkkk

Eromaster
Eromaster
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Não entendo o motivo de “kkkk”.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Eromaster
6 horas atrás

Tu leu a carta do Trump? Se aumentar a taxação dos produtos dos EUA, ele aumenta mais ainda a taxação são produtos brasileiros. E, na boa, tu tá querendo taxar a Apple? Foi nisso que tu pensou primeiro? Em iPhones e iPads? Esquerda caviar … Kkkkkkkk

Mig25
Mig25
Responder para  Santamariense
4 horas atrás

Não. É pra obrigar a direita vira lata que adora um iPhone a pagar mais 50% nesses produtos da Apple…seria lindo! Kkkkkkk

Mig25
Mig25
Responder para  Eromaster
4 horas atrás

Esse aí é mais conhecido por aqui como Gabriel USA. Esse é o motivo rs

Tutor
Tutor
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Pois é, teria que baixar o imposto então kkkk

Nilo
Nilo
Responder para  Eromaster
7 horas atrás

Com superativ na balança comercial com o Brasil, não tem razão a não ser politica, de instalar no próximo governo um subalterno, o quinta coluna, o infame que destruiu centenas de milhares de vidas no período critico da COVID, um pais que tolera, um deputado com todas as regalias, que até o momento não foi cassado, de uma família que chega a dizer, insinua que o Brasil está fazendo bomba nuclear com em acordo com China, o Bananinha está tendo sucesso, na tentativa de transformar o Brasil na República dos Bananas.
Esse governo de esquerda é vacilão, medidas já deveriam ter sido tomadas no passado, a ida do presidente atual ao G7, deu o recado do vacilo, a não incorporação de Venezuela, sem incorporação do seu recursos petrolífero na nossa cadeia de suprimento outro vacilo acovardado, entre outros, não espero muito desse governo.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nilo
7 horas atrás

A verdade é que o Estado brasileiro é um balcão de negócios sujos.

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

EUA não é melhor, Rússia não é melhor, mas tem algo que os iguala, não relativizam sua soberania. Quinta coluna no EUA é trato a tapa, na Rússia escorrega na casca de banana, na China nem pensar, aqui elegemos como presidente um idiota, pagamos salário a um deputado traidor do país. Aqui patriota levantam bandeiras de Israel e EUA acima da nossa. A Bandeira que é um símbolo maior de um país.

Última edição 7 horas atrás por Nilo
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nilo
6 horas atrás

Aquela bandeira que a canhota bota fogo?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gabriel BR
4 horas atrás

calma ele tem amnésia. fora o fato de falarem que esse o país é racista, debocham dos nossos maiores nomes, D. Pedro I e II, I. Leopoldina, tentaram queimar uma homenagem aos Bandeirantes e etc. isso ele esquece

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
6 horas atrás

Aqui no Brasil, para a maioria das população, a bandeira e só pano colorido! E motivo de polarização política. Tu não viu aquele vídeo que viralizou tempos atrás, de alguns garis juntando lixo com uma bandeira brasileira que encontraram em uma lixeira?

https://youtube.com/shorts/FI5fm8-qWKE?si=2RU42WuNBHQnD70Y

Nilo
Nilo
Responder para  Santamariense
5 horas atrás

Sr. Grabriel Br e Sr. Santamariense, esperemos.
Vejam o que diz o Bonner logo no inicio, “ação ideológica” o que eu falo de reafirmar o seu quintal.
Vejam o que diz bananinha que reafirma que vem trabalhado contra o país. Esse é um país que tolera e paga um traidor.
https://www.youtube.com/watch?v=8osDfzG4LfQ

Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Bonner?? Tu tá falando sério?? Hehehehehe…bem, de ti, eu não poderia esperar outra coisa….hehehehehe

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
4 horas atrás

EDITADO

Nilo
Nilo
Responder para  Carlos Campos
3 horas atrás

Evangélico Israel cospe em cristão, não acredita em Jesus, o Aiatolá está vivo, não tem inspeção nuclear, o armazém ainda está cheio de drones e mísseis, a Rússia ainda mantém máquina de triturar ligada, e quem alisa traidor é como corno consciente, gosta.

Tutor
Tutor
Responder para  Eromaster
7 horas atrás

Ser duro com os EUA kkkkkk
Amiguinho, o máximo que o Brasil pode fazer é correr até o final da coleira e latir.
Se quiser amenizar isso, vai ter que botar o rabinho entre as pernas e ceder a demandas do Trump.

Pedro
Pedro
Responder para  Eromaster
6 horas atrás

impor taxas é atentar contra a soberania de um pais??
Brasil já taxa os produtos americanos em bem mais que isso…e Trump ja avisou que se houver retaliação vai aumentar ainda mais
que essa ditadura daqui pague por suas escolhas

Lucas
Lucas
Responder para  Pedro
6 horas atrás

E a matilha de vira-latas latem sem parar para defender seu mestre que os despreza kkkkk

Deadeye
Deadeye
Responder para  Pedro
5 horas atrás

Somos uma ditadura tão boa, que você faz esse comentário sem punição.

Nativo
Nativo
Responder para  Pedro
5 horas atrás

Santa ignorância.
Pesquisa quem tem superávit sobre quem, antes de repetir idiotices do ZAP.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Pedro
4 horas atrás

Descobri que o Brasil ataca a soberania da China, com quase 100% de imposto nos produtos vindos de lá

Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  Eromaster
5 horas atrás

Você não marca nem consulta no SUS sem Whatsapp. Já perdi consulta com médico porque não uso isso, e eles partem do pressuposto que todo cidadão tem que ter.
Estado brasileiro tem nem capacidade de fazem seu trabalho sem depender do Google e Apple pra tudo, você acha que vai taxar?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Richard Stallman
2 horas atrás

A receita federal não funciona sem os servidores da Amazon nos EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Eromaster
4 horas atrás

Soberano no que? eles taxam quem quiser, se o governo vai dobrar aí é outra história

Lucas
Lucas
8 horas atrás

Aquela compra ridícula dos BH tem que ser cancelada imediatamente e nosso país tem que se virar cada vez mais para a China e outros parceiros dos brics.

EUA não respeita nossa soberania, não respeita nosso povo e nos vêem como inferiores.

Não podemos retroceder um passo sequer!

Eromaster
Eromaster
Responder para  Lucas
8 horas atrás

100% certo!

