A-41.CF.CIDADES_-_Exibição_de_Força_-_Airton_Soares_(5)_-_Cópia

RESENDE

O poder bélico da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) foi exibido ontem, durante a atividade intitulada Demonstração de Força que integra a fase de conclusão com exercícios em campo pelos militares do último ano de formação. Até esta sexta-feira ocorre a Manobra Escolar, reunindo 3.500 homens entre cadetes dos 2º, 3º e 4º anos da Aman e os militares da Escola de Sargentos das Armas (EsSA), do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), da Escola de Saúde do Exército (EsSEx), do Hospital de Campanha (H Camp), do Centro de Estudos de Pessoal (CEP) e de diversas organizações militares oriundas de quatro comandos militares de área distintos.

Como parte das instruções, a Aman promoveu a exibição de seu exército em ação, com disparos das armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Aviação do Exército e Helicópteros). Durante aproximadamente 30 minutos a imprensa e autoridades convidadas comprovaram a potência dos armamentos pesados e de grande porte, como blindados, quanto das armas de combate aéreo, em helicópteros. As atividades tiveram a coordenação do tenente coronel Rogério, comandante do Curso de Artilharia, na pista Andrade Neves, dentro do perímetro da Aman e específica para este tipo de atividade de disparo de arma de fogo.

Segundo a Assessoria de Comunicação da Aman, a atividade orienta ainda os militares formandos no manejo das armas. “Tudo que aprenderam estão colocando em prática durante a Manobra Escolar e a Demonstração de Força da Aman é uma possibilidade de mostrarmos ao público, autoridades convidadas, a eficiência de nossas armas, viaturas e o aprendizado do militar. Foram convidadas dezenas de autoridades dos poderes executivo, legislativo e judiciário, além de toda a imprensa. São atividades importantes ao Exército e que chamam a atenção dos civis, como os disparos de arma de fogo a partir de um helicóptero. A partir deste evento a Manobra Escolar seguirá na sua reta final”, afirma o coronel Feres, chefe da 5ª Seção de Comunicação Social.

MANOBRA

A Manobra Escolar reúne 3.500 militares e mais de 200 viaturas, sendo 50 blindadas. É o exercício final do ano letivo, que coloca em prática todas as instruções ministradas para os quatro anos de curso na Aman. É a oportunidade que os cadetes têm para conduzir os demais nas atividades militares, na integração no campo entre os estabelecimentos de ensino do Exército. A Manobra Militar é desenvolvida em toda área do campo de instrução da Aman e envolve parte dos municípios de Itatiaia, Resende, Quatis e Porto Real.

FONTE: A Voz da Cidade

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Cinquini
Cinquini
10 anos atrás

Eu já tive a oportunidade de estar presente em uma manobra dessas e é algo fenomenal! Impressiona e muito!!!

Colombelli
Colombelli
10 anos atrás

Positivo Cinquini, pra guerra real só faltam os feridos, os mortos e algum barulho a mais, mas a sensação é de guerra mesmo. O instinto do guerreiro se vê realizado quando ele se vê dentro de uma formação blindada em campo aberto ou aguardando na linha de partida a preparação da artilharia, com rosto camuflado e suor escorrendo. Na ESA era feito manobrão com todas as armas em conjunto. Mas é no corpo de tropa que acontecemos maiores exercícios, especialmente na 3a DE, com até 7000 homens e sete grupos de artilharia. No tiro de armas coletivas, as vezes há… Read more »