Força Terrestre de Autodefesa do Japão no Fuji Firepower Exercise 2025

A Força Terrestre de Autodefesa do Japão (JGSDF) conduziu a edição 2025 do tradicional Fuji Firepower Exercise, um dos mais sofisticados exercícios live‑fire anuais do país, realizado na área de manobras em Higashi‑Fuji, aos pés do Monte Fuji.
Com a participação de cerca de 2.000 militares, o exercício teve início em 8 de junho e foi aberto ao público, incluindo mais de 5.400 visitantes, entre estudantes universitários e famílias, numa iniciativa de aproximação com a sociedade.
Estratégia de defesa insular
Os lançadores de mísseis e obuseiros montados em veículos refletem a ênfase da JGSDF em defesa rápida e móvel de ilhas remotas, especialmente na cadeia Kyushu‑Nansei, visando fortalecer a capacidade de dissuasão regional diante de ameaças marítimas.
O exercício simulou cenários de recuperação de ilhas ocupadas pelo inimigo, incluindo combate em posições estáticas e uso de munição de 203 mm para IEDs, embora tratados como obstáculos táticos e não armados por tropas da JGSDF . O Ministro da Defesa japonês, Gen. Nakatani, esteve presente e supervisionou o emprego de quase 59 toneladas de munição, avaliando novos equipamentos e treinamento de tropas.
Drones, Drones e Drones.
Primeiro imobiliza, depois vira um alvo extremamente fácil. Quero ver resolver isso.
A festa solitária dos drones fpvs está prestes a acabar, várias soluções já estão sendo incorporadas, inclusive com drones caçadores/interceptadores.
Acho que se o Japão entrasse para OTAN só ia ficar atrás da França em termos de capacidade e doss EUA é claro