Viaturas-rádio e posto rádio chegam para ampliar a defesa da fronteira oeste

Brasília (DF) – As comunicações táticas do Exército Brasileiro continuam avançando com a entrega das Viaturas de Transporte Especializado Posto Rádio Comandante (VTE P Rad Cmt) e das Viaturas-Rádio (VTE Com) a organizações militares do Comando Militar do Oeste. Essa ação, que ocorreu entre os dias 25 a 29 de agosto,  está incluída no escopo do Projeto de Sensoriamento e Apoio à Decisão – Fase 2 (Pjt SAD 2), parte integrante do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON).

A iniciativa conduzida pelo Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) em parceria com a Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA). O objetivo é ampliar a autonomia, agilidade e segurança das transmissões em operações, conectando tropas e comandos com maior eficiência, especialmente nas regiões de faixa de fronteira.

Tecnologia embarcada, mobilidade assegurada

Rack de equipamentos da viatura PRC

As viaturas são plataformas móveis equipadas com modernos sistemas de comunicações que permitem o estabelecimento de enlaces em diferentes níveis operacionais, seja para coordenação de unidades no terreno, seja ´para integração com estruturas superiores de comando.

A flexibilidade de emprego e a robustez dos equipamentos tornam essas viaturas essenciais para cenários de missões de reconhecimento, defesa de pontos sensíveis e resposta rápida em ambientes hostis ou de difícil acesso.

Distribuição estratégica 

As novas VTE foram entregues a organizações militares localizadas em pontos estratégicos do Comando Militar do Oeste, na área de atuação da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) e da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal (18ª Bda Inf Pan).

FONTE: Agência Verde-Oliva/CCOMSEx

Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  zehpedro
26 minutos atrás

Ótima notícia, obrigado amigo!