Flag of the USA and Brazil against the background of the blue sky

F

Entre as novas punições cogitadas estariam aumento da taxa comercial para 100% e ações em conjunto com Otan

O governo dos Estados Unidos teria alertado aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro de que novas e mais duras sanções contra o Brasil poderão ser anunciadas a partir da próxima semana. A informação foi repassada por integrantes do Departamento de Estado a membros próximos ao ex-presidente, segundo relatos de interlocutores.

O alerta vem após a revogação dos vistos de entrada para o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e outros integrantes da corte brasileira — medida que autoridades americanas teriam classificado como apenas o início de uma escalada.

Segundo fontes bolsonaristas com acesso a diplomatas americanos, um membro do governo Trump teria afirmado: “O Brasil terá uma longa semana a partir do dia 21”, sugerindo que um pacote de medidas restritivas já está em preparação e será divulgado nos próximos dias.

O presidente Donald Trump, segundo relatos, considerou que a decisão do ministro Moraes de autorizar uma operação contra Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (18) representou uma “declaração de guerra” contra ele e os Estados Unidos. “Todas as opções estão na mesa”, teria dito Trump em reunião com conselheiros de segurança nacional.

Entre as novas sanções em avaliação estão:

  • Aumento das tarifas de importação de 50% para 100% sobre determinados produtos brasileiros;
  • Sanções coordenadas com países da OTAN, inclusive proibições comerciais e restrições bancárias;
  • Bloqueio do uso de serviços estratégicos americanos, como acesso a dados de satélites e ao sistema GPS;
  • Aplicação da Lei Magnitsky a Moraes e outros ministros do STF — legislação americana que permite sanções contra indivíduos acusados de corrupção ou violação de direitos humanos, incluindo congelamento de ativos e restrições financeiras.

A tensão entre o governo americano e o STF brasileiro tem crescido desde que Washington passou a acusar a cúpula do Judiciário brasileiro de perseguir politicamente aliados de Bolsonaro e interferir em processos democráticos. Moraes, por sua vez, tem defendido suas decisões como baseadas no combate à desinformação e na proteção das instituições democráticas.

Até o momento, o Palácio do Planalto e o STF não se manifestaram oficialmente sobre os relatos de novas sanções. Porém, membros do Itamaraty já teriam sido acionados para preparar respostas diplomáticas caso as medidas anunciadas se concretizem.

A crise diplomática ocorre em um momento delicado para a economia brasileira, que já enfrenta pressões comerciais com os Estados Unidos e uma crescente instabilidade política doméstica.

FONTE: Folha de São Paulo

Inscrever-se
Notificar de
guest

56 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Fernando
João Fernando
3 horas atrás

Afinal o que esses caras querem?

Pedro
Pedro
Responder para  João Fernando
3 horas atrás

Brasil escolheu um lado e vai pagar por isso…
sem falar nas outras questões pra não polemizar mais…

Última edição 3 horas atrás por Pedro
fewoz
fewoz
Responder para  Pedro
1 hora atrás

Qual lado? O da soberania e de cumprir suas próprias leis?

Hamom
Hamom
Responder para  João Fernando
3 horas atrás

Sobre este tema, este vídeo ↓ vai direto aos pontos, com participação do Galante…

‘País sob ataque’: por que EUA estão irritados com o Brasil?

fewoz
fewoz
Responder para  Hamom
1 hora atrás

Já o vi. Ótimo vídeo. Daqui a pouco vão chamar o Galante de comunista, hahahaahahaha. Os chapéus de alumínio não param.

amarante
amarante
Responder para  João Fernando
3 horas atrás

Querem o rei do gado na presidência para abrir as pernas para as empresas dos EUA com todas as isenções possíveis. É uma mera questão comercial, mas o gado acha que é uma guerra santa pela liberdade do “minto”.

Pedro
Pedro
Responder para  amarante
3 horas atrás

mera questão comercial? claro, abusos de judiciário e não só com Bolsonaro, são detalhes..

amarante
amarante
Responder para  Pedro
2 horas atrás

Claro, Trump é o bastião da justiça, com certeza está preocupado com isso.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Pedro
1 hora atrás

Se o problema fossem realmente os abusos do judiciário, os EUA não manteriam relações tão amigáveis com a Arábia Saudita — um país conhecido por esquartejar jornalistas críticos ao regime — nem com outras ditaduras ao redor do mundo.

