Patria apresenta veículos blindados e soluções digitais na MSPO 2025, na Polônia

1
AMV XP 8x8

Kielce, Polônia – A empresa finlandesa Patria confirmou sua participação na feira internacional de defesa MSPO 2025, que acontece de 2 a 5 de setembro em Kielce, Polônia. No evento, a companhia exibirá uma ampla gama de veículos e sistemas de defesa, com destaque para o Patria 6×6, recentemente encomendado pela Dinamarca no âmbito do programa multinacional Common Armoured Vehicle System (CAVS).

Além do 6×6, a Patria também apresentará o AMV XP 8×8, veículo de combate de infantaria da família AMV já contratada por nove países, com mais de 1.600 unidades vendidas, e o sistema de morteiro móvel Patria TREMOS, que oferece maior mobilidade e precisão para cenários de guerra modernos.

A empresa também dará ênfase às suas soluções de sustentação de longo prazo, reunidas no conceito Patria OPTIME, que engloba manutenção, modernizações, gestão da cadeia de suprimentos e treinamentos. Nesse campo, a Patria incorporou recentemente à sua oferta a plataforma digital ILIAS, adquirida em janeiro de 2025. Trata-se de uma solução de quinta geração para logística militar e gestão em tempo real de ativos em terra, mar e ar, desenvolvida para apoiar decisões críticas de comando e controle.

O Patria 6×6, principal atração da mostra, destaca-se pela modularidade, robustez e baixo custo relativo, o que permite a aquisição em grandes quantidades. Até o momento, o programa CAVS já acumula quase 1.000 encomendas do veículo, com mais de 220 unidades já entregues.

Fundada há mais de 100 anos, a Patria é controlada pelo Estado da Finlândia (50,1%) e pela Kongsberg Defence & Aerospace AS, da Noruega (49,9%), além de deter 50% da Nammo, formando um dos mais relevantes polos industriais de defesa do norte da Europa. A empresa mantém escritórios em vários países europeus e no Japão, consolidando-se como parceira estratégica em mobilidade protegida, sistemas de armas e soluções de sustentação.

Durante a MSPO 2025, a Patria estará localizada no estande 1-A11.■


 

Inscrever-se
Notificar de
guest

1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
15 horas atrás

Obviamente esse Pátria é na versão x8, categorias diferentes, mas se o Guaraní tivesse com todas as versões já prontas e implementadas que se imaginaram pra ele a décadas atrás ( ambulância, porta-morteiro, engenharia, AA, ATGM, etc ), e se o EB já tivesse nacionalizado sua cx. de câmbio, o Guaraní teria boas chances no mercado internacional.