Lula, MD e Comandantes

Em momento de elevado simbolismo político e institucional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu nesta sexta­-feira (5) no Palácio da Alvorada o Ministro da Defesa, os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e cobrou a elaboração de um plano estratégico de defesa com horizonte de 20 anos. A proposta visa reposicionar as Forças Armadas brasileiras dentro de um cenário global em transformação e dar previsibilidade a investimentos e aquisições de longo prazo.

O encontro, que contou com generais, almirantes, brigadeiros e militares de alta patente de gestões anteriores, foi acompanhado por um almoço informal — com direito ao prato preferido de Lula, picanha fatiada com feijão tropeiro — e teve como pano de fundo o momento político sensível, às vésperas do julgamento de Jair Bolsonaro e de generais suspeitos de tentativa de golpe. Segundo a colunista Vera Rosa, do O Estado de S. Paulo, o presidente quis reafirmar o caráter legalista das Forças Armadas e demonstrar que dispõe do apoio da cúpula militar.

Desafios e diretrizes iniciais

Durante o encontro, Lula enfatizou a urgência de se pensar uma defesa moderna e sustentável, apesar das limitações orçamentárias. A proposta de um plano de 20 anos busca superar a lógica de curto prazo, que historicamente muitas vezes impede a conclusão de programas estruturantes.■


Inscrever-se
Notificar de
guest

199 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gabriel BR
Gabriel BR
1 mês atrás

O golpe tá ai e cai quem quer …

Wolf
Wolf
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Vocês só reclamao planos a longo prazo é obrigação de qualquer país que queira se desenvolver, engraçado que na era Collor, FHC e governo Bolsonaro não foram feitos nada pela defesa, os planos que temos PROSUB, FX2 foram todos estabelecidos no governo desse cacacheiro vagabundo ladrao do Lula.

Última edição 1 mês atrás por Wolf
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Wolf
1 mês atrás

FHC fez compras importantes.
1) o FX começou com FHC e engavetado por Lula.
2)Aquisição dos 87 Leopard 1a1 também no governo FHC.
3)compra de 20 aviões A-4 para a avião naval
4)Aquisição de 94 tanques M-60 também no governo FHC.
Bolsonaro adquiriu as fragatas Tamandaré e deu seguimento ao KC-390.

A Verdade é que o Governo PT foi o que menos fez e o que menos entregou resultados em defesa.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Centauro 2 também foi governo Bolsonaro.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Comprou 2 Centauros.
Reduziu 9 aeronaves KC-390 do Contrato original.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

98 centauros 2 ! seja honesto

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Bolsonaro só assinou o contrato para 2.

Nem ele nem Lula compraram os outros 96.

Seja honesto, você!

José
José
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Num governo tínhamos fila pra comprar Porche e fila pra comprar osso e carcaça de galinha. Noutro saímos do mapa da fome e temos a menor taxa de desemprego da história. Acho não tem como comparar

Pablo
Pablo
Responder para  José
1 mês atrás

Esqueceu da fila de eapinha de peixe? Saiu do mapa da fome? Quem disse? A onu? A mesma que deu um premio Ao maduro por combate a fome??
Ta serto

Última edição 1 mês atrás por Pablo
Joao
Joao
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Uai! Quando foi que isso aconteceu? Já temos contrato assinado? Aliás não foi uma tal atual ministra que pediu judicialmente a suspensão desse programa?

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Quem tá sendo completamente desonesto nesse argumento fajuto é você. Podem discutir em vários pontos. Mas nesse ponto, é indiscutível. Governo anterior fez pouquíssimo, pouquíssimo mesmo em termos de reequipamento das FAs. Do pouco que você conseguiu citar (porque foi pouco mesmo), o que fizeram com o KC390 foi aditivar o contrato pra reduzir a quantidade de aeronaves, com um suposto plano de ampliação da quantidade de gripens. Reduziram o kc390 e a quantidade de gripens ficou a mesma. Vou te ajudar na sua tentativa de defender o indefensável (atenção pífia à área que dizia ser prioridade): Assinatura do contrato das FCTs + Aquisição 2 KC30 + Recebimento dos M109 + Assinatura do contrato do Centauro. Foi basicamente isso. Se teve algo além disso, não foi grandes coisas.

Pablo
Pablo
Responder para  Felipe M.
1 mês atrás

Esqueceu dos airbus pra FAB que a esbanja usa como avião de passeio? Tu quer comparar 16 anos de governo, que poderia ter feito muito mais, principalmente para a marinha, mas preferiram engavetar o prosuper e fazer estádio elefante branco, com 4 de outro que passou 2 em pandemia?

Colombelli
Colombelli
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Reduziu aeronaves porque eram devaneios petistas

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Não, é porque não tá nem aí para o assunto, sendo ex militar igual gostava de arrotar é mais grave ainda

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

28 KC-390 para um país com dimensões de aproximadamente 8,5 milhões de km², o que o torna o quinto maior país do mundo em extensão territorial. 
Distância de norte a sul de aproximadamente 4.395 km, enquanto a distância de leste a oeste é de cerca de 4.319 km, e com um litoral de cerca de 7.367 km, e se levar em conta todas as baías, enseadas e outros acidentes geográficos, o contorno da 
costa pode aumentar para cerca de 9.200 km.  
e sem esquecer a A Amazónia Azul,que abrange uma área total de aproximadamente 5,7 milhões de km², incluindo a Zona Económica Exclusiva (ZEE) e a extensão da Plataforma Continental, representando 67% do território nacional.

Mas 28 KC-390 de acordo com você,não passa de um devaneio ou uma megalomania Petista…

Um país de grandes dimensões deve ter no mínimo uma frota com grande quantidade de aeronaves amigo…

Certamente as forças aéreas desses países e seus comandantes possivelmente estão equivocados quanto a quantidade de aeronaves de transporte em seu inventário.

Os maiores países do mundo em extensão territorial

  • Rússia(17.098.246)
  • Canadá(9.984.670)
  • Estados Unidos(9.833.517)
  • China(9.600.000)
  • Austrália(7.692.060)
  • Índia(3.287.263).

A Austrália,o sexto país em extensão territorial atrás do Brasil,tem uma frota de 20 aeronaves C-130J Super Hércules em serviço e encomendou mais 20, totalizando 40 aeronaves.
sei que não temos o valor estratégico do Canadá mas certamente 28-30 KC-390 seria um número razoável e nada fantasioso para nós.
A China, quarto maior país do mundo, tem só de Xian Y-7,o número de 47 unidades,e de Xian Y-20,o número de 17 aeronaves de transporte.
De Ilyushin Il-76, os chineses tem 24 aeronaves.

Tudo bem,você ou qualquer um aqui aqui pode contestar, pode dizer que nosso país não é belicoso,expansionista, potência militar,que não pertence a alianças militares ou tem pretensões geopolíticas,portanto não necessitaria de um número de aeronaves tão expressivo.

Mas o Brasil não é um país qualquer,acho que 28-30 KC-390, não é um luxo,não seria algo excessivo para nossas dimensões.

bruno
bruno
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

kkkkk, e aumentou gasto com pessoal o que sempre ele soube fazer. Foi o pior presidente para as forças armadas sem sobre de dúvidas.

Mercenário
Mercenário
Responder para  bruno
1 mês atrás

Como sempre.
PeTe é amigo do funcionalismo. Subsídio elevado para os servidores e imposto na classe média. Padrão.

Pablo
Pablo
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Os dois airbus que a esbanja usa como avião particular, tambem.

Hamom
Hamom
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Que conversa pra boi dormir.

02/06/2025
”As duas primeiras viaturas blindadas de combate de cavalaria Centauro II BR a entrar em operação no Brasil foram incorporadas à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, em Santa Maria, RS. Fazendo parte do Programa Estratégico Forças Blindadas

O Programa Estratégico Forças Blindadas foi lançado pelo Exército Brasileiro em 2011, para modernizar as tropas blindadas e mecanizadas, visando um cronograma de cerca de 30 anos.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Hamom
1 mês atrás

Estude. Programa era bem diferente aquela época. Não misture as coisas.

Hamom
Hamom
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Te devolvo o conselho.
Lógico que em 30 anos novos desenvolvimentos e blindados, inclusive de tipos diferentes aos iniciais serão acrescentados; e é através disto que o
programa tem continuidade.