Aliás, o próprio judiciário americano está longe de ser um exemplo de retidão moral, vide o acobertamento descarado dos laços entre parte da elite americana e um dos maiores pedófilos e responsáveis por tráfico humano até pouco tempo atrás, incluindo Trump, que por muito tempo foi amigo íntimo e membro do círculo social desse criminoso.

A questão é, antes de tudo, sobre a influência americana no Brasil, e não sobre “liberdade”.

Última edição 1 hora atrás por wilhelm
fewoz
fewoz
Responder para  wilhelm
1 hora atrás

Perfeito, Wilhelm, mas acho difícil que bolsonaristas consigam identificar padrões e fazer relações… Talvez tenham dificuldade em interpretar o seu texto e farão malabarismo mental para negar o óbvio…

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
Responder para  amarante
2 horas atrás

Deixe de cretinice rapaz!
Não é apenas pela liberdade de Bolsonaro, não é só a liberdade dele que está em jogo, são coisas muito maiores se você não entende do assunto fique na sua seu chorão.
O que está em jogo de fato?
|1- Restabelecimento da primazia da Lei e da Constituição Federal.
Há mais de uma década o STF vem usurpando os outros dois poderes, agredindo a separação, a harmonia e independência entre eles e sequestrando para si as atribuições que são dos outros poderes, sem que a Constituição lhes dê qualquer direito de fazerem isso.
Os ministros da atual composição da Corte vêm atuando de forma política, o que é imoral e VEDADO pela Lei e pelo princípio da Tripartição de Poderes. Para isso usam a manipulação semântica em suas decisões e a pavorosa, indecente e criminosa mutação constitucional pela qual um ministro não apenas nega o texto constitucional como vai além e diz exatamente o contrário do que o texto constitucional prevê.

|2- Reiterada prática de crimes de responsabilidade por parte dos ministros de STF.
Alguns ministros do STF reiteradas vezes praticam condutas PROIBIDAS pela Lei dos Crimes de Responsabilidade, Lei 1079/1950. As violações são claríssimas e o Senado Federal fica na omissão de punir tais condutas.
Aqui está o artigo 39, o mais violado da Lei 1079/50 em seus incisos que são constantemente desrespeitados pelos ministros:
Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:
“2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;”
O ministro Barroso disse em um desses eventos que “ nós derrotamos o Bolsonarismo”. O ministro Alexandre de Moraes em suas declarações se revela claro inimigo pessoal não só de Jair Bolsonaro como de todos os brasileiros de direita, estando os dois IMPEDIDOS por Lei de julgar nesses processos.
Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:
“3 – exercer atividade político-partidária;”
O ministro Barroso há muitos anos vem participando de eventos organizados por partidos de esquerda juntos com a UNE e se manifestando politicamente em favor dessa ideologia, o que configura Clara atividade político – partidária e portanto crime de responsabilidade.

|3 – Cerceamento do Direito de Defesa.
Inúmeras vezes os advogados de Defesa dos acusados tentam acesso aos autos integrais dos processos e isso é NEGADO ou no mínimo dificultado à eles, violando o Art 5° inciso LV que estabelecem:
“LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”
4| Prática de Censura, em Clara violação aos direitos constitucionais da liberdade de expressão e dos direitos políticos previstos na mesma Constituição.
Art. 5°, IV
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
ALÉM DE VÁRIAS OUTRAS PRÁTICAS INCONSTITUCIONAIS!
O Estado de Direito precisa ser restabelecido. Aí me vem um desinformante como você, GADO DO PT chamar os outros de gado.

amarante
amarante
Responder para  Lúcio Sátiro
2 horas atrás

Calma gado

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Lúcio Sátiro
2 horas atrás

Uma profunda ignorância sobre história. Os EUA já aplicaram sanções econômicas em Cuba, Irã, Rússia, Síria, Venezuela e estas sanções nunca foram capazes de alterar a política do país sancionado e eu não sei o motivo pelo qual a parte do bolsonarismo que apoia isso acha que vai funcionar no Brasil. No final, o que eles conseguiram foi dar ao atual presidente um inimigo externo para justificar para um desempenho econômico ruim e ainda a possibilidade de atribuir a culpa disso ao seu adversário político.

fewoz
fewoz
Responder para  Lúcio Sátiro
1 hora atrás

Apoiador de Bolsonaro, uma pessoa que planejou dar golpe de Estado no Brasil, vir falar em Estado de Direito, só pode ser piada… Já vi este seu comentário na Trilogia.

fewoz
fewoz
Responder para  amarante
1 hora atrás

Se o Brasil ganhassem alguma coisa, ainda vá lá, mas o objetivo destes entreguistas de extrema-direita é dar tudo de bandeja. Para eles, é “America First”. E seus bolsos também.

