Donald Trump

O governo de Donald Trump formalizou nesta terça-feira (15 de julho) uma investigação sobre as práticas comerciais brasileiras, por meio da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, informou o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer. A ação ocorre poucos dias depois do anúncio de tarifas de 50% sobre importações brasileiras, previsto para entrar em vigor em 1º de agosto.

A USTR aponta que o Brasil estaria impondo barreiras relevantes ao comércio norte-americano, como tratamento discriminatório às empresas de tecnologia americanas, tarifas preferenciais a outros parceiros comerciais, proteção inadequada à propriedade intelectual, restrições às exportações de etanol e falhas no combate ao desmatamento ilegal. O objetivo é determinar se essas práticas prejudicam empresas dos EUA, incluindo gigantes da tecnologia, agricultores e produtores madeireiros.

A investigação da Seção 301 permite que os EUA imponham sanções comerciais a países que adotam práticas injustas de comércio. Greer comunicou que será aberto um período para consultas formais com o Brasil e, posteriormente, uma audiência pública está prevista para 3 de setembro.

A iniciativa foi categorizada por Trump como resposta às condenações do ex‑presidente Jair Bolsonaro, que ele classifica como uma “caça às bruxas”; detalhes da retaliação incluem diretamente essa questão política. A conexão das tarifas com o processo judicial de Bolsonaro foi fortemente criticada por especialistas, que alertam que o ambiente mercadológico está sendo politizado.

O Brasil ainda não respondeu oficialmente ao anúncio, mas o vice‑presidente Geraldo Alckmin afirmou que houve silêncio em relação à proposta de acordo comercial feita pelo Brasil há algumas semanas. O presidente Lula anunciou que responderá com medidas de retaliação, sinalizando uma escalada diplomática.

A iniciativa representa um novo capítulo na estratégia comercial agressiva de Trump, que já lançou investigações e tarifas contra diversos países, incluindo parceiros da União Europeia, Canadá, China e agora também o Brasil. O setor empresarial norte-americano, especialmente indústrias químicas e fabricantes, já demonstrou preocupação com o impacto deste “todos contra todos” nas cadeias de suprimentos.

Inscrever-se
Notificar de
guest

73 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
5 horas atrás

Se a taxação dos 50% já estava ruim… pode piorar…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Jefferson Ferreira
3 horas atrás

Ate agora nada entrou em vigor? É dificil dizer o quanto é bravata e jogo de cena e o quanto é estratégia para conseguir um acordo. Ele tinha ameaçado a China há uns meses em taxas de 140% o que faria a inflação estourar. Fora que as suas bravatas impediram o Fed americano cortar a taxa de juros faz meses… nisso ele tem sido igual ao Lula e reclamado do Banco Central quando esse no fim responde as políticas economicas equivocadas do executivo.
E o Trump diz coisas contraditorias no mesmo dia, já disse ontem que nem muito amigo do Bolsonaro é.
Acho que se tiver um acordo por tras dos panos que o STF e o Moraes deixarem a plataforma online do Trump Truth Social e Rumble em paz, essa ameaça de tarifa desaparece. Nao creio que nesse cenario, ele vai se importar com o Bolsonaro mais…

deadeye
deadeye
Responder para  Jefferson Ferreira
1 hora atrás

É porque quem apoia o Trump, quer isso mesmo. Os caras estão reclamando do PIX, só porque ele compete com o MetaPay (que foi lançado após o PIX).

Não é culpa nossa, se o nosso sistema é melhor, se eles quiserem usar cheque, o problema é deles.

Richard Stallman
Richard Stallman
Responder para  deadeye
1 hora atrás

Sou contra todas as formas de dinheiro digital (exceto monero), porque são só uma forma de espionar as pessoas, você troca liberdade e privacidade por conveniência, mas de fato, a birra dos EUA com o pix é simplesmente por que não é deles, não controlam e não dão lucro para a VISA.

wilhelm
wilhelm
5 horas atrás

Mais uma vez a realidade provando que o Brasil não deve esperar absolutamente nada do Ocidente, especialmente dos EUA e desse velho pedófilo.

Existe muita gente aqui dentro do país interessada em manter o Brasil como um eterno fazendão comandado por uma elite desinteressada pelo bem comum e medíocre, mas também existe gente do lado de fora interessada nisso — e a maior parte não está no BRICS.

Eles são nossos inimigos e só sendo tendo muito espírito de corno manso pra não perceber isso.