Última edição 1 mês atrás por Hamom
BraZil
BraZil
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

+ Bolsonaro que eu lembro: Aeronaves SARP para a marinha, mísseis anti tanque, aquisição dos Guaicuru, contrato para unidades adicionais novas etc. Deve ter mais alguma coisa, apesar do pouco tempo de governo e dos muitos obstáculos…

Thiago Martins
Thiago Martins
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Que afirmação vergonhosa e MENTIROSA. Só demonstra a ausência de caráter.

Deadeye
Deadeye
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

É incrível como você faz “cherrypicking”, e esquece do programa Gripen, de submarinos convencionais e nucleares, esqueceu da compra do Atlântico no governo Temer (final), esqueceu do programa Guarani dentre outros, incluindo o Mansup que começou no ultimo governo Lula.

Eu digo, e repito, em quesitos de defesa, nenhum dos últimos 5 presidentes, ninguém pode criticar ninguém porque todo mundo foi abaixo da média

Última edição 1 mês atrás por Deadeye
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Larga esses estrangeirismos e fala português claro. Parece esses fedelhos da geração z

Iran
Iran
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

“fedelhos da geração z”, esse ressentimento infantil das outras gerações com os mais jovens é grotesco demais, comportamente completamente saturnino

Última edição 1 mês atrás por Iran
Deadeye
Deadeye
Responder para  Iran
1 mês atrás

Ele só esqueceu que “cherrypicking” é termo técnico, e sem tradução direta ao Português.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

Meias-verdades.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Deadeye
1 mês atrás

É isso. Todos foram ruins. Nenhum faz jus a abanadas de pompom nesse ponto. Mas não importa, a galera tem a compulsão por abanar pompom pra um ou pra outro.

bruno
bruno
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

O que menos fez ? kkkk, e as Tamandarés que você citou ? começou em qual governo ? e o prosub ? E o KC 390 ? O Governo Bolsonaro fez o que sempre o Bolsonaro Fez. AUMENTA GASTO COM PESSOAL.

Joao
Joao
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Também aumentou o efetivo das FFAA…
E também empurrou com a barriga até q os programas já saíssem desfasados…

A leitura verdadeira é:
Em q pese o PT, os planos saíram….

Felipe
Felipe
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Senhor, 91 M60 e 128 Leopard 1a1 , pesquise os números certos antes de comentar

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Caças FX 2 foi no governo do PT, assim como o programa do submarinos, a base de Itaguaí, o projeto KC 390 e os blindados Guarani 6×6 montados em Minas Gerais…

Colombelli
Colombelli
Responder para  Wolf
1 mês atrás

Fhc comprou 4 fragatas 1 porta avioes os leopard belgas, os m109a3 e os M60. Temer comprou o atlantico e capitalizou a engepron. Dilma comprou patrulheiros, fechou gripen, comprou Bahia. JB em meio a 2 anos de pandemia comprou os 2 cargueiros e conseguiu nao atrasar as tamandaré

Informe se melhor.

Felipe M.
Felipe M.
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Pois é. Se for pra atribuir paternidade a alguém, nenhum foi mais importante para as FCTs que o vanpirão, que levou adiante a ideia de capitalizar a Engepron pra sustentar o programa a longo prazo.

Ten Murphy
Ten Murphy
Responder para  Wolf
1 mês atrás

“planos que temos PROSUB, FX2 foram todos estabelecidos no governo desse cacacheiro vagabundo ladrao do Lula”

Esse é o problema. Quanto desses programas foram efetivados dentro do prazo? Agora ele articula novamente sem contudo estabelecer verbas obrigatórias para a consecução. Mais do mesmo. Daqui a 20 anos continuamos.

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Responder para  Ten Murphy
1 mês atrás

Brasil voltando a falar em porta aviões, com dinheiro de um décimo de um porta aviões podemos construir várias fábricas para produção de drones suicidas ( algo como os Shahed) com mais de 2 mil km de alcance, isso nos daria capacidade de sobrecarregar qualquer inimigo que queira interditar o atlântico pois poderiam ser lançados as centenas todos os dias e o inimigo teria dificuldade para manter o fluxo de munição.

A guerra mudou e o almirantado sonhando com porta aviões…

Aumentar a frota de submarinos e fragatas Tamandaré também é importante e de preferência com mísseis com maior alcance…

Eduardo Neves
Eduardo Neves
Responder para  Wolf
1 mês atrás

Exatamente, povo é muito enviesado ideologicamente, o país precisa repensa sua defesa e deve ser mais independente militarmente dos EUA, podemos e devemos desenvolver parcerias com outros países ( como faz a Índia) e desenvolver equipamentos militares nacionais e em grande quantidade…

Os outros governos cagaram pra defesa brasileira, esse aí fez mais embora insuficiente na quantidade…

Precisamos salvar a Avibrás e desenvolver novos equipamentos e garantir pedidos pra equipar nossas forças armadas, isso resolveria boa parte dos nossos problemas, não tem outro caminho, defesa custa caro mas vale muito para um país.

Última edição 1 mês atrás por Eduardo Neves
LUIZ
LUIZ
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

O golpe não foi no governo anterior??

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  LUIZ
1 mês atrás

Que golpe ? conceitua segundo a Ciência Politica…

Carlos Pietro
Carlos Pietro
Responder para  LUIZ
1 mês atrás

Eles tentaram.Felizmente não conseguiram.

Colombelli
Colombelli
Responder para  LUIZ
1 mês atrás

Com comandantes militares do novo governo nomeados? Com pessoas desarmadas que fizeram bem menos que o mst no governo Temer? Com .minuta que não existe e delação “conduzida” por juiz impedido? Sem atos executorios?

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Pois é.
A única tentativa de golpe na história da humanidade feito com tias do zap, cabeleireiras e vovós e vovôs, armados com batons.

Neto
Neto
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

O fato de Fux ter condenado o CID e o General Braga Neto pelo golpe, apesar de não ter condenado o condenado Bolsonaro (este real usurpador da democracia) denota que o golpe foi tentado e guiado pelas cabeças militares do governo passado.
.
Passado o juizo, há oportunidade de recorrer (o que não houve na Ditadura Militar de nosso passado, nem julgamento na excessão – diga-se), para que os réus possam recorrer e, em tempo, passará a julgado.
.
É tempo de repensar nosso representantes no congresso. Independente do próximo presidente, com um congresso inclinado ao próprio umbigo teremos mais 4 anos de um presidente amarrado, com um congresso demandando do orçamento sem responsabilidade sobre os buracos financeiros que eles geram. Para além de todos os nosso problemas e distorções sistemicas.
.
Apenas com um congresso mais pé no chão, disposto a dialogo e com os extremistas escanteados a fazer barulho teremos oportunidade de reconstrução.
.
Grazadeus os extremistas que tentaram o golpe foram julgados. Que os militares se preocupem em organizar quarteis e ir atras das corrupções internas (são um extrato de nossa sociedade, há de existir corrupções internas para se preocuparem).

Plínio Jr
Plínio Jr
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Muito discurso e pouca ação prática, este cidadão é o mesmo que assina cortes nas FAS … Papo furado para variar …

Felipe
Felipe
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

O verdadeiro golpe foi soltar este gangster

Bueno
Bueno
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Vem ai mais um Livro de defesa mirabolante , Volume 2 revisão 50

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

Pelo menos alguém está comendo picanha….

Luiz
Luiz
1 mês atrás

“A proposta visa reposicionar as Forças Armadas brasileiras dentro de um cenário global em transformação e dar previsibilidade a investimentos e aquisições de longo prazo”

Acredite quem quiser!

Última edição 1 mês atrás por Luiz
MMerlin
MMerlin
Responder para  Luiz
1 mês atrás

Sim. Tudo cortina de fumaça.

Enquanto não elegermos um líder que tenha capacidade técnica para reconhecer que é preciso reduzir o custo da máquina pública para que sobre recursos para investirmos no país, será sempre mais do mesmo.

Enquanto não elegermos um líder que tenha capacidade de articular com o congresso sem a necessidade da compra de apoio excessivo ou dependência do STF, continuará sendo mais do mesmo com tendência a piorar.

E enquanto não elegermos um líder que trate a corrupção como um câncer no orçamento público e consiga combate-lo sem perder apoio dos congressistas (sim, isso é possível e já ocorre em alguns estados), continuaremos estacados no mesmo estágio que nos encontramos.

