Trump envia carta a Lula e anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (9) uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova taxa deverá entrar em vigor em 1º de agosto.
Veja a carta na íntegra:
9 de julho de 2025
Sua Excelência
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Presidente:
Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como a maioria dos outros líderes de países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional. Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!
Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos (como demonstrado recentemente pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de ordens de censura SECRETAS e ILEGAIS a plataformas de mídia social dos EUA, ameaçando-as com multas de milhões de dólares e expulsão do mercado de mídia social brasileiro), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todas e quaisquer exportações brasileiras enviadas para os Estados Unidos, separada de todas as tarifas setoriais existentes. Mercadorias transbordadas para tentar evitar essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa mais alta.
Além disso, tivemos anos para discutir nosso relacionamento comercial com o Brasil e concluímos que precisamos nos afastar da longa e muito injusta relação comercial gerada pelas tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil. Nosso relacionamento, infelizmente, tem estado longe de ser recíproco.
Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual. Como o senhor sabe, não haverá tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu país, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos e, de fato, faremos tudo o possível para aprovar rapidamente, de forma profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.
Se por qualquer razão o senhor decidir aumentar suas tarifas, qualquer que seja o valor escolhido, ele será adicionado aos 50% que cobraremos. Por favor, entenda que essas tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de tarifas e barreiras tarifárias e não tarifárias do Brasil, que causaram esses déficits comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse déficit é uma grande ameaça à nossa economia e, de fato, à nossa segurança nacional!
Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades comerciais digitais de empresas americanas, bem como outras práticas comerciais desleais, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma investigação da Seção 301 sobre o Brasil.
Se o senhor desejar abrir seus mercados comerciais, até agora fechados, para os Estados Unidos e eliminar suas tarifas, políticas não tarifárias e barreiras comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do relacionamento com seu país. O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América.
Muito obrigado por sua atenção a este assunto!
Com os melhores votos, sou,
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
vira-latismo em 10,9,8……..
É só esperar, ele taxou até as colônias dele na Ásia (Japão e Coreia do Sul) mas os patriotas de miami acharam que ele não ia taxar o Brasil. Agora todo mundo vai virar acionista da Embraer e dos barões do agronegócio.
Os patriotas nos EUA que votaram nele, assim como o Deputado EAD Bananinha, são pessoas que agem contra sua própria gente, devem estar felizes ao ver brasileiros sendo deportados algemados e com perdas financeiras, para isso dão todas justificativas as ações trumpismo, o que esperar dessa gente? nada de bom.
Eu ainda tenho dificuldade de entender as decisões de Trump, ainda que eu acredite ser uma estratégia de dissonância cognitiva.
Obviamente existe uma guerra política visando 2026. Algumas estratégias podem dar certo e outras dar com os burros n’água. Gostaria de afirmar que seria razoável os potenciais candidatos se colocarem contra as decisões dos EUA por razões óbvias, mas existe uma Marcha da Insensatez que ignora o bom senso, o que torna qualquer análise apenas um chute.
Há duas coisas para serem consideradas. 1) a reação dos grupos exportadores para os EUA. 2) grupos políticos visando a eleição de 2026 e 3) a reação da classe média.
Os grupos exportadores devem preferir a sujeição á trumpinagem para resolver seus próprios problemas. Um determinado grupo que exporta para os EUA dará pouca importância se o ex-presidente é inocente ou culpado, se a acusações contra Mores fazem ou não sentido. Estes grupos esperam apenas que as taxas serem reduzidas.
O grupo governista deve apostar em uma resposta nacionalista. Até aqui era razoável apenas ignorar Trump, contudo o governo dos EUA escalou na ameaça ao divulgar um ultimato, Ultimatos funcionam bem quanto se tem canhões carregados, caso contrário podem servir de estopim para movimentos populares nacionalistas
Suponho que a oposição irá rachar. Obviamente, o grupo bolsonarista irá mergulhar de cabeça no trumpismo. Do outro lado, haverá um movimento de um grupo de oposição que irá seguir a direção nacionalista.
A classe média, por outro lado é caracteristicamente conservadora e por isso é geralmente o grupo nacionalista mais forte. Hoje, 1/3 é lulista e outro 1/3 bolsonarista, como é comum. Entre estes dois grupos há uma classe média pendular. Acredito que ela deve pender para o nacionalismo
mas é cedo.. será preciso aguardas pesquisas de opinião para validar ou descartar minhas análises
Vamos aguardar resultados&consequencias.
Olá Esteves..
uma boa novidade.. comprei um novo violino… um francês feito em 1940.. um tremendo instrumento!
Sobre o Trump, é aplicar o método científico… levantar uma hipótese e verificar se a evolução dos fatos confirmam a hipótese.. caso contrário, revisa a hipótese .., ainda é o melhor método de análise
Em tempo: Cartas na mesa do Presidente do Brasil:
– Aplicação de reciprocidade;
– Quebra de patente;
Hugo Não se Importa e Alcolumbre fazem pronunciamento em conjunto contra taxação;
– STF indica que julgamento de inelegível não será afetado com pressão de Trump;
– Bancada do Agro cobra reação ao taxação “Não é uma questão ideológica é uma questão de soberania”;
– possibilidade de chamar de volta embaixador de EUA para explicações;
– formação de grupo de trabalho no congresso para estudo e avaliação para possíveis ações a serem tomadas contra tarifa.
Enquanto isso governador de SP em pronunciamento mija pra trás. Amarelou.
A nível internacional a solidariedade, já início de reação ao repúdio a decisão trumpista.
A caganeira do Trump, fica para a gadaiada.
Política econômica de substituição de importações (tipo anos 1970) seria uma boa também.
Ultimatos funcionam bem quanto se tem canhões carregados
Isso o Trump tem de sobra…
Suponho que a oposição irá rachar.
Dificilmente racham… O que os une (verdadeira ojeriza ao Ptismo e ao Lulismo) é maior do que essa suposta diferença em relação ao Trump. Inclusive estão dispostos a sofrerem alguns prejuízos econômicos se esse for o preço a se pagar para ficarem livres do Lula.
A classe média, por outro lado é caracteristicamente conservadora e por isso é geralmente o grupo nacionalista mais forte
Aqui existe um viés importante na analise: A suposição implicita, ao meu ver, de que por ser conservadora e nacionalista tenderia a apoiar o governo se esse fizesse uma opção nacionalista. A classe média é Conservadora. O nacionalismo é fortuito e eventual. E essa classe conservadora é anti governo até o amago do seu ser. E entende o movimento do Trump como um movimento anti lula e aplaude esse movimento.
Hoje, 1/3 é lulista e outro 1/3 bolsonarista,
Na verdade os Bolsonaristas são cerca de 45%. Os Lulistas cerca de 25% e os outros 30% são indecisos ( mais provavelmente são pouco interessados e instruídos no jogo politico e facilmente manipuláveis pela mídia). O congresso nacional reflete essas proporções com o governa não tendo 30% dos deputados como base fiel.
O grupo governista deve apostar em uma resposta nacionalista.
Eu já acho que o Lula vai abaixar a calcinha e abrir as pernas.
Marcos.
Ele tem canhões mas é bastante improvável que ele estacione uma frota bloqueando a Baia de Guanabara ou que envie B2 para bombardear o Labgene.
Um ultimato só faz sentido se houver disposição de ir até as últimas consequências. Neste caso, restou aos EUA sobretaxar os produtos brasileiros importados pelos EUA, o que é uma tolice minotáurica, visto que os EUA têm sucessivos superavits no comércio com o Brasil.
Trump menciona o ex-presidente e existe a interrupção do seu julgamento. Até os presidentes do Monte Rushmore sabem que o judiciário é independente do executivo e que apenas em regimes de exceção é possível cancelar um julgamento.
Talvez os EUA enviem um comando para resgatar o ex-presidente, o que seria um desastre diplomático para Trump
O racha na direita nada tem a ver com Trump mas com uma disputa interna pela candidatura. O que era para ser um processo parecido com um pouso controlado foi antecipado em condições turbulentas.
1) quem ficar ao lado do ex-presidente significa se colocar favorável aos argumentos de Trump, se colocando contra a soberania do Brasil, o que é uma contradição em relação ao discurso patriota do ex-presidente
2) quem se colocar contra os argumentos de Trump também se colocar contra o ex-presidente.
A carta de Trump tirou esta ocupando toda o noticiário desde ontem e provavelmente vai ficar assim por muito tempo.
Eu não sei se os lulista são 30 ou 33%. isso esta na margem de erro de qualquer pesquisa. Quando escrevo 1/3 para cada grupo é um valor aproximado. até porque este valores mudam em torno de uma média. Há pouco saiu uma pesquisa de aprovação de Lula em 47%.. talvez cresça 5% na próxima semana,.. talvez caia 10%. Ninguém sabe.. por isso insisto comentei com o Esteves ser preciso acompanhar a evolução dos fatos que irão confirmar a hipótese ou obrigar uma revisão da anáiise
Eu também acho que o grupo governista irá apostar no nacionalismo porque é a única opção política.. Seria um contrassenso o governo ceder a ultimato cujas consequências precisam ser avaliadas ao longo das próximas semanas.
por fim, você pode criticar Lula de modo elegante. Uma oposição ideológica pode ser feita de um modo adequado. Precisamos retomar o hábito de escrever de modo adequado para um debate.
“por fim, você pode criticar Lula de modo elegante. Uma oposição ideológica pode ser feita de um modo adequado. Precisamos retomar o hábito de escrever de modo adequado para um debate.”
A critica e sua forma e proporcional aquilo que a pessoa representa. Criminosos condenados pela justiça não merecem afagos.
“oposição ideológica”, fala isso para a bancada do PL, do PSOL e do PT (que você tanto tenta defender aqui). Se fosse assim não sobrar quase nenhum lá no congresso. As discussões e discordâncias fazem parte do debate democrático.
Isso é com vocẽ.
Minha preocupação é servir de exemplo para minha filha, o que já é um desafio mastodôntico.
Democracia, onde cara palida, com quem fezz tentativa de golpe e negou resultado das urnas.Teu lider vai para a cadeia. Ao menos Lula foi macho e não covarde em pedir a quem quis prejudicar perrdão. Gadaiada
“Talvez os EUA enviem um comando para resgatar o ex-presidente”
O ex-presidente pode pendurar as chuteiras no seu asilo, aqui ele não ganhará nem eleição para capitão de time de futebol de botão.
O fato dele esta inelegível até 2030 criou um problema para o ex-presidente. Vai depender muito de sua saúde, principalmente como ele irá ser recuperar do ferimento da campanha de 2018.
Ainda que eu discorde frontalmente das opiniões ideológicas do ex-presidente, espero que ele recupere a sua saúde, mas até aqui as sequelas parecem piorar ano a ano
Deixe que concorra pra vc vê…
Não pode, foi CONDENADO. Fácil assim.
“Não pode, foi CONDENADO. Fácil assim.”
Não fala isso não, tem um sujeito ai que foi condenado por coisa bem pior e agora ocupa o cargo de presidente da republica, kkkkk.
Nunca diga nunca, ainda mais aqui nesse pais onde tudo pode acontecer.
Certo. Ser condenado por receber um apartamento no Guarujá é bem pior do que ser condenado por tentativa de golpe de Estado e consequente implantação de uma Ditadura. Taokei então…
Ue já saiu o veredicto? Pensei que o “julgamento” ainda estivesse correndo?
Se para você receber apartamento na base de propina e coisa pouca ai fica difícil. Por isso que esse pais não vai para frente.
O apto no Guarujá foi comprado dentro dos conformes como manda a lei na compra de imóveis. Tudo feito de forma lícita. Quem achou sem provas que era crime de ocultação foi o Moro. Como ocultar bens no nome do proprietário no caso a esposa do Lula dona Marisa e frequentar esse imóvel numa visita? E o Triplex foi oferecido numa troca com o apto menor que dona Marisa tinha dado as 3 entradas calção no mesmo prédio.
Isso não impediu o atual….
Lula também foi condenado, não foi? Mesmo assim arrumaram uma firula de foro adequado para anular o processo todo. Isso é Brasil.
É a parte da calcinha e das pernas que feriu teus brios?
kkkkkk
Guarde com carinho esse seu comentário, para depois não dar uma de ddesmemoriado, depois que os canhões poderosos falharem, com já aconteceu ao longo dda história americana.
O Trump vai fazer o quê ? Invadir o Brasil ? Começar uma guerra ? Por causa de um meliante golpista ? Que perdeu eleições. Tentou dar golpe e vai ser preso ?
O Trump vai fazer o quê ? Já fez, sancionou o pais.
è o que tenho escrito.
O seu ultimato sobre o ex-presidente é um bravata impossível de ter consequências.
Já as sanções aplicadas irão reverter uma situação de superávit para os EUA para um deficit.
Provavelmente, o governo brasileiro será seletivo se for aplicar reciprocidade. Por exemplo, seria uma tolice taxar motores arenonáutivos ou aviônicos ou bens de capital, como equipamentos para as indústrias e sistemas, computadores e outros dispositivos críticos.
Mas é razoável sobretaxar bens de consumo, inclusive carros. Basta pensar em alguns modelos das pickup RAM ou outros carros produzidos nos EUA, visto que o objetivo dos EUA é recuperar a produção
Incluo nesta lista armas portáteis, munição importada, alimentos processados e todo tido de produtos que podem ser adquiridos de outros países.
Um dado curioso é que as sanções são para a entradas de produtos brasileiros nos EUA, sem qualquer impacto sobre a importação pelo Brasil de produtos MADE in USA,.
Outro aspecto que sendo o Brasil presidente do BRICS, é acelerar o processo de instituição da moeda do BRICS como alternativa ao dolar..,
o Brasil não está em uma situação confortável para possui ferramentas que podem criar um embaraço aos EUA.
é só ter cabeça fria e confiar no Itamaraty
curiosamente, os EUA estão sem embaixador em Brasilia deste o início do ano. Caso Trump indique alguém, o presidente por segurar esta indicação indefinidamente, prejudicando até mesmo os interesses das empresas dos EUA, inclusie as Bigtech.
Aliás, o Brasil pode responder ás sanções instituindo um imposto sobre o faturamento das bigtechs quem tenham sedes no Brasil sob o risco de serem proibidas de operar no Brasil, como acontece em outros países como a China
“Outro aspecto que sendo o Brasil presidente do BRICS, é acelerar o processo de instituição da moeda do BRICS como alternativa ao dolar..,”
Aposto que a posição do Brasil com relação a isso e que seja o principal motivo das sanções. O próprio Trump já disse que seria uma declaração de guerra isso. O Brasil insistir nisso e uma tolice sem tamanho, e uma briga que jamais iriamos ganhar, nem a Rússia e nem China estão dispostas a fazer isso por enquanto.
“é só ter cabeça fria e confiar no Itamaraty” queria ter essa sua confiança Camargoer, kkkk.
Na verdade, é o oposto: China e Rússia estão muito dispostas a combater a hegemonia do dólar e vários outros países estão dispostos ao mesmo, tementes das usos arbitrários e abusivos do dólar como arma geopolítica.
Não por acaso, ano após ano os bancos centrais de países do mundo inteiro diminuem suas reservas em dólar.
Os BRICS são o único grupo de nações capazes de concorrer com a moeda estadunidense.
Dispostas, e claro que estão, mas os dois não são tolos igual o Brasil onde o atual presidente que fica alardeando isso de querer acabar com a hegemonia do dólar (sem ter culhão para isso).
Eles não tem pressa de colocar isso em pratica ainda mais com o atual mandatário da Casa Branca. Nenhum dos dois países estão bem o suficiente para bater de frente contra os EUA agora e eles sabem disso.
Ninguém disse nada disso…
Só contra argumentei que canhões não são meios de força a serem usados nessa peleja. Mas se os fossem não seria por falta deles que o Trump perderia. A hipótese de que ameaças só fazem sentido se forem acompanhadas de meios de força física é uma falácia.
50% sobre 42 bilhões de dólares provoca uma dor surda.
Por causa do Bolsonaro?
Ninguém acredita que tenha a ver com o Bolsonaro
Tudo tem relação com os BRICS e a câmara de compensação de pagamentos interpares.
Bolsonaro meu caro, só refletiu um momento da história do Brasil, bem curto para dizer. Logo estas mesmas pessoas que o apoiam, vão se decepcionar com ele. Escreva o que estou dizendo. Daqui a dez anos, ninguém vai estar ligando para Lula ou Bolsonaro. Assim como ninguém liga para Getúlio Vargas hoje.
Exato ..
Povo com memória curta…
Pode ser.
Eu pessoalmente nao me importo nem um pouco com ele.
Mas permaneço firmemente aderido aos valores cristãos, conservadores, de livre mercado: e anticomunistas, socialistas, ptistas e esquerdistas.
“Eu já acho que o Lula vai abaixar a calcinha e abrir as pernas.”
Ele só tem que combinar com a primeira dama e falar para ela ficar caladinha, kkkkk
O alvo (problema) do Trump não é o Lwl@ e tampouco o Petê. Este, é um presidente cujo mandato está sob tutela alheia, ao aceitar se submeter às condições impostas para que ele pudesse sair da cadeia e disputar a eleição.
Vou ficar por aqui.
Exatamente Coronel, mas o pessoal não quer enxergar isso. Existiu um motivo para o tirar da cadeia, e os seus tutores não estão mais no poder (pelo menos por hora). Ao se bandear para o lado “errado” vão tentar articular o plano B (que na verdade sempre foi o plano A).
O que sei é quando a merda promovida pelo bananinha, começa a respingar na própria cara liderança de direita atuam para o inelegível atuar junto ao Trump para reverter o impacto negativo da tarifação, a indústria e o agro não gostaram nada, e aí salvasse a cara do Bozo, o sacrifício a nível nacional, merecedor de ser poupado da cadeia. O erro foi grave não tem mais acerto acredito eu.
Ue, na hora de “defender a democracia” a esquerda foi lá pedir ajuda para os “irmãos do norte”. Biden mandou até o direto da CIA para colocar o presidente da época no lugar dele. Na época eu não vi vocês chorando igual estão chorando a agora. Não vi nenhum de vocês querem defender a nossa “soberania”. Sempre meteram o pau nos patriotas e agora querem pagar de “patriotas”.
Muitos de vocês ai da turma da esquerda não falou um piu quando uma potencia muito mais fraca que os EUA venho querer meter o bedelho e ameaçar nossa soberania na Amazônia, alguns até quiseram defender o Macron naquele caso.
Porque chorar? Biden não impôs tarifas contra o Brasil.
“Porque chorar? Biden não impôs tarifas contra o Brasil.”
Claro que não, ele conseguiu o que queria.