Carlos
Carlos
5 horas atrás

Vão lá bater continência para a bandeira deles “patriotas”, vão lá!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Carlos
4 horas atrás

Pois é.., pensava que era prestar continencia, mas o ex-presidente falou mesmo quem bater continência á bandeira dos EUA.

carcara_br
carcara_br
5 horas atrás

Ainda que estivéssemos, a balança comercial é positiva pra eles, mas veremos a idoneidade das investigações se eles tratarem também das próprias tarifas e monopólios que se formam com seus parceiros comerciais.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carcara_br
4 horas atrás

Olá Carcará.

Um dos pontos levantados na lista de “investigações” é o sistema de pagamentos PIX do BC, que na visão do governo dos EUA é desleal contra as empresas operadoras de cartão de crédito estadunidenses.

A questão do etanol também é curiosa… os EUA usam o milho como fonte primária para a produção de etanol em razão da sua liderança história no desenvolvimento de espécies híbridas nas décadas de 40~50. Naquele período, os EUA se tornaram os maiores produtores de milho do mundo e com elevada produtividade, resultado do desenvolvimento tecnológico.

O Próalcool avaliou que o Brasil teria melhores resultados produzindo etanal da beterraba ou da cana-de-açucar. Os resultados mostraram que a cana seria mais adequada porque o país já dominada historicamente a cultura da cada e já existia uma estrutura de usineiros que produziam principalmente açúcar.

O ponto mais importante foi a criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, que depois se tornou o Campus de Araras da UFSCar. Ha praticamente 40 anos é feito o desenvolvimento genético de cultivares de cana de açúcar ali. Foram aprimoramentos na direção de reduzir a palha, aumentar a produção de açúcar e modificar a fibra para facilitar o manejo na usina. Geralmente, os estudos ocorrem 10 anos antes do lançamento comercial dos cultivares.

Até a agora, o desenvolvimento da cana brasileira permitiu aumentar a produção de álcool porque 1) as plantas são maiores, crescem mais rápido, têm mais açúcar, tem menos palha e crescem mais plantas por metro quadro, 2) porque o sistema de fermentação foi otimizado, produzindo mais etanol por quilograma de açúcar 3) porque o bagaço de cana produzido é mais eficiente como combustível para caldeiras a vapor, que geram a energia da usina, como menos sílica, menos água e mais biomassa.

Agora, se estuda o uso do bagaço da cana para a produçao de etanol de segunda geração. Isso significa que após ser moída para retirar o caldo que vai produzir etanol na fermentação, o bagaço passa por um tratamento para romper as fibras e serve de alimento para outros microorganismos que irã produzir mais etanol a partir da biomassa.

Outro ponto é que o álcool produzido pela cana compete com o açucar… no caso do milho, o álcool compete contra toda uma cadeia de alimentos que usa o milho como base.

ou seja….

carcara_br
carcara_br
Responder para  Camargoer.
3 horas atrás

Aproveitamento de resíduos lignocelulosicos pra produção de etanol é um potencial enorme muito além da cana. Também é possível produzir percursores de muitas moléculas úteis já que nas etapas pra a produção do etanol se produz glicerina. Certamente vc possui um entendimento muito mais aprofundado, e é ótimo que toque no tema.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  carcara_br
2 horas atrás

Olá Carcará.

Voce tem razão.
Existe um tema chamado “biorefinaria” que emprega diferentes microoganismos para produzir diversos compostos orgânicos funcionalizados, além do etanol. Esta lista inclui isopropanol, ácido cítrico, ácido acético e tantos outros álcoois ou ácidos carboxilos… todos de enorme valor comercial

alguns deles realmente poderão usar a biomassa como matéria prima ou até o próprio açúcar da cana de açúcar.. acho que se alguém pergunta para um uma sugestão de tema em biotecnologia, recomentadia as biorefinarias ou os biofertilizantes

agora que venham as negativas dos negacionistas.. riso

juggerbr
juggerbr
Responder para  carcara_br
2 horas atrás

Em teoria qualquer biomassa poderia passar por esse processo, soja, milho, sorgo… Potencial gigante de geração de energia…

deadeye
deadeye
Responder para  Camargoer.
1 hora atrás

E o etanol derivado da cana, tem uma eficiência energética maior do que o do milho.

Matheus
Matheus
4 horas atrás

Eles realmente querem atacar o PIX e a LGPD?
É sério que eles vão fazer isso?

Bem… não reclamem quando todos os estados derem resultados vermelhos ano que vem nas eleições.

Joanderson
Joanderson
Responder para  Matheus
4 horas atrás

E muitos gados juram que quem criou o pix foi Bolsonaro,quer dizer se realmente Trump acha o pix um problema ele iria taxar o Brasil mesmo com o capital na presidência.
Queria a cara da família bolsonaro e seus seguidores.