João Carlos
João Carlos
Responder para  MMerlin
1 mês atrás

O problema não é só no Brasil. Na America nas ultimas eleições tinham que escolher entre o mau e o horrivel, na França não conseguem escolher um candidato que consiga por ordem na casa, ( os Franceses olham para a França com olhos de Napoleão), na Inglaterra o mesmo (os ingleses tipicos não conseguem ver o que se passa na rua onde moram, mas acham a Inglaterra ainda é dona do mundo) os Espanhois valha-me Deus, se aquilo não se partir tudo é uma sorte e o Sanches está a ajudar á implosão. Até agora o que se aproveita é a Meloni e o Mertz (mas este está á pouco tempo). Se juntarmos isto tudo com o Putin com ideias de se tornar o Pedro Grande e o Xi a achar que a China tambem merece ser dona do mundo parece que os homens endoideceram de vez.

MMerlin
MMerlin
Responder para  João Carlos
1 mês atrás

Concordo.
Mas nosso país tem muito mais potencial que todos estes que você comentou.

Temos matéria prima em abundância, faltando apenas a capacidade industrial e e comercial para transforma-las em produtos manufaturados e conseguir exporta-los, com custos burocráticas mais razoáveis para outros paises.

Temos pessoas em abundância, faltando apenas capacitar mão de obra ociosa e a outra parte acostumada as benesses do Estado.

Temos água doce em abundância bem como uma capacidade energética ímpar, mas ainda carente de pesquisa, investimentos e exploração que poderia nos tornar praticamente independentes em qualquer modelo oferecido no mercado.

Infelizmente, como comentei, continuamos elegendo lideranças mais comprometidas com ideologias falidas ou com o próprio bolso (o que vem acontecendo nos últimos exatos 23 anos). Assim continuaremos sendo o que sempre fomos: o eterno pais do futuro.

É importante sempre relembrar aquela frase de um dos maiores cientistas que passou por aqui:

“Insanidade é fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes.”

Resumindo: Em se tratando de eleições, somos um país de loucos, rs.

Última edição 1 mês atrás por MMerlin
Wellington
Wellington
Responder para  Luiz
1 mês atrás

Hoje os gastos com as FAs chegaram no menor nível, 0.98% do PIB, uma vergonha.
Vai ser igual aquele plano 2040, acho que PEN2040, alguma coisa assim kkkkk…

Colombelli
Colombelli
1 mês atrás

🤣😂😅 nao comanda uma peça de morteiro 60mm.

Plano futuro? Mas ele não está cortando compras e contingenciando orçamentos? Não é a FAB que está com 40 aviões parados e cujo cmt teve de usar vôo comercial por falta de combustível?

Sergio
Sergio
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

A ponto do Flávio Dino viajar em aeronaves comerciais e o morais estar virtualmente ” preso” em Brasília no que tange ao GTE.

Isso é pra angariar apoio no momento em que percebe que a situação com o trump vai escalar para o conflito militar se não recuarem a tempo. O que é Hilário.

Também de sinalizar pra mídia colaboracionista e a militancia” oia, Elis tão cu nois”.

E ainda provocar a metade do país que está frustrada com os generais pra não dizer com ódio.

Como esfregar sal na ferida.

Só lamento que nossos militares tenham se degradado a esse ponto.

Passando fome nos quartéis e se deixando usar dessa maneira.

É o fim deste país.

Não dura mais dez anos Unido.

MMerlin
MMerlin
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Sem dúvida é preciso ter forças armadas capacitadas, com equipamentos qualificados tecnicamente e em bom número.
Como defender a soberania de uma país quando falta tanto tato político (Executivo), diplomacia (Itamaraty) e Forças Armadas equipadas?
Orgulho apenas não basta.
É preciso se preparar.
As situações da FAB, MB e EB são críticas.
E não estamos falando “apenas” de equipamentos e infra, mas também dos insumos do dia a dia e também sua atenção junto ao Governo.
As FA são os braços do Estado no que tange segurança territorial contra influências externas.
E um Governo precisa entender que ele não é o Estado. Que apenas faz parte dele, e temporariamente.

Última edição 1 mês atrás por MMerlin
BrunoFN
BrunoFN
1 mês atrás

Golpe esta ai , quem cai quem quer ”2” .. maaaaaas …… o plano nacional de defesa começou com ele laaa em 2006 com ele /Jobim ( se eu nao estiver errado) , graças a isso temos o Prosub , KC-390 , HX-BR , Guarani ..pelo menos 40% dos programas saíram , mesmo que com atrasos …. imaginar seu ”complemento” com um Prosuper (e nao falo das Tamandarés) .. um MBT ( nao um MMBT trans…beira a irresponsabilidade um programa desses ) e talvez um reajusto fixo de 2% do PIB voltado para a Defesa , seja um belo começo em um curto prazo , se houver um mínimo de boa vontade .. sai .(sim , vamos nos iludir um pouco.. Pais quebrado como esta , ao menos que ler sobre os ”planos” ) . Venezuela a as Taxas estão ai para escancarar nosso despreparo para qualquer tipo de situação mais ”quente” .. e com o mundo se armando cada vez mais , vamos precisar de atenção

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  BrunoFN
1 mês atrás

Nos últimos 24 anos tivemos 20 anos de PT.
Natural que a maioria dos que foi feito, tenho sido feito por ele (3 mandatos) ou pela Dilma (2 mandatos).

Se o sr. acha que esta bom pode votar nele no próximo ano para eles se perpetuarem no poder.

Para mim esta uma M.
Um dos países mais violentos do mundo com mais de 50 mil homicídios por ano. Política de proteger bandidos.
Um dos paises mais corruptos do mundo, escândalos de corrupção generalizados em todos os ministérios e todos as estatais.
Dominação ideológica nas universidades onde o mais importante é formar esquerdistas em vez de profissionais.
Dominação nas grandes mídias e nos artistas/influenciadores com bilhões em propaganda e lei Rouanet.
Consolidação no poder com o maior programa de compra de votos do mundo, o bolsa família e agora uma turbinada com bilhões em Vale gás.
As piores notas nas avaliações internacionais sobre educação.
Impostos altos e sempre subindo.
E mais recentemente censura, censura contra a jovem pan, bloqueio de milhares de contas em redes sociais, dezenas de jornalistas brasileiros FUGIRAM para o exterior, pessoas que estavam em uma manifestação pressa e condenados a 17 anos de cadeia.

E o poder militar do Brasil continua mínimo.

Alinhamento geopolítico também péssimo. Do lado do Hamas, da China, do Irã.
Para mim tem muito pouco para comemorar.

Um governo que tenta colocar empresários e funcionários em guerra, um contra o outro, que faz populismo barato para ganhar voto.

Para mim ja deu.
Voto em qualquer um que tiver chance de tirar esses petralhas daí.

BrunoFN
BrunoFN
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Não confundir as coisas , nunca disse que esse governo tem meu voto , muito pelo contrario , afirmo e reafirmo que hoje o Brasil não e um democracia . e esse senhor so ate ai por ”manobras” dos nossos 11 ”Reis” do STF entre outras criticas minhas em outros posts, … apenas analisei o fato de um ”presidente” se mostrar interessado em ”reequipar” as forças armadas . se vai sair ou nao vai , VEREMOS , plano pode ser discutido agora e implementado por outro presidente ( se deus quiser ) . é mérito puxar esse assunto para opinião publica .. ficamos quase 30 anos discutindo FX/X2 , precisamos de ”assunto”po ^^

Joao
Joao
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Coincidentemente, os anos que menos violência nao foram os do PToca….

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Joao
1 mês atrás

Na verdade foram os do “Bozo”… Assim como as maiores apreensões de drogas.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

comment image

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

comment image

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

comment image

Neto
Neto
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Pessoal esquece que tivemos uma pandemia e que Bolsonaro escolheu não dar crédito a ciência oportunizando ao menos 700K mortos com perto de 300K evitáveis se não fosse o ególatra que é.

Marcos Bishop
Marcos Bishop
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

comment image

Abymael2
Abymael2
Responder para  Marcos Bishop
1 mês atrás

Os gráficos vão até 2021 ou 2023. Ou seja, o mundo acabou e nós, desde 2024 e aqui em 2025, estamos vivendo um sonho pois estamos todos mortos rsrsrsrs

LUIZ
LUIZ
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

E o governo bolsonaro o que fez de bom?

Colombelli
Colombelli
Responder para  LUIZ
1 mês atrás

Esqueceu a pandemia jovem?

