canhão el cristiano

vinheta-clipping-forteASSUNÇÃO (Reuters) – Um enorme canhão de 12 toneladas construído com o metal dos sinos das igrejas durante a guerra do Paraguai contra Argentina, Brasil e Uruguai no final do século 19 será devolvido ao país, disseram autoridades paraguaias nesta sexta-feira.

O troféu de guerra, chamado de “El Cristiano” devido à procedência de sua matéria-prima, se encontra em exposição no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, mas a Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai disse que os dois países estão finalizando os detalhes para o seu retorno.

O canhão foi tomado por forças brasileiras após a ocupação da fortaleza de Humaitá em fevereiro de 1868, uma batalha que marcou um ponto decisivo na derrota paraguaia durante a chamada guerra contra a Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai.

Após a disputa sangrenta que ocorreu entre 1865 e 1870, os aliados conservaram arquivos, armas e outros objetos, que na última década foram reivindicados pelo Paraguai, especialmente ao Brasil, seu maior parceiro comercial. A guerra dizimou a população paraguaia e deixou o país em ruínas.

A Secretaria de Cultura do Paraguai disse nesta sexta-feira que o ministro da Cultura brasileiro, Juca Ferreira, informou seu colega Tito Escobar sobre a assinatura de um decreto presidencial que estabelece a devolução da peça.

“Este fato marca um momento decisivo e importante no processo de gestão, mas ainda resta muito trabalho a ser feito, aspectos práticos a serem resolvidos, documentação a ser apresentada”, disse um comunicado da instituição.

“El Cristiano” foi fabricado usando quase todo o metal dos sinos das igrejas paraguaias.

O Paraguai quer que o Brasil devolva outros troféus, como os arquivos militares do país que foram levados após a guerra. (Reportagem de Daniela Desantis)

FONTE: Reuters / Brasil Online

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Felipe Cps
Felipe Cps
14 anos atrás

Eu acho que tem que devolver mesmo. Afinal de contas, nós que iniciamos a Guerra do Paraguai, invadindo o chaco paraguaio e ameaçando invadir Assunção. Deveríamos ainda pagar uma indenização de uns US$ 50 bilhões por ano para o Paraguai, pro resto da vida. Aliás, acho que temos também que devolver os troféus capturados aos alemães na WWII, que estão no Museu da FEB no Rio de Janeiro. Isso porque nós que entramos em guerra contra a pobre Alemanha Nazista, torpedeando seus navios mercantes no Mar Báltico. Temos também que devolver o Acre para a Bolívia, urgentemente. Foram os bolís… Read more »

Francoorp
Francoorp
14 anos atrás

Este tema já tá rolando no forúm interno do Defesa Brasil já tem dois dias, e aqui como lá eu vou escrever o mesmo:

TRAIÇÃO!!!!! PURA E SIMPLES TRAIÇÃO!!!!!!

Aquele canhão e a vitória foram conquistados com o sangue de nossos soldados, com o sacrifício de homens de valor e com o choro de viúvas e mães.

Este símbolo é nosso, de mais ninguém!! Traição é a única palavra pra descrever essa coisa aí!!

andrepoa
andrepoa
14 anos atrás

Caro Francoorp, não espere mais nada deste pessoal “revisionista” da história. Eu pessoalmente conheço um comunista que jura de pé junto que a culpa da guerra foi do Brasil, que fomos perversos e terriveis com os paraguaios e que eles apenas tentaram se defender.
Infelizmente estamos cercados de revanchismo e revisionismo por todos lados. Preparem-se pois vem coisas mais bizarras por ai.

JACUBAO
JACUBAO
14 anos atrás

Que devolver nada.
A Bolívia não devolveu as nossas refinarias, porque devolver um troféu de guerra?
Então Paraguai terá que devolver tudo que foi capturado de nós na guerra.
É inacreditável como essas coisas só acontecem no Brasil.

Bernardo R.
Bernardo R.
14 anos atrás

Tem que devolver mesmo!!!!

Assim como os EUA devem devolver as 13 colônias à Inglaterra!!!
A Polônia devolver “Danzig” para a Alemanha!!!!
A Inglaterra devolver as Malvinas para a Argentina!!!
Os Eua devolverem o Alasca pra Rússia!!!

E claro, claro , claro, o Brasil devolver a Amazônia pro mundo!!!

PALHAÇADA!!!!! ABSURDO!!!!!