Luiz
Luiz
Responder para  João Fernando
3 horas atrás

“Depois do tarifaço, agora pode haver uma restrição no espaço aéreo americano para aeronaves brasileiras”

https://youtu.be/41Uet1sZuPo?si=eBU-kEJ3q4QKStqo

Deadeye
Deadeye
3 horas atrás

bloqueio do uso de serviços estratégicos americanos, como acesso a dados de satélites e ao sistema GPS

Que bom que o GLONASS está ativo no Brasil desde 2013….

Pedro
Pedro
Responder para  Deadeye
3 horas atrás

Bom o alinhamento com a Rússia em detrimento do ocidente..não acho…

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Deadeye
3 horas atrás

Nao esqueça que em 2024 o DOJ americano abriu uma investigação sobre o processo de aquisição do Gripen E pela FAB, caça que conta com turbina produzida nos EUA pela GE… imagina se essa tensāo toda acaba precocemente com o programa Griprn na FAB. Seria outro golpe contra a Embraer.
Daqui uns 10 anos a FAB vai estar ou sem caça ou voando J10 chines pelo jeito.
Seria melhor que essa tensao toda fosse resolvida diplomaticamente o mais rapido possivel.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Rodolfo
3 horas atrás

é difícil resolver algo diplomaticamente, com o governo Trump no qual trata tudo de forma informal.

amarante
amarante
Responder para  Deadeye
2 horas atrás

de forma informal? eu diria que ele trata de forma colonial mesmo

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  amarante
2 horas atrás

Sim, American First… pra ele o mundo todo é uma colonia.

Rodolfo
Rodolfo
Responder para  Deadeye
2 horas atrás

Minha opinião sobre o Trump…
O Trump é transacional, ele quer algo do Brasil e sua tatica é ameaçar até conseguir o que quer.
O Trump tá preocupado acima de tudo com o Bolso dele, nao com o Bolsonaro… o último foi a desculpa.
Algumas decisões do Moraes envolveram seus negocios nas redes sociais Truth e Rumble. Por isso ele vem dizendo e até o Marco Rubio mencionou decisoes de juízes no exterior que afetam o direito a liberdade de expressão nos EUA. Se alguém com cabeça fria do lado brasileiro sentar com o Dep de Estado Americano e costurar um acordo com o STF, essa crise toda acabava. Mas é difícil encontrar alguém com cabeça fria em Brasilia, e se tiver algum o Lula joga tudo na janela falando sobre moeda do BRICS no proximo minuto…

Delfim
Delfim
3 horas atrás

Se o Trump declarar o Bostil inseguro para cidadãos e investimentos americanos, já viram, né ?

inbound3800355518182933035
Gabriel BR
Gabriel BR
3 horas atrás

Todo castigo para Estados mafiosos e ditaduras é pouco.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Gabriel BR
3 horas atrás

Curiosidade, você mora onde mesmo??

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Deadeye
2 horas atrás

O povo brasileiro é uma coisa , o Estado brasileiro é outra coisa completamente diferente.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Gabriel BR
1 hora atrás

Mas o Estado não tem “carne” para sentir as sanções. O povo brasileiro tem – e quem vai sentir é a população.

wilhelm
wilhelm
Responder para  Gabriel BR
1 hora atrás

A não ser que você viva em uma realidade paralela onde Estados são entidades habitadas por espíritos e outras criaturas imateriais, eu diria que a população é justamente quem vai sentir o peso dessas tarifas e eventuais sanções — a elite obviamente não vai ser afetada.

Matheus
Matheus
3 horas atrás

Como exatamente eles vão “bloquear” o GPS?

GPS é sinal unidirecional, é tipo como tentar bloquear sinais de rádio.
A não quer que façam sobrevoos de aeronaves com “JAMMING”.