Felipe
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Não esquecemos…tivemos a pior gestão do mundo na pandemia. Lembra a moeda que mais se desvalorizou no mundo durante
a pandemia foi a nossa, graças a excelente gestão economia de um tal de P. Guedes….fomos pior até que a Venezuela

fewoz
fewoz
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

A desculpa da pandemia é a eterna muleta dos incompetentes. O Brasil foi o único país a passar pela pandemia e eu não sabia… Piada.

sub urbano
sub urbano
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

20 anos de bobonaro teria sido mto pior.

O cara matou 600.000 pessoas de covid. China enviou vacinas para Manaus e o Bolsonaro enviou errado pro Amapá kkk errou só por uns 3 mil quilômetros.

Sujeito engasgou comendo um camarão e quase morreu. Vc acha q um cara desses é apto a governar um país? kkk

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

A taxa de Homicidios com ele despencou,

diminuiu a dívida em relação a sua entrada,

não baixou os juros artificialmente para tentar se reeleger,

UK foi o primeiro país a vacinar contra Covid,e depois de 1 mês e meio começamos aqui, chegando até 4 vacinas.

Garantiu Dinheiro para as Tamanduás.

País foi um dos que se recuperou econômicamente mais rápido dos efeitos da Pandemia.

Não faltou Dinheiro, para os Estados e Prefeituras combaterem a Covid, mas o RJ não conseguiu fazer um mísero hospital de campanha, e os governadores do Nordeste roubaram o Dinheiro e a PF tá investigando eles e foram protegidos pela base aliada do Lule.

Deixou ferrovias contratadas, asfaltou trechos que o PT nunca conseguiu asfaltar.

arranjou dinheiro para comprar mais 4 Gripens.

Deixou o Plano dos Guaranis pronto pra ser executado.

Deflação de preços no seu último ano de governo.

Criação de Emprego Recordes após a Pandemia.

e Principalmente, ele não participou de esquemas igual o teu político lindo e maravilhoso

Colombelli
Colombelli
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Ja pode marcar a cota e informar o Sidônio..

Se tu tomou vacina foi porque o Bozo comprou e estava disponivel quando a anvisa aprovou.

JB não criou o virus ( veio la dos amigos de vcs) e não deixou faltar recurso pra prefeituras e estados. Nunca….nunca os caixas das prefrituras receberam tantos recursos.

Mentiras de dce da federal não passarão impunes aqui.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

A vacina Coronavac, primeira a ser aplicada no Brasil, foi comprada pelo Dória.

Depois o Ministério da Saúde “requisitou”, pagou e distribuiu pelo Brasil.

Isso são fatos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

No mesmo dia que foi autorizada a CoronaVac foi autorizada a da AstraZeneca, ainda tivemos a Jansen e Pfizer. Dória comprou um pequeno lote, inicial, e que não teria como comprar mais, pq o Jênio, queria fechar o estado e criar uma crise econômica.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Qual foi a primeira vacina contra covid aplicada no Brasil? Coronavac em 17/01/2021.

Primeira aplicação da Astrazeneca ocorreu em 22/02/2021.

Ou seja, pouco mais de um mês depois.

“Pequeno lote” comprado pelo Dória: 46 milhões de doses da Coronavac.

Isso são fatos.

A vacinação contra covid começou pouco mais de um mês antes graças ao Dória e não ao Bolsonaro. Não tentem mudar a história.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Medida Provisória 1026/21 foi a primeira Grande compra Coronavac em 07 de Janeiro de 2021. como não sou de SP, não tenho ideia se o Governo de SP com seu próprio Dinheiro comprou, a vdd é que o Governo Federal comprou a Vacina da China, antes de a ANVISA permitir o uso que já era esperado, ou seja o Dória é mais marketeiro do que qualquer outra coisa. Tanto que virou um nada político

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Essa MP disciplina as compras de vacinas pelo governo federal. Só isso. Não tem nada de primeira grande compra da Coronavac.

Dória virou um nada político porque cogitou disputar a presidência contra o Bolsonaro. Aí foi esmagado pela militância bolsonarista que criou trocentos memes e fake news contra ele.
Nessa época, Dória era mais perseguido pelos bolsonaristas que o próprio Lula. Obviamente a personalidade e marketing do Dória também não ajudaram sua carreira política.

Dória comprou as vacinas em 30/09/2020, muito antes delas terem sido aprovadas pela ANVISA. As primeiras doses chegaram em 19/11/2020, mas só foram aplicadas em 17/01/2021, quando foram aprovadas pela ANVISA.

O estado de SP tem dinheiro para comprar vacinas. Como você não é daqui vou te dar um desconto por não ter noção do tamanho da economia do estado.

Mas no final das contas, o Governo Federal requisitou as vacinas Coronavac para redistribuir no país todo e assumiu os custo de aquisição. Lembra do ministro Pazuello bravinho que o Dória começou a aplicar a vacina em vez de enviá-la para o Governo Federal distribuir? Disse que o Dória não respeitou os demais estados ao aplicar a vacina primeiro em SP.

Todas essas informações que eu citei estão na internet e podem ser facilmente checadas.

Augusto Cesar
Augusto Cesar
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

“Dória virou um nada político porque cogitou disputar a presidência contra o Bolsonaro”

Errado, o cara virou um nada por que é um hipócrita incompetente ambicioso. Praticamente todos os cargos que ocupou abandonava no meio do mandato para poder concorrer a para o próximo.

Fez a população passar necessidade obrigando eles a ficarem dentro de casa, sendo que o hipócrita ia passear lá em Maine. sem contar as festinhas que ele fazia na sua casa em plena pandemia (ouve diversas reclamações dos seus vizinhos na época).

Resumindo novamente o cara e um canalha hipócrita e se Deus quiser não ganha mais nada na politica.

Felipe
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

verdade…tem um povinho aqui com memória curta seletiva

Josè
Josè
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Seja sincero, você não tem vergonha falar o nome do calcinha apertada, trabalhava no estado no período da pandemiadoschinolas, sinceramente eu teria vergonha em tocar no nome desse elemento ainda mais citando como exemplo nessa pandemiadoschinolas, até para militante fica chato lembrar do calcinha apertada, aproveitando se tomou a da astra da uma estudada nos processos em que ela já está sendo condenada a indenizar pessoas na Europa pelas graves sequelas, ou fique em casa que talvez de certo, no desfile dos chinolas não vimos o “covidãoII” essa sim uma arma que causou trilhões de dólares de prejuízo ao mundo, e inexplicavelmente ninguém quer saber direito dessa história e muito menos cobrar os chinolas por isso, estranho né.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Josè
1 mês atrás

Eu não tenho vergonha em reportar um fato.
Ele realmente comprou a vacina Coronavac que foi a primeira a chegar e ser aplicada na população brasileira.
E não dou a mínima para a calça que ele usava ou usa. Isso é problema dele e de quem tem fetiche por isso.

Última edição 1 mês atrás por Rafael Oliveira
Josè
Josè
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Aquela que na propaganda inicial tinha 98% de eficácia, mas quando começou a ser aplicada tinha 50,2% (isso segundo testes de quem fabricava), se fosse testada de forma independente provavelmente não atingiria esses 50%, ainda existe essa coronachina?, sinto lhe informar trabalhei durante esse período e 99% do que o calcinha falou que fez é mentira, não passa de mentira do calcinha, somente mentira do calcinha.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Josè
1 mês atrás

O número de mortos caiu bastante após a aplicação da Coronavac e de outras vacinas. Se mais pessoas tivessem tomada o número de mortos no Brasil muito provavelmente seria menor.

Josè
Josè
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Explique o motivo da astra já estar sendo condenada a indenizar pessoas por sequelas graves e até fatalidades, isso é só o início do problema, ninguém é contravacinas, o problema são vacinasenfiadas goela abaixo sem os testes corretos, o problema é injetar nas pessoas algo sem saber exatamente o que acontece, ou aquela clausula em que todas as empresas que fabricaram/venderam mas não aceitavam se responsabilizar pelos efeitos era só por ficar legal no contrato, faça o favor, os problemas estão aparecendo e até a justiça na Europa já está condenando a empresa pelos danos causados as pessoas (cobaias) e você vem com essa conversa, engraçado que cobrar dos chinolas por esses milhões de mortes e trilhões de dólares de prejuízo ao mundo ninguém fala já que o corona é culpa deles.