Matheus
Matheus
Responder para  Joanderson
4 horas atrás

É uma burrice sem tamanho, o PIX é uma das poucas coisas onde o Brasileiro, não importa a visão politica, sabe que se beneficiou bastante.
Especialmente hoje em tempos de fraca economia onde muita gente teve que até mesmo vender bolinho na rua pra fazer dinheiro, e TODOS usam pix.

Quando o governo atual ameaçou taxar o PIX, a reação foi tanta que deram pra trás, pois sabem que mexer o PIX é quase um suicidio politico.

Agora ver o Trump ameaçar o PIX e ainda ver politico de oposição apoiando isso… já sabe né?

Essas pataquadas do Trump e a trupe traidora tupiniquim vão entregar a eleição de 2026 numa bandeja de prata pro Molusco.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Matheus
4 horas atrás

O maior cabo eleitoral do Lula se chama Jair Bolsonaro.

Ele elegeu o Lula em 2022 e está se esforçando para eleger ele em 2026 de novo — inclusive, a ponto de tentar sabotar uma das poucas opções que talvez conseguissem derrotar o Lula nas próximas eleições, que é o Tarcísio.

Nem o lulista mais fanático conseguiria tantos votos para o Lula quanto a família Bolsonaro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  wilhelm
4 horas atrás

O risco é que a Chave Pix vire Chave de cadeia.. riso

Antonio Palhares
Antonio Palhares
Responder para  Camargoer.
2 horas atrás

Faz-me rir.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Palhares
1 hora atrás

Em alemão é mais engraçado.

Das Risiko ist, dass der Pix-Schlüssel zum Ketten-Schlüssel wird.

Nativo
Nativo
Responder para  wilhelm
2 horas atrás

Até o Zé roela é melhor do que esse Tarcísio, por que pelo menos não faz nada, não ajuda e nem atrapalha e deixa tudo para ministro da economia, como fez com o Guedes.
Esse Tarcísio além de achar que sabe governar , não enxergar as merdas que faz.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Matheus
4 horas atrás

Acho que o Trump vai PIXcar primeiro.. riso

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  Matheus
4 horas atrás

Pelo que vi a reclamação foi que o banco central suspendeu o WhatsApp pay, que foi lançado primeiro, e depois veio com o pix.

Um dos problemas do protecionismo é quando provoca um protecionista mais forte, por isso o melhor caminho é o livre mercado.

Matheus
Matheus
Responder para  SmokingSnake 🐍
4 horas atrás

O “livre mercado” já está sendo defasado tem uma década, nos proximos anos o jogo será protecionismo.

Os EUA faze, Europeus fazem, até a China faz acredite se quiser.
Mas o Brasil não pode?

wilhelm
wilhelm
Responder para  SmokingSnake 🐍
3 horas atrás

A maior parte dos países que hoje se colocam como bastiões do “livre-mercado” eram extremamente protecionistas e intervencionistas no passado, incluindo os Estados Unidos. Eles só passaram a recomendar o livre-mercado a países pobres depois de terem criado e fortalecido as suas indústrias locais.

Aliás, tudo indica que teremos uma nova tendência geral de protecionismo global.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  wilhelm
3 horas atrás

É o contrário, hoje a Europa e EUA são bem mais protecionistas do que antigamente.

Para país subdesenvolvido não faz sentido ser protecionista, tem que ser muito incompetente para não conseguir competir em custos com os países desenvolvidos que tendem a ter custos maiores.

wilhelm
wilhelm
Responder para  SmokingSnake 🐍
3 horas atrás

Você está completamente errado. Os EUA e a Europa foram altamente protecionistas durante a sua fase de industrialização e só passaram a promover o livre-comércio durante a fase mais aguda da globalização (1980 a 2008, de modo geral), quando já estavam com suas indústrias desenvolvidas. Antes disso, todos eles usavam e abusavam de tarifas.

O que eu tô falando aqui é algo básico. Qualquer historiador aprende isso nas primeiras cadeiras de história moderna e contemporânea.

Se você quer entender como a banda tocava naquela época, Alexander Hamilton.

Última edição 3 horas atrás por wilhelm
ATS
ATS
Responder para  SmokingSnake 🐍
2 horas atrás

Chutando a escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica, de Ha-Joon Chang faz um longo histórico medidas Estatais ativas praticadas por Europeus e Norte-americanos entre o século XIX até meados do século subsequente. O protecionismo é o ponto mais evidente, mas há outras políticas, como espionagem, quebra de patentes, medidas fiscais entre outras.

