EUA abrem investigação comercial contra o Brasil em meio a tensão tarifária

O governo de Donald Trump formalizou nesta terça-feira (15 de julho) uma investigação sobre as práticas comerciais brasileiras, por meio da Seção 301 da Lei de Comércio de 1974, informou o representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer. A ação ocorre poucos dias depois do anúncio de tarifas de 50% sobre importações brasileiras, previsto para entrar em vigor em 1º de agosto.
A USTR aponta que o Brasil estaria impondo barreiras relevantes ao comércio norte-americano, como tratamento discriminatório às empresas de tecnologia americanas, tarifas preferenciais a outros parceiros comerciais, proteção inadequada à propriedade intelectual, restrições às exportações de etanol e falhas no combate ao desmatamento ilegal. O objetivo é determinar se essas práticas prejudicam empresas dos EUA, incluindo gigantes da tecnologia, agricultores e produtores madeireiros.
A investigação da Seção 301 permite que os EUA imponham sanções comerciais a países que adotam práticas injustas de comércio. Greer comunicou que será aberto um período para consultas formais com o Brasil e, posteriormente, uma audiência pública está prevista para 3 de setembro.
A iniciativa foi categorizada por Trump como resposta às condenações do ex‑presidente Jair Bolsonaro, que ele classifica como uma “caça às bruxas”; detalhes da retaliação incluem diretamente essa questão política. A conexão das tarifas com o processo judicial de Bolsonaro foi fortemente criticada por especialistas, que alertam que o ambiente mercadológico está sendo politizado.
O Brasil ainda não respondeu oficialmente ao anúncio, mas o vice‑presidente Geraldo Alckmin afirmou que houve silêncio em relação à proposta de acordo comercial feita pelo Brasil há algumas semanas. O presidente Lula anunciou que responderá com medidas de retaliação, sinalizando uma escalada diplomática.
A iniciativa representa um novo capítulo na estratégia comercial agressiva de Trump, que já lançou investigações e tarifas contra diversos países, incluindo parceiros da União Europeia, Canadá, China e agora também o Brasil. O setor empresarial norte-americano, especialmente indústrias químicas e fabricantes, já demonstrou preocupação com o impacto deste “todos contra todos” nas cadeias de suprimentos.
Se a taxação dos 50% já estava ruim… pode piorar…
Ate agora nada entrou em vigor? É dificil dizer o quanto é bravata e jogo de cena e o quanto é estratégia para conseguir um acordo. Ele tinha ameaçado a China há uns meses em taxas de 140% o que faria a inflação estourar. Fora que as suas bravatas impediram o Fed americano cortar a taxa de juros faz meses… nisso ele tem sido igual ao Lula e reclamado do Banco Central quando esse no fim responde as políticas economicas equivocadas do executivo.
E o Trump diz coisas contraditorias no mesmo dia, já disse ontem que nem muito amigo do Bolsonaro é.
Acho que se tiver um acordo por tras dos panos que o STF e o Moraes deixarem a plataforma online do Trump Truth Social e Rumble em paz, essa ameaça de tarifa desaparece. Nao creio que nesse cenario, ele vai se importar com o Bolsonaro mais…
É porque quem apoia o Trump, quer isso mesmo. Os caras estão reclamando do PIX, só porque ele compete com o MetaPay (que foi lançado após o PIX).
Não é culpa nossa, se o nosso sistema é melhor, se eles quiserem usar cheque, o problema é deles.
Sou contra todas as formas de dinheiro digital (exceto monero), porque são só uma forma de espionar as pessoas, você troca liberdade e privacidade por conveniência, mas de fato, a birra dos EUA com o pix é simplesmente por que não é deles, não controlam e não dão lucro para a VISA.
Esse senhor é um ridículo,não sei nem como descrever quem acreditou nesse frouxo…
Novamente esse palhaço foi a mídia dizer o quanto era apaixonado por Trump,estados unidos e companhia…
Chega a dar asco e se sentir constrangido pelo nível de subserviência desse vassalo patético.
“Eu sou apaixonado por ele, pelo povo americano, pela política americana, pelo país que é os Estados Unidos.
Eu nunca neguei isso desde meu tempo de garoto.
O Trump sempre soube disso. Ele me tratava como um irmão. […] Tenho profunda gratidão por ele.
Tivemos um excelente relacionamento. Fizemos planos. Parece que estávamos até namorando.
Fizemos muitos planos para o Brasil na questão dos minérios” , afirmou o ex-presidente…
gostaria de saber até onde foram esses planos…
Esse ser nutre uma amizade fantasiosa com Trump como se houvesse algo realmente fidedígno entre eles
Um amor platônico por parte do vassalo latino,que chega a dar asco.
Mas por mim ele pode monopolizar a mídia para falar de seu amor e enaltecer esse sociopata laranja
Ele deve querer taxar por conta do SUS também
Soube que o truco nas universidades de esquerda é responsável por uma competição desleal com os torneios de pôquer de Las Vegas
Cadê o Lula?
Tomou chá de sumiço?
Mais uma vez a realidade provando que o Brasil não deve esperar absolutamente nada do Ocidente, especialmente dos EUA e desse velho pedófilo.
Existe muita gente aqui dentro do país interessada em manter o Brasil como um eterno fazendão comandado por uma elite desinteressada pelo bem comum e medíocre, mas também existe gente do lado de fora interessada nisso — e a maior parte não está no BRICS.
Eles são nossos inimigos e só sendo tendo muito espírito de corno manso pra não perceber isso.
Ocidente?
O Biden fez alguma coisa parecida?
A UE fez guma coisa parecida, ou UK, Canadá e os demais Ocidentais?
Isto é desta administração Norte-Americana e não do Ocidente, mas se achas que sim, siga sempre em frente.
Não venhas aqui nos dizer em quem devemos confiar ! sabemos quem são nossos inimigos não é de hoje.
Cara já conheci alguns empresários americanos, e gente “bem-nascida” de lá que não tem exatamente o desejo que o Brasil se mantenha com essa elite absurdamente provinciana e burra que temos, (na vdd eles não ligam pro Brasil), eles até ficam surpresos em saber como a elite daqui é tão despreparada mesmo tendo a faca e o queijo na mão pra dar a volta por cima, eles ficam impressionados negativamente com o amadorismo e falta de vontade da nossa elite.
Se o Brasil fosse um país mais desenvolvido – desde que não fosse nvl China – os EUA se beneficiaria muito, venderiam mais ainda aqui, e não teriam que lidar com centenas de milhares de imigrantes brasileiros.
É importante ter confiança e saber defender nossos interesses, mas de forma inteligente, tentando agir de acordo com cada situação e casos, que estão sempre mudando…
Não cair em generalizações e se for possível, evitar polarizações. [O que nem sempre é possível evitar, porque mesmo que não polarizemos, o outro lado pode vir a nos antagonizar.]