Neto
Neto
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Me considero de centro, e tinha pouquíssimo apreço pelo Dória.
.
Como governador de SP peitou Bolsonaro e bancou politicamente a Vacina. O Brasil por participar dos estudos para a vacina tinha prioridade nas primeiras compras, Bolsonaro escolheu deixar pra depois. Quando foi comprar, teve um escanda-lo de desvio de $$ abortado na ação democrática de uma emissora de TV destacando que o intermediário não existia funcionalmente. Nem gosta da emissora.
.
complicado.
.
Dória foi enterrado politicamente por ser um “ex-Bolsonarista”. Se tiver no pleito tem meu voto.

Luís Henrique
Luís Henrique
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

O ladrão que não tem nem 4a série que é apto.
Argumento mais ridículo querer colocar todas as mortes no colo dele.
Morreram milhões de pessoas no mundo todo, tudo culpa do Bolsonaro também?

O “atraso” na compra das vacinas foram no máximo de poucos dias.

Dos quase 200 países do mundo, somente 10 começaram a vacinar em Dezembro. E a maioria no FINAL de dezembro.
França e Alemanha começaram dia 27 de Dezembro, depois do Natal.
O Brasil começou em JANEIRO junto com. outros 60 países.
Esses 60 países que começaram a vacinar em Janeiro foi culpa do Bolsonaro também??

E cerca de 120 países começaram DEPOIS DE JANEIRO.

O sr. é só mais um que engoliu a propaganda e é muito desonesto colocar todas as mortes que ocorreram em anos em um possível atraso de poucos dias. Atraso esse que foi justificado por questões relacionadas às garantias e confiabilidade das vacinas.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

A vacinação começou em janeiro graças ao Dória.
As vacinas do Bolsonaro começaram a ser aplicadas em 22/02/2021.

Josè
Josè
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Os chinolas enviaram tudo mesmo, até o covidão veio de lá, achei estranho não mostrarem no desfile o covidãoII, o engraçado é que os chinolas causaram trilhões de dólares de prejuízo ao mundo e parece que ninguém ta querendo cobrar a fatura, a propósito se tomou a vacina da astra da uma lida nas sentenças que já saíram contra ela na Europa, obs.: não precisa se preocupar, fique em casa.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

O cara matou ou a COVID que ninguém conhecia o que era que matou??!?! Vou me conter pra não xingar e ser barrado!!! Rsrsrs

Koprowski
Koprowski
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Cara, como tu escreves besteira…acorda….

Joao
Joao
Responder para  sub urbano
1 mês atrás

Caô

LUIZ
LUIZ
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Onde vc consome todas essas informações? Grupos das tias fofoqueiras do WhatsApp? Diz ai os benfeitorias do governo Bolsonaro??

Colombelli
Colombelli
Responder para  LUIZ
1 mês atrás

Tira a cabeça do buraco ideologico e pesquisa que voce verá de onde vem as informações.
Ao inves de ficar com este discurso pueril de tentativa de desviar o foco, tenta rebater mostrando o que tem de mentira no que ele falou.

Wagner Figueiredo
Wagner Figueiredo
Responder para  Luís Henrique
1 mês atrás

Concordo!!!? Sem mais

Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
1 mês atrás

Na prática nada sai do papel.

Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Gabriel Oliveira
1 mês atrás

Eles assinam papeis , contratam e não pagam …nada é entregue!

MMerlin
MMerlin
Responder para  Gabriel Oliveira
1 mês atrás

Poderia ser pior (não que devemos nos acomodar).
Veja a AEB.
A presidência do Órgão viaja para diversos países acompanhado de inúmeros assessores para assinar acordos de cooperação mútua que nunca, repito, nunca trazer resultados significativos.
Agora veja, na distribuição de gastos, o quanto estas “festas” consomem do já pífio orçamento do órgão, que fica na faixa de R$ 150 milhões anuais, o que é vergonhoso.

Os Governos fingem que valorizam o PEB, enquanto seus indicados fingem que trabalham para avança-lo.

Última edição 1 mês atrás por MMerlin
Bruno
Bruno
1 mês atrás

Ao fim da primeira metade deste século os EUA não existirão mais, então o prazo de 20 anos para o fortalecimento das Forças Armadas está dentro do aceitável, visto a posição que o Brasil assumirá no Mundo na próxima metade do século xxi.

Última edição 1 mês atrás por Bruno
Gabriel BR
Gabriel BR
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Essas coisas fazem mal a saúde…kkkkkkk

BVR
BVR
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

🤣🤣🤣 Senso de humor é fundamental. 🤣🤣🤣

BVR
BVR
Responder para  Gabriel BR
1 mês atrás

🤣🤣🤣 Maldade sua !! 🤣🤣🤣

Joao
Joao
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Kkkkkkkk
Que pééééérola….

Por favor, fundamente….

Luiz
Luiz
Responder para  Bruno
1 mês atrás

.

susto
Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Fonte: Vozes na sua cabeça!

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Bruno
1 mês atrás

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Santamariense
Santamariense
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Piada da década, ou melhor, do século!!!🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

737-800RJ
737-800RJ
Responder para  Bruno
1 mês atrás

AntonioKings está de volta?

Quem participa da Trilogia há alguns anos irá se lembrar!

AHAHAHAHAHAHAHAHA

Josè
Josè
Responder para  737-800RJ
1 mês atrás

Desculpe, mas nem ele foi capaz de algo assim.

Macgarem
Macgarem
Responder para  Bruno
1 mês atrás

ahahahhaa militancia de esquerda está fora da casinha demais

Ruas
Ruas
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Pior que é verdade, e em 2050 eu serei o Novo Imperador do Brasil.

Fonte: uma velha caquética, toda de preto, me disse no Trem de Madrugada e depois sumiu nos trilhos.

Josè
Josè
Responder para  Bruno
1 mês atrás

Rapaz, esse negócio que você tomou/injetou/cheirou/ou sei lá… é forte mesmo.

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 mês atrás

esse senhor acha que vai passar de 2026?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Marcelo Andrade
1 mês atrás

não, nem ninguém em Brasília, visto que houve debandada da CPMI do INSS e da Base aliada, ninguém acredita na força do governo

lucena
1 mês atrás

O efeito Trump dá um baita de um cavalo selado às forças armadas de buscar apoio político na sociedade brasileira, que dever ver a instituição militar … como aquela que por obrigação constitucional…. de defender a nação brasileira contra inimigo externo …já que os inimigo interno … já se vê muito nos noticiários mundial.
.
A doutrina militar e de defesa brasileira …. com certeza … necessita com urgência de uma reformulação para atualiza-la em vista dos fatos mundial.

Carlos Campos
Carlos Campos
1 mês atrás

Já vi isso, com o END, e veio a Ufânia do Brasil Puthênfia, íamos ter 120 caças 4.5G, 6 Fragatas de 6000t, mais não sei quantos NaPas, além de 3 subs novos e navio de Propulsão Nuclear, Milhares de Guaranis e até a versão 8×8, entr outros, agora recente tivemos o PAC da Defesa, que não deu em nada, acredita no Lule quem quer, eu não sou ot@rio.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

Eu talvez, ênfase muito grande na palavra TALVEZ, acreditasse nisso se o 9 dedos aí fizesse o BÁSICO do BÁSICO.
E o que seria esse básico do básico?

1- “colocar em dia” os “boletos” do programa Gripen, garantindo que o cronograma original deles fosse reestabelecido;
2- abrir a carteira e dar o OK pra um segundo lote de Gripens;
3- dar o aval pra +4 FCT’s.
4- garantir recursos pra finalizar de uma vez o programa Link-BR e a versão de longo alcance do MANSUP.

Apenas garantir esses 4 acima ja dariam um “up” muito grande nas capacidades das FA’s.
Não precisa reinventar a roda, é só cumprir o que JÁ FOI feito, sem inventar novas firulas.

Gilson Elano
Gilson Elano
Responder para  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Adquirir mais dois submarinos, sendo um deles com bateria de lítio!

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
1 mês atrás

Eu acreditei que as Forças Armadas seriam privilegiadas no Governo Bolsonaro, sendo um dos motivos para eu ter votado nele.

Mas o fato é que ele colocou militares em diversos ministérios, secretarias e empresas estatais, dando certo protagonismo à classe, mas na área da Defesa os resultados foram pífios.

Concluiu o processo de aquisição das Tamandarés, selecionou o Centauro e comprou duas unidades, reduziu 9 unidades do KC-390, deu seguimento ao programa de submarinos e do caça Gripen e mais uma ou outra coisa.

Esse planejamento que o Lula está se propondo a fazer deveria ter sido feito pelo Bolsonaro e os militares do seu governo.

Enfim,.é o que temos para hoje. Pelo histórico do presidente, vai ter muito ufanismo e projetos irreais, mas alguma coisa deve sair do papel.

Colombelli
Colombelli
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Amigo. Ja havia programas em curso. Se cada governo “inventar” novos planos nada começa ou termina.

Fora isso teve 2 anos de pandemia e guerra na Ucrânia. Como planejar sem.minima estabilidade?

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Não precisava inventar novos programas em detrimento dos que estavam em andamento, mas definir planos de médio e longo prazo era importante.

Novas versões do Guarani, por exemplo, voltaram a aparecer só agora.

A Pandemia prejudicou bastante, assim como a crise de 2008. Temer ter recebido a bucha da Dilma também não foi fácil. Governante tem que lidar com escolhas e prioridades. E acho que Bolsonaro deixou bem de lado as Forças Armadas.

Sobre a guerra na Ucrânia ela continua até hoje. Atrapalha, mas bem pouco, pois não somos clientes dos russos e nosso foco não deve ser o mercado de usados europeus.

Esteves
Esteves
Responder para  Colombelli
1 mês atrás

Bolsonaro entrou na guerra? Combateu a pandemia?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Bolsonaro foi pé no Chão, teria sido melhor se não tivessemos que torrar dinheiro com a Pandemia, esse governo atual, se quisesse mesmo privelegiar a Defesa, pagaria os Gripens em dia, daria o dinheiro das Tamanduás. além de dar o OK pro EB comprar no MBT, mas ele torrou dinheiro, aumentando os gastos e endividando o país, não vai ter dinheiro para nada além do que já está previsto, talvez alguma compra tampão no EB e na Marinha

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

“Dar ok” não existe. Ou assina o contrato e reserva o dinheiro ou não fez nada.

Igual ter dado “ok” para mais 4 Gripens. No mundo real não é nada. O contrato continua para 36 caças.

Mas concordo que o governo atual deveria pagar em dia os contratos existentes. É o mínimo que se espera.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Não, o Dinheiro já estava reservado, ou seja havia de onde tirar o Dinheiro.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Reservado aonde? Estava no orçamento do ano seguinte? Capitalizaram alguma empresa do EB igual fizeram com a Emgeprom?

Não, não fizeram. “Dar ok” não é nada.

Elint
Elint
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Acho que deveria mudar o nome para “Tamanduás” mesmo.
Estão sempre com a boca cheia de formiga…

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Elint
1 mês atrás

virou meu apelido para esses navios.

Esteves
Esteves
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Pé no chão e cabeça no vaso sanitário.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Esteves
1 mês atrás

que fetiche é esse Istivi?

Machado
Machado
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Também achei que 9 Bolsonaro seria um bom presidente para Forças Armadas mas me enganei totalmente. A única coisa boa para os militares é que ele colocou um monte em cargos do governo sem nenhuma competência técnica e encheu o bolso de oficiais generais. As forças armadas continuaram sucateadas

Henrique A
Henrique A
Responder para  Rafael Oliveira
1 mês atrás

Há um problema estrutural. Mais de 90% do orçamento é gasto obrigatório, não tem muito espaço para gastar mais dinheiro em defesa.

Rafael Oliveira
Rafael Oliveira
Responder para  Henrique A
1 mês atrás

Esse é um problema para todos os presidentes e, de certa, todos presidentes contribuíram para a situação chegar a esse ponto.

FERNANDO LARAGNOIT DE OLIVEIRA JR.
FERNANDO LARAGNOIT DE OLIVEIRA JR.
1 mês atrás

Quem sustenta o governo de pé é o povo (e sabemos que isso o L não tem).
Quem mantém o governo funcionando é o Legislativo (e sabemos que isso o L não tem mais…vide proposta da anistia, cpmi INSS, entre outras derrotas).
Quem controla os limites é o Judiciário (aqui existe a defesa cega do governo L e do partido sobre toda e qualquer medida do Judiciário.)
E as Forças Armadas entram só em último caso (Aqui ele está tentando se garantir)

Acho que já deu para entender, até para quem é petista.

Fernando Albuquerque
Fernando Albuquerque
1 mês atrás

Tomara que possamos ter novidades sobre isso.

Renato de Mello Machado
Renato de Mello Machado
1 mês atrás

Anão diplomático.

Felipe
Responder para  Renato de Mello Machado
1 mês atrás

quando falam disso lembro do bozo em alguma conferência internacional e nenhum líder vindo nem o cumprimentar…lula é respeitado e conhecico pelo menos

Luciano
Luciano
1 mês atrás

Será que um dia conseguiremos falar de defesa sem a direita e a esquerda? Po, uma reunião importante dessas, e a gente consegue transformar em palanque político.

Fato: a esquerda esteve mais preocupada com a defesa, do que a direita que só teve discurso. Mas também é verdade, que Lula não entregou o que se esperava no 3° mandato, nessa aérea, baseado nos planos que ele mesmo concordou, nos primeiros mandatos.

Dito isso, é uma reunião importantíssima, e o Lula sabe que está devendo, e viu a água bater na bunda, porque percebeu que temos muito pouca capacidade dissuasória em um mundo que virou de cabeça pra baixo com Putin e Trump.

Eu realmente espero que tenham discutido, pelo menos, chegar a 1.8% do PIB em defesa, e antes de 2030. E que a partir de 2027, seja quem seja o Presidente, siga com o plano.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Luciano
1 mês atrás

Problema é que ele não tem credibilidade, e não fez mais do que a obrigação no Passado, com o Boom dos commodities ele poderia ter feito mais, muita coisa ficou para Dilma fazer ou finalizar, e não finalizou,

Luciano
Luciano
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

E quem tem credibilidade? Ele é o presidente, e o que quer que ele tenha combinado com os comandantes, é o que temos nas mãos.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Luciano
1 mês atrás

Ninguém no momento tem, mas ele não tem nenhuma, na verdade o nome dele associado a planos de Defesa, traz desconfiança

Luciano
Luciano
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

Estranho tu dizeres isso, sabendo que nenhum outro se preocupou tanto com defesa como ele, tu sabes disso, mas tua orientação politica é mais forte do que os fatos. Por isso escrevi que defesa deveria estar acima da esquerda e da direita. Que a atual situação deveria nos unir. Mas hoje vi a coisa mais absurda da história do Brasil…um bandeira dos EUA enorme, estendida em plena Paulista. Imaginem se fosse uma da China? É isso que queremos para o Brasil?

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Luciano
1 mês atrás

Ele se preocupou tanto com Defesa? Ele fez o que foi necessário, e o que dava pra fazer pq tinha Dinheiro, o partido dele, nunca foi fã dos Militares, então não é estranho eu dizer isso dele, afinal ele não, ele fez muito projetos que se arrastam até hj, outros foram abandonados, como o ProSuper, o ProSub é um devaneio que esta destruindo a MB, sistema de lançamento de Satélite tá basicamente estagnado, FX2 teve fim e não temos nem 10 caças, Guarani não vai ter a quantidade que queríamos, nem teremos a versão 8×8, em 2006 comprou Leo1BR preço baixíssimo pq era considerado Lixo pros Europeus, só o que ele roubou/ajudou a roubar da PETROBRAS daria pra comprar vários LEO2A7, isso ele fez pq tinha dinheiro, imagina agora que não tem dinheiro, ótimo vai ter um planejamento de longo prazo, se tu tem fé, então que seja, eu não tenho, e a maioria aqui não tem fé, pq já conhece o sujeito. Hj eu vi a bandeira da internacional socialista, ja vi de cuba e da URSS, e não e o mundo não acabou.

Esteves
Esteves
Responder para  Carlos Campos
1 mês atrás

L e o presidente dos pobres.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

E, justamente por isso, quer que eles permaneçam assim, pobres.

Esteves
Esteves
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Isso também.

Carlos Campos
Carlos Campos
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Istivi, eu concordo, e ele trabalha para que eles parmanençam assim, lembro dele em discurso para teabalhadores que ele disse: na hora que a gente vai ajudando as pessoas mais pobres, elas vão comendo, elas vão trabalhando, elas vão estudando, aspessoas vão ficando mais conciente politicamente, e as pessoas podem nao votar (na esquerda)…….. kkkkkkk o cara admite que só vota nele pobre e sem consciencia política kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ele tá virando uma Dilma

Josè
Josè
Responder para  Luciano
1 mês atrás

Guardada as devidas proporções só muda o produto, é a mesma história de acabar com a pobreza, essa é a vantagem de se viver em um país onde há “liberdade”. Obs.: essa liberdade tem algumas condições atualmente entre elas ……..

Vitor Botafogo
Vitor Botafogo
1 mês atrás

La vem os planos mirabolantes. Me faz lembrar de prosup, prosub, FX-2 entre outros. Todos programas que começaram e sofreram diversos atrasos (de mais de decada). Melhor beber uma cachaça mesmo…

Vitor Botafogo
Vitor Botafogo
1 mês atrás

Fui reler a materia e a foto interessante. Nenhum dos comandantes sorri.

Esteves
Esteves
Responder para  Vitor Botafogo
1 mês atrás

Cadê a piada?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

A piada é a criatura na extremidade esquerda da foto.

Esteves
Esteves
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

O sujeito Teve mais de 40 milhões de votos. Eu não acho 1. Não acho 2 que tenham votado no sujeito.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Aqui vos fala um que nunca votou nele.

Ten Murphy
Ten Murphy
1 mês atrás

“e cobrou a elaboração de um plano estratégico de defesa com horizonte de 20 anos. A proposta visa reposicionar as Forças Armadas brasileiras dentro de um cenário global em transformação e dar previsibilidade a investimentos e aquisições de longo prazo.”

E ele já não fez isso em seu segundo mandato? E qual o resultado 18 anos depois?

Santamariense
Santamariense
Responder para  Ten Murphy
1 mês atrás

Não faz pergunta difícil…

Esteves
Esteves
Responder para  Ten Murphy
1 mês atrás

18 anos passam rápido. Putin quer viver até os 150…anos.

Machado
Machado
1 mês atrás

Não podemos permitir a volta da extrema direita ao poder, caso contrário perderemos o resto de soberania e independência que ainda temos. Essa extrema direita fundamentalista não tem compromisso com os interesses nacionais, somente com seus projetos pessoais.

Esteves
Esteves
Responder para  Machado
1 mês atrás

O brasileiro cultua o populista facista. Apoiamos a secção. Somos eugenistas e racistas.

Não temos patriotismo e nada parecido com orgulho. Adoramos a violência e a hostilidade.

Isso que chamam de direita veio da sarjeta contaminada por restos oriundos do esterco de uma hiena dilacerada por parasitas…minhocudos.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

“O brasileiro cultua o populista facista.”

Não exclusivamente. Essa excrescência que ocupa o planalto, que não é fascista mas é populista ao extremo, é cultuado por boa parcela da população. O que o brasileiro tem por vício é ter um político de estimação, de preferência um salvador da pátria, mas que no fundo é apenas mais um originado do mar contaminado “por restos oriundos do esterco de uma hiena dilacerada por parasitas…minhocudos.”

Esteves
Esteves
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Isso.

Henrique A
Henrique A
1 mês atrás

Mas já não tinha o PAC da defesa?

Esteves
Esteves
Responder para  Henrique A
1 mês atrás

Tinha e tem. O importante é ter nome novo. Isso dá esperanças.

Tuxedo
Tuxedo
Responder para  Esteves
1 mês atrás

kkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Henrique A
1 mês atrás

Caro.

O “novo PAC” é o programa de prioridades que vem sendo executado nesta administração. Ele encerrara em 2027, a partir de quando será responsabildiade de quem for eleito em 2026.

Um plano estruturante de 20 anos a partir deste ano iria até 2045.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

“O “novo PAC” é o programa de prioridades que vem sendo executado nesta administração.”

Vem sendo executado??? Onde??? Só se as prioridades são sucatear e paralisar as atividades das 3 Forças. Se for isso, está sendo executado à risca!!

Diego
Diego
1 mês atrás

A defesa de um país deveria seguir um plano de estado e nao de governo, nao deveria ter essa disputa partidária como existe hoje.
Defesa tinha que ser tratada com prioridade independente do partido, políticos vao e outros vem,mas o nosso país continua ai firme e forte para o nosso povo Brasileiro.
Nesse dia tão importante deveríamos refletir bem esse tema e parar com essas discussões bobas de que o meu partido fez mais e o seu fez menos.
Se formos agredido,o inimigo sempre nos enxergará como Brasileiros ao todo e sem distinção.
Pense nisso!!!
A nossa pátria e muito mais importante doque todos esses boçais que entra a cada 4 anos.

Elint
Elint
1 mês atrás

Com direito ao prato preferido de Lula, picanha fatiada com feijão tropeiro “…
Que coisa, não?
Me lembro do nosso saudoso humorista Chico Anysio e seu famoso personagem, o político Justo Veríssimo:
“E o povo?”
“O povo que se exploda…”

Esteves
Esteves
Responder para  Elint
1 mês atrás

Azar o teu comendo bife de coxão duro de vaca velha.

Felipe
Responder para  Esteves
1 mês atrás

pois é…povo tem saudade da fila do osso e dos leites condensados superfarurados para as forças armadas

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Cadê a picanha??

Esteves
Esteves
Responder para  Santamariense
1 mês atrás

Tu, que come a coitadinha da ovelha, nem deveria tocar nesse assunto.

Santamariense
Santamariense
Responder para  Esteves
1 mês atrás

Pior que não gosto de carne de ovelha… hehehehe…só vou de carne bovina….costela desossada, vazio, entrecot, alcatra. Picanha eu não gosto…pra ficar boa tem que ser mal passada, quase crua ..e não gosto de carne mal passada.

Tuxedo
Tuxedo
1 mês atrás

Como se nós tivéssemos defesa rsrs…

Esteves
Esteves
1 mês atrás

O problema é essa direita terrorista que sabota linhas de transmissão, promove badernas e acampamentos, estupra leis e manda assassinar a República JAC eles mesmos são covardes.

A solução, como Mestre Bolsonaro diz, é cortar cabeças.

willhorv
willhorv
1 mês atrás

O mundo investindo pra ontem…e nossos projetos a passo de tartaruga…planos pra vinte anos…acho que soa como uma falácia enorme.

adriano Madureira
adriano Madureira
1 mês atrás

De quê adianta fazer um grupo de estudo para fazer um plano de defesa de longo prazo?!

Já cansei de ver esses planos da defesa não darem em nada,podem eles criarem seus livros brancos,negros ou arco-íris de defesa nacional, no fim esses planos sempre são torpedeados pelo executivo e pelo legislativo.

Tomem vergonha na cara,façam um fundo soberano ou seja lá que artifício financeiro para a área.

Um fundo soberano de defesa poderia ser criado e dedicado ao financiamento de investimentos na indústria de defesa. 
Tal fundo poderia ser feito para apoiar atividades como consolidação industrial , autonomia estratégica  e o desenvolvimento de tecnologias críticas para a segurança nacional, potencialmente incluindo o financiamento de estoques estratégicos e o apoio a pequenas e médias empresas (PMEs) no setor de defesa. 

Infelizmente nossos políticos e militares são inaptos,inéptos e com uma falta de visão extraordinária para pensarem em tal possibilidade,apesar que o certo para descrevê-los é que são cômodos,preferem priorizar o conforto pessoal acima de qualquer iniciativa que exija esforço ou mudança.
Preferem evitar os desafios e preferem seguir pelo caminho mais fácil, mesmo que isso leve a resultados medianos.

Alguns preferem manter o Status Quo!

Eu vejo países -anões ,insignificantes como Estônia,Lituânia criando fundo de defesa enquanto os incompetentes daqui certamente não tem capacidade sequer de formentar tal iniciativa,esse país é uma piada…

A Estônia está desenvolvendo fundos soberanos dedicados à defesa, e lançou um fundo de € 100 milhões para investir em seu setor de tecnologia de defesa por meio de sua gestora estatal, a SmartCap . Além disso, a União Europeia (UE) está propondo um fundo soberano para a defesa.