SmokingSnake 🐍
SmokingSnake 🐍
Responder para  ATS
37 minutos atrás

Não estava me referindo tão antigamente assim como ao início da revolução industrial.

Se protecionismo funcionasse a URSS não teria ficado para trás e nem o Brasil que é um dos países mais protecionistas.

Para quem não faz parte da oligarquia não há motivos para defender o protecionismo, que apenas vai fazer tua vida ficar pior enquanto eles ficam mais ricos.

ATS
ATS
Responder para  SmokingSnake 🐍
9 minutos atrás

Protecionismo por si só não leva a lugar nenhum. Ele precisa estar ancorado a um objetivo estratégico, aonde vc quer chegar e porque. O maior exemplo do uso “racional” de políticas de estado é a Coreia do Sul. Fizeram uma política industrial de longo prazo, uma evolução gradativa, ao mesmo tempo que gastavam os “tubos” com educação e pesquisa. A evolução da escolaridade da população permitia um avanço da capacidade industrial do pais, tendo esta, um grande apoio do Estado. Em pouco mais de 4 décadas o pais saiu da absoluta pobreza para figurar entre as nações mais avançadas do globo em termo de desenvolvimento econômico.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  wilhelm
2 horas atrás

Não os EUA eram muito abertos, podia se vender tudo lá, eles comprovam muito do mundo todo, veio a ter mais protecinismo com a Crise de 29.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Carlos Campos
2 horas atrás

Claro que as tarifas eram altíssimas, mas hj a mascara tá em selos de qualidade, normas de produtos e etc ficou mais díficil vender pra eles, principalmente se for numa área Protegida como o Agro deles e a Defesa

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Matheus
2 horas atrás

Eu acho que vai dar amarelo, ninguém tá comprando que a culpa é da Direita, vide os dados de aprovação do governo

Colombelli
Colombelli
Responder para  Matheus
1 hora atrás

Va se informar.

Matheus
Matheus
Responder para  Colombelli
1 hora atrás

Informar? Amigo, eu trabalho com LGPD.

deadeye
deadeye
Responder para  Matheus
1 hora atrás

E o engraçado que a LGDP, é uma versão mais branda do GDPR da UE, e adaptada aqui. Eu quero ver eles abrirem investigação da UE.

Lorde Baden Powell
Lorde Baden Powell
4 horas atrás

Confio no nosso presidente no qual é um ser inteligente e honestissimo, e do nosso vice-presidente que jamais voltaria a cena do crime…o Povo está com vocês! Seremos resistência Lorenzeti.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Lorde Baden Powell
4 horas atrás

hhahahaha

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Lorde Baden Powell
2 horas atrás

hahahahahahahaa, agora nesse momento díficil, eu como uma abóbora e penso nele, pq ele é o que mais sofreu nesse país

PauloR
PauloR
4 horas atrás

A direita conseguiu o que sempre desejou; Fazer os EUA destruir o Brasil e colocar um fantoche no poder para servir aos americanos de 4.

Carlos
Carlos
Responder para  PauloR
27 minutos atrás

Exatamente. Tentaram com uma ditadura que pura e simplesmente impediu a industrialização e desenvolvimento do país, depois com privatizações e desregulamentações em massa e desde uns 50 anos com o neoliberalismo, mas ainda conseguimos resistir por um tempo, mas agora, pelo visto, conseguiram. Daqui a pouco começam a jogar bombas em prol da “democracia”. E tanto os avisos quanto o perigo de achar que os americanos são amigos, quanto todo o desdenho com as nossas forças armadas, começarão a cobrar o seu preço.

Prestar continência para uma nação que sempre interferiu em nosso crescimento e desenvolvimento, enquanto tentavam a todo custo virar as costas para países geopoliticamente próximos e com interesses semelhantes, será o custo de toda essa desgraça pela qual passaremos. E não vai ter discursinho em rede social de bolsominions que resolva isso. Quero ver se as narrativas de “ditadura do STF” irão colar quando as casas dos seguidores deles estiverem em chamas.

Antonio Palhares
Antonio Palhares
4 horas atrás

Estão fazendo de tudo para estancar a visível e inexorável decadência. Sempre achei que o futuro do nosso país não estaria atrelado ao ocidente.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Antonio Palhares
4 horas atrás

Olá Palhares.

Discordo. A história do Brasil está inexoravelmente relacionada ao ocidente, mas também é verdade que temos um enorme vínculo com a África, com os países do “sul-global” e também com os países “baleia” do BRICS.

