A Bridge Too Far 1

Sérgio Vieira Reale
Capitão-de-Fragata (RM1)

INTRODUÇÃO

A história militar e o cinema é uma coletânea de resenhas sobre filmes e séries cinematográficas do gênero guerra. As referidas resenhas, mais especificamente, abordam fatos marcantes da guerra no ar, no mar e na terra.

As resenhas podem ser baseadas em fatos reais ou fictícios e tem as seguintes finalidades: despertar nos leitores o interesse em assistir ou rever os filmes e as séries selecionadas; utilizá-las no meio acadêmico como fonte histórica; e contribuir para o fomento da mentalidade de defesa nacional.

As guerras sempre fizeram parte da cultura universal. Elas continuam produzindo conhecimento e experiências vivenciadas nos campos de batalha. Nesse sentido, é incontestável a necessidade dos militares continuarem lançando mão desses ensinamentos colhidos nos combates.

Para tal, o estudo da história militar, que faz parte dos currículos das escolas militares, também é uma forma de preparação para os conflitos armados. Vale ressaltar que, ao contrário das outras profissões, a grande maioria dos militares não irá vivenciar a realidade de uma guerra. A história militar diz respeito ao estudo e a análise da evolução dos conflitos armados ao longo do tempo. Ela abrange o estudo da guerra desde os períodos mais remotos até os dias de hoje, com seus impactos sociais, políticos e econômicos.

O filme histórico é a narrativa de um fato passado, que pode ser considerado um documento histórico. Entretanto, o cinema é arte e entretenimento e, nesse sentido, os filmes podem se afastar, em menor ou maior grau, da verdade documental. O cinema possui liberdade artística para narrar um fato histórico, que nem sempre estará plenamente de acordo com o que aconteceu na realidade. Por outro lado, existe uma responsabilidade de como se leva a história para o cinema.

Muitas pessoas não farão uma pesquisa sobre aquele fato ou em relação aquela figura histórica. Assim sendo, ficarão somente com o poder da imagem e da narrativa daquela obra cinematográfica.

Os filmes do gênero guerra, que permanecem exercendo um grande fascínio sobre o público em geral, são caracterizados por uma narrativa atraente, cenas de ação e emoções intensas.

A leitura cinematográfica da história é a história retratada por meio das lentes do cinema. Segundo o historiador canadense Robert Rosenstone,  autor do livro “A história nos filmes, Os filmes na história”, lançado em 2010 no Brasil: “O filme histórico tem tanto valor quanto os livros acadêmicos, pois ambos seriam diferentes formas midiáticas de descrever as verdades sobre o passado”.

CONTEXTO HISTÓRICO E A OPERAÇÃO “MARKET GARDEN”

Na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), após o desembarque da Normandia, em junho de 1944, a Alemanha já demonstrava um crescente enfraquecimento do seu poder militar.

Em setembro de 1944, as forças aliadas planejaram a operação “Market Garden”, que foi concebida pelo Marechal Britânico Bernard Montgomery. A operação foi realizada entre os dias 17 e 25 de setembro. Tinha por principal finalidade encerrar a Segunda Guerra Mundial até o natal de 1944. Ela foi realizada na Holanda e combinava um ataque aerotransportado (“Market”) com um avanço terrestre (“Garden”). O Marechal  Montgomery considerava que, capturando pontes estratégicas, os aliados conquistariam um corredor para invadir à Alemanha. A despeito de ter conquistado algumas pontes nas cidades de Eindhoven e Nijmegen, a principal ponte, em Arnhem, permaneceu em poder dos alemães.

Esta ponte é a que ficava sobre o rio Reno e era a mais distante das forças terrestres. Dessa forma, envolvia uma linha de suprimentos muito extensa o que dificultava o provimento das necessidades logísticas. A operação envolvia um grande lançamento de tropas paraquedistas na retaguarda das linhas inimigas. O deslocamento terrestre das tropas buscava conectar-se rapidamente com as forças aerotransportadas.

As tropas aerotransportadas foram lançadas próximas as pontes com a missão de conquistá-las e abrir terreno para a investida de divisões de infantaria, que se deslocavam por terra. As características do terreno, estradas estreitas, dificultavam o deslocamento dos tanques aliados. A região arborizada de Arnhem prejudicava as comunicações. A presença de tanques alemães, incluindo duas divisões Panzer contribuíram para a reação alemã. Cerca de 15000 soldados aliados faleceram na operação.     As perdas alemãs foram entre 7500 e 10.000 combatentes.