Mas honestamente, isso me parece bravata do laranjão, nem fu… que os parceiros das bigtechs deles vão querer perder um mercado de bilhões por causa de birra de um capitão mediocre e sua trupe.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
Responder para  Matheus
2 horas atrás

Perderam na Rússia que era um mercado igual ou maior que nosso…

Matheus
Matheus
Responder para  Jefferson Ferreira
2 horas atrás

Perderam? Certeza? Tem uma porrada de empresa americana ainda atuando na Rússia apesar das sançoes. Que sem fu… nessa foram os Europeus.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Jefferson Ferreira
2 horas atrás

A Rússia é um mercado menor do que o brasileiro em qualquer parâmetro. A população brasileira é 50% maior do que a russa. (Brasil 210 mi de pessoas, x Rússia 140 mi de pessoas).

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Jacinto Fernandes
2 horas atrás

O poder de compra do brasileiro médio é baixíssimo.

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Gabriel BR
1 hora atrás

A dos russos também.

Luiz
Luiz
Responder para  Matheus
2 horas atrás

“Mas honestamente, isso me parece bravata do laranjão”,

Não é bem assim:

O Brasil está em 18º lugar dentre os exportadores para os Estados Unidos. A importância do Brasil para os Estados Unidos é bem menor…

Entre os exportadores, o Brasil cai para 18º lugar, atrás de países como Singapura, Malásia, Vietnã e Tailândia…

Fonte: UOL

ecosta
ecosta
3 horas atrás

O mundo é melhor sem esses políticos impulsivos do Bolsotrumpismo. Os EUA vai distanciar mais ainda o Brasil e aproxima-lo mais ainda dos BRICs.
Além de impulsivos, são inconsequentes.
Capaz de isso reeleger Lula, coisa que provavelmente não iria ocorrer.

Pedro
Pedro
Responder para  ecosta
3 horas atrás

bom que o togado mor aqui não é impulsivo, certo? bom tb que nosso “presidente”não é bravateiro, neh? nem precisa falar que esses dois não são nem um pouco inconsequentes…

Última edição 3 horas atrás por Pedro
Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  ecosta
3 horas atrás

Para o Lula, essa coisa toda caiu do céu. Não apenas obteve um inimigo externo para unir a população, como ainda vai jogar a culpa de um desempenho econômico ruim neste inimigo – e ainda tem como jogar a culpa de tudo isso no adversário político interno.

Luiz
Luiz
Responder para  ecosta
3 horas atrás

Brics?

Novo recado:
“Trump defende dólar e diz que Brics “vai acabar muito rápido” se bloco se unir contra os EUA”

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
3 horas atrás

Nada é tão bom para a popularidade de um político do que um ter/criar um inimigo externo… A família do ex-presidente deu isso de graça ao ao atual presidente.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Jacinto Fernandes
3 horas atrás

Trump fez a mesma coisa no Canadá… e os liberais ganharam a eleição. A mesma coisa ocorreu na Australia…

wilhelm
wilhelm
Responder para  Jacinto Fernandes
1 hora atrás

Acredito que qualquer chance do Bolsonaro não ser preso se esvaiu completamente nas últimas semanas.

O judiciário e o resto da classe política estavam empurrando a questão dele com a barriga faz meses e provavelmente costurariam algum acordo se tudo continuasse de maneira morna, mas os filhos conseguiram a façanha de bolar uma das piores estratégias políticas que já se viu aqui nesse país e acabaram com qualquer possibilidade de acordo.

Eu desconfio que uma parte dos bolsonaristas que possuem alguma influência realmente não estão muito bem da cabeça. É muito amadorismo.

carcara_br
carcara_br
3 horas atrás
Gilson Elano
Gilson Elano
3 horas atrás

O capeta soprando no ouvido do seu associado, o Aiatolá Lullah, durante a reunião das ditaduras: fala em alto e bom tom, que mundo precisa se livrar do dólar. Fica tranquilo que não vai dar em nada!
Resultado: 50% de taxa e se espernear vai aumentar.