O Brasil é um dos poucos países que realmente atuam de forma global e multipolar. É curioso que o Brasil mantinha excelentes relações diplomáticas com a China e com a URSS durante a guerra fria.

A embaixada dos EUA em Pequim foi aberta em 1979 após a visita de Nixon e, 1972, mas a embaixada brasileira foi aberta em 1974…

Nossa herança cultural é a combinação da Europa, África e do indígena, mas também é verdade que os EUA e o Brasil são países muito parecidos em seu desenvolvimento histórico. Os dois países tem um histórico paralelo, anda que seja normal a existência de conflitos.

Trump é apenas uma pequena parte desta história de mais de 200 anos.. Trump vai passar e os dois países continuarão…

No caso da guerra tarifária, o Brasil é um dos países que está sendo sancionado. O México, Canadá, Europa, Japão, CHina, Índia.. a gente está prestando atenção as sanções ao Brasil porque somos brasileiros;

O que está diferente em relação ao Brasil é a menção ao julgamento do ex-presidente. Isso é uma interferência indevida.

Macgaren
Macgaren
Responder para  Antonio Palhares
4 horas atrás

Estão com medo do poder brasileiro!

Heitor
Heitor
4 horas atrás

Trump e Dudu dinamitaram a direita. Estão perdidos. O PL fritando o Dudu, chamando-o de “obcecado” pela presidência. Nem o Sidônio, chefe da propaganda do governo, consegue entregar tanto quanto Trump…

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Heitor
4 horas atrás

Pois é… nem fazendo vídeo de gatinhos a gente consegue explicar o que está acontecendo na direita brasileira… é momento dela fazer uma autocrítica sobre os rumos tomados por ela ai longo da década.

a autocrítica é algo necessário periodicamente

sub urbano
sub urbano
Responder para  Camargoer.
3 horas atrás

Os caras rezaram para pneu, vc acha q essa gente tem capacidade de fazer uma autocritica? Olha o herói deles kkkk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  sub urbano
2 horas atrás

Olá Sub.

Existe um grupo fanático e pequeno. Isso acontece em outros grupos também, seja na política, religião e futebol, por exemplo.

Contudo, o ex-presidente venceu uma eleição presidencial em ficou em segundo em outra. Isso sugere que um número de eleitores superior ao grupo de fanáticos constituídos em sua maioria por uma direita que foi por décadas engajada no projeto democrático implementado pela CF88.

A principal pergunta que esta direita que já fez parte do centro democrático é a razão de ter sido seduzida por um processo de inspiração fascista como foi o bolsonarismo, sendo que o país tinha e ainda tem (agora enfraquecidos) de lideranças tradicionalmente comprometidas com a democracia.

Os ataques de 08/jan mostra que apenas uma minoria esteve envolvida. Lideranças á esquerda e á direita condenaram aquele movimento. Então, seria apropriado que esta direita que já esteve empenhada no projeto democrático da CF88 possa fazer uma autocrítica sem que precise ser pública, mas que seja profunda o suficiente para compreender quão longe o projeto bolsonarista esteve da democracia.

Uma democracia demanda a existência de um centro democrático constituído de uma direita e uma esquerda comprometida com a democracia o suficiente para estarem juntas contra ameaças de movimentos extremistas.

Fëanor
Fëanor
4 horas atrás

O bom e velho “Big Stick” americano.

Brasil ainda é uma colônia, mas não de Portugal.

Matheus
Matheus
Responder para  Fëanor
4 horas atrás

Bom? Bom pra quem?

Quisling
Quisling
3 horas atrás

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Thiago Marques
Thiago Marques
3 horas atrás

Mais uma na conta dos Lesa Pátria, também conhecidos como a Família Honesta de Taubaté, um clã onde todos ma mam na política.

MGNVS
MGNVS
3 horas atrás

Parabéns ao Trump, ao Jair Bolsonaro, ao Eduardo e Flavio Bolsonaro que estão se tornando os maiores cabos eleitorais do Lula para a eleição de 2026.

Bolsonaristas estão querendo jogar a culpa do tarifaço do Trump no Lula, no PT e no Alexandre de Moraes, mas essas tarifas vão prejudicar principalmente a casta eleitoral do próprio Bolsonaro.

Moro numa cidade onde o agro é extremamente forte, e justamente o pessoal do agro já mandou o recado para a familicia bolsonarista: “Vocês estão nos prejudicando”.

E para esse pessoal do agro, as mentiradas e fake news de zap não funcionam, eles sabem que a culpa é do Bolsonaro e dos filhos. Tarcisio tbm já falou bosta demais, e agora já esta recuando, ele ate apagou os videos e fotos onde aparece com o bonezinho “vermelho” do “MAGA”.

