iveco-lmv8

Compra de 186 unidades do modelo LMV está sujeita a restrições orçamentárias

ClippingA Iveco foi declarada vencedora de uma licitação do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve de Rodas (VBM-LR) para fornecer um novo veículo ao Exército Brasileiro. O modelo LMV bastante difundido na Europa e baseado na plataforma do Daily foi o escolhido. Ele concorreu com o também finalista Tupi, da Avibras, baseado no veículo Sherpa, desenvolvido pela divisão de defesa da Renault.

Segundo o Epex, Escritório de Projetos do Exército, no início do processo licitatório, em novembro de 2013, o Exército previa a compra de 32 unidades, mas havia planos de adquirir outros lotes totalizando 186 viaturas a serem compradas a partir deste ano. Contudo, a definição das aquisições dos veículos por parte do Exército está sujeita às restrições orçamentárias.

A escolha do Exército pelo veículo da Iveco foi definida no início de abril, mas só agora divulgado pela própria Iveco. Em julho de 2015, a montadora juntamente com a Avibras havia sido indicada como finalista do programa. O projeto técnico-comercial final foi apresentado por ambas as empresas em agosto do ano passado. A Iveco se destacou pelo atendimento técnico aos requisitos impostos pelo Exército e pelo preço final do produto, com custo menor que o da Avibras.

A VBMT-LR é uma viatura 4×4 com um peso máximo de 8 toneladas e capacidade de carga de 1 tonelada com espaço para uma guarnição de 5 homens, com requisitos de blindagem e especificações bélicas de sobrevivência para os tripulantes.

Segundo a Iveco, o LMV será produzido na planta da divisão de defesa em Sete Lagoas (MG), a mesma que faz o Guarani. O modelo está apto para missões de patrulhamento e pacificação em qualquer ambiente, seja urbano ou em rotas fora de estrada. Cerca de quatro mil unidades já foram vendidas em outros países e de diferentes continentes, principalmente nos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

FONTEwww.automotivebusiness.com.br

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
EParro
EParro
7 anos atrás

Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?

by mauro
by mauro
7 anos atrás

Concordo, ao menos é algo novo e com blindagem ao contrario do que tenho visto no EB que tem apenas uma tela de lona que não protege nada a tripulação. E os antigos como fica, sera que terão uma blindagem, serão vendidos ou doados a algum pais vizinho?

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
7 anos atrás

No Brasil artigos de defesa são considerados gastos bobos,isto é independente se o governo e de esquerda direita ou centro, por isto acho espero me enganar mas não vai passar dos 32

Trollbuster
Trollbuster
7 anos atrás

Os Land Rover ?

August
August
7 anos atrás

Trollbuster os land rovers estão nas brigadas aeromoveis e paraquedista, esses lmv deverão ir para Bgd de infantaria mecanizada

ronaldo de souza gonçalves
ronaldo de souza gonçalves
7 anos atrás

A descontinuidade no Brasil ,Vi pessoalmente o guarani enquanto prestava serviço na iveco setelagoas supreendi com a quantidade anunciada 2.400 pensei agora vai depois de muitos anos não foram entregues nem 10%, e agora essa compra que depende de verbas em um governo que promete austeriadade. Não estou falando que estão errados ,mas pode acontecer o mesmo caso

Colombelli
Colombelli
7 anos atrás

so pra esclarecer, estes veiculos serão usados nas unidades mecanizadas, nas frações de reconhecimento. Não irão substituir veiculos dos esclarecedores hoje usados na cavalaria ( marrua e defender 130)

Bosco
Bosco
7 anos atrás

Mudando de cueca pra ceroula, em que pé está o míssil antitanque nacional MSS 1.2? Será que deu certo? Vai ser adotado? Será padrão? Iremos adotar quantas unidades?
Essa é uma boa sugestão de reportagem investigativa por parte do Forte. rsrssss

FighterBR
FighterBR
7 anos atrás

Talvez seja o melhor 4×4 blindado do mundo… Possui uma ótima blindagem contra minas terrestres

general-lee
7 anos atrás

Figther voce deve ta brincando….. ne mermo….!!!! sds

Delfim Sobreira
Delfim Sobreira
7 anos atrás

Aqui no RJ seria ótimo.

johnatan warp drive
7 anos atrás

Seguindo a linha do Bosco, tambem seria interessante fazer uma reportagem investigativa no aereo a respeito do status do VLS, CLA, e 14X, que ha tempos nao encontro nada de novo na internet !