Salim
Salim
3 horas atrás

Um lado estimula taxação pra salvar pseudo ditador, o outro lado navega em marés sombrios com eixo mal sem acesso mínimo a uma negociação. Dois lesa patria. Porém não desmerecendo a prisão do primeiro, porque pararam a condenação do segundo e seus aceclas???!! Porque bandido , preso diversas vezes por violência extrema esta na rua e , como exemplo, a mulher do Baton e demais estão presoPátria Espero que nas próximas eleições o povo e o gado dos dois lados acordem para moralizar Brasil.

ribeirosavio
ribeirosavio
3 horas atrás

A mediocridade politica deste país chegou ao nível máximo. De um lado querem barganhar sanões em favor de anistia e o outro lado só sabe chupar jaboticaba e aumentar impostos. Acho que tudo que está acontecendo serve para alertar o quanto somos vassalos do resto do mundo, dependentes de tudo que é importante para sobrevivermos como nação. Tomara que de agora em diante a população acorde e veja que não existe “mocinhos” e “bandidos” no cenário global, existe interesses, e estes interesses uma hora vão estacionar um porta aviões na nossa costa e não teremos nada para fazer a não ser nos entregar, assim como o entreguista do filho do ex presidente esta agora ao pé do ouvido do laranjão americano para tentar salvar o papai. Enfim é triste saber que nosso destino esta nas mãos de ex e futuros presidiários que hoje e outrora ocuparam a cadeira da presidencia da republica.

Jefferson Ferreira
Jefferson Ferreira
2 horas atrás

Problema que nosso presidente não tem habilidade política nenhuma para amenizar a crise, pelo contrário, por culpa dele vem escalando e escalando. Ele é um dos pouquíssimos chefe de estados do mundo que se quer tiveram uma conversa com o Trump, como é que vai negociar se ele se quer conversa com a outra parte ?!

A tendência é só piora mesmo, governo sem interlocução nenhuma!!

Deadeye
Deadeye
Responder para  Jefferson Ferreira
2 horas atrás

https://www.poder360.com.br/poder-internacional/trump-ja-falou-com-34-lideres-de-outros-paises-lula-nao-esta-na-lista/

Nem o primeiro ministro e o rei da Espanha falaram com Trump, e outros diversos países Europeus também, nem o presidente da Finlândia falou com ele. Literalmente temos um maluco na casa branca

Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Jefferson Ferreira
2 horas atrás

Mas isso é ruim para o presidente? A avaliação do Presidente melhorou no meio disso e com ela, as intenções de voto nele. Hoje a reeleição do presidente é muito mais provável do que era antes de tudo isso começar.

Lúcio Sátiro
Lúcio Sátiro
2 horas atrás

O Restabelecimento pleno do Estado de Direito é um dever atinente a todos, autoridades e cidadãos.
O que está em jogo de fato?
|1- Restabelecimento da primazia da Lei e da Constituição Federal.
Há mais de uma década o STF vem usurpando os outros dois poderes, agredindo a separação, a harmonia e independência entre eles e sequestrando para si as atribuições que são dos outros poderes, sem que a Constituição lhes dê qualquer direito de fazerem isso.
Os ministros da atual composição da Corte vêm atuando de forma política, o que é imoral e VEDADO pela Lei e pelo princípio da Tripartição de Poderes. Para isso usam a manipulação semântica em suas decisões e a pavorosa, indecente e criminosa mutação constitucional pela qual um ministro não apenas nega o texto constitucional como vai além e diz exatamente o contrário do que o texto constitucional prevê.

|2- Reiterada prática de crimes de responsabilidade por parte dos ministros de STF.
Alguns ministros do STF reiteradas vezes praticam condutas PROIBIDAS pela Lei dos Crimes de Responsabilidade, Lei 1079/1950. As violações são claríssimas e o Senado Federal fica na omissão de punir tais condutas.
Aqui está o artigo 39, o mais violado da Lei 1079/50 em seus incisos que são constantemente desrespeitados pelos ministros:
Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:
“2 – proferir julgamento, quando, por lei, seja suspeito na causa;”
O ministro Barroso disse em um desses eventos que “ nós derrotamos o Bolsonarismo”. O ministro Alexandre de Moraes em suas declarações se revela claro inimigo pessoal não só de Jair Bolsonaro como de todos os brasileiros de direita, estando os dois IMPEDIDOS por Lei de julgar nesses processos. Qualquer um dos leitores aqui que tenham comparecido a um simples juri popular sabe que o juiz adverte de antemão que o juiz não pode ser amigo nem inimigo de una das partes.
Art. 39. São crimes de responsabilidade dos Ministros do Supremo Tribunal Federal:
“3 – exercer atividade político-partidária;”
O ministro Barroso há muitos anos vem participando de eventos organizados por partidos de esquerda juntos com a UNE e se manifestando politicamente em favor dessa ideologia, o que configura Clara atividade político – partidária e portanto crime de responsabilidade.
Importante dizer que os outros ministros, que não cometem diretamente esses crimes, tem decididamente apoiado essas práticas por causa do corporativismo provinciano, arcaico e da mentalidade medieval desse tribunal.