E agora o Trumpete esta preocupado com o PIX?

Se for assim, que o Trump mande a Visa e a Master Card saírem do Brasil, a ELO (formada por Bradesco, BB e Caixa) vai assumir o lugar deles na hora e outro banco internacional tbm.

E tudo isso esta acontecendo pq os traidores da pátria, ou seja, a família Bolsonaro, esta fazendo de tudo para tentar livrar o Bolsonaro da cadeia por tentativa de golpe de estado. A família Bolsonaro nunca se importou com o Brasil. E eles estão mostrando isso agora.

E quem ainda acredita que Bolsonaro representa os ideais de Deus, Pátria e Família, tem que ser internado urgentemente num manicômio psiquiátrico.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MGNVS
2 horas atrás

Olá Mgnvs,

Perceba que a principal exigência é a interrupção do processo contra o ex-presidente e a sua anistia, o que é uma certa confusão legislativa misturando o conceito de anistia, graça presidencial e induto presidencial..
fi
que seja

o que é preciso observar que esta exigência é uma ingerência externa sobre os poderes constituídos no Brasil a partir da CF88.

A interrupção do processo na justiça por interferência de outro poder, como o legislativo ou judiciário, teria que ser via um golpe parlamentar que mudasse uma cláusula pétrea da CF88.

sobre o cristianismo do ex-presidente, há muito tempo me incomoda a fata de caridade em suas manifestações, que é a base do cristianismo

Curiosamente, Slavoj Zizek afirma (eu concordo) que o pensamento de esquerda que surge a partir do Sec.XVIII é inspirado no cristianismo… afirmar que Cristo era de esquerda é um erro porque as ideias que compõem a esquerda moderna nascem da luta de classes decorrente do capitalismo, algo que só faz sentido pensar a partir da revolução industrial.. ago que só ocorre 1700~1800 anos após a morte de Cristo… mas é correto afirmar que as ideias da esquerda têm como base os conceitos éticos do cristianismo;

é uma bela discussão

MGNVS
MGNVS
Responder para  Camargoer.
2 horas atrás

Perfeito, Camargoer.
E olha só, ainda tem gente aqui nos comentarios defendendo o hipocrita do Bolsonaro e os filhos dele. O problema é que a elite que foi diretamente afetada pelas tarifas dos EUA, sabe exatamente que a culpa disso tudo é dos Bolsonaros. Essa elite eles nao conseguem enganar com mentiras e fake news espalhadas pelo zap. Dessa vez os Bolsonaros deram um tiro no proprio pé. Eles miraram no Lula e no STF e acertaram justamente os apoiadores da campanha politica bolsonarista já que o prejuizo deles vai ser enorme, principalmente do Agro.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  MGNVS
2 horas atrás

Sua analise é muito boa. Concordo.

João Carlos
João Carlos
Responder para  Camargoer.
1 hora atrás

Peço desculpa pela maçada mas a luta de classes começou na Revolução Industrial porque os operarios descobriram que sem eles as máquinas paravam, ou seja o poder passou para as classes baixas. Os ricos continuavam ricos mas os pobres detinham o poder de os poderosos ganharem ou não dinheiro. Isto nunca tinha acontecido na historia humana, porque antes das fabricas, se o pobre não quisesse trabalhar no campo. morria á fome e havia alguem que ocupava o lugar dele. Os intelectuais aperceberam-se disto e começaram a debitar teorias sobre a esquerda defensora dos pobres em oposição á direita amiga dos ricos. Mas agora com a automatização crescente da economia e democratização da riqueza, a esquerda está a perder o poder que tinha, porque todos querem ser ricos mas ninguem quer ser pobre.

Farewell
Farewell
3 horas atrás

…..pega fogo cabaré……quem diria, a língua, os nove dedos, os goles de caninha 51, e os gestos do nosso digníssimo ” a alma mais honesta desse Brasil”, comedor de jabuticabas, nos colocariam em uma situação extremamente difícil e complexa. O Brasil não aprende mesmo, os erros cometidos pela gestão do “Capitão.Rachadinha” e seus adoradores de pneus se perpetuou nesse governo de aloprados, da esquerda. ideologia não serve para nada, direita e esquerda são filhas da ignorância e falta de pragmatismo, quem paga a conta sempre é o povão, a realidade não mente.