FORA VERMELHOS!!!

getulio - são paulo
14 anos atrás

Penso que o governo brasileiro poderia fazer melhor seria ajudar a construir escolas no Paraguai e não devolver esta arma. Sim, o canhão el Cristiano é uma arma e graças a sua resistência na batalha de Humaitá, milhares de brasileiros lá pereceram. Para os brasileiros, não se trata de um troféu roubado como falam os governantes paraguaios atuais e sim o simbolo de uma conquista heróica de nossas tropas. O cúmulo seria devolver esta arma aos paraguais para ser usado, isto sim, para a política revanchista deste atual governo paraguaio, incentivando ações como tem ocorrido com os brasiguaios. Assim vejo… Read more »

getulio - são paulo
14 anos atrás

Aqui em São Paulo, existem ruas como a “VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA”, em homenagem aos contingentes de brasileiros paulistas que foram lutar na Guerra do Paraguai, neste evento que eles criaram quando invadiram o Mato Grosso. Os agressores foram os paraguaios e não os brasileiros. Isto é fato comprovado.

getulio - são paulo
14 anos atrás

“Estrategicamente dominando uma apertada curva do curso do rio, constituia-se em uma série de defesas, tanto pelo lado de terra como pelo lado do rio. Além dos muros e casamatas pesadamente artilhadas, contava com quartéis de tropa e de oficiais, depósitos de munições – de boca e de guerra -, oficinas, igreja, cemitérios e pastagens na área circundante, protegida por quilômetros de entrincheiramentos. No leito do rio, minas e três grossas correntes de ferro impediam a navegação naquele trecho dominado pela fortaleza. Quartel-general e centro do poder militar de Solano Lopez, este poderoso complexo defensivo, em seu núcleo, estava artilhado… Read more »

getulio - são paulo
14 anos atrás

Passagem de Humaitá Em 1 de agosto de 1867 o general argentino Bartolomeu Mitre retornou ao comando das tropas aliadas e deu ordens para que a esquadra imperial brasileira forçasse a passagem fluvial em Curupaiti e Humaitá. Em 15 de agosto, duas divisões de cinco encouraçados ultrapassaram, sem perdas, Curupaiti, mas foram obrigadas a deter-se diante da poderosa artilharia da fortaleza de Humaitá. Esse fato causou novas dissensões no alto comando aliado. Ao contrário de Mitre, os comandantes brasileiros consideravam imprudente e inútil prosseguir, enquanto não se concatenassem ataques terrestres para envolver o quadrilátero, operações essas que se iniciaram, finalmente,… Read more »

getulio - são paulo
14 anos atrás

“O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever!” Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_Naval_do_Riachuelo

Getulio - São Paulo
Getulio - São Paulo
14 anos atrás

A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi contemporânea a Guerra Civil Americana (1861-1865) e as armas utilizadas eram de diversos tipos e procedências causando enormes problemas logísticos, vindo inclusive a incrementar a incipiente (até hoje) industria de armas, como a utilização do Arsenal Imperial do Rio de Janeiro para produzir diversas armas e acessórios para viabilizar a guerra, criando inclusive arsenais próximos do local de batalha. Veja-se o estudo a seguir: Aspectos logísticos da Guerra do Paraguai – 2864-1870 – algumas considerações – Braz Batista Vaz.
http://www.abed-defesa.org/page4/page7/page23/files/BrazBatistaVas.pdf

Paulo Costa
Paulo Costa
14 anos atrás

Esta na hora da fazermos um monumento em Brasilia em homenagem ao Soldado Imperial que nos ajudou a permanecermos intactos como nação.Isto é um desrepeito aos nossos 50.000 mortos na guerra. O monumento poderia ser com um do Exercito,da Marinha,e dos Voluntarios da Patria.O paraguai nos invadiu porque não tinhamos forças armadas na epoca suficientes,assunto sempre lembrado por nos foristas da necessidade de termos o reaparelhamento urgente de nossas defesas devido ao nosso contexto atual de vizinhos . Depois de 40 anos do fim da guerra conosco,eles invadiram a Bolivia,tomando parte do chaco boliviano,eu duvido que eles devolvam estas terras… Read more »

Matos
Matos
14 anos atrás

“Aquele canhão e a vitória foram conquistados com o sangue de nossos soldados, com o sacrifício de homens de valor e com o choro de viúvas e mães.” Meu filho vai estudar historia, a maioria dos mortos na guerra do paraguai eram escravos, depois que a guerra acabou esses escravos voltaram para o campo, e muitos deles se revoltaram, pois os senhores brancos, não foram para guerra eles mandavam os seus escravos, segundo o historiador Sérgio Buarque de Holanda, um senhor enviava 10 escravos para nao servir ao Exército, então, meu companheiro, nao sou vermelho, mas estude historia antes de… Read more »

