Brasília, 25/05/2012 – Os jovens que completam 18 anos em 2012 têm até a próxima quinta-feira (31) para se alistarem no Serviço Militar Obrigatório. O alistamento começou em 1º de janeiro e, neste ano, a data final tradicional (30/04) foi alterada para possibilitar melhoria no atendimento. Quem ainda não se inscreveu deve se dirigir à Junta do Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência.

No ato do recrutamento é necessária a apresentação da certidão de nascimento ou carteira de identidade, comprovante de residência e duas fotos 3×4. As juntas são ligadas às prefeituras municipais e funcionam de acordo com o horário do expediente de cada município.

Junta de alistamento

Nesta quarta-feira (23), no Setor Comercial Sul, área central de Brasília, dezenas de rapazes aguardavam o momento de serem atendidos. Num contato preliminar, os jovens buscavam informações sobre o Serviço Militar.

Morador do Varjão, o estudante Jefferson Gomes de Melo esteve na Junta Militar do Plano Piloto. Ele espera ingressar numa das três Forças e está aberto a novas experiências. “Tenho certeza que vai me trazer muitos aprendizados e me ajudará a subir na vida,” disse.

Para Paulo Leandro da Silva (foto ao lado), que mora com a família na Asa Norte, o que o aproxima do universo militar é a paixão pela aviação. Por isso, caso seja selecionado, o rapaz gostaria de servir na Aeronáutica.

Atento às informações, o estudante de direito Mateus Azevedo procurou a Junta Militar para cumprir o dever cívico, mas espera ser dispensado. Segundo ele, suas atuais prioridades são incompatíveis com a rotina no quartel e a carreira militar não faz parte dos seus projetos pessoais.

No ano passado, dos 1,669 milhões de jovens inscritos, mais de 80 mil prestaram o serviço. No ato do alistamento, o cidadão recebe um certificado onde consta no verso a data de apresentação na junta para que o jovem tome conhecimento se foi incluído na seleção geral ou dispensado.

Serviço Militar

Coordenado pelo Ministério da Defesa junto aos Comandos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, o Serviço Militar é dividido em quatro fases distintas e sucessivas: convocação, seleção, designação e incorporação ou matrícula.

Os selecionados atuarão no exercício de atividades em órgãos de uma das três Forças. No período em que frequenta o quartel, o recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Pode atuar, por exemplo, no setor de armamentos, onde aprende a manusear e a fazer a manutenção e montagem de equipamentos bélicos; ou na área de logística, setor responsável pela compra e armazenamento de suprimentos.

O brasileiro que não se alistar fica impossibilitado de participar de concurso público, não poderá tirar passaporte e nem se matricular em universidades.

Uma das prioridades definidas na Estratégia Nacional de Defesa (END) é a valorização da profissão militar para estimular o recrutamento dos quadros das Forças e obter maior identificação com a sociedade brasileira.

FONTE: Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments