BAE Systems firma parceria com a Rheinmetall para modernização do canhão do CV90120

Protótipo atualizado do CV90120 recebe o sistema de arma L44A1 LR de 120 mm, ampliando poder de fogo e desempenho em campo
A BAE Systems Hägglunds firmou um acordo com a Rheinmetall Weapon and Ammunition para integrar o sistema de arma L44A1 LR (do inglês Low Recoil, ou baixo recuo) de 120 mm à mais recente versão do veículo CV90120. A colaboração une a expertise e as capacidades de duas das principais empresas de defesa europeias para oferecer uma solução sob medida para as novas exigências do campo de batalha.
“Nossos clientes se beneficiarão da combinação de conhecimento técnico e recursos das duas companhias, resultando em uma solução que oferece maior poder de fogo, proteção e mobilidade, uma combinação vencedora no campo de batalha moderno”, afirma Tarkan Turkcan, diretor da plataforma CV90.
O canhão L44A1 LR de 120 mm, desenvolvido pela Rheinmetall, é um canhão de alta pressão projetado para oferecer desempenho superior e compatibilidade total com todas as munições padrão OTAN de 120 mm. Entre elas, estão o projétil DM11, altamente explosivo (HE) e programável em três modos, e as munições cinéticas (KE) aprimoradas, que elevam ainda mais a capacidade de engajamento do sistema.
Baseado no mais recente chassi da versão CV90 MkIV, o novo CV90120 incorpora melhorias significativas em mobilidade e integração tecnológica, incluindo arquitetura eletrônica modernizada, sistema de amortecimento ativo, novo motor, transmissão reforçada e sistema de proteção ativa. Além disso, o projeto mantém padronização com outras versões do CV90, o que reduz custos operacionais e facilita o treinamento e o fornecimento de peças para forças que já operam o veículo de combate de infantaria ou planejam adotá-lo.
Combinando o poder de fogo de um carro de combate principal moderno à mobilidade tática e estratégica do CV90, o CV90120 oferece capacidade de fogo direto pesado com custo operacional reduzido, um diferencial importante para exércitos que buscam eficiência e alta performance em operações mecanizadas.
Altamente versátil, o CV90 foi desenvolvido para atender a múltiplas missões militares, oferecendo proteção avançada, mobilidade superior e potencial de evolução contínua. A BAE Systems Hägglunds já produziu mais de 1.400 unidades do modelo, em 17 variantes diferentes, operadas por 10 nações europeias participantes do CV90 User Group. O veículo acumula um histórico comprovado de operações bem-sucedidas em missões da ONU e da OTAN ao redor do mundo.
DIVULGAÇÃO: BAE Systems
Blindado muito interessante, vamos ver se ele vai ter alguma chance na licitação do E.B
Errrr… nãã!
Não podemos sair comprando tudo à torto desse jeito, só porque parece legal. Para o nosso EB armas anti carro, drones e veículos rápidos, dependendo do local, até com características anfíbias, seriam o certo. Veículos deste tipo, principalmente sob lagarta não dariam certo para nós hoje em dia e seria um gasto desnecessário.
“não dariam certo para nós hoje em dia”
Por qual motivo, razão e circunstância?
O “MBT” zero km de país pobre.