Hanwha K-NIFV na ADEX 2025

A empresa sul-coreana Hanwha Aerospace revelou, durante a feira de defesa e aviação de Seul (ADEX 2025), seu mais recente veículo de combate de infantaria, o K‑NIFV (Korea New Infantry Fighting Vehicle). Derivado da plataforma australiana Redback, o K-NIFV incorpora recentemente um sistema de torreta não tripulada e uma suíte de defesa multicamadas contra drones — destacando-se como solução projetada para cenários de batalha saturados de veículos aéreos não tripulados (UAVs) e drones kamikaze.

O veículo apresenta uma torreta não tripulada equipada, na versão básica, com canhão de 30 mm e possibilidade de evolução para um canhão de 40 mm de design “cased-telescoped”, além de suporte para mísseis anticarro nacionais. O layout foi modificado para acomodar oito soldados e carga adicional, enquanto subsistemas anteriormente importados foram substituídos por fornecedores sul-coreanos — entre eles a Hanwha Systems para o sistema de proteção ativa e contramedidas antidrone.

O principal diferencial tecnológico do K-NIFV é seu sistema de defesa contra drones (C-UAS) em várias camadas:

  • radar de detecção de UAVs que alimenta visores assistidos por IA para comandante e atirador;
  • estação de arma remota (RCWS) guiada por radar e IA que engaja drones pequenos a aproximadamente 1 km de distância;
  • No caso de aproximação mais crítica (cerca de 300 metros), sistema de proteção ativa (APS) tipo “hard-kill” destrói a ameaça com contraprojéteis.

O K-NIFV reutiliza o chassi do Redback, preservando mobilidade e proteção de alto nível, ao mesmo tempo que favorece a redução de custo operacional e aumento de conteúdo nacional. O desenvolvimento começou em outubro de 2024 com um orçamento de aproximadamente 34,5 bilhões de won (KRW) e a conclusão da versão inicial está prevista para março de 2028.

No contexto da feira ADEX 2025 — que conta com mais de 600 empresas de 35 países — o lançamento do K-NIFV reforça a ambição sul-coreana de transformar sua indústria de defesa em motor de exportação, especialmente para nações que buscam soluções modernas e acessíveis de combate blindado.■

 

Inscrever-se
Notificar de
guest

2 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Carlos
Carlos
2 horas atrás

Gostei. Se tivesse lançadores de misseis anti tanque, seria um veículo perfeito!

Nativo
Nativo
1 hora atrás

Radar para detectar uvas? Aí fiquei curioso.
Será ele é capaz de detectar os pequenos drones? Já que são esses uma das principais fontes de destruição blindados na guerra da Ucrânia.
Se conseguir, será um passo enorme na guerra atual.