Falou tudo irmão. Essas pessoas que vc diz deveriam perder a nacionalidade brasileira imediatamente e serem expulsos do Brasil. A maioria já tem dupla nacionalidade mesmo.
ouvir notícia
“O que passa na cabeça do Trump eu não sei. Eu gosto dele, eu sou apaixonado por ele, pelo povo americano, pela política americana, pelo país que é os Estados Unidos”, disse Bolsonaro, ao ser questionado sobre a medida anunciada pelo republicano.
“O presidente Bolsonaro não é um homem desonesto. Ele ama o povo do Brasil. Ele lutou muito pelo povo do Brasil. Ele negociou acordos comerciais contra mim pelo povo do Brasil e foi muito duro”, comentou Trump em entrevista coletiva.
“Eu acredito que é uma caça às bruxas e não deveria estar acontecendo. Não é que… olha, ele não é como um amigo meu, ele é alguém que eu conheço. E eu o conheço como um representante de milhões de pessoas. Os brasileiros são ótimas pessoas”, adicionou.
“E ele [Bolsonaro] ama o país e lutou muito por essas pessoas, e eles querem colocá-lo na cadeia. Eu acho que é uma caça às bruxas e acho muito lamentável. Ninguém está feliz com o que o Brasil está fazendo porque Bolsonaro era um presidente respeitado”, adicionou.
Sinceramente eu não sei qual dos dois é o mais alienado…
Vão lá bater continência para a bandeira deles “patriotas”, vão lá!
Pois é.., pensava que era prestar continencia, mas o ex-presidente falou mesmo quem bater continência á bandeira dos EUA.
Ainda que estivéssemos, a balança comercial é positiva pra eles, mas veremos a idoneidade das investigações se eles tratarem também das próprias tarifas e monopólios que se formam com seus parceiros comerciais.
Olá Carcará.
Um dos pontos levantados na lista de “investigações” é o sistema de pagamentos PIX do BC, que na visão do governo dos EUA é desleal contra as empresas operadoras de cartão de crédito estadunidenses.
A questão do etanol também é curiosa… os EUA usam o milho como fonte primária para a produção de etanol em razão da sua liderança história no desenvolvimento de espécies híbridas nas décadas de 40~50. Naquele período, os EUA se tornaram os maiores produtores de milho do mundo e com elevada produtividade, resultado do desenvolvimento tecnológico.
O Próalcool avaliou que o Brasil teria melhores resultados produzindo etanal da beterraba ou da cana-de-açucar. Os resultados mostraram que a cana seria mais adequada porque o país já dominada historicamente a cultura da cada e já existia uma estrutura de usineiros que produziam principalmente açúcar.
O ponto mais importante foi a criação do Instituto do Açúcar e do Álcool, que depois se tornou o Campus de Araras da UFSCar. Ha praticamente 40 anos é feito o desenvolvimento genético de cultivares de cana de açúcar ali. Foram aprimoramentos na direção de reduzir a palha, aumentar a produção de açúcar e modificar a fibra para facilitar o manejo na usina. Geralmente, os estudos ocorrem 10 anos antes do lançamento comercial dos cultivares.
Até a agora, o desenvolvimento da cana brasileira permitiu aumentar a produção de álcool porque 1) as plantas são maiores, crescem mais rápido, têm mais açúcar, tem menos palha e crescem mais plantas por metro quadro, 2) porque o sistema de fermentação foi otimizado, produzindo mais etanol por quilograma de açúcar 3) porque o bagaço de cana produzido é mais eficiente como combustível para caldeiras a vapor, que geram a energia da usina, como menos sílica, menos água e mais biomassa.
Agora, se estuda o uso do bagaço da cana para a produçao de etanol de segunda geração. Isso significa que após ser moída para retirar o caldo que vai produzir etanol na fermentação, o bagaço passa por um tratamento para romper as fibras e serve de alimento para outros microorganismos que irã produzir mais etanol a partir da biomassa.
Outro ponto é que o álcool produzido pela cana compete com o açucar… no caso do milho, o álcool compete contra toda uma cadeia de alimentos que usa o milho como base.
ou seja….
Aproveitamento de resíduos lignocelulosicos pra produção de etanol é um potencial enorme muito além da cana. Também é possível produzir percursores de muitas moléculas úteis já que nas etapas pra a produção do etanol se produz glicerina. Certamente vc possui um entendimento muito mais aprofundado, e é ótimo que toque no tema.
Olá Carcará.
Voce tem razão.
Existe um tema chamado “biorefinaria” que emprega diferentes microoganismos para produzir diversos compostos orgânicos funcionalizados, além do etanol. Esta lista inclui isopropanol, ácido cítrico, ácido acético e tantos outros álcoois ou ácidos carboxilos… todos de enorme valor comercial
alguns deles realmente poderão usar a biomassa como matéria prima ou até o próprio açúcar da cana de açúcar.. acho que se alguém pergunta para um uma sugestão de tema em biotecnologia, recomentadia as biorefinarias ou os biofertilizantes
agora que venham as negativas dos negacionistas.. riso
Em teoria qualquer biomassa poderia passar por esse processo, soja, milho, sorgo… Potencial gigante de geração de energia…
Olá Jug.
O mais difícil é ajustar as características das biomassa para que o processo seja o mais eficiente possíveil
Tem um pesquisador em S.Paulo que tem buscado novos microorganismos exóticos nas fezes dos animais dos zoológico que possam possam ser usadas para criar novos cepas mais eficientes. È um trabalho bem criativo mas exaustivo.
E o etanol derivado da cana, tem uma eficiência energética maior do que o do milho.
Não.., o etanol é igual qualquer que seja a origem. È possível produzir etanol até do petróleo ou do gás de carvão. A despeito do processo de fabricação ser diferente, os produtos são indistinguíveis.
Contudo, o processo de fabricação do etanol brasileiro é mais eficiente que o processo de fabricação do etanol a partir do milho, além do problema do milho ser matéria prima para outros setores de alimentos que competem com a indústria de etanol nos EUA.
Eles realmente querem atacar o PIX e a LGPD?
É sério que eles vão fazer isso?
Bem… não reclamem quando todos os estados derem resultados vermelhos ano que vem nas eleições.
E muitos gados juram que quem criou o pix foi Bolsonaro,quer dizer se realmente Trump acha o pix um problema ele iria taxar o Brasil mesmo com o capital na presidência.
Queria a cara da família bolsonaro e seus seguidores.
É uma burrice sem tamanho, o PIX é uma das poucas coisas onde o Brasileiro, não importa a visão politica, sabe que se beneficiou bastante.
Especialmente hoje em tempos de fraca economia onde muita gente teve que até mesmo vender bolinho na rua pra fazer dinheiro, e TODOS usam pix.
Quando o governo atual ameaçou taxar o PIX, a reação foi tanta que deram pra trás, pois sabem que mexer o PIX é quase um suicidio politico.