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Lucas
7 horas atrás

O Brasil quebra antes , basta analisar as métricas kkkkkkkkk

Deadeye
Deadeye
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

EUA representa apenas 12% das nossas exportações. Não força

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Deadeye
7 horas atrás

O senhor sabe que nossa indústria depende dos EUA para viver , né?!

carcara_br
carcara_br
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

a taxação não seria sobre as exportações brasileiras e importações americanas?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  carcara_br
7 horas atrás

Eles não precisam de nós , nós é quem precisamos deles. basta ver os itens da balança comercial…

carcara_br
carcara_br
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Basicamente seu café vai ficar mais barato e o iphone mantém o preço, desconsiderando efeitos no câmbio, conversão de real pra dólares que tende a piorar, o dólar encarecer, mas não sei se por período prolongado.
Tô achando negócio matar essas sanções no peito e xingar muito o Trump no “X”

Nilo
Nilo
Responder para  carcara_br
6 horas atrás

Em um site de defesa vc é negativado ao dizer isso? rsrsrsr
O dolar vai encarecer, adeus Disney, comprinhas em Miami, carrão americano, Broadway.
“negócio matar essas sanções no peito e xingar muito o Trump no “X”’, já deveriamos estar trabalhando a muito para esse momento, mas a esquerda fica discutindo identitarismo.

Santamariense
Santamariense
Responder para  carcara_br
6 horas atrás

Engraçado… vocês só pensam em iPhone…

carcara_br
carcara_br
Responder para  Santamariense
5 horas atrás

injusto, escrevi o comentário enquanto tomava café.

Santamariense
Santamariense
Responder para  carcara_br
4 horas atrás

Usando um iPhone… hehehehe
Na boa, eu não concordo com muito do que tu fala ou defende, mas discutir contigo não é pesado, ao contrário pode outros por aqui. Tu sabe manter o respeito. Mas, estamos em lados opostos do espectro ideológico. Toca o barco.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Santamariense
4 horas atrás

Esqquerdist@ caviar é assim mesmo

carcara_br
carcara_br
Responder para  Carlos Campos
3 horas atrás

amendoim… quando o dinheiro dá.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  carcara_br
4 horas atrás

Não se ele colocar oa IEPA no meio estamos lascados, pq quem fizer negócio com Brasil vai levar sanção também, igual a Rússia que se viu excluída do comércio mundial, tendo que maquiar suas exportações com navios “fantasmas”

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Meu caro, salta ao olhos seu maniqueísmo.
“nossa indústria depende dos EUA para viver , né?! rsrsrsrs
Não faz ideia do que está em jogo, só te lembrar em recente debate de Bananinha com outro deputado de esquerda o traidor disse “é provável que o Brasil nesses próximos dias o Brasil possa provar sanções”, ou seja, esse traidor já sabia afinal vem trabalhado para isso. E nos pagado seu salário. Esses são os patriotas. rsrsrs

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Nilo
3 horas atrás

Não está recebendo salário

Lucas
Lucas
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Eu imagino o que seria da URSS, China, Vietnam e outros países que peitaram o império se tivesse essa mentalidade passiva igual a sua.

É nesses momentos que precisamos ser fortes, assim como o México e Canadá foram. Podemos negociar, mas nunca abaixar a cabeça.

E se lembre: Trump logo sairá e outro entrará no lugar e as coisas voltarão ao normal.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Lucas
3 horas atrás

Mas se tu leu o recado, ele disse que pode mudar de ideia se tiver um acordo, eu apoio um acordo, quero que as sanções fique só com os membros do STF

Tutor
Tutor
Responder para  Lucas
6 horas atrás

Nobre, sem os EUA nossa indústria não sobrevive, a Embraer por exemplo quebra (nem motores para os aviões teria).
Acorda pra vida neném, o mundo é mais complicado que sua torcida ideológica

Lucas
Lucas
Responder para  Tutor
6 horas atrás

Meu caro, existe uma grande quantidade de variáveis nessa equação, mas dentre todas elas a única que não podemos aceitar é abaixar a cabeça e aceitar calado. Pq isso seria um enorme atestado de republiqueta e também é exatamente o que ele quer.

Nenhuma empresa pode ser maior que a soberania brasileira como país independente e soberano em suas terras.

Motores se constroem em todo o mundo! Parceiros do brics inclusive.

Seria vergonhoso para o Brasil aceitar isso ao mesmo tempo que países muito mais pobres como Venezuela, coreia do norte, Vietnam e Cuba lutaram por sua soberania.

Vc vai estar do lado de quem se curva ou do lado do seu país ?

Nemo
Nemo
Responder para  Lucas
5 horas atrás

Sem discutir o mérito: turbinas de avião NÃO se constroem no mundo inteiro. O C919 Chinês não usa turbinas chinesas.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Lucas
4 horas atrás

Motores se compram em países como china e rússia. Tens razão. Mas, qual é uma das empresas com produtos de maior valor agregado e poder de exportações do Brasil? E
ela vende mais aeronaves para quais países? Usando motores russos, por exemplo, venderia para quantos países ocidentais? Entendam que a situação é muito mais complexa do que se imagina.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Santamariense
3 horas atrás

Mais fácil a Embraer a Abrir uma Planta de Fabricação nos EUA e fechar a do Brasil.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Lucas
3 horas atrás

Teremos que ser miseráveis pq nosso STF persegue pessoas, e nosso PR é aliado de ditaduras, Jenial

Deadeye
Deadeye
Responder para  Tutor
5 horas atrás

Os motores do E2 são feitos no Canadá.

Nemo
Nemo
Responder para  Deadeye
4 horas atrás

Sim, pela norte-americana Pratt & Whitney.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Deadeye
4 horas atrás

Por uma empresa dos EUA.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Santamariense
3 horas atrás

kkkkkkkkkkk Canadá o grande rival dos EUA que nos dará Motores kkkkkkkkkkkkkk Fora o aviônico Rockwell Collins, Honeywell e Garmin, vamos tirar de onde?

carcara_br
carcara_br
Responder para  Carlos Campos
3 horas atrás

Se precisar a gente chama o Eneas e cria o estilingue de mexicano pros EUA. relaxa um pouco.

Claudio Moreno
Claudio Moreno
Responder para  Lucas
6 horas atrás

Sempre achei essa compra um absurdo! Concordo contigo em cada letra!

Sgt Moreno

Nilo
Nilo
Responder para  Claudio Moreno
5 horas atrás

Uma lição que levo hoje ao ler determinados comentários, o brasileiro é provido de autoestima baixa, falta de confiança, autodepreciação e sentimento de inferioridade independente de classe social ou cultural. Triste.

Joao
Joao
Responder para  Lucas
5 horas atrás

E a China respeita muito….. haahahahahahahahahah

Kornet
Kornet
8 horas atrás

Acho que agora o PA chega num certo lago,rs.
A fatura da conta do desgoverno chegou.
Democracia,soberania e patriotismo na boca dos militantes é nauseante e hipócrita.

Lucas
Lucas
Responder para  Kornet
8 horas atrás

O complexo de vira lata

1000377223
Nilo
Nilo
Responder para  Lucas
7 horas atrás

Furibundos,  coléricos, enraivecidos, nauseantes, caçadores de comunistas rsrsrs

Última edição 7 horas atrás por Nilo
Kornet
Kornet
Responder para  Lucas
7 horas atrás

Fale por vocês que no governo passado só faltaram pedir para Marte ser contra o PR.