A esquerda brasileira é um completo fiasco e igualmente inimiga do Brasil, mas a parte de fazer lobby aberto para uma nação estrangeira sancionar o Brasil e ainda comemorar entusiasticamente quando isso ocorre é uma inovação do bolsonarismo. Eu, pelo menos, não me recordo de nenhum outro caso parecido — seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.
Em países mais sérios, isso é caso pra forca ou prisão.
Caro
Defender a democracia é sempre um bom motivo.
Há uma falsa equivalência entre Biden e Trump neste momento
Biden teria atentado contra a soberania do Brasil caso tivesse apoiado um golpe de Estado.
Por exemplo, a CIA poderia ter financiado uma onda de terrorismo no Brasil para criar uma situação de aparente instabilidade, o que teria motivado uma intervenção.. o governo dos EUA também poderiam ter sancionado a economia brasileira talvez congelando os as reservas do BC no exterior ou até mesmo aplicando sobre taxas á exportação brasileira para criar um situação de crise no setor exportador. Os EUA já usaram estes artifícios antes para apoiar golpes de Estado.
Uma boa pista é quando os EUA são os primeiros a reconhecer um novo governo após um golpe de estado.
Mais importante que ser patriota é se um democrata.
Diversas ditaduras já usaram o argumento do patriotismo para reprimir a oposição, prisões ilegais, tortura e até assassinato
Do modo como você escreveu parece que a esquerda defende o Estado de Direito e a direita defende golpes de estado, Um equívoco tsunâmico
Eliminar e perseguir a oposição faz parte do processo democrático para você?
Você defende a democracia só quando lhe convém Camargoer essa que e a verdade.
Injúria ao Camargoer, um democrata com certeza, mais é isso, é a patriotada, a calúnia, quanto a mim gadaiada chinelo na bunda de vcs é pouco. Uma diferença monumental Brasil para mim, para vcs EUA. Como disse nos EUA vcs são tratados como de segunda categoria, tem quem goste de ser otário.
Se está se referindo a mim, não moro nos EUA (e nem moraria) e tampouco sou patriota.
Quanto a injuria, se vocês da esquerda (não sei se você segue a ideologia de esquerda Nilo, mas sei que o Camargoer já deixou bem claro que sim) qualquer que venha questionar as ideias e taxado de discurso de ódio e agressão verbal. Faz parte de qualquer discussão democrática a discordância e até mesmos discussões dentro de um debate (acompanha uma seção lá no congresso onde esquerda e direita se digladiam, não vai me dizer isso não democracia, por se não for nenhum deles deveria estar lá).
Com relação as tarifas do Trump, se o motivo e a perseguição politica contra o Bolsonaro (coisa que sabemos que não é) então ele deveria sancionar os agentes políticos por trás da perseguição, não a população que não tem nada ver isso. Por isso as sanções não são por causa disso. O governo brasileiro deveria tentar entender melhor o que está acontecendo e tentar negociar, não ficar latindo igual o atual presidente fica fazendo, bater de frente e a pior escolha.
Ora
Augusto.. temo que você nunca leu o que escrevi e se leu nunca entendeu.
Eliminar e perseguir a oposição é o padrão dos regimes de exceção muitos dos quais receberam o apoio dos EUA, como por exemplo as ascensão do regime do Xá no Irã ou de Saddan no Iraque.
agora.. que mania desagradável de atacar as pessoas em vez de discutir o argumento..
assim, deste modo logo será preciso ignora-lo como faço com alguns outros que fazem o mesmo.
“Eliminar e perseguir a oposição é o padrão dos regimes de exceção muitos dos quais receberam o apoio dos EUA, como por exemplo as ascensão do regime do Xá no Irã ou de Saddan no Iraque.”
Exatamente regimes nada democráticos, concordo, mas fique sabendo que não engulo essa conversa americana de defesa a liberdade e a democracia, e tudo um jogo de interesses. Mas esse e apenas um lado da moeda, existem muitos outros regimes mundo afora que calam seus opositores políticos e não foram apoiados pelos americanos, mas você covenientemente só coloca um lado da moeda, alguns desses regimes que foram até eleitos “democraticamente” como a Venezuela de Chaves e Maduro (Chaves em 2000 foi eleito com 59,76% dos votos e Maduro foi reeleito agora em 2024 com 51,2%) bem democrático o regime democrático lá não e mesmo? (me perdoe mas esqueço que para vocês o conceito de democracia e relativo).
Eu entendo perfeitamente o que você escreve Camargoer, Como já disse, você faz exatamente como fez acima, pega apenas um lado da questão de determinado fato histórico e politico para poder validar o seu argumento, quando alguém lhe questiona sobre sua dissertação fica repetindo a mesma coisa até a pessoa desistir do debate, como lhe disse, essa sua tática já esta manjada.
“agora.. que mania desagradável de atacar as pessoas em vez de discutir o argumento..” outra tática sua (e de boa parte da esquerda, infelizmente), quando contestado começa apelar dizendo que esta sendo atacado. Não ataco a sua pessoa, eu contesto a suas ideias e o que você escreveu, isso faz parte de qualquer discussão democrática e você que se diz árduo defensor da democracia deveria saber disso mais do que ninguém aqui.
Ave Cesar. Quem perdeu as eleições e não aceitou os resultados das urnas, e quis dar um golpe chinfrim e burro ?
“Quem perdeu as eleições e não aceitou os resultados das urnas, e quis dar um golpe chinfrim e burro”
Ue já saiu o veredicto? Pensei que “julgamento” ainda estivesse acontecendo.
Questionar uma eleição e antidemocrático agora? Edmundo González e antidemocratico?
#Quem perdeu as eleições e não aceitou os resultados das urnas# desde quando precisa do judiciário para saber disso? Chapéu de Alumínio.
Então combina com STF para acabar com o teatro que eles estão fazendo horas, kkkkk
Eliminar e perseguir a oposição? O maior partido de oposição foi o maior vencedor da última eleiçao federal legislativa. Elegeu diversos governadores. Chega dessa ladainha de perseguição e eliminação. Quem queria eliminar fisicamente opositores eram os golpistas que estão no banco dos réus. O PT teve diversos de seus filiados presos. Voltou ao poder. Agora que diversos criminosos do seu partido de preferência estão sendo presos é eliminação e perseguição? Você defende a democracia quando lhe convém, augusto Cezar.
Caro Foxbat, o próprio presidente do Supremo já disse que eles venceram o bolsonarismo, isso não e interferência politica por parte do poder judiciário? Ao dizer uma coisa dessas o ministro claramente está assumindo um lado, sendo que a corte deveria apolítica, o outro ministro o sr. Alexandre de Moares já disse que estava combatendo a “extrema direita”, e com tudo que tem acontecido está claro que a corte não e imparcial e está promovendo perseguição contra integrantes da direita. E só comparar as prisões do 08 de janeiro com a quebradeira que a esquerda fez em 2016, duvido que qualquer baderneiro tenha pegado uma pena tão pesada.
“Você defende a democracia quando lhe convém”, eu? quem e o defensor árduo da democracia e o Camargoer não eu, kkkkkk. A democracia, por mais que seja o melhor sistema de governo criado pela humanidade até agora, tem muitas falhas que ainda não conseguimos solucionar.
ou até mesmo aplicando sobre taxas á exportação brasileira para criar um situação de crise no setor exportador. Os EUA já usaram estes artifícios antes para apoiar golpes de Estado.
Então estamos bem encaminhados…
Em democracias sérias, os líderes dos respectivos poderes não fazem “reunião” de madrugada para discutir a pauta de uma casa legislativa. Igualmente, o executivo não aciona a suprema corte toda vez que perde uma votação no congresso, ou seja, jamais se submete ao resultado soberano de cada casa; também não faz campanha para candidato a presidente da câmara ou do senado; não nomeia seu próprio advogado para compor tribunal.
Enfim, temos um vasto acervo de exemplos do que há uma fratura na democracia atual.
Sem contar a reunião cabulosa que os ministros e algumas das nossas elites politicas fizeram logo depois das eleições lá na terra dos Ianques.
Esses nossos seres iluminados ficam com esse discurso de defender nossa soberania, mas por que precisam ter que ficar fazendo reuniões “secretas” em outros países?
De uns anos pra cá passaram a existir diferenças entre ser nacionalista e ser patriota.
Olá BVR.
Talvez o mais triste é como se patriota se afastou da ideia de ser um democrata.
Defender a democracia inclui necessariamente defender o país.. ser patriota inclui tolerar ditaduras.
Cara, todo mundo aqui já percebeu que você ficou deslumbrado com aquele livrinho “Como as democracias morrem”.
Não precisa ficar escrevendo a cada comentário o quanto você ama a democracia e que todo mundo que não diz amém pra isso é malvadão.
Assim como o conceito de democracia que agora parece que é relativa para alguns.
Salve Augusto !
Concordo que muita gente (de ambas as ideologias) relativize o conceito de democracia.
No patriotismo existe, também, uma relativização quando só alguns se consideram legítimos representantes, também, por conta da orientação política.
Esse pessoal é assim desde ao menos desde a década de 50, a novidade é só o descaramento com que fazem o entreguismo.
De qualquer forma boa sorte pro Tarcísio concorrendo uma eleição tendo como “bandeiras” pagar menos de um salário mínimo pra aposentado, cortes em gastos sociais, menos tributos para os mais ricos e que o Brasil se torne capacho de outro país, considero super promissor o quadro pra ele e pra família de patriotas do país alheio.
Existe uma crítica recorrente à esquerda sobre subestimar o povão e querer saber mais o que as pessoas querem pra vida delas do que elas mesma, é uma crítica à pedância intelectual de certa parte do campo que acho bem pertinente, mas pelo visto o descolamento de amplas parcelas da direita com a REALIDADE depois da ascensão do bolsonarismo consegue ser pior, a ver as consequências disso.
Pergunta no mercadinho da esquina, no posto de combustíveis, na padaria, no boteco, na balada, nas escolas secundarias, nos postos de saúde…
Vc vai se surpreender com as respostas…
Não tem UMA pessoa com quem conversei hoje que tenha defendido essas medidas do Trump ou defendido o papel do Bolsonaro nelas, e olha que hj até com meu barbeiro bolsonarista me encontrei.
Quem tá apostando contra o senso de patriotismo do brasileiro vai perder feio a aposta.
Muito antidemocrático o lado que este atual governo brasileiro quer se aliar , querem fechar o canal de hormuz e o mar da china invasão da ucrania , o partido unico destes países tornam-se ditaduras , despotas . Não existe liberdade de expressão e não se pode ter oposição.
Elias, democracia quem o faz? A democracia é boa, quando gera poder e riqueza. Vc reclama da China, o chinês adora a atual democracia chinesa trouxe prosperidade, Vc reclama da democracia, Russa, o povo russo agradece a democracia deles. Zé Lascado, eu volto a dizer, já deveria ter levado um tiro na cabeça, a democracia que prometeram para ele, onde está hoje na Ucrânia? não existe, a promessa de fazer parte do Mercado comum europeu, de fazer parte da OTAN, como disse o fim dele será pior, virá das mãos dos próprios Ucranianos, como foi com Mussolini.
Quais Chineses voce fala dos muito pobres ou dos muito ricos?
Devem adorar o PPC. Os que perderam as economias nas compras de habitações no crush do mercado imobiliario?
Naqueles que queriam ter 2 ou mais filhos mas não tem dinheiro para pagar as multas?
Acha que essas pessoas podem falar sobre o que as incomoda sem terem problemas?
Os Russos que perderam os entes queridos numa guerra que não pediram devem adorar a sua democracia!!!
O Zelensk é odiado pelos Ucranianos talvez, mas detestam mais os Russos e sabem que quando a guerra acabar podem mudar sem problemas. em relação ao Trump o que esperavam se ele ameaça os seus aliados (Dinamarca, Canada) e o resto da Europa com taxas absurdas, o que acham que iria acontecer quando um anão economico e com zero poder militar se poem em bicos de pés e ameaça o poder dos EUA?
A China agradece
Sonha se acha que a China vai segurar nossa economia. Estamos ferrados.
Felipe.
A China importa produtos agropecuários do Brasil que disputam mercado com os EUA. Este setor exporta pouco para os EUA e por isso será pouco afetado. l
O Brasil exporta para os EUA cerca de 1/3 do que exporta para China, sendo o maior mercado importador depois da China. Isto é relevante.
O Brasil exporta petróleo e derivados para os EUA, algo que há uma enorme demanda em outros paíse, e coisas como proteína animal e produtos agrícolas como café e produtos siderúgicos.
O setor que pode ser mais atingido será a exportação de aeronaves da Embraer. Agora, se o objetivo de Trump é influenciar o julgamento do ex-presidente visando alguma vantagem eleitora em 2026, acho que escolheram a pior estratégia dipliomática.
A sim sim a melhor maneira de julgar um “ex-presidente” é inserindo ele em um processo sem pé nem cabeça, com um Juiz acusando, sendo parte, coagindo testemunhas, prendendo preventivamente todos a sua volta sem a menor necessidade, ameaçando, julgando, e desrespeitando totalmente a constituição…
Em quem está falando isso não sou eu, e sim a Maior Potencia DEMOCRÁTICA do mundo !
A esquerda acha que pode fazer o que quiser sem nenhuma consequência…
Mas o mundo não é a casa da mãe Joana e nem os EUA é uma republica de bananas
Esse nasceu de quatro rsrs se eu disser que o Brasil é um país que está entre as grandes nações civilizatórios do mundo, ele vai fazer piada, rsrsr
Caro
O problema nada tem a ver com os EUA. Eles têm a soberania para decidir quem apoiam ou quem sancionam.
O histórico dos EUA mostram que muitas vezes apoiaram golpes de estado e a derrubada de regimes democráticos por ditaduras que ser tornaram violentes e assassinas.
Um bom exemplo foi a derrubada do governo do Irá e a ascensão do regime do Xá no Irã
Outro caso bem conhecido foi a operação Irã-contras de venda ilegal de armas para o regime do AIatolá no Irã financiada pela CIA por meio do tráfico de cocaína do cartel colombiano para os EUA.
Existem outros casos, como Pinochet no Chile e a tentativa de derrubar Chavez em 2002.
Tem tudo a ver com os EUA !
Quando um irresponsável “governa” uma republica de bananas por pura ideologia, persegue opositores políticos usando seus “chegados” do judiciário, falando asneiras o tempo todo, se aproximando de ditaduras, terroristas e facções, “arrotando” pro mundo inteiro ouvir que os EUA são os vilões do mundo e querendo até “substituir” a moeda deles… Não é sensato que eles ouçam tudo e achem que o Brasil é apenas um “anão diplomático” e vamos deixar eles em paz…
Toma daqui, leva de lá !
Só que de lá vem muuuuito mais forte e doe em nós que pagamos a conta
E só ver a resposta da China sobre os sistemas de defesa no Irã. Eles acabaram de fazer uma negociação que foi bem satisfatória para eles, eles não vão arriscar isso por causa do Brasil.
Até o Putin evita bater de frente com o Trump, por que o atual presidente insiste nisso. O mesmo que critica a postura do Trump em interferir nos nossos assuntos do Brasil, mas ele mesmo tenta interferir na Argentina e no Peru.
O que o Japão e a Coreia do Sul ”aliados ocupados por tropas” dos EUA, fizeram ou falaram? Nada, mas foram taxados mesmo assim.
Para negociar a taxa original de 24%, durante três meses o ministro japones foi para os Estados Unidos sete vezes, o primeiro-ministro Shigeru Ishiba pessoalmente negociou com Trump.
Para evitar iritar ou melindrar Trump durante as negociações, antes de Ishiba conhecer Trump, a residência oficial do primeiro-ministro estudou repetidamente as características de personalidade de Trump.
Mas Trump não só não reduziu, mas elevou as tarifas de 24% para 25%.
Sobre essa nova taxa de imposto, Shi Bing expressou “arrependimento”…
Única coisa que faz o Trump recuar são as consequências domésticas, não faz diferença bater de frente ou não com ele.
Justificar? Onde eu escrevi isto? Leia novamente….
Justamente os patriotas de Orlando estão comemorando essas tarifas do Trump contra o Brasil.
só noticia triste! nada de bom este governo atual faz, o duro desta elite manipuladora pela midia faz acreditar que nós somos vitimas do bigbrother, .e do ocidente malvado, e que se aderirmos ao lado do grande urso e ao dragão seremos reconhecido e independentes ,, ditadores , invasores de outros paises , deixando um rastro isto sim de vitimas por uma ideologia ultrapassada
só pelo nazareno mesmo, vai me dizer que a culpa disso é do comunismo?
A turma dos Bosquetes vai dizer que é culpa do Brasil.
Grande patria desimportante
Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer
Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha
Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio
O nome do teu sócio
Confia em mim
Agora já sabemos quem o nosso inimigo é. E cadê aquele Italo que disse que a Reunião do BRICS é irrelevante?
O objetivo principal é os Brics. Usou o caso de Bolsanro apenas como desculpa pra camuflar suas intenções.
Exatamente. Isso tudo começou no mesmo dia.
Não Sr. ao Brics a ameaça foi de 10 por cento, ao BRICS + Bolsonaro acrescente 40 por cento = 50 por cento, a intenção é interferir na próxima eleição a presidente do Brasil, junta a taxa a interferência no STF. Como estão cansados de dizer em suas redes nacionais de TVs, Brasil nosso Quintal.
O quinta coluna? Deve estar adorando, rindo.
Tenho assisto especialista em diversas redes nacionais, todos dizem que se o BRICS fosse irrelevante Trump não estaria taxado os países que estão aderindo a organização, ou seja, como disse o Sr. Italo só panfletista só disse muita asneira.
Ué ele está defendendo os interesses do país dele. O povo é estranho pra não dizer hipócrita. Só Brasil mesmo perdoa dívidas bilionárias de países como Venezuela, deixa o exército da Bolívia invadir suas refinarias e por aí vai. Com os EUA o papo é outro, por isto são uma super potência, enquanto o Brasil é só um fazendão.
EDITADO
Eles defendem os interesses deles, então que defendamos os nossos. A taxação pelo motivo que foi apresentado é agressão, pura e simplesmente.
Só 50%, mane!!!
Sinceramente, espero que tenhamos um Governo e classe política que faça uma leitura correta da situação e vá para mesa de negociações (não acredito, mas torço para isso).
A economia brasileira atual não pode se dar ao luxo de entrar em guerra comercial com EUA ou com a China, sob pena da conta estourar (como é comum aqui) na ponta da linha/consumidor.
Essa guerra de bandeiras e frases de efeito são lindos nas redes sociais (cheio de heróis corajosos).
Na prática, quem tem o mínimo de sensatez, sabe que o país só tem a perder.
Na boa não tem.como brigar com eles. Lula tem que engolir orgulho e negociar. Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.