GERSON DE SOUZA PAIS
GERSON DE SOUZA PAIS
14 anos atrás

ANTES DE TUDO OS PARAGUAIOS DEVERÃO DEVOLVER AS VIDAS TIRADAS DOS BRASILEIROS QUE MORAVAM NA FRONTEIRAS E FORAM DEGOLADOS PELO NOSSOS VIZINHOS.
SOMENTE NUM PAÍS QUE NÃO É SÉRIO ACONTECE ESSE TIPO DE PIADAS. QUE O DIGA O PRESIDENTE FRANCÊS (FALECIDO) CAHRLES DEGAULLE.
POR QUE A VENEZUELA NÃO DEVOLVE A PETROBRAS NACIONALIZADA PELO HUGO CHAVES E AINDA PORQUE O NOSSO PRESIDENTE CONTINUA INVESTINDO NAQUELE PAIS? RESPOSTA: PROPINODUTO

anti-paraguaios
anti-paraguaios
14 anos atrás

os paraguaios foram os verdadeiros invasores, isto esta comprovado, e um erro imenso devolver essa arma aos paraguaios, guerra e guerra e eles perderam, se querem de volta, que venham tomar, e também não concordo com essa de ajudar o paraguai, eu pago impostos absurdos, não e pra construir escolas e nem hospitais no paraguai, e pra melhorar o meu país, e se eles reivindicam como eu disse antes que venham tomar, mais facial a gente invadir o paraguai e pegar o que eles capturaram de nos!!!

Pinheiro de Melo
Pinheiro de Melo
14 anos atrás

Aos protetores dos paraguaios que venham morar na fronteira do Brasil com o Paraguay para conhecer melhor esta raça. Grande equívoco do governo brasileiro atual. Os caras sao arrogantes, prepotentes e nos detestam.Nosso sorte é que sao pobres, como parte do Brasil, e preguiçosos, vivendo da produçao dos brasileiros em seu próprio território(40% do PIB), da maconha e do produto de péssima qualidade da China.

Marcelo Veiga Maciel
Marcelo Veiga Maciel
14 anos atrás

Devolver o canhão é cuspir na memória de milhares de brasileiros que lutaram pela liberdade de nosso país. Tudo que é ofertado para eles (paraguaios) é e sempre será usado, por eles, para demonstração de raiva, inveja e provocação. Saibam eles porém que nós brasileiros somos de paz, mas que jamais ousem macular nossa PÁTRIA. Para os que ainda não perceberam a guerra acabou há 140 anos. Por que eles não pensam em se desenvolver, trabalhar, pesquisar e tornar a vida do povo deles melhor ?!? Para que utilizar de propaganda bestial contra um país que só faz ajudá-los ?!?… Read more »

Crisvenon
Crisvenon
13 anos atrás

Pq não devolvemos a mata atlantica para o planeta terra quantas plantas e animais quantos rios tudo perdido para sempre acho inutil a idéia de devolver esse canhão por min que as igrejas fiquem sem sinos e os paraguaios num tem do que reclamar no pós guerra nos reconhecemos a independencia paraguaia ao contrario da argentina q num venceu a guerra e depois quis reinvindicar territorios no paraguai deveriamops ter anexado o paraguai ao nosso pais e o apagarmos do mapa

Freire
Freire
13 anos atrás

Que os Paraguaios venham buscar o “Sino ” se o Lula paz e amor devolver o “Sino”, o Duque de Caxias patrono de nosso exercito e heroi nacional na Guerra destes bandidos Paraguaios,vai revirar no tumulo e o estomago de nossos Generais como ficarão, Meu que absurdo, isto é para nós Brasileiros uma traição se isto ocorrer,como ficam nossos irmãos que morreram nesta guerra? vamos esquece-los? é rasgar a História do nosso Pais , do Exercito, da Marinha, que foram as Armas que lutaram lá!
Brasil Brasil

andersom
andersom
13 anos atrás

o paraguai é uma raça de mal agradecidos, o brasil vive fazendo doações a eles e eles são incapazes de agradecer. eles nos odeiam, são rancorosos, vivem lembrando de uma guerra que aconteceu a 140 anos atras.

Marcos Pucci
Marcos Pucci
8 anos atrás

O Brasil é uma vergonha, uma aberração, uma URSS em pleno século XXI. Pra começar, não existe nacionalidade brasileira. Se existir, é Bahia e Rio de Janeiro. Qualquer um sabe que essa palhaçada de América Portuguesa é imoral e nunca foi uma nação de fato. As pessoas só gostam de se iludir por causa do futebol e da lavagem cerebral do Duque de Caxias, Getúlio Vargas e por ai vai…. até chegar na Grobu…. São Paulo quer sua independência desde 1641, quando falávamos outra língua (a geral paulista) e aclamamos nosso próprio rei. Não foram os italianos de 1880 –… Read more »