Lucas
Lucas
Responder para  Kornet
6 horas atrás

Sim, e estamos agora defendendo o Brasil e não agindo como quinta coluna igual a sua turminha age

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Lucas
3 horas atrás

Quinta coluna contra o STF, e Luladr@o kkkkkkkkkkkkkkkk hilário demais,

Nativo
Nativo
Responder para  Kornet
4 horas atrás

Ignorância política é uma merda.

Leo
Leo
8 horas atrás

“Não gosto do N, mas o Brasil não pode também abaixar a cabeça, não! Tem que negociar! O problema é que não temos governo, temos uma gaiola das loucas em Brasília e outra, um congressista nacional tramar contra interesses nacionais visando vantagens pessoais e traição, sim, à pátria!

Nilo
Nilo
Responder para  Leo
7 horas atrás

Vai ter muito deputado, que vai querer mais verba, o presidente do senado disse que irá promulgar com urgência o número de deputados, bando de quinta coluna, quem precisa de Porta Aviões para dominar esse país? rsrsrsrsr

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nilo
7 horas atrás

Você não amam a Constituição de 88? Para governar tem que pagar …

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

tolice

Santamariense
Santamariense
Responder para  Leo
6 horas atrás

Concordo na íntegra!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Leo
3 horas atrás

Quais vantagens Pessoais? Impedir que o pai dele seja Preso por um crime que não chegou nem a ser tentado, e que tem como base uma delação conseguida por ameaça, além de pessoas que são censuradas pq não se curvam ao Alexandre de Moraes, fora as pessoas que estão presas sem prova nenhuma, além das que pegaram penas que nem estuprador pega , o interesse nacional é que um grupo mande e desmande no Brasil?

Última edição 3 horas atrás por Carlos Campos
Douglas Targino
Douglas Targino
8 horas atrás

O pior é que os EUA estão certos, estão pensando em seu pais ou querendo algo em troca. Errado é quem não faz o mesmo de volta (se é que conseque segurar a bronca). Bater de frente com os EUA, literalmente, teria que ter coragem, pois paises muito mais forte que nós ficaram com pé atrás, imagina nós? Vamos ver a resposta do Brasil e até onde vai isso.

Alguns dirão: Brasil é celeiro do mundo, Brasil é isso e aquilo (mas a vida real e o peso americano é maior, te garanto). Por fim, no final, o que eles querem é nos pressionar e chegar a um número que os agradem como sempre e usaram o Bolsonaro só para desculpas mesmo.

Agora como Brasileiro, quero ver uma reação dura e não se calar ou temer, mesmo não apoiando o governo atual!

Última edição 8 horas atrás por Douglas Targino
Nativo
Nativo
Responder para  Douglas Targino
4 horas atrás

Os EUA estão certos em que??? FAZER POLITICAGEM com economia, pelo amor de Deus cara.

Moisés
Moisés
8 horas atrás

Interferência na soberania brasileira não pode ser admitida. Brasil é um país soberano. O mundo mudou. Os EUA precisam se acostumar a isso.

Douglas Targino
Douglas Targino
Responder para  Moisés
8 horas atrás

Mas isso sempre aconteceu, desde da criação do mundo. Os mais fortes quem mandam e simples. Infelizmente somos os mais fracos (poderiamos ser muito mais fortes) mas o brasileiro e sua corrupção não os deixam.

amarante
amarante
Responder para  Douglas Targino
8 horas atrás

Se corrupção fosse o problema de um país se desenvolver ou não os EUA não seriam a potência dominante com seus lobbies no setor de petróleo, indústria automobilística e setor militar. Acho que o termo correto seria Imperialismo mesmo, mas requer um estudo mais aprofundado a respeito do tema e não senso comum.

Última edição 8 horas atrás por amarante
Nilo
Nilo
Responder para  amarante
7 horas atrás

Acho que os patriotas não querem entender o que vc disse, colocam EUA acima de todos e de tudo, rsrsrs

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Moisés
7 horas atrás

Brasil é um país soberano.”
Mais por concessão dos outros do que por mérito nosso.

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

É nessa se enquadra vc e os patriotas, tanto que tem o bananinha como representante, esse está sendo verdadeiro, legisla como deputado a partir do centro imperial rsrsr

Última edição 6 horas atrás por Nilo
Ravengar
Ravengar
Responder para  Moisés
5 horas atrás

Soberania?que soberania cara pálida?somos governados por gente que é capaz de vender a própria mãe por alguns poucos trocados …

Quando a corrupção entra na sala a soberania sai pela janela…

Luciano
Luciano
8 horas atrás

Essa carta, nos coloca por décadas no colo da União Europeia e dos BRICS…mas no bom sentido.

Não sei se vocês leram a carta, mas basicamente ele nos taxou por sermos soberanos, e por causa das ações na justiça, contra o ex-presidente. Ele quer que o governo brasileiro, interfira no STF.

É tão maluco isso, mas tão maluco, que eu acho que o governo vai ficar frio e negociar, em vez de ir para a guerra comercial, nao vale a pena. Explico: com um débil mental ou valentão, não se argumenta, e sim se trata como um doente.

Por fim, algo que vai unir o Brasil. Estou com saudade de abraçar meus compatriotas.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Luciano
7 horas atrás

O Brasil tem que fazer o que Trump mandar…senão a gente quebra !

Luciano
Luciano
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Não, não quebra. Vai afetar 2.5% do nosso PIB. E não vamos obedecer ninguém, vamos negociar, que é o que gente normal faz.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Luciano
7 horas atrás

Qual poder de barganha temos?

Luciano
Luciano
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Quer se ajoelhar? Eu não.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Luciano
6 horas atrás

O pessoal de Brasília não se importa com a gente não…o negócio ali é dinheiro kkkkkk

Nilo
Nilo
Responder para  Luciano
7 horas atrás

Negociação e Reciprocidade se necessário.
Trump também afirmou sem provas, que a decisão foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Não é uma questão de balança comercial que é positiva para os americanos ela é política é colocar o Brasil de quatro.

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Um fala de quem não tem a mínima noção, da capacidade de um pais com o tamanho e recursos do Brasil. De quem não tem o respeito a nossa história, a nossa cultura. É com esses vacilões que os patriotas gostam, é quando ingenuidade e traíram tem o mesmo significado.

Gustavão
Gustavão
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Mais se o trump mandar elite brasileira abaixar as calças, ela abaixa kkkkk.
Brasil não quebra , fica tranquilo, nossa elite tem vergonha de ser brasileiro vai fazer o possível para conter resposta do governo ou até obrigar aceitar.
Elite brasileira e uma coisa desprezível.