E assim como sua irmã Estônia, a Lituânia também está no mesmo caminho em defesa de sua segurança como estado soberano e criou seu denominado fundo soberano de capital de risco da Lituânia.
Em 1º de outubro de 2024, o Fundo de Defesa entrou em operação com o objetivo de aumentar o financiamento da defesa nacional para até 3% do Produto Interno Bruto (PIB) a longo prazo, prevendo fontes adicionais sustentáveis ​​de financiamento.
Os recursos do Fundo de Defesa serão destinados às necessidades do Ministério da Defesa Nacional, a saber, ao desenvolvimento da divisão nacional, à hospedagem da brigada alemã, a medidas de contramobilidade e à aquisição de armamento de grande porte.

Os rendimentos dos impostos,parte desviada da receita do imposto de renda corporativo, impostos,especiais de consumo, renda autônoma municipal para proteção civil e contribuição de solidariedade estendida por um ano — chegarão ao Fundo a partir de 2025,

será possível contribuir para a defesa nacional também de outra forma: emprestar ao Estado por meio da aquisição de títulos de defesa.
A opção de conceder apoio ou emprestar ao Estado será escolhida por todos, ou seja, indivíduos, empresas e outras organizações.

Em 2025, espera-se que os bancos que operam na Lituânia contribuam com um valor entre 50 e 70 milhões de euros para o Fundo de Defesa. Esta contribuição é calculada com base na renda líquida de juros do período de 2019 a 2022. Além disso, há uma proposta para uma contribuição de 10% em contratos de seguros (excluindo seguros de vida e responsabilidade civil pessoal) para também financiar a defesa, mas esta ideia ainda está em consulta pública e aguarda projeto de lei. Enquanto isso em Banânia a letargia para pensar em ideias para desenvolver a defesa permanece…

Infelizmente nesse país só se tem o hábito de copiar ideias Supérfluas e frivolas

Última edição 1 mês atrás por adriano Madureira
Felipe
Felipe
1 mês atrás

Iludindo os melancias com promessas de brinquedinhos kkkkk Este mandato do PT acho que foi o pior de todos na área da defesa…

Felipe
Felipe
1 mês atrás

Logo em 2026 nos livramos dessa praga …

adriano Madureira
adriano Madureira
Responder para  Felipe
1 mês atrás

Claro,e Tarcínico de Freitas ou algum outro excroque de direita irá assumir a presidência, apesar que se Malafaia virasse presidente, iríamos estar blindados por Deus…

lucio
lucio
1 mês atrás

Só sendo muito ingênuo para cair nesse migué.
O Lula quer minar a insatisfação ou possível inquietação da tropa nas forças armadas devido à injustiça do julgamento-farsa do Ex-Presidente Bolsonaro e de alguns generais. Para fingir que tem algum apoio militar – que raramente tem a não ser entre os generais de pijama que só se preocupam com as próprias carreiras e regalias-, o presidente, que nunca gostou de milicos e vive em um ambiente político que detesta gente fardada (a Dilma nem aceitava dividir o mesmo elevador com militares) nem nunca pensou em um plano de Defesa a longo prazo, o Presidente faz todo um TEATRO onde por um segundo finge que se importa com os generais que apoiam a ditadura dele e como se fosse um verdadeiro estadista, “cobra” ( meu Deus do céu) um plano de Defesa de 20 anos.
PROPAGANDA, PROPAGANDA E PROPAGANDA.
Em outras palavras: o mais puro suco do migué e do fingimento.

Abymael2
Abymael2
Responder para  lucio
1 mês atrás

Tá bom, fica tranquilo que a Terra ainda é plana e, no máximo em 72h, virá a novidade kkkkk

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  lucio
1 mês atrás

Há um erro em sua análise. O atual presidente já exerceu dois mandatos consecutivos antioriores nos quais lançou grandes programas militares estuturantes, como o Prosub, o Fx2 e o programa Kc390.

Vocẽ confunde um contexto de uma ditadura militar que é criticada e desprezada por muita gente, inclusive eu, com a instituição militar.

Seria razoável que até os atuais oficiais das forças armadas brasileiras tivessem uma visão arejada e racional para entender que o golpe de 64 foi um erro.

Daniel
Daniel
1 mês atrás

Que as Forças Armadas Brasileiras precisam de uma atualização urgente, é fato. Só espero que os órgãos de controle estejam atentos a esquemas de corrupção e desvios de dinheiro. Tem político que fala muito em soberania, mas não tem vergonha nenhuma em roubar o próprio país.

marcio
marcio
1 mês atrás

lorota

Comte. Nogueira
Comte. Nogueira
1 mês atrás

Nunca antes na história desse país, um presidente lançou um projeto de Estado. Torço para que seja verdade.
E, se for verdade, que tenha garantias de que não seja descontinuado pelo próximo governo, nem que sofra cortes orçamentários.

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Olá Nogueira, ainda que vocẽ tenha usado uma frase que ficou marcada pelo lulismo, também é verdade que alguns grandes presidentes brasileiros, a partir de Vargas, lançaram grandes projetos em diversas áreas que estruturam o país.

Alguns presidentes do período millitar também souberam implementar ações estruturantes, com destaque para Geisel.

Collor foi um atabalhoado cujo governo foi corroido pela corrupção em torno de PC Farias.

O plano real foi lançado por Itamar

BraZil
BraZil
Responder para  Comte. Nogueira
1 mês atrás

Vargas, JK e Costa e Silva lançaram programas que podem ser enquadrados como políticas de Estado, com maior ou menor sucesso. .

Nico88
Nico88
1 mês atrás

O compromisso tem que ser com o desenvolvimento e compra de armamentos. Só dá 2% pra Defesa vai cair no saco sem fundo de pagamento de pessoal.

Camargoer.
Camargoer.
1 mês atrás

27 anos.. saiu batato

mauricio pacheco
mauricio pacheco
1 mês atrás

Se Deus quiser, esse molusco não dura mais 04 anos!

Camargoer.
Camargoer.
Responder para  mauricio pacheco
1 mês atrás

Isso depende da espécie.. alguns vivem 5 anos e há um caso documentado de um animal que viveu 507 anos, da especie quahog-oceânico

Muitos vivem mais de 27 anos também

comment image

mauricio pacheco
mauricio pacheco
Responder para  Camargoer.
1 mês atrás

Mas o molusco, da espécie cachaceiro, não viverá!

Bigliazzi
Bigliazzi
1 mês atrás

Só peço menos “falação” e mais “ação”… a ultima vez que vi um alvoroço desses foi no fechamento do Gripen… a realidade do programa é que o programa anda a passo de tartaruga e não voando como todos por aqui queriam.

SGT MAX WOLF FILHO
SGT MAX WOLF FILHO
1 mês atrás

O Brasil — com cerca de 8,5 milhões de km² de território continental Brasil Escola tem dimensões territoriais comparáveis à Austrália, que possui aproximadamente 7,7 milhões de km². Ihu Unisinos Apesar disso, nossas Forças Armadas enfrentam um grave problema de sucateamento, e grande parte da culpa está na estrutura orçamentária mal distribuída.
Segundo dados recentes, 85% do orçamento das Forças Armadas do Brasil vai para pagamento de pessoal ativo, inativo e pensionistas. Só 5% desse orçamento é destinado a investimentos em equipamento, modernização, aquisições; outros 10% vão para custeio corrente. RSM – Revista Sociedade Militar
Ou seja: estamos arrodeando um problema estrutural, enquanto mantemos uma força enorme em termos de efetivo humano, gastamos pouco com o que realmente define poder militar moderno: equipamentos, manutenção, tecnologia, inovação.
Se ajustássemos esse perfil de gasto reduzindo a parcela dedicada a pessoal e realocando recursos para investimento seria possível fortalecer muito nossas forças: melhorar armamento, adquirir plataformas modernas, manter manutenção contínua, treinar e doutrinar adequadamente, ampliar a presença em fronteiras e escapar do cenário de “obra inacabada”.
Esse é o ponto principal: não adianta termos orçamento parecido com o de países de área similar se ele está mal alocado. Se queremos Forças Armadas que sejam capazes de defender efetivamente nosso imenso território, precisamos priorizar investimento em equipamento e estrutura, e não perpetuar o modelo de custo com pessoal que suga quase tudo.

Ricardo Santos
Ricardo Santos
1 mês atrás

Que desgraça de foto!!

Jairo
Jairo
27 dias atrás

Não passa de enganação, o mesmo do mesmo!

Jairo
Jairo
27 dias atrás

Vai comprar um avião novo prá janja!