Melky Cavalcante
Melky Cavalcante
7 anos atrás

Off Topic:
Um AH-1W Cobra, do exército turco, sendo abatido por um míssil IGLA, operado por Curdos.
https://youtu.be/-Tf3RwwJ00I

Juarez
Juarez
7 anos atrás

EParro 22 de maio de 2016 at 17:42

Ao menos é equipamento novo, se não é o melhor, ao menos “assusta”. Usará a mesma planta de Sete Lagoas – MG. Epa! Cadê o Juarez?

Tô aqui, Eparro, eles não usar coisíssima nenhuma para 32 viaturas, vão vir prontinhas da “silva” da linha de montagem na Itália.

G abraço

kfir
kfir
7 anos atrás

eu queria um desses para andar no Rio

EParro
EParro
7 anos atrás

Juarez 22 de maio de 2016 at 23:53

Parece mesmo que será aquela “pedra cantada”, faz um tempinho. Mas será que “zera a conta”? Duvido!
Forte abraço

hartmam
7 anos atrás

Gostaria que os colegas especialistas falassem algo sobre o radar SABER M200.

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Só eu acho que isso é um paliativo para alguns lotes de blindados Guarani que vão acabar não sendo comprados ???
.
O que não é necessariamente ruim…
Todo mundo sabe que o futuro do Exercito brasileiro é continuar sendo uma força que existe somente para dar um jeitinho quando a polícia não dá mais conta do serviço. E esses blindados cumprem muito bem a missão de “caveirões” da União.

Abrax!

Lucas Lima
7 anos atrás

Melhor do que os ferro velhos que temos no momento

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Lucas Lima 23 de maio de 2016 at 8:26
Melhor do que os ferro velhos que temos no momento
——————–
Exatamente!
Há alguns anos, quando o ex presidente “9 fingers” prometeu que iria comprar dois mil blindados “Guarani” para o Exército, os generais acreditaram nele mas a compra desses blindados 4×4 deixam bem claro que finalmente eles caíram em si.
O mesmo parece não ter acontecido com com o Almirantado, que continua acreditando em uma segunda frota, submarino nuclear e um porta-aviões de 50 com corpinho de 20…

Caio Romão
Caio Romão
7 anos atrás

Parabéns ao Exército Brasileiro pela humildade!
E por entender que é melhor ter um na mão que dois voando… Ou como diria Vader: “É melhor ser rabo de tubarão que cabeça de sardinha”.

Apenas um observador
Apenas um observador
7 anos atrás

Colombelli

Não entendo muito….pode me explicar a diferença de uso na força? tática?
Grato

Oganza
Oganza
7 anos atrás

Oportunidades perdidas… afinal até Americanos (USMC) cometem incríveis burradas. https://www.youtube.com/watch?v=3bXOg1bQ_t4 Survivable Combat Tactical Vehicle (SCTV) – Esse é o MELHOR Blindado Leve Sobre Rodas por excelência do mundo. Mas aki escolhemos a caixa de fósforo da IVECO e lá os manés do USMC escolheram o JLTV que pesa mais que o LAV-25… kkkkk snafu! – “Errar é humano.” – Isso significa apenas que, ao contrário de Deus, o homem PODE errar, não que deva ficar errando ad eternum e se desculpando por ser um “pobre e falho humano”. – Os colegas da caserna entenderam o que eu disse: Então “bura”… Read more »

Mauricio R.
7 anos atrás

OFF TOPIC…, mas nem tanto!!!
.
Viatura aerotransportável de resgate médico:
.
(http://snafu-solomon.blogspot.com.br/2016/05/guardian-angel-air-droppable-rescue.html)

waldemar
waldemar
7 anos atrás

Eu priorizaria o veículo da AVIBRAS. Aliás, não vi o modelo dessa empresa mostrado nesta página. É possível a gente vê-lo?