Emmanuel
Emmanuel
3 horas atrás

“aaaaiiiiinnnnn….primeiro tiramos o bozo, depois vemos o que acontece”.
Café 40 reais.
Gás quase 130, em Porto Alegre.
Energia elétrica só sobe.
Picanha…HAHAHAHA…
Ovo custando quase 30 reais a bandeja com 20 ovos.
1 pão praticamente 1 real, dependendo de onde você mora.
Estatais dando prejuízo.
Uma primeira dama inepta.
Um presidente que só governa por ideologia e não tem um projeto de governo desde antes de 22.
E por aí vai…

Mas o povo conseguiu o que queria, tirar o bozo.
Estou começando a sentir saudades de um cara que tenho ojeriza que é o tal do bozo. Ele ainda tinha a desculpa da pandemia. O outro é só incapacidade de governar mesmo.
E o ano ainda nem terminou. E ainda teremos toooodo 2026.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Responder para  Emmanuel
2 horas atrás

Tenha paciência, 2030 está bem aí.

ATS
ATS
2 horas atrás

“O relatório afirma que o Brasil promove práticas que distorcem a concorrência em serviços digitais. Uma das críticas é a promoção governamental do Pix como forma de pagamento preferencial, o que, segundo os EUA, compromete a competitividade de empresas privadas internacionais do setor. As maiores do mundo no setor de pagamentos são as americanas Visa e Mastercard.”

Realmente, como os EUA se mantém atentos ao bem estar de seus conglomerados. E a inovação, a livre concorrência, o empreendedorismo, e o “Estado que serve só para atrapalhar os negócios”? Discurso que se presta a entreter o incautos da periferia.
Mas se eles realmente conseguir obliterar o “PIX” como “os malucos”(denominação dada pelo próprio Jin Jones latino) farão para manter as mordomias da família encosto? Pode ser um tiro no pé em Trump!

sub urbano
sub urbano
2 horas atrás

“Patriotas” estão perdidos. E agora, José? Criticamos o Tramp ou não? kkkk Tem q deixar as medidas agirem, doer os bolsos do0s financiadores do fascismo. Não tem como não gostar do Trump, melhor presidente da história dos Estados Unidos.

É pedagógico, brincar de fascismo é perigoso. Não podemos esquecer q até matança de indios essa gente defendeu dentro do congresso nacional. Oia as ideias…

Solução pra doido, é um doido e meio mesmo kkkk I love you Trump (nesse ponto eu concordo com o Bolsonaro). rs

A C
A C
2 horas atrás

Sejamos pragmaticos. O que hah de errado em um pais usar seu poder economico contra outros (ou todos)? Pessoalmente me sinto extramamente contrariado mas essa eh a nova realidade e temos que fazer escolhas: olhar para tras e chorar pelo leite derramado ou olhar para frente, aceitando os desafios associados, buscando novas parcerias de forma seria e pragmatica?

Nao vamos culpar os outros ou lamentar sobre coisas que nao temos controles. Tomemos as nossas proprias redeas e busquemos as direcoes adequadas. O Brasil tem talentos excepcionais, recursos humanos extramamente capazes e criativos para buscar solucoes mediante adversidades. Pra frente, sempre.

Matheus
Matheus
Responder para  A C
2 horas atrás

O problema não é nem as tarifas em sí, mas como muitos no Brasil acham que deveriamos rasgar leis e f*der nosso Agro e Industria por causa de um imbecil estrangeiro.

Acham que se não fizermos nada, apenas aceitar e ficar calados vamos “virar primeirumundu quiném us stazunidu”.

A C
A C
Responder para  Matheus
1 hora atrás

Matheus, meu caro. A sua resposta representa justamente o que os brasileiros devem parar de fazer: apontar dedos e procurar culpados. Imagina desprender toda essa energia para busca de solucoes praticas, criativas. Nao me refiro a voce, especificamente. Mas como uma demonstracao de cultura nacional que poderia ser mudada. Se voce se convercer da necessidade dessa mudanca e comecar hoje, jah eh o primeiro passo. Aceitariamos todos o desafio?

Um abraco

Matheus
Matheus
Responder para  A C
1 hora atrás

Concordo contigo, a polarização politica só piorou essa parte podre de nossa cultura.

Mas cara, ver gente torcendo contra o próprio país por causa de politico… não dá cara.

Carlos Campos
Carlos Campos
2 horas atrás

Pessoal acha que é só uma Tarifa, a Tarifa é agora, vai vir mais, bem mais, ataques a nossa industria é questão de tempo, ou seja peças vindas do Exterior podem ser sancionadas, quem vai nos Acudir? a Rússia que não ajudou a Armênia do Lado e tem uma econômia menor que a Nossa e sancionada, a China que não precisa dos nossos produtos industrializados e só soltou uma notinha de solidariedade, estamos largados levando porrada da Europa e dos EUA, se os EUA quiserem agora o KC390 não vende pra mais ninguém, assim como toda EMBRAER, a Petrobras que precisa de equipamentos para perfuraçao em alta profundidade já era também.
Agora vem o mais Legal, essas medidas deles também impacta nossas autoridades corruptas, o Amigo do Amigo do Meu Pai que dizem ser o Toffoli, vai levar uma também, o Alexandre de Moraes já era, adeus Europa e EUA, o Barroso destruidor do Bolsonarismo, mas totalmente isento kkkkkkkkkk vai levar também, a filha dele mora na Flórida, vai ser expulsa também se a sanção for em parentes, como prometeu o Departamento de Estado, o Gripen vai ser investigado, as licitações do Governo serão avaliados, os ataques as BigTechs podem ter de ser ressarcidas, com nossas reservas de Doláres, Nossas reservas de doláres poderão ser congeladas do dia para Noite. e o Real virar papel Higiênico, nossas Forças armadas estarão totalmente banguelas em meses. Centauro II? esquece isso, Tamanduá da Alemanha? esquece isso também vai ficar atracada no Porto.

sub urbano
sub urbano
Responder para  Carlos Campos
17 minutos atrás

A diferença é q a Russia produz de tudo. Eles fazem um avião comercial do zero, mesmo sendo de qualidade inferior. Eles fazem um relogio do zero, mesmo sendo mecânico. Fazem um carro do zero, mesmo tendo a tecnologia embarcada de um Uno Mille 1999. Eles fazem um computador do zero mesmo tendo um processador ao nivel de um pentium 4.

O Brasil nem soja produz do zero, depende de fertilizantes importados kkkk essa é a diferença de uma nação com verdadeiros patriotas e não adoradores de pneu e shapeshifters de jacaré

Dr. Mundico
Dr. Mundico
2 horas atrás

Vejamos: Bolsonaro, censura ás big-techs, atuação do Alexandre de Morais, balança comercial, Pix, 25 de março, questões ambientais, tarifas alfandegárias, etc…
Creio que o Trump esteja jogando as cartas na mesa como quem joga cascas de banana.
O governo brasileiro saberá escolher as cartas certas ou irá escorregar nas cascas erradas?

Pedro Mariano
Pedro Mariano
2 horas atrás

Quem diria que colocar um condenado por corrupção na presidência iria ocorrer isso…

ATS
ATS
Responder para  Pedro Mariano
2 horas atrás

Verdade: “Juiz mantém condenação e Trump será sentenciado por suborno de atriz pornô”.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/juiz-mantem-condenacao-e-trump-sera-sentenciado-em-caso-de-suborno-de-atriz-porno/

Alexandre Galante
Responder para  Pedro Mariano
2 horas atrás

Pois é, Trump foi considerado culpado de 34 acusações criminais. Acabou reeleito:

https://www.npr.org/2024/05/30/g-s1-1848/trump-hush-money-trial-34-counts

Última edição 2 horas atrás por Alexandre Galante
Colombelli
Colombelli
1 hora atrás

Um ego incontido que se mete onde nao foi chamado e fala do que não sabe…ta ai o resultado.

Fala do dolar agora? Chama Israel de genocida vai? Defende o Irã…ajuda o Maduro….assina carta contra ” os ataques da Ucrânia” continua…ta indo bem

Foi tocar na ferida americana : dolar.

Se calasse a boca e cuidasse de trabalhar ( ate agora não entregou nada além de imposto e favores pra patota) ao invés de viajar ( inutilmente) e falar besteira ( é so o que faz) isso não estaria acontecendo.

Agora o ” grosso vai entrar em setembro”. Tem mais as sanções hipocritas da OTAN ( a hipocrisia é uma prerrogativa de quem tem poder militar, politico ou econômico) e talvez mais 500% depois, e este não é Trump, é o congresso dos EUA em projeto bipartidario (vão por culpa no Bozo disso tambem?). Parabens a quem elegeu o
“iluminado” da picanha. Se refletem bem nele.

E parem com esta pantomima pueril de creditar a Eduardo ( outro boquirroto egocêntrico infantil) culpa ou causalidade nisso. Voces acham realmente que o presidente dos EUA vai decidir algo assim baseado no relato de 1 ou 2 pessoas? Ou por conta de um aliado politico?

Estava bonito criar narrativas furadas e fantasiosas e investigações estapafurdias contra os adversarios internos com factóides, né? Agora muita gente vai tomar um pouco um do proprio veneno.

Última edição 1 hora atrás por Colombelli