A Operação “Market Garden” foi o maior desembarque aéreo da história militar, mas não obteve o sucesso que era esperado pelos aliados.

Milhares de paraquedistas foram lançados sobre a Holanda para ocupar pontes e abrir caminho para as forças terrestres aliadas. A Holanda só seria libertada em definitivo em maio de 1945.

Vale observar que, a operação aliada se baseou muito no princípio da surpresa. Num determinado momento, para o avanço das forças terrestres foi realizado somente um “briefing” e não a divulgação de uma ordem de operação mais detalhada. A análise de inteligência ignorou, por exemplo, a existência dos blindados alemães em Arnhem e, em especial, as divisões panzer, tropa de elite do exército alemão. Finalmente, a operação se transformou num grande resgate das tropas aliadas, principalmente, em Arnhem, que ficaram atrás das linhas inimigas. Milhares de soldados foram capturados pelos alemães.

LUZ, CÂMERA, AÇÃO !

O cinema é uma potência cultural e um dos principais meios para a divulgação da história militar. Os filmes e as séries do gênero guerra, de modo geral, retratam temas relevantes, tem uma narrativa atraente e misturam cenas de ação com elementos emocionais.

A sinergia entre a história militar e o cinema produz um aprendizado lúdico e motivacional. Tanto para os que já são familiarizados com o tema, quanto para aqueles que passaram a se interessar pelo assunto.

Uma Ponte Longe Demais (“A Bridge Too Far”) é um filme de guerra anglo-americano baseado no livro homônimo e “best seller” de Cornelius Ryan de 1974. As adaptações audiovisuais de livros fazem parte da história do cinema. A operação “Market Garden” foi tema de um dos episódios da minissérie “Band of Brothers”.

O filme, lançado em 1977, foi uma superprodução ambientada na Segunda Guerra Mundial. O longa foi dirigido por Richard Attenborough e o elenco é multiestelar. Sean Connery, Michael Caine, Anthony Hopkins, Robert Redford, James Caan, Gene Hackman, Edward Fox entre outros.

As filmagens ocorreram em 1976 e foram realizadas na cidade holandesa de Deventer, que fica localizada a 35 km de Arnhem. Cabe mencionar que as cenas do lançamento das tropas aerotransportadas foram realizadas utilizando 11 aviões Douglas C-47 e por 1.000 paraquedistas aproximadamente.

Os atores retrataram com realismo os aspectos psicológicos durante as filmagens. A ansiedade, a tensão e a vibração estão presentes no filme.  Em relação as premiações, o filme venceu nas categorias de melhor fotografia, melhor trilha sonora e melhor ator coadjuvante (Edward Fox) na Academia Britânica de Artes, Cinema e Televisão (BAFTA).

  • Filme: Uma Ponte Longe Demais (1977)
  • Diretor: Richard Attenborough
  • Atores Principais: Sean Connery, Michael Caine, Anthony Hopkins, Robert Redford, James Caan, Gene Hackman e Edward Fox
  • Disponível em: Canal You Tube

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E SITES CONSULTADOS


VEJA TAMBÉM:

Cinema como ferramenta para difundir a história naval: o trabalho do Capitão de Fragata Sérgio Vieira Reale

Inscrever-se
Notificar de
guest

5 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
lucena
22 horas atrás

Dias difíceis …. é quando Homens fazem muros e não pontes…geralmente … só fracos e medrosos fazem muros pelo medo…já os fortes … fazem pontes … e compartilham e interagem com os outros sem medo.

Hamom
Hamom
8 horas atrás

Falando em filmes de guerra..

No sábado, 6 de setembro de 2025, Trump, que não tem mais o que fazer, postou uma imagem gerada por IA em sua plataforma Truth Social, retratando-se como um oficial militar do famoso filme de 1979 , com a legenda “Chipocalypse Now”

Dado sua fama de TACO, arrisca virar meme,
como “Chickenpocalypse Now”…rsrs

trump_chipocalypseNow
Última edição 8 horas atrás por Hamom
Deadeye
Deadeye
Responder para  Hamom
6 horas atrás

Ele é maluco

Deadeye
Deadeye
6 horas atrás

Um dos meus filmes favoritos diga-se de passagem, eu fiquei com uma baita dó dos Paraquedistas Poloneses, pela incompetência do Mott.

Leandro Costa
Leandro Costa
1 hora atrás

Excelente filme. Recentemente dois historiadores fizeram uma série de videos no YouTube andando por todos os campos de batalha da Market Garden, terminando na celebração anual local dos Holandeses.