De onde menos se espera, é que não sai nada mesmo.
“Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.”
Sonha.
“Bolsonaro precisa mostrar que é líder e tentar intervir a favor do Brasil, não de si mesmo.”
o próprio Bananinha diz que está trabalhado junto ao pessoal do Trump para taxação e os patriotas acham que o traidor do pai vai ajudar o Brasil? Isso é uma loucura.
O maior problema envolvendo o Bolsonaro é que, devido a todas as circunstâncias, atribuiu-se a ele a imagem de alguém muito maior do que realmente é. Alguns o veem como uma espécie de divindade, enquanto outros o enxergam como a personificação do demônio. Na minha opinião, ambos estão errados.
O correto é enxergar Bolsonaro pelo que ele de fato é: um militar de baixa patente cuja maior conquista na carreira foi quase ser preso por planejar a explosão de bombas em quartéis devido ao fato de estar insatisfeito com o soldo ou alguém que virou político de subúrbio pra não precisar trabalhar.
Quem acredita que há algum plano, estratégia ou algo do tipo está se iludindo: o Bolsonaro de hoje é exatamente o mesmo que passou boa parte da vida lucrando com pequenos golpes. A única coisa que mudou de lá pra cá foram as posições que ele ocupou; de resto, continua com a mesma mentalidade de vereadorzinho com o rabo preso nos esquemas. Se ele precisar ferrar o país para salvar o próprio rabo, obviamente ele o fará.
Dito isto, eu não acredito que isso tudo tenha a ver com o Bolsonaro.
O foco é a posição do Brasil em relação aos BRICS.
Quase ser preso, não. Foi preso! Prisão militar, mas foi!
Tem nome…entreguismo vira lata
O culpado é o STF que rasgou o direito duas vezes: soltando o mula e agora perseguindo o bozo e censurando sempre a direita. Colhem o que plantam.
Sim, os EUA, o mesmo país que semana passada fez as pazes com a Al Qaeda e mantém relações próximas com algumas das ditaduras mais brutais do mundo, está muito preocupado com as ações do STF.
Você deveria ter contado aquela do português no bar também.
Depois dizem que as papagaiadas que a extrema direita fica vomitando no zapzap não tem efeito…
Esse comentário é a prova concreta do dano que essas redes sociais fazem na cabeça de pessoas não politizadas.
Eu considero ele um golpista, criminoso mas todo que quer ser estadista deve colocar o país a frente dos seus interesses. Esse é mometo de uniao. Senão todos iremos perder.
Primeiro tem que combinar com o STF, Bolsonaro tem diversos defeitos mas a forma que o STF está tentando calar a oposição não está ajudando em nada em pacificar o pais.
Se tem que cobrar do Lula e do Bolsonaro, tem que cobrar também do sr. Alexandre de Moraes, pois o mesmo tem atacado o direito a liberdade de expressão e empresas americanas. Não e abaixar a cabeça para os americanos, mas nessa guerra só temos a perder. Em um pais democrático igual o Brasil e muito perigoso um individuo ter tanto poder igual esse ministro tem.
Até torço para o Bolsonaro se mantiver inelegível, o pais precisa ser pacificado e não creio que uma nova presidência dele isso seja possível, mas e de supra suma para esse pais uma reforma no nosso sistema judiciário, para impedir que ministros igual esse sr Moraes tenha tanto poder sem nunca ter recebido um único voto.
Os EUA estão tão preocupados com a democracia que uns dias atrás fizeram as pazes com seus antigos pupilos da Al Qaeda na Síria e o próprio Trump, também não muito tempo atrás, aceitou com entusiasmo um avião do Qatar, um dos países que mais financiam o terrorismo mundial.
Eu torço muito pra quem acredita nesse papinho de “estamos preocupados com a liberdade de expressão” dito pelos americanos nunca encontre a mulher na cama com outro cara, pois se ela falar que o cabloclo tava só ajudando a trocar uma lâmpada é capaz de acreditarem e ainda ficarem extremamente aliviados pela explicação, tamanha a ingenuidade.
O STF, assim como o judiciário inteiro, é um negócio via de regra tenebroso, mas vocês já passaram da idade de acreditar nas mentirinhas que os países inventam pra ferrar com os outros.
Também não acredito nesse papinho de liberdade de expressão, mas todos sabemos que o Trump tem um ego inflado demais e muitas vezes toma decisões na base nas emoções, e prudente bater de frente com alguém assim? Se nem o Putin que tem um Soft Power por tras dele muito maior que o Brasil por trás evita fazer isso, por que os atuais mandatários do Brasil insistem nisso?
As vezes e melhor recuar em algumas situações e procurar tentar deixar o dialogo em aberto. Bater de frente contra um pais mais poderoso que você não pode dar muito certo.
Desse segundo, nem quando servia ao exército, tinha senso patriótico, imagina nos dias de hoje.
Eu servi… Mas prestei juramento a Bandeira do Brasil e não á americana. Não concordo com os devaneios do atual PR e sua predileção por regimes autoritários como Russia e Irã, Mas acho inadmissível essa intervenção em nossos assuntos. Somos uma nação soberana e não o quintal deles. Que resolvamos nossos problemas por nós mesmos.
Ainda mais baixar a cabeça para um cara megalomaníaco com delírios imperialistas afim de conquistar a terra dos outros.
E se alguém daqui foi lá fora arquitetar essa manobra pra prejudicar o pais, não posso chamar de brasileiro.
o nome disso é traição.
Essas mesmas pessoas que ficam comemorando as sanções e tentando sabotar ainda mais o país para obter benefícios próprios são precisamente o mesmo tipo de gente que, num passado não tão distante assim, abriria os portões para um inimigo pilhar, estuprar e matar após um cerco, desde que conseguissem algo em troca (uma posiçãozinha, dinheiro etc).
Na prática, são essencialmente pessoas desprovidas de qualquer senso de pertencimento, moral ou apego ao próprio povo ou ao lugar onde vivem. A única alegria que essa casta desenraizada possui é quando surge alguma oportunidade de conspirar em benefício próprio. Fora isso, são criaturas amarguradas que odeiam todo mundo e não pensariam duas vezes antes de incendiar a própria vizinhança ao menor sinal de contrariedade (os comentários aqui não me deixam mentir).
Historicamente, várias sociedades precisaram lidar com esse tipo de gente para poder avançar. Normalmente, uma parte acaba servindo de exemplo — algo que talvez esteja faltando aqui no Brasil.
Comentário bem escrito e irretocável.
Tomou Haldol hoje não? Reze pra um pneu de carreta e espere 72 horas que o Bolsonaro vai resolver
Mas sr fosse Lula colocaria esse bode na mesa da direita tb.
mas o Brasil nao procurou briga. Os EUA estao tarifando de forma irracional, amadora e oportunista tudo e todos. Japao, Coreia do Sul, Australia, Inglaterra… algo a mais?
Covarde.
Então, vai lá…toma as rédeas do negócio e mostra a independência do Brasil e sua total desnecessidade de negociar com os EUA.
O problema de vocês é achar que o Brasil tem uma relevância internacional e peso político que só existem no universo em que vocês vivem. Não temos como bater de frente com as maiores economias do mundo. Tu pode adjetivar quem quer que seja da maneira que quiser, mas a verdade é essa!!
Outro patriota vendendo a cartilha “Qual a melhor maneira de ficar de quatro sem sentir dor” rrsrsrsr
De ficar de quatro, talvez tu entenda, cavalgadura….
Pergunta para isso para o Zellensk, já que já vi você aqui na trilogia diversas vezes defendendo a invasão da Rússia contra Ucrânia.
O correto seria utilizarem essa premissa kamikaze do Trump para, por fim, desenvolverem logo o nosso parque industrial e autonomia na confecção de produtos de baixo valor agregado para de alto valor, principalmente na produção de chips e equipamentos dos mais variados, coisa que fazemos de maneira muita tímida e que vira e mexe, os liberais tentam sabotar.
Mas quem estaria disposto a fazer isto? Bater de frente com os barões do agro e contra as elites que lucram com toda essa desgraça? Patriotismo, na política desse país, virou apenas teatrinho de rede social, pois hoje, apenas temos pessoas que disputam para ver quem melhor consegue administrar esse modelo falido que temos de democracia e economia.
Quem mais lucra com a estrutura atual são os que estão no poder… oq tem de município que ser quer deveria existir não tá no mapa… Só SP tem mais cidade que TODA A CHINA!
Tem município que só existe pra manter a casta da família de muito deputado e senador que o pai foi prefeito, o filho, a mulher, o irmão etc… vivem mamando na estrutura municipal que só existe com dinheiro da união afinal não tem recursos para manter a própria estrutura municipal (câmara, secretarias, etc…) tudo muito bem aparelhado!
Judiciário então nem se fala… juiz, promotor,etc ganhando 500k mês… quando não 1milhão por causa dos perdulicarios
STF é outra vergonha, ministro jantando com político/empresário que vai julgar ação no outro dia…
Enquanto isso executivo socando imposto, taxa no lombo do povo pra manter a farra… esse país não tem futuro não!!
Sim, e temos que combater esse sistema falido. Essa tal “democracia” funciona para quem, no fim das contas? Para quem tem poder e dinheiro? Não será STF ( que está mais envolvido com tudo que tem de errado do que em defender algo de bom ) ou o exército ( mamateiros e corruptos por natureza ) que irão resolver isto.
Quer um exemplo de o porque não há luz no horizonte? Leia os comentários aqui e as reações da atitude do Trump. Essa polarização burra e artificial que apenas serve para impedir que o debate amadureça e que as coisas importantes sejam discutidas. Isto é um exemplo claro de o porque o buraco é bem mais fundo.
Perfeito! Como meu filho disse: ” O Trump colocou o P na mesa e disse: “coloca seu bingulim ai e vamos ver qual é o maior.” Tramp está fazendo isso com vários países, mas a questão com o governo brasileiro vai além da questão comercial.” A atitude desse desgoverno ainda nos colocará em maus lençois. Isso é só o começo. Se Lula e Amorim, junto com a esquerda corrupta e interesseira não acordarem para a realidade vamos beirar uma Venezuela. Além das barbaridades do sr. Alexandre de Moraes o rumo de nossa politica externa anda muito mal. A retórica antagônica de Lula no BRICS só nos levará ao isolamento e prejuízo estratégico.O Itamaraty é o principal assessor do presidente da República para a formulação e execução da política externa e sempre foi o órgão que coordena a participação do Brasil, seja no âmbito bilateral quanto nos organismos multilaterais. Com alternância de governos, é normal haver mudanças de ênfases e prioridades na política externa. O problema hoje é que, com as mudanças internas na política brasileira, o Itamaraty vem sofrendo um continuado processo de esvaziamento, sem deixar de executar um trabalho sério e competente, mas o ocupante atual do Palácio do Planalto só dá ouvidos ao lunático do Celso Amorim. As declarações de Lula sobre a agressão russa na Ucrânia já deixam claro a parcialidade estúpida que nunca regeu as relações internacionais de nosso país. Espero estar errado, mas acho que é só o começo. Em breve veremos sanções à pessoas e empresas ligadas à esquerda radical.
Exatamente isso. Aí pra cima tem um monte de esquerdista que daria o dedo e outras coisas mais para ir morar nos EUA, mas ficam dando piti. Eu fico me perguntando: se essa gente toda tem tanta aversão aos EUA, por que dão tanta importância para o que os EUA fazem ou deixam de fazer? Cortem o comércio com os EUA e negociem só com china, rússia, Índia, etc.
“A economia brasileira atual não pode se dar ao luxo de entrar em guerra comercial com EUA ou com a China,”
Perfeito! Mas, esses “corajosos” vivem num mundo à parte.
Até a oposição está criticando as tarifas. Vocês são uns covardes que querem o Brasil dependente dos EUA isso sim.
Ressalta-se que exportamos 27bi para os EUA e 94bi para a China.
Falar que vamos quebrar é desconhecimento.
Eu falei que o Brasil vai quebrar?? Tua vontade de chamar de covarde colheu tua visão….hehehehe…vocês são patéticos …
Não funciona assim. Não basta apenas “cortar”. A China poderia suprir as necessidades e vácuo deixados? Sim, em boa parte sim, mas o problema está exatamente nas exportações nossas para eles. Importar dos chineses já fazemos e muito, trabalho na indústria exatamente como comprador e praticamente só falo com fornecedores chineses, com raras ocasiões acontecendo com alemães e canadenses. O negócio seria achar mercado para as nossas exportações o que, dado o modelo seguido pelo Brasil, dependente de exportações de produtos com baixo valor agregado ( o que, com essa atitude do Trump, deveria motivar o investimento local, para se ter ideia, nem sequer torramos o café que produzimos, para ver o quão defasados estamos ), seria muito prejudicial para a nossa economia.
Achar substitutos para os produtos deles, acharíamos fácil e não apenas na China, o problema seria achar compradores para substituí-los ( investimento local, como mencionei, seria a melhor e mais adequada opção, mas não há esse objetivo e movimentação na política neoliberal que vem sendo seguida há pelo menos 50 anos por aqui ).
Tolheu*
Exagerado eu sou mesmo exagerado.
Jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado.
Eu posso até morrer de fome
Se você não me amar
… Por você eu largo tudo
Vou trair, roubar, matar
Adoro um amor …..
rsrsrsrs depois não querem que eu ria
Vai rindo e esperando para ver o que o teu líder vai fazer. Faz assim, cheerleader, larga os pompons e diz como o Brasil poderia bater de frente com os EUA. Vamos lá, talvez seja difícil para ti, mas acho que você consegue.
Fale por si mesmo, direitista. Quem deve ser doido pra morar nos USA é você, só que seria chutado de lá, algemado, e ainda ia parar num campo de concentração em El Salvador…Os EUA ganham muito mais dinheiro aqui do que nós lá. Qualquer cego, até o ideológico, consegue facilmente perceber. É só olhar ao redor e ver o quanto de produtos americanos nos cercam, diariamente. Eu mesmo estou digitando em um deles (logo irei me retificar desse erro), e bebendo uma coca cola que me veio de “brinde” numa pizza de uma junkie fiod americana que pedi. Nem de perto temos essa abertura no mercado estadunidense. Vou fazer de tudo para evitar qualquer produto que tenha origem lá, e é o que todos patriotas de verdade deveriam fazer depois dessas ameaças. Temos que meter tarifas recíprocas em TUDO que eles comercializam aqui. Veremos tb em quanto ficará o café diário que eles se entopem diariamente. Ou acha que a Colômbia e mais um ou 2 vão conseguir abastecer o mercado de lá? Esse psicopata tá achando que vai comprar briga com o mundo inteiro e vai dar certo pra eles? Impossível.
Vish. Tirando a China ninguém pode fazer frente aos EUA e mesmo a China afunda junto pq vende muito pra eles. Bora acordar pra vida. Tudo que está acontecendo é uma reação natural dos EUA frente aos seus rivais. Acharam que era um tigre morto e agora ficam chorando rs.
Reação? Mano, essas medidas são totalmente sem noção, as taxações nem fazem sentido. Não sou economista, mas pelo que os próprios dizem, existem cálculos e formas de se realmente analisar o quanto um país cobra de impostos e taxações de importações um do outro, e eles não fizeram. É puro populismo, sendo que nem sequer estão colocando contrapartes nisto. Por exemplo, se o objetivo fosse taxar celulares da China, para desenvolver e fortalecer a indústria própria deles, seria uma coisa, mas isso não acontece. São taxações a esmo, sem qualquer objetivo ou projeto concreto, apenas teatro.
Inclusive, ele está cagando ainda mais na economia dos E.U.A, cortando dinheiro da economia e da parte social, aumentando as isenções a quem já é podre de rico e nem precisaria dessas isenções ( só para se ter ideia, parece que a indústria de defesa, que será uma das principais beneficiadas, pretende demitir de 10% para mais da sua força de trabalho, invés de exatamente contratar, apenas para maximizar os lucros ), aumentando os gastos aonde deveriam diminuir, como é o caso da defesa deles que torra fortunas em coisas que nem sequer saem do papel, e diminuindo aonde deveriam focar, que no caso seria o desenvolvimento industrial e econômico. Enquanto, por exemplo, cortam da saúde, aumentam os gastos com presídios. Aonde que isso é “reação aos rivais”? Isso é um ataque ao próprio país. Tanto que, os mesmos bilionários que mandam suas fábricas para a China, não apenas não estão as trazendo de volta, como estão sendo beneficiados ainda. Qual a lógica dessa “reação”?
Não que eu esteja dizendo que um liberal faria algo em prol do próprio país, já que tudo relacionado ao liberalismo é burro e suicida. Não existe liberalismo benéfico ou correto. Entretanto, o cara só está prejudicando, a curto, médio e longo prazo, o próprio país, intensificando o que ele foi eleito dizendo que iria combater ( bem típico dos liberais, que nas campanhas propagam para todos que irão combater o que o liberalismo destruiu, mas fazem o oposto sempre ).
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não provoque e não ataque outros comentaristas.
Você já foi advertido anteriormente; último aviso!!
Eu? Morar nos EUA? Por qual motivo? Ganho muito bem, compro o que quero, vou onde quero e AINDA posso me manifestar sobre o que quiser. Eu sou direitista? Pode ser. Mas, eu diria que, antes de tudo, sou totalmente anti-esquerda.
Ui, ela é rica…então porque fica dizendo que os outros querem morar lá? Deve ser desejo subconsciente seu. Aproveita que vc ganha bem e compra um Green card by Trump kkkkkk ele tá vendo baratinho, 5 milhões de trumps.
“Ui, ela é rica”
Quantos anos tu tem…falo de idade mental…10,12?
Poder comprar o que quer pra ti é ser rico? Ora, precisa te atualizar. O salário que ganho e o que tenho são frutos de muito estudo, trabalho e renúncias. O resto todo do que tu vomitou através dos dedos ao digitar, é lixo…característico de espécimes como tu.
“se essa gente toda tem tanta aversão aos EUA, por que dão tanta importância para o que os EUA fazem ou deixam de fazer? Cortem o comércio com os EUA e negociem só com china, rússia, Índia, etc.”
Pq o que os EUA fazem ou deixam de fazer normalmente nos afeta, e qualquer um minimamente racional quer comerciar com todo mundo possível. Os EUA seguem sendo o maior mercado consumidor do mundo e nosso segundo maior parceiro comercial.
É óbvio que sim! O que eu escrevi é dirigido para os que odeiam os EUA de todas as formas. Eu fui irônico…escrevi uma hipérbole, entendeu?
Brasil tem que ser duro e soberano sobre a intromissão na soberania do Brasil. O Tio Sam já deixou de ser uma democracia e se tornou uma ditadura faz tempo. Democracia é só na propaganda.
Brasil tem que taxar Apple e outros produtos dos tio sam em 50% como resposta.
Se o governo brasileiro acovardar e ficar com medo de responder, o Trump vai entender isso como fraqueza e vai montar em cima.
Se não arregou nem para china que é a segunda maior economia, tu acha que vai arregar para décima economia kkk piada né.
O governo só vai aceitar, baixar a cabeça e dizer sim senhor.
Não arregou? Ele fez apenas um acordo parcial para a China. E ainda pediu para negociar antes.
Só vc que acha que Trump não arregou para a China.
Em abril2025 a China anunciou que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84% para 125%.
Em maio os EUA e a China concordaram, em reduzir temporariamente as tarifas recíprocas, marcando um significativo alívio nas tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo. Negociação é o nome.
O superavit mastrodonte da China continua rsrsrs
E o Brasil é a china?? Em que mundo vocês vivem?
deixei uma musiquinha para vc lá em cima tchau
Quantos anos tu tens? 12…10..? Além de escrever de forma incongruente, assassinando a língua portuguesa, agora virou pré-adolescente de 5ª série?
A ditadura chinesa de mão de obra quase escrava segue de vento em poupa. Mas o Brasil não é a China. Acorda.
O povo chinês agradece ao que vc chama de ditadura chinesa, sai da miséria hoje o povo chinês coloca o brasileiro no chinelo rsrs para de fanfarronice
Mão de obra quase escrava? Me poupe! Ainda está com esta velha ideia propagada pela direita maluca. O salário médio chinês já ultrapassou o brasileiro! Abra os olhos para a realidade.
pois é hahaha Doidos pensando que brasil é china
Pois é aqui só dá bananas rsrsr
Arregou pra china e arregou bonito. Vá se informar!
A China entrou bonito, rasgando, a única coisa que se houviu do Trump: ” Xi, Xi, Xi, Xi…. “gosto, sempre gostei e sempre vou gostar” . O cawboy do Brokeback Montain Rsrsrsrs
Tu jura que a solução para o atual estado de coisas é o Brasil comprar briga tarifária com os EUA?
Porque não? Nem Canadá aceitou isso, você acha que Brasil tem que baixar a cabeça e aceitar? È assim que você foi educado a baixar a cabeça quando é pisado?
Brasil nunca deve aceitar ser pisado por nenhum país, nem por os Estados Unidos.
É negociar! Praticamente todos os países que foram taxados no início entraram em negociação e muitas das taxas caíram e novos acordos comerciais foram realizados. Isso também é um claro avanço de Trump atacando o BRICS, aí, nesse caso, temos que ver se esse alinhamento ideológico (sim, não há como negar) e comercial com alguns países do bloco realmente traz bons frutos ao país. Me responda, por exemplo, o que o Brasil ganha se aliando ao Irã do jeito que está fazendo?
A Argentina, um exemplo aqui na América do Sul, está em em crescimento com os novos acordos com os EUA.
É uma falácia que Argentina tá em crescimento. Uma mentira que espalham por aí. Eu estive por lá e o custo de vida tá impraticável! Um almoço em qualquer restaurante simples em BA tá custando o equivalente a 150 reais. Papas e uma carne qualquer. Qualquer lanche na esquina não sai menos de 50 reais. O povo lá tá cada vez mais na pobreza e na miséria! O país tá no fundo do poço e não serve de parâmetro pra país nenhum, só os que queiram se afundar na lama…
ué e aqui ta diferente ?
Que crescimento?!! Os caras estão fazendo a todo momento novos empréstimos para não colapsar, sendo que já cortaram de tudo que poderiam cortar. Aonde isso é crescimento?
O problema argentino se dá por conta do déficit comercial deles. E o que fazem? Cortam da economia, não investem em nada, ao contrário, e continuam se segurando com mais empréstimos. Tanto que até o câmbio, que tanto diziam que deixariam correr livre, estão segurando novamente.
“Crescimento” dado transformando o próprio país em algo que só se alcança em tempos de guerra e destruição total, não é crescimento não. Se for assim, Somália, Sudão do Sul, Líbia e até a Faixa de Gaza estão indo bem…
Canadá arregou.
Mesmo ignorando Camões…..
Não é virar quintal, é deixar que Trump diga o que deve o STF fazer, e quem é bom para Prresidente do Brasil. Assim como o Sr. tem o quinta coluna do Italo com cartilha para ensinar como abaixar a calças rsrsrs
Não, é ….(modo ironico rsrrsr)
Foda que vão embarcando no ufanismo do governo e não entenderam o que está acontecendo kkk
Achando que brasil vai pressionar os EUA kkk
O Brasil? Você não viu que é o Trampi ameaçando impor 50% de tarifas no Brasil? Um país em que eles tem superávit comercial há 16 anos seguidos? Você não viu que é o Trampi que tá metendo tarifa a torto e a direita em tudo que é país, de aliado a aliadissimo? Tá por dentro mesmo hein …
Vou tentar responder.
O governo brasileiro ameaça com bravatas o dólar o tempo todo, nessa história do BRICS.
O governo brasileiro está buscando uma aliança ideológica (nega quem quer) com Rússia, China, Irã e por aí vai…
O Irã aqui é um caso a parte muito especial: o que o Brasil ganha se aliando a eles!?
Instituições brasileiras promovendo graves decisões contra empresas americanas.
Um documento migratório falso foi usado no caso Felipe Martins, sobre qual propósito e quem fez é o que estamos a ver.
O Brasil também taxa produtos americanos.
Na carta aí, o Donald Trump diz que negocia em semanas um novo acordo se o Brasil quiser. Bora ver qual vai ser a posição do governo. Agora, entrar numa guerra tarifária contra os EUA “porque não somos vira-latas e quintal de ninguém…” Como alguns dizem é ridículo e coisa de adolescente! e se olharmos bem:
O povo que reclama do Birobiro fazer continência para a bandeira americana é o mesmo que queima a BANDEIRA NACIONAL em protestos.
Esse povo que cobra defesa da soberania é o mesmo que adora ver um macron da vida defendendo uma intervenção internacional na Amazônia, e difama nosso agronegócio.
Esse povo que diz não a uma manifestação de apoio de Trump é o mesmo que chegou a ir até ao Papa pra falar dessa coisa satânica que é a política brasileira, e mentir dizendo que o nove dedos era um preso político.
Conversa fiada pra defender essa política absurda da extrema direita estadunidense. Se tem um país que o Brasil é aliado desde a independência se chama EUA. Eles tem superávit comercial com o Brasil há 16 anos seguidos. Os produtos e serviços deles INUNDAM nosso país desde sempre, de comida lixo e cancerígena até alta tecnologia. Agora, o Brasil é obrigado a se alinhar exclusivamente com eles? Não! Temos um mundo aí prós nossos mercados, nosso maior parceiro comercial é a China. O Brasil tem que tipo de aliança com Ira? Conversa fiada. Quem colocou o Ira nos BRICS foram Rússia e China. O Brasil não queria a expansão do bloco, e vetou a entrada da Venezuela, pra não melindrar o país do laranjão das tarifas…recebe em troa do maníaco 50% de tarifas, mais do que países declaradamente inimigos dos yankees.
Sua ideologia ficou além de sua percepção do real. Não há como argumentar.
Não há como argumentar porque vc perdeu o debate. Não me venha com com essa história de ideologia pq a sua é torta pra direita…os fatos são claros. Quem está taxando o Brasil e mais meio mundo, pelos mais variados motivos que brotam na cabeça dele, é um político de extrema direita. No nosso caso, em boa parte pra defender outro picareta de extrema direita.
”O Brasil também taxa produtos americanos.”
…
”Uma nota divulgada pela Câmara Americana de Comércio para o Brasil, estima que o Brasil cobra uma tarifa média ponderada de 2,7%.
“Essa diferença ocorre devido à alta participação de produtos americanos com alíquota zero nas importações brasileiras, como aeronaves e suas partes, petróleo bruto e gás natural, além do uso de regimes aduaneiros especiais – como drawback, ex-tarifário e Recof – que reduzem ou eliminam impostos sobre importações dos Estados Unidos”, diz a nota.
“Como resultado, mais de 48% das exportações americanas para o Brasil entram sem tarifas, e outros 15% estão sujeitos a alíquotas de no máximo 2%”, continua o texto.”
“Brasil tem que taxar Apple e outros produtos dos tio sam em 50% como resposta.”
kkkkkkkkkk
Não entendo o motivo de “kkkk”.
Tu leu a carta do Trump? Se aumentar a taxação dos produtos dos EUA, ele aumenta mais ainda a taxação são produtos brasileiros. E, na boa, tu tá querendo taxar a Apple? Foi nisso que tu pensou primeiro? Em iPhones e iPads? Esquerda caviar … Kkkkkkkk
Não. É pra obrigar a direita vira lata que adora um iPhone a pagar mais 50% nesses produtos da Apple…seria lindo! Kkkkkkk
E isso seria solução? Por mim, podem taxar em 5000% os produtos da Apple. Eu uso Samsung. Só uso iPad para trabalhar, mas daí não sou eu quem paga.
Esse aí é mais conhecido por aqui como Gabriel USA. Esse é o motivo rs
Pois é, teria que baixar o imposto então kkkk
Com superativ na balança comercial com o Brasil, não tem razão a não ser politica, de instalar no próximo governo um subalterno, o quinta coluna, o infame que destruiu centenas de milhares de vidas no período critico da COVID, um pais que tolera, um deputado com todas as regalias, que até o momento não foi cassado, de uma família que chega a dizer, insinua que o Brasil está fazendo bomba nuclear com em acordo com China, o Bananinha está tendo sucesso, na tentativa de transformar o Brasil na República dos Bananas.
Esse governo de esquerda é vacilão, medidas já deveriam ter sido tomadas no passado, a ida do presidente atual ao G7, deu o recado do vacilo, a não incorporação de Venezuela, sem incorporação do seu recursos petrolífero na nossa cadeia de suprimento outro vacilo acovardado, entre outros, não espero muito desse governo.
A verdade é que o Estado brasileiro é um balcão de negócios sujos.
EUA não é melhor, Rússia não é melhor, mas tem algo que os iguala, não relativizam sua soberania. Quinta coluna no EUA é trato a tapa, na Rússia escorrega na casca de banana, na China nem pensar, aqui elegemos como presidente um idiota, pagamos salário a um deputado traidor do país. Aqui patriota levantam bandeiras de Israel e EUA acima da nossa. A Bandeira que é um símbolo maior de um país.
Aquela bandeira que a canhota bota fogo?
calma ele tem amnésia. fora o fato de falarem que esse o país é racista, debocham dos nossos maiores nomes, D. Pedro I e II, I. Leopoldina, tentaram queimar uma homenagem aos Bandeirantes e etc. isso ele esquece
Aqui no Brasil, para a maioria das população, a bandeira e só pano colorido! E motivo de polarização política. Tu não viu aquele vídeo que viralizou tempos atrás, de alguns garis juntando lixo com uma bandeira brasileira que encontraram em uma lixeira?
https://youtube.com/shorts/FI5fm8-qWKE?si=2RU42WuNBHQnD70Y
Sr. Grabriel Br e Sr. Santamariense, esperemos.
Vejam o que diz o Bonner logo no inicio, “ação ideológica” o que eu falo de reafirmar o seu quintal.
Vejam o que diz bananinha que reafirma que vem trabalhado contra o país. Esse é um país que tolera e paga um traidor.
https://www.youtube.com/watch?v=8osDfzG4LfQ
Bonner?? Tu tá falando sério?? Hehehehehe…bem, de ti, eu não poderia esperar outra coisa….hehehehehe
Culpa sua Santa. Tive que radicalizar rsrsr até o Bonner
Cara, tu tem um problema bem grave, não resolvido, de desenvolvimento afetivo-emocional…
EDITADO
Evangélico Israel cospe em cristão, não acredita em Jesus, o Aiatolá está vivo, não tem inspeção nuclear, o armazém ainda está cheio de drones e mísseis, a Rússia ainda mantém máquina de triturar ligada, e quem alisa traidor é como corno consciente, gosta.
20 likes e 36 dislikes no seu comentário exemplificam que estes qunta-coluna são parte significativa da população. Que políticos entreguistas de direita sejam assim, é apenas reflexo disso.
fewoz, boa noite, acabei de assistir uma entrevista de Fabio Banana, o senadorzinho, na Globo, ele diz, “é como uma assinatura de contrado de adesão, vc não tem poder para exigir ou reclamar só assinar”, ou seja, EUA exige e ponto, resumindo, a malandragem da patriotada é incultir medo na população brasileira, para vir acreditar, que temos que ceder, porque nós é que somos o mal, como foi dito aqui varias inverdades, sobre sobretaxação do Brasil aos produtos de EUA, entre outras, que não somos uma democracia por quem quis dar golpe, e que temos que acatar decisão de um presidente de EUA que se sobrepoe sobre decisões do STF, soltar o inelegivel. Meu caro não é a primeira vez que a matilha da patriotada late alto, na eleição jogaram centenas de bilhoes de reais fora no intuito de ganhar eleição para presidente, perderam, tentaram, golpe, parte já está na cadeia, outra a caminho.
Ser duro com os EUA kkkkkk
Amiguinho, o máximo que o Brasil pode fazer é correr até o final da coleira e latir.
Se quiser amenizar isso, vai ter que botar o rabinho entre as pernas e ceder a demandas do Trump.
impor taxas é atentar contra a soberania de um pais??
Brasil já taxa os produtos americanos em bem mais que isso…e Trump ja avisou que se houver retaliação vai aumentar ainda mais
que essa ditadura daqui pague por suas escolhas
E a matilha de vira-latas latem sem parar para defender seu mestre que os despreza kkkkk
Somos uma ditadura tão boa, que você faz esse comentário sem punição.
pois eh..mas muitos não podem falar mais isso.
Santa ignorância.
Pesquisa quem tem superávit sobre quem, antes de repetir idiotices do ZAP.
Santa ignorância.
Leia todo o conteudo da matéria! Não é apenas um motivo.
Descobri que o Brasil ataca a soberania da China, com quase 100% de imposto nos produtos vindos de lá
Brasil? Ditadura? Em qual mundo você vive?
Você não marca nem consulta no SUS sem Whatsapp. Já perdi consulta com médico porque não uso isso, e eles partem do pressuposto que todo cidadão tem que ter.
Estado brasileiro tem nem capacidade de fazem seu trabalho sem depender do Google e Apple pra tudo, você acha que vai taxar?
A receita federal não funciona sem os servidores da Amazon nos EUA.
Soberano no que? eles taxam quem quiser, se o governo vai dobrar aí é outra história
“Brasil tem que taxar Apple e outros produtos dos tio sam em 50% como resposta.”
Caro amigo, o Brasil aplica a décadas o Imposto de Importação de 60% somado ao ICMS de importação que, dependendo do estado, pode chegar a 18%.
Sempre cobramos uma carga tributária altíssima de produtos estrangeiros.
E quem compra iPhone cai continuar comprando com 100% de imposto a majs
Faça um cálculo básico do impacto de taxas de 50% para as duas economias e veja quem perde mais. Palavras de um economista ouvido pela globe….pela globe…: “é um mico brigando contra um gorila de 500 kg.”
Aquela compra ridícula dos BH tem que ser cancelada imediatamente e nosso país tem que se virar cada vez mais para a China e outros parceiros dos brics.
EUA não respeita nossa soberania, não respeita nosso povo e nos vêem como inferiores.
Não podemos retroceder um passo sequer!
100% certo!
O Brasil quebra antes , basta analisar as métricas kkkkkkkkk
EUA representa apenas 12% das nossas exportações. Não força
O senhor sabe que nossa indústria depende dos EUA para viver , né?!
a taxação não seria sobre as exportações brasileiras e importações americanas?
Eles não precisam de nós , nós é quem precisamos deles. basta ver os itens da balança comercial…
Basicamente seu café vai ficar mais barato e o iphone mantém o preço, desconsiderando efeitos no câmbio, conversão de real pra dólares que tende a piorar, o dólar encarecer, mas não sei se por período prolongado.
Tô achando negócio matar essas sanções no peito e xingar muito o Trump no “X”
Em um site de defesa vc é negativado ao dizer isso? rsrsrsr
O dolar vai encarecer, adeus Disney, comprinhas em Miami, carrão americano, Broadway.
“negócio matar essas sanções no peito e xingar muito o Trump no “X”’, já deveriamos estar trabalhando a muito para esse momento, mas a esquerda fica discutindo identitarismo.
Engraçado… vocês só pensam em iPhone…
injusto, escrevi o comentário enquanto tomava café.
Usando um iPhone… hehehehe
Na boa, eu não concordo com muito do que tu fala ou defende, mas discutir contigo não é pesado, ao contrário pode outros por aqui. Tu sabe manter o respeito. Mas, estamos em lados opostos do espectro ideológico. Toca o barco.
Esqquerdist@ caviar é assim mesmo
amendoim… quando o dinheiro dá.
Esquerda caviar e gadaiada é tudo igual.
Pois é… E o Lule dando pitizinho! kkkkkkkkkkkkk
Não se ele colocar oa IEPA no meio estamos lascados, pq quem fizer negócio com Brasil vai levar sanção também, igual a Rússia que se viu excluída do comércio mundial, tendo que maquiar suas exportações com navios “fantasmas”
Meu caro, salta ao olhos seu maniqueísmo.
“nossa indústria depende dos EUA para viver , né?! rsrsrsrs
Não faz ideia do que está em jogo, só te lembrar em recente debate de Bananinha com outro deputado de esquerda o traidor disse “é provável que o Brasil nesses próximos dias o Brasil possa provar sanções”, ou seja, esse traidor já sabia afinal vem trabalhado para isso. E nos pagado seu salário. Esses são os patriotas. rsrsrs
Não está recebendo salário
Traidor conheço merece cadeia, indigno do cargo, um covarde chorão.
A Grande maioria do que necessitamos deles é facilmente substituída por outro parceiro e fornecedor. A hora é essa. EUA, e digo infelizmente, pq não sou antiamericano, já morei e estudei lá, se tornou um parceiro não confiável.
XP acabou de soltar um relatório, vai afetar no máximo 0.2% do PIB, chora,
XP ? ! kkkkkkkkk
Corretora de investimentos, quem entende conhece. É a maior do setor.
Eu imagino o que seria da URSS, China, Vietnam e outros países que peitaram o império se tivesse essa mentalidade passiva igual a sua.
É nesses momentos que precisamos ser fortes, assim como o México e Canadá foram. Podemos negociar, mas nunca abaixar a cabeça.
E se lembre: Trump logo sairá e outro entrará no lugar e as coisas voltarão ao normal.
Mas se tu leu o recado, ele disse que pode mudar de ideia se tiver um acordo, eu apoio um acordo, quero que as sanções fique só com os membros do STF
Teu líder chorão, que disse que quer o Moares como vice rsrsr vai para cadeia, se acostumei com a idéia
e seu bandido esta solto graças ao STF que não segue a Constituição.
Eu já sei, com todas as leis e o Código de Processo Penal jogado no Lixo
Nobre, sem os EUA nossa indústria não sobrevive, a Embraer por exemplo quebra (nem motores para os aviões teria).
Acorda pra vida neném, o mundo é mais complicado que sua torcida ideológica
Meu caro, existe uma grande quantidade de variáveis nessa equação, mas dentre todas elas a única que não podemos aceitar é abaixar a cabeça e aceitar calado. Pq isso seria um enorme atestado de republiqueta e também é exatamente o que ele quer.
Nenhuma empresa pode ser maior que a soberania brasileira como país independente e soberano em suas terras.
Motores se constroem em todo o mundo! Parceiros do brics inclusive.
Seria vergonhoso para o Brasil aceitar isso ao mesmo tempo que países muito mais pobres como Venezuela, coreia do norte, Vietnam e Cuba lutaram por sua soberania.
Vc vai estar do lado de quem se curva ou do lado do seu país ?
Sem discutir o mérito: turbinas de avião NÃO se constroem no mundo inteiro. O C919 Chinês não usa turbinas chinesas.
Motores se compram em países como china e rússia. Tens razão. Mas, qual é uma das empresas com produtos de maior valor agregado e poder de exportações do Brasil? E
ela vende mais aeronaves para quais países? Usando motores russos, por exemplo, venderia para quantos países ocidentais? Entendam que a situação é muito mais complexa do que se imagina.
Mais fácil a Embraer a Abrir uma Planta de Fabricação nos EUA e fechar a do Brasil.
Teremos que ser miseráveis pq nosso STF persegue pessoas, e nosso PR é aliado de ditaduras, Jenial
Esse é evangélico seguidor do Mala.
Mala fraca kkkkkkkkkk
Tadinho do Bolsonaro. Um perseguido…kkkkkk um santo, impoluto…
ainda bem tu que tu sabe né
Os motores do E2 são feitos no Canadá.
Sim, pela norte-americana Pratt & Whitney.
Por uma empresa dos EUA.
kkkkkkkkkkk Canadá o grande rival dos EUA que nos dará Motores kkkkkkkkkkkkkk Fora o aviônico Rockwell Collins, Honeywell e Garmin, vamos tirar de onde?
Se precisar a gente chama o Eneas e cria o estilingue de mexicano pros EUA. relaxa um pouco.
Rolls Royce, Safran opção não falta.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Rolls usa componente americano, e o UK vai se meter na frente dos EUA pra nos proteger kkkkkkkk, digo o mesmo da Safran
Pagando que mal tem.
Vamos pgar 5 vezes o valor do motor e vender o avião pra ninguém, vc é um Jênio
Acorda Filho..o Brasil ainda não taxou a importação de items dos EUA, vai continuar comprando pelo mesmo preço. Quem taxou foi o burro do laranjao a importação de produtos do BRasil, ou seja, consumidor americano que vai pagar mais caro pelos nossos produtos, como aquele suquinho de laranja famoso lá, vendido pela Coca Cola, Minute Maid..
Tão falando que o governo vai limitar a exportação de minerais raros para os EUA, e quebrar patentes. Logo mais o Trump recua….. TACO Trump
Pessoal nos EUA já está zoando, falando para eles aprenderem a gostar de chá, e que vai faltar carne rsrsrs
Não foi uma simples taxação, foi uma sanção, os EUA não tem base pra uma guerra comercial com o Brasil, os EUA querem nos pressionar, e isso pode ter sido só o começo
Sempre achei essa compra um absurdo! Concordo contigo em cada letra!
Sgt Moreno
Uma lição que levo hoje ao ler determinados comentários, o brasileiro é provido de autoestima baixa, falta de confiança, autodepreciação e sentimento de inferioridade independente de classe social ou cultural. Triste.
E a China respeita muito….. haahahahahahahahahah
Mimimimimimi
Acho que agora o PA chega num certo lago,rs.
A fatura da conta do desgoverno chegou.
Democracia,soberania e patriotismo na boca dos militantes é nauseante e hipócrita.
O complexo de vira lata
Furibundos, coléricos, enraivecidos, nauseantes, caçadores de comunistas rsrsrs
Lacrou! kkkkkkkkkkkk
Fale por vocês que no governo passado só faltaram pedir para Marte ser contra o PR.
Sim, e estamos agora defendendo o Brasil e não agindo como quinta coluna igual a sua turminha age
Quinta coluna contra o STF, e Luladr@o kkkkkkkkkkkkkkkk hilário demais,
Ignorância política é uma merda.
E você está bastante feliz com isso, pelos vistos, né?
“Não gosto do N, mas o Brasil não pode também abaixar a cabeça, não! Tem que negociar! O problema é que não temos governo, temos uma gaiola das loucas em Brasília e outra, um congressista nacional tramar contra interesses nacionais visando vantagens pessoais e traição, sim, à pátria!
Vai ter muito deputado, que vai querer mais verba, o presidente do senado disse que irá promulgar com urgência o número de deputados, bando de quinta coluna, quem precisa de Porta Aviões para dominar esse país? rsrsrsrsr
Você não amam a Constituição de 88? Para governar tem que pagar …
tolice
Concordo na íntegra!
Quais vantagens Pessoais? Impedir que o pai dele seja Preso por um crime que não chegou nem a ser tentado, e que tem como base uma delação conseguida por ameaça, além de pessoas que são censuradas pq não se curvam ao Alexandre de Moraes, fora as pessoas que estão presas sem prova nenhuma, além das que pegaram penas que nem estuprador pega , o interesse nacional é que um grupo mande e desmande no Brasil?
O pior é que os EUA estão certos, estão pensando em seu pais ou querendo algo em troca. Errado é quem não faz o mesmo de volta (se é que conseque segurar a bronca). Bater de frente com os EUA, literalmente, teria que ter coragem, pois paises muito mais forte que nós ficaram com pé atrás, imagina nós? Vamos ver a resposta do Brasil e até onde vai isso.
Alguns dirão: Brasil é celeiro do mundo, Brasil é isso e aquilo (mas a vida real e o peso americano é maior, te garanto). Por fim, no final, o que eles querem é nos pressionar e chegar a um número que os agradem como sempre e usaram o Bolsonaro só para desculpas mesmo.
Agora como Brasileiro, quero ver uma reação dura e não se calar ou temer, mesmo não apoiando o governo atual!
Os EUA estão certos em que??? FAZER POLITICAGEM com economia, pelo amor de Deus cara.
Não é politicagem, essas tarifas de Donald Dumb tem o modus operandi semelhante ao usado por mafiosos,negociações por meio de pressão e chantagem…
Interferência na soberania brasileira não pode ser admitida. Brasil é um país soberano. O mundo mudou. Os EUA precisam se acostumar a isso.
Mas isso sempre aconteceu, desde da criação do mundo. Os mais fortes quem mandam e simples. Infelizmente somos os mais fracos (poderiamos ser muito mais fortes) mas o brasileiro e sua corrupção não os deixam.
Se corrupção fosse o problema de um país se desenvolver ou não os EUA não seriam a potência dominante com seus lobbies no setor de petróleo, indústria automobilística e setor militar. Acho que o termo correto seria Imperialismo mesmo, mas requer um estudo mais aprofundado a respeito do tema e não senso comum.
Acho que os patriotas não querem entender o que vc disse, colocam EUA acima de todos e de tudo, rsrsrs
“Brasil é um país soberano.”
Mais por concessão dos outros do que por mérito nosso.
É nessa se enquadra vc e os patriotas, tanto que tem o bananinha como representante, esse está sendo verdadeiro, legisla como deputado a partir do centro imperial rsrsr
Soberania?que soberania cara pálida?somos governados por gente que é capaz de vender a própria mãe por alguns poucos trocados …
Quando a corrupção entra na sala a soberania sai pela janela…
Essa carta, nos coloca por décadas no colo da União Europeia e dos BRICS…mas no bom sentido.
Não sei se vocês leram a carta, mas basicamente ele nos taxou por sermos soberanos, e por causa das ações na justiça, contra o ex-presidente. Ele quer que o governo brasileiro, interfira no STF.
É tão maluco isso, mas tão maluco, que eu acho que o governo vai ficar frio e negociar, em vez de ir para a guerra comercial, nao vale a pena. Explico: com um débil mental ou valentão, não se argumenta, e sim se trata como um doente.
Por fim, algo que vai unir o Brasil. Estou com saudade de abraçar meus compatriotas.
O Brasil tem que fazer o que Trump mandar…senão a gente quebra !
Não, não quebra. Vai afetar 2.5% do nosso PIB. E não vamos obedecer ninguém, vamos negociar, que é o que gente normal faz.
Qual poder de barganha temos?
Quer se ajoelhar? Eu não.
O pessoal de Brasília não se importa com a gente não…o negócio ali é dinheiro kkkkkk
Negociação e Reciprocidade se necessário.
Trump também afirmou sem provas, que a decisão foi tomada “em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil contra eleições livres e à violação fundamental da liberdade de expressão dos americanos”.
Não é uma questão de balança comercial que é positiva para os americanos ela é política é colocar o Brasil de quatro.
Um fala de quem não tem a mínima noção, da capacidade de um pais com o tamanho e recursos do Brasil. De quem não tem o respeito a nossa história, a nossa cultura. É com esses vacilões que os patriotas gostam, é quando ingenuidade e traíram tem o mesmo significado.
Mais se o trump mandar elite brasileira abaixar as calças, ela abaixa kkkkk.
Brasil não quebra , fica tranquilo, nossa elite tem vergonha de ser brasileiro vai fazer o possível para conter resposta do governo ou até obrigar aceitar.
Elite brasileira e uma coisa desprezível.
Pedro Bó…. Essa taxação pega exatamente a Elite q sustenta o atual GF, e recebe as mamatas em retorno….
E nem é primeiro de Abril, nunca vi algo tão grotesco quanto essa carta. Isso porque a relação hoje é superavitária para eles. Nos vendem mais do que vendemos para eles. Não sei o que Lula vai fazer, mas a coisa vai feder…
E daí? Não sou coveiro… Qualquer sarrafo grosso no lombo dos puxa-sacos de americano é bom para o Brasil. Vamos perder dinheiro? Vamos. Mas essa lição de expor entreguistas não tem preço.
Kd os patriotas? kkkk
Patriotas ou entreguistad
Notei que o motivo da taxação é diferente da condição necessária ao reestabelecimento das relações comerciais normais.
Esperando pra ver o que vai sair do papel dessa política.
Capaz de gerar um extremismo antiamericano e pró-americano desnecessário por aqui.
Se o Ciro Gomes bancar o Eneas, é capaz de capitalizar votos convertidos pra esquerda…
Ahi chega no 15% e se vende caro no segundo turno para a direita.aximo de capital político seria isso.
Minha sugestão a atual governança de Banania…obedece e ponto.
Mas sinceramente eu gostaria muito de ver até onde Brasília é capaz de ir…pq até onde sei é um pessoal que não tem o menor arranjo intra-cromossomial de virtude dentro de si.
É tu Janja? kkkkk
kkkkkkkkk
Nossa, que fúria!! Toma um diazepam…
Traidor da pátria é quem saqueou os país em bilhões, escândalo do INSS, Petrolão, mensalão, sítio de atibaia. Faz o CPX
Sim você tem razão , mais uma pessoa que apoia interferência do seu próprio país seria considerado o que. para min e mais um traidor da pátria mesmo.
Concordo, de verdade. O problema, é que tudo se polariza nesse país nos últimos anos. Uns, defendem tudo que o atual ocupante do planalto faz ou diz, independente da idiotice que for. Outros, acha lindo um deputado federal ir para os EUA defender uma agenda familiar, que visa apenas tentar livrar o pai dele. Percebe o nível de esquizofrenia reinante no Brasil?
Gaúcho, um dos únicos comentários sensatos deste post. Uns comemoram e outros reclamam, mas poucos analisam as implicações do ocorrido. Hoje a interferência é contra este governo e amanhã será contra outro. Isto não é bom, mas preferem ficar na torcida.
Exatamente!! E todos são rotulados por todos! Virou um manicômio a céu aberto.
Mas isso é também
Bem, não existe crime de lesa-pátria na legislação civil.. este crime que constava na Lei de Segurança Nacional foi substituído pelo crime ao de ataque ao estado de direito e conspiração com estrangeiros para prejudicar o Brasi,
Neste aspecto, o filho de Bolsonaro gerou suficiente prova para ser processados.. se vai ser condenado, eu não sei.
Outro políticos, inclusive Tarcísio, poderão ser processados por esta lei. Em seu caso, ele será julgado STJ exceto se seu processo for derivado de outro que esteja sendo julgado no STF.
aperta que ele se entrega rsrsrsrs
calma Princeso, a sanção é nas Exportações, e não no País, foi o que Janja me disse
Bolsonaristas lascando a economia e o agro para salvar Bolsonaro.
O agro agora é importante né?!kkkkkkkk
O agro sempre foi importante, não misture empresários sérios com bandidos infiltrados dispostos a buscarem vantagens a qualquer preço. Mostrando a cara em Gabriel “””BR””” rsrsrsrs
Hummm… JBS … lava-jato … atual ocupante do planalto … Hehehehe
o Nilo entende de bandido infiltrado, foi na Urna e ajudou a infiltrar kkkkkkkkkkk
Pense positivo, o café e o suco de laranja não vão mais para os EUA e vai sobrar por aqui. Logo o preço vai cair.
Essa família de ordinários, reles e abjetos não vem fazendo isso de agora, de SP agora para SC sempre tem judas a vender por trinta moedas rsrsr
Concordo, de verdade. Mas, quem é tu, defensor do atual ocupante do planalto, para apontar o dedo para quem quer que seja? Tu defende um sujeito que foi solto por filigranas jurídicas, pois as provas existiam, as delações foram feitas (lembra do Palocci?), e tudo mais.
O agro não é muito problema O Brasil exporta poucos produtos agrícolas para os EUA e na verdade o Brasil e os EUA são concorrentes em soja, milho e proteínas. O problema é a indústria.
amigo, olha esses fatos:
1-governo Lula já começou chamando Trump de “o maior nazista do século XXI”
2- Lula tá se aliando cada vez mais a China, Rússia, Irã, Venezuela… (de inimigos dos EUA, acho que só faltou a Coreia Do Norte)
3- Lula foi o único no ocidente a esculhambar com Israel, chamando de governo genocida, nos ataques ao Hamas. Ataques esses que são frutos de uma resposta a um anterior ataque do Hamas em Israel no qual até cabeças de bebes rolaram. Aqui, o OCIDENTE todo criticou a fala do Brasil.
4- Trump já mostrou a que veio. Aí la vai Lula no BRICS criticar o dolar, coisa que a China não faz!
5- Nessa reuniaozinha do BRICS, não veio o Putin (medo de ser preso por seus crimes), não veio o líder chines (esse nem motivo deu), não veio o do Egito…mas tá cheio de comentaristas e especialistas em assuntos militares na internet dizendo que esse BRICS é a salvação do Brasil…
6- Após a reunião do BRICS, que praticamente contou pra nada, uma jornalista AMERICANA perguntou diretamente pro Lula: você tem medo de sanção? porque enquanto voce tá esbravejando, praticamente todos os outros países do BRICS estão buscando acordos com os EUA. Lula ironizou e disse: “To sabendo disso agora”…
7- O mundo todo ta vendo e fazendo matérias sobre a instabilidade política que tá havendo no país, e isso agora vai ser um assunto muito comentado lá fora. Sem falar nas decisões esdrúxulas do judiciário em relação a empresas americanas, com direito a diplomata americano sendo detido em aeroporto!
mas a culpa é do Bolsonaro.
No acordo sobre a base de Alcantara os B. minions tiveram a pachorra de fazer uma clausula onde os adversários dos Estados unidos não poderiam utilizar a base para lançamento. Duvida? Está escrito lá, só ler! kkkkkk
É muito entreguismo kkkk
Lula agora tem q saber aproveitar o momento, deixar o agro sofrer um pouco para desgastar o bolsonarismo, a eleição é ano q vem.
Só existe um problema… batendo mto forte no bolsonarismo teríamos alguém mais decente na oposição, fragilizando mto o PT com um adversário sem desgaste. Tem q medir bem, nao pode deixar o bolsonarismo sangrar mto.
Quem vai sofrer é a indústria , o agro exporta para os chineses.
Errado. Nós exportamos muitos produtos agrícolas para eles. 60% das nossas exportações para os EUA. Vai ler a notícias. Bateu o pânico no agro.
6,4% em 2024. tem nada de 60%
Nossa cada um…
Café.
Vocẽ tem razão… será preciso buscar mercados nos países do sul-global, fortalecer o mercosul e buscar clientes na África
Sim a gente ia deixar empresas com ligação com o PCCh chegar perto de material sensível de empresas americanas, coreanas e Europeias e os Chineses e os Russos iam lançar de Alcantara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eles tendo base de lançamento no país deles e iam lançar de um fim de mundo qualquer.
Vocês querem oque mesmo ? O larápio apoia Venezuela ,iran. Condenou a Ucrania pelos ataques na Rússia ,salvou uma presa por corrupção no Peru , quer salvar a larápia da Argentina. É aquela velha história esquerdista. A culpa é sempre do outro lado.
Não tem vergonha na cara quem apoia esse bêbado no governo.
A males que vem para o bem.
Acelera mais aí Trump que eles espanam aqui.
Bota no 12..
Talkei!! Concordo! Mas nessa meLda que o Deputado Bananinha fez pra salvar o ex Capitão mau militar (palavras do saudoso e glorioso General Geisel) quem perde é o povo brasileiro. Inflação, desemprego e empresas falindo é o que veremos.
Acho que o Trump pesou na mão, devia só expulsar os parentes dos Minstros de lá, e impedir que empresas americanas façam negócio com o STFe os ministros,
Você deve sofrer de síndrome de Estocolmo para defender esse animal que despreza você por ser latino.
Isso significa menos emprego, menos comida e quem vai pagar a conta vai ser o povo.
Vocês bolsolovers são inimigos do povo
Esquerd@ Br causou tudo isso que vc falou aí e tu continua apoiando, é hipocrisia, doença mental, explique-se
Eles se fingem de esquecidos das m÷=#@$ e provocações que o mandatário do desgoverno fez com o Trump,agora ficam com essa mentira de soberania,democracia e patriotismo.
Reclamam dos que carregam bandeira de Israel e EUA,mas a vermelha sagrada e surrada está lá,a da Venezuela,de Cuba e da Palestina também ,mas cospem,queimam,pisam e sambam em cima da do Brasil,esses são os PaTriomentos que reclamam de quem protesta com camisas da seleção brasileira e eles protestam com camisas vermelhas ,do Che e lenços usados por grupos palestinos(isso não é apropriação de cultura alheia não?).
Engraçado que o sujeito estava lá na Argentina interferindo diretamente na política de lá e agora vem com papo de soberania. Não dá para achar que pode prender e torturar manifestantes, perseguir, cassar e impedir opositores de se candidatarem e os outros países ficarão calados quanto a isso, amadorismo total.
E ainda fala que a justiça do Brasil é soberana . Cara deu asilo para uma condenada por roubo do Peru. Então a do Brasil é soberana e a da Argentina e do Peru é circo pra ele é ? Eu quero que o Trump coloque com força no bêbado.
Para com isso. Nem tu acredita nisso. A direita brasileira continua livre, falando o que quer.
Olha ao sua volta .. e me apresente um senador ou deputado federal de direita e alguns de centro que não esteja em um inquérito ou alguma ação judicial perante ao STF nesse pais…aquela das ”fake news” por exemplo .. e me apresente um de esquerda incluso nisso …… nem falo da interferência nas eleições onde errados ou não . a ”faca ” so cortava para um lado ….se voce e de esquerda .. aprecie o momento ..mas um dia o jogo vira …e olha que nem eu me considero de direta
Bom, quem não deve, não teme. Se há deputados de direita suspeitos de corrupção ou violação das nossas leis, que respondam na justiça.
se voce e incluído em um inquérito , sem base juridica alguma ..onde se impoe todo tipo de controle , ameaças e ”prestações de conta” com base no ”nada”.. fica difícil dizer que estamos de fato em um estado ”democrático” de direito …e ainda sujeito a ”boa vontade” ou ”humor” de quem esta no poder sem qualquer respeito a justiça vigente e sim a intepretações ”dirigidas” …. como voce define isso ? .. eu chamo de ditadura …. mas e isso .. ”problema deles , não meu ” e o que vários falam , ate ser atingidos de alguma forma , ai , ja e tarde
meu comentário foi apagado .. que pena
Trump tentou um golpe de estado no pais dele, fracassou mas não foi preso e depois anistiou as centenas de seguidores presos pela tentativa de golpe
Trump agora defende outro golpista, que diferente do pais dele, vai ser preso.
Um golpista tomando as dores do outro.
Alguém surpreso?
Sim o Trump tentou um Golpe com apoio de baderneiros, e aqui e o Bozo tentou com uma Minuta que nunca foi assinada, e nenhum oficial 4 estrelas comandante de força quis ajudar kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenta mentir mais quem sabe algum dia vira verdade
Vc participou?
não
Pessoal falando pra “abaixar a cabeça”, que coisa mais patética.
Sinceramente, vão embora, saiam do país, quer ser tão capacho assim, pega um vôo pra Honduras e entrem pra caravana de imigrantes até a “terra prometida”.
Se as pessoas que trabalham e produzem saírem do Brasil vocês da canhota vão viver como?
Quero ver levar o latifúndio, as empresas e o mercado consumidor. Quer ir? Guarulhos é logo ali
sim vai ficar aqui, e aqui vai ficar igual o Zimbábwe, um monte de terra que não produz nada,
Tenho até medo do seu conceito de quem “trabalha e produz” kkkkkkkkkkkkkk
É notável o medo, vcs não sabe o que significa essas palavras kkkkkkkkkk
Beleza, Elon Musk brasileiro kkkkkkkkk
Obrigado pelo elogio, mas presta atenção, feminista de suvaco cabellado não entende de agricultura, muito menos o MST
Pode sair, vamos viver de boa, pode
levar com vocês a esquerda identitaria, e a direita neoliberal.
Esquerda Identitária ia ser feliz na Califórnia, mas é melhor deixar aqui, o Psol ia sentir falta, pois é de onde vem o voto
Do amor de painho e canja.
Hahahahahahaha
Preciso de 2 milhões de francos para me mudar para Suíça, se puder me ajudar avisa
Está aí! Esse seria um bom motivo para o Brasil cancelar a compra dos Black Hawks americanos…
Há outras opções e deveríamos ver tais opções.
Modelos como os Leonardo AW-149,AW-159 e AW-139M…
Sem esquecer os Airbus H-175M ou H-160M,aí seria algo mais improvável…
Continuar a ser amigável com um país hostil,mesmo esse sendo um “farol para o mundo ocidental”,apesar que hoje há meios melhores para se guiar em segurança.
Essa tática de gangster que esse senhor usa para negociar,certa hora irá se voltar contra eles…
Não iremos morrer se diminuirmos laços com os americanos, há outros mercados…
O Brasil possui a segunda maior reserva mundial de terras raras, com grande potencial de exportação para os Estados Unidos, que
estão buscando diversificar suas fontes de fornecimento.
A China lidera a produção global, mas o Brasil surge como um player
estratégico, especialmente com a crescente demanda por esses minerais na indústria tecnológica e de defesa.
O Governo americano está interessado em uma parceria estratégica com o Brasil que pode transformar o país em um fornecedor preferencial desses recursos vitais.
Os EUA está buscando reduzir sua dependência das cadeias de suprimento da China, veem no Brasil uma oportunidade estratégica para
diversificar suas fontes de minerais críticos. No entanto, o governo brasileiro está exigindo garantias significativas para avançar com esse acordo.
Se os palhaços daqui souberem jogar as cartas certas,não temos o porque de balançar o rabo,podemos retaliar de muitas formas, como deixar de comprar petróleo e combustíveis deles,poderíamosmuito bem comprar dos canadenses e estaríamos bem servido.
Seja na própria carta, seja no perfil do atual governo americano e do Brasil foi um conjunto de fatores que levaram a essa situação. Lembrando que as relações internacionais não são pautadas pelo certo ou errado, mas por um conjunto de interesses. Espero que os atores nacionais saibam lidar com essa situação para o nosso bem com ações eficazes e não com simples retórica.
Muito bom!
Trump, o anti-cabo eleitoral dando ao governo o discurso que precisa para reeleição. Tarifou e mencionou o nome “Bolsonaro”.
Donald Trump acaba de reeleger Lula.
Não com meu apoio. Eu só voto em candidatos alfabetizados.
Como seu líder traidor o alfabetizado disfuncional.
Educação básica para mim é um valor inegociável.
kkkkkkkkkkkkkkk
Gabriel.. o voto é secreto.. vocẽ pode declarar qualquer voto mas é impossível saber o que vocẽ fez na urna.. existe até a possibilidade de que vocẽ realmente tenha votado segundo a sua declarçao… ou votado em outro candidato, ou votado nulo ou em branco,
Como são 3 anternativas de votos (excluindo a ausẽncia), só posso afirma que existe apenas 33% de chance de vocẽ ter votado como declarou.
ou seja.. se eu fosse apostar, apostaria que você votou em branco/nulo ou votou ao contrário da sua declaração.. é 1/3 contra 2/3
Verdade! Lula ganhou quando Bolsonaro tinha a máquina do governo na mão, imagina agora que ele se tornou inelegível.
Tarcisio vem ai….
Tarcisio não é ninguém fora do estado de SP. Vai ter menos votos que Ciro Gomes.
Veremos. A negativa é a mais previsivel das reações humanas ( o arquiteto- matrix).
Olha as pesquisas.. dos institutos mais a esquerda. E isso.que ele nem campanha fez.
Caso ocorra vai ser outra decepção…em primeira mão vai defender interesses externos e não do estado brasileiro.
E você fica feliz de na próxima eleição se reeleger uma pessoa conhecidamente corrupta, que está longe de ter as características de liderança, que dá declarações que não condizem com o cargo que exerce, que não consegue manter um convívio mínimo com um Congresso mesmo distribuindo recursos e utiliza-se de práticas populistas para colocar a população mais ignorante contra o Congresso, desfragmentando o objetivo pregado durante toda sua campanha para criação de um ambiente de paz administrativo?
Esta única (do seu ponto de vista) opção, te deixa confortável?
Poucos se preocupam em saber que existe uma boa ala na esquerda, construída por uma ala mais focada no ambiente político administrativo, mais especificamente dentro do Partido dos Trabalhadores, que busca acabar com esta visão arcaica e tenta trazer uma visão mais sustentável de uma administração mais social.
Apenas não consegue porque sabe que a alta cúpula do partido não da espaço e continua defendendo velhas doutrinas.
Não sou de esquerda mas sei da importância de ter uma diversidade de ideias (não polaridade que fragmenta), desde que discutidas com coerência e não conflitam com uma democracia.
Pensei a mesma coisa. Depois dessa carta ideológica, Lula reeleito em 2026. Aguardem.
Vai Trump rsrsrsr
Calma…muita calma…tem muita água ainda pra passar por debaixo dessa ponte. A esmagadora maioria do eleitorado do atual ocupante do planalto sequer sabe o que é EUA e nunca ouviu falar em Trump.
Olá C.
Eu acho que estamos muito distantes da eleição.. as coisas se definem mais ou menos seis meses antes da eleição
por outro lado, esta situação criou um racha na direita que pode ser difícil de ser superada… se esta crise na direita seguir até dezembro ou janeiro pode mesmo significar a fragmentação das candidaturas, enfraquendo os candidatos da direita
A esquerda já perdeu várias eleições por usa incapacidade de se unir em uma frente em torno de um candidato.
Quando ela conseguiu superar as divergências, ela costuma ganhar as eleições para o executivo
ta certo ele…em cada chance que pode esse governo jogou contra os EUA e o ocidente…
E outra..não estamos em uma democracia mais..então..que aguentem as consequências.
e não é que o porto aviões chegou no lago paranoá..hehehee
EDITADO
“Quero ver porta avioes yankee encostar no mar da china”
Os americanos operam regularmente ali.
Eita ..olha o palavreado …
A conta chegou. Enjoy🤣
Falta de aviso não foi.
Detesto Trump, mas ele avisou e deu tempo. Quiseram pagar pra ver.
Se meter com Venezuela, criticar Israel, contestar o dólar sem ter cacife, mandar gente prestigiar Irã, tudo achando.que não ia dar nada.
Vamos ver quanto o mandato do ” painho” aguenta…🤣😂
o Mais hilário é o pessoal achar que isso vai melhorar a imagem do Lula a ponto dele ser reeleito, mas como na Eleição Pssado talvez o STF proíba colocar a foto do Lula na Parada da Vitória na Rússia, ou o Alquimin que é o único vivo naquela foto do Irã kkkkkk
A principal consequência desta crise é o racha na direita. nada haver com Lula
Desculpe a maçada mas a crise ainda não começou e já está a vaticinar o fim dela?
Depende das consequencias da crise. Se o Lula conseguir contornar ou negociar de maneira acabar com as taxas o Lula é o maior, mas se as taxas se mantiverem ou piorarem vai ser mau para todos mas da classe media para baixo vai ser horrivel e de quem vai ser a culpa?
Quem conseguir surfar melhor a onda de descontentamento é que vai ganhar.
Concordo integralmente!
Pouco gente se atinou que isso pode ter um dedo de um politico de um aliado preferencial dos EUA no Oriente Medio. O Lule andou criticando muito esse politico….
o principal alvo de Trump parece ser a adoção de uma moeda alternativa ao dolar.. o resto parece ser espuma
kkkkkkkk eu me divirto
EDITADO
Gabriel BR, está gostando do tratamento do Dworkin, não é? rsrsrsrs
Acho que tu tens alguma coisa mal resolvida em teu desenvolvimento afetivo-emocional … Escreve as coisas bem estranhas…
Cara, tu vai infartar com tanta raiva ….. Hehehehe
melhor apoias Irã, terroristas, ditaduras e jogar contra o ocidente neh..a conta chegou.
Vamos trocar o Gripen por Qaher, assim os americanos não nos sancionarão
Servem de capacho pra Macron, Maduro, China e Russia. Perdoam dividas de alinhados, aceitam calote da Venezuela e Cuba, alinham se com ditaduras, aceitam pressão ” ecologica”, e vira- lata são os outros?
É hora da colheita. E pelo visto pelo tom do desespero voces sentiram o baque.
Trump é um dos maiores golpistas e fanfarrões do planeta. Detesto ele. É ignorante e mitômano. Mas ele avisou.
O mestre de voces, cujo ego e a ignorãncia são iguais ou maiores que o de Trump, insistiu com suas bravatas, persistiu em comprar brigas impertinentes e inócuas, tomou lado com a escumalha do mundo. Ta ai o resultado. Aproveitem. A culpa é de voces que bateram palmas.
Vamos ver a hora que o resultado chegar no bolso o que a massa vai fazer.
Custava ter cuidado de problemas internos e não ter se metido onde não foi chamado?
Tu lembra quando eles queriam sanção ao Brasil pela prisao do Lula, condenação do Brasil no TPI e etc.
Concordo integralmente, de novo!
Povo parece que vive em Nárnia….
Eu estou morrendo de rir desde ontem, o mais legal é ser sarcástico até o limite
Tudo que Trump faz é o que os desenvolvimentistas e keynesianos terceiro-mundistas defendem, mas aparentemente só pode quando não é os EUA. O governo brasileiros impõem tarifas arbitrarias e aleatórias com o intuito de encarecer os bens estrangeiros e aumentar arrecadação. Pra ver como a lógica desses economistas é esquizofrênica; se todos fizessem o que eles querem, ninguém importaria nada de ninguém e tentaria exportar tudo e no final não haveria comércio. Só funciona porque tem alguém que não segue ela.
Trump é igual, Lula, Ciro e outras e o governo aspirador de imposto não tem direito de reclamar, só mostra quão hipócrita são.
Baseado e redepilado.
Keynesiano é o terraplanista da economia.
Gabriel.
As ideias de Keynes direcionaram boa parte da poliica econômica desde o pós-guerra ate mais ou menos as crises do petróleo e das dívidas externas..
Aliás, as estruturas de Bretton Woods era para evitas as crises financeiras que se espalharam pelo mundo a partir da década de 80.
O processo de liberação das regras financeiras é cliclico. A depressão de 1930 começou com o mesmo movinemtno de financeirização.. as crises das dívidas nos páises em desenvolvimento também.. 2008 foi mais uma crise relacionada com a desregulamentação do sistema financeiro..
tenho a inpressão que se encerra mais um ciclo de desregumentação financeira e o inícdio de um período de economia real baseada na produção industrial e revolução tecnológica na agricultura dos países periférios…
neste caso, as ideias de Keynes poderão novamente guira a economia global ajistadas ao cenário deste começo de século XXI
Nem Keynes nem era keynesiano puro
EUA está cagand@ a economia dos EUA, mas aqui não é economia, nosso PR quer cantar de galo contra o EUA e o dólar, agora levou uma lapada que deve estar doendo até agora, seus amigos Bilionários como os Batistas, devem estar ligando toda hora mandando ele recuar, Arminio Fraga deve estar chorando no banho pq vendeu o Lula para os Faria Limers, e a Família do Itaú deve estar se debatendo
EUA não Trump
É tão legal ver alguns ditos ‘patriotas’ comemorando que um potência estrangeira prejudique de sobremaneira os interesses econômicos do Brasil. Essa taxação não vai prejudicar o atual presidente da república ou um determinado ministro do Supremo Tribunal Federal; vai prejudicar milhares de trabalhadores e por conseguinte vai prejudicar todos os grande agro-exportadores que idolatravam o anterior presidente. Ver essa gente comemorar me vem a mente a cena de ‘gente’ que comemora que alguém ateie fogo no prédio em que moram por não gostarem do vizinho que mora no apartamento ao lado
Nossa que malvadão, ele quer que nosso governo pare de querer a desdolarização, que os EUA fazem sozinho empilhando dívida, e deixe pare de perseguir opositor político, onde já viu isso, esses americanos malvados fizeram a mesma coisa na Alemanha em 1945, #TRISTE
E isso aí Trump o Brasil e a Europa ocidental são lugares onde a a liberdade e a democracia estão em perigo, melhor ser brando com Síria e Afeganistão dos talibãs, além de proteger o amiguinho Putin, aquele Lincoln eslavo.
Realmente o mundo está muito mudado.
Lule, semta na meza di bar, e toma uma cervegimha. Tudo resolvido.
Um presidente estrangeiro ameaça o Brasil e, ainda assim, muitos brasileiros dão razão a ele. devem ser aquele gado (pra se passar por patriota) com a camisa amarela por cima mas com a dos USA por baixo. Nunca vi no mundo inteiro um povo mais vira latas que o nosso. Parabéns aos envolvidos: Agro, bancada evangélica, Faria Lima, FIESP. Taí o candidato de vocês apoiando uma humilhação do próprio pais.
Pois é. Heli.
È impressionante como tem tantos brasileiros com a mente e a alma colonizada. São esses que traem o país sem pensar duas 2x numa guerra.
È efeito de propaganda e filmes de Hollywood durante décadas.Triste.
Bem que poderiam acusar Eduardo Bolsonaro de Crime de Lesa-pátria e confiscar seu mandato parlamentar, está na hora de falar grosso com esse miliciano patriota…
Ele quer aumentar a venda de chocolates nas franquias da família. Ja conseguiu representar-se lá.
Viva o chocolate.
Olá Esteves.
Eu preciso chocolado suíço que é menos doce.. chocolates belga são mais doces que os brasileiros..
talvez seja um momento de ampliar a produção brasileira de chocolates
Claro, culpa do mensageiro, não das coisas que fazem por aqui…vc esta muito certo.
O que vai ter de patriota da bandeira alheia em êxtase é no mínimo curioso. No mais, somos um país com instituições sólidas e não é um lunático, defensor de capachos com sua mesma ideologia política, que mudará isso. A turma toda na cadeia, começando por Bolsonaro.
instituições sólidas…kkkkkk..ta certo
A carta está recheada de equívocos, Trump quer o retorno das indústrias. Trump quer produção e empregos locais.
Mas o Brasil não vende produtos acabados.
Soja (e derivados) – óleo de soja e farelo
2. Café – em grão e solúvel
3. Suco de laranja – concentrado e não concentrado
4. Carnes – principalmente carne bovina e de frango
5. Açúcar – bruto e refinado
6. Milho – em menor volume que a soja
Vamos para as rodovias brasileiras. Transportamos grãos, alimentos, óleos, material de construção. Essa é a nossa indústria. O Brasil é um país extrativista. O Brasil é um país de servidão.
O Brasil atrai indústrias alienígenas com a intenção de aumentar impostos e empregos sem transferência de propriedade industrial e intelectual como a construção dos submarinos franceses e das fragatas alemãs.
A produção da coreana Hyundai em Piracicaba é estrangulada mas, trouxe 200 outros negócios fornecedores de insumos e componentes.
O Brasil poderia ter aproveitado a globalização para reduzir burocracias e obsolescências competindo com países da Ásia que utilizam ainda a estratégia do custo baixo e da simplicidade. O Brasil tem 11 mil sindicatos. A Inglaterra tem 130. A China tem um.
Na verdade a China tem mais de 1 milhão de sindicatos porque cada escola, província, cidade, federação e empresa tem um representante.
Como o Brasil pode reduzir a burocracia com eficiência e justiça
Digitalização total de processos públicos
• Unificar sistemas federais, estaduais e municipais (por exemplo, para abertura de empresas, licenças, tributos).
• Exemplo: o gov.br é um bom começo, mas ainda está fragmentado.
• China é modelo nesse ponto, mas países como Estônia e Dinamarca fazem isso em democracias.
Aceleração de obras com licenciamento rápido
• Criar um “fast track ambiental” para projetos de interesse público, mantendo auditorias e transparência.
• Exemplo: o Brasil pode copiar o modelo do “procedimento de licenciamento simplificado” usado em infraestrutura rural.
Desjudicializar etapas administrativas
• Resolver conflitos com mediação obrigatória, antes que virem processos judiciais.
• Ampliar o uso de câmaras de arbitragem, acordos extrajudiciais e decisões administrativas vinculantes.
Revisar exigências cartorárias e registros em papel
• Excesso de carimbos, firmas reconhecidas e certidões atrasa tudo.
• Ampliar o uso de assinatura digital com certificação nacional gratuita.
• Estímulo à integração automática entre cartórios e sistemas públicos (já iniciado com o SERP).
Formar servidores públicos com foco em resultado
• Criar metas reais e avaliar desempenho por impacto, e não só por tempo de serviço.
• Cortar duplicidade de órgãos que fazem o mesmo trabalho (ex: vigilância sanitária municipal e estadual sem coordenação).
Reforma federativa para evitar sobreposição
• Hoje, uma empresa pode precisar de autorizações de três esferas para a mesma coisa.
• Solução: criar “licença unificada” por setor ou tipo de atividade.
• Exemplo: uma padaria em SP pode ter mais de 10 alvarás diferentes.
Participação social inteligente, não travadora
• Fortalecer consultas públicas e audiências digitais e objetivas, com prazos fixos.
• Ex: audiências virtuais com voto popular sobre projetos locais — mais rápido que processos judiciais.
O que evitar:
• Não copiar o modelo autoritário chinês, que ignora direitos e represa a oposição;
• Não transformar “agilidade” em falta de controle (ex: corrupção em obras “urgentes”);
• Não usar digitalização como desculpa para excluir quem não tem acesso à tecnologia.
Exemplos democráticos que funcionam:
• Estônia: 99% dos serviços públicos online, com segurança e transparência.
• Canadá: licenciamento ambiental segmentado por tipo de risco.
• Chile: simplificação de abertura de empresas em até 1 dia, por meio digital.
O Brasil poderia corrigir a carta de Trump colocando estatísticas e informações verdadeiras:
Os dados mais recentes apontam que o Brasil está com déficit na balança comercial de bens com os Estados Unidos, ou seja, importa mais do que exporta para os EUA:
Dados de 2024 (Bens)
• Os Estados Unidos registraram um superávit de US$ 6,24 bilhões na troca de bens com o Brasil em 2024, um aumento de 20,3% em relação ao ano anterior.
• Isso significa que, em balanço bruto, o Brasil teve um déficit de cerca de US$ 6,24 bi com os EUA nesse período.
• De acordo com o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), o superávit dos EUA foi de US$ 7,4 bi em bens (2024), elevando-se 31,9% em relação a 2023.
• O Brasil tem mantido superávits pequenos, com a balança quase equilibrada.
• Em anos anteriores, como 2019 e 2020, houve períodos de déficit, quando o Brasil importava mais dos EUA do que exportava.
Para o Brasil:
• Os EUA são o segundo maior destino de exportações, atrás apenas da China.
• Exportações são mais diversificadas: soja, carne, aviões, minérios, produtos industriais.
• O superávit é positivo, mas pequeno em relação à balança com a China (superávit com a China ultrapassa US$ 40 bilhões/ano).
Para os EUA:
• O Brasil não está entre os 10 maiores parceiros comerciais dos EUA.
• A balança com o Brasil é irrelevante para a economia americana, mas importante para setores específicos, como aviação, energia e alimentos.
Reflexão
• Não há desequilíbrio estrutural grave entre os dois países.
• A balança contem variações conforme o câmbio, juros, commodities e petróleo.
O capitalismo é sustentado e governado por empresas. Assim como o nazifascismo foi sustentado pela indústria alemã. Somente no Brasil o capitalismo é comandado por cartórios.
A Embraer, com dificuldades se o olhar se estender para a Boeing e seus grandes problemas de caixa e lucro. A Boeing tentou matar a Embraer com 5 bilhões de dólares…agora querem destruir por vingança…a concorrência norteamericana é selvagem.
Empresas chinesas de carros elétricos estão aumentando a quantidade e o valor da mão de obra no Brasil. Sistemas elétricos como baterias e motores exigem evolução constante e qualificação.
O objetivo dos EUA é sufocar. Destruir a incipiente indústria brasileira no Nilo, ops….no ninho. O anúncio da construção da ferrovia transpacífico pela China e Brasil desagradou os norteamericanos que não querem concorrência no Pacífico.
Trump sabe que os Brics não cobram por transações entre si. O Swift cobra 20 dólares…cada vez que apertam um botão. Não é somente o dólar…o Brics só depende de coragem.
Não existem empresas brasileiras como Trump imagina. O agro vai mudar para o Texas? Flórida? Trump tem ideia da extensão de terras férteis que possuímos.
Trump sabe que compramos motores da GE?
O Brasil requer e precisa de estadistas. O Brasil precisa de soberanos profissionais. Aonde estão?
O Brasil poderia perguntar a Trump quais seriam as recomendações para simplificar a relação comercial entre os dois países…além da retórica é claro.
O Brasil tem muitos traidores. Gente sem valor. O Congresso está lotado de lobistas. Se o Brasil vivesse os anos Macartistas…80% teriam suas vidas e amantes expostas. E drogas…é claro,
Atenciosamente,
Esteves do Brasil
Li todo seu comentário. Te pergunto: De todas as recomendações que você fez, quais o Brasil aplica? Tu entendeu que o problema é nosso, que é causado pelos próprios brasileiros, em TODAS as esferas e camadas? O Trump é um caricato, um sujeito de ego inflado, falastrão. Mas, ele faz o que achar que deve fazer pelo país dele. Se isso dá certo ou errado, é outra história. Mas, ele tem a maior economia do mundo por trás dele. Porém, nós não somos os EUA. Não temos a mínima condição de bater de frente com eles. Cadê o pragmatismo e a diplomacia brasileira, tão incensados por muitos, que permitiram o Brasil assinar aquela palhaçada que foi a declaração ao final da reunião dos BRICS? Eu posso não gostar e divergir de tudo que um lutador de jiu-jitsu diz e faz. Mas, eu vou lá dar um soco na cara dele? Só se eu quiser tomar uma surra.
Se houver vida inteligente nos diversos continentes e blocos comerciais regionais, essa seria uma boa hora para pensar se ainda é vantajoso ter relações com esse país cujo presidente age como um gangster…
Se todos os países tivessem coragem para se defender de tais ameaças como um bloco, não seria algo fácil desse velhote laranja intimidar.
Juntem ASEAN,APEC,,BRICS,Liga Árabe e outros blocos regionais, se todos tivessem atitudes coordenadas nçao se deixariam serem chantageados.
A ASEAN representa um bloco econômico e político significativo, com um PIB combinado que a torna a terceira maior economia da Ásia e a sétima maior do mundo.
Com uma população de mais de 600 milhões de pessoas, o mercado da ASEAN é maior que o da União Europeia ou da América do Norte,
a APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) representa uma parcela significativa da riqueza mundial. As economias membros da APEC abrigam cerca de 60% do PIB global e aproximadamente 48% do comércio mundial, segundo a Suno – Investimentos Inteligentes.
Isso a torna um dos blocos econômicos mais importantes e influentes do mundo.
A soma dos nove países que já integram formalmente o Brics, além da Arábia Saudita, concentram mais de 40% da população global, com tendência de crescimento acima da média do planeta na próxima década. Além disso, respondem por 37% da economia mundial,
segundo o critério Produto Interno Bruto (PIB) por poder de compra, de acordo com o Fórum Econômico Mundial.
A Liga Árabe, composta por 22 países, tem um PIB combinado de aproximadamente US$ 3,546 trilhões em valores nominais e
US$ 9,423 trilhões em paridade do poder de compra (PPC) segundo a Wikipédia.
“Se” todos os países deixassem de comercializar com os Estados Unidos, a economia global sofreria um impacto massivo,
com os EUA enfrentando sérias consequências econômicas, sociais e políticas.
Os países parceiros também sentiriam os efeitos,
embora em menor grau, com alguns se beneficiando da diversificação de seus mercados.
Efeitos para os EUA:
Impacto Econômico:
A perda do comércio com tantos países levaria a uma queda significativa no PIB dos EUA, com impactos negativos no emprego,
produção e investimento.
Dependência de Importações:
Os EUA dependem fortemente de importações de diversos setores, como petróleo, eletrônicos e produtos farmacêuticos.
A interrupção dessas cadeias de suprimentos causaria escassez e aumento de preços.
Perda de Competitividade:
A perda de mercados de exportação prejudicaria a competitividade de empresas americanas, forçando-as a buscar
novos mercados ou reduzir a produção.
Instabilidade Social e Política:
A recessão econômica resultante poderia levar ao aumento da pobreza, desigualdade e tensões sociais,
com potenciais impactos na estabilidade política.
Efeitos para os outros países:
Diversificação de Mercados:
Alguns países poderiam se beneficiar da diversificação de seus mercados, encontrando novos parceiros comerciais
para substituir as perdas com os EUA.
Mudanças nas Cadeias de Suprimentos:
A reestruturação das cadeias de suprimentos globais poderia levar a mudanças na localização de indústrias
e no fluxo de comércio.
Impactos Regionais:
Países que dependem fortemente do comércio com os EUA poderiam sofrer impactos negativos, enquanto outros
poderiam se beneficiar do aumento do comércio com outros países.
Instabilidade Geopolítica:
A interrupção do comércio com os EUA poderia levar a mudanças no equilíbrio de poder global e
a um aumento da instabilidade geopolítica.
Outras considerações:
Acordos Comerciais:
A situação hipotética levaria a uma busca por novos acordos comerciais entre os países afetados para minimizar as perdas.
Regulamentação do Comércio:
A Organização Mundial do Comércio (OMC) e outras organizações teriam um papel crucial na gestão da crise e na busca por soluções.
Em resumo, um boicote comercial generalizado aos EUA teria consequências graves para a economia global, com os EUA
enfrentando desafios significativos e outros países buscando novas oportunidades e enfrentando seus próprios desafios.
https://jornalnorthnews.com/coluna/93/os-oito-principais-blocos-economicos-do-mundo-na-atualidade
Sangue frio.
Vamos acertar as tarifas enquanto procuramos alternativas. A Embraer depende da GE e da aviônica da GE.
Os EUA não tem terras férteis para plantar cana de açúcar. Mesmo que nosso agro mudasse para lá…teriam que plantar na Casa Branca.
Essa história de reator nuclear…pode ser o momento de esquecer disso já que os Bolsonaros venderam ao Trump que a MB está construindo bomba. Ou pode ser o momento de estreitarmos com os franceses.
A vingança dos Bolsonaros: rifar os militares brasileiros que não apoiaram o golpe. Eduardo afirmou que temos a bomba…lá vem B2.
Tem muito petróleo na foz do Amazonas, mas o mar é bravo, profundo e não mapeado. Precisamos atrair investimentos.
Hora de botar gelo na fervura.
Concordo com Você! Se eles podem taxar,nós poderemos também…
Podemos diminuir nossas importações de trigo, deles,
Em 2024, o Brasil importou 6,65 milhões de toneladas de trigo, o maior volume em cinco anos.
O Brasil é um mercado importante para as importações de aeronaves Boeing, com destaque para o modelo 737, que é amplamente utilizado pelas companhias aéreas brasileiras.
O Brasil é um importante mercado de aviões comerciais para a Boeing. A aviação comercial no país responde por 40% de toda a demanda do mercado na América Latina.
Certamente a Airbus ficaria muito satisfeita de ganhar uma fatia desse mercado.
Eles não são invencíveis,são arrontes que acham que o mundo lhes pertence,mas sempre há telhado de vidro…
O Brasil importa mais do que exporta para os eua e aquele asno laranja tem o cinismo de insinuar que nós aproveitamos do pobre país dele.
Brasil é o quinto país que mais envia turistas aos Estados Unidos. O Brasil enviou 1,5 milhão de turistas aos Estados Unidos em 2024 (dados até outubro). Com isso, é o quinto país de outro continente que mais enviou turistas aos EUA
Pena que não tem como taxar que viaja para os EUA…
Com relação aos produtos mais exportados pelo Brasil :
Os produtos mais importados pelo Brasil :
Será que nenhum desses itens importados não temos como comprar do resto do mundo?!
Poderíamos comprar talvez das mesmas marcas só que em continentes diferentes de outros fornecedores.
Desenvolver fornecedores e comércio leva tempo.
Por enquanto poderíamos embarcar nosso Congresso e a família Bolsonaro em um navio e mandar para Orlando.
Por enquanto poderíamos embarcar nosso Congresso e a família Bolsonaro em um navio e mandar para Orlando.”
Concordo. De verdade. Mas, por que vocês fazem questão de eximir o atual ocupante do planalto e sua trupe das suas responsabilidades, gigantescas nesse caso?
não queira comparar Lula com Bolsonaro,ambos são políticos e por serem políticos já não valem nada,, mas qual foram os grandes feitos do governo Bolsonaro e seus asseclas nos quatro anos de mandato?!
Quais realizações dele entrará para os anais da história brasileira?!
qual o feito mais benéfico e relevante que ele entregou a sociedade desse país?!
Não desconversa. Eu disse para que vocês coloquem o atual ocupante do planalto no lugar dele nesse caso, que e o de maior responsável por essa taxação maluca do Trump.
Quanto aos feitos do Bolsonaro, foram mínimos e não há o que comemorar. Já os feitos do atual, foi uma bomba/bolha gigantesca na economia que estourou no colo da subalterna que ocupou a cadeira depois dele. Além, claro, dos escândalos gigantescos de corrupção, como mensalão, petrolão, etc.
Isso .. vai lá. Bate de frente. Quantos ja tentaram? Nem a China conseguiu.
Querer é uma coisa. Poder fazer é outra. Ai está o problema
Maior aproximação com a Ásia e entrada na Rota da Seda.
O verdadeiro inimigo do Brasil sempre foi e será o EUA. A história está aí pra provar. Sabotagem direta em todos os nossos projetos de desenvolvimento. Enquanto estivermos alinhados a esse tipo de gente nunca teremos prosperidade e desenvolvimento. Mas tem um pessoal neoliberal que jura que o EUA é nosso amigo e aliado. Viva o BRICS. Viva o Brasil.
Trump quer vender armas. Trump aposta em conflitos entre argentinos e chilenos. Trump sugeriu à Argentina buscar uma saída para o Pacífico.
Trump sabe que a Venezuela só tem um caminho até a Guiana e Essequibo: invadir o Brasil. Quem dominar os céus dominará o resto.
A Inglaterra defenderá a Guiana com um navio patrulha? Qual país tem a obrigação de exercer a sua soberania e defender a soberania de seu interesse?
Brasil e…e…aviões que não temos. Quem tem grana na AS está comprando avião. O A29 foi feito para contra insurgência. Domínio…precisa de avião maior.
São 160 mil quilômetros quadrados de petróleo e gás, ouro, diamantes e controle sobre a produção de pesquisas com fármacos
Avião…avião…quem tem avião pra vender?
Esteves, bom dia, vc e adriano Madureira tais bons acréscimo a discussão grato.
“O senhor nunca ficará decepcionado com os Estados Unidos da América”.
É muito cinismo.
70% das vendas da Embraer da aviação comercial são para o mercado americano e 70% das partes dos aviões da Embraer vem de lá. O caminho que este governo está seguindo é muito sombrio para o país, principalmente para a Embraer e as forças armadas. Os americanos podem falir a Embraer com facilidade, se quiserem. Basta um embargo semelhante ao que fizeram com a Rússia. Já não basta o contencioso com Israel. Gostaria muito de saber como o país irá se virar sem Elbit, GE, Pratt&Whitney, BAE systems, etc. Vamos substituir tudo por equipamento russo ou chinês? A razão dos americanos sempre terem embargado tecnologias ao Brasil se deve ao posicionamento sempre dúbio do país no cenário mundial, nunca foram um aliado confiável devido a essa ralé esquerdista de mente atrasada que sempre foi um câncer para o país e também o resto do mundo. Sempre do lado errado da história. Na segunda guerra o governo tinha simpatia com os nazistas devido ao comércio favorável com a Alemanha. Só entrou na guerra do lado certo depois de ver seus navios serem torpedeados pelos alemães. Agora puxa o saco da China devido ao comércio novamente e vemos um ministro da suprema corte dizer que são admiradores do modelo chinês. Que vergonha!
Esse presidente é uma vergonha, só se alia ao esgoto do mundo. Corajosos os europeus que preferiram ficar sem o gás russo para ficar do lado certo da história.
A Embraer é uma empresa privada.
Até 1936 os nazistas desfilavam em Nova Iorque. A Inglaterra entrou na guerra após o discurso de Churchill. Antes…confiaram em Hitler.
O Brasil vende para a China. Faz negócios. Como a Embraer vai se virar sem a GE? Pode ser uma oportunidade.
Pessoal esquece que os aviões das Embraer são certificados para usarem peças de diversas empresas, e esquecem que no setor de motores existe a Safran e a Rolls Royce.
Eu não sei se os EUA irão taxar a Embraer. Provavelmente sim ainda que seja para voltar atrás daqui uns meses. Trump tem feito este movimento pendular porque ele não resiste ás pressões internas
Por outro lado, se o Brasil aplicar reciprocidade, é mais provável que os itens de importação de tecnologia e bens de capital sejam isentos.. suponho que o Brasil irá taxar principalmente bens de consumo seletivamente.
É o mais sensato.
Não há razão para predicar o setor industrial brasileiro,, mas também será verdade que a China poderá fornecer uma substancial parte dos sistemas de bens de capital importados dos EUA
Ao que parece o Ministério da Industria pensa em retaliar assim:
Suspensão de patentes e de direitos de marca de multinacionais americanas;
Sobretaxa seletiva em produtos americanos, que não afetem tanto a economia interna, e mirando estados republicanos (igual a UE está fazendo) para ferrar o Trump nas Midterm.