Última edição 6 horas atrás por Gustavão
Joao
Joao
Responder para  Gustavão
5 horas atrás

Pedro Bó…. Essa taxação pega exatamente a Elite q sustenta o atual GF, e recebe as mamatas em retorno….

juggerbr
juggerbr
8 horas atrás

E nem é primeiro de Abril, nunca vi algo tão grotesco quanto essa carta. Isso porque a relação hoje é superavitária para eles. Nos vendem mais do que vendemos para eles. Não sei o que Lula vai fazer, mas a coisa vai feder…

sub urbano
sub urbano
8 horas atrás

E daí? Não sou coveiro… Qualquer sarrafo grosso no lombo dos puxa-sacos de americano é bom para o Brasil. Vamos perder dinheiro? Vamos. Mas essa lição de expor entreguistas não tem preço.

Kd os patriotas? kkkk

carcara_br
carcara_br
7 horas atrás

Notei que o motivo da taxação é diferente da condição necessária ao reestabelecimento das relações comerciais normais.
Esperando pra ver o que vai sair do papel dessa política.
Capaz de gerar um extremismo antiamericano e pró-americano desnecessário por aqui.

carcara_br
carcara_br
Responder para  carcara_br
6 horas atrás

Se o Ciro Gomes bancar o Eneas, é capaz de capitalizar votos convertidos pra esquerda…

Gabriel BR
Gabriel BR
7 horas atrás

Minha sugestão a atual governança de Banania…obedece e ponto.
Mas sinceramente eu gostaria muito de ver até onde Brasília é capaz de ir…pq até onde sei é um pessoal que não tem o menor arranjo intra-cromossomial de virtude dentro de si.

Dworkin
Dworkin
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Vira-lata! Traidor da pátria! Tá gozando com essa medida do trump né ?

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Dworkin
6 horas atrás

É tu Janja? kkkkk

Dworkin
Dworkin
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Tá bem felizinho mesmo. Bem tipico de bolsoasno, tira o BR do nome que tu não é digno. Vaza, talvez se tu rebolar lentinho tu consegue um visto de turismo pra ir pra orlando comer mc donalds e tomar coca cola. Mas ctz que como é um frustrado capaz de ser preso e humilhado pela ICE.

Última edição 6 horas atrás por Dworkin
Santamariense
Santamariense
Responder para  Dworkin
4 horas atrás

Nossa, que fúria!! Toma um diazepam…

Macgaren
Macgaren
Responder para  Gabriel BR
5 horas atrás

kkkkkkkkk

Heinz
Heinz
Responder para  Dworkin
6 horas atrás

Traidor da pátria é quem saqueou os país em bilhões, escândalo do INSS, Petrolão, mensalão, sítio de atibaia. Faz o CPX

Gustavão
Gustavão
Responder para  Heinz
6 horas atrás

Sim você tem razão , mais uma pessoa que apoia interferência do seu próprio país seria considerado o que. para min e mais um traidor da pátria mesmo.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Gustavão
4 horas atrás

Concordo, de verdade. O problema, é que tudo se polariza nesse país nos últimos anos. Uns, defendem tudo que o atual ocupante do planalto faz ou diz, independente da idiotice que for. Outros, acha lindo um deputado federal ir para os EUA defender uma agenda familiar, que visa apenas tentar livrar o pai dele. Percebe o nível de esquizofrenia reinante no Brasil?

Nilo
Nilo
Responder para  Dworkin
6 horas atrás

aperta que ele se entrega rsrsrsrs

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Dworkin
3 horas atrás

calma Princeso, a sanção é nas Exportações, e não no País, foi o que Janja me disse

PauloR
PauloR
7 horas atrás

Bolsonaristas lascando a economia e o agro para salvar Bolsonaro.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  PauloR
7 horas atrás

O agro agora é importante né?!kkkkkkkk

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

O agro sempre foi importante, não misture empresários sérios com bandidos infiltrados dispostos a buscarem vantagens a qualquer preço. Mostrando a cara em Gabriel “””BR””” rsrsrsrs

Última edição 6 horas atrás por Nilo
Santamariense
Santamariense
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Hummm… JBS … lava-jato … atual ocupante do planalto … Hehehehe

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Santamariense
3 horas atrás

o Nilo entende de bandido infiltrado, foi na Urna e ajudou a infiltrar kkkkkkkkkkk

Nilo
Nilo
Responder para  PauloR
6 horas atrás

Essa família de ordinários, reles e abjetos não vem fazendo isso de agora, de SP agora para SC sempre tem judas a vender por trinta moedas rsrsr

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  PauloR
6 horas atrás

O agro não é muito problema O Brasil exporta poucos produtos agrícolas para os EUA e na verdade o Brasil e os EUA são concorrentes em soja, milho e proteínas. O problema é a indústria.

sub urbano
sub urbano
7 horas atrás

No acordo sobre a base de Alcantara os B. minions tiveram a pachorra de fazer uma clausula onde os adversários dos Estados unidos não poderiam utilizar a base para lançamento. Duvida? Está escrito lá, só ler! kkkkkk

É muito entreguismo kkkk

Lula agora tem q saber aproveitar o momento, deixar o agro sofrer um pouco para desgastar o bolsonarismo, a eleição é ano q vem.

Só existe um problema… batendo mto forte no bolsonarismo teríamos alguém mais decente na oposição, fragilizando mto o PT com um adversário sem desgaste. Tem q medir bem, nao pode deixar o bolsonarismo sangrar mto.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  sub urbano
7 horas atrás

Quem vai sofrer é a indústria , o agro exporta para os chineses.

Luciano
Luciano
Responder para  Gabriel BR
7 horas atrás

Errado. Nós exportamos muitos produtos agrícolas para eles. 60% das nossas exportações para os EUA. Vai ler a notícias. Bateu o pânico no agro.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Luciano
6 horas atrás

6,4% em 2024. tem nada de 60%

Gustavão
Gustavão
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Café.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  sub urbano
3 horas atrás

Sim a gente ia deixar empresas com ligação com o PCCh chegar perto de material sensível de empresas americanas, coreanas e Europeias e os Chineses e os Russos iam lançar de Alcantara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eles tendo base de lançamento no país deles e iam lançar de um fim de mundo qualquer.

Última edição 3 horas atrás por Carlos Campos
Cleiton
Cleiton
7 horas atrás

Vocês querem oque mesmo ? O larápio apoia Venezuela ,iran. Condenou a Ucrania pelos ataques na Rússia ,salvou uma presa por corrupção no Peru , quer salvar a larápia da Argentina. É aquela velha história esquerdista. A culpa é sempre do outro lado.
Não tem vergonha na cara quem apoia esse bêbado no governo.
A males que vem para o bem.
Acelera mais aí Trump que eles espanam aqui.
Bota no 12..

Maromba
Maromba
Responder para  Cleiton
6 horas atrás

Talkei!! Concordo! Mas nessa meLda que o Deputado Bananinha fez pra salvar o ex Capitão mau militar (palavras do saudoso e glorioso General Geisel) quem perde é o povo brasileiro. Inflação, desemprego e empresas falindo é o que veremos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Maromba
3 horas atrás

Acho que o Trump pesou na mão, devia só expulsar os parentes dos Minstros de lá, e impedir que empresas americanas façam negócio com o STFe os ministros,

Lucas
Lucas
Responder para  Cleiton
6 horas atrás

Você deve sofrer de síndrome de Estocolmo para defender esse animal que despreza você por ser latino.