|3 – Cerceamento do Direito de Defesa.
Inúmeras vezes os advogados de Defesa dos acusados tentam acesso aos autos integrais dos processos e isso é NEGADO ou no mínimo dificultado à eles, violando o Art 5° inciso LV que estabelecem:
“LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;”
4| Prática de Censura, em Clara violação aos direitos constitucionais da liberdade de expressão e dos direitos políticos previstos na mesma Constituição.
Art. 5°, IV
IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)
ALÉM DE VÁRIAS OUTRAS PRÁTICAS INCONSTITUCIONAIS!
O Estado de Direito precisa ser restabelecido.

Última edição 2 horas atrás por Lúcio Sátiro
Jacinto Fernandes
Jacinto Fernandes
Responder para  Lúcio Sátiro
2 horas atrás

Não é por meio dos EUA que vão conseguir isso. Historicamente, as sanções dos EUA não conseguiram obter a reversão das políticas que fundamentaram estas sanções, e na verdade, os países sancionados viram nestas sanções mais motivos para continuar com tal política. Exemplos: Cuba, Irã, Rússia, Venezuela – países sancionados que jamais reverteram as políticas que fundamentaram as sanções.

Se o Bolsonarismo acha que as sanções vão alterar o curso do processo contra o ex-presidente é porque não conhecem história.

BrunoFN
BrunoFN
2 horas atrás

como disse antes , vamos todos caminhar para o fundo do buraco , mas isso por escolhas nossas mesmo , Brasil hoje e uma ditadura e se voce nao quiser ver isso pq seu ”time” esta vencendo .. ou e burro ou ganha com isso … por que como estamos vendo , nada de bom vai vir disso … caminhando a passados largos para uma Venezuela ,… todos os poderes da nossa republica estão corrompidos ..,e um Judiciario criminoso , moldando e destruindo nossa Republica ,e nao e de agora ,… a Esquerda fez uma aposta , tal qual a Argentina fez em 1982 .. tentar arrumar um ”inimigo externo ” contra a nossa ”soberania” para justificar toda a ”lama” em que estamos , ou justificar em decisões cada vez mais ditatoriais da nossa ”’justiça” em defesa do ”estado democratico ”deles” …mais e isso ,, ninguem vai invadir o nosso territorio ou nossas ”aguas” nossa , etc … nossa ”soberania” esta perfeitamente preservada …o que os EUA esta fazendo é ” meu jogo , minhas regras” e .. do ponto de vista estrategicos deles , estão certos , o Brasil assinou vaaaaarios tratados , acordos , normas etc etc etc na qual se compromete e respeitar alguma regrinhas .. sabe ”as letras miudas de um contrato ? entao . …agora se voce quebra esse ”contrato” , pq quem fornecer o serviço deveria manter esse ”acordo” ?2 exemplos ; sao o uso do GPS ,ele e nosso ? nao .. os acordos e regras estao la no ”contrato’ , ou laços militares . pq os EUA deveriam manter beneces e ajudar uma Estado que é hostil a voce ? nao faz sentido … tudo isso e algo comercial e simples , ferramentas do jogo ..se o Brasil virou uma ditadura , que seja tratada como tal… doa a quem doer …

Jordan Silva
Jordan Silva
2 horas atrás

Finalmente a vaca tá sendo jogada do precipício…

naval762
naval762
1 hora atrás

Faz o L.

Juca
Juca
48 minutos atrás

Bolsonaro se tornou uma espécie de Guaidó tupiniquim e já que todas as opções estão na mesa, a bomba atômica pode ser remover o Brasil do sistema Swift, se isso acontecer a coisa vai ficar bem séria e precisaremos da ajuda de China e Rússia de uma maneira bem mais contundente.