Agora ver o Trump ameaçar o PIX e ainda ver politico de oposição apoiando isso… já sabe né?
Essas pataquadas do Trump e a trupe traidora tupiniquim vão entregar a eleição de 2026 numa bandeja de prata pro Molusco.
O maior cabo eleitoral do Lula se chama Jair Bolsonaro.
Ele elegeu o Lula em 2022 e está se esforçando para eleger ele em 2026 de novo — inclusive, a ponto de tentar sabotar uma das poucas opções que talvez conseguissem derrotar o Lula nas próximas eleições, que é o Tarcísio.
Nem o lulista mais fanático conseguiria tantos votos para o Lula quanto a família Bolsonaro.
O risco é que a Chave Pix vire Chave de cadeia.. riso
Faz-me rir.
Em alemão é mais engraçado.
“Das Risiko ist, dass der Pix-Schlüssel zum Ketten-Schlüssel wird.“
Até o Zé roela é melhor do que esse Tarcísio, por que pelo menos não faz nada, não ajuda e nem atrapalha e deixa tudo para ministro da economia, como fez com o Guedes.
Esse Tarcísio além de achar que sabe governar , não enxergar as merdas que faz.
Estou meio por fora das notícias políticas… O que ele faz assim de tão ruim para São Paulo?
O pouco que vejo é o cara tentando atrair investimento pra SP, investindo em infraestrutura. Devo estar vendo errado então. Se puder, compartilhe aí, o que tem de tão errado no governo dele?
O PCC domina o estado, só ponto de ser dono de empresas de ônibus.
A educação uma Porcari e a beira de ser privatizada..
A polícia se tornou mais corrupta e truculenta ,com o aval desse sujeito.
Se sair do ZAP , enxerga
Onde você estava nos últimos 30 anos, em coma?
Não, mas não Paso pano para quem não bate de frente com o crime organizado, finge que ele não existe, mas quer bancar e grande líder.
Poderia ter feito uma resposta educada, assim como foi o questionamento. Estava até indo bem, mas aí, no final, me confunde com a tua laia. Te orienta, não é todo mundo que está imerso nessa lambeção política não.
Um dia desses tive que receber um comentário, aqui, dizendo que eu seria responsável pela eleição do Lula, pois me colocava como não apoiador de nenhum dos dois. Kkkkkkkk
É justamente isso que você comentou. Não conseguem enxergar o quanto essas presepadas prejudicam eles mesmos. E o pior, nunca assumem a responsa de nada. É sempre culpa dos outros.
Vejo a situação do Tarcísio. Um dos poucos que tenta ao menos dialogar. Aí fala que é preciso negociar…um lado diz que ele é culpado tbm por ser extremista. Já o “próprio lado dele”, diz que é um traidor, que estaria “abandonando a causa”. Isso tudo pq o cara disse o que qualquer pessoa sensata deveria pensar…que o melhor caminho é tentar negociar.
Eu no lugar desse cara já tinha mandado um grande fdse há muito tempo. Pegava meu banquinho e ia cuidar da minha vida. Muito melhor do que ser escravo, pra sempre, de pessoas que não se importam nada com o Brasil, vivendo em prol dos interesses de uma família, que já deu mostras diversas que só se preocupam com eles mesmo. Deixava eles realizarem o que tanto sonham…eleger o PT, de novo, em âmbito federal. Talvez eles consigam conquistar o sonho de elegerem tbm em SP.
O Bolsonaro não transferiu nenhum voto para o cachaceiro em 2022. Ser de direita é uma questão de ética não uma seita como a esquerda. Ademais, quem tem o MSTF na coleira não precisa da ajuda de ninguém.
Em qualquer situação Lula ja era um candidato a ser batido. Em 2018 ele seria eleito no primeiro turno caso concorresse. Agora nessa situação dos traidores da Pátria ele novamente tem no mínimo 60% dos votos em 2026.
Um renomado instituto americano que acertou as projeções pró-Trump nas eleições presidenciais americanasdisse que há grande chance dele perder as duas casas em novembro do próximo ano.
E se ele perder não terá vida fácil,isso se não receber um impeachment…
Quem criou o PIX foi o Banco Central independente, durante o governo Bolsonaro. Deixem de ser safados.
Acho que o Trump vai PIXcar primeiro.. riso
Pelo que vi a reclamação foi que o banco central suspendeu o WhatsApp pay, que foi lançado primeiro, e depois veio com o pix.
Um dos problemas do protecionismo é quando provoca um protecionista mais forte, por isso o melhor caminho é o livre mercado.
O “livre mercado” já está sendo defasado tem uma década, nos proximos anos o jogo será protecionismo.
Os EUA faze, Europeus fazem, até a China faz acredite se quiser.
Mas o Brasil não pode?
A maior parte dos países que hoje se colocam como bastiões do “livre-mercado” eram extremamente protecionistas e intervencionistas no passado, incluindo os Estados Unidos. Eles só passaram a recomendar o livre-mercado a países pobres depois de terem criado e fortalecido as suas indústrias locais.
Aliás, tudo indica que teremos uma nova tendência geral de protecionismo global.
É o contrário, hoje a Europa e EUA são bem mais protecionistas do que antigamente.
Para país subdesenvolvido não faz sentido ser protecionista, tem que ser muito incompetente para não conseguir competir em custos com os países desenvolvidos que tendem a ter custos maiores.
Você está completamente errado. Os EUA e a Europa foram altamente protecionistas durante a sua fase de industrialização e só passaram a promover o livre-comércio durante a fase mais aguda da globalização (1980 a 2008, de modo geral), quando já estavam com suas indústrias desenvolvidas. Antes disso, todos eles usavam e abusavam de tarifas.
O que eu tô falando aqui é algo básico. Qualquer historiador aprende isso nas primeiras cadeiras de história moderna e contemporânea.
Se você quer entender como a banda tocava naquela época, Alexander Hamilton.
Chutando a escada: A estratégia do desenvolvimento em perspectiva histórica, de Ha-Joon Chang faz um longo histórico medidas Estatais ativas praticadas por Europeus e Norte-americanos entre o século XIX até meados do século subsequente. O protecionismo é o ponto mais evidente, mas há outras políticas, como espionagem, quebra de patentes, medidas fiscais entre outras.
Não estava me referindo tão antigamente assim como ao início da revolução industrial.
Se protecionismo funcionasse a URSS não teria ficado para trás e nem o Brasil que é um dos países mais protecionistas.
Para quem não faz parte da oligarquia não há motivos para defender o protecionismo, que apenas vai fazer tua vida ficar pior enquanto eles ficam mais ricos.
Protecionismo por si só não leva a lugar nenhum. Ele precisa estar ancorado a um objetivo estratégico, aonde vc quer chegar e porque. O maior exemplo do uso “racional” de políticas de estado é a Coreia do Sul. Fizeram uma política industrial de longo prazo, uma evolução gradativa, ao mesmo tempo que gastavam os “tubos” com educação e pesquisa. A evolução da escolaridade da população permitia um avanço da capacidade industrial do pais, tendo esta, um grande apoio do Estado. Em pouco mais de 4 décadas o pais saiu da absoluta pobreza para figurar entre as nações mais avançadas do globo em termo de desenvolvimento econômico.
Ora, para falar sobre o sucesso de um país industrializado, você deve obviamente olhar para os processos que estiveram por trás dos cenários que causaram essa industrialização — e, na maior parte dos casos, entre outras coisas, foram justamente medidas protecionistas para proteger a indústria nascente que estiveram por trás disso. Pegar um recorte temporal das últimas décadas, quando todos já estavam em um estágio de desenvolvimento extremamente avançado, para falar sobre como o livre-comércio fez bem para eles é algo que não faz sentido.
Você fala da União Soviética, mas a verdade é que a União Soviética não quebrou e nem ficou para trás dos demais países por conta do protecionismo por si só, mas sim porque o modelo como um todo era extremamente ineficiente do ponto de vista macroeconômico — era muito centralizado, inflexível, com poucos incentivos e, nos últimos anos, extremamente corrupto. Era algo fadado ao fracasso. A China, no entanto, justamente por apostar diferente, prosperou e não fugiu da lógica da fase protecionismo durante sua fase de industrialização.
Já o protecionismo brasileiro nem sequer possui como base um plano de industrialização. Não há planos para desenvolver a indústria. Não há pesquisa. Não há investimento em educação. Não há exigência de resultados por parte das empresas favorecidas. Não há nada. O único objetivo é simplesmente arrecadar dinheiro para o Estado e favorecer meia dúzia de amigos do rei sem receber nada em troca. Em outras palavras, é um protecionismo meramente arrecadatório.
Eu não estou falando de ideologias baratas aqui. Eu tô falando sobre como as coisas funcionam há séculos, com resultados comprovados em muitos países. Quem caiu no conto do “livre-comércio” pode até não gostar dessas verdades, mas nem por isso elas vão deixar de ser verdades.
País subdesenvolvido não tem o capital para investir e nem o mercado para consumir.
Não os EUA eram muito abertos, podia se vender tudo lá, eles comprovam muito do mundo todo, veio a ter mais protecinismo com a Crise de 29.
Claro que as tarifas eram altíssimas, mas hj a mascara tá em selos de qualidade, normas de produtos e etc ficou mais díficil vender pra eles, principalmente se for numa área Protegida como o Agro deles e a Defesa
Se muda pra lá então se vc quer tanto esse livre mercado.
Eu acho que vai dar amarelo, ninguém tá comprando que a culpa é da Direita, vide os dados de aprovação do governo
Dados forjados. Quer que eu forneça alguns dados que eu fabrico aleatoriamente e sem base nenhuma?
Va se informar.
Informar? Amigo, eu trabalho com LGPD.
E o engraçado que a LGDP, é uma versão mais branda do GDPR da UE, e adaptada aqui. Eu quero ver eles abrirem investigação da UE.
Matheus, fui pesquisa não lembrava obrigado, LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), é uma legislação brasileira que visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, além de garantir o livre desenvolvimento da personalidade das pessoas naturais, tanto físicas quanto jurídicas, públicas ou privadas, que tratam dados pessoais, seja em formato físico ou digital.
A LGPD estabelece regras para a coleta, tratamento, armazenamento e compartilhamento de dados pessoais, buscando assegurar a privacidade e a segurança das informações. A lei se aplica a qualquer operação de tratamento de dados pessoais realizada por pessoa natural ou jurídica, no Brasil ou no exterior, desde que o tratamento envolva dados de pessoas localizadas no território nacional. e imagina a GDPR da UE rsrs.
Confio no nosso presidente no qual é um ser inteligente e honestissimo, e do nosso vice-presidente que jamais voltaria a cena do crime…o Povo está com vocês! Seremos resistência Lorenzeti.
hhahahaha
hahahahahahahaa, agora nesse momento díficil, eu como uma abóbora e penso nele, pq ele é o que mais sofreu nesse país
A direita conseguiu o que sempre desejou; Fazer os EUA destruir o Brasil e colocar um fantoche no poder para servir aos americanos de 4.
Exatamente. Tentaram com uma ditadura que pura e simplesmente impediu a industrialização e desenvolvimento do país, depois com privatizações e desregulamentações em massa e desde uns 50 anos com o neoliberalismo, mas ainda conseguimos resistir por um tempo, mas agora, pelo visto, conseguiram. Daqui a pouco começam a jogar bombas em prol da “democracia”. E tanto os avisos quanto o perigo de achar que os americanos são amigos, quanto todo o desdenho com as nossas forças armadas, começarão a cobrar o seu preço.
Prestar continência para uma nação que sempre interferiu em nosso crescimento e desenvolvimento, enquanto tentavam a todo custo virar as costas para países geopoliticamente próximos e com interesses semelhantes, será o custo de toda essa desgraça pela qual passaremos. E não vai ter discursinho em rede social de bolsominions que resolva isso. Quero ver se as narrativas de “ditadura do STF” irão colar quando as casas dos seguidores deles estiverem em chamas.
Se bem me lembro quem comprou o poder para a esquerda foi a esquerda com dinheiro roubado..
ahhh.. a piada perdeu a graça.
Estão fazendo de tudo para estancar a visível e inexorável decadência. Sempre achei que o futuro do nosso país não estaria atrelado ao ocidente.
Olá Palhares.
Discordo. A história do Brasil está inexoravelmente relacionada ao ocidente, mas também é verdade que temos um enorme vínculo com a África, com os países do “sul-global” e também com os países “baleia” do BRICS.
O Brasil é um dos poucos países que realmente atuam de forma global e multipolar. É curioso que o Brasil mantinha excelentes relações diplomáticas com a China e com a URSS durante a guerra fria.
A embaixada dos EUA em Pequim foi aberta em 1979 após a visita de Nixon e, 1972, mas a embaixada brasileira foi aberta em 1974…
Nossa herança cultural é a combinação da Europa, África e do indígena, mas também é verdade que os EUA e o Brasil são países muito parecidos em seu desenvolvimento histórico. Os dois países tem um histórico paralelo, anda que seja normal a existência de conflitos.
Trump é apenas uma pequena parte desta história de mais de 200 anos.. Trump vai passar e os dois países continuarão…
No caso da guerra tarifária, o Brasil é um dos países que está sendo sancionado. O México, Canadá, Europa, Japão, CHina, Índia.. a gente está prestando atenção as sanções ao Brasil porque somos brasileiros;
O que está diferente em relação ao Brasil é a menção ao julgamento do ex-presidente. Isso é uma interferência indevida.
Consegue postar um monte de abobrinhas e colocar o Bolsonaro como culpado. A esquerda optou por desafiar os EUA desde os anos 1960. Agora apareceu um presidente americano para dar o troco. E vai dar.
“O, quam pigritia!”
Em alemão continua mais engraçado, mesmo tentando latim
Estão com medo do poder brasileiro!
Vc aparenta não ter a menor idéia do que está acontecendo mundialmente nesse momento de transição de hegemonia(eu sei do seu sarcasmo no comentário), eles temem não exatamente o Brasil como ente isolado, mas todos os acontecimentos que estão ocorrendo no cenário geopolítico, e o Brasil é um desses, pq ao contrário do que vc acha, somos fortes sim e podemos influenciar muita coisa. Vc provavelmente é daqueles que falam ‘Bostil’ nos seus circulos mais íntimos.
Trump e Dudu dinamitaram a direita. Estão perdidos. O PL fritando o Dudu, chamando-o de “obcecado” pela presidência. Nem o Sidônio, chefe da propaganda do governo, consegue entregar tanto quanto Trump…
Pois é… nem fazendo vídeo de gatinhos a gente consegue explicar o que está acontecendo na direita brasileira… é momento dela fazer uma autocrítica sobre os rumos tomados por ela ai longo da década.
a autocrítica é algo necessário periodicamente
Os caras rezaram para pneu, vc acha q essa gente tem capacidade de fazer uma autocritica? Olha o herói deles kkkk
Olá Sub.
Existe um grupo fanático e pequeno. Isso acontece em outros grupos também, seja na política, religião e futebol, por exemplo.
Contudo, o ex-presidente venceu uma eleição presidencial em ficou em segundo em outra. Isso sugere que um número de eleitores superior ao grupo de fanáticos constituídos em sua maioria por uma direita que foi por décadas engajada no projeto democrático implementado pela CF88.
A principal pergunta que esta direita que já fez parte do centro democrático é a razão de ter sido seduzida por um processo de inspiração fascista como foi o bolsonarismo, sendo que o país tinha e ainda tem (agora enfraquecidos) de lideranças tradicionalmente comprometidas com a democracia.
Os ataques de 08/jan mostra que apenas uma minoria esteve envolvida. Lideranças á esquerda e á direita condenaram aquele movimento. Então, seria apropriado que esta direita que já esteve empenhada no projeto democrático da CF88 possa fazer uma autocrítica sem que precise ser pública, mas que seja profunda o suficiente para compreender quão longe o projeto bolsonarista esteve da democracia.
Uma democracia demanda a existência de um centro democrático constituído de uma direita e uma esquerda comprometida com a democracia o suficiente para estarem juntas contra ameaças de movimentos extremistas.
Completamente alienado. A CF88 foi o trabalho da esquerda vingativa e forjou o caminho para a volta dessa esquerda ao poder. Era só o que eles queriam.
Was für eine Faulheit!
(em alemão é sempre mais engraçado)
Pneu era o nome do ET para o qual os patriotas rezavam. ET Pneu Bilú.
O bom e velho “Big Stick” americano.
Brasil ainda é uma colônia, mas não de Portugal.
Bom? Bom pra quem?
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Mais uma na conta dos Lesa Pátria, também conhecidos como a Família Honesta de Taubaté, um clã onde todos ma mam na política.
Parabéns ao Trump, ao Jair Bolsonaro, ao Eduardo e Flavio Bolsonaro que estão se tornando os maiores cabos eleitorais do Lula para a eleição de 2026.
Bolsonaristas estão querendo jogar a culpa do tarifaço do Trump no Lula, no PT e no Alexandre de Moraes, mas essas tarifas vão prejudicar principalmente a casta eleitoral do próprio Bolsonaro.
Moro numa cidade onde o agro é extremamente forte, e justamente o pessoal do agro já mandou o recado para a familicia bolsonarista: “Vocês estão nos prejudicando”.
E para esse pessoal do agro, as mentiradas e fake news de zap não funcionam, eles sabem que a culpa é do Bolsonaro e dos filhos. Tarcisio tbm já falou bosta demais, e agora já esta recuando, ele ate apagou os videos e fotos onde aparece com o bonezinho “vermelho” do “MAGA”.
E agora o Trumpete esta preocupado com o PIX?
Se for assim, que o Trump mande a Visa e a Master Card saírem do Brasil, a ELO (formada por Bradesco, BB e Caixa) vai assumir o lugar deles na hora e outro banco internacional tbm.
E tudo isso esta acontecendo pq os traidores da pátria, ou seja, a família Bolsonaro, esta fazendo de tudo para tentar livrar o Bolsonaro da cadeia por tentativa de golpe de estado. A família Bolsonaro nunca se importou com o Brasil. E eles estão mostrando isso agora.
E quem ainda acredita que Bolsonaro representa os ideais de Deus, Pátria e Família, tem que ser internado urgentemente num manicômio psiquiátrico.
Olá Mgnvs,
Perceba que a principal exigência é a interrupção do processo contra o ex-presidente e a sua anistia, o que é uma certa confusão legislativa misturando o conceito de anistia, graça presidencial e induto presidencial..
fi
que seja
o que é preciso observar que esta exigência é uma ingerência externa sobre os poderes constituídos no Brasil a partir da CF88.
A interrupção do processo na justiça por interferência de outro poder, como o legislativo ou judiciário, teria que ser via um golpe parlamentar que mudasse uma cláusula pétrea da CF88.
sobre o cristianismo do ex-presidente, há muito tempo me incomoda a fata de caridade em suas manifestações, que é a base do cristianismo
Curiosamente, Slavoj Zizek afirma (eu concordo) que o pensamento de esquerda que surge a partir do Sec.XVIII é inspirado no cristianismo… afirmar que Cristo era de esquerda é um erro porque as ideias que compõem a esquerda moderna nascem da luta de classes decorrente do capitalismo, algo que só faz sentido pensar a partir da revolução industrial.. ago que só ocorre 1700~1800 anos após a morte de Cristo… mas é correto afirmar que as ideias da esquerda têm como base os conceitos éticos do cristianismo;
é uma bela discussão
Perfeito, Camargoer.
E olha só, ainda tem gente aqui nos comentarios defendendo o hipocrita do Bolsonaro e os filhos dele. O problema é que a elite que foi diretamente afetada pelas tarifas dos EUA, sabe exatamente que a culpa disso tudo é dos Bolsonaros. Essa elite eles nao conseguem enganar com mentiras e fake news espalhadas pelo zap. Dessa vez os Bolsonaros deram um tiro no proprio pé. Eles miraram no Lula e no STF e acertaram justamente os apoiadores da campanha politica bolsonarista já que o prejuizo deles vai ser enorme, principalmente do Agro.
Sua analise é muito boa. Concordo.
Visão distorcida e rasteira dos fatos. Argumentos de petista.
Ora Rafa,
deixe de rotular as pessoas por meio frase de efeito e tente escrever um argumento.
Roberto Campos e Paulo Francis eram irônicos ao colocar seus argumentos. Depois, da sua morte, alguns comentarias se tornaram mais agressivos reduzindo a qualidade do argumento na mesma proporção, como o Diogo Mainardi no Conexão Manhatan.
Os mais antigos aprenderam com Francis, que falava estranho e pensava muito. Os mais novos aprenderam com Mainardi que fala bonito e falta educação.
Estes colonistas, como foram apelidados pelo Henrique Amorin, sumiram das imprensa, da TV fechada e nunca entraram na internet desde que passaram curtindo os netos.
Sobraram as pessoas inteligentes que elaboram argumentos, acertando ou errando em diferentes proporções, e quem flutua pela falta de densidade.
Peço desculpa pela maçada mas a luta de classes começou na Revolução Industrial porque os operarios descobriram que sem eles as máquinas paravam, ou seja o poder passou para as classes baixas. Os ricos continuavam ricos mas os pobres detinham o poder de os poderosos ganharem ou não dinheiro. Isto nunca tinha acontecido na historia humana, porque antes das fabricas, se o pobre não quisesse trabalhar no campo. morria á fome e havia alguem que ocupava o lugar dele. Os intelectuais aperceberam-se disto e começaram a debitar teorias sobre a esquerda defensora dos pobres em oposição á direita amiga dos ricos. Mas agora com a automatização crescente da economia e democratização da riqueza, a esquerda está a perder o poder que tinha, porque todos querem ser ricos mas ninguem quer ser pobre.
Postagem de esquerdista com a mente contaminada nas cartilhas do PT.
Ai que preguiça….
(quem leu Macunaima vai entender a piada)
…..pega fogo cabaré……quem diria, a língua, os nove dedos, os goles de caninha 51, e os gestos do nosso digníssimo ” a alma mais honesta desse Brasil”, comedor de jabuticabas, nos colocariam em uma situação extremamente difícil e complexa. O Brasil não aprende mesmo, os erros cometidos pela gestão do “Capitão.Rachadinha” e seus adoradores de pneus se perpetuou nesse governo de aloprados, da esquerda. ideologia não serve para nada, direita e esquerda são filhas da ignorância e falta de pragmatismo, quem paga a conta sempre é o povão, a realidade não mente.
“aaaaiiiiinnnnn….primeiro tiramos o bozo, depois vemos o que acontece”.
Café 40 reais.
Gás quase 130, em Porto Alegre.
Energia elétrica só sobe.
Picanha…HAHAHAHA…
Ovo custando quase 30 reais a bandeja com 20 ovos.
1 pão praticamente 1 real, dependendo de onde você mora.
Estatais dando prejuízo.
Uma primeira dama inepta.
Um presidente que só governa por ideologia e não tem um projeto de governo desde antes de 22.
E por aí vai…
Mas o povo conseguiu o que queria, tirar o bozo.
Estou começando a sentir saudades de um cara que tenho ojeriza que é o tal do bozo. Ele ainda tinha a desculpa da pandemia. O outro é só incapacidade de governar mesmo.
E o ano ainda nem terminou. E ainda teremos toooodo 2026.
Tenha paciência, 2030 está bem aí.
Sim, o ano 2030 está bem ali, mas talvez nós não estejamos lá também.
Tem ojeriza do Bozo? Com tanta babação???
E “esqueceu” que o Bozo, quis desafiar os EUA quando o Biden foi eleito? Com história de que tínhamos pólvora para peita-los.
Fora os preços dos combustíveis, tomate, e carne nas alturas no governador dele.
A Memória seletiva dos seguidores do Bolsonaro é muito complicado, assim como o caráter de vários deles, espero que pelo menos, não tenha o segundo problema.
Por falar em caráter, quando foi que você perdeu o seu?
Parabéns. Você está começando a abrir os olhos para a realidade.
“O relatório afirma que o Brasil promove práticas que distorcem a concorrência em serviços digitais. Uma das críticas é a promoção governamental do Pix como forma de pagamento preferencial, o que, segundo os EUA, compromete a competitividade de empresas privadas internacionais do setor. As maiores do mundo no setor de pagamentos são as americanas Visa e Mastercard.”
Realmente, como os EUA se mantém atentos ao bem estar de seus conglomerados. E a inovação, a livre concorrência, o empreendedorismo, e o “Estado que serve só para atrapalhar os negócios”? Discurso que se presta a entreter o incautos da periferia.
Mas se eles realmente conseguir obliterar o “PIX” como “os malucos”(denominação dada pelo próprio Jin Jones latino) farão para manter as mordomias da família encosto? Pode ser um tiro no pé em Trump!
“Patriotas” estão perdidos. E agora, José? Criticamos o Tramp ou não? kkkk Tem q deixar as medidas agirem, doer os bolsos do0s financiadores do fascismo. Não tem como não gostar do Trump, melhor presidente da história dos Estados Unidos.
É pedagógico, brincar de fascismo é perigoso. Não podemos esquecer q até matança de indios essa gente defendeu dentro do congresso nacional. Oia as ideias…
Solução pra doido, é um doido e meio mesmo kkkk I love you Trump (nesse ponto eu concordo com o Bolsonaro). rs
Sejamos pragmaticos. O que hah de errado em um pais usar seu poder economico contra outros (ou todos)? Pessoalmente me sinto extramamente contrariado mas essa eh a nova realidade e temos que fazer escolhas: olhar para tras e chorar pelo leite derramado ou olhar para frente, aceitando os desafios associados, buscando novas parcerias de forma seria e pragmatica?
Nao vamos culpar os outros ou lamentar sobre coisas que nao temos controles. Tomemos as nossas proprias redeas e busquemos as direcoes adequadas. O Brasil tem talentos excepcionais, recursos humanos extramamente capazes e criativos para buscar solucoes mediante adversidades. Pra frente, sempre.
O problema não é nem as tarifas em sí, mas como muitos no Brasil acham que deveriamos rasgar leis e f*der nosso Agro e Industria por causa de um imbecil estrangeiro.
Acham que se não fizermos nada, apenas aceitar e ficar calados vamos “virar primeirumundu quiném us stazunidu”.
Matheus, meu caro. A sua resposta representa justamente o que os brasileiros devem parar de fazer: apontar dedos e procurar culpados. Imagina desprender toda essa energia para busca de solucoes praticas, criativas. Nao me refiro a voce, especificamente. Mas como uma demonstracao de cultura nacional que poderia ser mudada. Se voce se convercer da necessidade dessa mudanca e comecar hoje, jah eh o primeiro passo. Aceitariamos todos o desafio?
Um abraco
Concordo contigo, a polarização politica só piorou essa parte podre de nossa cultura.
Mas cara, ver gente torcendo contra o próprio país por causa de politico… não dá cara.
Você é fazendeiro? Esse agro que prefere fazer malabarismo para arrumar novos clientes no exterior, do que vender a produção para os brasileiros? Os exportadores estão cagando e andando pro Brasil, trouxa é quem não vê.
https://www.youtube.com/watch?v=HUrol_2obJA
E o consumidor brasileiro consome toda produção do país? So se a gente transformar as salas de casa em graneleiros.
Agro bota comida nas nossas mesas e salva a balança comercial.
Depende do lado que você estiver. Se está na mamata governamental tudo é grátis, se é produtor rural deve saber quanto custa plantar 1 alqueire de trigo. Comida não dá na prateleira de supermercado.
i
Pessoal acha que é só uma Tarifa, a Tarifa é agora, vai vir mais, bem mais, ataques a nossa industria é questão de tempo, ou seja peças vindas do Exterior podem ser sancionadas, quem vai nos Acudir? a Rússia que não ajudou a Armênia do Lado e tem uma econômia menor que a Nossa e sancionada, a China que não precisa dos nossos produtos industrializados e só soltou uma notinha de solidariedade, estamos largados levando porrada da Europa e dos EUA, se os EUA quiserem agora o KC390 não vende pra mais ninguém, assim como toda EMBRAER, a Petrobras que precisa de equipamentos para perfuraçao em alta profundidade já era também.
Agora vem o mais Legal, essas medidas deles também impacta nossas autoridades corruptas, o Amigo do Amigo do Meu Pai que dizem ser o Toffoli, vai levar uma também, o Alexandre de Moraes já era, adeus Europa e EUA, o Barroso destruidor do Bolsonarismo, mas totalmente isento kkkkkkkkkk vai levar também, a filha dele mora na Flórida, vai ser expulsa também se a sanção for em parentes, como prometeu o Departamento de Estado, o Gripen vai ser investigado, as licitações do Governo serão avaliados, os ataques as BigTechs podem ter de ser ressarcidas, com nossas reservas de Doláres, Nossas reservas de doláres poderão ser congeladas do dia para Noite. e o Real virar papel Higiênico, nossas Forças armadas estarão totalmente banguelas em meses. Centauro II? esquece isso, Tamanduá da Alemanha? esquece isso também vai ficar atracada no Porto.
A diferença é q a Russia produz de tudo. Eles fazem um avião comercial do zero, mesmo sendo de qualidade inferior. Eles fazem um relogio do zero, mesmo sendo mecânico. Fazem um carro do zero, mesmo tendo a tecnologia embarcada de um Uno Mille 1999. Eles fazem um computador do zero mesmo tendo um processador ao nivel de um pentium 4.
O Brasil nem soja produz do zero, depende de fertilizantes importados kkkk essa é a diferença de uma nação com verdadeiros patriotas e não adoradores de pneu e shapeshifters de jacaré
Os ” adoradores de pneu” estão melhor que os aduladores de corruptos com condenação por corrupção e lavagem de dinheiro que se beneficiou da prescrição.
1 – Viva a sub qualidade (com o prefixo separado). Quero um carro russo ou talvez um jatinho russo.
2 – Depende de fertilizantes importados. Os Estados Unidos produzem produtos de qualidade e para isso importam de tudo ou mais que existe no mundo. Mas fazem. Aqui é vergonhoso importar até adubo.
Tu resumiu o Brasil e não uma ala das vertentes políticas, somos facilmente embargáveis por décadas de omissão com a desindustrialização e a incapacidade de gerar tecnologia de ponta,
Mas nós somos autosuficientes, independentes, soberanos e autônomos em GPS, rede global de computadores, sistema Swift e etc.
kkkkk sim temos tudo isso que vc falou
Vejamos: Bolsonaro, censura ás big-techs, atuação do Alexandre de Morais, balança comercial, Pix, 25 de março, questões ambientais, tarifas alfandegárias, etc…
Creio que o Trump esteja jogando as cartas na mesa como quem joga cascas de banana.
O governo brasileiro saberá escolher as cartas certas ou irá escorregar nas cascas erradas?
Hahahahahahahah. Saberá, fique calmo e tome seu Rivotril.
Começou errando em querer revidar, ele devia jogar isso no colo do Moraes, dizendo que não pode interferir no Judiciário, essa pic@ é do STF. Vamos negociar o resto, mas o Bolsonaro é da conta do STF eles que segurem o rojão.
Quem diria que colocar um condenado por corrupção na presidência iria ocorrer isso…
Verdade: “Juiz mantém condenação e Trump será sentenciado por suborno de atriz pornô”.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/juiz-mantem-condenacao-e-trump-sera-sentenciado-em-caso-de-suborno-de-atriz-porno/
Isso nem conta como crime.
A par do processo criminal que já transitou em julgado, soa estranho para quem se diz defensor da “família tradicional e dos valores cristão” subornar uma atriz pornô para que esta mantenha silêncio sobre suas relações. Ainda mais inusitados são os auto intitulados “conservadores” o defenderem com unhas e dentes. Não me surpreenderei se os tais paladinos da moral e dos bons arrumarem um jeito de justificar os casos de pedofilia do Trump denunciado pelo seu ex-pupilo, Elon Musk. Pensa em uma turma boa de rebolado, até a Carla Perez ficaria com inveja.
esse caso já ficou porvado ser armação, e suborno pra put@ ficar calada nem deveria ser crime, só os Puritanos dos EUA mesmo com leseira dessa.
Pois é, Trump foi considerado culpado de 34 acusações criminais. Acabou reeleito:
https://www.npr.org/2024/05/30/g-s1-1848/trump-hush-money-trial-34-counts
Quem não diria?
Um ego incontido que se mete onde nao foi chamado e fala do que não sabe…ta ai o resultado.
Fala do dolar agora? Chama Israel de genocida vai? Defende o Irã…ajuda o Maduro….assina carta contra ” os ataques da Ucrânia” continua…ta indo bem
Foi tocar na ferida americana : dolar.
Se calasse a boca e cuidasse de trabalhar ( ate agora não entregou nada além de imposto e favores pra patota) ao invés de viajar ( inutilmente) e falar besteira ( é so o que faz) isso não estaria acontecendo.
Agora o ” grosso vai entrar em setembro”. Tem mais as sanções hipocritas da OTAN ( a hipocrisia é uma prerrogativa de quem tem poder militar, politico ou econômico) e talvez mais 500% depois, e este não é Trump, é o congresso dos EUA em projeto bipartidario (vão por culpa no Bozo disso tambem?). Parabens a quem elegeu o
“iluminado” da picanha. Se refletem bem nele.
E parem com esta pantomima pueril de creditar a Eduardo ( outro boquirroto egocêntrico infantil) culpa ou causalidade nisso. Voces acham realmente que o presidente dos EUA vai decidir algo assim baseado no relato de 1 ou 2 pessoas? Ou por conta de um aliado politico?
Estava bonito criar narrativas furadas e fantasiosas e investigações estapafurdias contra os adversarios internos com factóides, né? Agora muita gente vai tomar um pouco um do proprio veneno.
Colombelli você como comentarista político é um ótimo comentarista de assuntos militares.
Chama Israel de genocida vai?
R: “Tribunal Penal Internacional expede mandado de prisão de Netanyahu”.
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd6ve0p2380o
ajuda o Maduro
R: Lula bloqueou pessoalmente entrada da Venezuela nos Brics
https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/americo-martins/internacional/lula-bloqueou-pessoalmente-entrada-da-venezuela-nos-brics/
.assina carta contra ” os ataques da Ucrânia”
R: Trump humilha Zelensky na Casa Branca. O mundo nada viu igual;
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/trump-humilha-zelensky-na-casa-branca-o-mundo-nada-viu-igual
EUA propõem reconhecimento de territórios pela Rússia na Ucrânia,https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-propoem-reconhecimento-de-territorios-pela-russia-na-ucrania-diz-site/
O projeto de Resolução dos EUA, visto pela CNN, não condena a Rússia como agressora no conflito.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-propoem-resolucao-da-onu-para-guerra-entre-russia-e-ucrania/
E parem com esta pantomima pueril de creditar a Eduardo ( outro boquirroto egocêntrico infantil) culpa ou causalidade nisso.
R:““Não. Presidente @realDonaldTrump não jogou uma bomba nuclear no Brasil — ainda”, escreveu Eduardo em uma rede social, ao compartilhar um vídeo do comentarista Paulo Figueiredo, aliado do bolsonarismo nos EUA e neto do ex-ditador João Figueiredo.
No vídeo, Paulo Figueiredo afirma que ele e Eduardo estão comprometidos em boicotar “qualquer tentativa de conversa aqui nos Estados Unidos que não passe por uma anistia ampla, geral e irrestrita”.
“Com a diferença de que um é filho do ex-presidente e o outro já goza de uma enorme credibilidade aqui dentro”, disse, referindo-se a si próprio.
Figueiredo acrescenta que os dois estariam, naquele momento, em reunião com representantes do Departamento de Estado dos EUA. “Assumindo que a nossa agenda ocorra como o planejado, nós estamos neste momento dentro do Departamento de Estado em reunião. Com o alto escalão. Que, aliás, nos convidou”, disse, sem apresentar provas ou detalhes.”
https://www.infomoney.com.br/politica/tarifaco-eduardo-indica-boicote-a-negociacoes-de-empresarios-e-sugere-mais-sancoes/
E parem com esta pantomima pueril de creditar a Eduardo ( outro boquirroto egocêntrico infantil) culpa ou causalidade nisso.
R:““Não. Presidente @realDonaldTrump não jogou uma bomba nuclear no Brasil — ainda”, escreveu Eduardo em uma rede social, ao compartilhar um vídeo do comentarista Paulo Figueiredo, aliado do bolsonarismo nos EUA e neto do ex-ditador João Figueiredo.
No vídeo, Paulo Figueiredo afirma que ele e Eduardo estão comprometidos em boicotar “qualquer tentativa de conversa aqui nos Estados Unidos que não passe por uma anistia ampla, geral e irrestrita”.
“Com a diferença de que um é filho do ex-presidente e o outro já goza de uma enorme credibilidade aqui dentro”, disse, referindo-se a si próprio.
Figueiredo acrescenta que os dois estariam, naquele momento, em reunião com representantes do Departamento de Estado dos EUA. “Assumindo que a nossa agenda ocorra como o planejado, nós estamos neste momento dentro do Departamento de Estado em reunião. Com o alto escalão. Que, aliás, nos convidou”, disse, sem apresentar provas ou detalhes.”
https://www.infomoney.com.br/politica/tarifaco-eduardo-indica-boicote-a-negociacoes-de-empresarios-e-sugere-mais-sancoes/
Algum jornazista brasileiro já apresentou provas do que escreveu?
assina carta contra ” os ataques da Ucrânia”
R: Trump humilha Zelensky na Casa Branca. O mundo nada viu igual;
https://www.metropoles.com/blog-do-noblat/ricardo-noblat/trump-humilha-zelensky-na-casa-branca-o-mundo-nada-viu-igual
EUA propõem reconhecimento de territórios pela Rússia na Ucrânia,https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-propoem-reconhecimento-de-territorios-pela-russia-na-ucrania-diz-site/
O projeto de Resolução dos EUA, visto pela CNN, não condena a Rússia como agressora no conflito.
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/eua-propoem-resolucao-da-onu-para-guerra-entre-russia-e-ucrania/
Tá. Então o filho de um ex-presidente que tentou golpe de Estado vai para o exterior a fim de atentar contra o próprio país, sendo que o tal filho é senador da República, e a culpa é do atual governo? Tu realmente acreditas nisso?
Tentar golpe? Voce sabe o que é golpe? Estuda um pouco. A gleisi fez a mesma coisa em 2018. Esqueceu?
A USAID fez a mesma interferência ate pouco trmpo. Esqueceu tambem?
E tu acha que Trump sanciona um pais por causa de Eduardo? Nao seja infantil. Trump tem a melhor rede de informação do planeta a sua mão. Nao vai se basear no relato de uma pessoa muito menos decidir em algo de bilhoes de dolares baseado numa pessoa. Pensa um pouco com um pingo de razoabilidade e lógica e veja se te parece plausivel uma pessoa de um pais periférico influenciar o presidente dos EUA.
Eduardo é deputado. Nao senador. Por ai ja se vê o teu nivel de informação sobre o assunto.
Sim a culpa é de quem tu elegeu e que so fala besteira o dia inteiro, comprando encrencas que não são nossas e se aliando com ditaduras. Ate a globo…a rede oficial do governo citou: pronunciamentos no brics foi a motivação.
Atentar contra o proprio país foi deixar rafael correa, lugo e evo chantagearem o Brasil ou encamparem empreendimentos do Brasil, inclusive da Petrobras. Esqueceu tambem isso né?
Você leu o que escreveu?
Eu acredito pq os jornalistas já disseram que cldo entornou quando veio a Reunião dos BRICS e o Lula queria pagar de machão contra o dólar, contra o Ocidente, e lembendo China, Irã e a Rússia, taí o que ele ganha, nenhum desses nos procurou para comprar nossos produtos, substituir os EUA nas exportações, usaram o velho gagá e agora que o chumbo veio deixaram ele sozinho pra ser sacrificado, os alvos eram somente o STF
Bolsonaro é o Líder Iluminatti que comanda os EUA das sombras, tu acha que ele levou uma facada no bucho e não morreu pq? Bruxaria
E a compra dos BH vai ser cancelada quando !?
fiquem tranquilo é só a “taxa do amor”…só que em Dólar
Tenho um amigo que diz que se colocar o Brasil na mão de um bicheiro dá mais certo que na mão desses dois…e a cada dia que passa ele acaba tendo mais razão…to rindo, mas é de desespero mesmo…rs
Nosso verdadeiro inimigo mostra a cara, mais uma vez. Só não vê quem é cego. Até quando vamos aceitar ser sabotados pelo EUA? Até quando?