Isso significa menos emprego, menos comida e quem vai pagar a conta vai ser o povo.

Vocês bolsolovers são inimigos do povo

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Lucas
3 horas atrás

Esquerd@ Br causou tudo isso que vc falou aí e tu continua apoiando, é hipocrisia, doença mental, explique-se

Kornet
Kornet
Responder para  Cleiton
5 horas atrás

Eles se fingem de esquecidos das m÷=#@$ e provocações que o mandatário do desgoverno fez com o Trump,agora ficam com essa mentira de soberania,democracia e patriotismo.
Reclamam dos que carregam bandeira de Israel e EUA,mas a vermelha sagrada e surrada está lá,a da Venezuela,de Cuba e da Palestina também ,mas cospem,queimam,pisam e sambam em cima da do Brasil,esses são os PaTriomentos que reclamam de quem protesta com camisas da seleção brasileira e eles protestam com camisas vermelhas ,do Che e lenços usados por grupos palestinos(isso não é apropriação de cultura alheia não?).

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  Cleiton
5 horas atrás

Engraçado que o sujeito estava lá na Argentina interferindo diretamente na política de lá e agora vem com papo de soberania. Não dá para achar que pode prender e torturar manifestantes, perseguir, cassar e impedir opositores de se candidatarem e os outros países ficarão calados quanto a isso, amadorismo total.

Caravaggio
Caravaggio
7 horas atrás

Trump tentou um golpe de estado no pais dele, fracassou mas não foi preso e depois anistiou as centenas de seguidores presos pela tentativa de golpe

Trump agora defende outro golpista, que diferente do pais dele, vai ser preso.

Um golpista tomando as dores do outro.

Alguém surpreso?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Caravaggio
2 horas atrás

Sim o Trump tentou um Golpe com apoio de baderneiros, e aqui e o Bozo tentou com uma Minuta que nunca foi assinada, e nenhum oficial 4 estrelas comandante de força quis ajudar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenta mentir mais quem sabe algum dia vira verdade

Matheus
Matheus
6 horas atrás

Pessoal falando pra “abaixar a cabeça”, que coisa mais patética.

Sinceramente, vão embora, saiam do país, quer ser tão capacho assim, pega um vôo pra Honduras e entrem pra caravana de imigrantes até a “terra prometida”.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Matheus
6 horas atrás

Se as pessoas que trabalham e produzem saírem do Brasil vocês da canhota vão viver como?

amarante
amarante
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Quero ver levar o latifúndio, as empresas e o mercado consumidor. Quer ir? Guarulhos é logo ali

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  amarante
2 horas atrás

sim vai ficar aqui, e aqui vai ficar igual o Zimbábwe, um monte de terra que não produz nada,

André Macedo
André Macedo
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Tenho até medo do seu conceito de quem “trabalha e produz” kkkkkkkkkkkkkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  André Macedo
2 horas atrás

É notável o medo, vcs não sabe o que significa essas palavras kkkkkkkkkk

Gustavão
Gustavão
Responder para  Gabriel BR
6 horas atrás

Pode sair, vamos viver de boa, pode
levar com vocês a esquerda identitaria, e a direita neoliberal.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Gustavão
2 horas atrás

Esquerda Identitária ia ser feliz na Califórnia, mas é melhor deixar aqui, o Psol ia sentir falta, pois é de onde vem o voto

Última edição 2 horas atrás por Carlos Campos
Kornet
Kornet
Responder para  Gabriel BR
5 horas atrás

Do amor de painho e canja.

Joao
Joao
Responder para  Gabriel BR
5 horas atrás

Hahahahahahaha

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Matheus
2 horas atrás

Preciso de 2 milhões de francos para me mudar para Suíça, se puder me ajudar avisa

adriano Madureira
adriano Madureira
6 horas atrás

Está aí! Esse seria um bom motivo para o Brasil cancelar a compra dos Black Hawks americanos…

Há outras opções e deveríamos ver tais opções.

Modelos como os Leonardo AW-149,AW-159 e AW-139M…

comment image

comment image

comment image

Sem esquecer os Airbus H-175M ou H-160M,aí seria algo mais improvável…

Continuar a ser amigável com um país hostil,mesmo esse sendo um “farol para o mundo ocidental”,apesar que hoje há meios melhores para se guiar em segurança.

comment image

comment image

Essa tática de gangster que esse senhor usa para negociar,certa hora irá se voltar contra eles…

Não iremos morrer se diminuirmos laços com os americanos, há outros mercados…

O Brasil possui a segunda maior reserva mundial de terras raras, com grande potencial de exportação para os Estados Unidos, que 
estão buscando diversificar suas fontes de fornecimento.
A China lidera a produção global, mas o Brasil surge como um player 
estratégico, especialmente com a crescente demanda por esses minerais na indústria tecnológica e de defesa. 

O Governo americano está interessado em uma parceria estratégica com o Brasil que pode transformar o país em um fornecedor preferencial desses recursos vitais.

Os EUA está buscando reduzir sua dependência das cadeias de suprimento da China, veem no Brasil uma oportunidade estratégica para 
diversificar suas fontes de minerais críticos. No entanto, o governo brasileiro está exigindo garantias significativas para avançar com esse acordo.

Se os palhaços daqui souberem jogar as cartas certas,não temos o porque de balançar o rabo,podemos retaliar de muitas formas, como deixar de comprar petróleo e combustíveis deles,poderíamosmuito bem comprar dos canadenses e estaríamos bem servido.

Última edição 6 horas atrás por adriano Madureira
Manuel Flavio Vieira
Manuel Flavio Vieira
6 horas atrás

Seja na própria carta, seja no perfil do atual governo americano e do Brasil foi um conjunto de fatores que levaram a essa situação. Lembrando que as relações internacionais não são pautadas pelo certo ou errado, mas por um conjunto de interesses. Espero que os atores nacionais saibam lidar com essa situação para o nosso bem com ações eficazes e não com simples retórica.

Última edição 6 horas atrás por Manuel Flávio
Santamariense
Santamariense
Responder para  Manuel Flavio Vieira
4 horas atrás

Muito bom!

Heitor
Heitor
6 horas atrás

Trump, o anti-cabo eleitoral dando ao governo o discurso que precisa para reeleição. Tarifou e mencionou o nome “Bolsonaro”.

Caravaggio
Caravaggio
6 horas atrás

Donald Trump acaba de reeleger Lula.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Caravaggio
6 horas atrás

Não com meu apoio. Eu só voto em candidatos alfabetizados.