Suspensão de exportação de terras raras e minerais para os EUA, incluindo nióbio (usar a mesma carta da China, porém de forma mais precisa).
Quebra de patentes de medicamentos de multinacionais dos EUA pela lei dos genéricos, e de sementes da Mosanto por exempo;
E, já estão querendo fazer o que vc disse, substituir importações comprando da UE e da China, e redirecionar exportações para a ASEAN, China e UE, e novos mercados no oriente médio.
O pessoal aqui falando que não temos como retaliar, é burro.
Claro! Mamão com açúcar! Fico só imaginando um Gripen sem painel Elbit e com motor chinês. Quem sabe um KC-390 ou um E-190E2 com motores CJ-1000A, né? Vai chover compradores. Só a American Airlines vai querer uns 200.
Para quem ainda insiste no delírio “anti-imperialista” e bravata de militonto universitário de UFRJ e USP aí vai uma notícia fresquinha: as ações da Embraer já tiveram uma queda hoje de 9% na bolsa americana. Bravo! 👏👏👏👏
9%?? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, eu mesmo só comprei 1000 ações hoje na Bovespa da própria Embraer. Vocês no mercado financeiro seriam o clássico “compra na alta e vende na baixa”.
Percebi aqui,pelos likes e deslikes,que a maioria dos que comentam são bolsonaristas;os deslikes são TODOS deles,sinal que apóiam ver o próprio país ser entubado pelo querido deles dos EUA.Estranho?Sei lá.Alguma versão Made in Brazil da Síndrome de Estocolmo??Muito provável.Com certeza o ápice do prazer pra esses “patriotas”é perderem seus empregos por conta desse tarifaço do Trump começar a afetar seriamente a economia nacional,será a confirmação definitiva(para eles) que o melhor para o país é sempre lamber as botas (e algo mais) dos EUA de Trump.
P.S.-bombardearam o Irâ,calculando que com isso a população do país iria derrubar o regime e instalarem lá um governo mais submisso aos interesses de Israel e EUA.Aconteceu exatamente o contrário,com toda população,incluindo aí opositores do regime,mulheres usando a famigerada sharia,apoiarem tojalmente o seu país,sua nação,que enfrentava uma guerra de agressão,não importando quem os estava governando.Notaram a diferença sobre o que é ser realmente um patriota?Sem mais comentários
Sindrome de Estocolmo é eleger que patrocinou o maior esquema de corrupção da história humana.
E com esse dinheiro,ele comprou uma centena de imóveis. Não espera……
O Pessoal faz tempestade em copo de água.
É nas adversidades que existem as grandes oportunidades!
Não é o fim do mundo e nem do universo!
Só vamos ter que fazer muitas reformas no Estado.
Muitassss.
Acho que o Brasil terá que rever seu capitalismo.
Vou dar um exemplo, você vai no supermercado, e o mesmo tem que devolver 2 centavos, mas, não existe moeda para 2 centavos, então, eles te dão uma balinha que custa 0,10 centavos. Quanto custa a balinha para o supermercado afinal? Me lembro que nos anos 70, eu ia no supermercado e comprava com 0,10 centavos um pacote de balas e hoje,…………………………
O PT, tem que parar de fazer onda e realizar reformas estruturais no Brasil, vende o correio, a caixa econômica, porque dois bancos estatais?
vende outras estatais também.
E claro, vamos a caça de novos parceiros globais de comércio.
Por que, não a Rússia, o comércio entre os dois está na casa dos 12 bilhões, pq não tentar aumentar para 80 bilhões.
Tem também a India, o Japão, México, África, etc,etc,etc.
Não tem porque fazer tempestade em copo de água.
Vamos a luta!
O Correio foi destruído no governo Bolsonaro. Por que vender o Correio?
A fórmula dos vermes para vender estatais aos amigos sempre foi a mesma. Desinvestimento e sucateamento.
Um dos motivos da elevada taxa de juros no Brasil é a ausência da competição. Poucos bancos. Nos EUA existem em torno de 5 mil bancos, 4 mil deles competindo por taxas no varejo.
No Brasil são 620 instituições financeiras, 400 operando no varejo.
Ah é ? Saiu de lucro e 5 bi em caixa antes pra prejuizo, quase falência e funcionarios tendo cogitada redução de salario agora mas a culpa é do bozo?
Compara o correio nos 2 governos e tenha um pouco de honestidade intelectual. Quem quebrou de novo os correios foi o atual governo. Correios, alias, cujos funcionarios ainda pagam o rombo do postalis das administrações petistas anteriores.
Cabeção só lhe serve para uso do boné, lhe digo, se tem alguém que de fala com propriedade sobre gestão pública é Esteves, então um pouco de respeito e vc poderá aprender, mas é assim, com o soldo gordo e aposentadoria privilegiada garantida, tudo mais é resto, perda de tempo Esteves, o líder dele também usava farda, Deus salve o Exército Brasileiro, sabemos que tem homens que honram a farda, e o respeito a Constituição.
Só atacou a pessoa, explica aí onde ele mentiu, e o Istivi fala cada besteira por aqui,
A redução da correspondẽncia em papel, como cartas, jornais, revistas, boletos e documentos e uma realidade que se aprofunda.
A receita destes serviço continuará reduzindo.
Por outro lado, a capilaridade dos Correios pode representar uma vantagem para o estabelecimento para a mudança de um serviço postal converncional para uma empresa de logística
Aliás, a pressão para a privatização dos Correios é pela estrutura de logística dos Correios.
“O Correio foi destruído no governo Bolsonaro.”
Prejuízo dos Correios nos últimos 10 anos:
2015 – déficit de R$ 2,1 bilhões;
2016 – déficit de R$ 1,5 bilhão ;
2017 – superávit de R$ 667 milhões;
2018 – superávit de R$ 161 milhões;
2019 – superávit de R$ 102 milhões;
2020 – superávit de R$ 1,5 bilhão;
2021 – superávit de R$ 2,3 bilhões;
2022 – déficit de R$ 767 milhões;
2023 – déficit de R$ 633 milhões;
2024 – déficit de R$ 2,6 bilhões.
Fonte:
https://www.google.com/amp/s/cultura.uol.com.br/noticias/71771_prejuizo-dos-correios-chega-a-r-26-bilhoes-em-2024.amp.html
São cínicos que doem,depois se fingem de patriotas,nacionalistas e democratas;esses jumentinhos do Lule são uma piada pronta.
Caros Colegas
Há algo de verdade na carta de Trump. “Nunca ficamos decepcionados com os EUA”.
Nem surpresos, eu acrescentaria
Eu fiquei.
Não imaginei que Bolsonaros e Congresso pudessem descer tão baixo. Tão no esgoto.
Aonde estão os estadistas? Cadê os diplomatas?
O Brasil tem vergonha?
Voce nao votou num estadista?
Deve ser aquele que saiu abertamente servindo de capacho da China, questionando o dolar, criticando Israel, mandando o vice pro Irã, apoiando Maduro, criticando o ataque ao programa nuclear iraniano, assinando nota contra “os ataques da Ucrãnia ( invadida) contra a Russia( invasora).
Quem colocou o Brasil no ” esgoto” foi o ” stadista” que vice elegeu. Quem tem que responder à tua pergunta são aqueles que respaldaram e respaldam tudo isso. A vergonha está ai.
Você sabe que o Eduardo Bolsonaro literalmente cometeu crime de lesa pátria, e legalmente tem até o risco de perder a cidadania brasileira ne??
E no final vai acontecer o de sempre. As tarifas não serão implementadas e Bolsonaro está mais próximo da cadeia.
China deu superávit.
Dólar serve para financiar déficit público americano.
Israel genocidas, mata criança, terrorismo de Estado.
O Maduro ficou vendo navios não entrou no Brics por covardia de Lula.
O Zé Lascado destruiu seu país,, um laranjão.
A Rússia todo dia bate record em lançamento de mísseis e drones.
Não confusa desejo com fatos.
..Confunda…
Concordo com tudo. Mas, cobra do teu “presidente” a parcela enorme de culpa dele em tudo isso.
Ele é um banana. E eu não tenho presidente.
Então, quando criticar o congresso (que é um bando de inúteis interesseiros) pelo atual estado das coisas, inclua o atual ocupante do planalto, que tu diz não ser teu presidente. Mas, tu insiste em não citá-lo. Leia teus próprios comentários mais acima.
Olá Esteves.
Recomendo o livro “Os sonâmbulos” sobre o período que antecedeu a eclosão da I Guerra.
De fato. Lá les cumprem a palavra. Não são como os que anunciam picanha e cervejinha e mandam ” abroba”.
Seu deputado EAD bananinha e asseclas estão garantido para que a picanha vá só para eles.
Colombelli,
A sociedade civil nos EUA está vivendo um processo de crescente concentração de renda. Esta política de taxas deve afetar o custo de vida das população de baixa renda e classe média.
Isso nada tem a ver com promessas de campanha, até porque Trump jamais anunciou em sua campanha presidencial a adoção agrressiva de taxas
Tentar misturar política doméstica brasileira com as ações de Trump e sua política externa é um equívoco retórico que nada explica nem esclarece. A relação entre as duas coisas é suficientemente ortogonal que até dificulta uma respostá no tema
Agora, o histórico de interferência dos EUA em outros países promovendo golpes de estado está documentada nos arquivos deles que são liberados de tempos em tempos.
Esta ação de desestabilizar outro países deixou de ser suspeita há décadas.
I Love you Trump kkk
😂🤣😂🤣
Falando sério.. na atual conjuntura seria dificil conseguir um green card.. a única alternativa seria um pedido de asilo
Quem diria que querer bancar o líder do Sul Global, desafiando a hegemonia dos EUA/Dólar – em uma empreitada que iria beneficiar a China bem mais que o Brasil – depois de violar repetidamente a soberania da maior potência mundial ao perseguir cidadãos e empresas americanas nos EUA, traria consequências?
Desenvolva tua afirmação. Você tem um argumento?
Um?
O que vc não entendeu?
Eu postei uns links para vc entender mas está esperando aprovação. Enquanto isso pesquise no Google:
“Trump tarifas alternativa dólar”
“Lula defende desdolarização comércio global BRICS”
“Moraes cidada americana abuso poder”
“Moraes multa X starlink”
Não perguntei sobre copia e cola. Perguntei se você consegue defender uma opinião com argumentos.
Um argumento? Pelo menos.
Vai ter que explicar o que seria um argumento para ele. Tá difícil ultimamente.
Você estava em Marte? Na reunião dos BRICS, Lula assumiu para si a responsabilidade de desafiar a hegemonia dos EUA e do dólar, ao defender a desdolarização do comércio mundial. O governo americano deixou claro que não toleraria esse tipo de iniciativa. O Brasil adotou essa postura sem ter força suficiente para sustentá-la. Além disso, houve violações da soberania americana por parte do Brasil, por meio do STF, ao punir e ameaçar cidadãos e empresas (Redes Sociais) dos EUA por ações realizadas em território americano. Era inevitável que isso trouxesse consequências.
Cadê o erro nisso tudo??
Ele não entendeu nem a vc nem ao Esteves.
ele defendeu com fatos, a mas fato vc não acredita, eu te mandei fotos sobre seus comentários da EDGE, e vc não viu por preguiça, e continuou falando besteira, agora tá aqui de novo depois de ter provas esfregadas na cara fingindo que não entendeu
Bravatas políticas são padrão. Isto acontece no Mundo todo. Como o cara quer desdolarizar a economia brasileira, enquanto mantêm como nosso principal produto de exportação commodities que são atreladas ao dólar? E o que a Suprema Corte aqui faz, pouca interessa aos americanos, sendo que, porque o Trump estaria preocupado, agora, com tarifas impostas ao mesmo Elon Musk que ele quer deportar por causa de birra?
As bravatas petistas sobre soberania são tão coerentes e relevantes quanto o patriotismo bolsonarista. E os americanos sabem disto. As atitudes do Trump não tem a ver com Moraes, Bolsonaro, ou Elon Musk. Isso é puro populismo. Os E.U.A tem superávit há décadas com o Brasil, o Brasil tem a economia dependente das variações do dólar e todos esses “amiguinhos” do Trump, ele mesmo, ou já virou inimigo, ou já demonstrou que está cagando para o que acontece com eles. É puro populismo, igual a bravata dele de dizer que defende os interesses e empregos americanos taxando os chineses, sendo que as fábricas americanas se encontram na China, por decisão dos mesmos bilionários que o Trump defende.
E oque você não entendeu?
“Trump tarifas alternativa dólar”
E em que Luila está errado?! Porque países membros de um bloco de países soberanos não podem discutir formas de pagamento e escolher que moeda usar em suas transações?!
Sejam estas moedas nacionais de países-membros ou dólar canadense,franco suiço ou dólar do Zimbábwe?!
“Lula defende desdolarização comércio global BRICS”
Nem todo país tem cacife para comprar dólares em grandes quantidades para negociar comercialmente meu caro.
o “problema do dólar, que é fundamental e historicamente usado pelos Estados Unidos como ferramenta de coerção geopolítica”.
Onde o dólar é usada em conluio com entidades financeiras como o FMI,BID e BIRD,que são usados como instrumentos de coerção geopolítica.
Pois para ter acesso aos empréstimos, os países membros do FMI e Bird deveriam se submeter a contratos rigorosos, cujas cláusulas extrapolavam as condições de um contrato de crédito convencional:
E o câmbio flutuante só agrava a tentativa dos países de captarem dólar no mercado.
Essas mesmas instituições sabem que muitos países impossibilitados de adquirir dólares em grande montante para quitar a dívida,não tinham outra alternativa há não ser aceitar exigências de instituir programas de privatização de estatais e a abertura comercial,para os credores, onde áreas como energia,telecomunicações,infraestrutura
aeroportuária e água são os mais cobiçados.
Portanto ter a opção de uma cesta de moedas onde os países possam ter a liberdade para escolher qual a moeda mais conveniente para suas transações é o ideal.
“Moraes multa X starlink”.
Se uma empresa não seguem as regras jurídicas de um país,nada mais justo que essas empresas sejam sancionadas…
Mas enfiar o dedo no TiKTok dos outros é refresco não é?!
Faça oque eu digo mas não faça oque eu faço!Aí está tudo certo.
As redes sociais no Brasil são usada para se cometer todo tipo de putaria:calúnias e difamações, disseminação de fake news,extorsões,chantagem,pornografia infantil, e até a nova modalidade de mutilação.
Há uma grande diferença entre liberdade de expressão e liberdade para cometer infração e ilicitudes.
Qualquer empresa ao redor do mundo tem que seguir regras, e as Big techs tem que ser diferentes por serem estadounidenses?!
Infelizmente existem 193 países que agem como ovelhas assustadas ao invés de agirem em bloco contra as infantilidades de um narcisista palhaço e populista,megalômano e arrogante.
Enganam-se aqueles que acham que tudo isso é por Bolsonaro. Ele é irrelevante. Eduardo Bolsonaro é mais irrelevante ainda. Isso tudo é pelas big techs. Pelo fato de o Brasil ousar enfrentar o poder avassalador delas. As big techs querem é se tornar um poder hegemônico global, sem fronteiras e sem pátria. Já houve propostas partindo delas de serem criados “países virtuais” aos quais qualquer um que quisesse poderia se tornar cidadão. Partem delas propostas para substituí moedas nacionais por cripmoedas, para que o controle dos meios de pagamento fiquem sob o domínio delas. Trump é sócio dos bilionários das big techs nessa empreitada de domínio global. Elon Musk não faz parte da administração Trump à toa.
Sim.
O WhatsApp aguarda autorização para funcionar com PIX.
Musk deseja transformar o X em instituição financeira digital.
Sequim Trump entrou com pedido para lançar ETF de criptomoedas BLUE chip.
Claro,é do interesse dele,afinal ele lançou sua criptomoeda Trump

Creio que a ideia é ter um sistema alternativo que talvez permita até transações internacionais…. mas talvez subiu no telhado agora no Brasi,
Sobre essa questão com os Estados Unidos, alguns pontos:
– Evidente que Trump está cagando para a democracia brasileira.
– Evidente, também, que Trump está cagando, ainda mais, para Bolsonaro.
– O problema dos EUA é que, hoje, eles já não participam e não opinam em diversos fóruns pesados de governança Global, especialmente o BRICS, grupo que representa metade do PIB do planeta.
– O problema de Trump é, portanto, geopolítico. Ele sabe que os EUA perderam – e perdem cada dia mais – terreno econômico e político no mundo, e a América Latina é abertamente vista pelos americanos como um mero quintal onde eles mandam e aqui se obedece.
– O Tarifaço é uma forma de punir o Brasil pela sua postura geopolitica independente e pelas iniciativas – ironicamente liberais – de comercio exterior com os BRICS sem usar o dólar como moeda padrão.
– Por último e não menos importante: é impressionante ver como a direita brasileira é profundamente anti-nacionalista e anti-patriota. Odeiam o Brasil, a ideia de um Brasil soberano e livre. Pensam o mundo onde o Brasil é apenas uma ferramenta útil e subserviente numa inquestionável mecânica de domínio pleno norte-americano sobre nós. Qualquer coisa fora isso é “provocação” e “irresponsabilidade”. É como culpar uma mulher que saiu sozinha à noite por ter sido estuprada, afinal, a culpa não é do estuprador mas sim do seu atrevimento por ser livre.
O Brasil não desafia o dólar. O Brasil tem 344 bilhões de dólares em reservas. A Argentina tem 10% das reservas brasileiras.
A compensação do comércio entre dois países pode ser feita em qualquer moeda incluindo uma moeda transacional evitando passar pelo Swift e bancos tradicionais norte-americanos.
O jogo é pesado.
Então por que o teu ” estadista” fez uma declaração abertamente questionando ” em que fórum foi decidido que o dólar seria a moeda” das transações?
Visão de quartel rsrsrs obedeça e fique calado rsrsr
Eu responderia para ele “Bretton Woods”. No modelo atual você basicamente precisa usar dólares para sequer participar do comércio mundial. Não é um problema tão grande para o Brasil atual, mas foi durante muito tempo. Para além disso, ainda há a questão do Swift.
Culpa desse governo incompetente…
Trump?
A quantidade de colonizado da volta na esquina. Mas no mínimo vamos ter que discutir isso as claras e vai dar para fazer uma contabilidade bastante efetiva de quem rasga a calcinha por um punhado de dólares acima de tudo na vida.
A culpa é dos patriotas que não rezaram o suficiente para pneus e ETs. Olha o resultado aí. Ora, bolas e carambolas.