Nilo
Nilo
Responder para  Gabriel BR
4 horas atrás

Como seu líder traidor o alfabetizado disfuncional.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Nilo
4 horas atrás

Educação básica para mim é um valor inegociável.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Caravaggio
6 horas atrás

Verdade! Lula ganhou quando Bolsonaro tinha a máquina do governo na mão, imagina agora que ele se tornou inelegível.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Eromaster
6 horas atrás

Tarcisio vem ai….

Eromaster
Eromaster
Responder para  Colombelli
48 minutos atrás

Tarcisio não é ninguém fora do estado de SP. Vai ter menos votos que Ciro Gomes.

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  Caravaggio
6 horas atrás

Pensei a mesma coisa. Depois dessa carta ideológica, Lula reeleito em 2026. Aguardem.

Nilo
Nilo
Responder para  Caravaggio
6 horas atrás

Vai Trump rsrsrsr

Pedro
Pedro
6 horas atrás

ta certo ele…em cada chance que pode esse governo jogou contra os EUA e o ocidente…
E outra..não estamos em uma democracia mais..então..que aguentem as consequências.

Pedro
Pedro
6 horas atrás

e não é que o porto aviões chegou no lago paranoá..hehehee

Dworkin
Dworkin
Responder para  Pedro
6 horas atrás

EDITADO

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Dworkin
5 horas atrás

Quero ver porta avioes yankee encostar no mar da china”
Os americanos operam regularmente ali.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Dworkin
4 horas atrás

Eita ..olha o palavreado …

Colombelli
Colombelli
6 horas atrás

A conta chegou. Enjoy🤣
Falta de aviso não foi.
Detesto Trump, mas ele avisou e deu tempo. Quiseram pagar pra ver.
Se meter com Venezuela, criticar Israel, contestar o dólar sem ter cacife, mandar gente prestigiar Irã, tudo achando.que não ia dar nada.
Vamos ver quanto o mandato do ” painho” aguenta…🤣😂

Última edição 6 horas atrás por Colombelli
Vagner
Vagner
6 horas atrás

Pouco gente se atinou que isso pode ter um dedo de um politico de um aliado preferencial dos EUA no Oriente Medio. O Lule andou criticando muito esse politico….

Richard Stallman
Richard Stallman
5 horas atrás

Tudo que Trump faz é o que os desenvolvimentistas e keynesianos terceiro-mundistas defendem, mas aparentemente só pode quando não é os EUA. O governo brasileiros impõem tarifas arbitrarias e aleatórias com o intuito de encarecer os bens estrangeiros e aumentar arrecadação. Pra ver como a lógica desses economistas é esquizofrênica; se todos fizessem o que eles querem, ninguém importaria nada de ninguém e tentaria exportar tudo e no final não haveria comércio. Só funciona porque tem alguém que não segue ela.
Trump é igual, Lula, Ciro e outras e o governo aspirador de imposto não tem direito de reclamar, só mostra quão hipócrita são.
Baseado e redepilado.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Richard Stallman
5 horas atrás

Keynesiano é o terraplanista da economia.

Tio Velho Comuna
Tio Velho Comuna
5 horas atrás

É tão legal ver alguns ditos ‘patriotas’ comemorando que um potência estrangeira prejudique de sobremaneira os interesses econômicos do Brasil. Essa taxação não vai prejudicar o atual presidente da república ou um determinado ministro do Supremo Tribunal Federal; vai prejudicar milhares de trabalhadores e por conseguinte vai prejudicar todos os grande agro-exportadores que idolatravam o anterior presidente. Ver essa gente comemorar me vem a mente a cena de ‘gente’ que comemora que alguém ateie fogo no prédio em que moram por não gostarem do vizinho que mora no apartamento ao lado

Nativo
Nativo
4 horas atrás

E isso aí Trump o Brasil e a Europa ocidental são lugares onde a a liberdade e a democracia estão em perigo, melhor ser brando com Síria e Afeganistão dos talibãs, além de proteger o amiguinho Putin, aquele Lincoln eslavo.
Realmente o mundo está muito mudado.

Alex
Alex
3 horas atrás

Lule, semta na meza di bar, e toma uma cervegimha. Tudo resolvido.

Heli
Heli
3 horas atrás

Um presidente estrangeiro ameaça o Brasil e, ainda assim, muitos brasileiros dão razão a ele. devem ser aquele gado (pra se passar por patriota) com a camisa amarela por cima mas com a dos USA por baixo. Nunca vi no mundo inteiro um povo mais vira latas que o nosso. Parabéns aos envolvidos: Agro, bancada evangélica, Faria Lima, FIESP. Taí o candidato de vocês apoiando uma humilhação do próprio pais.

Eromaster
Eromaster
Responder para  Heli
2 horas atrás

Pois é. Heli.

È impressionante como tem tantos brasileiros com a mente e a alma colonizada. São esses que traem o país sem pensar duas 2x numa guerra.
È efeito de propaganda e filmes de Hollywood durante décadas.Triste.

adriano Madureira
adriano Madureira
3 horas atrás

Bem que poderiam acusar Eduardo Bolsonaro de Crime de Lesa-pátria e confiscar seu mandato parlamentar, está na hora de falar grosso com esse miliciano patriota…

Esteves
Esteves
Responder para  adriano Madureira
2 horas atrás

Ele quer aumentar a venda de chocolates nas franquias da família. Ja conseguiu representar-se lá.

Viva o chocolate.

Thiago Martins
Thiago Martins
3 horas atrás

O que vai ter de patriota da bandeira alheia em êxtase é no mínimo curioso. No mais, somos um país com instituições sólidas e não é um lunático, defensor de capachos com sua mesma ideologia política, que mudará isso. A turma toda na cadeia, começando por Bolsonaro.

Esteves
Esteves
3 horas atrás

A carta está recheada de equívocos, Trump quer o retorno das indústrias. Trump quer produção e empregos locais.

Mas o Brasil não vende produtos acabados.

Soja (e derivados) – óleo de soja e farelo
2. Café – em grão e solúvel
3. Suco de laranja – concentrado e não concentrado
4. Carnes – principalmente carne bovina e de frango
5. Açúcar – bruto e refinado
6. Milho – em menor volume que a soja

Vamos para as rodovias brasileiras. Transportamos grãos, alimentos, óleos, material de construção. Essa é a nossa indústria. O Brasil é um país extrativista. O Brasil é um país de servidão.

O Brasil atrai indústrias alienígenas com a intenção de aumentar impostos e empregos sem transferência de propriedade industrial e intelectual como a construção dos submarinos franceses e das fragatas alemãs.

A produção da coreana Hyundai em Piracicaba é estrangulada mas, trouxe 200 outros negócios fornecedores de insumos e componentes.

O Brasil poderia ter aproveitado a globalização para reduzir burocracias e obsolescências competindo com países da Ásia que utilizam ainda a estratégia do custo baixo e da simplicidade. O Brasil tem 11 mil sindicatos. A Inglaterra tem 130. A China tem um.

Na verdade a China tem mais de 1 milhão de sindicatos porque cada escola, província, cidade, federação e empresa tem um representante.

Como o Brasil pode reduzir a burocracia com eficiência e justiça

Digitalização total de processos públicos
• Unificar sistemas federais, estaduais e municipais (por exemplo, para abertura de empresas, licenças, tributos).
• Exemplo: o gov.br é um bom começo, mas ainda está fragmentado.
• China é modelo nesse ponto, mas países como Estônia e Dinamarca fazem isso em democracias.

Aceleração de obras com licenciamento rápido
• Criar um “fast track ambiental” para projetos de interesse público, mantendo auditorias e transparência.
• Exemplo: o Brasil pode copiar o modelo do “procedimento de licenciamento simplificado” usado em infraestrutura rural.

Desjudicializar etapas administrativas
• Resolver conflitos com mediação obrigatória, antes que virem processos judiciais.
• Ampliar o uso de câmaras de arbitragem, acordos extrajudiciais e decisões administrativas vinculantes.

Revisar exigências cartorárias e registros em papel
• Excesso de carimbos, firmas reconhecidas e certidões atrasa tudo.
• Ampliar o uso de assinatura digital com certificação nacional gratuita.
• Estímulo à integração automática entre cartórios e sistemas públicos (já iniciado com o SERP).

Formar servidores públicos com foco em resultado
• Criar metas reais e avaliar desempenho por impacto, e não só por tempo de serviço.
• Cortar duplicidade de órgãos que fazem o mesmo trabalho (ex: vigilância sanitária municipal e estadual sem coordenação).

Reforma federativa para evitar sobreposição
• Hoje, uma empresa pode precisar de autorizações de três esferas para a mesma coisa.
• Solução: criar “licença unificada” por setor ou tipo de atividade.
• Exemplo: uma padaria em SP pode ter mais de 10 alvarás diferentes.

Participação social inteligente, não travadora
• Fortalecer consultas públicas e audiências digitais e objetivas, com prazos fixos.
• Ex: audiências virtuais com voto popular sobre projetos locais — mais rápido que processos judiciais.

O que evitar:
• Não copiar o modelo autoritário chinês, que ignora direitos e represa a oposição;
• Não transformar “agilidade” em falta de controle (ex: corrupção em obras “urgentes”);
• Não usar digitalização como desculpa para excluir quem não tem acesso à tecnologia.

Exemplos democráticos que funcionam:
• Estônia: 99% dos serviços públicos online, com segurança e transparência.
• Canadá: licenciamento ambiental segmentado por tipo de risco.
• Chile: simplificação de abertura de empresas em até 1 dia, por meio digital.

O Brasil poderia corrigir a carta de Trump colocando estatísticas e informações verdadeiras:

Os dados mais recentes apontam que o Brasil está com déficit na balança comercial de bens com os Estados Unidos, ou seja, importa mais do que exporta para os EUA:

Dados de 2024 (Bens)
• Os Estados Unidos registraram um superávit de US$ 6,24 bilhões na troca de bens com o Brasil em 2024, um aumento de 20,3% em relação ao ano anterior.
• Isso significa que, em balanço bruto, o Brasil teve um déficit de cerca de US$ 6,24 bi com os EUA nesse período.

• De acordo com o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), o superávit dos EUA foi de US$ 7,4 bi em bens (2024), elevando-se 31,9% em relação a 2023.

• O Brasil tem mantido superávits pequenos, com a balança quase equilibrada.
• Em anos anteriores, como 2019 e 2020, houve períodos de déficit, quando o Brasil importava mais dos EUA do que exportava.

Para o Brasil:
• Os EUA são o segundo maior destino de exportações, atrás apenas da China.
• Exportações são mais diversificadas: soja, carne, aviões, minérios, produtos industriais.
• O superávit é positivo, mas pequeno em relação à balança com a China (superávit com a China ultrapassa US$ 40 bilhões/ano).

Para os EUA:
• O Brasil não está entre os 10 maiores parceiros comerciais dos EUA.
• A balança com o Brasil é irrelevante para a economia americana, mas importante para setores específicos, como aviação, energia e alimentos.

Reflexão

• Não há desequilíbrio estrutural grave entre os dois países.
• A balança contem variações conforme o câmbio, juros, commodities e petróleo.

O capitalismo é sustentado e governado por empresas. Assim como o nazifascismo foi sustentado pela indústria alemã. Somente no Brasil o capitalismo é comandado por cartórios.

A Embraer, com dificuldades se o olhar se estender para a Boeing e seus grandes problemas de caixa e lucro. A Boeing tentou matar a Embraer com 5 bilhões de dólares…agora querem destruir por vingança…a concorrência norteamericana é selvagem.

Empresas chinesas de carros elétricos estão aumentando a quantidade e o valor da mão de obra no Brasil. Sistemas elétricos como baterias e motores exigem evolução constante e qualificação.

O objetivo dos EUA é sufocar. Destruir a incipiente indústria brasileira no Nilo, ops….no ninho. O anúncio da construção da ferrovia transpacífico pela China e Brasil desagradou os norteamericanos que não querem concorrência no Pacífico.

Trump sabe que os Brics não cobram por transações entre si. O Swift cobra 20 dólares…cada vez que apertam um botão. Não é somente o dólar…o Brics só depende de coragem.

Não existem empresas brasileiras como Trump imagina. O agro vai mudar para o Texas? Flórida? Trump tem ideia da extensão de terras férteis que possuímos.

Trump sabe que compramos motores da GE?

O Brasil requer e precisa de estadistas. O Brasil precisa de soberanos profissionais. Aonde estão?

O Brasil poderia perguntar a Trump quais seriam as recomendações para simplificar a relação comercial entre os dois países…além da retórica é claro.

O Brasil tem muitos traidores. Gente sem valor. O Congresso está lotado de lobistas. Se o Brasil vivesse os anos Macartistas…80% teriam suas vidas e amantes expostas. E drogas…é claro,

Atenciosamente,

Esteves do Brasil

adriano Madureira
adriano Madureira
3 horas atrás

Se houver vida inteligente nos diversos continentes e blocos comerciais regionais, essa seria uma boa hora para pensar se ainda é vantajoso ter relações com esse país cujo presidente age como um gangster…

Se todos os países tivessem coragem para se defender de tais ameaças como um bloco, não seria algo fácil desse velhote laranja intimidar.

Juntem ASEAN,APEC,,BRICS,Liga Árabe e outros blocos regionais, se todos tivessem atitudes coordenadas nçao se deixariam serem chantageados.

A ASEAN representa um bloco econômico e político significativo, com um PIB combinado que a torna a terceira maior economia da Ásia e a sétima maior do mundo.
Com uma população de mais de 600 milhões de pessoas, o mercado da ASEAN é maior que o da União Europeia ou da América do Norte,

a APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) representa uma parcela significativa da riqueza mundial. As economias membros da APEC abrigam cerca de 60% do PIB global e aproximadamente 48% do comércio mundial, segundo a Suno – Investimentos Inteligentes. 
Isso a torna um dos blocos econômicos mais importantes e influentes do mundo. 

A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita, concentram mais de 40% da população global, com tendência de crescimento acima da média do planeta na próxima década. Além disso, respondem por 37% da economia mundial, 
segundo o critério Produto Interno Bruto (PIB) por poder de compra, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. 

A Liga Árabe, composta por 22 países, tem um PIB combinado de aproximadamente US$ 3,546 trilhões em valores nominais e 
US$ 9,423 trilhões em paridade do poder de compra (PPC) segundo a Wikipédia.

“Se” todos os países deixassem de comercializar com os Estados Unidos, a economia global sofreria um impacto massivo, 
com os EUA enfrentando sérias consequências econômicas, sociais e políticas.
Os países parceiros também sentiriam os efeitos, 
embora em menor grau, com alguns se beneficiando da diversificação de seus mercados. 

Efeitos para os EUA:

Impacto Econômico:
A perda do comércio com tantos países levaria a uma queda significativa no PIB dos EUA, com impactos negativos no emprego, 
produção e investimento. 

Dependência de Importações:
Os EUA dependem fortemente de importações de diversos setores, como petróleo, eletrônicos e produtos farmacêuticos. 
A interrupção dessas cadeias de suprimentos causaria escassez e aumento de preços. 

Perda de Competitividade:
A perda de mercados de exportação prejudicaria a competitividade de empresas americanas, forçando-as a buscar 
novos mercados ou reduzir a produção. 

Instabilidade Social e Política:
A recessão econômica resultante poderia levar ao aumento da pobreza, desigualdade e tensões sociais, 
com potenciais impactos na estabilidade política. 

Efeitos para os outros países:

Diversificação de Mercados:
Alguns países poderiam se beneficiar da diversificação de seus mercados, encontrando novos parceiros comerciais 
para substituir as perdas com os EUA. 

Mudanças nas Cadeias de Suprimentos:
A reestruturação das cadeias de suprimentos globais poderia levar a mudanças na localização de indústrias 
e no fluxo de comércio. 

Impactos Regionais:
Países que dependem fortemente do comércio com os EUA poderiam sofrer impactos negativos, enquanto outros 
poderiam se beneficiar do aumento do comércio com outros países. 

Instabilidade Geopolítica:
A interrupção do comércio com os EUA poderia levar a mudanças no equilíbrio de poder global e
 a um aumento da instabilidade geopolítica. 

Outras considerações:

Acordos Comerciais:

A situação hipotética levaria a uma busca por novos acordos comerciais entre os países afetados para minimizar as perdas. 
Regulamentação do Comércio:
A Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras organizações teriam um papel crucial na gestão da crise e na busca por soluções. 
Em resumo, um boicote comercial generalizado aos EUA teria consequências graves para a economia global, com os EUA 
enfrentando desafios significativos e outros países buscando novas oportunidades e enfrentando seus próprios desafios. 

https://jornalnorthnews.com/coluna/93/os-oito-principais-blocos-economicos-do-mundo-na-atualidade

Última edição 3 horas atrás por adriano Madureira
Esteves
Esteves
Responder para  adriano Madureira
2 horas atrás

Sangue frio.

Vamos acertar as tarifas enquanto procuramos alternativas. A Embraer depende da GE e da aviônica da GE.

Os EUA não tem terras férteis para plantar cana de açúcar. Mesmo que nosso agro mudasse para lá…teriam que plantar na Casa Branca.

Essa história de reator nuclear…pode ser o momento de esquecer disso já que os Bolsonaros venderam ao Trump que a MB está construindo bomba. Ou pode ser o momento de estreitarmos com os franceses.

A vingança dos Bolsonaros: rifar os militares brasileiros que não apoiaram o golpe. Eduardo afirmou que temos a bomba…lá vem B2.

Tem muito petróleo na foz do Amazonas, mas o mar é bravo, profundo e não mapeado. Precisamos atrair investimentos.

Hora de botar gelo na fervura.

Machado
Machado
2 horas atrás

O verdadeiro inimigo do Brasil sempre foi e será o EUA. A história está aí pra provar. Sabotagem direta em todos os nossos projetos de desenvolvimento. Enquanto estivermos alinhados a esse tipo de gente nunca teremos prosperidade e desenvolvimento. Mas tem um pessoal neoliberal que jura que o EUA é nosso amigo e aliado. Viva o BRICS. Viva o Brasil.

Esteves
Esteves
2 horas atrás

Trump quer vender armas. Trump aposta em conflitos entre argentinos e chilenos. Trump sugeriu à Argentina buscar uma saída para o Pacífico.

Trump sabe que a Venezuela só tem um caminho até a Guiana e Essequibo: invadir o Brasil. Quem dominar os céus dominará o resto.

A Inglaterra defenderá a Guiana com um navio patrulha? Qual país tem a obrigação de exercer a sua soberania e defender a soberania de seu interesse?

Brasil e…e…aviões que não temos. Quem tem grana na AS está comprando avião. O A29 foi feito para contra insurgência. Domínio…precisa de avião maior.

São 160 mil quilômetros quadrados de petróleo e gás, ouro, diamantes e controle sobre a produção de pesquisas com fármacos

Avião…avião…quem tem avião pra vender?

Cassini
Cassini
58 minutos atrás

“O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América”.

É muito cinismo.

André Magalhães
André Magalhães
52 minutos atrás
Aguardando aprovação

70% das vendas da Embraer da aviação comercial são para o mercado americano e 70% das partes dos aviões da Embraer vem de lá. O caminho que este governo está seguindo é muito sombrio para o país, principalmente para a Embraer e as forças armadas. Os americanos podem falir a Embraer com facilidade, se quiserem. Basta um embargo semelhante ao que fizeram com a Rússia. Já não basta o contencioso com Israel. Gostaria muito de saber como o país irá se virar sem Elbit, GE, Pratt&Whitney, BAE systems, etc. Vamos substituir tudo por equipamento russo ou chinês? A razão dos americanos sempre terem embargado tecnologias ao Brasil se deve ao posicionamento sempre dúbio do país no cenário mundial, nunca foram um aliado confiável devido a essa ralé esquerdista de mente atrasada que sempre foi um câncer para o país e também o resto do mundo. Sempre do lado errado da história. Na segunda guerra o governo tinha simpatia com os nazistas devido ao comércio favorável com a Alemanha. Só entrou na guerra do lado certo depois de ver seus navios serem torpedeados pelos alemães. Agora puxa o saco da China devido ao comércio novamente e vemos um ministro da suprema corte dizer que são admiradores do modelo chinês. Que vergonha!
Esse presidente é uma vergonha, só se alia ao esgoto do mundo. Corajosos os europeus que preferiram ficar sem o gás russo para ficar do lado certo da história.